Diversos

MUITO POUCO: Villarreal leva multa de R$ 37 mil por banana atirada em Daniel Alves

O Comitê Disciplinar da Liga Espanhola anunciou nesta quarta-feira que multou o Villarreal em 12 mil euros (aproximadamente R$ 37 mil) em razão do ato racista de um dos seus torcedores, que jogou uma banana em direção ao lateral-direito brasileiro Daniel Alves, do Barcelona, durante partida do Campeonato Espanhol.

O incidente aconteceu no dia 27 de abril, durante a vitória do time catalão por 3 a 2 sobre o Villarreal. Daniel Alves, então, pegou a banana arremessada pelo torcedor David Campayo Lleo e a comeu antes de executar uma cobrança de escanteio.

Diante do incidente, o Villarreal identificou o torcedor, o expulsou do seu quadro de sócios e o proibiu de assistir a qualquer partida do time no Estádio El Madrigal pelo resto da sua vida.

Além disso, ele chegou a ser detido pela polícia, prestou depoimento e depois foi liberado, mas acabou sendo enquadrado em um artigo do Código Penal espanhol que prevê pena de até três anos para quem cometer esse tipo de ato.

A ação rápida do Villarreal para identificar e punir o seu torcedor foi uma das razoes para o clube, que corria o risco de ter que atuar em casa sem público, receber uma pena mais branda.

A atitude de Daniel Alves provocou imediatamente forte reação de apoio, especialmente nas redes sociais, de outros jogadores, celebridades e políticos, que publicaram fotos com bananas, condenando o racismo.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. Não entendi ainda o enrredo desse samba…
    Não SOMOS TODOS "MACACOS NUS"?
    Para os que são adeptos das teorias criacionistas e desprezam o evolucionismo de Charles Darwin, sugestão a leitura do livro "A FAUNA HUMANA", escrita pelo Dr. Desmod Morris.
    Um dia talvez deixemos de ser "apenas" animais. Quando nos comportarmos como SERES HUMANOS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Comissão da Câmara aprova projeto que proíbe uso do cerol

 Usado para tornar a brincadeira de soltar pipa mais divertida e competitiva, o cerol se mostrou perigoso, ao longo do tempo. Feito a partir de uma mistura de pó de vidro com cola, ele é passado na linha da pipa, mas está prestes a ser banido do país. Hoje (7), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou um projeto que proíbe o uso da mistura e tipifica a prática como crime.

A proposta, que agora segue para votação pelo plenário da Casa, altera o Código Penal Brasileiro e torna crime a utilização de linhas cortantes com cerol ou assemelhadas, mesmo que seja para empinar pipas. A pena a ser aplicada dependerá da gravidade da lesão provocada na vítima.

Para a autora da proposta, deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), o cerol é uma substância perigosa que tem provocado ferimentos e mortes no país. Os motociclistas têm sido as principais vítimas. “O cerol é capaz de provocar lesões, mutilações ou pior ainda, causar a morte. Isso em decorrência de irresponsabilidades e negligências dos que usam tal meio como diversão”, argumentou a deputada ao justificar a proposta.

Para a peemedebista, é “inaceitável” que a sociedade tenha conhecimento dos acidentes causados pelo uso da substância e não faça nada para modificar essa realidade. “Temos assistido aos noticiários de acidentes e casos envolvendo tais substâncias, os números de lesões, mutilações e mortes de vítimas e, mesmo assim, continuam afirmando se tratar de uma brincadeira saudável, sem haver preocupação com o risco iminente de acidente”.

O projeto, depois de aprovado pelo plenário da Câmara, segue para apreciação pelo Senado.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Com a difícil situação de âmbito social em que o nosso Brasil se encontra a Câmara perde tempo em julgar problemas de cerol em rabo de pipa. Que pobreza desse povo…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Fecomércio espera alta de 4,5% nas vendas do Dia das Mães‏

A combinação de preços em alta, crédito mais caro, confiança do consumidor em baixa e aumento do endividamento devem impactar negativamente nas vendas para o Dia das Mães (que será comemorado no próximo domingo, 11/05). Segundo estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN, o incremento previsto para este ano será bem menor que os 6,5% registrados no ano passado, estacionando na casa dos 4,5%. Com isso, o resultado esperado para o mês de maio inteiro também tende a ficar abaixo do que foi registrado em 2013. “Para o mês de maio, esperamos um incremento final na casa dos 8%, contra 10,8% que emplacamos em maio de 2013”, diz o presidente da entidade, Marcelo Fernandes de Queiroz.

O empresário explica que o atual cenário nacional não é favorável ao consumo. “Temos preços em alta, inclusive acima da meta inflacionária; nível de endividamento das famílias crescente e um maior aperto no crédito. Esta combinação de fatores é extremamente prejudicial ao consumo. Mas, é sempre bom registrar, que o crescimento estimado de 4,5% é positivo, sim. Embora seja menor que o do ano passado, emplacar alta de vendas em uma data que está entre as três melhores para o comércio ao longo do ano é sempre algo para se comemorar”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

O empresário afirma ainda que o menor crescimento previsto para o mês de maio é fruto do impacto deste cenário no Dia das Mães e que existe uma expectativa mais positiva de retomada para os mês de junho. “Junho é um mês forte no Nordeste. Mais forte que no restante do país, por causa dos festejos juninos. Este ano, teremos a Copa que trará turistas a mais ao nosso estado – mesmo que em um volume, a nosso ver, menor do que aquele que esperávamos”, diz ele.

Já em relação ao mês de julho, Queiroz é mais cauteloso. Com a Copa do Mundo Fifa, as escolas modificaram seus calendários e as férias escolares do meio do ano devem ser bastante reduzidas. Isto deve impactar no movimento turístico e, claro, no comércio. Ainda precisamos esperar um pouco para avaliar com mais calma qual será este impacto real”, finaliza ele.

INDICADORES CRIAM AMBIENTE DESFAVORÁVEL AO CONSUMO

Nível de endividamento das Famílias cresce:

O percentual de famílias que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro alcançou 62,3% em abril de 2014, aumento de 1,3 ponto percentual em relação aos números de março.

Além disso, o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso apresentou pequena alta na comparação mensal, passando de 20,8% para 21,0% do total.  Já o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes ficou em 6,9% em abril de 2014, ante 6,7% registrados em abril de 2013.

Preços também estão em alta:

O índice de inflação em março, medido pelo IPCA (oficial), ficou em 0,92%, o maior percentual para o mês desde 2003. No acumulado dos últimos doze meses, o índice fechou em 6,15%, acima da meta estipulada pelo governo, que é de 4,5% para doze meses.

Crédito mais caro

A taxa básica de juros está em 11% ao ano, ou 3,5 pontos percentuais maior que em abril de 2013. Claro que esta diferença impacta em todas as modalidades de crédito. A taxa de juros média para pessoa física, está hoje na casa dos 5,84% ao mês – ou 97,49% ao ano. Há um ano, esta mesma média estava na casa dos 5,43% ao mês (88,61% ao ano).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Comissão especial da Câmara aprova projeto para renegociação de dívidas dos clubes

A comissão especial criada para analisar projeto que renegocia as dívidas dos clubes de futebol aprovou nesta quarta-feira o relatório do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ). Anteriormente, o projeto previa também, entre outros pontos, a tributação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas essa parte acabou sendo retirada e passará a integrar outro projeto de lei. Otávio Leite diz que o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), se comprometeu a votar esse outro projeto até o fim do ano. A inclusão da tributação da CBF vinha retardando a aprovação da proposta, uma vez que esse ponto enfrentava resistências. O texto aprovado vai para o plenário da Câmara, onde ainda será votado.

A votação da comissão especial começou na terça, mas, devido à obstrução comandada pelo deputado Silvio Costa (PSC-PE), não houve tempo para terminá-la ainda ontem. Na ocasião, o deputado Romário (PSB-RJ), crítico da CBF, foi um dos mais contrariados com a divisão da proposta em duas. Ele fez duros ataques aos colegas, citando os deputados Vicente Cândido (PT-SP), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Guilherme Campos (PSD-SP) e Jovair Arantes, que, segundo ele, estariam mostrando a força da CBF.

– É realmente uma situação vexatória, constrangedora esse projeto ser dividido em dois, porque nós tínhamos a oportunidade de enquadrar a maior entidade do futebol brasileiro, e a mais corrupta também, que dirigida por um ladrão safado, cretino. Pude ver nesta comissão que infelizmente existe aqui dentro desta comissão a bancada da CBF. São deputados que não têm o mínimo de respeito com o futebol brasileiro e com a população brasileira – afirmou Romário na terça, acrescentando:

– Em relação a esses deputados, eu quero afirmar que é uma vergonha para mim, como deputado, fazer parte, de considerar colegas esses deputados. Deputado Vicente Cândido, deputado Rodrigo Maia e deputado Guilherme. São deputados que mostram que a CBF está acima de qualquer coisa em relação ao esporte brasileiro, inclusive a moralização. E o senhor presidente (deputado Jovair Arantes) também está nesse grupo. É uma vergonha, uma pena esse relatório. Nós tínhamos a oportunidade única de enquadrar definitivamente a CBF, que é um bando de ladrão.

Se Romário se opunha principalmente à CBF, Silvio Costa reclamou do que viu como benefícios indevidos aos clubes. Segundo ele, o projeto atropela a lei de responsabilidade fiscal e permite uma renúncia fiscal que não deveria ser dada.

– Esse projeto é um estímulo à má gestão – disse Silvio Costa na terça, reclamando ainda da força do lobby da bola: – Isto aqui foi uma sessão de lobby explícito.

Apesar dos esforços de deputado terem adiado a aprovação na comissão especial por apenas um dia, ele se diz confiante de que o projeto não irá adiante, por ser inconstitucional. Ele lembra que há várias propostas que levam anos tramitando no Congresso.

– Isso (o projeto) não aguenta 20 minutos no plenário da Câmara – disse o parlamentar também na terça.

Otávio Leite defendeu a proposta. Segundo ele, não haverá anistia nem perdão de dívidas. Pelo contrário: os clubes hoje nada pagam, e com o projeto, passarão a quitar suas dívidas. Afirmou também que a renegociação será condicionada a melhoras na gestão dos clubes. O projeto dá prazo de 25 anos para pagamento das dívidas e troca a taxa de juros Selic, mais alta, pela TJLP, que é mais baixa. O projeto prevê a apresentação de certidões negativas de débito (CNDs) um mês antes da competições, sob pena de rebaixamento.

– Passa a oferecer um parcelamento (aos clubes), se eles cumprirem todas as exigências. Há um débito acumulado, no qual o governo nada recebe.

Ele também defendeu a tributação da CBF. Pela proposta, que acabou excluída do projeto aprovado nesta quarta pela comissão, a CBF passará a pagar a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), no valor de 10% de seu faturamento. O dinheiro será destinado ao Fundo de Iniciação Desportiva na Educação (IniciE), para a formação de atletas nas escolas.

– É uma bandeira que advogo há algum tempo, que é uma marca da nação brasileira, que é o futebol.

Unificação das dívidas

Entre outros pontos, o relatório aprovado nesta quarta prevê a unificação de todas as dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Imposto de Renda, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a Timemania e o Banco Central. O projeto também cria dois novos tipos de financiamento por loteria para promover o IniciE. Um deles será o Sistema de Apostas Esportivas On-Line, sobre o resultado de atividades esportivas de qualquer natureza, e não apenas o futebol. A outra forma de financiamento será por meio de uma raspadinha da Lotex, em que serão usados os nomes, marcas, hinos e imagens dos times de futebol. Além disso, o projeto isenta do pagamento de imposto de renda os ganhadores dos prêmios dessas duas loterias e também da Timemania.

O secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento, que acompanhou a sessão, comemorou a aprovação.

– Esse projeto é diferente de todos os outros: você renegocia a dívida, mas exige contrapartidas, tem que apresentar CNDs. Então as dívidas de clubes serão uma página virada no futebol brasileiro – disse o secretário.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Confira resultado do processo seletivo para bolsas de pesquisa do Estado

IMG000000000028962O Local da Entrevista será na sala dos professores da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales – Centro Administrativo do Estado – BR 101, Km 0, Lagoa Nova – Natal/RN. Informações: 3232-1699. Clique aqui e confira a lista dos candidatos classificados para entrevista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Consulado espera 20 mil norte-americanos em Natal durante a Copa‏

O Consulado Geral dos Estados Unidos estima a presença de 20 mil visitantes norte-americanos em Natal durante os festejos da Copa do Mundo Fifa 2014. E ainda grupos de torcidas organizadas já com voos fretados que se dividirão entre Natal e Recife, em torno de dois mil turistas. Os números foram apresentados na reunião de hoje entre os cônsules dos EUA, a equipe da Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN) e representantes do trade turístico (hotéis, receptivos, sindicatos e guias de turismo), ocorrida no Centro de Convenções de Natal.

Estratégias de comunicação, logística e até dicas de preferência gastronômica foram discutidas para a melhor estadia do turista norte-americano em Natal durante o período da Copa. Mas o tema central discutido foi a preocupação com a segurança do turista norte-americano em Natal. Os vice-cônsules presentes à reunião, Benjamim Mills e Raquel Aicher, prometeram estreitar contatos entre o setor de Segurança do Consulado e os hoteleiros, para definirem a melhor forma de prevenção.

A titular da Setur RN, Gina Robinson combinou com a equipe do Consulado visita às obras do Complexo Cultural da Rampa, que estará receptivo à visitação turística durante a Copa. A intenção é motivar o norte-americano a conhecer a relação histórica entre Natal e os EUA, construída durante a Segunda Grande Guerra, quando a capital potiguar se tornou a principal base militar dos Estados Unidos fora daquele país. Com visita dos então presidentes dos dois países: Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt, à Rampa, ficou definida a participação do Brasil na 2ª Guerra.

Apesar da base do Consulado Geral dos EUA estar localizada em Recife, durante a Copa da Fifa quatro agentes estarão permanentemente em Natal, para assistência direta ao turista norte-americano. Telefones de contato do Consulado em Recife, em funcionamento 24 horas, serão distribuídos nos pontos de atendimento ao turista montados pelo Governo do Estado no aeroporto e rodoviária interestadual. A comunicação à Recife será imediatamente repassada aos agentes do Consulado em Natal para as devidas providências.

Outra providência combinada durante a reunião foi o incentivo ao turista norte-americano a procurar estabelecimentos vinculados ao Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), coordenado, no Rio Grande do Norte, pela Setur. São estabelecimentos com uma espécie de selo de garantia de qualidade e cobertura pelo Estado em caso, por exemplo, de extravio de documentos. Os cônsules prometeram enviar a lista de estabelecimentos inseridos no Cadastur aos contatos de cada turista norte-americano registrado no seu banco de dados.

Reunião anterior

Em fevereiro deste ano, a mesma equipe do Consulado Geral dos EUA foi recepcionada pelas equipes da Setur e da Empresa de Promoções Turísticas (Emprotur) no Complexo do Arena das Dunas, com o objetivo de averiguar in loco a logística de acesso, de escoamento pós-jogos e, principalmente, de atendimento às emergências nas áreas de saúde e segurança. A comitiva ficou “encantada” com a infraestrutura do Complexo e destacou o posicionamento geográfico da Arena, perto de 15 hospitais, distante 14 quilômetros do Aeroporto Augusto Severo, também próximo da rede hoteleira na Via Costeira (7 km) e no meio das duas principais avenidas que cortam a cidade: a Prudente de Morais e a Salgado Filho.

O Consulado é responsável pelo atendimento aos turistas norte-americanos ou residentes em oito dos nove estados nordestinos, à exceção da Bahia. E durante o período pré-Copa tem visitado os estádios que sediarão os jogos do evento, nos distritos de sua área de cobertura – Natal, Fortaleza e Recife – para antecipar com as autoridades de cada Estado facilitações para melhor atendimento aos torcedores americanos. O vice-presidente da Emprotur, Alexandre Mulatinho, lembrou da estrutura do Centro de Comando, que abriga uma série de órgãos das três esferas do poder executivo em consonância e com contato direto aos ministérios da Defesa e da Justiça, e também ao Gabinete da Presidência da República, para o caso de urgências.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

CONVOCAÇÃO: Felipão leva "dura" da Polícia Federal pelo twitter; órgão se desculpa

Untitled-13Reprodução Globo Esporte

Até a Polícia Federal entrou na onda da convocação da seleção brasileira e, por engano, cornetou o técnico Felipão. Minutos depois do anúnicio, a conta no Twitter do órgão elogiou a lista de Scolari, mas ressaltou que levaria Philippe Coutinho, do Liverpool.

Logo depois, a conta do Twitter da Polícia Federal se desculpou pela “cornetada”. De acordo com o órgão, houve um equívoco de um servidor da assessoria de imprensa. Segundo a PF, o funcionário se enganou e achou que estava em sua conta pessoal.

A Polícia Federal ainda desejou sorte à seleção brasileira.

– A PF torce pela nossa seleção brasileira e deseja sorte aos convocados!

Untitled-14Reprodução Globo Esporte

Opinião dos leitores

  1. Essa copa uma merda, essa seleção é outra merda, e o povinho brasileiro merece a saúde, segurança , educação e os PTralhas que tem… Sofram bando de abestalhados.. Essa merda de copa do mundo vai trazer para vocês muita saúde e segurança, abestados!!!

  2. Que tosco!!! Já imaginou o FBI dando pitacos alheios na seleção de basquete americana… Ou a Scotland Yard fazendo algo parecido?

  3. Vai começar o grande circo brasileiro com o povão em estado de graça.Em julho teremos o alto preço a pagar por ele(o circo da globo)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

FOTO: Acidente na Hermes da Fonseca mobiliza unidades do SEMOB, CPRE, SAMU e Bombeiros

Uma colisão entre veículos na Avenida Hermes da Fonseca, na altura da rua Apodi ,mobilizou unidades dos SEMOB, CPRE,  SAMU e Corpo de Bombeiros. Um dos veículos atingiu o semáforo que ficou escorado pelo veículo acidentado. Na ocorrência, segundo o Via Certa Natal, Maria Elaine, (58), ficou  ferida, foi atendida pelo SAMU, mas negou remoção médica.  O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o vazamento de combustível na avenida. O SAMU e CPRE foram encaminhados ao local para controle do trânsito e realização de perícia. O tráfego fico congestionado no sentido aeroporto.

acidente hermes x apodiFoto: Via Certa Natal

Com informações do Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

FOTO: Dilma e vice-presidente dos EUA se encontrarão em Natal na Copa

vice-presidente-americano-Joe-Biden-e-recebido-pela-PresidenteFoto: André Coelho / O Globo

A presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vão se reunir em 17 de junho, dia seguinte da estreia da seleção americana de futebol na Copa do Mundo. O encontro, já acertado entre as chancelarias, segundo informação obtida pelo GLOBO, ocorrerá em Natal, palco do jogo entre EUA e Gana, ao qual Biden assistirá. A presidente já estaria no Nordeste, para a partida entre Brasil e México no Castelão de Fortaleza.

A reunião começou a ser costurada na posse da presidente do Chile, Michele Bachelet, em março, quando Dilma e Biden tiveram um encontro descrito como muito afetuoso. Ambos sentaram à mesma mesa na recepção oficial.

No clima descontraído, o americano teria perguntado à brasileira se ela não gostava mais dele – Biden esteve no Brasil em maio do ano passado e foi ao Palácio do Planalto. A presidente respondeu o convidando para assistir ao Mundial no Brasil. Biden disse que iria. A diplomacia americana viu a atitude de Dilma como um gesto informal de reaproximação. A decisão de marcar a reunião foi dos EUA.

O encontro representará a retomada do diálogo de alto nível entre os dois principais países das Américas, interrompido em agosto do ano passado após a revelação de que Dilma foi espionada pela Agência Nacional de Segurança (NSA). Documentos sigilosos confirmando o grampo foram vazados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden e publicados com exclusividade no Brasil pelo GLOBO.

Após o episódio, do qual fizeram parte ainda suspeitas de monitoramento ilegal das atividades da Petrobras e de diversas nações latino-americanas, Dilma cancelou a visita de Estado que faria aos EUA em outubro. Na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, a presidente discursou condenando o governo de Barack Obama e pedindo regras globais para coibir a espionagem indiscriminada.

O azedume não ficou restrito ao relacionamento entre os chefes de Estado e chanceleres. Os mecanismos de consulta e diálogo de alto nível entre os dois parceiros engataram a marcha lenta nos últimos nove meses.

Neste período, as conversas entre Palácio do Planalto e Casa Branca ficaram em suspenso. O Brasil exigia pedido de desculpas e comprovação do fim da vigilância. Os EUA, que nunca negaram a espionagem dos telefones de Dilma, alegavam questões de segurança nacional.

Obama, em discurso em janeiro, disse que os Estados Unidos não tinham pelo que se desculpar perante o mundo, apesar de determinar a suspensão de qualquer monitoramento de chefes de Estado, salvo com autorização expressa do comandante-em-chefe, em caso de grave ameaça aos interesses americanos.

No entanto, na mesma semana, a chefe do Conselho de Segurança Nacional, Susan Rice, convidou o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, para encontro em Washington, para explicar as modificações nas diretrizes de espionagem americanas.

Além disso, Rice garantiu o envio ao Brasil de uma delegação para seminário internacional sobre governança da internet promovido com grande interesse pelo governo brasileiro, que ocorreu na última semana de abril.

Desde março, vários integrantes do primeiro escalão do governo dos EUA visitaram o Brasil, com agendas carregadas de simbolismo. A número 1 da diplomacia americana para a América Latina, Roberta Jacobson, subsecretária de Estado para o Hemisfério Ocidental, esteve no país para “reafirmar o compromisso” com o programa de intercâmbio de estudantes, xodó de Dilma.

Já o secretário do Tesouro, Jack Lew, deu longas explicações ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre os planos da Casa Branca para destravar a reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI). A revisão das cotas, que elevará o poder dos países emergentes no organismo, vem sendo bloqueada pela oposição republicana no Congresso e é prioritária na agenda global brasileira.

Os gestos parecem ter quebrado o gelo que dominava as relações bilaterais.

Os EUA também fizeram afago público no Brasil em relação à Copa, em evento no Departamento de Estado para marcar o giro do troféu oficial da competição pelos EUA _ ao qual Biden compareceu e no qual também discursou. O secretário de Estado americano, John Kerry, enalteceu, em português, o “jogo bonito” do país e se disse “muito, muito satisfeito” com a oportunidade de o Brasil mostrar seu dinamismo ao mundo durante o Mundial.

– Já vimos o poder do Esporte em unir as pessoas e é isso que veremos na Copa do Mundo no Brasil, um país que há muito tempo é anfitrião de extraordinárias conversas entre continentes e culturas. Também é um país que é orgulhoso de mostrar como se joga o jogo bonito, celebra a diversidade e celebra a excelência. Os EUA e o Brasil são, de tantas maneiras, parceiros naturais. Apesar de diferenças ocasionais que podem surgir, compartilhamos compromissos com a democracia, a diversidade e a determinação de aumentar as oportunidades de nossos povos. Estou muito, muito satisfeito que o mundo terá a oportunidade de ver o dinamismo do Brasil em primeira mão ao longo deste verão (inverno no Hemisfério Sul) – afirmou Kerry, na ocasião.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Nesse dia, salve-se quem puder. Já imaginou os terroristas vão fazer a festa em natal sem segurança.

  2. Se alguem me contassa eu nao acreditaria. Ainda tem gente que defende o governo da corrupçao, o governo dos escandalos, o governo comprador de votos, o governo do mensalao, o governo que quebra empresas antes solidas como petrobras e eletrobras. Essa quadrilha de PTralhas nao tem vergonha mesmo nao.

    1. Cuidado que mentira faz o nariz crescer! Prove que a BR tá quebrada! Ao contrário, seu valor hoje de mercado é muito maior que aquela na época dos tucanos que queriam entregá-la para os gringos! A produção nem se fala! Esse pessoal acha que falando uma mentira 100 vezes a mesmo se torna verdade! Plateia de auditório!
      Verdade absoluta é que o PT nao quebrou os país como os tucanos e todos, eu disse TODOS, os índices sócio-econômicos de hoje estão anos luz melhores que o caos e desespero que foi o governo tucano. O resto é terrorismo barato e ódio ideológico de um governo que dá a atenção para os mais humildes. A casa grande se revolta com isso pois quer de volta seus privilégios como viajar de avião sem "pobre" ao seu lado!

  3. Pena que eu não comprei o ingresso para o jogo. Iria só pra vaiar essa senhora… Espero que os amigos o façam por mim… Enquanto o circo está armado, o resto está um lixo..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Presidente da Câmara, Henrique divulga nota de apoio a medidas para coibir violência contra a imprensa‏

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, divulgou nesta quarta-feira (7) nota de apoio às reivindicações de entidades de defesa da liberdade de imprensa para coibir a violência contra jornalistas. Ele esteve reunido com o coordenador sênior do Programa das Américas do Comitê Para Proteção de Jornalistas, Carlos Lauria; o fundador da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Fernando Rodrigues; e representantes de outras entidades.

Eles entregaram a Henrique Alves documento com estatísticas de casos de violação contra a liberdade de imprensa, descrição de casos e as principais propostas apresentadas pelo grupo de trabalho, criado pelo governo federal em 2012, para propor medidas contra a violência ao trabalho da imprensa.

Na nota divulgada, Henrique Alves manifesta apoio às propostas do grupo e diz que  “é importante que todos os setores comprometidos com a democracia se engajem nesta luta, pois as ameaças à liberdade de imprensa e ao trabalho dos profissionais dessa área constituem um desrespeito ao direito de exercício livre da cidadania”.

Segundo o presidente da Câmara, “é necessário que o trabalho indispensável de informar o cidadão não seja coibido pela força da violência”. Segundo a Abraji, 163 violações contra a liberdade de imprensa, envolvendo 152 jornalistas, foram registradas entre maio de 2013 e março de 2014. Henrique Alves classificou os dados como um “retrato assustador” de uma situação que precisa de uma  resposta imediata.

Leia  a íntegra da nota:

“Nota de apoio às reivindicações por mais proteção para o trabalho da imprensa

Quero manifestar meu irrestrito apoio às entidades que cobram medidas efetivas do governo para assegurar proteção ao trabalho da imprensa e de jornalistas. Recebi nesta quarta-feira (7) documento do Comitê para a Proteção dos Jornalistas que descreve a atual situação da violência contra profissionais de imprensa e pede a implementação das medidas em discussão desde 2012 por um grupo de trabalho, constituído pelo governo federal, com representantes de várias organizações da sociedade civil.

O relatório deste grupo de trabalho, divulgado no último mês de março, propõe, entre outras medidas, a inclusão de jornalistas ameaçados no Programa Nacional de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, a instalação no Brasil de um observatório da violência contras as comunicações em cooperação com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a votação de projeto de lei que federaliza os crimes contra jornalistas.

É importante que todos os setores comprometidos com a democracia se engajem nesta luta, pois as ameaças à liberdade de imprensa e ao trabalho dos profissionais desta área constituem um desrespeito ao direito de exercício livre da cidadania.

Manifesto, portanto, meu apoio às propostas do grupo de trabalho e às reivindicações de entidades como o Comitê para a Proteção dos Jornalistas, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Federação Nacional dos Jornalistas e a Associação Brasileira de Imprensa.

É necessário que o trabalho indispensável de informar o cidadão não seja coibido pela força da violência. Segundo a Abraji, 163 violações contra a liberdade de imprensa, envolvendo 152 jornalistas, foram registradas entre maio de 2013 e março de 2014. É um retrato assustador de uma situação que precisa de uma  resposta imediata”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Bombeiros e policiais militares podem realizar nova paralisação no dia 19 se reivindicações não forem atendidas até o período

Policiais e bombeiros militares estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (7) em assembleia geral unificada, realizada na sede da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros do RN – ASSPMBM/RN. Na ocasião, foram definidas estratégias de ação, com o intuito de pressionar autoridades estaduais para o atendimento das principais demandas da segurança pública.  Para as duas classes, o encaminhamento do Projeto de Lei de Promoção de Praças à Assembleia Legislativa pelo Governo foi considerado pelos representantes das associações uma conquista “parcial”. Segundo os bombeiros e PMs, nas propostas previstas no documento foram identificados erros formais e alterações posteriores que, segundo os titulares das entidades, ainda deverão ser reajustadas por emendas previamente elaboradas.

Até novas respostas, os bombeiros e PMS retomarão atividades de vigilância e acompanharão nos dias 13,14 e 15, na Assembleia Legislativa, as sessões plenárias para a garantia da alteração final do texto da lei com as emendas apresentadas e com objetivo de cobrança ao Legislativo pela sua consecutiva aprovação. Os praças informam, desde já, que estarão vestidos a paisana e desarmados. Em caso de insatisfação das classes sobre o Poder Público, uma nova paralisação de advertência foi aprovada para o dia 19.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTO(Obras mobilidade): Trecho da Avenida Prudente de Morais será interditado nesta quinta-feira

18993Foto: Argemiro Lima

As obras do Complexo Viário de Natal avançam para conclusão. O viaduto estaiado, principal obra do complexo viário, já está em fase final e nesta semana começa o trabalho de recapeamento da Avenida Prudente de Morais, no trecho compreendido entre os cruzamentos da Miguel Castro e a Rua Raimundo Chaves.   Diante deste cenário, a Secretaria de Mobilidade Urbana irá desviar todo o trânsito de veículos na região para as avenidas Jaguarari e São José a partir desta quinta-feira(8).

De acordo com o Departamento de Planejamento da SEMOB, as linhas de ônibus 24 (Planalto/Ribeira, via Prudente de Morais), 35 (Soledade I/Candelária, via Praça/Prudente de Morais) e 43 (Candelária/Praia do Meio, via Alecrim/Prudente de Morais) também sofrerão alterações no itinerário.

No sentido Centro/Bairro, as linhas serão desviadas pela Av. Miguel Castro, Rua São José, Rua Raimundo Chaves, Rua Coronel Joaquim Correia, Rua Militão Chaves de onde retornarão para Av. Prudente de Morais de onde seguirão o itinerário normal. Já no sentido Bairro/Centro, as linhas seguirão pela Rua Militão Chaves, Rua São José, Av. Amintas Barros, retornarão para Av. Prudente de Morais de onde seguirão o itinerário normal.

Já os motoristas de veículos particulares poderão usar a mesma opção de desvio ou seguir diretamente pela Av. Jaguarari nos dois sentidos, evitando assim os trechos interditados.

Segundo o chefe do Setor de Intervenção Viária da SEMOB, Carlos Eugênio “a intervenção no trecho será de vinte dias” e toda a operação de desvio dos veículos será orientada pelos agentes de mobilidade que estarão no local.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

ELEFANTE MAIS QUE BRANCO: Prefeito de Manaus propõe a venda da Arena Amazônia após a Copa

arenaamazonia Já temendo que vire um elefante branco do Amazonas – ou seja, uma estrutura condenada ao abandono por falta de verba do estado – o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), já propõe a venda do estádio Arena da Amazônia, logo após a Copa do Mundo. O estádio, que vai sediar apenas quatro jogos do Mundial, acaba de ser construído a um custo estimado de US$ 670 milhões.

– Já propus isso ao governador (José Melo, do PROS), que vê com bons olhos. Manter será um desperdício – alertou, em entrevista a jornalistas brasileiros, depois de uma reunião com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, em Zurique.

Virgílio foi inicialmente contra a construção da Arena da Amazônia (ele defendia a renovação do antigo estádio). Mas o governo do estado, – um pouco estimulado pela Fifa -, segundo ele, optou pela construção.

– É…tem muito pouco futebol lá (no Amazonas). Eu defendi a remodelação do estádio (antigo) porque prezo muita essa coisa de poupar no custeio para sobrar para investimento e sou muito criterioso com essa questão do endividamento – comentou.

Agora que o estádio está pronto, disse, o melhor que tem para se fazer é vendê-lo “para se fazer uma limonada”, permitindo que o setor privado aproveite o local para outros eventos.

– Vende, pega este limão amargo e tenta fazer uma limonada, que pode ser adoçada (pelo setor privado, com outros eventos) – disse.

O prefeito admitiu que não tem ideia de qual será o custo final da Arena da Amazônia:

– Só vamos saber na hora de vender. Aí vamos ter a realidade: vale ou não vale isso? – disse.

O prefeito espera 80 mil turistas durante a Copa e disse que vai se reunir com o setor hoteleiro, além de representantes de bares e restaurantes, para alertar contra o que ele chamou de “mentalidade de Noé (Arca de Noé)”: que empresários locais abusem nos preços imaginando que esta será a grande e última oportunidade para ganhar dinheiro.

O prefeito terá nesta quinta-feira um encontro com a Federação Suíça de Futebol. a Suíça vai jogar em Manaus contra Honduras. E, como aconteceu com os ingleses, estão preocupados com o calor de Manaus. Além de Suíça e Honduras, a Arena da Amazônia vai receber três outros jogos da primeira fase do Mundial: Itália x Inglaterra, Camarões x Croácia e Estados Unidos x Portugal.

– Estamos prontos, 100% – garantiu Virgílio.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Torcerei pela seleçao alemã, pois nao torço por nada que possa ajudar na reeleiçao da representante atual da quadrilha do PT.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

CCJ do Senado aprova cotas para negros em concurso público

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira, o projeto que reserva 20% das vagas oferecidas em concursos públicos federais a candidatos negros e pardos. A proposta foi apresentada pelo Poder Executivo e aplica a reserva de vagas a órgãos da administração pública federal, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União.

O projeto segue, agora, para votação em regime de urgência no plenário do Senado. Se o texto aprovado pela Câmara se mantiver inalterado, será enviado logo em seguida à sanção presidencial.

A cota racial terá validade de dez anos e não se aplicará a concursos cujos editais tenham sido publicados antes da vigência da lei. Para concorrer a essas vagas, os candidatos deverão se declarar negros ou pardos no ato da inscrição do concurso, conforme o quesito de cor ou raça usado pelo IBGE. O projeto de lei determina ainda a adoção da cota racial sempre que o número de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior a três.

Algumas punições também estão previstas caso seja constatada falsidade na declaração do candidato. As penas vão da eliminação no concurso à anulação do processo de admissão ao serviço ou emprego público do candidato que fraudar os dados.

A comissão rejeitou a emenda apresentada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) para estabelecer a reserva de 40% das vagas de concursos públicos federais a residentes do estado onde os cargos serão preenchidos.

O texto aprovado se restringe à criação de cotas em concursos públicos federais, do Poder Executivo, ou seja, não menciona cargos em comissão e também não fala em indígenas.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Inquéritos esclarecidos pela Delegacia de Homicídios (DEHOM) de Mossoró superam média nacional

O número de inquéritos esclarecidos pela Delegacia de Homicídios (DEHOM) de Mossoró-RN tem superado a média nacional que é de 8%. Os números também estão acima da média nacional no que se refere à taxa de atrito (inquéritos remetidos que resultaram em condenação).

O balanço registrado, de acordo o delegado titular da especializada, Cleiton Pinho, é uma consequência positiva do trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Especializada. “A DEHOM tem realizado um excelente trabalho graças ao esforço de sua equipe”, destacou.

Em Janeiro deste ano foram instaurados 14 inquéritos policiais, sendo oito homicídios e seis tentativas de homicídio. No mesmo período foram remetidos à Justiça ao todo 22 inquéritos, sendo dezenove destes com autoria definida, o que representa um total de 86% de inquéritos policiais concluídos pela DEHOM.

No mês de Fevereiro deste ano também foram instaurados 14 inquéritos, sendo 12 homicídios e duas tentativas. Neste período foram remetidos à Justiça 19 inquéritos, sendo onze destes com autoria definida, o que representa um total de 58%.

No mês de março foram instaurados 17 inquéritos de homicídios. Neste mesmo período, foram remetidos 12 inquéritos à Justiça, sendo onze destes com autoria definida, representando, portanto, um total de 92% de inquéritos policiais concluídos pela Especializada.

Segundo o titular da DEHOM, a taxa de atrito no ano de 2013 ficou muito acima da média nacional, que atualmente é de apenas 2%. “A taxa de atrito da DEHOM no ano passado foi de 10%, um número significativamente superior a nível de Brasil”, contabilizou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Aneel garante que não há risco de faltar energia durante os jogos da Copa

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse nesta quarta-feira que não há risco de faltar energia durante os jogos da Copa do Mundo no próximo mês. Segundo ele, o que existe é o atraso de alguma obra para dar uma segurança maior exigida pela Fifa.

— Não existe risco algum de faltar energia nos estádios é nenhum. Algumas distribuidoras têm tido dificuldades no cronograma de construção desses empreendimentos. Isso tem sido fiscalizado, apontado e cobrado pela Aneel. Mas não nenhum risco de faltar energia — afirmou Rufino.

Nota técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de 30 de abril aponta que obras de estrutura elétrica de metade das cidades-sede da Copa estão atrasadas. Em quatro cidades — Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus e Curitiba — foram detectados “atrasos significativos”. Em alguns casos, as obras não serão entregues até o Mundial.

O relatório da Aneel identifica 35 obras com atrasos. A pior situação foi apontada em Belo Horizonte, onde sete obras da Cemig não serão concluídas a tempo para a Copa.

Rufino disse acreditar que as dificuldades financeiras das distribuidoras foram praticamente resolvidas com o empréstimo de R$ 11,2 bilhões obtido via Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Por isso, para o executivo não há riscos de a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras se deteriorar conforme alerta o setor em carta encaminhada ao governo federal pelo Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE) ontem.

Segundo o executivo, o leilão de energia realizado na semana passada, quando as empresas contrataram cerca de 2.050 megawatts (MW), reduziu a exposição delas no mercado à vista para cerca de 350 MW apenas.

— O leilão mitigou o problema pois a exposição que tinham foi praticamente eliminada. Toda solução está dada com o empréstimo, mas se esse volume de recursos não for suficiente vai se buscar uma complementação do valor para cobrir — destacou Rufino.

As distribuidoras estimam que a diferença entre o valor da tarifa contratada, de cerca de R$ 150 o MW médio, e o valor de compra dessa energia no leilão de cerca R$ 270 o MWh, deverá representar um custo da ordem de R$ 1 bilhão. Outro R$ 1 bilhão deverá ser gasto com os 350 MW que ainda estão descontratados e são comprados no mercado livre. O secretário destacou que essa diferença entre o valor da tarifa e o da energia contratada no leilão da semana passada, será ressarcida às distribuidoras somente na época do reajuste anual das tarifas.

Dos R$ 11,2 bilhões contratados R$ 7,7 bilhões já foram gastos com a cobertura dos custos da exposição das distribuidoras referentes aos meses de fevereiro e março. mas o diretor-geral da Aneel acredita que a partir de agora os gastos serão decrescentes.

Rufino afirmou ainda que o órgão regulador do setor elétrico é transparente e dialoga com os agentes do mercado. Rufino que participou do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), no Rio, se referia ao documento entregue ontem pelo Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase) ao Ministério de Minas e Energia, no qual apontam uma série de problemas do setor e criticam a falta de transparência do governo na adoção das medidas .

— Eu defendo uma clareza de papéis, então o que é competência do órgão regulador, o nosso processo decisório pelo que me consta é transparente. Todas as decisões relevantes que afetam o setor elétrico é precedido de audiência pública, então temos a máxima transparência, mas não posso falar pelo governo de modo geral — disse Rufino.

Segundo o executivo, a Aneel costuma dialogar com todos os agentes e as associações do setor.

O presidente do Fase, Mário Menel, por sua vez, disse nesta quarta-feira que o objetivo da carta que a entidade encaminhou nesta terça-feira ao governo federal, com várias críticas à política energética e apontando uma série de problemas, tem o objetivo de colaborar e não destruir. A carta foi entregue também aos potenciais candidatos à Presidência da República para servir como balisamento a um programa de governo.

— O programa tem uma visão de longo prazo, mas tem algumas medidas que devem ser tomadas de imediato. O objetivo nosso não foi destruir ou divergir do que existe, mas a evolução da situação hidrológica, financeira e econômica do setor elétrico exige adaptações, ter uma dinâmica. Nossa agenda visa a aprimorar o modelo e não destrui-lo — garantiu Menel.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Não dá para confiar em PTistas.
    Além de não cumprir a promessa de baixar a conta de luz em 20% na média, anunciada em 2012, Segundo foi divulgado pela imprensa, Dilma do PT deixará para o próximo governo a obrigação de repassar ao bolso dos consumidores um reajuste médio acumulado das tarifas de 83,4% até 2018.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *