Finanças

Ex-prefeito de Patu é condenado pela Justiça Federal a ressarcir mais de R$ 700 mil aos cofres públicos

O ex-prefeito de Patu Possidônio Queiroga da Silva Neto foi condenado pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte a ressarcir os cofres públicos em mais de R$ 700 mil. O Juiz Federal Orlan Donato, titular da 12ª Vara Federal, em Pau dos Ferros, julgou procedente o pedido contra o ex-gestor no processo em que ele é acusado de desvio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O magistrado avaliou que na ação feita pela Prefeitura de Patu ficou configurado o ilícito de improbidade administrativa que acarretou enriquecimento ilícito, lesão ao erário e violação aos princípios da administração.

O Juiz Federal Orlan Donato condenou Possidônio Queiroga a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por dez anos e ainda uma multa civil no valor de R$ 100 mil. Além disso, o ressarcimento de R$ 700 mil (valor do convênio firmado pelo Município com o FNDE) deve ser feito com juros e correção monetária a contar da data de 7 de outubro de 2008. O ex-gestor ainda está proibido de contratar com o Poder Público pelo prazo de dez anos.

“Ficou comprovado pela parte autora, com provas substanciosas carreadas aos autos, que o objeto do convênio firmado entre o Município de Patu/RN e o FNDE não foi executado, embora o réu Possidônio Queiroga da Silva Neto, como gestor do Município, à época, tenha promovido o saque da totalidade dos recursos federais transferidos”, escreveu o Juiz Federal na sentença.

O magistrado chamou atenção ainda que vistoria feita por técnico do FNDE no dia 25 de agosto de 2010 constatou que a Prefeitura de Patu não possuía nenhum documento da licitação da obra que deveria ter sido feita com recursos do Fundo de Educação. A construção não chegou nem mesmo a terfiscal contratado pelo Executivo e não havia nenhuma medição com pagamento através de nota fiscal.

“Percebe-se, desta forma, que sequer o ínfimo que foi construído poderá ser aproveitado, evidenciando o completo descaso do demandado com recursos públicos federais, e principalmente com a população de Patu/RN, em especial as crianças e seus pais, que seriam beneficiados com a construção da creche, sem falar no superfaturamento da obra, no desembolso antecipado, e obviamente, no desvio da verba”, analisou o Juiz Federal Orlan Donato.

JFRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

FOTOS: Carro bate em outro e capota na Via Costeira; três ficam feridos, entre eles, mãe e filho

Mais um capotamento foi registrado na Via Costeira, deixando uma pessoa ferida. De acordo com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual do Rio Grande do Norte (CPRE), o acidente aconteceu por volta das 10h40, e ocorreu próximo ao Hotel Imirá. Na ocasião, o condutor de uma Nissan, em alta velocidade, colidiu em um Siena de cor prata com dois ocupantes, perdeu o controle do veículo e virou.

Logo após o capotamento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi ao local e realizou o socorro das vítimas, que foram encaminhadas até o Pronto Socorro Clóvis Sarinho. Informações dão conta que nenhum dos três envolvidos, a maioria com escoriações, não correm risco de morte.

Bf4PIkrIEAA9cDc.jpg large 1617142_511016589015011_1067834244_o 1623992_511020639014606_980997326_o Fotos: João Eudes Paiva/Carol Delgas/Ricardo Bernardo através do Via Certa Natal

Atualizado às 14h27

Opinião dos leitores

  1. Tem que coloca radar em toda via costeira, não tem jeito motoristas irresponsáveis tem que ser no cacete, incluindo a rota do sol que virou autódromo para carros e motos na cara da CPRE.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Fiart tem alto índice de satisfação e movimenta quase dez milhões em sua edição 2014

_NeiwaldoAs informações relacionadas a 19º Feira Internacional de Artesanato são positivas, revelando que o evento foi bem avaliado, proporcionou emprego e renda para diversas pessoas e agregou valor a estação turística na cidade do Natal.

Na área econômica a Fiart movimentou R$ 9.100.000,00 (nove milhões e setecentos mil reais). O coordenador Neiwaldo Guedes, da Espacial Eventos, empresa promotora da feira, comemora o alto índice de satisfação dos visitantes da Fiart, que segundo pesquisa realizada pela Smart, chegou ao patamar de 85% em vários quesitos positivos.

A Fiart teve frequência de por 68 mil pessoas durante seus dez dias, visitantes estes que puderam adquirir peças em 385 stands montados numa área de 7.500m².

Os artesãos de vários municípios do RN, outras cidades do Brasil e até de países como Emirados  Árabes Unidos (Dubai), Espanha, França, Índia, Itália, República das Filipinas, Japão, Indonésia, Paquistão, Peru, República Tcheca, Portugal, Senegal, Polinésia Francesa, Tailândia e Peru chegaram ao número de 2.200, com a Fiart envolvendo outros 370 trabalhadores em diversos setores como segurança, organização, execução, montagem, alimentação, cultura e prestação de serviços.

Na parte cultural subiram ao palco da Fiart 1.460 artistas de grupos culturais, músicos e dançarinos que se apresentaram em shows artísticos, no XII Festival de Danças Folclóricas e Contemporâneas, FIART In Concert (orquestras, bandas de   música), Mostra Potiguar de Trovadores e Repentistas, rituais de danças indígenas e na Mostra de Danças Juninas.

O IV Prêmio Vitrine Fiart desta edição premiou o artesão alagoano André com a primeira colocação com a peça “onça em movimento”, seguido de Mestre Cabral de Pernambuco com “mesa talhada” e em terceiro Mestre Ivo do RN com “cavalos”. Os artesãos tiveram espaços como: Salão da Reciclagem, Salão das Artes Plásticas, Lojão SEBRAE, Salão do Artesanato Potiguar, Tribos Indígenas, Salão dos Mestres, IV Prêmio Vitrine Fiart e Vila Cultural.

Para a secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social do Governo do Estado, Shirley Targino, parceira do evento através do apoio do Governo do Estado do RN, “a Fiart foi sem dúvida um grande sucesso para os artesãos potiguares que receberam todo o apoio do Governo do Estado, através da Sethas. De acordo com os dados do Proart, o total de mercadorias vendidas arrecadou mais de 740 mil reais, somando as vendas realizadas nos 78 estandes do pavilhão do Governo do Estado e o Salão dos Mestres, que também teve o apoio da Sethas. Mais de 152 mil peças foram vendidas e encomendadas em dez dias de exposição. Estamos felizes com os resultados. Agora vamos dar continuidade às ações para beneficiar ainda mais os artesãos potiguares”, disse a secretária Shirley Targino.

Outro parceiro, o diretor técnico do SEBRAE/RN, João Hélio Cavalcanti fez a seguinte avaliação do evento este ano, “na edição FIART 2014, pudemos comprovar que o trabalho e investimentos realizados ao longo dos anos tornou o artesanato norte-rio-grandense muito competitivo no cenário nacional e internacional. A feira têm contribuído diretamente no crescimento dessa atividade econômica tão importante para o Rio Grande do Norte, transformando a vida de muitos artesãos, gerando novos postos de trabalho e aumento da renda”.

O coordenador Neiwaldo Guedes classifica a atual edição da Fiart como vitoriosa e proveitosa para toda a cadeia econômica do Rio Grande do Norte, com reflexos no turismo, cultura, gastronomia, setor de prestação de serviços, comunicação, de eventos, enfim uma Fiart que se fortalece e é esperada o ano todo. “Este ano recebemos apelo dos artesãos para que possamos ampliar o evento, com uma edição durante a Copa do Mundo e até em outras cidades como Mossoró, por exemplo. Estamos avaliando e existe a possibilidade da Fiart ser ampliada no futuro. Lembramos ainda o lado social da feira, que disponibiliza espaços para que organizações humanitárias vendam seus produtos e possam melhorar suas ações”, informa Guedes que lembra a importância dos parceiros para a realização do evento, citando os mais importantes como o Governo Federal através do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, Governo do Estado – SETHAS, Prefeitura do Natal – SEMTAS e o SEBRAE-RN.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Sequestro: Polícia não descarta que quadrilha com esposa de gerente do BB do CE possa estar no RN

A Polícia segue as buscas pela esposa do gerente do Banco do Brasil de Tabuleiro do Norte- CE, sequestrada por uma quadrilha especializada. Segundo a Polícia do Vale do Jaguaribe-CE, existe a suspeita que o bando possa estar com a vítima na região oeste do Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Depois de "Luiza", goleiro Júlio César vai para o Canadá buscando ritmo para Copa

jcFoto: Jefferson Bernardes

A falta de ritmo de jogo de Júlio César, goleiro titular da seleção brasileira, vinha preocupando o técnico Luiz Felipe Scolari. Sabendo disso, o jogador, que está na reserva do Queens Park Rangers, da segunda divisão da Inglaterra, decidiu procurar um novo clube. Foram vários meses de indefinição. Falou-se num retorno ao Brasil ou numa transferência para algum outro grande mercado europeu. Nesta sexta-feira, no entanto, Júlio César surpreendeu a todos ao acertar sua ida para o Toronto FC, clube do Canadá que faz parte da MLS, a liga profissional americana de futebol. O goleiro ainda não sabe quanto tempo vai atuar na liga americana, podendo inclusive deixar o novo clube antes mesmo da Copa do Mundo. O objetivo do atleta é pegar ritmo de jogo justamente para o Mundial. No ano passado, em meio aos questionamentos sobre o status de titular de um goleiro que não tinha espaço em seu clube, Felipão avisou que Júlio já estava convocado, de forma antecipada, para a Copa, uma tentativa de transmitir confiança ao jogador e abafar as especulações sobre uma possível substituição no gol da seleção.

A decisão de deixar o QPR era inevitável diante do desprestígio do brasileiro no time inglês. Preterido pelo técnico Harry Redknapp, o titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010 entrou em campo pela última vez no dia 4 de janeiro, quando seu time foi goleado por 4 a 0 pelo Everton, em duelo válido pela Copa da Liga Inglesa. No Toronto FC, o goleiro certamente será titular. Apesar de estar a caminho de um clube com tradição quase inexistente, ele terá a companhia de outros jogadores com certo prestígio na Europa, como o meia americano Michael Bradley, ex-Roma, e o atacante inglês Jermain Defoe, ex-Tottenham. Na última temporada da MLS, o time canadense foi o último colocado da conferência leste, ficando muito longe de uma vaga nos playoffs da MLS. A estreia do time neste ano será contra o Seattle Sounders, em 15 de março. A transferência, portanto, não ajudará Júlio César a recuperar o ritmo no último teste da seleção antes da convocação para a Copa – o amistoso contra a África do Sul, em 5 de março, em Johannesburgo. Mesmo sem jogar nas últimas semanas, ele deve ser chamado.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Faça você mesmo sua Coca-Cola em casa: refrigerante será lançado em cápsulas

Coca-ColaTransformar água em Coca-Cola é o milagre que muitos consumidores do refrigerante mais vendido do mundo gostariam de ser capazes de realizar. E pode estar mais próximo da realidade, com o acordo entre a Coca-Cola Company e a Green Mountain Coffee para desenvolver produtos para a linha Keurig Cold, que permitam às pessoas usar cápsulas de sabor para produzir uma versão caseira do refrigerante.

O acordo inclui, segundo a Forbes, a compra de 10% da Green Mountain pela Coca-Cola, equivalente a um lote de 16,7 milhões de ações, a US$ 74,98 por ação. O valor total da negociação seria de US$ 1,25 bilhão, e será usado pela Green Mountain para custear o desenvolvimento do produto e para recomprar, posteriormente, parte das ações.

Ainda de acordo com a Forbes, a negociação é uma espécie de resposta à israelense SodaStream, que lançou um sistema semelhante, mas que usa um sabor “genérico” de refrigerante de cola. Outra vantagem seria a redução do número de garrafas plásticas.

O anúncio fez as ações da Coca-Cola subirem ligeiramente na Bolsa de Nova York no pregão de quinta-feira, enquanto as da Green Mountain dispararam 35%, para perto de US$ 110 – refletindo o interesse que o produto está gerando ante de ser ser lançado. Já as da concorrente SodaStream caíram 10%, para US$ 32,27, o menor valor em 12 meses. A expectativa da Green Mountain é que o sistema esteja disponível para o público em 2015.

– Com a Coca-Cola como parceira estratégica global em nosso sistema de bebidas caseiras, acreditamos que há uma significativa oportunidade para acelerar o crescimento da categoria de bebidas frias, ao oferecer aos consumidores uma maneira inovadora e conveniente de preparar sua bebida favorita com o simples apertar de um botão – afirmou o diretor-executivo da Green Mountain, Brian Kelley, em comunicado.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

CBF divulga tabela da Série B 2014; América estreia em casa e ABC viaja para clássico

Foi divulgada nesta sexta-feira (7) a tabela do Campeonato Brasileiro da Série B 2014. E o pontapé inicial começa dia 19 de abril, num sábado. Entre os representantes do RN, o América estreia em seus domínios, no estádio Arena das Dunas, diante do Avaí. Já o ABC, viaja para disputar o clássico nordestino contra o Santa Cruz-PE, no estádio do Arruda. Confira a tabela clicando aqui

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

ATENÇÃO: Portal do Chopp faz Mega Promoção para compra de Barril de 50 litros

INFORME PUBLICITÁRIO: Promoção relâmpago!

ChoppA portal do chopp anuncia uma promoção para consumir neste final de semana, barril de 50L do chopp Bossa Nova de 340,00 por apenas 250,00, entrega e montagem gratuita em toda NATAL…

Experimente o chopp bossa nova nos principais restaurantes e bares de natal, Pitts burg, Pata Negra, Restaurante tudo em cima, Empório da Pizza, Emporio do sabor, Bebelu lanches, choperia PUB, Brasileirissimo entre outras…

Um barril de 50L equivalem a 83 garrafas de cerveja (0,600ml), vale a pena experimentar…

Eventos de formatura, casamentos, 15 anos, tudo no mundo!

Ligue 2020-2292

Opinião dos leitores

  1. Gostaria de saber se teria para 20/10 e quanto seria tanto o de 30l quanto o de 50l?

  2. Gostaria de saber se essa promoção vale para 100l mais 30 consignado para sao paulo. para o dia 8\10

  3. Eu tenho excelente informações sobre os serviços de vocês e eu gostaria de saber o preço de três barris de chopp para o dia 27/10/2017 para entregar na chamará Hall.

  4. Vcs só fazem entrega em natal ou em algum outro estado eu moro no rio de janeiro CEP 2270-160

    1. Gostaria de 100 litros para 06/02/2016 quanto ta custando e qual o Chopp vc trabalha.

      Fico no aguardo

    2. Oi Jonathan, os fones deles são esses (84) 9986-4075 | 9441-2428

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Cartões de inscrição do concurso Caern estão disponíveis para a prova de domingo

Os candidatos do Concurso 2014 da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte podem ter acesso ao cartão de inscrição com informações do horário e local de provas, que serão aplicadas neste domingo (09), em Natal e Mossoró. Basta acessar o site www.funcern.br, onde também está disponível o edital completo com o cronograma do certame.

O total de candidatos por cargo oferecido é de, respectivamente: assistente/agente administrativo Opção 1 (1.205 inscritos); assistente/agente administrativo Opção 4 (504); Economista (64); Engenheiro Civil (249); Engenheiro Eletricista (93); Engenheiro Mecânico (107). O cartão estará disponível até o dia da prova.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Grande Natal: suspeito de envolvimento em roubo de veículos morre durante troca de tiros com a PM

Um homem de identidade a ser confirmada, integrante de uma quadrilha acusada de roubo de veículos, morreu durante uma troca de tiros com a Polícia Militar na noite dessa quinta-feira (6), próximo a um canavial na comunidade Pau Brasil. no município de São José de Mipibu, região metropolitana de Natal.

Segundo a PM, a vítima fazia parte de uma quadrilha suspeita de roubar dois veículos, um deles durante a tarde, em Nísia Floresta, e outro em São José do Mipibu, após um cerco contra o proprietário do imóvel. Na ocasião, após a última ação criminosa, os suspeitos seguiram no município e foram encontrados na comunidade Pau Brasil. Destemidos, “abriram fogo” contra os policiais, que revidaram.

O desfecho foi um dos suspeitos morto e os demais conseguiram fugir pela área de matagal. Os militares, felizmente, não foram atingidos – apenas uma viatura.

Opinião dos leitores

  1. Pronto, prato cheio aos defensores da bandidagem, da pilantragem, da baderna.
    Logo vão exigir que os policiais que tiraram esse bandido de circulação respondam por seus atos violentos. Vão questionar se era necessário a polícia ter atirado, afinal, policial pode receber bala e ser ameaçado e não pode responder a altura.
    Fico imaginando a cena, o meliante apontando um revolver ou uma faca e o policial tendo que esperar pra ver se "realmente" o bandido vai atirar ou emburrar a faca para que o policial possa "pedir" para não fazer isso.
    A resposta tem que ser dada a altura, de tanto "alisar" ações brutais com "direitos" os índices de violência ao cidadão tem se multiplicado exponencialmente e o cidadão fica acuado dentro de quatro paredes com a bandidagem solta, agindo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Justiça italiana vê risco de fuga e nega pedido de liberdade a Pizzolato

A Justiça italiana negou, nesta sexta-feira, 7, o pedido do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato para acompanhar em liberdade seu processo de extradição. Numa audiência de duas horas no Tribunal de Bolanha, os juízes italianos consideraram que existe “risco de fuga” por parte do brasileiro e optaram por mantê-lo na prisão de Módena.

Foragido desde novembro, o condenado por envolvimento no mensalão foi preso nessa quarta, 4, na Itália. Ele fugiu para o país para evitar a condenação no Brasil. Pizzolato falou por cerca de 30 minutos, em italiano, respondendo às perguntas dos juízes e explicou que havia sido condenado em um processo político no Brasil. As autoridades consideraram que, em razão da fuga do Brasil e dos documentos falsos encontrados no momento da prisão, não haveria possibilidade de permitir nem a liberdade condicional nem a prisão domiciliar.

Após a audiência, Pizzolato retornou à penitenciária de Módena.

Nessa quinta, 6, pela primeira vez, a polícia italiana deixou claro que existem “possibilidades legais concretas” de que Pizzolato seja extraditado para o Brasil, mesmo diante do fato de ele ter nacionalidade italiana. Uma decisão final, porém, será política. O Brasil tem 40 dias para apresentar o pedido de extradição.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

América: Volante ex-Flamengo chega nesta sexta; após testes, meia também assina

O volante Val, anunciado nessa quinta-feira(6) pelo presidente Gustavo Carvalho, desembarca nesta sexta-feira(7), no aeroporto internacional Augusto Severo. O jogador antecipou a sua chegada e será apresentado ao torcedor americano neste sábado (8), antes do início da partida contra o Santa Cruz.

Meia Macaíba assina

O meia Macaíba, garoto de apenas 22 anos e que estava passando por um período de avaliação no América, foi aprovado e terminou assinando contrato com o alvirrubro. O nome do jogador deverá ser publicado no BID desta sexta-feira.

Com informações do Vermelho de Paixão

Opinião dos leitores

  1. Taí, Neto! Gostei. Será um belo clássico: o time dos sonhos contra o time do pesadelo.
    E a correção da correção: na verdade, o "S" fugiu da palavra "craques", no comentário anterior. E parabéns, Neto. Junte-se aos melhores.

  2. Sim, meu caro Sérgio, de Barcelona daqui, também. A marca do América, marca mais cara do Estado, é nacional, internacional, interestadual e intermunicipal. Fique à vontade. No mais, uma pequena correção no comentário aí debaixo, quando fugiu um "S" da palavra
    "ataques". E obrigado. Continue lendo.

  3. GOSTEI MUITO DO COMENTÁRIO QUE OS SR. PUBLICOU HOJE SR. KASINSK.
    BARCELONA DO NORDESTE É PORQUE BARCELONA É AQUI PERTINHO?

  4. Mais um para o Barcelona do Nordeste, o rei da Arena das Dunas. No meio de tantos craque, só não joga se não souber. Vamos ver.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

TJRN divulga na internet o valor da dívida de Precatórios e RPV's de cada ente municipal e estadual

Pela primeira vez, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte divulgou em seu portal na internet o valor da dívida de Precatórios e RPV’s de cada ente municipal e estadual. A determinação acolhe pedido do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, por iniciativa do próprio TJRN foram divulgadas também as tabelas referentes aos saldos das contas de todos os entes devedores, bem como repasses e pagamentos realizados em 2013.

Os dados fornecidos informam o valor da dívida de cada município e do Governo do Estado e autarquias. A apuração completa foi realizada durante todo o ano de 2013 pela equipe da Divisão de Precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, chefiada por André Luiz Barbosa do Nascimento.

“Dessa forma, torna-se possível saber a situação dos entes devedores de maneira clara e transparente”, afirmou André Luiz. Ele reforçou que com a divulgação pública das dívidas de precatórios e de Requisições de Pequeno Valor (RPV), se poderá ter a real dimensão da situação que aflige os credores, assim como propor, com precisão, soluções para o adimplemento da dívida pública decorrente de sentenças transitadas em julgado.

O Município do Natal, por exemplo, soma uma dívida total, entre precatórios e RPVs só no TJRN, de R$ 106.662.027,86, até 31 de dezembro de 2013. A prefeitura depositou em 2013, em duas contas (uma para pagamentos de precatórios e outra para RPV) o valor total de R$ 29.046.935,00. O valor depositado especificamente na conta de Precatórios não se destina unicamente aos requisitórios de responsabilidade do TJRN, mas também para pagamento dos débitos com Precatórios existentes no âmbito do TRF5 e TRT21, cujo percentual de rateio é fixado todo ano, proporcionalmente à dívida global do ente em cada tribunal, tudo conforme EC 62/09 e Orientação do CNJ.

O rateio referente ao orçamento de 2014 restou definido nesta quinta-feira (6) durante a primeira reunião do Comitê Gestor do ano de 2014. No transcorrer da reunião também foram tratados outros assuntos e, dentre estes, a dívida do Estado do Rio Grande do Norte, já havendo nova data para início de diálogo com representantes do Governo, para o dia 26 próximo. Também foi marcada uma nova reunião, em 18 de fevereiro, desta vez com representantes do Município de Natal para tratar do pagamento das RPVs em atraso, assim como um possível aumento no repasse mensal para pagamento dos precatórios.

“A parcela que restar em conta após o repasse do rateio será totalmente destinada para pagamento de Precatórios do TJRN, devidos pelo Município de Natal, por ordem cronológica de apresentação, e pedidos de preferência”, explicou André Luiz. Nas tabelas, é possível analisar a situação da dívida de todos os municípios potiguares, bem como das administrações direta e indireta do Estado.

Transparência

Para o chefe da Divisão de Precatórios do TJRN, o mecanismo possibilita uma maior transparência, mostrando o desempenho do setor, além de proporcionar mais celeridade ao processo de pagamento. “Nós fomos além da recomendação do CNJ no quesito transparência. Colocamos à disposição da sociedade todos os saldos das contas de todos os entes devedores e os pagamentos realizados em 2013”, reforça.

André Luiz disse ainda que essa transparência é importante para o conhecimento do cidadão, que passará a saber como parte do dinheiro público de seu município está sendo aplicado. Todas as informações serão atualizadas trimestralmente.

Para ter acesso a tabela com as informações das dívidas consolidadas de precatório/RPV por ente devedor, basta acessar o link abaixo:

http://www.tjrn.jus.br/index.php/precatorios/dividas-de-precatoriosrpv-por-ente

Informações sobre saldos nas contas dos entes devedores, pagamentos e repasses efetuados, estão disponibilizadas no portal do TJRN através do link abaixo:

http://www.tjrn.jus.br/index.php/precatorios/saldos-das-contas-e-pagamentos

Do TJRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTO(Reprodução): Professores universitários postam no Facebook crítica contra pobre em avião

Chegou a hora dos profissionais da educação refletirem sobre quanto são importantes para uma sociedade- (deixando claro, para uma minoria que necessita de maturidade). Pois bem. Embora situações distintas, após o episódio do professor do IFRN, que acabou postando infelizes comentários sobre Pau dos Ferros, em uma rede social, foi a vez de uma professora da PUC-Rio iniciar mais um comentário sem graça, que ainda ganhou reforço de outros educadores. A polêmica da vez: crítica à presença de passageiros “pobres” nos voos. Confira abaixo matéria que repercutiu nacionalmente:

reproducao-post-da-professora-da-puc-rio-rosa-maria-meyer-em-que-ela-faz-comentario-considerado-preconceituoso-dilma-bolada-comentou-1391728141916_615x470A professora universitária Rosa Marina Meyer postou uma foto de um homem de bermuda e regata no seu perfil no Facebook na noite de quarta-feira (5) com o comentário: “aeroporto ou rodoviária?”. O conteúdo dos comentários que seguem a publicação da docente da PUC-Rio também critica a presença de passageiros pobres nos voos.

“O ‘glamour’ foi para o espaço”, escreveu o reitor da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Luiz Pedro Jutuca. Ao que a docente respondeu: “Puxa, mas para glamour falta muuuitooo!!! Está mais para estiva”.

Outra colega docente emendou: “E sabe o que é pior? quando esse tipo de passageiro senta exatamente a seu lado e fica roçando o braço peludo no seu, porque – claro – não respeita (ou não cabe) nos limites do seu assento”. A frase é a reprodução exata do que a professora Daniela T. Vargas, também da PUC-Rio, publicou.

Dilma Bolada e internautas bravos

Reproduzida pelo personagem fictício Dilma Bolada, a publicação foi compartilhada por mais de 6.000 outros perfis até as 22h desta quinta (6). Irônica, Dilma Bolada escreveu: “Estou boladíssima: vejam só o que essa asquerosa postou no Facebook… Esse é o problema de certos animais que não se conformam que hoje não é só rico que anda de avião no Brasil. Não suportam ter que dividir o mesmo espaço com pessoas que não pertencem a sua mesma ‘classe social’…”

Os comentários dos internautas que seguem o personagem de humor são enfurecidos — praticamente todos contra o preconceito social expressado na postagem. Alguns levantam a ideia de que a professora deveria ser processada.

Por volta das 20h desta quinta (6), Rosa Marina  fez um pedido público de desculpas: “Sabedora do desconforto que posso ter criado com um post meu publicado ontem à noite, peço desculpas à pessoa retratada e a todos os que porventura tenham se sentido atingidos ou ofendidos pelo meu comentário. Absolutamente não foi essa a minha intenção”.

Rosa Marina também fechou o acesso a suas postagens e trocou a foto do seu perfil pela foto de dois gatos.

UOL

Opinião dos leitores

  1. A pobreza foi melhor exposta pela comentante do que do comentado. Pobreza de espirito é se incomodar com os trajes simples de outras pessoas.

  2. Se quer viajar com glamour, compre um Jatinho e comece a embarcar pela sala VIP, dai no máximo ela poderá ter contato com bandidos de colarinho branco, alguns traficantes de drogas, simples assim!.

  3. Esse tem sido o problema da "zelite" brasileira, não aceita que o pobre esteja frequentando os mesmos espaços que ela, que o filho do pobre possa estar na mesma sala de aula do seu filho(a) fazendo um curso de nível superior, indo ao shopping, viajando de avião, etc.

  4. Senhora professora, venho que a senhora além de preconceituosa é desinformada, saiba que as vestimentas de uma pessoa hoje em dia nem sempre condiz com a realidade financeira daquela que veste, pois quem TEM hoje em dia não quer demonstrar por causa dos sequestros na rua e o roubo dos governos que te observam até mais do que a Senhora observou este rapaz, optam por andarem mais à vontade e parecendo pobre, como a senhora mesmo fez suas deformadas conclusões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Comemoração título Globo: Internauta denuncia possível excesso da Polícia Militar em Ceará-Mirim

Segundo relatos de um seguidor do Blog, na noite dessa quinta-feira (6), após o título do Globo FC sobre o Baraúnas, na primeira fase do estadual, onde parte da torcida foi comemorar a conquista no centro da cidade de Ceará-mirim, com paredões, fogos e etc, e foi preciso, a pedido da Polícia Militar, que o som fosse desligado, quando eram  23h20, aproximadamente. Na ocasião, pouco tempo depois, um início de confusão aconteceu, de acordo com o internauta, quando os policiais retornaram ao local onde os veículos estavam estacionados e teriam dado voz de prisão a todos eles. Não se sabe quantos.

Ainda segundo o internauta, com a atitude da Polícia, a população se revoltou e iniciou uma “avalanche” de vaias. Resultado: segundo o seguidor do Blog, policiais teriam começado a atirar para cima com objetivo de dispersar a população, que estava distribuída, inclusive, com idosos e crianças. Por fim, antes do Globo chegar de Mossoró, a festa foi encerrada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *