Jornalismo

TIM, Claro, Oi e Vivo vão operar 4G no Brasil; Natal terá serviço até dezembro do próximo ano

As operadoras TIM e Oi também vão operar no mercado de quarta geração da telefonia móvel (4G), na frequência de 2,5 giga-hertz (GHz). Assim como a Claro e Vivo, que momentos antes haviam conquistado os dois principais lotes da telefonia 4G, a TIM e a Oi também serão obrigadas a prestar serviços de telefonia móvel com banda larga para áreas rurais, em 450 mega-hertz (Mhz).

As ofertas apresentadas pela TIM (R$340 milhões) e pela Oi (R$330,8 milhões) tiveram ágio de 7,9% e de 5%, respectivamente, em relação aos R$315 milhões definidos como preço mínimo pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Com o resultado, a TIM vai oferecer telefonia móvel com banda larga para áreas rurais do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina, enquanto a Oi fará cobertura para os estados da Região Centro-Oeste e para o Rio Grande do Sul.

O primeiro lote, vencido pela Claro, obteve ágio de 34%, com lance de R$ 844,5 milhões sobre o preço mínimo estabelecido no edital (R$ 630,19 milhões). O lote seguinte foi vencido pela Vivo, com lance de R$1,05 bilhões e ágio de 66%.

Com a quarta geração da telefonia móvel, será possível transmitir dados com velocidades até dez vezes maiores que as suportadas atualmente pela tecnologia 3G (terceira geração).

O principal objetivo do leilão, segundo a Anatel, é atender à demanda crescente no país por serviços mais rápidos de telecomunicações e oferecer a infraestrutura necessária aos eventos internacionais que o país vai sediar, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Por isso, as empresas que ganharem o leilão vão ter que implementar a 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações até 30 de abril de 2013 e nas sedes e subsedes da Copa do Mundo, até 31 de dezembro de 2013.

*Com informações da Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Inscrições para cursos de aprendizagem industrial gratuitos se encerram nesta quinta-feira

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RN) encerra quinta-feira, dia 14, as inscrições para o processo seletivo voltado para o preenchimento de vagas em cursos gratuitos de aprendizagem industrial, nas modalidades de Operador Polivalente, Desenhista de Roupas do Vestuário, Auxiliar de Linha de Produção e Auxiliar de Modelista.
As inscrições podem ser realizadas no Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta (CET CM). Os interessados devem ter entre 17 anos e 6 meses a 21 anos e 11 meses, estar cursando ou concluindo o 7º ano do Ensino Fundamental.Para a diretora do CETCM, Waldenice Cardoso Matoso estes cursos objetivam formar profissionais qualificados e com visão de mercado. “Nossa expectativa é formar profissionais para um mercado que precisa de mão de obra qualificada, de primeira qualidade. Nossa carga horária é completa e voltada também para formação de empreendedores, freelancers. Nosso objetivo é atender a demanda do mercado”, explicou.

Os candidatos também devem levar uma foto 3×4, RG, CPF e comprovante de residência atualizado. Mais informações estão disponíveis no edital do processo seletivo (nº 06/11) está disponível no site www.rn.senai.br.

São 60 vagas para o curso de Operador Polivalente, 40 para Desenhista de Moda de Roupas do Vestuário, 30 vagas para Auxiliar de Linha de Produção do Vestuário e 28 para Auxiliar de Modelista. As vagas são para cursos no segundo semestre deste ano.

Serviço

Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta – CETCM
Av. Prudente de Morais, 1571, Tirol – Natal/RN
Fone/Fax: (084) 3211-4586/6077

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social

Confira a lista com os nomes dos políticos "fichas sujas" pelo TCE

O Plenário do Tribunal de Contas aprovou na manhã nesta terça-feira (12) a relação dos gestores que tiveram suas respectivas contas julgadas irregulares. A lista contendo 575 gestores foi encaminhada ao Tribunal de Regional Eleitoral (TRE). Caberá, agora, à Justiça Eleitoral julgar a lista e definir se eles são inelegíveis ou não.

Entre os nomes estão Jaime Calado (prefeito de São Gonçalo do Amarante); Benes Leocádio (prefeito de Lajes) e Edivan Segundo Lopes (ex-prefeito de Lajes); Fernando Cunha (pré-candidato de Macaíba); Ronaldo Soares (ex-prefeito de Assu); Amaro Saturnino (ex-prefeito de Maxaranguape); Nilton Figueiredo (ex-prefeito de Pau dos Ferros); Solon Ubarana (ex-prefeito de Monte Alegre); Otemia Maria (ex-prefeito de Montanhas); José Antônio (ex-prefeito de Macau); Júnior Teixeira (ex-prefeito de Serrinha); Clemenceau Alves (ex-prefeito de Angicos);, Rudson Lisboa (ex-prefeito de Goianinha; Nelson Queiroz (ex-prefeito de Jucurutu); Enilton Trindade e Walter Soares (ex-prefeitos de Extremoz); José Bezerra (ex-prefeito de Apodi); Giovannu César Pinheiro Alves, o “Gija” (ex-prefeito de Tangará).

Veja a relação completa AQUI.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Kerginaldo lidera pesquisas para prefeito em Macau, mas "perde" no embate direto com Wilson

As eleições de Macau para esse ano prometem ser emocionantes. O instituto de pesquisas Consult trouxe a público o resultado da pesquisa de opinião pública realizada no dia 7 desse mês, protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 023/2012 e os números mais interessantes ficaram na disputa pela Prefeitura.

Na pesquisa espontânea, com os eleitores falando os nomes dos candidatos sem qualquer interferência do entrevistador, o pré-candidato Kerginaldo Pinto lidera a pesquisa com 7.86% da preferência do candidato, seguido por Odete Lopes com 5.24%, Flávio Veras (atual prefeito) com 4.29% e Dr. Wilson Roberto com 3.57%.

Na estimulada, em que os entrevistados têm acesso a uma lista com os nomes dos pré-candidatos, os macauenses mantiveram Kerginaldo como líder das pesquisas. Ele apareceu novamente em primeiro com  28.33% das citações, a frente do Dr. Wilson com 24.52%, Odete Lopes com 15.48% e Eduardo Lemos que figurou como menos citado com apenas 9.52% da preferência.

Porém, no embate direto com o Dr. Wilson, Kerginaldo perde. Wilson Roberto desponta com 43.81% das intenções de voto, mais de 10% a frente de Kerginaldo que aparece com 32,38%.

Vale lembrar que a pesquisa tem 4% de margem de erro para mais ou para menos e que em Macau não há segundo turno. É o famoso “ou vai ou racha!”. Emoções a vista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Verba para combate a seca está parada porque prefeituras ainda não entregaram documentações

A maioria dos municípios do Rio Grande do Norte – dentre os 139 considerados em situação de emergência – ainda não está apta a receber auxílio financeiro do Governo Federal para combater os efeitos da seca. A questão foi colocada durante a reunião do Comitê Estadual de Combate aos Efeitos da Seca, realizada na noite desta segunda-feira (11), na Governadoria.

O problema está sendo ocasionado pela demora das Prefeituras em atender as solicitações da Defesa Civil Estadual quanto à entrega da documentação necessária para a criação de uma conta no Banco do Brasil, em nome do município, para que seja entregue o Cartão Bolsa Estiagem. Apenas 66 dos 139 municípios em situação de emergência deram entrada na documentação. Já em relação ao Seguro Garantia Safra, apenas duas cidades – Itajá e Tabuleiro Grande – estão com toda a documentação pronta e aptas a receberem os recursos que serão repassados pelo Governo do Estado.

Diante disso, a governadora Rosalba Ciarlini solicitou que nesta semana cada Prefeitura seja contatada e, caso necessário, seja prestado auxílio para que o laudo de perdas exigido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) seja preenchido e encaminhado ao Governo Federal. Segundo a Governadora, os recursos para pagamento do Seguro Garantia Safra – cerca de R$ 1,2 milhão – já estão disponíveis e vão beneficiar 37.108 famílias do RN com um auxílio de R$ 680, para cada uma, dividido em cinco parcelas de R$ 136,00.

Além dessas questões, foi discutida a liberação de R$ 10 milhões pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, para serem aplicados em ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais relacionados à problemática da seca no RN. Para que esse recurso financeiro seja repassado ao Governo do Estado é preciso que haja um representante legal designado especificamente para administrá-lo. De acordo com o secretário-chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, a governadora Rosalba Ciarlini já assinou o Decreto que cria essa função – que integrará o quadro da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), da qual a Defesa Civil Estadual faz parte – e, em breve, uma pessoa será nomeada por meio de Portaria da Sejuc para assumir o cargo.

A reunião do Comitê Estadual de Combate aos Efeitos da Seca teve também a presença dos secretários de Estado Gilberto Jales (Semarh), Luiz Eduardo Carneiro (Sethas), Rodrigo Fernandes (Seara); o diretor presidente da Caern, Yuri Tasso; o coordenador da Defesa Civil Estadual, Cel. Josenildo Acioli; o comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeo Dantas; além de representantes da Emater, Idema, Conab, Banco do Nordeste, entre outros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Pecado Capital: Justiça Federal marca audiências de testemunhas e réus para setembro

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte agendou os novos depoimentos da Operação Pecado Capital. As testemunhas arroladas pelo Ministério Público Federal e pela defesa, além dos interrogatórios dos acusados, ocorrerão do dia 10 a 14 de setembro, começando sempre às 9h.

No despacho do Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara Federal, além de marcar as audiências ele também negou o pedido formulado pela 7ª Vara do Trabalho de Natal que pediu para ser feita uma “reserva de valores”.

“Tendo em conta que os valores apreendidos nesta Ação Criminal são objeto de apuração, entre outros, do crime de lavagem de dinheiro, não devendo qualquer valor ser reservado em favor da Reclamação Trabalhista, evitando-se o risco de, por forma transversa, haver legalização de valores cuja hipótese de ilicitude é objeto de apreciação”, destacou o magistrado no despacho.

No mesmo documento, ele também determinou que seja oficiado o banco Bradesco que ainda não prestou informações requisitadas pela Justiça.

“Esclareça-se ao representante do Banco Bradesco que a ausência de prestação de informação, já requisitada há demasiado tempo, será entendida como omissão na prestação de informações, o que pode gerar prejuízo ao regular trâmite processual e à apuração da verdade real dos fatos, ensejando encaminhamento de cópia de peças processuais ao Departamento de Polícia Federal para apuração da possível ocorrência de crime de desobediência”, ressaltou o Juiz Federal Walter Nunes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

575 políticos estão na lista de inelegíveis do TCE

O Plenário do Tribunal de Contas aprovou na manhã nesta terça-feira (12) a relação dos gestores que tiveram suas respectivas contas julgadas irregulares, no âmbito da Corte de Contas, por decisão transitada em julgado. São 575 gestores e 1148 processos abrangendo o período de julho de 2004 até a data de hoje. A medida obedece ao que preceitua o art. 71, II da Constituição Federal. A relação será entregue ainda hoje ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Francisco Saraiva Sobrinho, e ao procurador chefe da Procuradoria Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior, pelo consultor jurídico do TCE, Cláudio Dantas Marinho.

Em ofícios encaminhados ao TRE e à Procuradoria Regional Eleitoral, o presidente do Tribunal, conselheiro Valério Mesquita, explica que foram organizadas duas listas, em quatro DVDs, sendo a primeira enumerada de acordo com os nomes dos gestores e a segunda em conformidade com as unidades jurisdicionadas. O presidente também informou que anexas às referidas listas estão as principais peças de cada processo ou ato que ensejou a inclusão do nome do gestor na relação. “Seguem inclusos os respectivos votos e acórdãos, certidões de trânsito em julgado, pareceres do Ministério Público de Contas, manifestações do corpo técnico-instrutivo, entre outros elementos de informações”, disse o conselheiro.

Valério Mesquita fez questão de ressaltar que cabe ao TRE o julgamento das respectivas contas. “A lista divulgada pelo TCE não se reveste de caráter de inelegibilidade, cabendo à Justiça Eleitoral a análise das circunstâncias aferidas dos requisitos previstos em lei”. Será remetido, também, até 05 de julho, novos nomes que forem incluídos numa listagem posterior.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Maior desaprovação da gestão de Micarla está na Zona Oeste

A pesquisa Consult-Sinduscon apontou que 92,3% da população desaprova a gestão de MIcarna de Souza. Mas quando se observa cada região isolada, o pior índice está na Zona Oeste. Lá, 95% desaprovarão a atuação da prefeita.

Veja números da desaprovação:

Zona Norte: 90.6%

Zona Sul: 91.4%

Leste: 91.3%

Zona Oeste: 95.9

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

SINDIFERN quer teto único para servidores estaduais; campanha será lançada na próxima quinta, 14

O Sindicato dos Auditores Fiscais do RN lança na próxima quinta-feira (14) a campanha pela implantação do teto salarial único no Rio Grande do Norte. Segundo os auditores fiscais estaduais, a fixação do teto vai representar uma economia superior a R$ 39 milhões por ano na folha de pagamento do Governo.

“O teto salarial é regra para todo o país e não deve ser diferente no caso do Rio Grande do Norte. Uma garantia prevista na Constituição Federal, Art. 37, Parágrafo 12. Aqui no Estado, a implantação do teto vai garantir segurança juridica e gerar economia de recursos que poderão ser investidos em várias outras áreas. Vamos explicar tudo na coletiva que faremos quinta-feira, às 9h, na sede do sindicato em Candelária”, explica a presidente do Sindifern, Marleide Macedo.

A idéia é acabar com o supersalários e as distorções que existem na folha de pagamento, já detectadas pela atual gestão. Desde o ano passado, o Governo instaurou procedimentos administrativos para analisar casos de supersalários entre os servidores estaduais. Levantamentos preliminares indicaram que aproximadamente 440 funcionários do Estado gozavam de condição privilegiada, com remuneração que chegava a mais de R$ 62 mil.

No âmbito do Instituto de Previdência dos Servidores do Rio Grande do Norte (IPE), na Secretaria Estadual de Saúde e até na Polícia Militar, a auditoria encontrou contracheques com salários acima do teto constitucional nacional permitido para o serviço público, que atualmente é de R$ 27,7 mil (remuneração de um ministro do Supremo Tribunal Federal). As distorções chamam tanto a atenção que na folha do Estado existe auxiliar de serviços gerais com remuneração de mais de R$ 21 mil.

Auditores apóiam PEC

Considerada uma das categorias com os maiores salários da folha, os auditores fiscais se reuniram em Assembleia e decidiram apoiar a proposta de teto do Governo com base no Artigo 37, parágrafo 12 da Constituição Federal, que limita os rendimentos com base no salário de desembargador do Tribunal de Justiça. “Mesmo que alguns colegas tenham que cortar na carne e sofrer redução salarial, entendemos que a medida é necessária para que o Governo do Estado possa equilibrar as contas, sanear essas distorções e ganhar mais credibilidade junto à sociedade. Estamos dispostos a dar nossa contribuição, em nome também da segurança juridica para todos os servidores”, destaca a presidente do Sindifern, Marleide Macêdo.

O Poder Executivo prepara a proposta de implantação do teto salarial que será enviada à Assembleia Legislativa. Para ser aprovada, a PEC deve tramitar  em dois turnos na Assembléia e ter 3/5 dos votos favoráveis dos deputados.

Opinião dos leitores

  1. Excelente materia. Somente nao acredito no ultimo paragrafo. O governo não ta preparando nada. Faz um ano, essa ladainha. Só vai na pressao. Coisa que o SINDIFERN vai fazer agora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Obras da Arena das Dunas chegam a 25,23% de conclusão dentro do cronograma aprovado pela FIFA, diz Governo

Foto: Canindé Soares

Faltando exatamente dois anos para a bola rolar na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, os preparativos para o evento na capital potiguar seguem em ritmo acelerado. A Arena das Dunas, estádio que receberá os jogos em Natal, continua com obras avançadas dentro do cronograma aprovado pela FIFA, alcançando 25,23% de conclusão do total da obra.

A nova fase da construção do estádio, a instalação dos pré-moldados, foi iniciada 45 dias antes do que estava previsto no cronograma. De acordo com o titular da Secopa RN, Demétrio Torres, durante uma obra desse tipo, é importante procurar sempre antecipar etapas, para ganhar tempo caso haja algum imprevisto.

“Nós resolvemos antecipar essa etapa de implantação dos pilares pré-moldados, que formam a base para as arquibancadas. Agora, o contorno do estádio já começa a aparecer”, destacou o secretário.

Esta semana também se comemora a finalização de uma importante fase na construção da Arena das Dunas, a conclusão da execução das estacas. Ao todo, foram 3.300 estacas instaladas, que servem de base para todo o restante da construção.

Com o avanço da etapa de implantação da superestrutura do estádio, todo o processo ganhará um novo ritmo de trabalho. No momento, cerca de 800 colaboradores que já estão na obra.

De acordo com Torres, a expectativa é de 50% do total já seja alcançado em dezembro deste ano. A Arena das Dunas será entregue em dezembro de 2013.

Opinião dos leitores

  1.         Essa arena das Dunas está bastante atrasada; sem contar as obras de mobilidade que ainda não sairam do papel. Acho que os organizadores se enganaram e pensam que o estádio é para a copa de 2018.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

93% da população natalenses desaprova a Saúde Pública

Quase 100% da população de Natal reprova a saúde pública oferecida na cidade. Foi isso o que apontou a pesquisa Sinduscon-Consult divulgada na manhã de hoje. Apenas 2,8% se mostraram satisfeitos.

Veja os números:

APROVA: 2.80%

DESAPROVA: 93.80%

SEM OPINIÃO FORMADA: 3.40 %

 

E a principal culpada, na opinião das pessoas que responderam a pesquisa, é Micarla de Sousa.

PREFEITA MICARLA: 41.3%

GOVERNADORA ROSALBA :32.1%

TODOS:  31.2%

PRESIDENTE DILMA: 3.4%

NÃO SABE DIZER: 2.7%

Opinião dos leitores

  1. Caro Bruno, eu fico ESTARRECIDO de saber que existe gente (gente ???), ainda que apenas 2,80%, que aprova o serviço de saúde pública de Natal !!!
    A não ser que este percentual abranja todos os doentes mentais desta mesma cidade…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social

Emprego e salário da indústria recuam em abril, aponta IBGE

O emprego e a remuneração na indústria recuaram em abril, mas perderam a intensidade da queda, de acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (12) na Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O recuo do emprego ocorre pelo segundo mês consecutivo ao variar -0,3% em abril, na relação com março, cuja queda havia sido de 0,4%. O valor da folha de pagamento real (descontada a inflação) também recuou, com variação de -0,5% ante queda de 0,7% em março –segunda taxa negativa consecutiva.

Na variação relativa ao emprego, houve queda mais acentuada na comparação com a abril de 2011, com variação de -1,4% –sétimo resultado negativo consecutivo nesse tipo de relação e, segundo o IBGE, o mais intenso desde dezembro de 2009 (-2,4%). O recuo no quadrimestre chega 0,9%.
Na taxa do acumulado dos últimos 12 meses, a variação é de -0,1% –o primeiro resultado negativo desde julho de 2010 e prosseguiu com a redução no ritmo de crescimento iniciada em fevereiro de 2011 (3,9%).O índice da média móvel trimestral (três meses imediatamente anteriores) registrou variação de -0,2% na passagem dos trimestres encerrados em março e abril, permanecendo com o comportamento predominantemente negativo presente desde outubro do ano passado.

FOLHA DE PAGAMENTO

O valor da folha de pagamento recuou pelo segundo mês consecutivo, na série com ajuste sazonal, e acumulando nos últimos dois meses perda de -1,1%. O índice de média móvel trimestral apontou ligeira variação positiva (0,1%) entre os trimestres encerrados em março e abril, com clara redução no ritmo de crescimento frente aos resultados de janeiro (1,3%), fevereiro (1,5%) e março (1,8%).

Na relação com abril de 2011, o valor da folha de pagamento cresceu 4,2%, 28º resultado positivo consecutivo nesse tipo de comparação. O índice acumulado no quadrimestre avançou 4,5%, acelerando o ritmo de crescimento frente ao observado no último quadrimestre do ano passado (2,8%), ambas as comparações contra igual período do ano anterior.

No acumulado dos últimos 12 meses, a folha teve incremento de 3,8%, mas perde ritmo na relação com maio de 2011 (7,3%).

Os resultados positivos com mais destaque, aponta o IBGE, foram verificadas em Minas Gerais (9,7%) e no Rio de Janeiro (13%).

Setorialmente, ainda no índice mensal de abril de 2012, o valor da folha de pagamento no total do país cresceu em 11 dos 18 setores investigados, com destaque para máquinas e equipamentos (9,4%), alimentos e bebidas (6,6%), meios de transporte (6,2%), papel e gráfica (11,6%) e indústrias extrativas (10,5%). Por outro lado, borracha e plástico (-3,2%), vestuário (-3,6%), produtos de metal (-1,9%) e calçados e couro (-3,8%) exerceram os maiores impactos negativos sobre o total da indústria.

O número de horas pagas recuou 0,8% na relação mensal e registrou queda de 2,1% na comparação com abril de 2011.

Fonte: Folha

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Fiscais da Semurb entram em greve alegando descumprimento de plano de carreira

Os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo estão de braços cruzados desde o último dia 08 de junho. Eles alegam o descumprimento do Plano de  Carreira.

Veja nota encaminhada por categoria na íntegra: 

Em greve desde o último dia 08 de junho os Fiscais Ambientais e Urbanísticos da SEMURB não entendem os motivos do descumprimento da Lei Municipal Nº 6.334, de 04 de abril de 2012, a qual prevê a implantação da primeira parcela do aumento no Plano de Carreira da fiscalização para o mês de maio de 2012.

O combinado (previsto na Lei) seria implantar 20% do valor no mês maio e o restante em janeiro de 2013. Porém nada do acordado foi cumprido por parte da prefeitura. Como pode a Prefeita descumprir uma lei sancionada por ela mesma?

Durante as negociações do Plano de Carreira, ocorridas até o mês de março de 2012, houve flexibilização dos fiscais aceitando que o reajuste fosse dado em parcelas menores para viabilizar o aumento salarial.  Todos os cálculos foram feitos e por isso a lei foi aprovada e sancionada em abril, com previsão de implantação da primeira parcela para maio.

Sabe-se que a Prefeitura está contendo despesas com pessoal alegando cumprimento das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No entanto, os cálculos para a implantação do Plano de Carreira provaram que seria possível a sua implantação, tendo em vista o impacto ser diminuto, praticamente irrisório na primeira parcela, tanto é que a Prefeitura sequer alegou a LRF. A Prefeitura não justificou a não implantação do Plano dos fiscais, simplesmente descumpriu uma lei.

Muito embora nada tenha sido alegado, verifica-se que a Prefeitura suspendeu algumas gratificações sob a justificativa de conter despesas. Por outro lado, contraditoriamente à suspensão de algumas gratificações, observa-se, ao mesmo tempo, a concessão de aumentos de outras gratificações, como é o caso previsto na Lei Nº. 360/2012, publicada no Diário Oficial do Município de 05/06/2012, página 09. Isso prova que a LRF não impede a implantação do Plano de Carreira dos Fiscais da SEMURB.

A Greve tem tempo indeterminado, mas os fiscais mantêm 30% do efetivo trabalhando. Sem a Fiscalização Ambiental e Urbanística da SEMURB, vão se multiplicar as invasões de área pública, o aumento da poluição, principalmente a sonora, a ocupação irregular nas áreas públicas, bem como as irregularidades na execução das centenas de obras que ocorrem pela cidade.

Opinião dos leitores

  1. Vejam a seguir o quadro comparativo do aumento a ser
    dado: Vejam que o resultado final é o mesmo R$ 1.968, e mesmo assim a Prefeitura não quer implantar o plano.  A diferença está apenas no salário base, pois o aumento dado R$ 205,60 é
    deduzido da VICT (714 – 205.60 = 508,40). Para os fiscais a diferença é importante
    para contar na aposentadoria e para a Prefeitura os custos são insignificantes.

    TABELA COMPARATIVA DO REAJUSTE DOS
    FISCAIS DA SEMURB

    ATUAL
    = 1.254

    VICT ATUAL =
    714

    VENCIMENTO + VICT = 1.254 + 714 = 1.968

    APÓS REAJUSTE
    = 1.459,60

    VICT APÓS REAJUSTE = 508,40

    VENCIMENTO + VICT = 1.459,60 + 508,40 = 1.968

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Micarla de Sousa lidera rejeição com 82,5%, aponta Sinduscon-Consult

Já quando o assunto é o pleito para prefeito deste ano, quem está na frente é Micarla de Sousa. Pelo menos, quando o critério é rejeição.

A atual prefeita de Natal, de acordo com a pesquisa Sinduscon-Consult, teve rejeição em 82,5% da respostas.

Veja os números da pesquisa  sobre rejeição (resposta múltipla):

Micarla de Sousa 82,5 %

Fernando Mineiro 20,8%

Rogério Marinho 14,6%

Hermano Morais 14,5%

Carlos Eduardo 5,2 %

Todos 8,6%

Não sabe 5,5%

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Licença maternidade de 120 dias vale também para mães adotivas

Uma decisão da justiça federal de Santa Catarina favoreceu todos os casais que querem adotar uma criança. Agora, a licença maternidade de 120 dias vale para todas as mães adotivas, independentemente da idade da criança.

A determinação da justiça vale para todo o Brasil. O INSS também terá que prorrogar o benefício das mães que já estão de licença. A multa em caso de descumprimento será de R$ 10 mil por

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Mais da metade dos homens e mulheres do Brasil estão solteiros

Hoje é Dia dos Namorados. Muita gente vai trocar presentes e beijos, mas uma pesquisa do IBGE revela um número impressionante sobre os solteiros do Brasil. 52% das mulheres no Brasil estão solteiras. E entre os homens o percentual sobe para quase 60%:
O estado com a maior proporção de solteiros é o Amapá: 77% dos homens e 74% das mulheres. O lugar onde elas têm mais chances de arrumar um namorado é o estado de São Paulo. Pelo menos é o que mostram os números. São 500 mil solteiros a mais.

Para quem analisa o comportamento humano o número de solteiros vem crescendo pelas mudanças na sociedade. Principalmente a maior independência das mulheres.

“Em alguns momentos elas têm mais critérios, são mais exigentes. Por outro lado, para alguns homens isso também assusta, porque a independência muitas vezes se torna um problema”, comenta a psicóloga Patrícia Piazzon.

Fonte: Bom Dia Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *