Diversos

Pais denunciam “doutrinação” anti-temer em crianças na UFRN, destaca reportagem

destaque_padraoGRAVE. Pais de crianças que estudam no Núcleo de Educação Infantil (NEI) da UFRN denunciaram ao Portal Agora RN que professores da instituição estão usando os alunos para fazerem protestos contra o presidente Michel Temer.

De acordo com um dos pais que ficou revoltado com a atitude dos profissionais do NEI, as professoras pediram para as crianças fazerem desenhos do presidente para usar em protesto.

Confira reportagem completa aqui

Opinião dos leitores

  1. Por favor, estou assistindo pela TV Senado, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte presidida pela Senadora Fatima Bezerra. Estou perplexo com os argumentos CONTRA o Projeto da "Escola sem Partido", PROJETO ESTE QUE EU APOIO. Ouvi a tentativa de defesa de uma professora da NEI/RN ( infelizmente, esqueci-me do seu nome) ao negar a não doutrinação de crianças. A professora ao argumentar que não teve nenhuma ingerência sobre seus alunos infantis sobre a PEC 241 e agora sobre a PEC 55, MENTIU !! MENTIU PORQUE DISSE QUE SEUS ALUNOS INFANTIS EXPRESSARAM UMA OPINIÃO ESPONTÂNEA VINDA DE CASA E DA COMUNIDADE. GOSTARIA DE SABER SE EXPLICARAM ÀS CRIANÇAS QUE A PEC 241/ PEC 55 SÓ EXISTEM PORQUE O "TIO LULA" E A "TIA DILMA" ROUBARAM AS VERBAS PÚBLICAS DA NAÇÃO EM PROVEITO PRÓPRIO ???? POR ISSO, O PAÍS CHEGOU AO FUNDO DO POÇO E PRECISA DE MECANISMOS COMO A PEC 241, ATUAL PEC/55, PARA TENTAR SAIR DO PÂNTANO QUE O TIO LULA E A TIA DILMA, COM OS SEUS APANIGUADOS BENEFICIADOS COM ESSE PROJETO CRIMINOSO DE PODER, QUE SE INSTALOU NO BRASIL, FIZERAM AO POVO ??? DEIXEM DE SER HIPÓCRITAS !! GRAÇAS A DEUS, FORAM DEFENESTRADOS E, SE DEUS QUISER, NUNCA MAIS OCUPARÃO O PODER CENTRAL DO NOSSO PAÍS VERDE E AMARELO. CHEGA DE MENTIRAS !!!!!!

  2. Enquanto eu pedindo a Deus para que minha filha seja sorteada. Por que sei lá ela vai te um ótimo ensino. Mas vá da tudo certo

  3. NOTA DE APOIO AOS PROFESSORES DO NEI/CAp/UFRN
    Que escola é essa?
    Que escola é essa onde se toca uma música infantil ao invés de uma sineta para sinalizar que está na hora de ir para a sala de aula?
    Ah, essa é a escola que valoriza a música como atividade lúdica e por isso dá vez à lira ao invés do toque unilateral da sineta. Isso se chama sensibilidade;
    Que escola é essa em que os professores e professoras, atentos aos saberes das crianças, promovem com elas a escolha do tema de pesquisa e meu filho chega em casa e comenta: “Mamãe, o tema das árvores não passou, só teve dois votos” (este era o tema que ele sugeriu). E continua: “os morcegos e as borboletas ficaram empatados e hoje vamos fazer nova votação para escolher qual tema vai ganhar”.
    Ah, essa é a escola em que se ensina a criança que podemos decidir coletivamente e que devemos respeitar a decisão da maioria quando o nosso voto é vencido. Isso se chama Democracia;
    Que escola é essa que diariamente promove um momento de relaxamento e meu filho chega em casa me ensinando como respirar melhor?
    Ah, essa é a escola que considera que as crianças têm corpo e que este corpo precisa relaxar e a mente precisa se acalmar. Isso se chama aprender o autocontrole;
    Que escola é essa que convida os escritores para contarem as estórias e promoverem oficinas de leitura e escrita com as crianças?
    Ah, essa é a escola que considera a leitura e a escrita como práticas sociais de linguagem e que estão nos livros porque antes estão em nós, seres que convivem em permanente diálogo. Isso se chama interação;
    Que escola é essa que promove o ensino de Língua estrangeira, dança e música, sem deixar de ensinar os conteúdos necessários ao conhecimento das linguagens convencionais?
    Ah, essa é a escola que considera e respeita que somos seres múltiplos e com muitas potencialidades a serem exploradas. Isso se chama pluralidade cultural;
    Que escola é essa que, em cada sala de aula, acolhe ao menos uma criança com necessidade especial de aprendizagem?
    Ah, essa é a escola que respeita e compreende que todas as pessoas têm direito à educação de qualidade. Isso se chama inclusão;
    Que escola é essa em que, além de prepararem semanalmente os seus planos de trabalho, a cada mês, os professores param para estudar e planejar coletivamente o processo de ensino e aprendizagem?
    Ah, essa é a escola que considera que sempre nos formamos uns com os outros e que a constante troca de saberes e planejamento conjunto faz com que o trabalho tenha continuidade, conformidade e evolução. Isso se chama formação continuada;
    Que escola é essa que sempre dialoga com os pais, estando permanentemente aberta para ouvir sugestões e críticas?
    Ah, essa é a escola que considera a família o pilar mais estruturante da formação da criança e, por isso, sempre dialoga com essa família. Isso se chama respeito;
    Que escola é essa que não confunde ser professor com ser babá?
    Ah, essa é a escola que compreende e respeita o trabalho das babás, mas compreende que na escola os nossos filhos vão para vivenciar a escolarização do conhecimento e para se tornarem sujeitos capazes de pensar e ser responsáveis por seus atos. Isso se chama autonomia e responsabilidade pessoal;
    Que escola é essa que tem tanto espaço para as crianças brincarem e que os professores fazem, a cada bimestre, um relatório individual de cada criança, abordando as várias fases do desenvolvimento delas?
    Ah, essa é a escola que compreende que a criança se constitui no brincar e que cada um é diferente do outro. Isso se chama respeito às singularidades da infância;
    Que escola é essa que também é laboratório?
    Ah, essa é a escola que abre espaço para a formação de outros professores, pois é sabedora do seu papel de coformadora de novos professores, respondendo à sociedade a tarefa que lhe foi conferida. Isso se chama escola-modelo;

    Que escola é essa que respeita tanto as crianças, que separa um tempo para explicar-lhes por que, em um dia em que deveria ter aula, essa aula não ocorrerá na escola, mas na rua?

    Sim, essa é a escola que foi às ruas no dia 22 de setembro de 2016, convidou os pais a participarem do ato em defesa da educação pública e de qualidade. A escola, já sofrendo com cortes de verbas, não pode e não deve se isentar de mostrar à comunidade a sua real situação. Sim, professores e pais foram às ruas em defesa do Núcleo de educação da infância – NEI/CAp/UFRN – e nisso não há doutrinação, estimados natalenses e potiguares, nisso há responsabilidade e compromisso com a educação de qualidade das crianças que estudam no NEI. Nesse sentido, vimos a público defender essa escola, o NEI, e repudiar as afirmações levianas que foram feitas em blogs locais contra os professores, bem como denúncias feitas por alguém que não compreende que a escola não se sustenta no vazio, mas ela precisa necessariamente de verbas públicas para se manter e, ameaçada como está pela PEC 241, só resta, aos professores, com total apoio dos pais, bradar nas ruas e mostrar a nossa indignação.

  4. NOTA DA DIREÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE APOIO AOS DOCENTES E GESTORES DO NEI/CAP/CE/UFRN

     

    A Direção do Centro de Educação da UFRN vem a público declarar seu apoio e solidariedade às equipes de professores e gestores do NEI/CAp que, há 37 anos, realizam um trabalho de qualidade social inestimável, educando com liberdade, integridade e respeito os filhos e filhas da sociedade norte-rio-grandense.

    O NEI/CAp tem primado por uma sólida formação científica, ética, estética, política e social dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, adotando uma metodologia pautada no diálogo, na participação e no debate democrático e transparente com os pais, respeitadas as singularidades do desenvolvimento cognitivo e socioafetivo dos alunos.

    A equipe docente participa, também, de ações de formação continuada com um número expressivo de docentes das redes públicas estadual e municipais, bem como em cursos de formação inicial de licenciaturas e de bacharelado, como Colégio de Aplicação, em estágios supervisionados, monitoria e acompanhamento em componentes curriculares que garantem a relação entre a teoria e prática na formação dos educadores.

    A Gestão Administrativa e Pedagógica da Escola sempre atuou com responsabilidade e lisura na condução do trabalho, em especial as atuais gestoras, professoras Teresa Medeiros e Keila Barreto, que exercem atividades de articulação e de acompanhamento do trabalho com muita responsabilidade, pautadas nos princípios éticos e organizacionais do serviço público.

    Em todos esses espaços e tempos, o NEI/CAp jamais foi acusado de nenhuma incorreção ou condução inapropriada do seu trabalho, sendo sempre amplamente reconhecido como uma escola inovadora e de qualidade social e pedagógica. Assim, repudiamos as acusações sobre supostas práticas abusivas imputadas aos docentes e gestores da escola, declarando nosso total e incondicional apoio às pessoas que estão sendo publicamente agredidas e desrespeitadas nos seus direitos como profissionais e cidadãs. Estamos juntos na luta por uma educação de qualidade social. SOMOS TODOS NEI/CAP.

     

    Márcia Maria Gurgel Ribeiro e Jefferson Fernandes Alves – Direção do CE/UFRN

  5. A UFRN, faz tempo, virou berçário de petralhas. Querem transformar as crianças em petralhinhas e para isso usam uma escola que deveria focar unicamente em ENSINAR.
    Por acaso a escola perguntou aos pais das crianças se aceitam que seus filhos sejam doutrinados para apoiar a quadrilha do PT?
    Se querem mesmo dar um entendimento crítico porque será que não fazem nada para formar cidadãos combatentes da corrupção? Sim, porque graças a ela a própria UFRN/NEI fica sem recursos financeiros.
    Eles não querem formar alunos que pensam. Querem formar zumbis vermelhos.
    Se um neto meu receber qualquer lavagem cerebral tendente a formar um futuro maconheiro comunista, a coisa muda de tom e o professor pode se preparar para um processo.

    1. é fácil criticar maldosamente uma instituição como a UFRN conhecendo-a somente através de reportagens de um blog, sempre defenderei a universidade pois é a única alternativa, ao meu ver, de mudança do nosso futuro através de uma contribuição consistente na indústria e mercado, ação que no qual a UFRN está pronta para realizar.
      Se o senhor leu a reportagem pôde perceber que o NEI pediu autorização dos pais para os filhos participarem deste protesto, segundo, o protesto foi contra a PEC 241, que ameaça a existência do próprio NEI, e não contra Temer, o que foi dito pelo relato de pais.
      Se o senhor chama essa ação e rotula os autores de "petralhas", "comunistas", "maconheiros", "zumbis vermelhos". Por esse relato poderia rotular também o senhor de "coxinha", "tucano", "apoiador de ditadura", "torturador", "zumbi das escolas militares", "golpista", mas eu não posso fazer isso Sr. Helio eu não conheço o senhor e mesmo se conhecesse não o poderia julgar dessa forma pois é leviana.
      Não podemos ter essas atitudes por conta de "relatos", assim como o "relato" de uma "leitora" na semana passada dizendo que foi agredida e ameaçada por militantes, sendo isso amplamente compartilhado, entretanto sem nenhuma comprovação.

    2. Antônio não critico maldosamente a UFRN não.
      Se você, assim como eu, não dever nada a citada Universidade perceberá que aquela instituição que ajudou a formar uma sociedade produtiva, proativa e responsável morreu.
      Hoje, principalmente no setor de Humanas, e isso é notório, a UFRN forma zumbis bovinos de esquerda. Há setores da Universidade alvo de piadas quando o tema é consumo de maconha.
      A eleição para reitor criou escravos desses alunos. Ou o candidato se pinta de vermelho e se veste de "moderninho", e isso no ambiente deles quer dizer ser complacente com vandalismos, favorável a liberação das drogas e "policifóbico" (ódio a policiais) ou não se elege, quiçá consegue se candidatar.
      Considerando que esgotou a "fabricação" de maconheiros zumbis da esquerda já que os jovens estão preferindo trabalhar e ganharem a vida do que ficar tomando cachaça em manifestação de partidos acolhedores de ladrões, ficam com essa doutrinação covarde, querendo fomentar a ideologia petista desde tenra idade.
      Os profissionais que executam uma ideia dessa sequer merecem o rótulo de chorume. Deveriam ser punidos severamente. E o seriam se a UFRN não tivesse perdido o traço de responsabilidade social e o restante da moral que sempre ostentou.
      Quem são esses doutrinadores do lixo para dizer a meu neto, por exemplo, que fulano é ruim e que Jesus reencarnado é beltrano?
      Criar pensadores não é dar uma única visão de mundo.
      E mais: você e sua laia são tão desnutridos de argumentos que acham que por ser contra o PT sou a favor do PSDB ou demais partidos.
      Não tenho ladrão de estimação! Quem tem são vocês!
      Não voto, nem nunca votei no PSDB, DEM ou assemelhados.
      Abraço fraterno.

  6. o mais engraçado da repercussão da "reforma" no ensino, é que ela foi proposta pela Dona Dilma… rsrsrs até aí tudo bem, agora quando foi o "golpista" Temer que colocou em prática, BUUUM!
    o PT já está mostrando o que sabe fazer de melhor (depois de roubar), ser Oposição…
    na melhor tática do "quanto pior, melhor e que se exploda o povo brasileiro!"
    o partido que foi contra a Constituição, o Plano Real, a Reeleição etc.
    o Brasil tem que ficar atento a essa onda de mentiras e boatos que essa quadrilha legalizada está espalhando e espalhará pra tentar desestabilizar o governo atual.

  7. O "grave" realmente foi sensacional.
    O vídeo critica a PEC 241 e isso foi avisado mediante autorização dos pais, é uma luta dos próprios pais, no caminho de cortes que vai o NEI deixará de funcionar em 2 anos, sendo a melhor escola de ensino básico do Natal. A UFRN forma pensadores críticos sim, e não bacharéis zumbis, essa formação crítica tende para ambos os pensamentos políticos, pesquisar e estudar sobre determinado assunto antes de se formar a opinião é o que é incentivado, ao invés de ficar balburdiando, comentando "frase pronta" e parafraseando Reinaldo Azevedo.
    O colégio Neves, aqui de Natal incentivou seus alunos a produzir material para os protestos daquele ano, mostrando o momento do país e incentivando o pensamento crítico, não vi nada na imprensa sobre isso.
    Quem votou em Dilma votou em Temer sim, entretanto ao assumir ele traiu o plano de governo para o qual foi eleito, isto é uma traição para com seus eleitores e como Brasil.

    1. Concordo no fato de que as crianças precisem se interessar por politica, porém o ocorrido no NEI se torna um problema no momento em que os professores passam a incentivar os seus alunos (crianças) a fazerem desenhos em forma de protesto contra Temer, que tenho certeza que essas crianças não tem entendimento do cenário da política atual do nosso país para tomar uma posição sobre o assunto. E a escola deve incentivar o interesse na política e não na politicagem, incentivar o estudo das ciências políticas para que essas crianças passem no futuro a defenderem o representante de seus ideias seja de "esquerda ou direita".

    2. Realmente Aninha, se for comprovado o direcionamento das crianças nesse sentido a instituição deverá investigar e punir os responsáveis, lembrando que até agora foram relatos de alguns pais, ou talvez só de um, é necessário se ter cautela, cautela essa que não tem os" julgadores de plantão".

  8. Ora vão mora na Síria. Ou tirem as crianças. Do Nei. É coloquem no CEI . FORA TEMER GOLPISTA.

    1. Carlão, se ligue com o Uber e deixe assuntos mais inteligentes para os outros. Ah, e cuidado porque o MP tá de olho na sua placa vermelha viu? (sem nenhum trocadilho amigo)

  9. A escola é custeada com o dinheiro da sociedade, do contribuinte, jamais deve servir a interesse de categorias que usam cargos públicos para a politica partidária. Devem ser denuciados ao MPF #escolasempartido

  10. Profissionalismo pra quê, se eu sou concursado??? Covardia da moléstia!!! Depois tem quem ache ruim privatizar esses lixos. Quero ver fazer isso em empresa privada! Menos Estado pelo amor de Deus! A gente se matando de pagar imposto p sustentar esse povo politicando. N cabe uma denúncia formal não?

  11. É por isso que esses "professores" são contra a reforma do ensino. De matemática e português sabem pouco ou quase nada, mas adoram doutrinar criancas e adolescentes.

  12. Os idiotas coxinhas e os "paizinhos" tb coxinhas das crianças sabem o que o projeto 241 dos golpistas pretendem fazer com o NEI? Com certeza nao. A que ponto chegamos. Coxinha reclamando dos professores que defendem escola boa e de graça para eles. É o fim do mundo. Até que ponto o ódio cega esses idiotas.

    1. Absurdo! Os professores não tem o minimo direito de fazer isso com as crianças, gente ..pelo amor de Deus acordeeem!!! São crianças que pouco sabem oque se passa com país. Independente de ser um "Fora Temer" ou "Fora Dilma", isso é de fato um absurdo, e fere sim a imagem do NEI. Professores façam sim seus protestos contra oque vocês acreditam que não representa vocês, mas usar as crianças para expor seus próprios ideais é uma falta de ética sem tamanho!

  13. Há muito tempo que esta universidade deixou de ser instituição voltada para a formação acadêmica. Aquilo não passa de um antro recheado de acéfalos, maconheiros ,depravados sexuais e intelectuais. O pior de tudo é que está infestado de comunistas para todos os lados na educação pública e privada. É preciso uma faxina geral no corpo docente.

  14. Eu vi o vídeo e não achei nada demais. Eles questionam o projeto 241. Nao vi partidarismo nisso. Mas parece que daqui para frente vai ser baixar a cabeça e trabalhar. 12 horas por dia até morrer. Sem criticar, sem questionar e sem reclamar. Vamos que vamos.

    1. Eiiiiiiii, basta que estes professores que se sentem incapazes, e que devem o cargo a um partido, darem a carga horaria pra que foram contratados. Professor contratado para da 20 horas por semana da 8 horas e ai vai. O medo é de ter de trabalhar. Votaram em Temer e agora estão temendo. Bando de incopetentes. Vão trabalhar kkkkkkkkk

  15. Esses abestalhados petistas. Eita povinho sem futuro. Uma corja de ladrões e essa canalha ainda nessa de golpe. Só no Brasil!!!!!!

  16. Pra variar,tinham que ser os "politizados" da UFRN, com seus espíritos de esquerdinha revolucionária. Como não tem mais governo petista no comando, o jeito é apelar pra tentar formar crianças em novos miliTONTOS pra defender a causa. Mas daí eu pergunto: que causa seria essa, seus socialistas de araque?!

  17. quetionar um governo que surgiu de um golpe não é doutrinações, doutrinação é continuar achando que foi "natural" o processo político ocorrido. Já foi o tempo que escola produzia zumbi…. Procurem outra alternativa porque essa já se venceu.

    1. NATURAL FOI QUEBRAR O PAIS, DEIXAR MILHÕES SEM EMPREGO, MENTIR, ROUBAR E MATAR! TE FODE FERNANDO ROCHA!

  18. Se os pais estão incomodados, porque não tiram as crianças do NEI e matriculam no CEI?

    Fora Temer!

    1. Doido pra pegar essa boquinha hein? Mas que votou mesmo em Temer? Ele era vice de quem mesmo? kkkkkkkkkk… Esquerdopatas nunca mais!

    2. seria melhor colocar esse povo pra fora do serviço publico. apologia a criminosos é crime.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

CBF diz que não há previsão de paralisação das outras divisões do Campeonato Brasileiro; entenda

Foto: Fluminense-PI

Ao contrário do que foi definido como relação à Série A, não há uma previsão de paralisação das outras três divisões do futebol nacional em razão da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul.

Procurada pelo ge, a assessoria de imprensa da CBF explicou que o adiamento da 7ª e 8ª rodadas da Série A só ocorreu após pedido feito por 15 dos 20 clubes da competição. Apenas Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo não defenderam a paralisação.

Sendo assim, a decisão de paralisar as outras divisões só ocorrerá se também houver uma solicitação da maiorias das equipes. Algo que, até agora, não aconteceu.

A Série B não conta com times gaúchos. Já a Série C tem um cenário idêntico ao da Série A, uma vez que três dos 20 clubes são do Rio Grande do Sul.

Entre eles o Caxias, da mesma cidade do Juventude. Os outros são Ypiranga, de Erechim, e São José, de Porto Alegre. Com isso, apenas os jogos envolvendo essas três equipes estão sendo adiados.

Por fim, na Série D, três dos oito times da Série A8 são gaúchos: Avenida, de Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo e o Brasil, de Pelotas. Todos também vêm tendo seus jogos adiados.

ge

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

VÍDEO: Jornalista da GloboNews é criticada por comparar perdas no RS a roubo de suas joias

Foto: Reprodução/GloboNews

A jornalista Eliane Cantanhêde está sendo criticada por usuários das redes sociais por comparar o roubo de suas joias em 2023 com as perdas das pessoas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

“Você se põe na posição dessas pessoas que perderam tudo. Roubaram as minhas joias no Natal de 2023. Foi doloridíssimo. Eu fico imaginando quem perdeu tudo, a sua casa. Imagina uma pessoa que deu um duro danado para comprar uma geladeira, um fogão, a sua cama, e não tem mais nada, a casa está debaixo de água”, disse Cantanhêde ao vivo na GloboNews.

Assista:

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Wendel Lagartixa é denunciado e se torna réu na Bahia

Foto: Reprodução/Instagram

O policial militar reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida, popularmente conhecido como Wendel Lagartixa, foi denunciado e se tornou réu em ação penal na 3ª Vara Criminal de Vitória da Conquista nesta quarta-feira (15). O juiz Leonardo Coelho Bomfim determinou que a defesa de Lagartixa deve apresentar resposta à acusação em até 10 dias.

“Diante da presença dos requisitos legais de admissibilidade, bem como da prova da materialidade e dos fortes indícios de autoria, constantes do procedimento nº 8009131-59.2024.805.0274 em apenso, recebo a Denúncia ofertada e determino que o réu seja citado para apresentar resposta à acusação no prazo de 10 (dez) dias”, definiu o juiz.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Alguém diga pra esse vagabundo que rapadura é doce mas não é mole, água demais mata a planta, assobiar demais espanta o passarinho E um dia a conta chega!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Nilda desafia Justiça Eleitoral usando carros de som e fazendo comícios nas ruas de Parnamirim, durante período de pré-campanha

A pré-candidata Nilda (Solidariedade) continua apostando no uso de carro de som para anunciar e convocar a população em geral para movimentações políticas em espaços abertos pelas ruas de Parnamirim. Além disso, a pré-candidata monta estruturas com palco, telões, tendas e som, no meio das ruas, tal qual um comício, para se apresentar aos eleitores como pré-candidata, falar sobre os problemas da cidade, o que ela quer de mudanças para Parnamirim e ainda ressalta que espera contar com o povo.

“Sinto-me honrada em poder ser pré-candidata a prefeita dessa cidade. Eu sei que o desejo de cada um de vocês não é diferente do meu. Nós queremos mudança. Nós queremos uma Parnamirim acolhedora. Nós queremos uma Parnamirim com os serviços públicos bons, eficientes. E é por isso que nós estamos aqui, gente. Porque nós sabemos que com vocês nós vamos construir a mudança que o povo de Parnamirim precisa e tem direito”, discursa Nilda no palco.

Na terça-feira (14), a mobilização política foi na Rua Bela Vista, Passagem de Areia. Nesta quarta-feira (15), o ato ocorreu na Rua Trairi, próximo à Churrascaria Canaã, onde ela reforçou: “todos vocês são fundamentais para a concretização do nosso projeto. Juntos nós vamos dar um basta nas coisas erradas de Parnamirim”.

A legislação é clara ao proibir o uso de carro de som para anunciar e convocar a população em geral para atos de pré-campanha, reunindo eleitores em locais abertos, em período vedado, para antecipação de campanha. O pré-candidato tampouco pode fazer comícios em locais públicos para apresentar plano de governo, em período vedado.

A justiça ainda considera propaganda antecipada o uso de “palavras mágicas” com pedido indireto de votos. No caso de Nilda, como pré-candidata de oposição ao atual prefeito, ela tem usado com frequência termos como: “com vocês nós vamos construir a mudança que Parnamirim precisa e tem direito” e ainda: ”vocês são fundamentais para concretização do nosso projeto”.

Opinião dos leitores

  1. A esquerda pode tudo! Lula pediu votos pra Boulos em São Paulo e agora Nilda fazendo comícios antecipado em Parnamirim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Julgamento da cassação do mandato do senador Sergio Moro começa hoje no TSE

Foto: GERALDO MAGELA/AGÊNCIA SENADO

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) começa a julgar nesta quinta-feira (16) ações que pedem a cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). O tribunal também reservou mais um dia para a conclusão do julgamento de Moro, em 21 de maio. Os processos, analisados em conjunto, apontam abuso de poder econômico, uso de caixa dois e utilização indevida de meios de comunicação durante a pré-campanha eleitoral de 2022.

Na prática, o julgamento iniciará com a leitura do relatório. Depois, as defesas de Moro e de acusação se manifestam. Na sequência, o Ministério Público Federal apresenta parecer e o julgamento prossegue com o voto do relator. Em seguida votam os demais ministros.

O julgamento de Moro no TSE abrirá precedente sobre a atuação da Justiça Eleitoral quando houver gastos de candidatos no período anterior à campanha eleitoral.

R7

Opinião dos leitores

  1. O ex – paladino da justiça, que dormiu juiz e acordou ministro.
    Pilantra!
    Um dos maiores encantadores de jumentos da atual história política desse país (só perde pro canalha fascista – jumento mor)
    Tua hora vai chegar!
    Só dessa tua máscara de “bom moço” ter caído por terra tua história política está sepultada.
    Fosse incumbido de tirar Lula da disputa pela presidencia e no outro dia aceitou o cargo de ministro mas a corja direitopata é tão fanaticamente burra que não conseguiu enxergar o óbvio!
    Mas a justiça tarda mas não falha e vingança é um prato que se come frio, marreco!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

WHEY ANTIRRESSACA: Cientistas criam gel que neutraliza danos do álcool

Foto: Getty Images

 

As bebidas alcoólicas são comuns na realidade brasileira. Presentes em momentos festivos ou no dia a dia, elas tornaram-se parte importante de eventos e celebrações. Para aqueles que exageram na dose, porém, os efeitos da temida ressaca não são nada agradáveis: sintomas como dor de cabeça, boca seca e estômago sensibilizado costumam aparecer.

E tem como resolver? De acordo com pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich), dá para ter esperança que sim.

Eles produziram, com sucesso, um composto a partir das proteínas do leite junto a nanopartículas de ouro para deter a intoxicação alcoólica em ratos. O resultado foi publicado na revista científica Nature Nanotechnology. Durante o experimento, os cientistas reduziram em 40% os níveis de álcool no sangue em ratos (e isso em apenas 30 minutos).

A criação consiste em transferir a degradação do álcool do fígado para o trato digestivo. Dessa forma, a formação do acetaldeído — metabólito tóxico responsável pela ressaca — não é produzida, diminuindo a sensação ruim da ressaca.

É válido frisar que o ideal, para manter a saúde em dia, é evitar esse tipo de bebida. E, se for beber, lembre-se de ter moderação e de ingerir água entre uma dose e outra.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Eita, a corja direitopata, principalmente os alienados evangélicos, agora vai dizer que os Suíços estão fazendo experiencias com os humanos através desse produto !!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOS RS

Inundação em Porto Alegre deve durar pelo menos mais 10 dias, mostra levantamento

Foto: Reprodução

Um levantamento permanente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul aponta que a cota de inundação do rio Guaíba na cidade de Porto Alegre deve continuar superada pelo menos até o dia 25 de maio. O monitoramento sugere que os quatro metros de altura sigam superados até pelo menos a terça-feira da próxima semana, dia 21 de maio.

A cota de inundação do Guaíba é de três metros. Na primeira onda de subida, a medição bateu 5,33 metros no dia 6 de maio. Nesta terça-feira (14/5), durante a segunda onda de cheias, ele bateu 5,25 metros às dez da noite. A expectativa, no entanto, era de que o rio pudesse até superar a marca mais alta, chegando a 5,5 metros. A projeção da Defesa Civil estimava até 5,6 metros.

Entre as oito da manhã e as oito da noite desta quarta-feira (15/5), o rio Guaíba desceu 11 centímetros, hora a hora, travando trajetória descendente e ajudando a aliviar as autoridades que lutam para a cheia ser aliviada a cada dia mais rapidamente, ajudando cidades como Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul e Canoas a retomarem sua vida normal.

Na enchente de 1941, que havia sido a mais severa da história do estado do Rio Grande do Sul até agora, o rio Guaíba bateu 4,76 metros e demorou 31 dias para baixar ao estado normal.

Pedro Duran – CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Com a palavra os parlamentares gaúchos que desviaram a verba destinada as ações anti enchente para outros fins!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Demora em obras na BR-304 prejudica economia potiguar

Foto: Divulgação

A demora em entregar uma resolução mínima para o problema do bloqueio na BR-304 segue causando dores de cabeça para diversos setores da economia potiguar. A via foi interditada no início de abril, quando uma enxurrada derrubou a ponte sobre um rio, na altura do km-203. Inicialmente, o prazo para a finalização de desvio às margens da BR, em um trecho que fica entre Lajes e Caiçara do Rio do Vento, era de 15 dias, mas em razão da continuidade das chuvas na região, o prazo foi adiado.

O Dnit informou que vai concluir a implantação do desvio “nos próximos dias”. Já a recuperação da via deve levar até um ano para ser finalizada. Sem solução, a economia arca com os prejuízos.

Na indústria, várias cadeias são afetadas, mas setores ligados à construção civil, como as cerâmicas e o segmento de material de construção em geral, além de alimentos e bebidas, estão sendo bastante penalizados, de acordo com o presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), Roberto Serquiz. Ele diz que não há uma estimativa dos prejuízos financeiros, mas ressalta que os problemas são variados.

“Nós temos constatado um aumento de custo em produtos que têm uma ligação direta com o cotidiano, com uma influência no custo de produção e na qualidade de vida das pessoas”, aponta.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Pimenta mexe no celular durante fala de Lula e recebe cutucão de Janja

Imagens: Canal Gov

O recém-escolhido ministro extraordinário da reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta (PT) teve a atenção chamada pela primeira-dama Janja. Ele mexia no celular durante a fala do presidente Lula em ato em São Leopoldo, maior município governado pelo PT no estado.

Janja cutucou Pimenta, por cima de Luis Roberto Barroso, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), sentado entre ambos. O ministro guardou o celular e voltou a acompanhar o discurso de Lula.

O presidente foi à cidade que fica a cerca de 35 km de Porto Alegre e um dos mais afetados pela tragédia.

O Palácio do Planalto escolheu Pimenta, que comandava a Secom (Secretaria da Comunicação), para a função extraordinária criada para coordenar as medidas de apoio ao estado. A função foi definida após a reação à tragédia ter se tornado um problema no governo.

O evento foi marcado por gritos da plateia geralmente usados em campanhas petistas e por elogios a Pimenta, que também é potencial candidato a governador em 2026.

 

Opinião dos leitores

  1. Já estou ficando com raiva, quem manda nesse negócio é LULA o cara que votei ou essa zarolha rampeira? É muita liberdade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *