SIGNIFICATIVO: Parnamirim registra redução de 39,4% nos índices de violência

Foto: Divulgação

O município de Parnamirim registrou redução de 39,4% nos índices de Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs) entre 2018 e 2019. As CVLIs englobam crimes como homicídio, lesões corporais seguidas de morte, latrocínio e feminicídio.

Os dados divulgados pelo Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (Obvio) e pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal (Coine) evidenciam uma redução numérica de 106 CVLIs no período de janeiro a outubro de 2018 para 66 no mesmo período de 2019.

De acordo com o levantamento, todas as áreas administrativas do município registraram queda nas estatísticas da violência, sendo o Litoral Sul com a maior redução percentual, 81,3%, seguido da área leste, com redução de 21,1% e da área Oeste, com 41,8%.

Entre as tipificações de crimes, a maior redução foi nos casos de homicídios, que registrou uma queda de 78 em 2018 para 40 em 2019, representando um percentual de 48,7%. Os casos de lesões corporais seguidas de morte também apresentaram redução, registrando taxa percentual de 9,1%.

Os índices de redução da violência no município, evidenciam os esforços da administração pública municipal em desenvolver ações efetivas de combate à criminalidade. Para o prefeito Rosano Taveira, o caminho para combater a violência é a associação do policiamento ostensivo com políticas públicas voltadas para a prevenção. “É o que temos feito em nosso município, prevenindo desde a base e combatendo a violência nas ruas”, destacou.

Seguindo essa mesma linha de pensamento, o Secretário de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana, Marcondes Pinheiro dedica o resultado positivo da pesquisa às ações e programas sociais desenvolvidos pelo Prefeito Taveira.

“Com os esforços da gestão temos muitos agentes de segurança circulando na cidade, assim como a Guarda Municipal, a Central de Monitoramento e a Iluminação toda em LED, que nos faz confundir a noite com o dia, tamanha sua eficiência. O fato de o Prefeito ser um militar nos ajudou muito no foco desses investimentos. Estamos avançando também na segurança e o trabalho não pode parar”, disse

Outras ações com o objetivo de reforçar a segurança em Parnamirim também foram executadas como o recebimento de viaturas da Polícia Militar e a intensificação das ações da Ronda Escolar, ambas através de parceria com o Governo do estado.

Outro importante fator no combate à violência é a criação da Guarda Municipal. A atuação do órgão vai ajudar a cidade através da proteção ao patrimônio público.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Cigano Lulu disse:

    A violência em Parnamirim reduziu, foi?
    Isto lembra a famosa Velhinha de Taubaté:
    – Meu fi, conte uma história qualquer que eu acredito. Eu acredito em tudo…
    Com todo esse humor irônico, ainda assim a coitadinha era sempre mal interpretada.

  2. Guilherme Ramos disse:

    Os efeitos do sistema penitenciário sob controle geram consequências , RN colhe os frutos hoje.

    • Alaca disse:

      Elogiando uma medida do governo Robinson, meu deus, você será execrado até o fim dos tempos.

COMENTE AQUI