PARQUE DA CIDADE: Secretaria Municipal de Saúde promove atividades alusivas ao Dia Mundial de Saúde

Parque-da-Cidade-Dom-Nivaldo-MonteA Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) promove no próximo sábado (11), das 8h às 12h, uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial de Saúde, que este ano, seguindo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como tema central “Segurança Alimentar: do campo à mesa, em todo o lugar”. As ações serão realizadas no Parque da Cidade, localizada na Avenida Omar O’Grady, com o objetivo de promover e incentivar o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade. O evento contará com a presença do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e do secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca. A expectativa é que cerca de mil pessoas participem do evento.

Durante toda a manhã, quem for ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte receberá orientações sobre alimentação saudável e nutricional, além de aprender dicas de como conservar e higienizar alimentos, em especial frutas e verduras. Os profissionais de saúde da SMS estarão alertando a população sobre os riscos da má alimentação para a saúde e qualidade de vida. A proposta é levar atividades de educação nutricional e palestras sobre a importância de atividades físicas.

O evento contará com a presença da presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Lisboa Pacheco, que fará uma explanação sobre o cenário nacional em relação à segurança alimentar. A ação contará com a presença de representantes da Emater, Covisa e do setor de Nutrição da SMS e da Sesap. No auditório, serão realizadas palestras sobre alimentos transgênicos, rotulagem e alimentos funcionais.

No palco principal, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), haverá 30 minutos de apresentações culturais, com danças clássicas, contemporâneas e outros artistas e a 1ª Mostra dos Poetas que cantam Natal. Além disso, será realizado um grande aulão com atividades funcionais, com um mix de danças. O evento está sendo realizado em parceria com diversas secretárias municipais de Natal, como a de Serviços Urbanos (Semsur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Mobilidade Urbana (STTU).

A chefe do Setor de Promoção da Saúde da SMS, Vanessa Lucena Castro, ressaltou a importância do evento, no sentido de proporcionar informações sobre a mudança de hábitos de consumo. “Todas as unidades de saúde do município estão trabalhando durante o mês de abril com esta temática, como forma de propagarmos cada vez mais as informações a respeito da segurança alimentar. O importante é que a população seja orientada sobre a importância de se ingerir alimentos seguros e saudáveis”, destaca Vanessa Lucena Castro.

Quem for ao Parque da Cidade na manhã do sábado também poderá conhecer o trabalho desenvolvido pelo projeto da Horta da Unidade de Saúde da Família (USF) de Nova Natal, pelo Projeto Amigo Verde Gramorezinho, do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e pelo projeto Feito na Vila, que reúne artesanato e gastronomia.

O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS também vai participar do evento na distribuição de hipoclorito de sódio e com exposição do projeto Vigiagua, um projeto da vigilância da qualidade da água para consumo humano.

Guia Alimentar

Dentro da programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde, nesta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estarão apresentando o Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde em novembro do ano passado. O evento será realizado no Praia Mar e voltado para profissionais da área. O guia é um conjunto de recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades.

As recomendações do Guia Alimentar estão baseadas em conhecimentos gerados por diferentes modalidades de estudos experimentais, clínicos e populacionais, incluindo os experimentos naturais implícitos no processo de seleção de padrões de alimentação desenvolvidos e transmitidos ao longo de gerações.

As recomendações do Guia Alimentar são resumidas em “Dez Passos para uma Alimentação Adequada e Saudável”.

Dia Mundial de Saúde

A segurança dos alimentos é o tema definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde 2015. De acordo com a OMS, alimentos não seguros estão ligados à morte de cerca de dois milhões de pessoas por ano. Os alimentos que contêm bactérias nocivas, vírus, parasitas ou substâncias químicas são responsáveis por mais de 200 doenças, que vão desde diarreia ao câncer.

As ameaças à segurança dos alimentos surgem com as alterações na produção, distribuição e consumo de alimentos, alterações no ambiente, novos e emergentes patógenos e resistência antimicrobiana. A OMS ainda alerta que o aumento das viagens e do comércio internacional aumenta a probabilidade de determinada contaminação se espalhar pelo mundo.

Por isso a OMS está promovendo esforços para melhorar a segurança dos alimentos, do campo ao prato. A segurança alimentar é uma responsabilidade partilhada por toda a cadeia de produção de alimentos – dos agricultores e fabricantes a fornecedores e consumidores.

Fonte: SMS