Diversos

Pedidos de registro profissional para 14 categorias já podem ser feitos pela internet

As solicitações de registro profissional expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego poderão ser feitas pela internet a partir de hoje (29). O novo sistema está disponível para os seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazônia, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

Até então, os trabalhadores das 14 categorias que dependem de registro para exercer a profissão tinham de solicitá-lo nas superintendências do Trabalho, com a documentação exigida. Para retirar o registro, a superintendência estabelecia um prazo, sem que o profissional pudesse acompanhar o processo. Pela internet, por meio de protocolo, é possível rastrear a tramitação do pedido.

Nos estados ainda não contemplados pelo novo sistema, o método de registro anterior é o que está em vigor. A Bahia, Minas Gerais, o Paraná, Pernambuco, São Paulo, o Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul serão os próximos estados incluídos no sistema. De acordo com o ministério, o objetivo é levar a informatização a todos os estados, mas ainda não há prazo para a implementação.

Por meio do Sistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb), o trabalhador tem de informar, pela internet, dados pessoais e relativos ao registro pretendido. Em seguida, será gerado um número de solicitação, discriminando a documentação que deverá ser protocolada na superintendência do Trabalho mais próxima do requerente. A partir de então, todo o processo poderá ser acompanhado pela internet.

O registro profissional é um cadastro obrigatório a todos os trabalhadores que exercem atividades regulamentadas por legislação própria, entre eles publicitários, jornalistas, artistas, radialistas, secretários e sociólogos.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Maioria dos bolsonaristas reprova vídeo de Michelle sobre Flávio, aponta pesquisa Atlas

Foto: Reprodução

Uma pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (2) aponta que a maioria dos eleitores de Jair Bolsonaro desaprova a decisão de Michelle Bolsonaro (PL) de publicar um vídeo envolvendo um desentendimento com o senador Flávio Bolsonaro.

Segundo o levantamento, 78% dos brasileiros afirmam ter assistido ao conteúdo divulgado pela ex-primeira-dama.

Entre os eleitores de Jair Bolsonaro que viram o vídeo, 65,6% disseram discordar da atitude de Michelle, enquanto 26,5% concordaram com a publicação. Outros 7,8% não souberam responder.

No recorte do eleitorado geral, o cenário é diferente. Entre todos os entrevistados que assistiram ao vídeo, 51% afirmaram concordar com a decisão de Michelle de expor a divergência, enquanto 35,1% discordaram e 13,7% não opinaram.

O episódio ganhou repercussão após Michelle relatar publicamente um desentendimento com Flávio Bolsonaro e afirmar ter sido desrespeitada em discussões internas do PL. Segundo ela, o senador teria adotado postura ríspida e defendido que ela ficasse fora de decisões partidárias.

Após a repercussão, Flávio Bolsonaro pediu desculpas e afirmou que não teve intenção de ofender a ex-primeira-dama. Ele disse ainda que divergências políticas não representam ruptura de princípios.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

EMPATE TÉCNICO: 37,6% veem aliados de Lula no caso Banco Master e 36% de Bolsonaro, aponta Atlas

Foto: Reprodução

Uma pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (2) mostra um cenário de forte divisão política na percepção dos eleitores sobre o caso Banco Master.

Segundo o levantamento, 37,6% dos entrevistados acreditam que aliados do presidente Lula (PT) estão mais envolvidos no caso. O número configura empate técnico com os 36% que apontam maior responsabilidade de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Outros 17,1% afirmam que todos os grupos políticos estão igualmente envolvidos no episódio. Já 6,1% atribuem o caso principalmente a lideranças do Centrão. Os indecisos somam 3,1%.

A pesquisa também avaliou o nível de conhecimento sobre o caso envolvendo o senador Jaques Wagner (PT). Ao todo, 71,4% disseram acompanhar de perto as investigações, enquanto 22,5% afirmaram ter ouvido falar, mas conhecer poucos detalhes. Outros 6,1% disseram não ter conhecimento do tema.

O questionário foi incluído após a Polícia Federal investigar um possível vínculo entre o entorno do senador e estruturas relacionadas ao Banco Master. Segundo a corporação, foram identificados elementos que indicariam possível recebimento de vantagens econômicas indevidas, direta ou indiretamente, por meio de pessoas próximas e estruturas societárias.

Após a abertura das investigações, Jaques Wagner deixou a liderança do governo no Senado após reunião com o presidente Lula. Ele afirmou que sua prioridade é provar sua inocência e concentrar-se em sua reeleição e no apoio ao governo federal.

Os advogados do senador negam irregularidades e afirmam que ele não participou de atos que tenham favorecido o banco, alegando que teriam ocorrido erros na condução da operação.

Metodologia

A pesquisa ouviu 4.999 eleitores entre 26 e 30 de junho. A margem de erro é de um ponto percentual, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o protocolo BR-04582/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] NO LIMITE: único centro de queimados do RN segue com reforma travada em menos de 2% e funciona lotado no Walfredo Gurgel

Imagens: Reprodução/Band RN

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, enfrenta um cenário crítico. A unidade, única referência especializada do RN, opera com 100% dos leitos ocupados e ainda mantém 11 pacientes internados em outros setores do hospital.

Ao mesmo tempo, a reforma da estrutura do CTQ, iniciada há quase dois anos, teve avanço inferior a 2% do projeto previsto, segundo informações repassadas pela coordenação da unidade.

De acordo com o coordenador do CTQ, Dr. Marco Almeida, a situação compromete diretamente a capacidade de resposta em casos de maior gravidade, como acidentes com múltiplas vítimas, que exigem estrutura hospitalar especializada e integrada.

“É muito preocupante. Temos somente um centro de tratamento de queimaduras no RN. A estrutura está comprometida porque a reforma foi iniciada há quase dois anos e avançou menos de 2%. Hoje estamos com 100% de ocupação e pacientes distribuídos pelo hospital”, afirmou, em entrevista à Band RN.

Ele também destacou o risco operacional em situações de emergência coletiva. “Se tiver um acidente grave numa indústria ou shopping, como vamos atender múltiplas vítimas? Estamos no limite”, disse.

O médico reforçou ainda que o tratamento de grandes queimados exige equipe multidisciplinar completa, com profissionais de diversas áreas da saúde.

Segundo ele, a ausência de estrutura adequada aumenta a pressão sobre o sistema e limita a capacidade de atendimento especializado no estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente do PL extingue comando do PL Mulher e diz: “Ninguém tem o tamanho de Michelle Bolsonaro”

Foto: Reprodução

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, decidiu extinguir o comando nacional do PL Mulher nesta quarta-feira (1º), um dia após a saída da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro da função.

Segundo Valdemar, a decisão foi tomada porque o partido não possui, no momento, um nome com o mesmo perfil político para substituir Michelle na estrutura nacional.

“Já extingui hoje o comando do PL Mulher. Não temos ninguém com o tamanho de Michelle para substituí-la”, afirmou o dirigente em entrevista à CNN.

Com a mudança, o PL passa a concentrar a atuação do movimento feminino nos diretórios estaduais, modelo que já vinha sendo estruturado sob a liderança de Michelle nos últimos anos.

A saída de Michelle do comando nacional foi comunicada na terça-feira (30) e ocorre em meio a um ambiente de tensão interna envolvendo lideranças do partido, incluindo o senador Flávio Bolsonaro.

Em nota, Valdemar afirmou que a ex-primeira-dama fez um trabalho considerado positivo à frente do PL Mulher e que sua decisão deve ser respeitada, destacando ainda que divergências internas não superam a unidade partidária.

Michelle, por sua vez, informou que deixou o cargo para se dedicar à família e ao ex-presidente Jair Bolsonaro, além de mencionar a possibilidade de disputar uma vaga no Senado pelo Distrito Federal, decisão que ainda não está definida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF obtém mensagens em que Vorcaro mandou vasculhar vida de jornalista: “Preciso calar essa mulher”

Foto: Reprodução

Mensagens encontradas pela Polícia Federal indicam que o ex-banqueiro Daniel Vorcaro afirmou que era preciso “calar essa mulher”, em referência à jornalista Malu Gaspar, de O Globo, em meio a uma tentativa de levantar informações pessoais para impedir a publicação de reportagens sobre o Banco Master.

Segundo mensagens reveladas pelo portal Fatos Online e confirmadas pela CNN Brasil, Vorcaro afirmou que era preciso “encontrar algo dessa mulher no pessoal”.

Em resposta, o publicitário Thiago Miranda afirmou que não havia encontrado “absolutamente nada” e disse que a jornalista não tinha “nem multa na CNH”.

As conversas também indicam que Miranda teria acessado dados financeiros da jornalista, como renda e movimentações bancárias. Os dois ainda comentam detalhes sobre o veículo utilizado por Malu Gaspar.

As mensagens teriam sido trocadas entre março e abril de 2025, período em que reportagens sobre o Banco Master estavam em fase de preparação.

Em outro trecho das conversas, Vorcaro volta a afirmar que era preciso “calar essa mulher”. Na sequência, aparece a sugestão de oferecer um contrato milionário à jornalista.

Os dois também discutem estratégias para responder aos questionamentos feitos por Malu Gaspar durante a apuração das reportagens.

Esta é a segunda vez que jornalistas de O Globo são citados nas investigações envolvendo Vorcaro.

Em março, a CNN Brasil informou que a Polícia Federal havia identificado mensagens nas quais o ex-banqueiro determinava ameaças contra pessoas consideradas prejudiciais aos seus interesses, entre elas o colunista Lauro Jardim.

O Globo

Em nota divulgada nesta quarta-feira (1º), O Globo repudiou o que classificou como uma devassa contra a vida da jornalista e defendeu uma apuração rigorosa do caso.

O jornal afirmou que as mensagens revelam uma tentativa de intimidar a imprensa e informou que continuará acompanhando o andamento das investigações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Esposa de Moraes enviou minuta de contrato de R$ 129 milhões a Vorcaro pelo WhatsApp, diz Estadão

Foto: Reprodução

Uma reportagem do Estadão afirma que a advogada Viviane Barci de Moraes enviou diretamente pelo WhatsApp ao banqueiro Daniel Vorcaro a minuta de um contrato de R$ 129 milhões para prestação de serviços jurídicos ao Banco Master.

Segundo a publicação, a conversa foi encontrada pela Polícia Federal no celular de Vorcaro, apreendido durante a primeira fase da Operação Compliance Zero, realizada em novembro do ano passado.

O contrato previa atuação em temas relacionados ao Banco Central, à Receita Federal e ao Congresso Nacional. De acordo com o texto do Estadão, os pagamentos previstos seriam feitos em parcelas mensais de R$ 3,6 milhões.

Foto: Reprodução

A reportagem informa ainda que o contrato teria sido formalmente assinado e que cerca de R$ 80,2 milhões teriam sido pagos antes da suspensão dos repasses. O escritório de advocacia citado afirmou ao jornal que não comenta tratativas envolvendo clientes.

Segundo dados mencionados pelo Estadão, o escritório de Viviane Barci de Moraes recebeu pagamentos do Banco Master em 2024 e 2025. No local também trabalham dois filhos do casal.

Entre as mensagens reproduzidas pela reportagem está um texto enviado em 17 de janeiro de 2024: “Bom dia! Segue a minuta do contrato. Abraço”. Cinco dias depois, segundo o jornal, Vorcaro respondeu perguntando como deveria ser feita a assinatura do documento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Setor produtivo aponta insegurança jurídica e cobra mudanças no novo Código Ambiental do RN

Foto: Reprodução

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça dá prazo final ao Governo do RN para nomear policiais; multa pode chegar a R$ 100 mil por dia

Foto: Reprodução

O Governo do RN tem até 9 de julho para cumprir uma decisão da Justiça que determina a nomeação de candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil e a convocação de uma nova turma para o Curso de Formação Profissional.

Caso a ordem não seja cumprida, o Ministério Público do RN (MPRN) pediu a aplicação de multa diária de R$ 100 mil, além da adoção de outras medidas para garantir o cumprimento da decisão.

A determinação é da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal. Segundo o MPRN, a Polícia Civil enfrenta um déficit de aproximadamente 64% do efetivo previsto em lei, o equivalente a cerca de 3 mil cargos vagos, situação que compromete a capacidade de investigação e o atendimento à população.

A decisão judicial determina a nomeação dos candidatos já aprovados e aptos à posse, além da convocação de novos classificados para o Curso de Formação Profissional.

O Estado apresentou recurso, mas, conforme a própria decisão, a medida não suspende automaticamente os efeitos da sentença, que continua válida até eventual manifestação de instância superior.

No dia 18 de junho, o Governo do RN publicou a nomeação de 30 policiais civis. Segundo a gestão estadual, o ato teve como objetivo apenas recompor vagas já existentes, sem ampliar o efetivo da corporação.

Em entrevista à Rádio 97 FM, a governadora Fátima Bezerra (PT) atribuiu as limitações para novas nomeações às restrições fiscais e orçamentárias.

155 ainda aguardam nomeação

Atualmente, 155 candidatos da Turma 3 aguardam apenas a nomeação para posse, enquanto cerca de 90 classificados da Turma 4 esperam convocação para o Curso de Formação, etapa final do concurso.

Para o Ministério Público, o eventual descumprimento da decisão pode configurar afronta à autoridade judicial, razão pela qual pediu o reforço das medidas para assegurar o cumprimento da sentença.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Natal tenta cortar R$ 260 milhões em dívidas antigas com leilão de descontos

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Natal vai realizar um leilão reverso para tentar reduzir cerca de R$ 260 milhões em dívidas antigas acumuladas em anos anteriores a 2023.

A primeira rodada está marcada para 27 de julho e permitirá que credores antecipem o recebimento dos valores, desde que ofereçam descontos sobre o montante a que têm direito.

O modelo funciona de forma diferente de um leilão tradicional. Em vez de disputar quem paga mais, os credores concorrem entre si oferecendo o maior percentual de desconto.

As propostas com os maiores abatimentos serão contempladas primeiro, até o limite dos recursos disponíveis para pagamento.

Segundo o secretário municipal de Finanças, Marcelo Oliveira, o formato garante redução do passivo registrado nas contas públicas, já que os pagamentos serão feitos por valores inferiores aos originalmente devidos.

Ele afirma que a adesão é voluntária e que os credores que não participarem continuarão no fluxo normal de pagamentos da Prefeitura, sem prejuízo.

Para débitos de até R$ 25 mil, haverá uma modalidade específica de pagamento à vista, com descontos a partir de 10% e prazos menores.

De acordo com a Secretaria de Finanças, a medida busca oferecer uma alternativa mais rápida para quem tem valores menores a receber.

Ainda segundo Marcelo Oliveira, a redução das dívidas pode melhorar a situação fiscal do município perante o Tesouro Nacional, ampliando a capacidade de contratar financiamentos para investimentos futuros.

A Prefeitura também afirma que trabalha para evitar a formação de novos restos a pagar nos próximos anos.

Os credores interessados deverão se cadastrar no Portal de Compras Públicas do Município entre 1º e 17 de julho.

As propostas serão recebidas exclusivamente pela plataforma eletrônica no dia 27 de julho, das 9h às 12h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PGR se manifesta a favor de manter Bolsonaro em domiciliar

Foto: Divulgação

A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou a favor da continuidade da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em posicionamento, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma que o inquérito sobre a arma do dirigente de direita não imputa “ao sentenciado falta disciplinar que impacte negativamente sobre o atual regime em que cumpre pena”.

A PGR salienta, porém, a necessidade de se apreender a pistola em nome de Bolsonaro, que foi encontrada durante blitz policial.

“É certo que a condição atual do custodiado é incompatível com a posse de arma de fogo, que pressupõe, entre outros requisitos, a comprovação de idoneidade”, ressalta.

Gonet conclui, portanto, “pelo regular prosseguimento da execução no regime em que se encontra” Bolsonaro, mas “mantendo-se a pistola apreendida”.

Agora, a defesa do ex-presidente tem 48 horas também para se manifestar sobre a conclusão do inquérito da Polícia Civil do Distrito Federal.

A força policial decidiu pelo indiciamento do sargento Estácio Leite Filho por porte ilegal de arma de fogo.

O militar carregava uma pistola, registrada no nome do ex-presidente, quando foi parado em uma blitz na capital federal.

Segundo a autoridade policial, o militar, que faz a segurança do dirigente de direita, portava a pistola sem autorização formal do proprietário, em desacordo com a exigência legal.

No inquérito policial, o delegado disse, porém, que o registro de arma de fogo de Bolsonaro é válido e que não considerou haver ilegalidade no fato de ele ter uma pistola em sua residência.

 

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *