PESQUISA NO RN: 51,4% acham que estão respeitando pouco o isolamento social; 29% entendem que estão respeitando muito e 16% entendem que não

Pesquisa realizada faz comparação com a anterior, há 15 dias. Foto: Reprodução/Pesquisa na Hora/Interjato

O Pesquisa na Hora – do grupo Interjato – é uma plataforma de coleta de dados de maneira sistematizada, através de aplicativos e ligações telefônicas para todo o Brasil. Apresenta resultados rápidos sobre temas de relevância, auxiliando a tomada de decisões nas empresas, órgãos
públicos e organizações que se interessem em pautar suas atividades ou monitorar suas ações de maneira estratégica.

A pesquisa foi realizada através de contatos telefônicos a partir de uma base própria do Estado do Rio Grande do Norte utilizando a técnica de amostra aleatória simples. A estratificação é por região geográfica realizada a partir do CEP associado a cada contato telefônico. O levantamento dos dados foi realizado entre os dias 25 e 26/05/2020.

• Universo: Eleitores do estado do Rio Grande do Norte

• Amostra: 861 entrevistas

• Margem de erro: A margem de erro para esse estudo é de +/- 3,4 % para os resultados totais da amostra.

• Intervalo de confiança: Considerando-se o erro amostral, foi estabelecido o intervalo de confiança (ou seja, limites para mais e para menos em relação ao valor obtido) de 95,5% para p=q=0,5.

• Na apresentação final do resultado da pesquisa os dados foram normalizados para os parâmetros populacionais através da técnica da ponderação. A fonte pública dos dados foram informações do eleitorado atual fornecidas pelo TSE. As ponderações aplicadas foram referentes à Sexo (Masculino: 47%; Feminino: 53%), Idade (16-24 anos: 16,2%; 25-44 anos: 43%; 45-59 anos: 23,8%; 60 ou +: 17%), Grau de instrução (Não frequentou a escola: 7%; Frequentou o ensino fundamental: 42%; Frequentou o ensino médio: 37%; Tem curso superior completo ou incompleto: 14%) e Mesorregião (Agreste Potiguar: 14%; Central Potiguar: 14%; Leste Potiguar: 45%; Oeste Potiguar: 27%). Nas tabelas poderá haver variação para mais ou para menos nas variáveis ponderadas.