Polícia

PF prende homem suspeito de tentar fraudar a Caixa no interior do RN‏

A Polícia Federal prendeu na tarde da última quarta-feira, 23 de abril, em Goianinha/RN, microrregião do Litoral Sul, um administrador de empresas, 33 anos, acusado de tentativa de estelionato.

O homem foi detido quando procurou uma agência da Caixa Econômica Federal naquela cidade e, munido de documentos falsos, buscava obter um empréstimo no valor de R$ 100 mil.

Avisada, a PF deslocou uma equipe até o local, que deu voz de prisão ao suspeito e o conduziu até a sede do órgão em Natal.

Após a autuação, o envolvido ficou sob custódia na PF, mas nas primeiras horas desta quinta-feira, foi solto por ordem da justiça e vai responder ao processo em liberdade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA CONSULT/TRIBUNA DO NORTE: Pela primeira vez, Lula tem mais desaprovação do que aprovação no RN

Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters

O índice de desaprovação sobre o desempenho do governo do presidente Lula (PT) para o Brasil superou o de aprovação, pela primeira vez, na percepção dos cidadãos do Rio Grande do Norte, segundo a terceira pesquisa Consult/Tribuna do Norte realizada entre os dias 22 e 25 de abril.

Dentre as 1.700 pessoas entrevistadas, 44,59% disseram que aprovam o governo Lula, mas 45,94% responderam que desaprovam, enquanto 9,47% das pessoas ouvidas não souberam responder.

A avaliação positiva do governo Lula para o Brasil, na avaliação dos eleitores potiguares, já vinha em viés de queda desde a primeira sondagem de opinião pública da Consult Pesquisa/TRIBUNA DO NORTE, que foi feita em outubro do ano passado, quando 47.65% aprovaram o desempenho do governo Lula, índice que baixou para 45,18% em fevereiro de 2024.

Ao mesmo tempo que caia a aprovação, também aumentava o percentual de desaprovação, que em outubro de 2023 era de 43,82% e em fevereiro deste ano cresceu para 44,29%. Entre os eleitores que não souberam responder, o índice foi de 8,53% em outubro de 2023 e foi a 10,53% em fevereiro de 2024.

De acordo com a pesquisa feita na última semana de abril, o maior índice de desaprovação ocorre na Região Metropolitana de Natal, 61,0% e em Mossoró, 53,3%. Quando se faz o corte apenas em Natal, o percentual é de 48,5% e na região do Seridó, 47,5% e Agreste/Litoral Sul, 44,6%.

Os menores índices de desaprovação estão nas regiões do Sertão do Apodi, 30,6% e do Mato Grande, 31,5%.
O inversamente ocorre em relação ao índice de aprovação, o governo Lula é melhor avaliado no Sertão do Apodi, 59,2%; Mato Grande, 58,7%, Central Cabugi/Litoral Norte, 56,7% ; Alto Oeste, 55,7% e na região de Assu/Mossoró, 54,3%.

Os índices mais baixos de aprovação ocorreram na Grande Natal, 28,9%; Trairi, 40,0%; Serido, 40,6%; Agreste/Litoral Sul, 41,5% e Natal, 42,8%.

Avaliação do governo do presidente Lula para o Brasil

Aprovação
Outubro/2023 47,65 %
Fevereiro/2024 45,18 %
Abril/2024 44,59 %

Desaprovação
Outubro/2023 43,82 %
Fevereiro/2024 44,29 %
Abril/2024 45,94 %

Não soube dizer
Outubro/2023 8,53 %
Fevereiro/2024 10,53%
Abril/2024 9,47%

Fonte – Consult/TN

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Famílias britânicas processam AstraZeneca por efeito em vacina da covid

Foto: Dado Ruvic/Reuters

Diversas famílias do Reino Unido estão processando a AstraZeneca por um efeito adverso, considerado muito raro, causado pela vacina da empresa contra a covid-19. As informações foram divulgadas pelo jornal britânico The Telegraph no domingo (28).

O QUE ACONTECEU

Há 51 casos de mortes ou ferimentos graves relatos pelas famílias à Justiça. Essas pessoas teriam sido vítimas de STT (Síndrome de Trombose com Trombocitopenia).

A AstraZeneca admitiu, judicialmente, que o imunizante pode causar o efeito adverso, segundo a publicação. A síndrome é caracterizada pela combinação da formação de coágulos sanguíneos com baixos níveis de plaquetas no sangue. A empresa, no entanto, contesta os casos do processo, com o argumento de que a STT tem outras causas mais prováveis.

As famílias pedem, em ação coletiva, indenizações que podem chegar até 100 milhões de libras (cerca de R$ 646 milhões).

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Antes aliados, movimentos sociais agora criticam decisões de Lula

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne neste 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho, com centrais sindicais e movimentos sociais em ato unificado após críticas das entidades ao governo petista. A manifestação, marcada para às 10h, será no estacionamento da Neo Química Arena, estádio do Corinthians, na Zona Leste de São Paulo.

A presença de Lula no evento organizado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e Intersindical Central da Classe Trabalhadora, é um aceno à tentativa do presidente de cumprir suas promessas feitas durante as eleições presidenciais de 2022.

Das centrais sindicais que estão organizando o evento, ao menos 5 já criticaram e cobraram Lula publicamente desde o início do seu 3º mandato.

Além das centrais, entidades como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) também já fizeram críticas ao chefe do Executivo, principalmente sobre questões relacionadas à reforma agrária, promessa de campanha de Lula.

alt

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresários doam terreno em Parnamirim para Liga contra o Câncer construir nova unidade

Foto: Reprodução

Empresários doaram um terreno em Parnamirim para a Liga Contra o Câncer construir uma nova unidade, fortalecendo o projeto de expansão e interiorização dos serviços prestados pela Liga. A doação foi feita por: Newton Coelho de Medeiros, Paulo Coelho de Medeiros, Sérgio de Medeiros Cirne, Josebel Cirne, Moacir Potiguar, Joacir Potiguar e Fernando Macedo.

A nova unidade contará com setores de diagnóstico, tratamento e um centro de ensino e pesquisa vinculado ao Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI).

Localizado na rua Alameda do Sol, no bairro Parque das Árvores, o terreno tem 10 mil m². Para dar início as obras o projeto, ainda em fase inicial, depende da captação de recursos.

“Doações como essa ajudam a Liga a descentralizar o atendimento que é feito em Natal e continuar dando assistência de excelência a todos os pacientes, sejam eles de convênio, particular ou do SUS”, explica o médico Roberto Sales, superintendente da Liga.

Com informações de Território Livre

Opinião dos leitores

  1. Atitude nobre!
    A gente morre e não leva nada, pode ser rico como for, burguês com nojo de pobre ou das minorias. Vai pra vala do mesmo jeito!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil tem média de 1 milhão de casos prováveis de dengue por mês em 2024

Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Desde o começo do ano, o Brasil registra 4,176 milhões de casos prováveis de dengue, o que representa uma média de um milhão de casos por mês. De acordo com os boletins semanais publicados pelo Ministério da Saúde, foram 243 mil casos em janeiro, 729 mil em fevereiro e 1,650 milhão apenas em março. O número de mortes causadas por dengue ultrapassou dois mil nesta terça-feira (30), sendo que outros 2.291 óbitos estão sendo investigados.

O Brasil já bateu os recordes de números de casos prováveis e de mortes registrados pela doença na série histórica. O número mais alto de mortes era de 2023, com 1.179 registros. Já o ano com o maior número de casos era 2015, com 1.688.688.

São Paulo é a unidade da federação com mais óbitos registrados em 2024, com 547, seguido por Minas Gerais (327), Distrito Federal (308), Paraná (235) e Goiás (137). Somadas, as cinco acumulam 75% do total de óbitos.

A faixa etária que mais registra casos de dengue é de 20 a 29 anos, com mais de 770 mil casos, o que representa quase um em cada cinco casos. Na separação por gênero, as mulheres são a maioria a contrair a doença (55,1%).

R7

Opinião dos leitores

  1. Quem matou mais até agora?
    Covid 19 ou a Dengue?
    A diferença foi que, teve quem evacuasse pela boca que “a Covid era apenas uma gripezinha”!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Situação precária dos Trens urbanos da Grande Natal chama atenção

Foto: Cedida

A situação precária dos Trens urbanos da Grande Natal tem chamado cada vez mais atenção. Nessa terça-feira (30) um homem gravou um vídeo mostrando a parte interna e externa do transporte, onde as portas cada vez mais não abrem, painéis de informação que não funcionam, sujeira e falha nos ar condicionados.

“O que está acontecendo com a CBTU?”, questiona o homem.

O BLOGDOBG apurou que os relatos não são apenas dos usuários, os funcionários também confirmam que várias unidades apresentam diversos problemas e necessitam de manutenção.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Semut ajuíza 61,7 mil ações de IPTU em Natal

Foto: Joana Lima

A Secretaria de Tributação de Natal está com 61,7 mil execuções fiscais em andamento na Dívida Ativa referente a devedores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O número acompanha dados indicados pela Central de Avaliação e Arrematação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), que aponta para 336 processos de leilões judiciais, nos últimos 12 meses, relacionados a dívidas de IPTU.

O titular da pasta, Ludenilson Araújo, explica que 21 mil contribuintes recorreram e tentam chegar a uma conciliação no Judiciário após a execução da dívida pelo Município. Antes disso, eles foram notificados por meio de cartas de aviso. Caso o pagamento não ocorra, as cobranças são transformadas em ações na Dívida Ativa, sendo encaminhadas para a Procuradoria Geral do Município (PGM), que realiza o ajuizamento.

“Todos aqueles que não pagaram estão passíveis de, em algum momento, terem essa surpresa desagradável do imóvel colocado em leilão”, afirmou.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula chega a 1º de Maio pressionado por mais resultados e sem anúncios para base histórica

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O presidente Lula (PT) chega ao segundo Dia do Trabalho deste seu terceiro mandato pressionado pela alta na reprovação do governo, em busca de mostrar mais resultados, mas sem novos anúncios para os trabalhadores.

O chefe do Executivo, no entanto, consegue manter apoio das centrais sindicais, que são pilares históricos de apoio. Um dos trunfos do governo será o número positivo de vagas de empregos formais.

Na véspera do feriado, o Ministério do Trabalho divulgou dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que mostra a criação de 244.315 vagas formais em março, número superior ao do mesmo mês do ano passado.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Tá dentro do esperado.
    Dois anos somente para limpar a sujeira herdada do desgoverno do fascista canalha, para depois começar a respirar e dar continuidade ao crescimento do país.
    O programa entreguista e neo fascista do jumento que planejou o golpe militar, foi algo sem precedentes na história do Brasil. Nem FHC com a sua “petrobraX” foi tão canalha!
    Fora isso, os direitopatas seguem fazendo molecagens para desestabilizar o governo Lula e desviar o foco da cadeia que o corno fascista deve pegar!
    Força, camarada!
    O Brasil vem sendo roubado a mais de 500 anos e não vai ser culpa de esquerda esse país ser tão bagunçado!

  2. velho gagá, não sabe mais o que faz, manicaca… quando o povo vai aprender a votar? dêem uma chance para outras pessoas, não existe só B e L

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Lula promete liberar emendas Pix até 24 de junho, abrindo caminho para pagamento antes da eleição

Foto: Wilton Junior/Estadão

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu liberar as emendas Pix, recursos indicados por deputados e senadores para Estados e municípios sem transparência, até o dia 24 de junho, abrindo caminho para pagamento dos recursos antes das eleições municipais.

Em meio a uma semana ruim para o governo no Congresso, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a desoneração da folha salarial para empresas de 17 setores da economia e municípios, o governo soltou um dos comunicados mais aguardados pelos parlamentares nos últimos dias: o calendário de liberação das emendas Pix.

A emenda Pix é um recurso indicado por deputados e senadores para Estados e municípios, sem transparência e sem vinculação com obras e serviços específicos. O dinheiro cai diretamente na conta das prefeituras e dos governos estaduais e pode ser usada livremente. Diferente de outras modalidades, o recurso é repassado antes do início de qualquer obra, apresentação de projeto ou abertura de licitação. A fiscalização ainda é opaca nos órgãos de controle.

Em 2024, o Congresso aprovou um total de R$ 8,2 bilhões em emendas nessa modalidade. O recurso é usado por 90% dos deputados federais e senadores. Desde 2020, esse tipo de emenda se tornou a preferida dos prefeitos, por ser paga de forma mais rápida que as demais e não ser submetida a apresentação de documentos, projetos e prestação de contas ao governo federal. Em ano de eleição, o pagamento é ainda mais cobiçado.

Ainda não há informação de todo o dinheiro será liberado até o dia 24 de junho. De acordo com o comunicado do governo, enviado a parlamentares, esse será o primeiro ciclo de liberação. Nos dois últimos anos, o governo dividiu o repasse em duas vezes. Isso significa que metade da verba dos parlamentares pode ser paga apenas depois das eleições.

Segundo reportagem do Estadão, a emenda Pix já foi usada para bancar shows sertanejos em cidades sem infraestrutura e sem atender necessidades básicas da população, como saúde e saneamento básico. Também bancou obras mais caras em Carapicuíba (SP), o município campeão em dinheiro recebido, deixando escolas inacabadas e com mato crescendo em volta.

A emenda Pix também é uma forma de driblar a Lei das Eleições, que proíbe o pagamento de emendas três meses antes da disputa eleitoral. Como o recurso é pago antes desse período, os prefeitos podem iniciar obras e gastar o dinheiro no meio da campanha, o que não é permitido com outros tipos de emendas. Somando outras modalidades, o drible à lei eleitoral pode chegar a R$ 24 bilhões neste ano.

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu obrigar a prestação de contas da emenda Pix a partir de agora, após quatro anos de gastos sem o poder pública dar satisfação do que foi feito com o dinheiro. A essência do mecanismo, porém, continua: recurso repassado antes de qualquer obra ou planejamento e sem finalidade definida. Além disso, ainda há dúvidas entre os tribunais de contas estaduais de como o pente-fino será feito. O Portal da Transparência do governo federal passou a publicar para onde vai a Emenda Pix e quem indica, mas não o que é feito com o recurso.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Kkkkk. NADA KE UNS BILHÕES DOS CONTRIBUITES NOS BOLSOS DOS PERCEIROS DE ROUBO LIBERAM MAIS BILHÕES PROS PARCAS E COMPANHEIROS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Casa Civil diz que mais de 9.200 obras do PAC precisam de emendas parlamentares para saírem do papel

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Casa Civil revelou que mais de 9.200 obras selecionadas para o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) precisam de verbas de emendas parlamentares para serem realizadas. Esses projetos, divididos em áreas como saúde, educação e esporte, foram habilitados pelo governo, mas não há recursos suficientes no Orçamento da União para financiá-los diretamente. Durante uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado, o ministro Costa explicou que essas obras fazem parte do PAC Seleções, onde Estados e municípios indicam projetos prioritários. Ele afirmou no Congresso que 6.778 obras — a pasta corrigiu o número para 9.285 posteriormente — haviam sido selecionadas nessa categoria, com um investimento total de R$ 23 bilhões.

Para viabilizar esses projetos, o governo lançou incentivos para as emendas parlamentares destinadas ao PAC. Os parlamentares que indicarem emendas terão um calendário específico de execução, com empenho até junho deste ano. Além disso, ao destinar recursos para um projeto já selecionado no programa, poderá indicar emendas para outro projeto na mesma categoria. As emendas parlamentares são recursos do Orçamento da União indicados por deputados e senadores para investimentos em suas bases eleitorais. Elas podem ser individuais, de bancada estadual ou de comissão, cada uma com um montante específico. O objetivo é agilizar a execução das obras e dar prioridade aos projetos do Novo PAC, que prevê investimentos de R$ 1,7 trilhão até 2026, principalmente com recursos do setor privado.

Além das obras do PAC Seleções, o governo planeja investir R$ 18 bilhões em projetos considerados prioritários por Estados e Municípios nas áreas de urbanização, regularização fundiária, contenção de encostas, abastecimento de água rural e renovação de frotas. Os projetos foram selecionados pelo Ministério das Cidades e serão divulgados nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio da Lula Silva (PT). Outros R$ 34 bilhões serão destinados a obras de esgotamento sanitário, abastecimento de água urbana, drenagem, resíduo sólido e mobilidade urbana. Essa estratégia visa acelerar o desenvolvimento de infraestrutura no país, evitando problemas de paralisação de obras devido à burocracia, como ocorreu em programas anteriores.

Jovem Pan

Opinião dos leitores

  1. Emendas parlamentares?
    Em SC, 22 (vinte e dois) prefeitos BOLSONARISTAS presos por CORRUPÇÃO.
    Em SP, 10 (dez) prefeitos BOLSONARISTAS investigados por CORRUPÇÃO(com o PCC).
    Enquanto isso, a imprensa. 🤫😴
    Imagina o escarcéu se essa turma fosse do PT…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *