Os criminosos presos em flagrantes serão deixados presos a arvores ou portões. Isso mesmo. É que a Polícia Civil decidiu que, a partir desta sexta-feira (27), não receberá mais presos em seus prédios. A decisão foi tomada pelo Conselho de Polícia, em virtude dos problemas para com a custódia de criminosos. De acordo com o delegado geral Fábio Rogério, a partir da próxima semana, o Núcleo de Custódia da Cidade da Esperança terá suas portas fechadas para novos detentos.
“Desde essa sexta-feira, a determinação é que logo que um preso seja flagranteado ele será levado para algum Centro de Detenção Provisória. Chegando lá, caso os agentes não queiram receber, o policial civil irá entregar o ofício com o auto de apresentação do preso e o deixará algemado lá, seja em um portão ou em uma árvore”, revela Fábio Rogério.
Ainda de acordo com o delegado geral, o policial civil está orientado a filmar e fotografar o entrega do preso ao sistema carcerário. “Já na próxima semana vou emitir uma portaria limitando as vagas no Núcleo de Custódia da Esperança em 50 detentos. Ou seja, lá não entrará mais ninguém”, completa.
A medida estabelecida pelo Conselho de Polícia será válida também em outros municípios. Em Mossoró, por exemplo, a Justiça determinou que as cadeias do Sistema Penitenciário não deverão receber mais presos e, nesta quinta-feira (26), um homem detido em Baraúnas teve que ser transferido para Natal.
“Isso não pode acontecer, pois nós não temos condições de abrigar nem mesmo os detentos da Grande Natal”, disse Fábio Rogério. Por esse motivo, a Polícia Civil também não irá mais receber presos. A medida, aliás, havia sido orientada a ser efetivada desde o ano passado, quando o promotor Wendell Beetoven emitiu uma determinação neste sentido.
Fonte: Portal BO
Foto: STF
Os delegados me parecem mais organizados, com mais voz ativa que o oficialato da PM…Se o Oficialato tivessem uma postura semelhante à dos delegados da Polícia Civil a PM já estaria galgando degraus evolutivos mais altos…Você sabia que na PM existem soldados com mais de 20 anos de serviço, no excepcional comportamento, que nunca receberam um elogio sequer, imagine uma promoção…E olhe lá que a PM tem mais de 160 anos de existência e não consegue se estruturar em coisas tão elementares