A Prefeitura do Natal conclui o pagamento da folha do funcionalismo municipal referente ao mês de novembro, com o repasse sendo feito ao banco nesta quarta-feira (5). O dinheiro estará disponível na conta dos servidores a partir desta quinta-feira (6).
No último dia 30, dentro do próprio mês trabalhado, o Executivo municipal já havia pago os salários de quase todos os servidores — 95% do total. Agora, antes do quinto dia útil do mês subsequente ao mês trabalhado, realiza a quitação integral da folha.=
Nós queremos saber é do pagamento do décimo 2018 e que não seja pago faltando uma parte como fizeram o ano passado depois se fizeram de esquecidos precisamos por nossas contas em dias e tbm temos direito à comemorar o natal e ano novo…poe o dinheiro no banco e nos paga isso é uma vergonha engana os besta com show nós não…
Quando a prefeitura vai pagar o décimo terceiro? Já é tempo de uma definição , enquanto isso aparece DINHEIRO para pagar cantores. Espero que não faça como MICARLA e ALDO TINÔCO. Acho uma vergonha colocar culpa na crise mas quando é para desviar não tem crisem
Victor, ali é a BR 101, federal, portanto nada a ver com a arrecadação municipal. Outra: ali é uma marginal estreita para acessar a BR, com muitas lojas e gente transitando, o que requer prudencia.
Tem uma decisão transitada em julgado pelo STF em execução, processo que tramitou durante 15 anos, mas o prefeito insiste em protelar. Prefeito valorize o servidor pague com o reajuste da matriz salarial, não dê uma de Carlos Eduardo.
Será que estavam à espera do meu dinheiro de multas para equilibrar as contas?
Recebi hoje uma multa referente a uma multa gravíssima com 7 pontos na carteira, porque ia à velocidade incrível de 59 kms/h no celebre radar de Goianinha, às 00.21 horas, na movimentada estrada de Goianinha, com um transito a essa hora que me permitiu passar a 59 kms/hora. Claro que fiquei preocupado com tamanha velocidade e felizmente não estava por lá um carro patrulha, para me encher o carro de balas. É vergonhoso como continua um radar de 30 kms/h numa rua de Goianinha, o qual deve ser a maior fonte de receita do Estado do RN. Também fico perplexo como não há um brasileiro com eles no sítio para derrubar esse radar, uma vergonha para os turistas estrangeiros, que, como eu já foram multados por passar a 43 kms/h no local. Mais um fato gravíssimo para anotar na história da minha vida e para sorrir com os amigos quando for de férias ao meu país.
Por falta de pagamento do Governo Fátima Bezerra (PT) os atendimentos obstétricos em Mossoró foram paralisados, provocando um colapso na rede de partos de mais de 60 municípios do Oeste potiguar, Vale do Açu e parte do Ceará.
O Hospital da Mulher, a Maternidade Almeida Castro (APAMIM) — que formam o eixo materno-infantil de referência da região — estão com o serviço estadual suspenso por tempo indeterminado.
De acordo com os profissionais, o motivo da paralisação é grave: falta de pagamento.
O obstetra Wanderley Fernandes confirmou que os plantões estavam sendo mantidos sem contrato formal, por confiança e compromisso com o Estado, mas a situação se tornou insustentável.
Enquanto isso, o Hospital da Mulher, apresentado como símbolo da saúde estadual, está sem obstetras e sem realizar partos.
O prédio virou um elefante branco, parado, enquanto gestantes de toda a região ficam sem assistência.
A situação é alarmante: centenas de mulheres grávidas estão sem atendimento de urgência em toda a região Oeste. E, até o momento, o Governo do Estado não apresentou nenhuma resposta sobre o atraso nos pagamentos ou o prazo para normalização dos serviços.
Uma pesquisa Genial/Quaest mostra que 73% dos moradores do estado do Rio de Janeiro defendem que a polícia continue realizando operações em comunidades, morros e favelas. O apoio vem mesmo após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, que terminou com mais de 100 mortos na última terça-feira (28).
O levantamento aponta que a aprovação é ampla entre diferentes grupos sociais, mas cresce entre eleitores de direita e centro, além de pessoas com renda superior a cinco salários mínimos. Já entre os que se identificam com a esquerda, a adesão é menor, por preocupações com abusos e o uso excessivo da força.
De acordo com a pesquisa, 64% dos entrevistados aprovam a ação no Alemão e na Penha, e 58% a consideram um sucesso. Ao todo, 1,5 mil pessoas foram ouvidas, com margem de erro de três pontos percentuais.
A operação mobilizou 2,5 mil agentes e resultou em 121 mortes, incluindo quatro policiais, além de 81 presos e 93 fuzis apreendidos. O governo do Rio classificou a ação como “estratégica e indispensável”, enquanto entidades de direitos humanos denunciaram letalidade recorde.
O ator Marco Nanini usou o palco do Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro, na noite da última sexta-feira (31), para se manifestar sobre a megaoperação policial que marcou a semana na capital fluminense.
Ao fim da apresentação de sua peça, o artista, visivelmente emocionado, criticou o cenário de violência e afirmou que o Rio “não merece viver essa barbárie”. Nanini classificou os últimos dias como “brutais” para a história da cidade e defendeu uma abordagem diferente para o combate ao crime: “O combate ao crime se faz com inclusão e não com armas”.
Antes de encerrar os agradecimentos, o ator reforçou que a saída para reduzir a criminalidade está no investimento em cultura e educação, e não apenas em ações policiais.
Levantamento divulgado nesta terça-feira (28) pela Paraná Pesquisas mostra que 59,4% dos eleitores evangélicos desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre os católicos, a aprovação é de 50,5%, enquanto o apoio mais alto vem de pessoas de outras religiões (57,6%).
O estudo também revela que o petista mantém forte aprovação no Nordeste (61,4%), mas enfrenta rejeição no Sul (59,2%) e no Sudeste (52,6%). No geral, 47,9% dos brasileiros aprovam a gestão, contra 49,2% que desaprovam — uma queda de 7,5 pontos na taxa de rejeição desde agosto.
Por faixa etária, Lula tem maior aprovação entre jovens de 16 a 24 anos (54,5%) e entre idosos acima de 60 (51,8%), enquanto a desaprovação é mais alta entre adultos de 25 a 44 anos.
A pesquisa ouviu 2.020 eleitores em 162 municípios entre os dias 21 e 24 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Um passageiro morreu após um voo da GOL Linhas Aéreas, que seguia de Guarulhos (SP) para Recife (PE), realizar um pouso alternado no Aeroporto de Confins (MG) neste sábado (1). A aeronave apresentou uma falha técnica no sistema de refrigeração, e a temperatura dentro da cabine chegou a 32°C.
Segundo a companhia, o comandante decidiu desviar a rota por segurança. Após o pouso e desembarque, o homem passou mal no terminal e recebeu atendimento médico, mas não resistiu. A causa da morte foi declarada como indeterminada.
Em nota, a GOL afirmou que o procedimento seguiu todos os protocolos de segurança e lamentou o ocorrido. A empresa também informou estar prestando apoio à família da vítima.
Veja nota na íntegra:
“A GOL informa que a aeronave do voo G3 1878 deste sábado (01/11), entre Guarulhos (GRU) e Recife (REC), apresentou falha técnica na refrigeração de cabine, com a temperatura a bordo chegando a 32ºC. O comandante alternou prontamente e pousou no aeroporto de Confins (CNF), onde todos os clientes desembarcaram.
A decisão de alternar segue os protocolos de segurança da Companhia.
Após o desembarque, já no terminal, um passageiro passou mal e foi prontamente atendido pela equipe médica do aeroporto. A companhia foi informada que foi declarado o óbito por causa indeterminada.
A Companhia lamenta profundamente e está oferecendo todo o apoio à família.”
O governo federal iniciou uma série de demissões de apadrinhados do Centrão em cargos de segundo e terceiro escalões, abrindo espaço para novos indicados ligados ao PT. Apesar do discurso de retaliação a partidos que se distanciaram das pautas do Planalto, parlamentares veem outro objetivo: fortalecer a presença petista em estruturas com peso político e eleitoral para 2026.
A informação é da coluna da Andreza Matais, do Metrópoles. As vagas, com salários que variam entre R$ 15 mil e R$ 20 mil, foram abertas em órgãos como Caixa Econômica, Codevasf, Correios, Iphan, Ministério da Agricultura e Dnit. O comando dessas instituições, porém, segue sob influência de legendas do Centrão, como PP, União Brasil, PSD, MDB e PL.
Nos bastidores, deputados afirmam que a troca é menos uma retaliação e mais uma estratégia de reposicionamento político do PT, mirando o controle de cargos que terão papel crucial na articulação regional e na distribuição de recursos.
O movimento reacendeu em Brasília uma velha provocação: a de que o Partido dos Trabalhadores estaria retomando o “apetite por cargos” que, em 1999, fez o ex-governador Anthony Garotinho apelidar a sigla de “partido da boquinha”.
A megaoperação no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos, reacendeu o debate sobre segurança pública e colocou o presidente Lula (PT) novamente na defensiva. A ação, considerada a mais letal da história, recebeu aprovação de 57% dos moradores da capital e da região metropolitana, segundo o Datafolha, e unificou o discurso da direita em torno do endurecimento contra o crime.
Lula, que costuma adotar tom crítico a operações desse tipo, evitou questionar a ação comandada pelo governador Cláudio Castro (PL) e defendeu “trabalho coordenado” para enfrentar o tráfico sem colocar inocentes em risco. O silêncio calculado, porém, não impediu ataques nas redes e críticas de governadores oposicionistas, que criaram o “Consórcio da Paz” para reforçar a agenda de segurança.
A reação também chegou ao Congresso. O governo destacou nas redes a sanção de uma lei que prevê prisão para quem ameaçar autoridades que combatem o crime — proposta de autoria do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil-PR). A medida, vista como um gesto incomum vindo da esquerda, buscou conter o desgaste político.
Aliados de Lula admitem preocupação com o impacto da crise na popularidade do presidente, mas apostam em reforçar o discurso de combate ao crime com inteligência, citando operações integradas como a Carbono Oculto, em São Paulo. Enquanto isso, a direita tenta transformar o tema da segurança em bandeira eleitoral para 2026.
Essa tão falada “carbono oculto” foi considerado um sucesso pelos governistas, porém, entretanto, não diminuiu uma vírgula a atuação das facções criminosas, continuam todas livres e operantes.
O Comando Vermelho (CV) transformou o domínio de comunidades do Rio de Janeiro em um negócio altamente lucrativo, seguindo o modelo das milícias. Segundo investigações da Polícia Civil, a facção passou a cobrar taxas sobre serviços básicos, como gás, internet, transporte alternativo e até aplicativos de corrida, impondo monopólios dentro das favelas.
De acordo com o delegado André Neves, diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada, o tráfico percebeu que o controle territorial gera mais lucro do que a venda de drogas. “Nos complexos da Penha e do Alemão, tudo é deles. Essa lógica miliciana se espalhou, e as taxas rendem milhões por mês”, afirmou.
Em algumas comunidades, um botijão de gás pode custar até R$ 150 — bem acima da média estadual — e mototaxistas pagam valores semanais para circular. Comerciantes e prestadores de serviço também são obrigados a contribuir com “doações” ou pagamentos regulares.
O novo modelo de exploração tem impulsionado a expansão do CV, que avança sobre áreas antes controladas por milícias, especialmente na zona oeste carioca. “Quanto mais área dominada, mais receita garantida”, resume um policial que atua no setor de inteligência.
Eu continuo tendo a curiosidade de saber porque essas operações mira só o Comando Vermelho? Porque essas operações não se estenstende às outras facções criminosas?
A política de São Miguel do Gostoso volta a tremer. A Justiça Eleitoral da 14ª Zona Eleitoral de Touros/RN decidiu pela cassação dos diplomas do prefeito eleito Leonardo Teixeira da Cunha e do vice-prefeito João Eudes Rodrigues da Silva, referente às eleições municipais de 2024.
A sentença foi assinada pelo juiz eleitoral Pablo de Oliveira Santos, que reconheceu a prática de abuso de poder político, após comprovação de aumento expressivo de contratações temporárias durante o período eleitoral — o que caracteriza uso da máquina pública para favorecimento político.
De acordo com os autos, o município apresentou um salto de contratações que ultrapassou 90% no período analisado, criando desequilíbrio na disputa e violando o princípio da igualdade de oportunidades entre candidatos.
Além da cassação, o juiz declarou a inelegibilidade por 8 anos de José Renato Teixeira de Souza, apontado como principal responsável pela conduta abusiva.
Novas eleições no caminho
Com a cassação da chapa majoritária, a Justiça determinou que sejam realizadas novas eleições para prefeito e vice em São Miguel do Gostoso. Contudo, a execução da decisão só ocorrerá após trânsito em julgado no TRE/RN, caso exista recurso.
A decisão reacende debates no município sobre uso político da máquina pública, algo que já vinha sendo questionado por moradores, lideranças locais, oposição e observadores do processo eleitoral.
A vereadora Karen Santos (PSOL), de Porto Alegre, gerou polêmica ao afirmar durante uma sessão na Câmara Municipal que traficantes são “trabalhadores megaexplorados” e que “precisam ter seus direitos garantidos”.
A declaração aconteceu em meio ao aumento das operações policiais em áreas dominadas por facções criminosas e foi criticada por parlamentares de diferentes partidos.
A fala da vereadora repercutiu amplamente nas redes sociais e provocou reações de líderes políticos locais e nacionais.
Nós queremos saber é do pagamento do décimo 2018 e que não seja pago faltando uma parte como fizeram o ano passado depois se fizeram de esquecidos precisamos por nossas contas em dias e tbm temos direito à comemorar o natal e ano novo…poe o dinheiro no banco e nos paga isso é uma vergonha engana os besta com show nós não…
Quando a prefeitura vai pagar o décimo terceiro? Já é tempo de uma definição , enquanto isso aparece DINHEIRO para pagar cantores. Espero que não faça como MICARLA e ALDO TINÔCO. Acho uma vergonha colocar culpa na crise mas quando é para desviar não tem crisem
O meu IPTU aumento de 2018 para o de 2019 em torno de 950% da variação da infração prevista.
Com o exorbitante aumento do IPTU, a prefeitura vai pagar os salários (obrigação) com uma mão e retirar com a outra.
E o décimo terceiro, alguma notícia?Tem perspectiva de pagar ainda este ano?
Victor, ali é a BR 101, federal, portanto nada a ver com a arrecadação municipal. Outra: ali é uma marginal estreita para acessar a BR, com muitas lojas e gente transitando, o que requer prudencia.
Prefeito Alváro Dias, valorizando e pagando os salários em dias dos servidores municipais.
parabéns.
Tem uma decisão transitada em julgado pelo STF em execução, processo que tramitou durante 15 anos, mas o prefeito insiste em protelar. Prefeito valorize o servidor pague com o reajuste da matriz salarial, não dê uma de Carlos Eduardo.
Será que estavam à espera do meu dinheiro de multas para equilibrar as contas?
Recebi hoje uma multa referente a uma multa gravíssima com 7 pontos na carteira, porque ia à velocidade incrível de 59 kms/h no celebre radar de Goianinha, às 00.21 horas, na movimentada estrada de Goianinha, com um transito a essa hora que me permitiu passar a 59 kms/hora. Claro que fiquei preocupado com tamanha velocidade e felizmente não estava por lá um carro patrulha, para me encher o carro de balas. É vergonhoso como continua um radar de 30 kms/h numa rua de Goianinha, o qual deve ser a maior fonte de receita do Estado do RN. Também fico perplexo como não há um brasileiro com eles no sítio para derrubar esse radar, uma vergonha para os turistas estrangeiros, que, como eu já foram multados por passar a 43 kms/h no local. Mais um fato gravíssimo para anotar na história da minha vida e para sorrir com os amigos quando for de férias ao meu país.