A Prefeitura de Natal informa que está pagando, nesta sexta-feira (29/11), 98% da folha salarial dos servidores, entre ativos, inativos e pensionistas, referente ao mês de novembro. Hoje, até o fim do dia, o dinheiro poderá ser movimentado. O que significa que quase a totalidade dos servidores receberá nesta data seus salários na integralidade.
A Secretaria Municipal de Administração informa ainda que até o quinto dia útil de dezembro será feito o pagamento a todo o restante dos 2% do funcionalismo, concluindo a quitação da folha e permanecendo com o pagamento de seus funcionários em dia. A gestão faz questão de ressaltar ainda que, mesmo com a diminuição de receitas que se acentuou nos últimos meses, agravada pela perda de recursos como a cota-parte do ICMS que cabe ao Município, em função da instituição do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi), a folha de novembro será quitada integralmente.
O pagamento de todo o funcionalismo público municipal, feito até o dia 5 de dezembro, vai colocar R$ 60 milhões em circulação na economia da capital potiguar.
Apesar do PROEDI, a arrecadação municipal não caiu a ponto de ser a causa do atraso dos salários. Além disso, a arrecadação própria está subindo. Isso é sinal de má gestão dos recursos públicos.
Na verdade o PROEDI ( apesar dos erros evidentes em sua concepção ) seria uma saída para a retomada de crescimento e consequentes empregos para o Rio Grande do Norte. Mas infelizmente, por questões menores relacionadas a politicagem barata, está ameaçado.
Depois não adianta chorar o desenvolvimento dos outros Estados em detrimento do nosso.