Previdência projeta Maia para eleição de 2022

Foto: Luis Macedo/Agência Câmara

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegou nesta quinta-feira, 11, para uma reunião na casa do deputado Elmar Nascimento (BA), líder de seu partido, quando foi abordado por colegas que o chamaram de “Senhor Reforma”. Embora o tema do encontro fosse a continuidade da votação da reforma da Previdência, aliados lhe deram dicas sobre como tornar sua imagem mais popular e atrair votos até a eleição de 2022. Tratado como presidenciável por muitos de seus pares, Maia sorriu.

Desde que conseguiu cumprir a promessa de “entregar” aprovado o texto-base da proposta sobre mudanças no sistema de aposentadoria, antes do recesso parlamentar, Maia viu crescerem as apostas sobre uma eventual candidatura à sucessão do presidente Jair Bolsonaro. Em conversas reservadas, ele não nega a intenção de entrar no páreo, mas afirma que sabe o seu tamanho e precisa examinar a posição das “nuvens”, que cada dia está de um jeito.

A aproximação de Maia com o governador João Doria (PSDB) – pré-candidato à sucessão de Bolsonaro – incomoda o Palácio do Planalto. Nos bastidores do governo há comentários de que o deputado também pode compor chapa com Doria, repetindo a dobradinha PSDB-DEM que comanda o Bandeirantes. Em São Paulo, o vice-governador Rodrigo Garcia é do DEM.

“Você pode ser o nosso candidato, mas vamos ter de modernizá-lo”, disse a Maia o deputado Paulo Pereira da Silva (SP), presidente do Solidariedade, na reunião de ontem, que teve a presença de ministros e do secretário especial da Previdência, Rogério Marinho. “Esse cabelinho caindo na testa não vai dar. Além disso, você precisa sorrir, olhar para o eleitor quando apertar a mão dele e parar de ficar checando mensagem no celular na hora da conversa”, emendou Paulinho da Força. Após a “receita”, arrematou: “E também falta um programa popular”.

De todas as dicas recebidas, Maia tem investido mais na plataforma, que, segundo ele, não é de campanha. Depois da Previdência, a ideia é tocar uma agenda na Câmara que dê prioridade a medidas para destravar o crescimento e retomar o emprego, como a reforma tributária.

Maia adotou como mote uma frase que diz ter parafraseado do governador do Rio Grande do Sul, o tucano Eduardo Leite: “Coragem mesmo precisa quem tem a ousadia de ser ponderado”. Três meses depois de ter dito ao jornal O Estado de S. Paulo que o governo Bolsonaro é “um deserto de ideias”, ele se movimenta agora com o objetivo de construir um programa para o País.

‘Rodriguetes’

Ao lado de deputados de primeiro mandato que ficaram conhecidos como “rodriguetes”, o presidente da Câmara decidiu acelerar projetos de lei sobre modernização do Estado. Alguns já tramitam na Casa e precisam apenas de alterações pontuais para deslanchar. O pacote inclui melhorias na gestão de desempenho no serviço público e criação de uma política de governo digital na União, Estados e municípios.

As conversas de Maia fluíam bem com o ministro da Economia, Paulo Guedes, mas, desde que ele criticou o relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) sobre a Previdência, o caldo entornou. Até hoje a relação entre os dois está estremecida. Maia, porém, se reúne quase toda a semana com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Informado de que famílias com salários de dois a três mínimos caem com frequência no cheque especial, o deputado quer aprovar um projeto que reduza a taxa de juros para essa modalidade. Trata-se de um programa bem popular.

O placar de votação da reforma, com 379 votos a favor – 71 a mais do que o mínimo – surpreendeu até o governo. “Nós não teríamos conseguido chegar até aqui sem Rodrigo Maia”, admitiu o líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO).

Folhapress

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. PATRIOTA disse:

    Nuncaaaaaaaaa

  2. Tarcísio disse:

    JAMAIS QUEM TIVER JUÍZO, DEVE ACEITAR UM DEM….. DESSE NA PRESIDÊNCIA. ESSE PEITO INFLADO DE EGO. VAI FAZER DIETA, ESTAR EXPLODINDO DE TANTO GOZAR DE BENEFÍCIOS AS CUSTAS DO POVO. MENINO DE FRAUDAS. VAI CATAR LATINHAS.

  3. José aldomar disse:

    Com essa reforma que ele ajudou para ser aprovada sorte dele se ele conseguir se eleger de novo

  4. Erald disse:

    A mídia esquerdista pirou o cabeção, bateu o desespero, citar esse doído para presidente?….Nunca votarei nesse indivíduo….A Net nunca aceitará esse sugeito….Acorda imprensa enquanto há tempo….

  5. […] Previdência projeta Maia para eleição de 2022 […]

  6. Idiota completo disse:

    Kkkkk
    Essa imprensa comprada perdeu a vergonha.
    Q venha o nhonho!!!!!
    O botafogo turbinado pela odebrecht e gol.
    Assim será facílimo pro capitão.
    Kkkkkkk
    Bando de babaovos sem noção.

  7. Eduardo disse:

    O sujeito que se reelegeu deputado na bacia das almas (obteve míseros 74 mil votos num colégio eleitoral de 12,4 milhões de eleitores), graças ao infame quociente eleitoral, não tem cacife algum pra disputar uma eleição majoritária da magnitude que é a Presidência da República. Quem não lembra que o Rodrigo Maia se lançou candidato à Presidência em 2018 e desistiu pelo caminho por descobrir que fora do Rio de Janeiro, ele não teria um só voto? E quanto essa euforia do famigerado "centrão", nunca é demais lembrar que Geraldo Alckmin contou com o apoio total dessa máfia, e quando as urnas foram abertas o "xuxu" obteve apenas 4,76% dos votos válidos, amargando o 4° lugar na corrida eleitoral.

  8. Pêu disse:

    Deve ser o candidato da Folha.
    Porque dos brasileiros esse corrupto não é.

  9. duendevermelho disse:

    Cada baboseira q esse jornal escreve…
    Sai daí nhonho!

  10. Zé pomba torta disse:

    Agora entrou o resto! Quem danado vai votar nesse pilantra vagabundo, muito embora essas porras são tudo farinha dos mesmo saco, esse cara candidato ai é muita sacanagem. Parem o mundo que eu quero descer.

  11. Tertu disse:

    Claro, articulador ( a base de propina) igual ao luladrão. Com esses vai ter o trensalão( maior que o mensalão, petrolão, Furnas, fundos de previdência e BNDES), pode anotar

  12. Brasil mostra sua cara disse:

    Eu sou anti esquerda, mas se esse canalha for candidato a presidente a esquerda ganha de camarote, na minha opinião ele não se elege nem pra suplente de coveiro, Rodrigo Maia canalha.

    • Lobo disse:

      Deixa de conversar m**** petralha Duma figa, pensa que tá falando com os adoradores de ladrões dinheiro público, é? Que aceita todo tipo de mentira

COMENTE AQUI