Judiciário

Procurador-geral da República pede fim de obrigatoriedade da Bíblia em escolas e bibliotecas públicas; leis do RN, RJ, AM e MS são "condenadas"

Procurador-geral da República alega que leis estaduais do RJ, RN, AM e MS ofendem o princípio da laicidade, previsto na Constituição Federal

Em meio ao fogo cerrado da maior investigação sobre corrupção no País, em que mira 50 políticos, entre deputados, senadores, governadores sob suspeita de envolvimento com as propinas na Petrobrás, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encontrou tempo e disposição para agir em outra área.

Perante o Supremo Tribunal Federal (STF) Janot ajuizou nesta quinta-feira, 12, quatro ações diretas de inconstitucionalidade que questionam leis estaduais do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, de Mato Grosso do Sul e do Amazonas sobre a inclusão obrigatória da bíblia no acervo das bibliotecas e escolas públicas. Janot também propôs uma ação contra legislação de Rondônia que oficializa no Estado o livro como publicação-base de ‘fonte doutrinária para fundamentar princípios, usos e costumes de comunidades, igrejas e grupos’.

“O Estado de Rondônia não se restringiu a reconhecer o exercício de direitos fundamentais a cidadãos religiosos, chegando ao ponto de oficializar naquele ente da federação livro religioso adotado por crenças específicas, especialmente as de origem cristã, em contrariedade ao seu dever de não adotar, não se identificar, não tornar oficial nem promover visões de mundo de ordem religiosa, moral, ética ou filosófica”, afirma Janot.

biblia-nilton-fukuda-ae-1000Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Nas ações do RJ, RN, AM e de MS, o procurador alega que as leis ofendem o princípio da laicidade estatal, previsto na Constituição Federal. A legislação prevê que é vedado à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, manter subsídios, atrapalhar o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, a colaboração de interesse público.

Segundo Janot, se por um lado os cidadãos detêm liberdades individuais que lhes asseguram o direito de divulgarem publicamente suas crenças religiosas, por outro, o Estado não pode adotar, manter nem fazer proselitismo de qualquer crença específica.

“O princípio da laicidade lhe impede de fazer, por atos administrativos, legislativos ou judiciais, juízos sobre o grau de correção e verdade de uma crença, ou de conceder tratamentos privilegiados de uma religiosidade em detrimento de outras”, alega o procurador.

Ele aponta que, além de impedido de adotar ou professar crenças, o Estado encontra-se impossibilitado de intervir sobre aspectos internos de doutrinas religiosas.

“Seu dever com relação aos cidadãos, nessa seara, é o de apenas garantir a todos, independentemente do credo, o exercício dos direitos à liberdade de expressão, de pensamento e de crença, de forma livre, igual e imparcial, sendo vedada, em razão da laicidade, que conceda privilégios ou prestígios injustificados a determinadas religiões”, argumenta.

Na avaliação de Rodrigo Janot, ao obrigar a inclusão da Bíblia em escolas ou bibliotecas públicas, os quatro estados fizeram juízo de valor sobre livro religioso adotado por crenças específicas, considerando fundamental, obrigatória e indispensável sua presença naqueles espaços. “Contudo, incumbe aos particulares, e não ao Estado, a promoção de livros adotados por religiões específicas”, sustenta.

O procurador-geral da República destaca que seu interesse é “unicamente proteger o princípio constitucional da laicidade estatal”, de modo a impedir que os estados promovam ou incentivem crenças religiosas específicas em detrimento de outras, sempre se resguardando, por outro lado, os direitos dos cidadãos de assim procederem, em decorrência do exercício das liberdades de expressão, de consciência e de crença.

VEJA AS LEIS DE CADA ESTADO

Rio de Janeiro

A Lei fluminense 5.998/2011 torna obrigatória a manutenção de exemplares da Bíblia nas bibliotecas situadas no estado, impondo multa em caso de descumprimento, é o alvo da ADI 5248.

Rio Grande do Norte

Na ADI 5255, Rodrigo Janot pede a declaração de inconstitucionalidade da Lei potiguar 8.415/2003, a qual determina a inclusão no acervo de todas as bibliotecas públicas do estado de, pelo menos, dez exemplares da Bíblia Sagrada, sendo quatro delas em linguagem braile.

Mato Grosso do Sul

Os artigos 1º, 2º e 4º da Lei sul-mato-grossense 2.902/2004, que tornam obrigatória a manutenção, mediante custeio pelos cofres públicos, de ao menos um exemplar da Bíblia Sagrada nas unidades escolares e nas bibliotecas públicas estaduais, são o alvo da ADI 5256.

Amazonas

Na ADI 5258, o procurador-geral da República requer a inconstitucionalidade dos artigos 1º, 2º e 4º da Lei Promulgada amazonense 74/2010, os quais obrigam a manutenção de ao menos um exemplar da Bíblia Sagrada nas escolas e bibliotecas públicas estaduais.

Rondônia

Os artigos 1º e 2º da Lei rondoniense 1.864/2008 são questionados na ADI 5257. O primeiro oficializa no estado a Bíblia Sagrada como livro-base de fonte doutrinária para fundamentar princípios, usos e costumes de comunidades, igrejas e grupos. Já o segundo estabelece que essas sociedades poderão utilizar a Bíblia como base de suas decisões e atividades afins (sociais, morais e espirituais), com pleno reconhecimento no Estado de Rondônia, aplicadas aos seus membros e a quem requerer usar os seus serviços ou vincular-se de alguma forma às referidas instituições.

Fausto Macedo, Estadão

Opinião dos leitores

  1. O Sr camilo não leu a bíblia ou é um ateu mal intencionado, ou não acredita no DEUS todo poderoso, pois a biblia nos traz muitos ensinamentos, para o dia a dia como para a vida espiritual, leia e tenha um encontro com o verdaeiro DEUS.

  2. Eu acho que o "ex herói nacional" deveria se preocupar com outras coisas mais importantes do que com o acervo de bibliotecas. Que mal há em ter livros religiosos na biblioteca? Ela não existe para facilitar o acesso do povo ao conhecimento? Que haja Bíblia, alcorão, livros espíritas e qualquer outro que ajude ao engrandecimento moral e espiritual da humanidade nas bibliotecas!

  3. Parabéns Sr. Janot.
    Se NÃO é obrigado a ter o Alcorão ou qualquer outro livro religioso que não seja o cristão, também não deve ter a Bíblia.
    Vejo gente aqui dizendo que a Bíblia só ensina coisas boas, onde? Talvez não tenham lindo as passagens sangrentas desse livro tão perverso e fictício que manipula a mente de tanta gente. As bibliotecas são repletas de boas literaturas, não percam vosso tempo lendo essa leseira chamada Bíblia.

    E sim, obrigar que as bibliotecas tenham esse livro, é sem dúvida, inconstitucional.

  4. "ofendem o princípio da laicidade, previsto na Constituição Federal"???
    O que dizer dos feriados nacionais ditos CRISTÂOS? Ora, fere da mesma forma a laicidade.
    Será que vão extingui-los também?
    E sobre o ensino religioso nas escolas publicas? Ora, fere da mesma forma a laicidade.
    Será que vão extingui-los também?
    Vão nada, isso é golpe pra tirar o foco das proezas realizadas pelos políticos.
    BRASIL, PAÍS DE TOLOS.

  5. Realmente é um absurdo os governos estaduais obrigarem as escolas e bibliotecas públicas a terem em seus acervos exemplares de um livro tão temível, que contem ensinamentos tão desumanos e avassaladores como amar os inimigos, perdoar as pessoas setenta vezes sete vezes, honrar pai e mãe, não roubar, não matar, não mentir, etc.

  6. Deviam tambem proibir a colocaçao de temas ideologicos socialistas e marxistas nos materiais didaticos do MEC. O lema da nossa bandeira é outro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

SEFAZ/RN intercepta caminhão com 17 mil litros de combustível sem documentação fiscal

Foto: Divulgação

Uma equipe volante de fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda do Rio Grande do Norte (SEFAZ/RN) interceptou, na manhã deste domingo, um caminhão transportando aproximadamente 17 mil litros de gasolina comum sem documentação fiscal. A ação resultou na recuperação de cerca de R$ 44 mil aos cofres públicos, entre ICMS devido e multa.

O veículo ingressou no Rio Grande do Norte pelo município de Nova Cruz, em uma tentativa de evitar a fiscalização do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) de Caraú, localizado na Baía Formosa, divisa com a Paraíba. No entanto, foi localizado e abordado por auditores fiscais na RN-003, já no município de Várzea, no trecho entre Santo Antônio e Goianinha.

Durante a abordagem, o motorista informou à equipe de fiscalização que o caminhão estava descarregado. Diante da inconsistência da informação, a equipe realizou uma inspeção física no veículo. Ao abrir os compartimentos de carga, os fiscais constataram que o caminhão transportava combustível.

Após a conferência, foi verificada a existência de aproximadamente 17 mil litros de gasolina comum desacobertados de documento fiscal, caracterizando irregularidade tributária. A carga foi retida para os procedimentos administrativos cabíveis, sendo efetuada a cobrança do imposto devido e das penalidades previstas na legislação.

A ação integra o trabalho permanente da SEFAZ/RN de combate à sonegação fiscal e à concorrência desleal, reforçando o controle sobre a circulação de mercadorias, especialmente nas operações de entrada de produtos provenientes de outras unidades da Federação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Tércio Tinoco fala sobre pré-candidatura ao Senado e destaca compromisso com inclusão

O vereador Tércio Tinoco publicou um  vídeo nas redes sociais comentando o anúncio de sua pré-candidatura ao Senado Federal. Na gravação, ele afirma que recebe a missão “com muita gratidão e responsabilidade” e reforça o compromisso de representar o Rio Grande do Norte em Brasília.

Pré-candidato na chapa liderada por Alysson Bezerra, ao lado da senadora Zenaide Maia, Tércio destaca que a inclusão seguirá como uma de suas principais bandeiras, mas ressalta que sua atuação será voltada para toda a população.

Segundo o parlamentar, o objetivo é defender o desenvolvimento do estado, o diálogo e os direitos de quem mais precisa. Ao final do vídeo, ele convida os apoiadores a acompanharem a nova caminhada rumo às eleições de 2026.

Confira:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Tércio Tinoco (@terciotinoco)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Colégio Porto abre as portas para novas famílias no “Porto Experience”

Foto: Divulgação 

No dia 23 de julho, às 19h, o Colégio Porto abre as portas para a segunda edição de 2026 do Porto Experience. O evento é para famílias interessadas nas turmas a partir do 6º ano e permite conhecer de perto a rotina da escola antes de decidir a matrícula de 2027. A procura já é grande, e algumas turmas estão perto de fechar as vagas.

A decisão sobre a escola dos filhos costuma ficar para o fim do ano, sob a pressão do prazo de matrícula. Por isso, cresce o número de famílias que usa o segundo semestre para visitar escolas, conversar com professores e comparar propostas com calma.

O Colégio Porto se destaca com excelentes resultados em exames nacionais e aprovações em universidades no Brasil e no exterior, além de contar com laboratórios, espaços colaborativos de aprendizagem, rooftop de convivência e uma midiateca com biblioteca, salas de estudo e ambientes destinados ao trabalho em grupo.

Para o diretor André Cury, conhecer a escola de perto muda a forma como a família decide. “Escolher uma escola não é só olhar notas. É sentir o ambiente, conversar com os professores, ver de perto onde o filho vai passar parte importante da vida dele. Quem decide com antecedência decide com mais calma”, diz.

A programação inclui um tour pelos espaços da escola, visitas às salas de aula e laboratórios, apresentação da equipe pedagógica e conversa sobre o método de ensino. Os visitantes também poderão conhecer os recursos tecnológicos utilizados nas aulas e os projetos que fazem parte da formação dos alunos.

A inscrição é gratuita, pelo link na bio do Instagram @colegio.porto. Quem participa do evento tem condições especiais de matrícula. As vagas são limitadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Não dá para trazer uma carta do pai a cada crise, diz Caiado sobre Flávio

Screenshot

Foto: Reprodução

O pré-candidato à Presidência e ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) fez uma crítica ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao falar da carta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lida pelo filho mais velho do ex-mandatário.

Eu acho que a candidatura do [Flávio] Bolsonaro está extremamente fragilizada, essa é a grande realidade”, começou o ex-governador em entrevista ao Jornal Café da Manhã nesta segunda-feira (13).

“Liderança você não herda, não existe uma herança, você constrói a liderança. Uma situação que a cada crise você não tem como ficar trazendo uma carta do pai para respaldá-lo“, acrescentou.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Motorista potiguar que morreu em MG fez post sobre outro acidente na mesma rodovia horas antes

Screenshot

Foto: Reprodução

Horas antes de morrer em um grave acidente na BR-251, em Minas Gerais, o motorista potiguar Carlos Eduardo da Silva Ferreira, de 26 anos, publicou nas redes sociais imagens de outra colisão registrada na mesma rodovia.
A coincidência chamou a atenção de familiares e amigos.

Dudu, como era mais conhecido, era bastante ativo nas redes sociais. Ele costumava compartilhar a rotina na estrada e registrou uma outra ocorrência na mesma rodovia por onde ele trafegava rumo a São Paulo.

Natural de Passagem, no Agreste do Rio Grande do Norte, Carlos morreu na manhã de domingo (12) após o caminhão que dirigia bater em duas carretas no município de Francisco Sá, no Norte de Minas Gerais, às 7h50. Ele transportava uma carga de camarão.

Em nota, a Prefeitura de Passagem lamentou a morte do motorista e prestou solidariedade à família. “Sua partida entristece toda a nossa comunidade”, publicou o município.

De acordo com a PRF, Carlos descia a Serra de Francisco Sá quando perdeu o controle da direção. O caminhão invadiu a contramão e bateu lateralmente em uma carreta carregada com composto para plantas.

Na sequência, atingiu outra carreta, que subia a serra transportando bicarbonato. Com o impacto, o caminhão conduzido pelo potiguar e uma das carretas pegaram fogo. Carlos ficou preso às ferragens e morreu no local.

Os motoristas das duas carretas conseguiram sair dos veículos. Um deles não se feriu e o outro sofreu lesões leves e foi socorrido pelo Samu.
A rodovia ficou totalmente interditada durante o atendimento da ocorrência para realização da perícia e a remoção dos veículos. As causas do acidente serão investigadas.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Profissional da UPA do Satélite é atacado por homem que buscava atestado médico; Prefeitura repudia

Screenshot

Foto: Adriano Abreu

Um profissional da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade Satélite, na Zona Sul de Natal, foi atacado por um homem que buscava obter um atestado médico. O caso foi confirmado neste domingo (12) pela Prefeitura do Natal, que divulgou uma nota de repúdio à violência.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o funcionário foi atacado enquanto exercia suas atividades na unidade. A nota não detalha como ocorreu a agressão ou o estado de saúde da vítima.

A Prefeitura classificou o caso como grave e destacou que os profissionais das unidades de saúde já trabalham sob intensa pressão. O município também repudiou situações de violência física e psicológica contra trabalhadores da rede pública.

Na manifestação, a gestão municipal defendeu uma apuração rápida e rigorosa para identificar e responsabilizar o agressor. A Prefeitura afirmou ainda que é necessário garantir a proteção dos profissionais e dos usuários atendidos nas unidades de saúde

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

NEXUS/BTG: 46% veem impacto negativo para Flávio em episódio com Michelle

Screenshot

Foto: Reprodução

A crise envolvendo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afeta negativamente as pretensões eleitorais do pré-candidato a presidente na opinião de 46% dos eleitores. É o que revela a pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (13).

De acordo com o levantamento, 27% avaliam como muito negativo o impacto do episódio, enquanto 19% veem impacto pouco negativo. Por outro lado, 40% dos entrevistados acreditam que o atrito familiar e partidário não trará consequências para Flávio.

Apenas 7% do eleitorado prevê algum impacto positivo da situação para o projeto político do senador fluminense, somando os cenários de resposta muito e pouco positivamente.

Entre os entrevistados pelo levantamento, 64% afirmam que souberam do caso. Dentre estes, 20% diz conhecer bem e acompanhar o desacordo familiar. Já 35%, quando apresentados sobre o atrito, disseram que não sabem do que se trata.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Quase metade dos eleitores desaprova Lula; segurança lidera preocupação, diz BTG/Nexus

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo Lula aparece dividido entre aprovação e desaprovação dos eleitores, segundo pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (13).

De acordo com o levantamento, 47% dos entrevistados aprovam a gestão do presidente, enquanto outros 47% afirmam desaprovar o governo. Outros 6% não souberam responder.

Na avaliação direta da administração, 35% consideram o governo ótimo ou bom. Desse total, 16% classificam como ótimo e 19% como bom.

Outros 24% avaliam a gestão como regular, enquanto 41% têm uma avaliação negativa: 8% consideram ruim e 33% avaliam como péssima.

Entre os principais problemas apontados pelos eleitores, a segurança pública aparece em primeiro lugar, citada por 29% dos entrevistados. Corrupção (24%) e saúde pública (23%) aparecem na sequência.

Metodologia

A pesquisa ouviu 2.003 eleitores por telefone entre os dias 10 e 12 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-07981/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula lidera 1º turno, mas Flávio Bolsonaro empata no 2º turno, aponta pesquisa BTG/Nexus

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) aparece na liderança dos cenários de primeiro turno para a eleição presidencial de 2026, mas a disputa com o senador Flávio Bolsonaro (PL) fica apertada em uma eventual segunda etapa, segundo pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (13).

No cenário de 1º turno, Lula aparece com 40% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro registra 34%. Os demais candidatos aparecem com percentuais de um dígito.

Na simulação de segundo turno entre Lula e Flávio, o petista tem 47% e o senador soma 44%. A diferença está dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais, indicando empate técnico entre os dois nomes.

O levantamento também mostra Lula vencendo os demais confrontos testados contra Ronaldo Caiado, Romeu Zema e Renan Santos. No cenário com Flávio, a disputa aparece como a mais acirrada entre as simulações apresentadas.

A pesquisa BTG/Nexus ouviu 2.003 eleitores por telefone entre os dias 10 e 12 de julho de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Nunes Marques deve segurar análise de revisão criminal de Bolsonaro até eleição, segundo aliados

Foto: Divulgação/STF

Aliados do ministro do STF Nunes Marques avaliam que ele deve deixar para depois das eleições de outubro uma decisão sobre o pedido de revisão criminal apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo informações de bastidores, a expectativa é que o ministro mantenha o processo sem movimentação durante o período eleitoral, para evitar repercussões políticas em meio à disputa presidencial.

A revisão criminal tenta reabrir a condenação de Bolsonaro no processo relacionado ao chamado “inquérito do golpe”, segundo informações do Metrópoles.

Ainda de acordo com aliados, uma eventual decisão favorável ao ex-presidente poderia ocorrer apenas após o pleito e dependeria do cenário político formado após as eleições.

Qualquer decisão individual de Nunes Marques precisará ser analisada pelos demais ministros do Supremo Tribunal Federal. Atualmente, a Corte conta com 10 integrantes em atuação.

Nos últimos meses, o STF analisou pedidos semelhantes de outros condenados no mesmo processo. Em quatro dos cinco casos avaliados pelo plenário virtual, Nunes Marques acompanhou a maioria contra a derrubada das punições.

Opinião dos leitores

  1. Desse senhor não dar para esperar nada que preste a tempo ele se juntou a capetada da corte, mais um erro de Bolsonaro quando o indicou ao STF

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *