Política

Procuradoria Geral da República denuncia Romero Jucá na Operação Zelotes

Procuradoria Geral da República denunciou ao Supremo Tribunal Federal o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), por crimes na Operação Zelotes, que apura fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o tribunal de recursos da Receita Federal.

O caso corre sob segredo e por isso não há detalhes.

O inquérito está sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, relator da Zelotes no Supremo. Caberá a ele notificar o acusado para apresentar resposta à denúncia e levar o inquérito para julgamento na segunda Turma do STF, que decidirá se ele vira ou não réu na Zelotes.

 

Portal G1

Opinião dos leitores

  1. Esse é bandido profissional. No esquema dele só tinha uma saída que era derrubar Dilma com a ajuda do Supremo e tudo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Moraes conseguiu desagradar até os comentaristas da GloboNews: “tudo subjetivo e de uma pessoa, não é de 11 ministros”

As decisões do ministro do STF, Alexandre de Moraes, têm deixado insatisfeitos até os comentaristas do canal GloboNews. “É tão confusa (a decisão de Moraes) que na hora que você diz que não pode calar o Bolsonaro, você vira bolsonarista. Você fica num mundo em que só pode defender o Supremo, qualquer coisa que o Supremo faça. Democracia não é assim”, afirmou Merval Pereira no programa Estudioi desta quinta-feira (24) ao comentar a decisão de Moraes que proíbe Jair Bolsonaro de usar redes sociais, de forma direta ou por meio de terceiros.

“A gente tem que dar uma reorganizada nesse nosso sistema porque está muito ruim, muito confuso. Tão confuso quanto a decisão do Alexandre. Porque é tudo subjetivo e de uma pessoa, não é de 11 ministros. Ele toma a decisão e a maioria do plenário não pode discordar porque está desmoralizando o Supremo. Onde a gente vai parar com essa solidariedade cega a um possível erro? Não há um debate, todo mundo apoia qualquer coisa que o Alexandre de Moraes faça, porque ele representa ‘o bem'”, completou Merval.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mais de 92% das casas potiguares têm acesso à internet, diz IBGE; presença de televisão e computador diminui

Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

A internet está cada vez mais presente nos lares potiguares. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta quinta-feira (24) pelo IBGE, 92,3% dos domicílios do Rio Grande do Norte tinham acesso à internet em 2024. Na Região Metropolitana de Natal (RMN), o percentual foi ainda maior e chegou a 96%.

Para se ter uma ideia, em 2016, apenas 66,4% dos municípios potiguares tinham internet – . Na Grande Natal, o percentual era de 79,7%.

O avanço contrasta com a queda na presença de televisões e computadores nos lares potiguares. O celular é a principal fonte de acesso para a população.

O uso é quase universal entre estudantes (99%) e bastante alto entre não estudantes (96,8%).

TV por assinatura perde espaço e streaming cresce

Outro dado que chama atenção é a queda na presença de serviços de TV por assinatura. Em 2016, 29,1% dos domicílios potiguares tinham acesso ao serviço. Em 2024, esse número caiu para 19,4%. Na Região Metropolitana, a redução foi ainda mais acentuada: de 41,2% para 20,8%.

O principal motivo para a desistência do serviço, que antes era o custo, agora é a falta de interesse.

Mais da metade (55,1%) dos lares potiguares sem TV por assinatura afirmam que não têm interesse no serviço — em 2016, apenas 31,8% apontavam isso.

Já os serviços de streaming de vídeo voltaram a crescer em 2024, depois de uma leve retração em 2023. Segundo a pesquisa, 31% dos domicílios potiguares possuem acesso a alguma plataforma paga — número que havia caído para 29,4% no ano anterior.

Idosos

A pesquisa também mostrou crescimento do uso da internet entre idosos e pessoas de menor escolaridade.

No RN, o percentual de pessoas com 60 anos ou mais que acessaram a internet saltou de 3,9% em 2016 para 13,6% em 2024. Entre aqueles sem instrução ou com ensino fundamental incompleto, 34,4% usaram a internet nos três meses anteriores à entrevista.

A internet gratuita em espaços públicos continua sendo importante nesse processo de inclusão: 15,5% dos potiguares com 10 anos ou mais acessaram a rede em escolas públicas ou bibliotecas; 12,8%, em praças e parques; e 10,9%, em unidades de saúde.

Sobre a pesquisa

Os dados são do módulo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da PNAD Contínua, coletados no quarto trimestre de 2024. A pesquisa investiga o acesso e uso de tecnologias por pessoas com 10 anos ou mais, além da presença de equipamentos nos domicílios. A versão mais recente incorporou temas como serviços de streaming, dispositivos inteligentes e internet pública gratuita.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Feminicídios e mortes por intervenção policial aumentam no RN em 2024, aponta Anuário da Segurança

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Rio Grande do Norte teve, em 2024, aumento nos registros de feminicídio e de mortes por intervenção policial. Esses são dois dos dados revelados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) por meio do Anuário de Segurança nesta quinta-feira (24).

Feminicídio

Em 2024, segundo o documento, o RN teve 33 mulheres assassinadas, número 10% acima em relação a 2023. Com relação à violência doméstica, foram 17.920 registros em 2024, uma alta de 7,5% no comparativo com 2023.

Intervenção policial

Com relação a mortes por intervenção policial, o estado teve 79 casos em 2024, o que representa uma taxa de 2,2 crimes por 100 mil habitantes, ficando acima da média nacional que é de 1,8 e ao Nordeste com 1,7.

Os dados apresentados mostram que o Rio Grande do Norte ainda está entre os estados mais afetados por crimes violentos.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IPESPE: Desaprovação do governo Lula chega a 51%; aprovação é de 43%

Arte: reprodução/CNN

A desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu três pontos percentuais, se comparada a maio, e está em 51%, segundo pesquisa Pulso Brasil/Ipespe divulgada nesta quinta-feira (24).

Já a aprovação da gestão federal oscilou três pontos para cima e chegou a 43%. Os que não sabem ou não responderam são 5% — no levantamento anterior, eram 6%.

O instituto ouviu 2.500 entrevistados entre os dias 19 e 22 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeituras de Macaíba e Natal assinam convênio para formação da Guarda Municipal


Imagens: Geraldo Neto

O município de Macaíba deu mais um importante passo na área da segurança pública com a assinatura de um convênio com a Prefeitura do Natal para formação da Guarda Municipal (GMM). Inicialmente, 50 candidatos aprovados no concurso público passarão pela formação oferecida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES) da capital potiguar. O Convênio foi assinado pelos prefeitos Emídio Jr e Paulinho Freire.

Durante a cerimônia, Emídio lembrou dos investimentos que o município tem feito em segurança pública, como a criação da central de videomonitoramento e a criação e o concurso da GMM. “Daqui a alguns meses, com certeza os nossos guardas estarão nas ruas do nosso município, tanto na zona urbana, como na zona rural, fazendo trabalho em conjunto com a Polícia Civil e Polícia Militar para melhor, servir e proteger nossa população”, afirmou ele.

O secretário de Segurança Pública de Macaíba, coronel Macedo, destacou a qualidade da formação oferecida pela Guarda de Natal. “Essa é a concretização de um sonho. Tanto para a gestão Emídio Jr, quanto para a população de Macaíba. Agora, nós vamos publicar o edital de convocação para que os alunos participem do curso de formação dos novos Guardas Municipais de Macaíba. A Guarda Municipal de Natal tem uma estrutura e um histórico de qualidade na formação de guardas aqui no estado”, explicou o coronel.

Também estiveram presentes a secretária da SEMDES, Samara Trigueiro, o comandante da Guarda Municipal de Natal, Francisco Fonseca; a vereadora Érika Emídio, o secretário adjunto de Segurança de Macaíba, Jota Júnior, e o comandante da GMM, Roberto Ângelo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hulk Hogan, ator e lenda da luta livre, morre aos 71 anos

Imagem: Getty Images

Hulk Hogan morreu aos 71 anos, segundo o site TMZ. De acordo com a publicação, a lenda da luta livre sofreu uma parada cardíaca em sua casa, em Clearwater, no estado americano da Flórida, na manhã de quinta-feira (24).

Paramédicos foram chamados à casa de Hogan e ele foi retirado do local em uma maca. Há cerca de uma semana, Sky, mulher do ex-lutador, negou que ele estaria em coma. A declaração foi feita enquanto Hulk se recuperava de uma cirurgia.

Terry Gene Bollea, conhecido como Hulk Hogan, nasceu em 11 de agosto de 1953, em Augusta, no estado americano de Geórgia. Ele se destacou como um dos nomes mais famosos da luta livre americana e fez muito sucesso nas décadas de 1980 e 1990.

Ele foi um dos protagonistas dos eventos das organizações World Wrestling Federation (WWF, hoje WWE) e World Championship Wrestling (WCW). Seu personagem carismático e o físico marcante fizeram com que ele recebesse convites para ser ator.

Hogan fez parte do elenco de filmes como “Rocky III” (1982), quando interpretou Thunderlips. Ele também atuou em “Desafio total” (1989), “Comando suburbano” (1991) e “O senhor babá” (1993). Como ator, também estrelou a série “Thunder – Missão eno Mar”, em 1994.

Seus filmes geralmente exploravam gêneros como ação, comédia e aventura. Passaram longe de ser sucessos da crítica, mas conquistaram muitos fãs.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Extremoz se reúne com Anatel para melhorias na cobertura de rede de telefonia móvel e internet

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, se reuniu com o gestor substituto da Anatel no RN, Halysson Barbosa Mendonça, para tratar das deficiências na cobertura de sinal de celular em diversas áreas do município.

Durante o encontro, o secretário Rafael Correia apresentou dados que comprovam o crescimento populacional e urbano de bairros como Vila São Sebastião, Estivas, Araçá, Grutas, Boca da Ilha, Pedrinhas e até mesmo do Centro da cidade — todos com níveis baixos ou inexistentes de cobertura móvel.

Apesar das operadoras informarem à Anatel que há cobertura nessas regiões, o secretário demonstrou, com base em levantamentos técnicos e denúncias da população, que diversas áreas continuam descobertas ou com sinal extremamente precário.

Foi solicitada à Anatel uma fiscalização in loco para verificar as falhas e, com base nisso, exigir das operadoras a instalação de novas antenas. A Prefeitura também se colocou à disposição para colaborar com a cessão de áreas públicas e a desburocratização de licenças.

Atualmente, Extremoz conta com 61.537 acessos de telefonia móvel e 799 assinaturas de TV por assinatura, o que reforça a necessidade de ampliação da infraestrutura de conectividade no município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

MST: Bandeira hasteada, varal no corrimão e agora banheiro improvisado na Governadoria

Foto: Cedida

Além do registro das roupas penduradas no corrimão da Governadoria e a bandeira hasteada ao lado da bandeira do RN, chegou também ao BLOG um banheiro improvisado dos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

É possível ver também algumas peças íntimas expostas no local.

O grupo reivindica a retomada das políticas públicas de reforma agrária, que, segundo o MST, estão paralisadas tanto no Rio Grande do Norte quanto em nível nacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secretaria envia nota sobre paciente armado que tentou assaltar o Hospital dos Pescadores

Um assalto na madrugada desta quinta-feira (24) deixou profissionais e pacientes do Hospital dos Pescadores (HOSPEC), em Natal, em estado de choque. Por volta das 3h50, um homem que se passava por paciente entrou armado na unidade e anunciou o assalto.

A secretaria municipal de saúde do município enviou uma nota sobre o ocorrido, confira:

Nota da Secretaria Municipal de Saúde

Durante a madrugada desta quinta-feira, por volta das 3h30, um indivíduo se apresentou ao Hospital dos Pescadores relatando estar com um “problema ortopédico”. Após ser prontamente atendido pelo médico responsável e encaminhado para um exame de raio-X, o indivíduo anunciou um assalto, sacando aparentemente um simulacro de arma. Ele chegou a ser inicialmente contido, mas conseguiu escapar.

Apesar da tensão gerada no momento, ninguém ficou ferido. O médico abordado registrou Boletim de Ocorrência. A direção da unidade aguarda mais informações das autoridades competentes para o devido prosseguimento da investigação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

HÉTEROFLEX: Homens que sentem atração por outros homens, mas se dizem héteros

Foto: Reprodução

O termo “Héteroflex” está ganhando destaque ao descrever homens que, apesar de se identificarem como heterossexuais, sentem atração por outros homens e buscam relações sexuais pontuais e sigilosas. Esse comportamento, observado por pesquisadores, desafia as definições tradicionais de identidade sexual e revela a complexidade da sexualidade humana.

Muitos desses homens mantêm sua identidade hétero, justificando que suas experiências não definem quem são. Essa prática ocorre em ambientes privados ou virtuais, longe dos espaços LGBTQIA+ tradicionais. Especialistas apontam fatores como repressão cultural e normas rígidas de masculinidade como influências nesse comportamento.

A discussão vai além da vida íntima, refletindo uma sociedade que ainda valoriza mais a aparência do que a verdade. Em pleno século XXI, o termo “heterossexual” pode vir com um asterisco, indicando exceções em certas circunstâncias.

ClickPB

Opinião dos leitores

  1. Coisa de bolsonaris5a que gosta de cornociatas(agarrado nas costas de outros)
    Lá ele mil vezes…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *