Geral

Profano e Sagrado: Marista lembra princípios cristãos após barraco causado por figurinha vendida a 40 reais

O Colégio Marista emitiu nota destinada aos pais ou responsáveis pelos alunos após a contenda entre duas mães nessa segunda-feira.

Conforme apurou o blog, dois alunos comercializaram uma figurinha da Copa por R$ 40,00. Quando a mãe do aluno que adquiriu a peça chegou ao colégio para apanhar o filho, recusou-se a aceitar que as crianças já assimilaram a lei de mercado, aquela segundo a qual tão mais escasso o item, mais caro.

Movida pela contrariedade sobre a transação, a mulher rasgou o álbum da criança.

Só que a mãe do menino cujo álbum foi picotado chegou na sequência.

Instalou-se o caos na portaria da Rua Apodi do colégio baseado no sonho de São Marcelino, ícone da verdade e da justiça na cronologia cristã.

Como cada mãe achou que tinha a verdade e a justiça a seu lado, resolveram medir qual verdade e justiça prevalecia mais.

Saíram nos tapas.

E ao Marista restou a nota que segue abaixo:

“A educação marista, empenhada na luta por justiça, paz e por estruturas de solidariedade, valoriza o indivíduo como sujeito de direitos e cria oportunidades para seu acesso espaço-tempos sociais, culturais e educacionais.
(Projeto Educativo do Brasil Marista, p.26).

Prezados Pais e/ou Responsáveis,

O Colégio Marista de Natal, inspirado no sonho de São Marcelino Champagnat de educar amorosamente as crianças, os adolescentes e os jovens de todas as “dioceses do mundo” tornando Jesus Cristo conhecido e amado, preza por oferecer um serviço educacional e evangelizador de excelência.

Exatamente em razão disso, a cada profissional desta casa é confiada a responsabilidade pela missão do Instituto Marista de formar “bons cristãos e virtuosos cidadãos” por meio de intervenções pedagógicas conscientes, pacíficas, focadas na presença, no amor, no respeito, na solidariedade e no aprender convivendo e fazendo.

Queremos nossos estudantes cada vez mais protagonistas, envolvidos, comprometidos e focados em seu processo de aprendizagem, e interagindo com o que lhes é próprio e de sua responsabilidade junto à escola – imersos em uma educação contemporânea que articula espaços focados na aprendizagem, expandindo o seu potencial criativo, em todas as suas possibilidades e competências.

Tendo em vista essa premissa, queremos contar com o apoio e a parceria dos Pais e/ou Responsáveis, no discernimento quanto à orientação dos estudantes acerca dos objetos ou brinquedos que devem ser trazidos para a escola e quando devem trazê-los.

Sobre isso, devem ser seguidas as orientações do “Guia do Aluno 2018”, além do que foi combinado com os educadores sobre o dia em que o brinquedo fará parte da rotina pedagógica, cujo objetivo é promover a socialização, o respeito, a cooperação, bem como de tornar um ambiente agradável e pacífico, de integração entre os estudantes, incentivando o manuseio correto e o empréstimo dos brinquedos.

Orientamos, ainda, a TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA que evite trazer para a escola álbuns, figurinhas e/ou objetos semelhantes, a fim de se preservar um ambiente educacional pacífico e de maior concentração e aproveitamento acadêmico.
Sabemos que, principalmente para as crianças, tudo isso é muito divertido e atraente dada a proximidade do período da Copa do Mundo; mas, por serem crianças, elas não têm conseguido manter a atenção e o foco na construção do saber de modo satisfatório.

Cientes de que sempre contamos com a parceria das famílias no fortalecimento de nosso espaço de convivência e aprendizagem, solicitamos a todos vocês compreensão e colaboração para a manutenção de um ambiente educacional propício a um ensino cada vez mais intenso, cada vez mais Marista!
Que São Marcelino Champagnat e a Boa Mãe nos abençoem e caminhem conosco todos os dias de nosso fazer evangelizador e pedagógico!

Atenciosamente,

IR. JOSÉ DE ASSIS ELIAS DE BRITO
DIRETOR

Opinião dos leitores

  1. Ora, o que está acontecendo ali? O de sempre para quem convive naquele ambiente frequentado por uma classe média mesquinha, pequena, limitada na sua capacidade de reconhecer que perdeu o jogo.

    O fato é que as pessoas que frequentam aquela escola (e as demais, do mesmo nível na nossa falida cidade) não sabem perder. Não conseguem administrar a ideia de que foram insuficientes na preparação para os momentos de convívio social no qual as habilidades (física, mental, social) se fazem mais importantes que o saldo das suas contas bancárias.

    Há pouco mais de 5 meses, estávamos horrorizados com o comportamento dos alunos desta escola diante de uma partida dos JERN´s na qual os alunos torcedores gritavam "O meu pai come a sua mãe" e "sua mãe trabalha para a minha" numa tentativa de diminuir a estima dos alunos do IFRN que perderam o jogo, mas não sem oferecer uma dura resistência, física e tática, no jogo, dentro da quadra, das regras do esporte e da ética social.

    O que se queria naquele momento era ao tentar vincular a ideia de que os alunos do IF, por estudarem em uma escola pública, são filhos das empregadas domésticas deles. E o pior, que as empregadas domésticas são suas escravas sexuais… mais imbecil, impossível!

    Há cinco meses, "alunos Maristas" agrediam pessoas porque tinham medo de perder um jogo. Desta vez as "mães Maristas" agridem-se por medo de perder, não o dinheiro (pois para eles R$ 40,00 não é nem um troco), mas sim a pose de esperto, daquele que sempre vence.

    Sou funcionário desta casa e não suporto mais ver os colegas baixando a cabeça para os abusos destes pais. Não todos, pois sempre há trigo no meio do joio, mas uma grande maioria que pressiona a escola com o seu poder financeiro para rever a nota dos seus filhos, quando estes tem insucesso nas avaliações.

    Imaturidade emocional. Esse é o nome do problema. Esses alunos e seus pais, acostumados a vencer pelo poder do dinheiro que tem, não suportam a possibilidade de perder diante dos demais. Por isso vão às vias de fato, xingam e se expõem publicamente sem se dar conta que a sua vitória a qualquer preço é bem menos honrosa que a coragem de assumir a derrota, sacudir a poeira e dar a volta por cima.

    O resultado disso? Não sei, mas imagino diante de uma sociedade que, para manter as aparências, suja as mãos cada vez mais e esquece de educar os seus filhos, deixando tal tarefa para uma escola que, por sua vez, joga a tarefa para as mão de Nossa Senhora e São Marcelino, que tem muito mais o que fazer do que cuidar de meninos e pais tão mal criados.

  2. O caso infelismente aconteceu no MARISTA, é essa sua única pareticipação, qual seja: Nas suas dependências. A mãe ofendida deveria entra na Justiça. e a Justiça punir a agressora. Nada haver proibir a troca de figurinhas, isso só vai levar a troca troca escondida kkkkkkkk

  3. Comentário ridículo! O ambiente de escola não é lugar para álbum de figurinha, as duas erraram a que rasgou e a que bateu, onde já se viu ser este o modo de mostrar a seu filho que a violência é a resposta para tudo. Primeiro deveria seguir o tradicional reclamar perante a direção e se não resolvesse levar até a delegacia, a agressão foi o jeito mais fácil que a mãe encontrou de resolver quando poderia ter dado uma lição para seu filho de ter errado em levar tal objeto para escola e ao mesmo tempo ensinar que há os meios legais para resolver a contenda por isso que o mundo está tão virado. Na minha época teria ficado de castido só por ter levado o álbum para a escola, mas hoje os valores estão invertidos tudo se resolve no pau quanta infelicidade ser filhos dessas duas mulheres, outra coisa ambos os alunos deveriam ter sido EXPULSOS DA ESCOLA.

  4. É por essas e outras que os portugueses não estão mais suportando tanto brasileiro em Portugal, sobretudo os endinheirados que estão indo para lá com essa fina educação, kkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Conversa mole e choca essa do Marista. Não tem a ver com figurinhas, nem nada disso que estão falando. Tem a ver com o fato de uma mãe ter rasgado o álbum de uma criança que não era o filho dela. Isso é inadmissível. Tinha mais é que levar uns tabefes. Onde já se viu praticar tamanha violência com o filho dos outros ? Se algum pai rasgar o álbum de figurinhas do meu filho, eu saio de mim, com certeza. Qualquer pai ou mãe que se prezem, perdem a cabeça, com certeza. O resto é conversa mole.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Homem morre eletrocutado enquanto instalava câmeras em Porto do Mangue

Foto: Reprodução

Um homem de 28 anos morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto trabalhava, nesta segunda-feira (9), no município de Porto do Mangue, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como Francisco Leonardo Morais Gomes.

De acordo com as primeiras informações apuradas, Francisco executava um serviço de instalação de câmeras de monitoramento quando acabou sendo atingido por um choque elétrico. Pessoas que estavam no local perceberam o ocorrido e tentaram prestar socorro imediato.

O jovem foi encaminhado com urgência para a unidade de saúde do município, onde recebeu atendimento médico. Apesar das tentativas de reanimação, ele não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo após dar entrada no hospital.

Diante da fatalidade, familiares se dirigiram à Delegacia de Plantão em Mossoró para registrar a ocorrência. O caso deverá ser analisado pelas autoridades competentes, que irão apurar as circunstâncias do acidente e verificar se houve falha técnica ou outras responsabilidades envolvidas.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bloquinho SEGURA QUE DEU ONDA e Bloquinho VAI DAR PRAINHA

Foto: Divulgação 

O Segura Que Deu Onda se une ao VAI DAR PRAINHA em 2026 com uma grande novidade: novo endereço e um novo cenário. Este ano, o bloquinho muda de local e desembarca na Via Costeira, assumindo de vez o circuito mais bonito do Brasil, com um visual surreal que transforma o desfile em uma experiência única.

No domingo, 15 de fevereiro, a concentração acontece a partir das 15h30, no trio do Bloquinho Vai Dar Prainha – Ano I, com percurso pela Via Costeira (próximo ao Vila do Mar) e destino final na Prainha. Um trajeto que une brisa, paisagem e a energia contagiante que já é marca registrada do evento.

No palco da Prainha, a festa continua com shows de Xexéu, Submarino Amarelo, Sax In The House.

Com fantasias criativas, alegria nas ruas e agora um cenário de tirar o fôlego, o Segura Que Deu Onda reforça seu espírito irreverente e se reinventa sem perder a essência.

SERVIÇO

SEGURA QUE DEU ONDA
PRAINHA Via Costeira – Natal/RN
15 de fevereiro

ingressos e informações:

Clique aqui

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Câmara quer votar “PL do Mounjaro” após o Carnaval

Foto: Adriano Machado

A Câmara dos Deputados quer avançar logo após o carnaval com uma proposta que quebra a patente do Mounjaro e Zepbound. Nessa segunda-feira (02), o plenário aprovou o regime de urgência do projeto de lei, o que abre caminho para a votação de mérito sem a necessidade de debates em comissões.

A urgência teve apoio de 337 deputados e somente 19 votos contrários, o que dá um indicativo de um “tema pop” a ser trabalhado pelo Congresso Nacional em ano eleitoral.

As canetas emagrecedoras são indicadas para controle do diabetes, mas também usados como emagrecedores. O uso sem indicação e os casos de pancreatite investigados levaram a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a divulgar um alerta sobre os riscos associados ao uso desses medicamentos fora da indicação e sem acompanhamento médico.

Na avaliação do autor do projeto, deputado Mário Heringer (PDT-MG), a aprovação pode reduzir a lucratividade do comércio ilegal de canetas porque abre espaço para farmacêuticas nacionais e a produção em versão genérica com preço reduzido.

“O comércio clandestino está ganhando muito dinheiro. Quando ficar mais barato e acessível, acaba”, afirmou à CNN.

Segundo o deputado, houve compromisso do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em pautar a matéria após o Carnaval.

O parlamentar argumenta também que o projeto não elimina a necessidade de fazer o uso de medicamentos do tipo com orientação e acompanhamento médicos.

Críticos veem risco da aprovação trazer insegurança jurídica e desestimular investimentos em inovação. O partido Novo foi o único a orientar contra a urgência.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Brasil repete pior posição em índice de corrupção da Transparência Internacional

Foto: Reuters

A ONG Transparência Internacional vê um cenário de “estagnação” brasileiro no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2025. No ano passado, o Brasil repetiu a segunda pior nota (35 pontos, numa escala de 0 a 100) da série histórica iniciada em 2012 e continuou na 107ª posição, entre 182 países e territórios, no levantamento elaborado pela organização.

O Brasil subiu um ponto com relação a 2024, uma variação considerada “estaticamente insignificante” pelos elaboradores do indicador. Na escala do IPC, quanto menor for a nota, maior é a percepção de corrupção.

O índice é formado com base em até 13 indicadores independentes que avaliam a percepção de especialistas, pesquisadores e executivos sobre comportamentos corruptos no serviço público e mecanismos de prevenção desta prática criminosa. No caso brasileiro, foram considerados oito indicadores, assim como em 2024.

A série histórica mostra que o Brasil pontuou melhor no ano inaugural e em 2014 (com 43 pontos). Já o pior desempenho foi registrado em 2024 (34 pontos).

O diretor executivo da Transparência Internacional – Brasil, Bruno Brandão, afirma que a estagnação ocorre no país mesmo que o Brasil tenha chamado a atenção mundial no ano passado pela resposta “firme” do Supremo Tribunal Federal (STF) na responsabilização do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“(O Brasil) também chocou o mundo com casos de macrocorrupção em escala inédita, como INSS e Master, impunidade generalizada mesmo para corruptos confessos e condutas desmoralizantes de ministros do próprio STF”, avalia Bruno Brandão.

A ONG aponta que, há dez anos, o Brasil está estagnado abaixo da média global dos países. O IPC 2025 posiciona o país abaixo da média das Américas (42 pontos) e da média das 182 nações (42 pontos).

O diretor-executivo aponta que o Congresso, por sua vez, aprovou medidas “não para fortalecer, mas para debilitar o combate à corrupção, como o afrouxamento da Lei da Ficha Limpa, enquanto as emendas não param de se agigantar”.

Já o STF, segundo Brandão, “teve papel importante tentando estabelecer transparência e algum controle às emendas, mas continua garantindo impunidade generalizada a casos de macrocorrupção, inclusive confessos, ao mesmo tempo em que os próprios ministros aparecem com vínculos altamente suspeitos a empresas corruptas com casos na Corte”.

Infomoney

Opinião dos leitores

  1. Com um STJ desses, vamos descer um pouquinho mais. O chefe da quadrilha, LULADRAO, vibra com nossa posição, continuamos ladeira abaixo. Kkkk

  2. Que surpresa hein?! Chocante! Eu jamais esperava isso de Lula e do PT, um homem ilibado e sem ficha corrida – alma mais pura do Brasil 😂kkkkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Confira como vai funcionar o comércio em Natal durante o Carnaval

Foto: Divulgação

O comércio da capital potiguar funcionará em horário diferenciado nos dias de carnaval. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), os estabelecimentos abrem em horário normal no sábado (14/02), o comércio de rua funciona das 08 às 17h e os shoppings das 10 às 22h.

Na segunda-feira (16/02) o comércio de rua e supermercados fecham, e alguns shoppings terão abertura facultativa, pois é comemorado o dia do comerciário, feriado em Natal.

Na segunda e terça-feira de carnaval o comércio de rua estará fechado, retornando as atividades na quarta-feira (18/02) a partir das 08h. Alguns estabelecimentos abrem mais tarde, por volta das 12h.

Já os shoppings funcionarão a segunda e terça-feira de carnaval de em horário especial de domingo. Na quarta-feira de cinzas (18/02) abrem partir das 12h.

A CDL Natal detalha o funcionamento dos principais pontos e estabelecimentos comerciais da capital potiguar.

Confira:

Comércio de rua

Centro da Cidade

Sábado 14/02
Funciona em horário normal das 08 às 13h.

Domingo 15/02
Fechado

Segunda-feira dia 16/02
Fechado

Terça-feira 17/02
Fechado.

Quarta-feira 18/02
Funcionamento a partir de 12h.

Alecrim

Sábado 14/02
Funciona em horário normal das 08 às 17h.

Domingo 15/02
Fechado

Segunda-feira dia 16/02
Fechado

Terça-feira 17/02
Fechado

Quarta-feira 18/02

Funcionamento normal. Algumas empresas funcionam a partir das 8h e outras a partir de 12h.

Zona Norte

Sábado 14/02 – das 08 às 18h;

Domingo, 15/02 – Fechado

Segunda-feira, 16/02 Fechado;

Terça-feira, 17/02 – Fechado

Quarta-feira, 18/02 – Funcionamento a partir de 12h.

Partage Norte Shopping Natal

Sábado 14/02
Funcionará normalmente das 10h às 22h;

Domingo 15/02
Alimentação e lazer aberto das 11h às 22h;
Demais lojas, a partir das 15h às 21h;
Carrefour – 07 às 21h;

Segunda-feira 16/02
Dia do Comerciário -: Alimentação e lazer aberto das 11h às 22h;
Lojas e Quiosques – Fechado
Carrefour – Fechado.

Terça-feira 17/02
Alimentação e lazer aberto das 11h às 22h;
Demais lojas, a partir das 10h às 22h – Facutltativo
Carrefour – aberto das 7h às 22h;

Quarta-feira 18/02
Funcionamento obrigatório: Alimentação e lazer aberto das 10h às 22h
Demais lojas, a partir das 10h às 22h;
Carrefour – aberto das 7h às 22h.

Shopping Cidade Jardim

Sábado 14/02 – das 09h às 21h;
Domingo 15/02 – Alimentação e lazer das 12 às 20h (facultativo);
Lojas e quiosques – Fechado;
Segunda-feira 16/02 – Alimentação e lazer das 12 às 20h; (FACULTATIVO);
Lojas e quiosques – Fechado.
Terça-feira, 17/02 – Alimentação e lazer das 12 às 20h; (FACULTATIVO);
Lojas e quiosques – Fechado.
Quarta-feira, 18/02 – das 11 às 21h.

Midway Mall

Sábado 14/02 – das 10h às 22h;
Cinemark aberto conforme sua programação

Domingo 15/02- Praça de alimentação e lazer das 11h às 22h;
Lojas e quiosques abertos
Cinemark aberto conforme programação;
Supermercado Pão de Açúcar das 7h às 22h;

Segunda-feira 16/02 – Dia do Comerciário
Praça de Alimentação e lazer das 11h às 22h;
Lojas e Quiosques – fechados;
Cinemark aberto conforme sua programação.

Terça-feira 17/02 – Praça de alimentação e lazer das 11h às 22h;
Lojas e quiosques abertos em regime facultativo
Cinemark aberto conforme programação
Supermercado Pão de Açúcar das 7h às 22h;

Quarta-feira de Cinzas 18/02 – Praça de alimentação e lazer das 11h às 22h
Lojas e quiosques abertos das 12h às 22h
Cinemark aberto conforme programação
Supermercado Pão de Açúcar das 7h às 22h;

Natal Shopping

Sábado 14/02- Alimentação e lazer: 10h às 22h
Quiosques de alimentação: 10h às 22h
Âncoras e Megalojas: 10h às 22h
Demais lojas e quiosques: 10h às 22h
Academia Bodytech: 09h às 15h
Alpendre: 14h às 00h
Cinema: Conforme Programação

Domingo 15/02 – Alimentação e lazer: 11h às 22h
Quiosques de alimentação: 13h às 21h*
Âncoras e Mega Lojas: 12h às 21h*
Demais lojas e quiosques: 15h às 21h*
Academia Bodytech: 09h às 15h
Alpendre: 14h às 23h
Cinema: Conforme Programação.

Segunda-feira 16/02 – (FERIADO – Dia do Comerciário)
Alimentação (lojas e quiosques) e lazer: 11h às 21h
Âncoras e Mega Lojas: Fechado
Demais lojas e quiosques: Fechado
Academia Bodytech: 08h às 16h
Alpendre: 11h às 23h
Cinema: Conforme Programação

Terça-feira 17/02 – Alimentação (lojas e quiosques) e lazer: 11h às 21h
Âncoras e Mega Lojas: 13h às 21h (Facultativo)
Demais lojas e quiosques: 14h às 20h (Facultativo)
Academia Bodytech: 08h às 16h
Alpendre: 11h às 23h
Cinema: Conforme Programação

Quarta-feira de Cinzas 18/02 – Alimentação (lojas e quiosques) e lazer: 11h às 22h
Demais operações: 12h às 22h
Alpendre: 11h às 23h
Cinema: Conforme Programação

Shopping 10
Sábado 14/02 – 8h às 17h
Domingo 15/02 – fechado
Segunda-feira 16/02 – fechado
Terça-feira – 17/02 – fechado
Quarta-feira – 18/03 – 12h às 18h

Shopping Via Direta
Sábado – 14/02 – Normal – 09h às 21h
Domingo – 15/02 – Totalmente Fechado
Segunda-feira – 16/02 – Totalmente Fechado
Terça-feira – 17/02 – Totalmente Fechado
Quarta-feira – 18/02 – 11h às 21h.

Praia Shopping
Sábado 14/02
Lojas, das 10h as 22h
Alimentação, a partir das 11h

Domingo 15/02- Lojas, das 14h as 20h
Alimentação a partir das 11h

Segunda-feira 16/02- Lojas , facultativo, das 14h as 20h
Alimentação , a partir das 11h

Terça-feira 17/02- Lojas, facultativo
Alimentação, a partir das 11h

Cinemas, consultar programação em moviecom.com.br

Quarta-feira 18/02 – Lojas, das 12h às 22h
Praça de Alimentação, das 11h às 22h
Cinemas, consultar programação

Shopping Cidade Verde
Sábado 14/02/2026): funcionamento normal.
Domingo (15/02/2026): funcionamento facultativo para todas as lojas. Segunda-feira (16/02/2026): lojas fechadas (Dia do Comerciário).
Terça-feira (17/02/2026): funcionamento facultativo para todas as lojas.
Quarta-feira (18/02/2026): funcionamento obrigatório de todas as lojas a partir das 12h.

Supermercados
Fechados no dia 16/02
Funcionamento Normal nos dias 14,15, 17 e 18/02.

Bancos
Fechados, retomam atividades na quarta-feira 18/02 a partir das 12h.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Estátua na Zona Norte deve ser concluída em abril

Foto: Adriano Abreu

A montagem da estátua gigante de Nossa Senhora de Fátima, na Zona Norte de Natal, segue na reta final e deve ser concluída ainda neste mês de fevereiro. Após essa etapa, os trabalhos se concentram na pintura e nos acabamentos, com previsão de finalização em abril. A data de inauguração do monumento, no entanto, ainda não foi definida pela Prefeitura do Natal.

Responsável pela confecção da imagem, o artista pernambucano Ranilson Viana Barbosa explicou que a montagem exige um processo técnico cuidadoso, principalmente por questões de segurança e alinhamento das peças. Segundo ele, parte do corpo da imagem já foi erguida. “Até agora foi montada parte do corpo da imagem. Esse é um processo bem delicado de alinhamento das peças porque a gente evita trabalhar na parte de cima, visto que, por questão de segurança, é melhor trabalhar na parte de baixo”, afirmou.

De acordo com o escultor, a programação prevê a conclusão da montagem estrutural ainda em fevereiro. “A previsão é que, no final de fevereiro, esteja toda montada e depois fazer só a questão de acabamento, a finalização na pintura. E a nossa programação é para que, em abril, ela esteja 100% pronta. No final de abril a gente vai fazer essa entrega. Mas a inauguração é por parte da prefeitura”, disse.

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Oposição mira Lula e STF e articula projeto para derrubar sigilos que blindam viagens de Janja e dados do Banco Master

Hugo MottaFoto: Lula Marques/Agência Brasil

A oposição na Câmara quer acelerar a tramitação de um projeto de lei para derrubar sigilos impostos pelo governo Lula e por decisões do Judiciário, transformando o tema em nova frente de desgaste político às vésperas do ciclo eleitoral. Em reunião com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), parlamentares pediram prioridade ao texto, que pretende tornar públicos documentos hoje protegidos, incluindo informações sobre viagens da primeira-dama Janja e dados financeiros ligados ao Banco Master.

Nos bastidores, a proposta é vista como um contra-ataque à pauta defendida pelo Planalto, como a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1, que avançou recentemente na Câmara. Aliados do governo avaliam que a oposição tenta mudar o foco do debate econômico para temas sensíveis, enquanto críticos acusam o Executivo de usar o sigilo para evitar desgaste político.

Entre os pontos citados pelos parlamentares estão registros de agendas, relatórios de visitas a ministérios e documentos relacionados a investigações em curso, incluindo materiais ligados ao banqueiro Daniel Vorcaro, que tiveram restrições determinadas pelo Supremo Tribunal Federal. A oposição também questiona a aplicação de sigilos de até cem anos em informações da atual gestão, prática que se tornou alvo constante de embates no Congresso.

A pressão aumentou após decisões do ministro Dias Toffoli envolvendo dados fiscais do caso Master, ampliando críticas à atuação do STF. Para deputados oposicionistas, a quebra dos sigilos seria essencial para “restabelecer transparência”, enquanto governistas argumentam que a medida tem viés eleitoral e pode expor informações sensíveis sem contexto.

Com informações da VEJA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alerta máximo: Anvisa investiga mortes suspeitas e acende sinal vermelho sobre “canetas do emagrecimento”

Canetas emagrecedoras devem ser aplicadas com indicação médica — Foto: Reprodução / TV TEMFoto: Reprodução / TV TEM

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu investigação para apurar seis mortes suspeitas e mais de 200 notificações de pancreatite possivelmente ligadas ao uso de canetas injetáveis para diabetes e obesidade, como Ozempic, Saxenda e Mounjaro. Apesar de ainda não haver confirmação de causa direta, o aumento acelerado dos relatos levou o órgão a emitir um alerta e reforçar que o uso fora da indicação médica pode ampliar riscos graves à saúde.

Especialistas apontam que os próprios pacientes que recorrem às chamadas “canetas do emagrecimento” já fazem parte de um grupo vulnerável, com obesidade e diabetes — condições que elevam a chance de complicações. A perda de peso rápida, estimulada pelos medicamentos, pode favorecer a formação de cálculos biliares, fator que está ligado a episódios de inflamação no pâncreas, uma doença potencialmente grave e que registra milhares de casos por ano no país.

Outro ponto de preocupação é o mecanismo de ação dessas substâncias, que retardam o esvaziamento do estômago e alteram o metabolismo digestivo, podendo impactar o funcionamento do pâncreas. A Anvisa orienta que qualquer suspeita de pancreatite leve à suspensão imediata do tratamento e reforça que o uso deve ocorrer apenas com prescrição e acompanhamento médico.

Além dos efeitos adversos, a circulação de produtos falsificados e de origem irregular acende um alerta extra. Sem saber exatamente qual substância está sendo aplicada — ou em qual dose — pacientes ficam expostos a riscos ainda maiores, sobretudo quando recorrem ao mercado paralelo em busca de resultados rápidos sem orientação profissional.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministro do STJ acusado de assédio sexual se manifesta pela primeira vez e diz ser inocente

ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio BuzziFoto: Luiz Silveira/Agência CNJ

O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), enviou uma carta a colegas da Corte após ser alvo de acusações de assédio sexual que já são analisadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo próprio STJ e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No texto, ele afirma estar “muito impactado” com a repercussão do caso, declara inocência e revela que está internado sob acompanhamento cardíaco e emocional desde que as denúncias vieram à tona.

A informação é da colunista Manoela Alcântara, do Metrópoles. Na mensagem, o magistrado sustenta ter uma trajetória “ilibada” e diz confiar que as investigações provarão sua versão. Buzzi também mencionou o impacto das acusações sobre sua família e afirmou que jamais adotou conduta que pudesse manchar a magistratura, pedindo cautela na análise das denúncias que, segundo ele, foram divulgadas prematuramente.

As acusações ganharam força após uma jovem de 18 anos relatar que teria sido agarrada pelo ministro durante um encontro na praia, em Balneário Camboriú (SC). O caso foi registrado em boletim de ocorrência, e uma segunda denúncia — desta vez feita por uma ex-servidora do gabinete do magistrado — foi formalizada junto ao CNJ, ampliando a pressão sobre o integrante do tribunal superior.

O episódio aumenta o desgaste institucional no Judiciário e reacende debates sobre responsabilização dentro das cortes superiores, enquanto os procedimentos disciplinares avançam para apurar se houve conduta incompatível com o cargo.

Confira a íntegra da carta de Marco Buzzi

Caros colegas,

Muito impactado com as notícias veiculadas e também por me encontrar internado em hospital, sob acompanhamento cardíaco e emocional, até o momento estive calado.

De modo informal soube de fatos contra mim imputados, os quais igualmente repudio.

Tudo está causando mágoas às pessoas da minha família e convivência.

Creio que nos procedimentos já instauradas demonstrarei minha inocência.

Tenho quase 70 anos de idade, trajetória pessoal e profissional ilibadas, casamento feliz, de 45 anos, que frutificou três filhas amorosas e minha família está coesa ao meu lado.

Jamais adotei conduta que envergonhasse a família ou maculasse a magistratura.

Esse histórico não é invocado como prova de inocência, mas como elemento relevante de coerência biográfica, o que clama por cautela redobrada na apreciação das graves acusações.

Sem ainda compreender as razões das imputações feitas, lamento todo esse grande sofrimento e também desgaste da nossa Corte, revelando que estou submetido a dor, angústia e exposição que ninguém desejaria vivenciar.

De consciência tranquila, mas alma muitíssimo agitada, ante a prematura divulgação de informações, agradeço aqueles que me franquearam o benefício da dúvida. Confio que, por meio de apuração técnica e imparcial, os fatos serão plenamente esclarecidos.

Opinião dos leitores

  1. Essa conversinha de inocente não cola não Dr, assuma a responsabilidade que é melhor, ninguém vai inventar uma acusação grave como essa não, tem fundo de verdade, punição já, só quero v o final dessa história, defesa não vai faltar mas acredito na versão de quem acusou, esperar pra v.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Carnaval injeta quase meio bilhão na economia do RN e expõe força do consumo na folia

Show na Avenida da Alegria no Carnaval de 2025 — Foto: Magnus NascimentoFoto: Magnus Nascimento

O Carnaval vai aquecer fortemente o comércio e o turismo no Rio Grande do Norte em 2026. Levantamento do Instituto Fecomércio RN projeta que a festa movimente cerca de R$ 455,6 milhões, impulsionada pelo aumento da intenção de compra entre os consumidores, especialmente em Natal e Mossoró, onde mais da metade da população afirma que pretende gastar para aproveitar o período.

Na capital potiguar, 59,7% dos entrevistados planejam comprar algo para o Carnaval — índice superior aos anos anteriores. Em Mossoró, o cenário é semelhante, com 57% dos consumidores dispostos a ir às lojas. O gasto médio estimado gira em torno de R$ 400 nas duas cidades, com maior procura por alimentos e bebidas, roupas, transporte, acessórios e hospedagem.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a data se consolida como uma das mais relevantes para a economia no primeiro semestre, movimentando diversos setores e fortalecendo festas tradicionais também no interior. A pesquisa aponta ainda que o preço continua sendo o principal fator de decisão de compra, seguido por qualidade e variedade dos produtos.

Além do comércio, o litoral deve concentrar grande parte do fluxo de foliões, aquecendo serviços turísticos, combustíveis e alimentação fora de casa. Em Natal, o Pix aparece como principal forma de pagamento, enquanto em Mossoró o cartão de crédito lidera. O estudo foi realizado entre 13 e 25 de janeiro, com 600 entrevistas na capital e 505 no município mossoroense.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *