Diversos

Professores da UFRN aprovam paralisação para o dia 22

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ADURN) aprovou nessa segunda-feira (19) paralisação das atividades para o dia 22. A votação marcou a adesão dos docentes da UFRN ao Dia Nacional de Paralisações, marcado para 22 de setembro. A 14° Assembleia Geral Extraordinária aconteceu no auditório da Escola de Música da UFRN.

Na pauta da Adurn também estava em debate a PEC241, #LeidaMordaça,#PLP257 #reformadaprevidência, cobrança de mensalidades nas Universidades Públicas e defesa do pré-sal.

Opinião dos leitores

  1. Privatize ja.. ta cheio de marajas la. Sobra assim recursos para transferir para o ensino publico fundamental e basico.

    1. Concordo. Quem tem dinheiro deveria contribuir.
      Não adianta "democratizar" o ensino superior dessa maneira, sem o alunado ter uma base boa.
      Democratização verdadeira do ensino é no 1. e 2. graus. "Democratização" na UFRN é só pra fazer lavagem cerebral comunista.

  2. Veja quanta coincidência, o dia da paralisação (22) é justamente a data escolhida pela campanha de Mineiro para trazer a Natal, O "Big capo" Luiz Inácio…..
    Aí ficam com raiva, qdo o povo se revolta e reclama q os "bolivarianos" não são tão chegados ao trabalho….Tenha santa paciência !!!

  3. Só uma desculpa para irem todos lamber o saco de LULADRÃO que vem apoiar a campanha derrotada do PT em Natal.

    Vão trabalhar e fazer jus aos salários que recebem, PTralhas iludidos!!!!!!!!!!!!!!!

  4. PARASITAS E VAGABUNDOS VERMELHOS!!! O NÍVEL DOS ALUNOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NOS ÚLTIMOS 14 ANOS É DE DAR DÓ E PIEDADE. O PT LADRÃO DAS VERGONHOSAS QUOTAS, DA CORRUPÇÃO, DO ROUBO AINDA QUER ESPERNIAR,. VÃO TRABALHAR VAGABUNDOS PETISTAS (PROFESSORES UFRN, IFRN) BANCÁRIOS(CAIXA E BB) E, PASMEM, OS ANALFABETOS PETROLEIROS.

    1. Quais os dados que o senhor tem Ricardo?
      a Universidade Federal, UFRN, que eu estudo vem aumentando seus índices vertiginosamente nos últimos 10 anos. Tem profissionais atuando no exterior através do "ciência sem fronteira", vem ajudando o seridó do nosso estado com a questão da falta d'água, fomentando a produção agrícola e a pecuária através da Escola de Jundiaí. Você sabia que as melhores startups de tecnologia estão aqui em Natal? superando até mesmo as de São Paulo, sabe onde essas startups são encubadas? no Instituto Metrópole Digital – UFRN.

    2. Concordo!!!
      É mesmo.
      Os professores ficam loucos com os alunos quase semi-analfabetos. Uma tristeza!

    3. Antônio, investir no Ciências sem Fronteiras para os alunos irem atuar no mercado de trabalho do exterior?
      E o Brasil? Como fica?
      Governo tem a obrigação de investir na Educação Nacional e para os Brasileiros darem um retorno ao seu país.

  5. A cegueira da população chega a ser dantesca, ou as pessoas que aqui comentam fazem parte da classe social "UNP". Após anos de investimento pesado por parte do governo federal a UFRN está prestes a perder todas as conquistas. A UFRN hoje está pronta para fornecer não só mão-de-obra qualificada mas também tecnologia para desenvolver a indústria e o comércio nacional, a entrega desta instituição para iniciativa privada, mesmo que em parte, provocará além do impacto social (seu filho não poderá mais ter educação de qualidade acessível) um impacto para o futuro do Brasil, a comercialização da educação do Brasil será um espelho das "faculdades" da nossas cidade, formando profissionais fúteis, com índices deploráveis e nenhuma visão além.

    1. O mote, pano de fundo para tentar justificar a paralisação é esse. Qual o real? Fora Temer?
      Vão fazer uma paralisação por uma "perspectiva" de privatização de alguns serviços?
      Esquecem propositalmente que o corte no orçamento é geral, com reflexo direto do desmonte, sendo fruto da desastrosa política do PT que afundou o Brasil em uma recessão tenebrosa.
      Só se faz investimentos com recursos e o PT ESVAZIOU OS COFRES PÚBLICOS.
      Hora de cada um assumir seus erros, pois a HERANÇA MALDITA DEIXADA PELO PT ainda vai dar muita dor de cabeça.
      Professor universitário tem que ter o compromisso MORAL de falar de FATOS e não especulações e arranjos tenebrosos.

    2. A partir do momento que as pessoas ou o próprio governo acha o investimento em educação um gasto é necessário se preocupar, o nosso país sempre teve essa tendencia, isso reflete nosso empresariado e indústria míopes com perspectivas mesquinhas e lutando contra as "injustiças" governo, quando na verdade tem jazidas de ouro do seu lado como a universidade e quando faz uso desta instituição na forma de contratar profissionais lá formados o sufocam com as práticas "clássicas e conservadoras". Medidas a qualquer custo colocando a conta na chamada "herança maldita do PT" devem ser vistas com cuidado, é necessário ser criterioso com essa tendencia minimalista, é óbvio que nem tudo que o governo petista tocou é mal.

  6. Dia Nacional de Paralisações. Todos juntos e unidos!
    Nenhum direito a menos!

    #ForaTemer #Golpista

    PS* O IFRN também irá ter paralisação.

    1. Agora um que falou a verdade. PARALISAÇÃO POLITIQUEIRA E IRRESPONSÁVEL
      Vá cobrar a manutenção, impossível, dos investimentos a quem faliu o serviço público. Vá cobrar ao PT

  7. São apenas as viúvas do PT com mais uma capítulo de seu choro interminável. Não fazem greve, se dão umas férias porque não basta ganhar bem, trabalhar pouco e fazer menos ainda. É preciso dar uma parada para ir a casa da praia, ir mais os escritório/empresa particular, etc.
    Bando de parasita vermelho. Tá achando ruim? Tenta uma universidade privada. DUVIDO!
    Querem apenas boa vida.

  8. Isso é uma turma de Comunistas e esquerdistas. Os ladrões estão agindo como NUNCA ANTES NA HISTÓTIA DESSE PAÍS. Sinal dos tempos depois de 13 anos de destruição do Brasil pelo PT.

  9. Os caricimos professores universitários brasileiros, que ganham ( pasmem) mais de 50% a maus do que professores de países de primeiro mundo, esses mesmos que defendem a ideologia das esquerdas. Vem agora fazer greve, ora bando de parasitas vão trabalhar que vcs ganham muito bem e obrigado.

    1. Exato Paulo, GREVE POLÍTICA, NADA MAIS!
      MAIS UMA VERGONHOSA atitude dos esquerdopatas.
      Inicialmente tem que CORTAR O PONTO desde o primeiro dia. Em seguida as demais medidas cabíveis contra esses professores politiqueiros oportunistas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

A cada 10 remédios, 4 estão em falta na rede estadual

Foto: Magnus Nascimento

A cada dez medicamentos, quatro estão indisponíveis na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte. Um levantamento da Tribuna do Norte mostra que o Estado registra uma taxa média de 40,4% de desabastecimento na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), na capital, e nas unidades descentralizadas (CEAFs), localizadas no bairro Alecrim, também em Natal, e nos Municípios de Mossoró e Caicó. Na sede da Unicat, faltam 74 dos 199 medicamentos fornecidos à população, ou seja, 37,1% de escassez. Todos os dados são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e retratam o cenário desta quarta-feira (24).

Embora a situação seja crítica na capital, é no interior que o quadro se agrava. Em Caicó, na região Seridó, o número de remédios indisponíveis supera a quantidade dos medicamentos em estoque – o desabastecimento chega a 54,5%. Em Mossoró, o índice é de 44,3% e na unidade do Alecrim alcança 25,7%. A Sesap informou que trabalha para ampliar a oferta ao longo das próximas semanas. Há ainda unidades nas cidades de Assú, Currais Novos, Pau dos Ferros e Santa Cruz, mas não há dados sobre distribuição nas localidades.

Faltam medicamentos para tratar hipertensão, diabetes, lúpus, psoríase, asma, entre outros. Ao todo, cerca de 40 mil pessoas têm cadastro ativo no Estado.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pacheco diz que reforma tributária será aprovada ainda neste ano

Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quarta-feira (24) que a regulamentação da reforma tributária é “prioridade” e será aprovada pelo Congresso ainda este ano.

Segundo ele, é “compromisso” tratar do tema, mesmo com as eleições municipais, que acabam esvaziando a pauta do parlamento no segundo semestre.

“E agora, esse ano de 2024, passa a ser um ano de prioridade para esse tema da regulamentação. Mesmo sendo o ano eleitoral, nós teremos todo o compromisso para ainda esse ano, assim como fizemos com a Emenda Constitucional no ano passado”, pontuou Pacheco.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregou pessoalmente o projeto para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, primeiro ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e depois a Pacheco, na tarde desta quarta.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Professores da UFRN seguem em greve por tempo indeterminado

Foto: Reprodução Adurn

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) seguem em greve por tempo indeterminado. A decisão pela continuidade do movimento foi aprovada por ampla maioria em assembleia extraordinária que contou com a participação de mais de 340 docentes. O debate ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), presencialmente, no auditório Otto de Brito Guerra, na reitoria da UFRN, e remotamente, através da plataforma Zoom.

Os docentes também rejeitaram a proposta apresentada pelo Governo Federal na 4ª Reunião da Mesa Específica e Temporária da Área da Educação, que aconteceu no último dia 19. O entendimento da categoria é de que, apesar de apresentar algum avanço, a proposta pode ser melhorada. Para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, o movimento grevista está cumprido um importante papel, no sentido de pressionar o Governo Federal nas negociações.

Os professores e professoras ainda aprovaram que o comando de greve docente faça uma nova solicitação à reitoria pela suspensão do calendário acadêmico. Nesta quinta-feira (25), a categoria deve se unir ao alunado em ato promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) para pedir essa suspensão. A manifestação acontecerá às 14h, no pátio da reitoria da UFRN.

Parte dos encaminhamentos sugeridos durante a atividade foram encaminhadas ao comando de greve docente, tais como: a ampliação do comando; uma moção de apoio à luta dos argentinos em favor da Educação pública, rumo a uma greve latino-americana; notas em resposta aos posicionamentos e orientações da administração da UFRN; apoio à luta dos bolsistas, pelo aumento das bolsas e pelo direito ao exercício da greve; e uma nota à comunidade acadêmica.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sinpol-RN diz que seguirá com paralisação mesmo após decisão da Justiça para encerrar

Foto: reprodução/Instagram

Após mais um dia de mobilização, os Policiais Civis deliberaram pela continuidade do movimento deflagrado nesta semana. Na noite desta quarta-feira, 24, a categoria se reuniu em Assembleia Geral e decidiu por reabrir apenas as plantões durante o resto da noite e madrugada. Já na manhã desta quinta-feira, 25, a concentração volta a ser feita na sede da Central de Flagrantes, a partir das 8h.

VEJA TAMBÉM: Desembargador determina encerramento da paralisação dos servidores da Polícia Civil do RN

A expectativa dos Policiais Civis é que o Governo do Estado finalmente apresente uma resposta em relação à pauta de valorização da categoria. A delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, assumiu compromisso de se reunir diretamente com a governadora Fátima Bezerra ainda nesta quarta-feira e discutir o pleito da categoria.

Com isso, ao longo de todo o dia, o SINPOL-RN aguardou uma resposta dessa conversa e, até o início da noite, não houve retorno. Dessa forma, foi deliberado pelos policiais civis a continuidade da mobilização nesta quinta-feira.

“A luta seguirá firme até que a governadora tenha um gesto de reconhecimento aos policiais civis. O que está sendo pedido é justo e, inclusive, o Governo já concedeu para outras categorias da Segurança Pública. Então, agora só falta a vontade política da chefe do Executivo para encerrarmos esse movimento”, destaca Nilton Arruda, presidente do SINPOL-RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem circula com camiseta do Hamas em evento na Câmara dos Deputados

Por proposição dos deputados João Daniel (PT-SE) e Padre João (PT-MG), a Comissão de Legislação Participativa da Câmara discutiu nesta quarta-feira (24) a “Crise Humanitária na Faixa de Gaza, Violações dos direitos humanos e do Direito Internacional pelo Estado de Israel”.

Chamou a atenção um homem vestido com camiseta do Hamas distribuindo panfletos para os parlamentares membros da comissão. Hamas é o grupo terrorista que promoveu verdadeira carnificina em Israel.

Ocasião em que o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) usou um keffiyeh palestino – lenço xadrez preto e branco que geralmente é usado em volta do pescoço ou da cabeça.

Representando o Itamaraty, o diplomata Antônio Carlos Antunes Santos falou sobre “A Soberania palestina, a relação diplomática Brasil-Palestina, perspectivas para a paz na região e a política de repatriação no conflito”.

Com informações de BZNotícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Delegado diz que preso pela morte de psicóloga queria o celular dela para verifica mensagens com ex-namorada

Diretor da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), o delegado Márcio Lemos informou, em coletiva de imprensa nesta quarta (24), que o advogado João Carvalho, 41, preso pelo assassinato da psicóloga Fabiana Maia Veras, 42, não confessou oficialmente o crime, mas os indícios coletados na investigação levaram à autoria.

Disse que ele ameaçou os agentes da Polícia Civil no momento da prisão. O homem que dirigiu o carro em que ele chegou à casa de Fabiana, em Assú, foi motorista por aplicativo contratado e a participação dele no homicídio foi descartada.

Segundo o delegado, o advogado manteve contato com a psicóloga por meio de redes sociais, marcaram o encontro e ele planejou o assassinato. A intenção do homem era pegar o aparelho celular dela para verificar possíveis trocas de mensagens com a ex-namorada de suposto assassino. O celular estava desmontado no apartamento dele e será periciado.

BZNotícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com Crispim Oliveira e Carlos Medeiros, Chapa 1 traz representatividade para eleição sábado do Sicoob Potiguar

Com o nome “Um novo tempo para renovar”, a chapa 1 formada por Crispim Oliveira (presidente) e Carlos Medeiros (vice-presidente) está inscrita para a eleição do Sicoob Potiguar, que acontece no próximo sábado (27) e será 100% online por meio do aplicativo Sicoob Moob disponível tanto na App Store quanto na Google Play.

Além deles, a chapa é formada por um time qualificado de conselheiros que, juntos, querem demonstrar mais representatividade junto aos associados e comprometimento com os resultados.

Os membros da chapa 1 também objetivam aumentar a transparência na instituição dentro do escopo de “conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade e proporcionar a melhor experiência financeira aos nossos cooperados”, conforme informa a missão do Sicoob Potiguar.

Além de Crispim Oliveira para presidência e Carlos Medeiros para vice, a chapa 1 conta com os seguintes nomes para conselheiros: Ana Luiza Flor, Francisco Veloso, Neto Camelo, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, Roberto Wagner e George Hasbun.

A eleição para o Sicoob Potiguar acontece no sábado (27) e será 100% online no aplicativo Sicoob Moob disponível tanto na App Store quanto na Google Play.

Opinião dos leitores

  1. Chapa 1 é da hora, renovação, honestidade e transparência. Nada de conchavos. Queremos uma cooperativa para todos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa de Bolsonaro vai pedir novamente a Moraes liberação de passaporte para ir a Israel

Foto: REUTERS/Adriano Machado

Após a decisão do ministro Alexandre de Moraes (STF) de arquivar a investigação sobre a estada de Jair Bolsonaro (PL) na Embaixada da Hungria em Brasília, a defesa do ex-presidente vai pedir novamente a liberação do seu passaporte para que ele possa viajar a Israel a convite de Benjamin Netanyahu.

Os advogados Paulo Bueno, Daniel Tesser e Fabio Wajngarten vão pedir uma permissão para que Bolsonaro fique 6 dias no país.

“Vamos mostrar que ele atende sempre todas as cautelares vigentes e que tem agendas já programadas para depois da hipotética viagem para Israel. Não há nenhuma razão para que ele não autorize”, disse Wajngarten à CNN.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Minuto da Câmara Municipal de Natal – Comissão de Defesa do Consumidor

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CCJ da Câmara aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre posse e porte de armas

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira, por 34 votos a 30, um Projeto de Lei que concede aos estados e ao Distrito Federal a competência para legislar sobre “a posse e porte de armas de fogo, tanto para fins de defesa pessoal, como também para as práticas esportivas, e de controle da fauna exótica invasora”. De acordo com o texto de autoria da deputada Caroline de Toni (PL-SC), que também é presidente da CCJ, os estados poderiam alterar a lei vigente por meio das assembleias locais.

Neste caso, os estados precisariam “comprovar a capacidade de fiscalizar quem possui a arma por meio de um sistema de controle integrado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp)”.

O texto mantém a proibição da aquisição de armas de fogo e munições proibidas, além de restringir o alcance das leis locais aos estados em que forem aprovadas, além de delimitar que apenas pessoas nascidas naquele estado poderiam ser beneficiadas pela regulamentação.

A expectativa é que o projeto vá a plenário. Entretanto, não há previsão para que isto ocorra.

A sessão foi marcada por embate entre os favoráveis, que foram em maioria os opositores, e os contrários, representados pelos governistas. Aqueles que se opunham ao texto argumentavam que apenas a União pode legislar sobre materiais bélicos.

— Se querem mudar isso, mudem primeiro a Constituição, depois o Estatuto do Desarmamento. Mas, este projeto é inconstitucional. É um atalho para burl(”).

Já os favoráveis à constitucionalidade do projeto se apoiaram no artigo 22 da Constituição, que diz que “compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de material bélico”.

— O cidadão de bem armado vai defender a sua família. Mas, para os governistas, é o MST que deve ficar armado. Quem é contra também defende drogas e abortos — disse o deputado Éder Mauro (PL-PA).

A deputada Fernanda Melchiona (PSOL-RS) disse que o discurso de Éder Mauro é “golpista”.

— Esse é um discurso golpista, que quer armar a população para fomentar atos golpistas, como o do dia 8 de janeiro. Não permitiremos isto.

Caroline de Toni, que por ser autora do projeto não pôde presidir a sessão, se manifestou.

— Em Santa Catarina, os javalis são uma praga agrícola que traz doenças e destrói lavouras. É errôneo falar que isto é inconstitucional. Não há uma lei complementar que verse sobre isto. É necessário valorizar a pluralidade cultural do nosso país, por isto peço a aprovação.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *