PROJEÇÃO DO BG: Confira as projeções para a coligação Renova RN I para deputado federal

O Blog do BG mais uma vez lança rodada de projeções para as eleições proporcionais como fez nos pleitos de 2012 e Natal, 2014 no Estado e 2016 em Natal. As projeções são feitas com base nas pesquisas realizadas pelo Instituto Consult de junho até a primeira semana de outubro. Ela abrange as eleições para deputado estadual e para deputado federal. Em 2012, o blog acertou 24 dos 29 vereadores eleitos. Em 2016, o BG acertou 21 dos 29 vereadores eleitos em Natal em Natal. No pleito de 2014, para deputados, o BG acertou os oito deputados federais eleitos e 21 dos 24 deputados eleitos.

Para 2018, a base de pesquisas foi a maior da história do Rio Grande do Norte. Foram realizadas 6.800 entrevistas divididas em quatro pesquisas de 1700 questionários. Nas quatro pesquisas, foram citados 79 nomes 113 aptos pela Justiça Eleitoral para a concorrerem nas eleições de deputado federal.

Todas as análises feitas foram projetadas com base em cada coligação de forma separada levando em consideração o eleitorado potiguar de 2.373.678. Estimando, aproximadamente 40% de votos em branco, nulos e abstenções, deveremos aproximadamente 1.500.000 de votos válidos. Por tanto, o quociente eleitoral deverá ser de aproximadamente de 190 mil votos, ou seja, a cada 190 mil votos, a coligação ou partido elege um federal.

Renova RN I (PSL/SD/PSC/PV/DC)

Esta coligação reúne 16 candidatos. Segue a lista dos mais citados:

1º General Girão
2º Lawrence Amorim
3º Pastor Sandoval
4º Bertone Marinho
5º Artur Dutra
6º Salismar
7º Renato Fernandes
8º Odair

Projeção do Blog: 0 + 1 vaga

Pela avaliação do Blog, essa coligação não elege diretamente um deputado federal, mas tem grandes chances de fazer um na maior sobra, que ficará bem próxima do quociente eleitoral. A coligação briga para retirar a quinta vaga da coligação Trabalho e Superação. Se conquistar, o General Girão levaria vantagem por ter sido o mais citado mas com pouca folga em relação a Lawrence Amorim. Ainda tiveram boas citações Pastor Sandoval, Bertone e Artur Dutra.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Bruno Fernandes Medeiros disse:

    Eu confio, que Lawrence consiga tirar essa diferença do General Girão, sedo o mais votado da coligação e conseguindo se eleger pela sobra dos votos das outras legendas, ele se encontra muito bem na região de Mossoró e conseguiu algumas bases pelo Trairí, Seridó Médio OESTE E região Metropolitana de Natal.

  2. Rodrigo melo disse:

    Renato Fernandes na região de Mossoró, no Mato Grande e Grande Natal só fala em Renato Fernandes!!

  3. RM construtora disse:

    Renato Fernandes candidato que mas cresce no estado está em sétimo KKK

  4. Alex Fontes disse:

    Estou com a Policial Federal Katrin Paiva. Ela será a grande eleita pelo povo . Representando a frente de Agentes da Policia Federal.

  5. Gabriel disse:

    Se não atingir o cociente não faz nenhuma vaga e não existe sobra.

  6. Samuel disse:

    Se não atingir o consciente não faz nenhuma vaga e não existe sobra.

  7. Carlos Araújo disse:

    Lawrence vai tirar uma votação muito boa em mossoro pode aparecer

  8. Rodrigo Cruz disse:

    Pesquisas pra deputado estadual e federal costumam apresentar surpresas e nessa coligação, pelo que ando vendo e ouvindo, Policial Federal Katrin será uma delas.

  9. Rildo disse:

    Acredito que a candidata Katrin Paixa da Polícia Federal será uma grata surpresa nesse pleito.

  10. Ricardo Pinto disse:

    Acho que a candidata da Frente dos Policiais Federais, chamada Frente da Lava Jato, pode ser uma surpresa nessa eleição, ela conta com o prestigio da Lava Jato e da Polícia Federal. Katrim Paiva pode surpreender. Eu confio na Federal!

  11. Augusto disse:

    Amigo BG eu acompanho quase todas as suas pesquisas é que o nome de José Pedro fui citado em todas as pesquisas sua ele foi citado como José Pedro o Gari José Pedro João Pedro

COMENTE AQUI