PROJEÇÃO DO BG: Confira as projeções para a coligação Trabalho e Superação para deputado federal

O Blog do BG mais uma vez lança rodada de projeções para as eleições proporcionais como fez nos pleitos de 2012 em Natal, 2014 no Estado e 2016 em Natal. As projeções são feitas com base nas pesquisas realizadas pelo Instituto Consult de junho até a primeira semana de outubro. Ela abrange as eleições para deputado estadual e para deputado federal. Em 2012, o blog acertou 24 dos 29 vereadores eleitos. Em 2016, o BG acertou 21 dos 29 vereadores eleitos em Natal. No pleito de 2014, para deputados, o BG acertou os oito deputados federais eleitos e 21 dos 24 deputados eleitos.

Para 2018, a base de pesquisas foi a maior da história do Rio Grande do Norte. Foram realizadas 6.800 entrevistas divididas em quatro pesquisas de 1700 questionários. Nas quatro pesquisas, foram citados 79 nomes 113 aptos pela Justiça Eleitoral para a concorrerem nas eleições de deputado federal.

Todas as análises feitas foram projetadas com base em cada coligação de forma separada levando em consideração o eleitorado potiguar de 2.373.678. Estimando, aproximadamente 40% de votos em branco, nulos e abstenções, deveremos aproximadamente 1.500.000 de votos válidos. Por tanto, o quociente eleitoral deverá ser de aproximadamente de 190 mil votos, ou seja, a cada 190 mil votos, a coligação ou partido elege um federal.

Coligação Trabalho e Superação (PSD/PTC/PR/PROS/PSB/PSDB/PRB/AVANTE/PMB/PTB/PPS)

Esta coligação reúne 15 candidatos. Segue a lista dos mais citados:

1º Fábio Faria
2º Benes Leocádio
3º João Maia
4º Rafael Motta
5º Carla Dickson
6º Rogério Marinho
7º Karla Veruska
8º Abraão Lincoln

Projeção do Blog: 4 + 1 vagas

Pela avaliação do Blog, essa coligação elege quatro deputados federais diretamente com possibilidade de eleger o quinto na maior sobra do quociente eleitoral, que deve terminar ficando com uma sobra de votos muito próxima do quociente. Os três primeiros estariam com uma folga maior para os demais concorrentes que brigam pela quarta ou possível quinta vaga. Essa última vaga está em aberto, porém com mais chances de serem confirmadas para essa coligação.

Devem se eleger com mais folga Fábio Faria, como o mais votado da coligação; Benes Leocádio e João Maia. A quarta vaga se destaca o nome Rafael Motta como mais citado nas pesquisas, seguido de Rogério Marinho e Carla Dickson. Karla Veruska e Abraão Lincoln vem mais atras.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Victor disse:

    Meu candidato é Dr Geraldo 2323!

  2. Analista político disse:

    Pra você conferir na APURAÇÃO , nesta coligação:
    1) Fábio Faria
    2) Rogério Marinho
    3) João Maia
    4) Karla Dickson

  3. Renato disse:

    esse último texto está errado. Cadê Carla Dickson?

  4. Roberto disse:

    Não sei onde ponho a cabeça por uma imensa vergonha de ser potiguar, terra que elege umas figuras dessas, depois ainda reclamam do governo.

COMENTE AQUI