Política

Proposta de Reforma da Previdência está cada vez ‘mais madura’, diz Onyx

O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta quinta-feira (27) que, “no momento certo”, a proposta de reforma da Previdência será apresentada. Sem indicar prazos, ele disse que as equipes que estudam o assunto estão afinadas.

“Isso está cada vez mais maduro, os grupos estão muito afinados. No momento certo, quando o presidente comandar, ela vai aparecer”, afirmou o futuro ministro, ao apresentar a agenda dos primeiros 100 dias para o próximo governo, resultado dos trabalhos realizados pela equipe de transição.

Onyx Lorenzoni afirmou que a equipe econômica, sob comandada do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, trabalha para zerar o déficit nas contas públicas já no próximo ano. A meta do governo, no entanto, ainda prevê déficit em 2019 no valor de R$ 139 bilhões.

“O ministro Paulo Guedes e toda a sua equipe estão super debruçados para tentar, esse é um sonho nosso, zerar o déficit no próximo ano”, disse.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes suspende resolução do CFM que impedia procedimento usado em caso de aborto legal

Foto: Agência Brasil

ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta sexta-feira (17) a suspensão da resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que proíbe médicos de realizarem a chamada “assistolia fetal”.

O procedimento é usado nos casos de aborto legal decorrentes de estupro.

A norma do CFM, agora derrubada por Moraes, impedia que os profissionais de saúde fizessem essa assistolia para interromper gravidezes com mais de 22 semanas.

  • A assistolia fetal consiste em uma injeção de produtos que induz à parada do batimento do coração do feto antes de ser retirado do útero da mulher.
  • O procedimento é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para casos de aborto legal acima de 22 semanas.

A decisão do ministro atende a um pedido do PSOL, autor de uma ação que questionou o tema no Supremo Tribunal Federal.

Segundo o partido, ao estabelecer a proibição do procedimento a partir das 22 semanas de gestação, a norma impõe barreiras que não estão previstas na lei, nem na Constituição. A regra também violaria direitos como o da saúde, livre exercício da profissão, dignidade da pessoa humana.

A suspensão vai valer até que a Corte analise a validade da regra. Na decisão, Moraes considerou que há indícios de que a edição da resolução foi além dos limites da legislação.

“Verifico, portanto, a existência de indícios de abuso do poder regulamentar por parte do Conselho Federal de Medicina ao expedir a Resolução 2.378/2024, por meio da qual fixou condicionante aparentemente ultra legem para a realização do procedimento de assistolia fetal na hipótese de aborto decorrente de gravidez resultante de estupro”, pontuou.

“Ao limitar a realização de procedimento médico reconhecido e recomendado pela Organização Mundial de Saúde, inclusive para interrupções de gestações ocorridas após as primeiras 20 semanas de gestação (…), o Conselho Federal de Medicina aparentemente se distancia de standards científicos compartilhados pela comunidade internacional, e, considerada a normativa nacional aplicável à espécie, transborda do poder regulamentar inerente ao seu próprio regime autárquico, impondo tanto ao profissional de medicina, quanto à gestante vítima de um estupro, uma restrição de direitos não prevista em lei, capaz de criar embaraços concretos e significativamente preocupantes para a saúde das mulheres”, completou.

A decisão do ministro vai a referendo em julgamento no plenário virtual a partir do dia 31 de maio.

Moraes também determinou que o Conselho preste informações à Corte em 10 dias e que a Procuradoria-Geral da República e a Advocacia-Geral da União se manifestem sobre o caso em 5 dias.

Justiça Federal

Em abril, a resolução do CFM chegou a ser suspensa em processo sobre o tema na primeira instância da Justiça Federal no Rio Grande do Sul.

Dias depois, o Tribunal Regional Federal da 4a Região derrubou a decisão, restabelecendo a aplicação da norma.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Policial militar grávida do RN vira alvo de investigação por fazer ensaio fotográfico usando farda

Foto: Reprodução

Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (ACS-PMRN) denunciou nesta sexta-feira (17) que a Polícia Militar abriu um procedimento que pode resultar na punição de uma soldado grávida que fez um ensaio fotográfico usando a farda da corporação.

Procurada, a PMRN não se manifestou até a última atualização deste texto. A 98 FM não conseguiu entrar em contato com a agente de segurança, identificada como Ellen Pegado.

De acordo com a ACS-PMRN, o procedimento foi aberto porque a policial teria usado a farda “em desacordo com o previsto no regulamento de uniformes” da Polícia Militar. Em nota, a associação diz que a abertura do procedimento representa “falta de empatia e sensibilidade” por parte da corporação.

A ACS-PMRN registra que, na Paraíba, o perfil oficial da PM fez recentemente uma homenagem às mães policiais postando justamente a foto de uma policial grávida usando a farda da instituição. E presta solidariedade à policial investigada.

“Fica o nosso questionamento: por que no estado do Rio Grande do Norte a PMRN decide abrir um procedimento para apurar esse momento tão singular que só mostra o enaltecimento e valorização da instituição, indo na contramão das demais polícias militares do Brasil e do apelo social?”, afirma a associação.

A Associação dos Cabos e Soldados oferece na nota assessoria jurídica para a policial se defender. E acrescenta: “Nos preocupamos e mostramos a nossa solidariedade e total apoio em defesa dessa soldado, que desejou valorizar a sua instituição, o seu momento único de ser mãe e o também relevante serviço de rua. Esta policial, que enalteceu estar na rua, deixando seus filhos em casa para estar ostensivamente correndo riscos para defender o povo potiguar, não merece punição. Ela enalteceu a Gloriosa.”

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

IBGE: taxa de analfabetismo no Nordeste segue o dobro da média do país

Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A taxa de analfabetismo no Nordeste (14,2%) segue a maior do Brasil em 2022, segundo o Censo Demográfico 2022: Alfabetização, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse índice corresponde ao dobro da média nacional, de 7%.

Para consolidar a pesquisa sobre os dados de alfabetização no país, o IBGE analisou a população de pessoas de 15 anos ou mais, composta por 163 milhões de brasileiros.

Dessa forma, 151,5 milhões são alfabetizados, enquanto 11,4 milhões são analfabetos — ou seja, a taxa de alfabetização corresponde a 93%, enquanto a de analfabetismo é de 7%.

No recorte por região do Brasil, Nordeste e Norte apresentam os maiores percentuais de pessoas que não sabem ler e escrever bilhetes simples, com 14,2% e 8,2%, respectivamente.

Confira as taxas de analfabetismo por região:

Nordeste: 14,2% – dobro da média nacional
Norte: 8,2%
Centro-Oeste: 5,1%
Sudeste: 3,9%
Sul: 3,4%

Embora apresente esse índice preocupante no Nordeste, a taxa de alfabetização nacional cresceu em todas as regiões do Brasil, entre o último Censo (2010) e o atual (2022).

O Sul lidera o ranking, com 96,6% da população sabendo ler e escrever. Na sequência, estão Sudeste (96,1%), Centro-Oeste (94,9%), Norte (91,8%) e Nordeste (85,8%).

Observando os dados por unidade da Federação (UF), as maiores taxas de alfabetização são registradas em Santa Catarina (97,3%) e no Distrito Federal (97,2%), enquanto as menores apresentam-se em Alagoas (82,3%) e no Piauí (com 82,8%).

Além disso, os 1.366 municípios entre 10.001 e 20.000 habitantes apresentam a maior taxa média de analfabetismo (13,6%), o que corresponde a mais de quatro vezes da taxa dos 41 municípios acima de 500 mil habitantes (3,2%).

Metrópoles

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Professor de Direito critica o “ativismo judiciário” no Brasil

Foto: Divulgação

Compreendido a parcialidade das ações dos responsáveis pela cadeia judiciária, o ativismo judiciário tem afetado a credibilidade das instituições nos últimos anos, levantando debates acerca da validade e legalidade do poder judiciário. Destacando a importância da devida atuação jurídica, o professor, advogado e desembargador emérito, Francisco Barros Dias, explicou à TRIBUNA DO NORTE como se dá o ativismo judiciário no Brasil. Francisco Barros, que é referência em Direito Processual Civil e no campo do controle de constitucionalidade, está lançando o curso “Controle de Constitucionalidade do Brasil”, que aborda os fundamentos e desafios da área.

O ativismo judiciário se manifesta quando o Poder Judiciário opta por agir com base em argumentos e opiniões próprias, divergindo do posto na Constituição. O professor destaca a importância de seguir a legislação para assegurar os direitos garantidos pela Constituição.

“Infelizmente, vemos muitos juristas atuando com base em vontades e opiniões próprias, os chamados ‘achismos’. Um juiz não pode ‘achar’ nada; ele deve decidir com base na legislação e nas provas concretas às quais tem acesso. Nunca devemos desejar ser julgados por um juiz ‘justo’. Não existe juiz ‘justo’. Se na lei não há justiça, então no juiz também não há. Um juiz que decide uma sentença de acordo com o que ‘acha’ torna o direito absurdamente incontrolável, impossível e imprevisível. O direito segue caminhos já traçados; as leis já de-finem os limites de atuação do juiz, e o ativismo judiciário remove essa previsibilidade do direito”, enfatiza o professor.

No Brasil, a discussão sobre o tema tem sido constante nos últimos anos, com o público questionando frequentemente a legitimidade das decisões, principalmente do Supremo Tribunal Federal. Apontando para a falta de compreensão, o professor destaca que as decisões sempre irão desagradar um lado em favor do outro. “É preciso ter clareza para compreender as decisões. Assim como em qualquer disputa, um lado sairá mais contente do que o outro. E ao associar isso às grandes divergências partidárias, podemos ver, nos dias atuais, casos de discussão e descredibilização associados às decisões jurídicas”, relata Francisco.

Refletindo sobre a atuação do poder judiciário frente às questões populares, o professor explica como a insegurança jurídica afeta a imagem do poder judiciário. “Principalmente quando se trata de políticas públicas, as incertezas no meio jurídico desestabilizam as estruturas, afetando a credibilidade das instituições. Muitos hoje acreditam que os danos à Constituição ocorrem apenas no Supremo, esquecendo-se de que as falhas ocorrem diariamente em todo o Brasil. Estamos passando por um período de forte inconsistência no sis-tema, o que é terrível para a sociedade, não tenho dúvida disso”, explica o professor.

O curso “Controle de Cons-titucionalidade do Brasil”, lançado pelo professor Francisco, é uma oportunidade para estudantes, profissionais e acadêmicos aprofundarem seus conhecimentos sobre os fundamentos e desafios da área. Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site da Lato Sensu Escola Jurídica.

Fonte: Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Alexandre de Moraes é autor de livro de direito constitucional. Até constitucional comentada tem…
    Faça o que digo, mas não aja como ajo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Polícia descobre estufa clandestina e apreende plantações de maconha em casa na Zona Norte de Natal

Foto: divulgação/pcrn

Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos de Natal (DENARC/Natal) desmantelaram, na tarde de quinta-feira 16, uma estufa clandestina de maconha em uma residência no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal. Dezenas de pés de maconha foram apreendidos.

As equipes da DENARC/Natal receberam informações de que uma residência era utilizada exclusivamente para o cultivo da droga. Com base nas informações, os policiais se deslocaram até o local e constataram a veracidade da denúncia. Ao observar o imóvel por fora, foi possível visualizar diversos pés de maconha, bem como sentir o cheiro da droga.

No interior da casa, a equipe encontrou uma estrutura completa para o cultivo da maconha, incluindo balanças de precisão, fertilizantes, enraizadores, vasos e outros insumos. Todo o material foi apreendido.

A Polícia Civil identificou possíveis suspeitos e um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso e responsabilizar os envolvidos.

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

[VÍDEO] “Situação está sob controle”, diz Álvaro Dias após chuva de mais de 100 mm

Mesmo após fortes chuvas castigarem a cidade nas primeiras horas desta sexta-feira (17), o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), afirmou que a “situação está sob controle”. Logo após reunião de um gabinete de crise, o prefeito disse que, apesar do volume de chuva, não houve nenhuma ocorrência de maior gravidade na cidade.

“O gabinete de crise continua de sobreaviso no fim de semana. Esperamos que a situação se normalize, não continuem essas fortes chuvas a aconteceram na cidade do Natal. Esperamos que tudo volte à normalidade e este fim de semana seja agradável, de sol, para que nós todos possamos ter a tranquilidade necessária para usufruir do nosso fim de semana com as famílias e amigos”, declarou Álvaro.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), choveu 105,4 mm em Natal entre quinta (16) e sexta (17).

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

Valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta do FGTS

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Trabalhadores de 59 municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado desde o fim de abril já podem fazer a solicitação de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade Calamidade.

A lista atualizada dos municípios habilitados está disponível neste site.

Necessariamente, o estado de calamidade pública ou situação de emergência do município precisa ser reconhecido pelo governo federal por meio de portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, publicada no Diário Oficial da União, para o trabalhador ter direito ao benefício. Em 1º de maio, o Decreto nº 57.596 já havia reconhecido o estado de calamidade no território gaúcho.

O Saque-Calamidade pode ser feito pelos trabalhadores residentes em áreas afetadas por desastre natural indicadas pelas secretarias municipais de Defesa  Civil. Para ter acesso ao recurso, o trabalhador precisa ter saldo na conta do FGTS. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo da conta.

A Caixa Econômica Federal informa que não há mais intervalo mínimo de 12 meses entre o último e o novo saque na modalidade Calamidade para os residentes nos municípios habilitados do Rio Grande do Sul neste mês de maio.

Como sacar

Para pedir a liberação do dinheiro, o trabalhador deve entrar no aplicativo FGTS e fazer a solicitação, clicando em “Solicitar meu saque 100% digital” ou no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar saque”; clicar em “Calamidade pública” — Informar o nome do município e selecionar na lista disponível, depois digitar o CEP e o número de sua residência.

São necessários para o saque um documento de identificação com foto — carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte — com envio da frente e do verso do documento;  foto do próprio rosto (selfie), na qual  que o documento apresentado; comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV e fatura de cartão de crédito, entre outros), emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade; certidão de casamento ou escritura pública de união estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro.

Em razão dos alagamentos, se não for possível apresentar comprovante de residência em nome do trabalhador, o cidadão deverá apresentar declaração do município atestando que é residente na área afetada. A dispensa do comprovante de residência foi oficializada nesta quinta-feira (16), pelo governo federal.

Mais informações sobre o Saque-Calamidade podem ser obtidas no site oficial do FGTS.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Após chuvas, família ilhada é resgatada em bote por bombeiros na Grande Natal

Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (17) os bombeiros do Rio Grande do Norte foram acionados para retirar seis pessoas que ficaram presas em casa após as fortes chuvas que caíram na cidade.

Os bombeiros utilizaram botes para conduzir as vítimas, para um local seguro.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Tony Ramos está ‘lúcido e sem auxílio de aparelhos’ após cirurgia no cérebro, diz boletim

Foto: Paulo Belote / Globo

Tony Ramos está “lúcido, sem auxílio de aparelhos e estável” após cirurgia no cérebro realizada nesta quinta-feira (16), segundo informou boletim médico disponibilizado pelo Hospital Samaritano Botafogo.

O ator passou por uma cirurgia para drenar um hematoma subdural – um sangramento intracraniano. E, segundo boletim desta sexta-feira (17), “mostrou significativa melhora” em nova tomografia.

“O Hospital Samaritano Botafogo informa que o ator Tony Ramos foi submetido a uma cirurgia de drenagem de hematoma subdural (sangramento intracraniano) pela equipe do Dr. Paulo Niemeyer, na data de ontem (16/05).”

“O paciente realizou uma nova tomografia de crânio na manhã de hoje (17/05), que mostrou significativa melhora. Tony Ramos respira sem auxílio de aparelhos, está lúcido e seu estado de saúde é estável.”

 

Na quinta-feira (16), a família do ator informou que a cirurgia – comandada pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho – terminou por volta das 19h30 e foi considerada bem-sucedida.

Tony Ramos foi internado após se sentir mal, pela manhã, e cancelar as gravações. O ator completou este ano 60 anos de carreira, sendo 46 anos na Globo. Seu trabalho mais recente no ar foi a novela “Terra e paixão”.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

[VÍDEO] Um dia de natalense: Carro a serviço da Caern cai em buraco e fica preso

Constantemente criticada por deixar buracos espalhados em Natal, a Companhia de Abastecimento de Água e Esgotos do RN (Caern) parece que sentiu, por um dia, como é a vida do natalense. Um carro a serviço da estatal caiu e ficou preso num buraco na manhã desta sexta-feira (17).

O fato aconteceu na rua Lima e Silva, já no bairro de Nazaré, e foi registrado em vídeo pelo repórter Jeferson Nascimento, do SOS Policial/96 FM. O veículo foi puxado por um gincho e retirado do local após alguns minutos.

Diariamente, na programação da 96 FM, a Caern é alvo de crítica de ouvintes e telespectadores por deixar buracos espalhados pela cidade antes ou após a realização de serviços. Neste caso, o buraco não parece ter sido responsabilidade da estatal.

Fonte: Portal 96 Fm

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *