PT aciona Bolsonaro no STF por crime de ameaça; Lewandowski será relator

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator de uma representação da coligação “O Povo Feliz de Novo” (PT/PCdoB/Pros) contra o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, e a coligação “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” (formada por PSL e PRTB) por crime de ameaça. A coligação encabeçada pelo PT também quer que Bolsonaro seja investigado pelos crimes de injúria eleitoral e incitação ao crime.

 O sorteio eletrônico que definiu a relatoria do processo foi feito livremente nesta tarde entre os integrantes da Corte, ficando de fora a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, que por questões regimentais não recebe esse tipo de processo.

A representação do PT contra Bolsonaro se baseia em discurso proferido pelo candidato do PSL à Presidência durante evento de campanha no Acre, na semana passada. O Estado é governado pelo PT desde 1999.

“Vamos fuzilar a petralhada aqui do Acre. Vamos botar esses picaretas pra correr do Acre. Já que eles gostam tanto da Venezuela, essa turma tem que ir pra lá. Só que lá não tem nem mortadela galera, vão ter que comer é capim mesmo”, disse Bolsonaro na ocasião.

Para o PT, o caso expõe crime eleitoral “de injúria em detrimento de todos os eleitores que de algum modo são identificados como ‘esquerda’ política e nos crimes de ameaça e incitação ao crime de homicídio”.

“No âmbito do direito penal eleitoral, o noticiado (Bolsonaro) promoveu graves dizeres que maculam a honra de parcela da população, afirmando que estes deveriam morrer por fuzilamento ou, como opção, deveriam comer capim. Tudo isso, ressalta-se, no intuito de se promover politicamente, propagandeando ou buscando propagandear sua plataforma política”, dizem os advogados da coligação do PT.

“Por mera divergência política, entende o candidato ser necessário o fuzilamento de toda uma parcela da população, o que representa, a um só tempo, os cometimentos dos crimes de ameaça e incitação ao crime”, sustentam os defensores da coligação petista.

Para o PT, a situação é ainda agravada pelo fato de o episódio ter ocorrido na “presença de várias pessoas, o que facilita a divulgação destas ofensas”.

Defesa. Procurada, a campanha de Bolsonaro não havia respondido à reportagem até a publicação deste texto.

ESTADÃO CONTEÚDO

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Marília disse:

    A direita não dá certo nem nos EUA imagine aqui, olhem a situação da Argentina.

  2. duendevermelho disse:

    Quer mais apologia ao crime do que o PT apontar como presidente da república um presidiário e ainda ficar usando dinheiro público pra fazer campanha na TV!

    Esse PT é uma Associação Criminosa!!!

  3. jv disse:

    E por acaso quando vocês ofendem a direita, não estaria também ofendendo todos os eleitores que de algum modo se identificam com a "DIREITA" política? ora mais que besteirol.

  4. disse:

    Quem faz ameaças é o sanguinário do MST João, junto com lindinho da Odebrecht. Diz que se Lula fosse preso averia derramamento de sangue. Porque o PT não tomou providencia? Vão te catar.

  5. R B moura disse:

    Kkkkkk, rapaz se bolsonaro gritar com um cachorro na rua a oposição entra na justiça contra ele !!! Kkkk

  6. Luciana Morais Gama disse:

    Chamar JESUS de GAY pode….. mulheres do GRELO DURO pode….. mentir pode…. roubar pode….

  7. Sanduba disse:

    O Bozo é apenas um mamulengo nas mãos dos banqueiros. As besteiras que ele fala são mais do que previsível é, como diria Lula, são apenas bravatas. Acho até que o Bolsonaro tem uma grande admiração por Lula e tenta imitá-lo. O maior problema é que ele – Bolsonaro – como uma simples marionete, não vai comandar o país. Quem comandará o Brasil será o banqueiro Paulo Guedes. Por outro lado, essa postura quase fascista, pode servir para implementar o Ministério da Verdade, o Ministério do Amor, a Polícia do Pensamento num regime excessivamente autoritário. Abram os olhos, brasileiros! Abram os olhos!

    • disse:

      Parece que o moço aqui esqueceu de tomar o remédio hoje, não ta dizendo, coisa com coisa não. Comeu sanduíche estragado.

  8. Sérgio disse:

    O interessante é que quando o Coroné Ciro falou que receberia o juiz Sérgio Moro e sua turma a bala, ninguém fala nada.

  9. Valdemir disse:

    Vai ter que prender todos, amante, lindinho, Ciro doidão. Kkkk

  10. Sebastião Galdino disse:

    Pelo menos o PT assumiu agora uma verdade , assumiu que é petralhas mesmo , esse bando de vagabundo pinta e bordam fazem o querem desobedecem a justiça praticam todos tipo de crimes e agora vem da uma de vitima ,bando de ladrão

COMENTE AQUI