Diversos

Qual será o custo das viagens aéreas após a pandemia? Reportagem da CNN dá um “norte”

Foto: Dominik Scythe/Unsplash

Quando o estado da Flórida começou a adotar medidas como fechar praias em meados de março, reforçando o distanciamento social diante da ameaça da Covid-19, a corretora de imóveis e artista plástica Nadia Bouzid, de Miami, estava trabalhando na pintura de um mural para um novo hotel de Cancún, no México.

A artista largou os pincéis e pegou o telefone para procurar passagens aéreas para voltar para casa.

“Lembro de ver o preço da passagem cair de US$ 200 para US$ 70, e depois subir para US$ 350. Reservei e voei, mas o avião estava assustadoramente vazio. Eu estava em pânico, e a mudança de preço me fez pensar quanto eu pagaria na volta para terminar meu trabalho, quando tudo isso acabar”, contou Bouzid à CNN.

A dúvida da artista de Miami é muito pertinente no momento em que países formulam planos para reabrir fronteiras e empresas, e as companhias aéreas começam a ver um retorno do tráfego de passageiros. Como ficarão as tarifas aéreas quando “tudo isso” acabar?

Se o distanciamento social significa menos assentos vendidos, as passagens ficarão mais caras?

A Delta Air Lines está bloqueando os assentos do meio e limitando as cargas de voo até 30 de junho para distanciamento social, permitindo que apenas 50% a 60% dos lugares disponíveis em um voo sejam reservados. As companhias aéreas Emirates, American Airlines, Japan Airlines, United e Wizz Air também estão adotando controles semelhantes.

Muitas outras empresas do setor, porém, estão permitindo reservas normalmente, sendo que uma delas exige que os passageiros paguem mais para manter o distanciamento social. Em 4 de maio, a aérea norte-americana de baixo custo Frontier Airlines anunciou uma taxa chamada “More Room” (mais espaço), que poderia ser adquirida nos voos entre 8 de maio e 31 de agosto. Essa cobrança extra, encarecendo a passagem em pelo menos US$ 39, dava ao passageiro a garantia de que o assento do meio, ao seu lado, permaneceria desocupado.

A cobrança de taxa durou apenas 48 horas. No dia 6 de maio, a companhia aérea rescindiu o plano após receber críticas de congressistas dos Estados Unidos. “Reconhecemos as preocupações levantadas de que estamos lucrando com a segurança e essa nunca foi nossa intenção”, disse o CEO da Frontier, Barry Biffle, em uma carta ao Congresso dos EUA.

No entanto, é a IATA, a associação comercial global de companhias aéreas, que quer ter a última palavra na questão do distanciamento social em aeronaves. Em seu comunicado à imprensa de 5 de maio, a entidade ataca medidas que obriguem as companhias aéreas a bloquear assentos intermediários.

“Basicamente, a IATA está dizendo que a saúde financeira das companhias aéreas é mais importante do que a saúde de seus funcionários ou clientes”, opinou Henry Harteveldt, analista de empresas aéreas do Atmosphere Research Group. “Esse comunicado à imprensa inclui uma estimativa de que as tarifas aéreas terão que aumentar se as transportadoras forem obrigadas a deixar os assentos do meio vazios. Se a demanda permanecer baixa e as companhias aéreas tiverem que competir por um número limitado de viajantes, as tarifas aéreas provavelmente usarão tarifas baixas para atrair o maior número possível de viajantes”.

De acordo com o analista, para restaurar essa demanda é crucial, primeiro, restabelecer uma sensação de segurança.

“Medo e confiança serão as duas emoções que estão na mente das pessoas ao planejar uma viagem. Se o passageiro não sentir que uma companhia aérea respeita adequadamente sua saúde, ele encontrará outra que o faça”.

Preço do petróleo despencando. Preços de passagens também podem cair?

Misturado e refinado, o petróleo bruto é o combustível necessário para literalmente mover a aviação. As companhias aéreas cobram sobretaxas de combustível para ajudar a pagá-lo, incluídas no preço final da passagem como taxa “YQ”, responsável por variações no custo do combustível. No final de abril, os preços do barril de petróleo despencaram em um abismo.

Um exemplo: uma passagem de ida e volta em classe econômica da British Airways entre Londres e Joanesburgo para agosto de 2020 tem sobretaxa de combustível YQ de US$ 229, ou 30% do preço da passagem aérea total, que é de US$ 737. Será que a British Airways vai repassar potenciais economias nos preços de combustível de aviação aos passageiros, removendo ou diminuindo as sobretaxas de combustível? Pois é, se isso fosse simples, seria fácil.

“O combustível de aviação normalmente representa de 20% a 25% das despesas operacionais de uma companhia aérea”, explicou Manoel Suhet, CEO da Business Traveller Deals e ex-executivo de companhia aérea com experiência em distribuição internacional de petróleo. De acordo com ele, se os preços do petróleo e do combustível de aviação continuarem em declínio, as companhias aéreas poderão se beneficiar desse ambiente de preço mais baixo, mas dificilmente será algo imediato.

“Muitas companhias aéreas fazem hedging de combustível para minimizar o risco de volatilidade do preço, concordando em comprar uma certa quantidade de petróleo no futuro a um preço definido. As companhias aéreas estão adaptando essas estratégias ao clima atual, para melhorar a posição do fluxo de caixa, simplificando os custos”.

Em outras palavras, mesmo que o petróleo seja barato, o combustível de aviação ainda precisa ser refinado, um processo que aumenta seu preço, e distribuir dinheiro agora para comprar combustível futuro não está exatamente no topo das prioridades das companhias aéreas agora.

Os destinos precisam de turistas, então teremos mais ofertas de passagens aéreas?

A incerteza gera hesitação e, para alguns, até tarifas aéreas surpreendentemente baixas podem não ser suficientes para inspirar a compra de passagens, enquanto as condições econômicas e de saúde dos destinos não se estabilizarem.

Kathy Kass, advogada e blogueira de fitness de Nova York, normalmente viaja para outros países todos os meses e monitora constantemente as cotações de passagens aéreas. Desde março, porém, ela está cancelando viagens marcadas e adiando o planejamento de outras. “Eu estava remarcando para o final de junho e início de julho, pensando que as coisas deveriam estar melhor nessa época, mas agora estou cheia de vouchers de companhias aéreas e não preciso de mais nenhum”, disse. Ela confessa que quase mudou de opinião em 29 de abril, quando os blogs de viagens divulgaram uma oferta de passagem em classe executiva do Canadá ou México para Bali, na Indonésia, por apenas US$ 840, ida e volta – um quarto do preço normal.

Apesar da tentação, a blogueira decidiu não reservar. “Sempre quis visitar Bali, mas não quis arriscar”, disse ela à CNN. “Não sei o que está acontecendo na Indonésia, e não sei quando Bali estará novamente pronta para os visitantes”.

Tais sentimentos certamente serão grandes obstáculos ao renascimento do turismo. Ciente disso, a ilha italiana da Sicília anunciou um plano para superar a hesitação dos turistas. Segundo o Times, de Londres, o governo regional da Sicília reservou 50 milhões de euros para pagar metade das passagens aéreas e uma de cada três diárias de hotel para os visitantes, além de tornar gratuita a entrada em museus e sítios arqueológicos. A ressalva: os interessados devem passar férias na Sicília ainda em 2020, após a abertura das fronteiras da Itália a turistas estrangeiros, em data ainda não definida.

A Asiana Airlines está adotando uma postura igualmente de perdão aos cancelamentos, promovendo a venda de passagens com a promessa de “compre agora, voe a qualquer momento”. Reserve um voo dos Estados Unidos para a Coreia do Sul pela Asiana e a companhia aérea renunciará às taxas de alteração não apenas uma vez, algo que virou padrão entre as companhias aéreas durante a pandemia de Covid-19, mas até três vezes.

As companhias aéreas estão se ajustando à demanda, mas as tarifas ficarão iguais?

No coração do deserto vermelho da Austrália, um aeroporto mais acostumado a receber grupos de turistas com destino a Uluru teve suas pistas transformadas em um museu da moderna aviação comercial de Singapura.

Mais de US$ 5 bilhões em aeronaves – incluindo A380 e 777s, Scoot 787s e SilkAir 737s – estão estacionados no Alice Springs Airport. Todos esperam que essa parada não seja um “adeus”, mas sim um “até logo” para esses aviões, pois o ambiente árido do Outback ajuda a mantê-los prontos para retomar o serviço. Mas, para muitas outras aeronaves, a crise da Covid-19 fará com que elas entrem suavemente no sono eterno.

A Virgin Atlantic acelerou a aposentadoria de suas frotas de 747 e A340-600, além de fechar uma base em Londres-Gatwick. A KLM também está se despedindo de seus icônicos 747 mais cedo do que o planejado, assim como a American Airlines mantém no chão suas frotas de 757, 767, E190 e A330-300 (embora alguns 767 AA ainda estejam voando como aviões de carga improvisados).

E, conforme os aviões deixam o céu, o mesmo acontece com a tripulação. Em uma nota de maio aos pilotos da United Airlines, obtida pelo site Simple Flying, o vice-presidente sênior de operações de voo da companhia, Bryan Quigley, compartilhou o fato preocupante de que atualmente seus pilotos superam o número de passageiros: “Em média, transportamos apenas 10 mil passageiros por dia”, diz a nota, justificando o afastamento de 4.457 dos 12.250 pilotos da United em 30 de junho.

O número não é o mais alto nos cortes de empregos no setor da aviação: algumas companhias aéreas reduzem equipes há semanas. No início de maio, a British Airways concedeu licença remunerada para mais de 30 mil empregados, o Lufthansa Group colocou 80 mil trabalhadores em horário reduzido e a Ryanair planejava demitir 3 mil.

Em termos inequívocos, as companhias aéreas estão se ajustando à demanda. Essa agilidade é fundamental para permitir que elas continuem oferecendo tarifas tão acessíveis ou “normais” como o público estava acostumado a pagar antes da crise da Covid-19.

“Todas as principais companhias aéreas esperam que suas empresas sejam menores quando retomarem as operações”, disse Pablo Chiozza, CEO da World Travel Solutions e ex-vice-presidente sênior da LATAM Airlines. “Isso significa que sua capacidade será ajustada à demanda e que não existam assentos vazios no momento da retomada.”

Então, qual será o preço das viagens aéreas?

Depois que a pandemia da Covid-19 terminar e Nadia Bouzid reservar um voo econômico de ida para terminar seu mural em Cancún, o preço do bilhete pode ser de US$ 70, mas também pode ser de US$ 200 ou US$ 350.

As passagens aéreas continuarão respondendo à oferta e à demanda, mas a possibilidade de promoções ou a necessidade de fazer distanciamento social em aviões estão surgindo – provisoriamente, pelo menos – como forças destinadas a empurrar os preços um pouco mais para baixo ou um pouco mais para o alto, respectivamente.

Assim como acontecia antes, saber o que são ou não boas ofertas de passagens antes de decidir a compra ainda depende de você, o viajante.

CNN Brasil

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Geral

FURTOS NA COP30: computadores, celulares e drones somem de espaço social em Belém — e sem sinal de arrombamento

Foto: Divulgação

Nem a COP30 escapou da insegurança. Computadores, celulares e drones da Rede de Trabalho Amazônico foram furtados na madrugada da última quinta-feira (7), dentro da Embaixada dos Povos, em Belém (PA) — e o mais curioso: sem nenhum sinal de arrombamento.

O crime aconteceu em plena Conferência do Clima da ONU, sob Garantia da Lei e da Ordem (GLO) decretada pelo presidente Lula. A Polícia Civil do Pará investiga o caso.

Os equipamentos estavam em um espaço destinado a movimentos sociais, e entre os itens levados estavam até o celular oficial da entidade. Segundo a Rede, o local abriga representantes de mais de 400 organizações de pescadores, ribeirinhos e povos indígenas.

Testemunhas serão ouvidas e imagens de câmeras de segurança analisadas. Até agora, ninguém foi identificado ou preso.

Dias antes, dois jornalistas estrangeiros também foram assaltados no centro histórico da capital paraense — um cenário nada favorável para a cidade que recebe líderes e autoridades de todo o mundo.

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Judiciário

‘Não é pela conduta profissional, é por eu ser mulher’, diz Cármen Lúcia ao falar de ataques

Foto: Gustavo Moreno/STF

A ministra do STF, Cármen Lúcia, afirmou nesta segunda-feira (10) que as ofensas que recebe não têm relação com sua conduta profissional ou pessoal, mas simplesmente por ela ser mulher. A declaração foi feita durante o XVII Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

“Os xingamentos que recebo dizem respeito às condições morais de uma mulher, não ao meu desempenho ou à minha conduta profissional”, disse Cármen, citando ataques sexistas e misóginos que já ouviu de políticos e outros setores do Judiciário.

A ministra também criticou a desigualdade entre homens e mulheres no meio jurídico e no serviço público. Ela alertou que a violência contra a mulher é “um sintoma, e a doença aparece quando a violência se manifesta”, defendendo reflexão sobre como evitar a repetição desses comportamentos.

Cármen ainda ironizou críticas sobre sua aparência e cabelo branco. Ela afirmou que gosta de seu visual e não se enquadra no padrão alheio: “Eu queria não envelhecer, mas a outra opção não era boa… então deixa a minha cabeça branca, eu gosto tanto dela”.

 

 

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Geral

Empresário fica calado na CPMI do INSS e tem celular tomado no meio do depoimento

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O clima esquentou na CPMI do INSS nesta segunda-feira (10). O presidente da comissão, senador Carlos Viana mandou apreender o celular do empresário Igor Dias Delecrode, ex-dirigente da Associação de Amparo Social ao Aposentado e Pensionista (AASAP), uma das entidades investigadas no escândalo dos descontos indevidos em aposentadorias e pensões.

A decisão foi tomada a pedido do relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar, e aprovada pelo colegiado. O celular foi lacrado e entregue à Polícia Legislativa para perícia. Gaspar ainda tentou que o empresário entregasse a senha do aparelho, mas o pedido foi negado por orientação da defesa.

Durante o depoimento, Igor Delecrode ficou em silêncio diante das perguntas de deputados e senadores. O empresário garantiu o direito de não responder após obter habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes, do STF.

A CPMI apura um esquema de descontos ilegais aplicados em benefícios do INSS por associações e empresas de fachada, que teriam lucrado com fraudes em convênios e cobranças não autorizadas. Com o celular apreendido, os parlamentares esperam encontrar provas que possam destravar a investigação — que, até agora, tem esbarrado no silêncio dos investigados.

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Cultura

Entre amigos, música e espumante, Elmano Marques brinda o lançamento de “Vino, Divino Vino”

Foto: Divulgação/Canindé Soares

O pôr do sol às margens do Rio Potengi foi o cenário para celebrar o lançamento do box “Vino, Divino Vino”, obra do médico pneumologista e escritor enófilo Dr. Elmano Marques, no Museu da Rampa. O evento reuniu cerca de 600 amigos, entre médicos, empresários e apreciadores do vinho e das boas companhias, que foram abraçar o autor e garantir seu exemplar autografado.

A noite foi embalada pelo sax de Anderson Pessoa, pela voz de Jo Bay e pelo som do DJ Cláudio Braga, com o sabor da paella preparada na hora pela Raspa do Tacho e as borbulhas do espumante Miolo, em um encontro marcado pela emoção e pelo carinho.

Resultado de anos de dedicação à sua tradicional coluna sobre vinhos, “Vino, Divino Vino” reúne textos do Dr. Elmano em quatro volumes cuidadosamente compilados pela professora Ângela Almeida, responsável também pelas aquarelas e ilustrações das capas.

Foto: Divulgação/Canindé Soares

A coleção é um verdadeiro brinde à cultura e à arte de viver bem — uma leitura indispensável tanto para quem já aprecia o universo do vinho quanto para aqueles que desejam conhecê-lo mais de perto. Os livros estão disponíveis nas lojas da Art Wine, Gran Cru, Grand Vinho e Adega Farret.

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Política

Derrite desmonta projeto Antifacção, protege facções e dá fôlego ao crime organizado, diz governo Lula

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, subiu o tom contra o relator do PL Antifacção, deputado Guilherme Derrite, e disse que o parlamentar “destroçou” o projeto original do governo Lula. Segundo ele, o texto alternativo apresentado por Derrite enfraquece o combate às facções ao excluir grupos criminosos menores e retirar instrumentos que permitiam o bloqueio e a perda de bens de criminosos sem origem comprovada.

“Muitas facções ficam sem a possibilidade de serem investigadas. Esse é um dos erros mais graves”, afirmou Sarrubbo, em entrevista à Agência Brasil. Ele também criticou a exclusão da extinção de domínio, mecanismo usado em países europeus para confiscar patrimônio ilícito, mesmo se a operação for anulada. “Sem isso, o crime continua rico e o Estado, de mãos atadas”, disparou.

O secretário acusou Derrite de agir com pressa e falta de técnica jurídica, sem consultar o Ministério da Justiça, e alertou que o texto “coloca o Brasil em risco internacional” ao equiparar narcotráfico a terrorismo. Segundo ele, “lá fora, vão achar que o Brasil abriga grupos terroristas”. Sarrubbo também classificou como inconstitucional o artigo que condiciona a atuação conjunta da Polícia Federal e das polícias estaduais à autorização de governadores, o que, na prática, travaria operações integradas.

O projeto foi incluído na pauta da Câmara pelo presidente Hugo Motta para votação nesta terça-feira (11), irritando governistas. Dentro do Ministério da Justiça, o parecer de Derrite é tratado como “escândalo jurídico”, e há quem diga que o relator “atirou no crime organizado e acertou o Estado de Direito”.

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Mundo

Filho do presidente da Colômbia é novamente indiciado por desvio de verbas e falsificação

Foto: Reprodução

O filho do presidente da Colômbia, Nicolás Petro, voltou a ser indiciado nesta segunda-feira (10) por uma nova série de crimes. O Ministério Público colombiano acusa o primogênito do esquerdista Gustavo Petro de peculato e falsificação de documentos ligados a um contrato firmado quando ele era deputado na Assembleia do Atlântico, entre 2020 e 2023.

Segundo os promotores, o acordo previa verbas públicas para idosos e crianças com deficiência, mas o dinheiro teria sido desviado pelo político de 39 anos. Nicolás já havia sido preso em 2023, mas foi solto para responder em liberdade condicional.

Essa não é a primeira encrenca do herdeiro de Petro. Ele também é investigado por enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro, acusado de ter recebido recursos de um ex-narcotraficante durante a campanha presidencial de 2022. As denúncias começaram após o depoimento explosivo da ex-esposa, que o entregou após uma separação turbulenta.

O filho do presidente chegou a admitir que recebeu dinheiro vivo, mas afirma que os valores nunca chegaram à campanha de Gustavo Petro. A defesa tenta agora anular a confissão, alegando que foi feita sob pressão de um promotor. Enquanto isso, a oposição colombiana pressiona e o escândalo cresce — mais uma dor de cabeça para o “governo do amor e da justiça social” de Petro.

Opinião dos leitores

  1. Fácil resolver, basta pedir emprestado o nosso tirano togado preferido que ele anula todas as condenações ,e transforma o vilão em vitima !!!

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Geral

1ª Anchieta em Ação une fé, solidariedade e serviços gratuitos no Dia Mundial dos Pobres

Foto: Divulgação

Neste dia 15 (sábado), a Paróquia de São José de Anchieta, sob a idealização do Padre Sávio, realizará a 1ª Anchieta em Ação, uma grande mobilização social e religiosa inspirada pelo Dia Mundial dos Pobres, instituído em 2016 pelo Papa Francisco, na Carta Apostólica Misericordia et Misera, ao término do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Com o objetivo de levar cuidado, escuta e dignidade aos mais necessitados, a iniciativa contará com profissionais de diversas áreas da saúde, medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia e serviço social, além de oferecer atendimentos de beleza e bem-estar, como corte de cabelo, maquiagem e cuidados com as unhas.

De acordo com o Padre Sávio, idealizador do momento, “Todas essas ações têm como objetivo promover dignidade e cuidado integral às pessoas atendidas, por meio de uma grande rede de solidariedade que reúne entidades públicas, privadas e organizações não governamentais parceiras,” informa.

A 1ª Anchieta em Ação transforma união em gesto de solidariedade e se torna uma verdadeira experiência de fé e serviço. De acordo com dados da organização, a realização desta ação social envolve mais de 2 mil pessoas, entre pessoas carentes e paroquianos voluntários.

Foto: Divulgação

Para o Padre Sávio, este é um momento de vivenciar concretamente o Evangelho: “Quando cuidamos do corpo e da alma dos nossos irmãos mais pobres, estamos tornando real a presença de Cristo entre nós. A Anchieta em Ação é um gesto de fé que se transforma em cuidado e esperança”.

O sacerdote também lembra que esse cuidado não deve acontecer apenas em um dia específico: “O Dia Mundial dos Pobres nos inspira, mas o compromisso com os que mais necessitam precisa ser constante, perene. Não podemos lembrar dos pobres apenas nesta data, devemos cuidar deles todos os dias da nossa vida, com atenção e amor”, orienta.

Mais do que uma ação social, a 1ª Anchieta em Ação é um testemunho de fé viva e comprometida, que traduz o espírito do Dia Mundial dos Pobres: reconhecer Cristo presente em cada irmão que sofre e precisa de amparo.

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Política

Tarcísio lidera entre conservadores — mas guerra interna ameaça 2026

Foto: Reprodução

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, virou o principal nome da direita para liderar o campo conservador em 2026, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro fique fora da disputa. O levantamento é do Ranking dos Políticos e mostra que Tarcísio aparece isolado na frente entre os parlamentares, mas a tão sonhada união da direita segue só no discurso.

A pesquisa ouviu 134 parlamentares — 107 deputados e 27 senadores — entre 21 e 31 de outubro, segundo informações do R7. Na Câmara, quase metade (48,6%) apontou Tarcísio como o principal nome do campo conservador. Depois dele vêm Eduardo Bolsonaro (15%), Michelle Bolsonaro (13,1%), Ratinho Júnior (9,3%) e Romeu Zema (3,7%). No Senado, o governador paulista também lidera, com 44,5% das citações, seguido novamente por Eduardo e Michelle, empatados em 14,8%.

Mesmo assim, a direita segue rachada. Segundo o levantamento, 67% dos deputados e 63% dos senadores acreditam que o grupo deve chegar dividido em 2026, com várias candidaturas e sem coordenação nacional. Apenas um terço vê chance real de união por meio de alianças entre partidos.

O ex-ministro de Bolsonaro mantém folga nas pesquisas internas desde 2023, mas a base bolsonarista ainda não fala a mesma língua. No fim das contas, Tarcísio aparece como o favorito para herdar o espólio político de Bolsonaro — mas, se depender dos egos e vaidades da própria direita, essa herança pode não chegar inteira até 2026.

Opinião dos leitores

  1. Bolsonaro sempre lascando a direita. Por ele, é melhor entregar pra lula do que outro da direita ganhar. Já vejo a campanha dos últimos bolsonaristas pregando voto em lula em 2026

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Economia

Governo Fátima admite: 13º de 2025 não será pago inteiro em dezembro

Foto: Carlos Costa

O secretário de Fazenda do RN, Cadu Xavier, confirmou nesta segunda-feira (10) que o 13º salário dos servidores estaduais será pago em duas partes mais uma vez. Metade será depositada em dezembro de 2025 e o restante só cairá nos primeiros dias de janeiro de 2026, repetindo o modelo adotado desde o início da gestão Fátima Bezerra.

Nos últimos anos, o pagamento integral em dezembro tem acontecido apenas para quem ganha até R$ 4 mil. Acima desse valor, o governo divide o benefício, o que, na prática, empurra parte do 13º para o ano seguinte, contrariando o prazo legal que determina quitação até 20 de dezembro.

Cadu negou que a divisão seja atraso e afirmou, em entrevista à Rádio Cidade, que a prática “é uma continuidade da política de pagamento adotada desde 2019”. Segundo ele, o calendário oficial será divulgado quando houver definição do fluxo financeiro do Estado.

O governo argumenta que a medida é necessária diante das dificuldades financeiras crônicas do Estado. Ainda assim, o parcelamento anual virou marca registrada da atual gestão. E, como de costume, quem depende do contracheque do governo estadual deve se preparar: o 13º vem, mas só metade chega no Natal.

Opinião dos leitores

  1. A solução dos problemas do RN não era o aumento do ICMS de 18 para 20% ?? E agora a culpa é de quem?

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Geral

VÍDEO: COP30 vira circo verde: atores fantasiados de animais rastejam em nome da biodiversidade

Imagens: Reprodução

A COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, começou com um show de excentricidade nesta segunda-feira (10), em Belém (PA). A cena que chamou atenção — e provocou constrangimento — foi um desfile de atores vestidos de animais brasileiros rastejando pelo chão da “green zone”, área aberta ao público e a ONGs.

O grupo, que incluía até um Curupira, personagem do folclore nacional, pretendia “celebrar a biodiversidade brasileira”, segundo o Metrópoles. Mas o resultado virou motivo de piada e desconforto entre participantes e observadores. As imagens do espetáculo circularam nas redes e entre os corredores do evento, com muita gente sem entender se era arte, ativismo ou apenas vexame internacional.

O desfile aconteceu poucas horas depois da abertura oficial da conferência, que contou com a presença do presidente Lula. No discurso, Lula falou sobre tragédias climáticas recentes e defendeu mais recursos internacionais para combater o aquecimento global.

Enquanto o governo tenta posar de líder da “transição verde”, a COP30 já começou mostrando o que o Brasil faz de melhor nos palcos oficiais: muito teatro e pouca seriedade.

Opinião dos leitores

  1. O 9dedos só abre a boca para pedir dinheiro.
    Por falar nisso, onde anda a química e a petroquímica, alguém da notícia. Guardem aquela foto com o laranjão, é uma relíquia.

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