Diversos

Qual será o custo das viagens aéreas após a pandemia? Reportagem da CNN dá um “norte”

Foto: Dominik Scythe/Unsplash

Quando o estado da Flórida começou a adotar medidas como fechar praias em meados de março, reforçando o distanciamento social diante da ameaça da Covid-19, a corretora de imóveis e artista plástica Nadia Bouzid, de Miami, estava trabalhando na pintura de um mural para um novo hotel de Cancún, no México.

A artista largou os pincéis e pegou o telefone para procurar passagens aéreas para voltar para casa.

“Lembro de ver o preço da passagem cair de US$ 200 para US$ 70, e depois subir para US$ 350. Reservei e voei, mas o avião estava assustadoramente vazio. Eu estava em pânico, e a mudança de preço me fez pensar quanto eu pagaria na volta para terminar meu trabalho, quando tudo isso acabar”, contou Bouzid à CNN.

A dúvida da artista de Miami é muito pertinente no momento em que países formulam planos para reabrir fronteiras e empresas, e as companhias aéreas começam a ver um retorno do tráfego de passageiros. Como ficarão as tarifas aéreas quando “tudo isso” acabar?

Se o distanciamento social significa menos assentos vendidos, as passagens ficarão mais caras?

A Delta Air Lines está bloqueando os assentos do meio e limitando as cargas de voo até 30 de junho para distanciamento social, permitindo que apenas 50% a 60% dos lugares disponíveis em um voo sejam reservados. As companhias aéreas Emirates, American Airlines, Japan Airlines, United e Wizz Air também estão adotando controles semelhantes.

Muitas outras empresas do setor, porém, estão permitindo reservas normalmente, sendo que uma delas exige que os passageiros paguem mais para manter o distanciamento social. Em 4 de maio, a aérea norte-americana de baixo custo Frontier Airlines anunciou uma taxa chamada “More Room” (mais espaço), que poderia ser adquirida nos voos entre 8 de maio e 31 de agosto. Essa cobrança extra, encarecendo a passagem em pelo menos US$ 39, dava ao passageiro a garantia de que o assento do meio, ao seu lado, permaneceria desocupado.

A cobrança de taxa durou apenas 48 horas. No dia 6 de maio, a companhia aérea rescindiu o plano após receber críticas de congressistas dos Estados Unidos. “Reconhecemos as preocupações levantadas de que estamos lucrando com a segurança e essa nunca foi nossa intenção”, disse o CEO da Frontier, Barry Biffle, em uma carta ao Congresso dos EUA.

No entanto, é a IATA, a associação comercial global de companhias aéreas, que quer ter a última palavra na questão do distanciamento social em aeronaves. Em seu comunicado à imprensa de 5 de maio, a entidade ataca medidas que obriguem as companhias aéreas a bloquear assentos intermediários.

“Basicamente, a IATA está dizendo que a saúde financeira das companhias aéreas é mais importante do que a saúde de seus funcionários ou clientes”, opinou Henry Harteveldt, analista de empresas aéreas do Atmosphere Research Group. “Esse comunicado à imprensa inclui uma estimativa de que as tarifas aéreas terão que aumentar se as transportadoras forem obrigadas a deixar os assentos do meio vazios. Se a demanda permanecer baixa e as companhias aéreas tiverem que competir por um número limitado de viajantes, as tarifas aéreas provavelmente usarão tarifas baixas para atrair o maior número possível de viajantes”.

De acordo com o analista, para restaurar essa demanda é crucial, primeiro, restabelecer uma sensação de segurança.

“Medo e confiança serão as duas emoções que estão na mente das pessoas ao planejar uma viagem. Se o passageiro não sentir que uma companhia aérea respeita adequadamente sua saúde, ele encontrará outra que o faça”.

Preço do petróleo despencando. Preços de passagens também podem cair?

Misturado e refinado, o petróleo bruto é o combustível necessário para literalmente mover a aviação. As companhias aéreas cobram sobretaxas de combustível para ajudar a pagá-lo, incluídas no preço final da passagem como taxa “YQ”, responsável por variações no custo do combustível. No final de abril, os preços do barril de petróleo despencaram em um abismo.

Um exemplo: uma passagem de ida e volta em classe econômica da British Airways entre Londres e Joanesburgo para agosto de 2020 tem sobretaxa de combustível YQ de US$ 229, ou 30% do preço da passagem aérea total, que é de US$ 737. Será que a British Airways vai repassar potenciais economias nos preços de combustível de aviação aos passageiros, removendo ou diminuindo as sobretaxas de combustível? Pois é, se isso fosse simples, seria fácil.

“O combustível de aviação normalmente representa de 20% a 25% das despesas operacionais de uma companhia aérea”, explicou Manoel Suhet, CEO da Business Traveller Deals e ex-executivo de companhia aérea com experiência em distribuição internacional de petróleo. De acordo com ele, se os preços do petróleo e do combustível de aviação continuarem em declínio, as companhias aéreas poderão se beneficiar desse ambiente de preço mais baixo, mas dificilmente será algo imediato.

“Muitas companhias aéreas fazem hedging de combustível para minimizar o risco de volatilidade do preço, concordando em comprar uma certa quantidade de petróleo no futuro a um preço definido. As companhias aéreas estão adaptando essas estratégias ao clima atual, para melhorar a posição do fluxo de caixa, simplificando os custos”.

Em outras palavras, mesmo que o petróleo seja barato, o combustível de aviação ainda precisa ser refinado, um processo que aumenta seu preço, e distribuir dinheiro agora para comprar combustível futuro não está exatamente no topo das prioridades das companhias aéreas agora.

Os destinos precisam de turistas, então teremos mais ofertas de passagens aéreas?

A incerteza gera hesitação e, para alguns, até tarifas aéreas surpreendentemente baixas podem não ser suficientes para inspirar a compra de passagens, enquanto as condições econômicas e de saúde dos destinos não se estabilizarem.

Kathy Kass, advogada e blogueira de fitness de Nova York, normalmente viaja para outros países todos os meses e monitora constantemente as cotações de passagens aéreas. Desde março, porém, ela está cancelando viagens marcadas e adiando o planejamento de outras. “Eu estava remarcando para o final de junho e início de julho, pensando que as coisas deveriam estar melhor nessa época, mas agora estou cheia de vouchers de companhias aéreas e não preciso de mais nenhum”, disse. Ela confessa que quase mudou de opinião em 29 de abril, quando os blogs de viagens divulgaram uma oferta de passagem em classe executiva do Canadá ou México para Bali, na Indonésia, por apenas US$ 840, ida e volta – um quarto do preço normal.

Apesar da tentação, a blogueira decidiu não reservar. “Sempre quis visitar Bali, mas não quis arriscar”, disse ela à CNN. “Não sei o que está acontecendo na Indonésia, e não sei quando Bali estará novamente pronta para os visitantes”.

Tais sentimentos certamente serão grandes obstáculos ao renascimento do turismo. Ciente disso, a ilha italiana da Sicília anunciou um plano para superar a hesitação dos turistas. Segundo o Times, de Londres, o governo regional da Sicília reservou 50 milhões de euros para pagar metade das passagens aéreas e uma de cada três diárias de hotel para os visitantes, além de tornar gratuita a entrada em museus e sítios arqueológicos. A ressalva: os interessados devem passar férias na Sicília ainda em 2020, após a abertura das fronteiras da Itália a turistas estrangeiros, em data ainda não definida.

A Asiana Airlines está adotando uma postura igualmente de perdão aos cancelamentos, promovendo a venda de passagens com a promessa de “compre agora, voe a qualquer momento”. Reserve um voo dos Estados Unidos para a Coreia do Sul pela Asiana e a companhia aérea renunciará às taxas de alteração não apenas uma vez, algo que virou padrão entre as companhias aéreas durante a pandemia de Covid-19, mas até três vezes.

As companhias aéreas estão se ajustando à demanda, mas as tarifas ficarão iguais?

No coração do deserto vermelho da Austrália, um aeroporto mais acostumado a receber grupos de turistas com destino a Uluru teve suas pistas transformadas em um museu da moderna aviação comercial de Singapura.

Mais de US$ 5 bilhões em aeronaves – incluindo A380 e 777s, Scoot 787s e SilkAir 737s – estão estacionados no Alice Springs Airport. Todos esperam que essa parada não seja um “adeus”, mas sim um “até logo” para esses aviões, pois o ambiente árido do Outback ajuda a mantê-los prontos para retomar o serviço. Mas, para muitas outras aeronaves, a crise da Covid-19 fará com que elas entrem suavemente no sono eterno.

A Virgin Atlantic acelerou a aposentadoria de suas frotas de 747 e A340-600, além de fechar uma base em Londres-Gatwick. A KLM também está se despedindo de seus icônicos 747 mais cedo do que o planejado, assim como a American Airlines mantém no chão suas frotas de 757, 767, E190 e A330-300 (embora alguns 767 AA ainda estejam voando como aviões de carga improvisados).

E, conforme os aviões deixam o céu, o mesmo acontece com a tripulação. Em uma nota de maio aos pilotos da United Airlines, obtida pelo site Simple Flying, o vice-presidente sênior de operações de voo da companhia, Bryan Quigley, compartilhou o fato preocupante de que atualmente seus pilotos superam o número de passageiros: “Em média, transportamos apenas 10 mil passageiros por dia”, diz a nota, justificando o afastamento de 4.457 dos 12.250 pilotos da United em 30 de junho.

O número não é o mais alto nos cortes de empregos no setor da aviação: algumas companhias aéreas reduzem equipes há semanas. No início de maio, a British Airways concedeu licença remunerada para mais de 30 mil empregados, o Lufthansa Group colocou 80 mil trabalhadores em horário reduzido e a Ryanair planejava demitir 3 mil.

Em termos inequívocos, as companhias aéreas estão se ajustando à demanda. Essa agilidade é fundamental para permitir que elas continuem oferecendo tarifas tão acessíveis ou “normais” como o público estava acostumado a pagar antes da crise da Covid-19.

“Todas as principais companhias aéreas esperam que suas empresas sejam menores quando retomarem as operações”, disse Pablo Chiozza, CEO da World Travel Solutions e ex-vice-presidente sênior da LATAM Airlines. “Isso significa que sua capacidade será ajustada à demanda e que não existam assentos vazios no momento da retomada.”

Então, qual será o preço das viagens aéreas?

Depois que a pandemia da Covid-19 terminar e Nadia Bouzid reservar um voo econômico de ida para terminar seu mural em Cancún, o preço do bilhete pode ser de US$ 70, mas também pode ser de US$ 200 ou US$ 350.

As passagens aéreas continuarão respondendo à oferta e à demanda, mas a possibilidade de promoções ou a necessidade de fazer distanciamento social em aviões estão surgindo – provisoriamente, pelo menos – como forças destinadas a empurrar os preços um pouco mais para baixo ou um pouco mais para o alto, respectivamente.

Assim como acontecia antes, saber o que são ou não boas ofertas de passagens antes de decidir a compra ainda depende de você, o viajante.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Primeiro-ministro do Reino Unido renuncia e abre crise no governo britânico

Foto: Reprodução

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) sua renúncia ao cargo após 23 meses à frente do governo britânico, conforme informações do Poder360.

Segundo a declaração feita no número 10 da Downing Street, Starmer informou que já comunicou a decisão ao rei Charles III durante conversa realizada na manhã desta segunda.

O premiê afirmou que a saída ocorre após pressões internas dentro do Partido Trabalhista e uma crise política em seu governo, com setores da legenda defendendo a mudança de liderança.

Em pronunciamento oficial, Starmer declarou que aceita a avaliação de seu partido de que não seria o nome mais indicado para liderar os trabalhistas nas próximas eleições gerais.

“A pergunta que meu partido faz agora é se sou a pessoa mais indicada para nos liderar nas próximas eleições gerais. Ouvi a resposta do meu grupo parlamentar e a aceito de bom grado”, afirmou.

Ele acrescentou que todas as decisões tomadas tiveram como objetivo “colocar o país em primeiro lugar” e confirmou que deixará a liderança do partido.

TRANSIÇÃO DE PODER

De acordo com o cronograma citado no anúncio, o novo primeiro-ministro deve assumir em meados de julho, caso haja consenso interno, ou até o fim de agosto, caso seja necessária uma disputa interna no Partido Trabalhista.

Starmer também informou que permanecerá no cargo até a conclusão do processo de sucessão, garantindo uma transição considerada “organizada e sem interrupções” no governo britânico.

Ao final do discurso, o premiê afirmou que pretende deixar a política ativa em primeiro plano para dedicar mais tempo à vida pessoal, mencionando o papel de pai e marido como prioridade após sua saída do cargo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Zenaide participa de tradicional almoço de São João Batista e reforça parceria com Assú

Foto: Divulgação

A senadora Zenaide Maia participou neste domingo do tradicional almoço de São João Batista, em Assú, um dos momentos mais simbólicos da festa do padroeiro da cidade, que celebra 300 anos em 2026.

“É o São João mais antigo do mundo. E aqui a gente encontra cultura, a conservação das nossas tradições, lazer e esperança”, afirmou a senadora.

Zenaide foi recebida pelo prefeito Lula Soares e pelo ex-prefeito Gustavo Soares, pré-candidato a deputado estadual. Os dois apoiam a pré-candidatura da senadora ao Senado.

No município, o mandato de Zenaide já destinou mais de R$ 27 milhões em recursos para as mais diferentes áreas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF vê risco de constrangimento e ministros temem ser barrados em estádios da Copa nos EUA

Foto: Victor Piemonte/STF

Ministros do STF têm evitado planejar viagens para assistir aos jogos da Copa do Mundo nos Estados Unidos. O motivo é a incerteza sobre possíveis restrições de visto e o receio de serem barrados em aeroportos ou estádios devido a efeitos ainda não totalmente esclarecidos de sanções aplicadas no passado.

Segundo relatos internos, ainda não há confirmação oficial se os magistrados seguem, total ou parcialmente, sujeitos a eventuais restrições associadas à Lei Magnitsky, conforme a coluna Andreza Matais do Metrópoles.

Nos Estados Unidos, o governo de Donald Trump chegou a aplicar sanções ao ministro Alexandre de Moraes com base na legislação. Na ocasião, também houve restrições de visto a autoridades brasileiras, enquanto outros ministros, como Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques, não teriam sido atingidos.

Embora parte das medidas tenha sido revista posteriormente após articulações diplomáticas envolvendo o presidente Lula, permanece a dúvida sobre a situação atual dos vistos de autoridades brasileiras, o que alimenta a cautela dentro do STF.

O ex-presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, chegou a comentar publicamente o tema, classificando a restrição de vistos como “desagradável” e afirmando que se trata de uma decisão soberana de cada país, ainda que considerada injusta por ele.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

GASTO PÚBLICO: 94% do “pacote de bondades” de Lula fica fora do arcabouço fiscal

Foto: Reprodução

Um estudo aponta que a maior parte dos benefícios anunciados pelo governo federal não entra nas regras do arcabouço fiscal. As informações são da Revista Oeste.

Segundo levantamento do economista Marcos Mendes, pesquisador associado ao Insper, cerca de 94% das medidas do chamado “pacote de bondades” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficam fora dos limites de controle de gastos.

O total anunciado pelo governo chega a R$ 187,2 bilhões entre janeiro e junho deste ano. Desse montante, aproximadamente R$ 176,7 bilhões não são contabilizados dentro das regras fiscais, segundo o estudo. Isso representa 94,3% das medidas analisadas.

Entre os programas citados estão iniciativas como o Move Brasil, Move Aplicativos, Desenrola Brasil, Gás do Povo, ampliação do Minha Casa Minha Vida, além de mudanças em tributos e liberação de recursos do FGTS.

O arcabouço fiscal, aprovado em 2023, estabelece limites para o crescimento das despesas públicas.

O estudo destaca que, apesar das regras, a maior parte das medidas recentes do governo acaba ficando fora desses limites formais de controle.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Cadu Xavier diz que é julgado por ser “branco, hétero e bonito”

Imagens: Reprodução/Mossoró Notícias

Oo pré-candidato ao Governo do RN, Cadu Xavier (PT), comentou sobre sua trajetória pessoal e disse que, em alguns momentos, já foi julgado de forma superficial. Segundo ele, a forma como é percebido por algumas pessoas pode estar relacionada também à sua aparência física.

“Eu sou um cara branco, hétero, tem gente que diz que eu sou bonito, mas a minha família é uma família muito humilde”, afirmou, em entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Clube RN .

Cadu Xavier destacou ainda que vem de origem simples e que nem sempre sua história de vida é reconhecida à primeira vista. O pré-candidato integra o grupo político do PT no RN.

Opinião dos leitores

  1. A minha família também me acha bonito rsrs
    O cara é político até na hora de se achar kkkkkk
    Outra coisa: o Cadú pode até ser de Lula (embora Lula não tenha derramado dinheiro no RN), mas claramente/obviamente o Cadú é de Fátima, secretário desde sempre da governadora (e ele esconde isso). Pq será?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Neymar treina com o grupo e se aproxima de estreia na Copa do Mundo

Foto: Rafael Ribeiro e Nelson Terme/CBF

Neymar voltou a treinar com o elenco da seleção brasileira neste domingo, no campo do Columbia Park, em Morristown, e avançou na preparação para uma possível estreia na Copa do Mundo, conforme informações do Estadão.

O atacante participou da atividade junto com os companheiros que foram ao gramado, em mais uma etapa do processo de recuperação de uma lesão na panturrilha.

Esta foi a terceira vez que Neymar treinou no campo com o grupo desde o início da preparação para o Mundial. A tendência é que ele fique à disposição no banco de reservas na partida contra a Escócia, na próxima quarta-feira, em Miami, pela última rodada do Grupo C.

Durante parte do treino aberto à imprensa, não houve esboço de equipe. Sete jogadores considerados titulares fizeram atividades na academia, entre eles Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Douglas Santos, Casemiro, Bruno Guimarães e Matheus Cunha.

A comissão técnica trabalha com a possibilidade de utilização gradual do atacante, dependendo do andamento da partida.

O Brasil precisa de uma vitória com boa margem de gols para tentar a primeira colocação do grupo, já que a disputa segue equilibrada na tabela.

Outro desfalque confirmado é Raphinha, que trata uma lesão muscular na coxa direita. Ele já iniciou o processo de recuperação e pode voltar apenas nas fases finais da competição, caso a seleção avance.

Com isso, Luiz Henrique surge como principal opção para a vaga, enquanto Rayan também aparece como alternativa no setor ofensivo.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

“Leão e tigre rugem na América Latina”, diz Milei ao comemora vitória da direita na Colômbia

Foto: Reprodução/Diário360

O presidente da Argentina, Javier Milei, parabenizou o candidato de direita Abelardo de la Espriella pela vitória na eleição presidencial da Colômbia, realizada neste domingo (21).

Em publicação nas redes sociais, Milei afirmou: “O leão e o tigre rugem na América Latina!”, em referência aos símbolos usados nas campanhas dos dois políticos.

O argentino destacou ainda que o resultado representa a escolha por “liberdade econômica, prosperidade e segurança”, além do combate ao crime organizado e ao narcotráfico.

Segundo ele, “a liberdade avança na América Latina e já não há volta atrás”.

A manifestação reforça o alinhamento político entre os dois líderes, ambos identificados com pautas de direita na região, e foi celebrada como um gesto simbólico de aproximação entre Argentina e Colômbia no campo ideológico.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ELEIÇÃO NA COLÔMBIA: esquerda pede impugnação de 33 mil urnas após vitória da direita

Foto: Reprodução/Metrópoles

A eleição presidencial na Colômbia entrou em nova fase de tensão após o candidato de esquerda Iván Cepeda anunciar que vai pedir a impugnação de 33 mil urnas em todo o país.

Segundo ele, o pedido será feito por meio de sua equipe jurídica e de observadores eleitorais, após a divulgação de resultados preliminares da apuração.

Cepeda afirmou que reconhece que os números divulgados ainda não são definitivos, mas disse que só vai aceitar o resultado final após a análise das contestações.

De acordo com o resultado preliminar com 99,98% das urnas apuradas, o candidato de direita Abelardo de la Espriella aparece com 49,66% dos votos, enquanto Cepeda registra 48,70%.

Em discurso a apoiadores, Cepeda declarou que sua equipe “está procedendo à impugnação de 33 mil seções eleitorais em todo o país” e que só após o escrutínio final irá reconhecer o resultado oficial.

O segundo turno registrou 62,51% de participação dos eleitores. Na Colômbia, o voto não é obrigatório.

O resultado divulgado ainda é preliminar. A confirmação oficial depende da contagem final e das verificações do Registro Nacional, que podem ser concluídas nos próximos dias.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Mãe de preso relata problemas com alimentação e saúde em unidades prisionais de Mossoró

Imagens: Reprodução/Fim da Linha Oficial

Um possível caso de intoxicação alimentar está sendo investigado em duas unidades prisionais de Mossoró, no RN. Internos da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio e da Cadeia Pública de Mossoró apresentaram sintomas de mal-estar nos últimos dias.

Entre os relatos estão dores abdominais, náuseas, indisposição e outros sinais compatíveis com possível contaminação alimentar. Os presos estão recebendo atendimento médico dentro das unidades.

As duas unidades recebem alimentação fornecida pela mesma empresa, o que levantou a suspeita de relação entre os casos e a comida servida.

As direções das unidades registraram boletins de ocorrência na Delegacia de Plantão da Polícia Civil, que vai investigar o caso. A expectativa é de que amostras dos alimentos sejam coletadas e analisadas para verificar possível contaminação.

Enquanto isso, as autoridades acompanham o estado de saúde dos internos e aguardam os resultados dos exames periciais.

Uma mãe de um dos detentos relatou a situação enfrentada pelos presos e fez críticas às condições relacionadas à alimentação e à saúde dentro do sistema prisional.

Opinião dos leitores

  1. E por isso que eu faço de tudo pra não ser preço e aviso aos meus filhos que na cadeia não presta

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

SURTO NO PRESÍDIO: Quase 500 detentos têm diarreia, vômitos e febre em Mossoró; comida está sob investigação

Foto: Reprodução

Cerca de 500 detentos do Complexo Penal Agrícola Mário Negócio, em Mossoró apresentaram sintomas de infecção intestinal, como diarreia, vômitos e febre, nos últimos dias. A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) investigam as causas do problema. Uma das principais suspeitas é que os casos estejam relacionados às refeições servidas aos presos.

Segundo relatos recebidos pelas autoridades, alguns detentos reclamaram da qualidade da comida. Há denúncias de refeições com odor desagradável e até registro da presença de larvas em quentinhas. AS informações são do perfil Mossoró Hoje.

Para atender os internos, foram mobilizados 12 profissionais de saúde, incluindo quatro médicos. Os pacientes estão recebendo medicação, antibióticos e hidratação dentro da unidade prisional.

Fotos: Reprodução

Amostras das refeições fornecidas pela empresa Líder Refeições foram recolhidas e encaminhadas para análise laboratorial. O objetivo é identificar se há alguma bactéria, vírus ou outro agente causador dos sintomas.

A principal preocupação das autoridades é evitar que o quadro evolua e exija internações em larga escala. Segundo a avaliação dos órgãos envolvidos, a rede hospitalar teria dificuldades para absorver um grande número de presos ao mesmo tempo, além dos desafios relacionados à segurança e escolta dos detentos.

O caso segue sendo investigado pelas autoridades de saúde e pela administração penitenciária.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *