Recuperação da malha viária chega a Avenida Xavier da Silveira

16997A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) está realizando mais uma obra do projeto de mobilidade urbana da cidade do Natal. Desta vez, por meio do recapeamento asfáltico de toda a Avenida Xavier da Silveira. O referido projeto tem por objetivo beneficiar mais de 50 vias em diversos bairros. Os custos estão orçados em R$ 11,2 milhões com recursos advindos do Orçamento Geral da União (OGU), via Ministério das Cidades e contrapartida da prefeitura.

O secretário adjunto de obras da Semopi Caio Múcio explica que a Xavier da Silveira é uma via de grande fluxo que se estende da Rua da Saudade a Avenida Bernardo Vieira cuja recuperação visa proporcionar maior fluidez no trânsito, além de conforto e segurança para pedestres e motoristas. A expectativa é de que a obra seja entregue na próxima semana com a via totalmente renovada. Segundo ele os trabalhos foram suspensos nesta quinta-feira (29) em função das chuvas.

Dentro desse projeto de mobilidade urbana que a Prefeitura do Natal vem desenvolvendo na cidade, a Semopi também está recapeando a Avenida das Alagoas, em Neópolis. No decorrer da semana passada foi feito o trecho entre a BR 101 e a Avenida Airton Sena. “Se não ocorrer novas chuvas os trabalhos serão concluídos neste final de semana quando estaremos fazendo a parte restante que corresponde o trecho da Avenida Airton Sena e o final da Rua Araxá, no Conjunto Pirangi”, declara Caio Múcio.

Segundo ele, a Avenida Felizardo Moura é outra via de tráfego intenso que está passando por serviços de recuperação em toda a sua extensão. A Semopi iniciou os serviços na última sexta-feira (26) e já concluiu todo o trecho entre a Ponte de Igapó e as proximidades da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), sentido Zona Norte/Centro. O adjunto de Obras garante que na próxima semana será feita a outra faixa, sentido Centro/Zona Norte.

Caio Múcio informa ainda que até setembro a Semopi inicia outras obras de recapeamento asfáltico do projeto de mobilidade urbana. Entre as vias que serão beneficiadas citou a Rua Nélson Fernandes, trecho entre a Rua Romualdo Galvão e a Avenida Prudente de Morais (Lagoa Seca); Rua Nascimento de Castro, trecho entre as avenidas Salgado Filho e Jaguarari (Lagoa Nova), Rua Porto de Pedra (Pirangi), Rua Junqueira Aires (Ribeira) e a Rua Governador Walfredo Gurgel, antiga Beira Canal.

TAPA-BURACO

Em paralelo as obras que projeta e excuta no município, a Semopi faz a recuperação e manutenção das vias públicas por meio da operação tapa-buraco. A ação é uma atribuição da Secretaria Adjunta de Conservação que tem como propósito recuperar a malha viária da cidade desgastada pela ação do tempo e das chuvas. A meta é beneficiar todas as quatro zonas administrativas da cidade. “É um trabalho de rotina e que segue uma programação diária”, esclarece João Faria, secretário adjunto de Conservação da Semopi.

Nesta sexta-feira (30) a operação tapa-buraco em asfalto beneficia a Rua Ataulfo Alves, em Candelária e a Avenida Bernardo Vieira, além das ruas Florianópolis e Nova Russas, ambas no Conjunto Santa Catarina, Zona Norte. Já em paralelepípedos a operação contempla simultaneamente a Rua Juliano Moreira (Pajuçara), Rua João Paulo II com a Avenida Seringueira (Nossa Senhora da Apresentação), Rua Tapiraí (Santarém), Rua Atol de São Pedro (Soledade II), Rua Cônego Monte (Alecrim), Rua Frei Henrique de Coimbra (Candelária) e Rua Nélson Matos (Morro Branco).