Diversos

Redução da maioridade penal pode ser votada nesta terça na CCJ da Câmara

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados pode votar hoje (17) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93 que reduz a responsabilidade penal de 18 para 16 anos. A proposta está na pauta e chegou a tramitar na CCJ na última legislatura, mas não foi votada. A PEC é a mais antiga das cerca de 30 propostas que tramitam na Casa pedindo a alteração na maioridade penal.

Tema polêmico, a proposta de redução da maioridade penal divide especialistas. De um lado, há a ideia de que adolescentes menores de 18 anos têm discernimento para entender que estão cometendo crimes. Portanto, segundo os defensores da redução da maioridade, esses jovens devem ser punidos de acordo com a gravidade do ato.

Por outro lado, defensores da manutenção da maioridade em 18 anos argumentam que a redução da idade para responsibilização penal é uma medida simplista, que pode gerar ainda mais problemas para a segurança pública. Para eles, é preciso ampliar políticas sociais de proteção aos jovens.

Professor da Universidade de Brasília, sociólogo e estudioso da segurança pública, Antônio Flávio Testa defende que os crimes devem ser punidos de acordo com a sua gravidade, independentemente da idade de quem cometeu. “Sempre há discussão em torno de quem cometeu crimes, mas não na família das vítimas. Dizer que, pela idade, uma pessoa é menos perigosa, é falacioso”, afirmou.

Administradora executiva da Fundação Abrinq, que atua na promoção dos direitos de crianças e adolescentes, Heloisa Oliveira diz que o número de atos infracionais cometidos por adolescentes é “muito menor” que o de adolescentes vítimas de violência. “A maior parte dos adolescentes internados, de acordo o Conselho Nacional de Justiça, cometeu roubo ou foi pega praticando tráfico de drogas. Esses crimes são típicos de ausência de uma polícia de enfrentamento às drogas. Isso tem, por certo, adultos por trás”.

Segundo Testa, um crime cometido por um menor ou por um adulto não pode ser tratado de forma diferente e o contexto social não pode ser levado em conta para a punição. “Há uma dívida social com as famílias mais pobres, mais carentes, mas querer dizer que um menor de família pobre que comete um homicídio não deve ser punido, é absurdo. Na minha avaliação, se cometeu um crime grave tem que ser punido de acordo com a gravidade do crime”.

Para Heloisa, a violência deve ser vista como fenômeno social grave e tratada com políticas de prevenção e proteção. “A maioria dos adolescentes internados, quando cometeu seu primeiro ato infracional, não estava mais na escola, ou seja, já estava com um direito não garantido. Muito mais que pensar uma mudança de lei, a gente precisaria investir fortemente em uma política de proteção e de garantia de projeto de vida para esses jovens”.

De acordo com a Constituição, os menores de 18 anos não podem ser imputados penalmente, por isso ficam sujeitos a punições específicas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, as medidas socioeducativas. O relator da PEC, deputado Luiz Couto (PT-PB), apresentou parecer contrário por considerar que as propostas ferem cláusula pétrea da Constituição. Ele argumenta que a PEC desrespeita o Pacto de São José da Costa Rica, tratado internacional de direitos humanos do qual o Brasil é signatário, segundo o qual os adolescentes devem ser processados separadamente dos adultos.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Não podemos tratar ou autores de situações idênticas (crime ou ato infracional) de forma diferente. Matou, tem que cumprir a mesma pena, ou seja: cumprir pena por homicídio. Não vejo Porque diferenciar as consequências de um assassinato praticado por um maior de 18 anos daquele praticados por adolescentes. Estesistema agem, muitas vezes, acobertados pela impunidade e pelo fato de poder ser tratados como ato infracional e receber um tratamento mais bando, ou apenas sócio educativo. Também não vejo como justificativa plausível o fato de nosso sistema carcerário não ser apropriado pra receber esses delinquentes. Há quem defenda ser contra a redução da maioridade penal por esse motivo. No entanto, as condições só sistema prisional há de ser tratado pelo Estado como um problema de gestão, e não como justificativa de dar tratamento diferenciados a esses marginais.

  2. Isso já deveria ser aprovado a muito mais tempo.
    O que tem de "menor" assaltando e dando risada na cara das pessoas e dos policiais, quando cinicamente dizem "sou de menor, toca em "eu" não" é um vergonha produzida nacionalmente.
    Esse absurdo de ter a ficha limpa dos crimes cometidos quando "menor" ao atingir a maioridade, é uma discrepância abominável em nossas leis, que estimula a bandidagem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Artista italiano vende ‘escultura invisível’ por R$ 87 mil: ‘O nada também é arte’

Fotos: Reproduções

O artista italiano Salvatore Garau vendeu uma ‘escultura invisível’ por R$ 87 mil. Intitulada “Eu Sou”, a não tem forma física e foi “exposta” em um espaço vazio de 1,5m x 1,5m. O comprador recebeu um certificado e nada mais.

Segundo Garau, a escultura existe porque é feita de “ar e espírito”. A obra foi leiloada em 2021 por 15 mil euros, mas voltou aos holofotes após um post viral do perfil britânico Pubity, que tem 40 milhões de seguidores e resgatou a performance invisível em uma publicação que já se aproxima de 1 milhão de curtidas.

O artista defende que o “nada também é arte”. No certificado de autenticidade, lê-se:

“Escultura imaterial para ser colocada em um espaço livre de qualquer obstáculo. Dimensões variáveis, aproximadamente 200 x 200 cm. Obra acompanhada de certificado de autenticidade emitido pelo artista. Obra registrada sob o número IM5. Procedência: coleção particular, Milão. Estimativa: 12 mil – 16 mil euros.”

Garau defende que é justamente o vazio que dá à obra seu poder. É ele que provoca a percepção, a reflexão, o incômodo, e isso, para o artista, já é suficiente.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Incêndio atinge flats em Ponta Negra, próximos ao Morro do Careca

 Imagens: YouTube/Natal Live Cam

Um incêndio atingiu o Vila Quatro Amigos Flats, em Ponta Negra, no fim da tarde deste domingo (19).
O empreendimento fica na rua João Rodrigues de Oliveira, próximo ao Morro do Careca.

Imagens do canal no YouTube ‘Natal Live Cam’ registraram o incêndio, que iniciou aproximadamente às 17h50. Por volta das 18h40, após a chegada dos bombeiros, as chamas já haviam diminuído, ainda saindo um pouco de fumaça do local.


Imagens: Instagram/Dioges Junior

Imagens registradas pelo público que acompanhava a apresentação do cantor Alan Persa na praia de Ponta Negra também mostram o incêndio e a chegada do Corpo de Bombeiros ao local para realizar o combate às chamas.

Não há até o momento informações sobre a possível causa do incêndio ou vítimas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Barroso disse a Lula que considera Jorge Messias, Rodrigo Pacheco e Bruno Dantas aptos para o STF

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O ministro aposentado Luís Roberto Barroso afirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que os três nomes cogitados para sua vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) estão preparados para o cargo.

Durante jantar na última sexta-feira (17), Lula pediu a opinião de Barroso sobre os cotados: Jorge Messias (Advogado-Geral da União), Rodrigo Pacheco (presidente do Senado) e Bruno Dantas (presidente do TCU). Foi a primeira vez que Lula citou os nomes diretamente em conversas com ministros do Supremo.

Embora Messias seja o favorito do presidente, Lula tem ouvido ministros da Corte antes de decidir. Integrantes do STF alertaram que o tribunal seguirá sendo alvo de ataques e que o novo ministro precisa ser “firme na defesa da democracia”.

Nos bastidores, os magistrados preferem Pacheco, que tem boa relação com a Corte desde que presidiu o Congresso.

Antes de definir o indicado, Lula deve conversar com Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, que também apoia o nome de Pacheco. Ainda não há data para o encontro.

Com informações de CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Esse dai eh pau mandado…se lula quisesse indicar janja, barroso falaria q ela estava apta pro STF…

  2. Até eu estou apto para assumir uma vaga de ministros do STF,com o número de assessores e juízes à disposição dá até para armar uma rede,enquanto a turma trabalha.🇧🇷🤠🏍️🇧🇷🤠💄

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Voto de Barroso sobre aborto é simbólico e pode perder efeito, diz ministro do STF

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A decisão de Luís Roberto Barroso de antecipar seu voto no julgamento do aborto tem mais efeito simbólico do que prático, diz um ministro do STF à coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

Isso porque, quando o caso for concluído futuramente, haverá embargos de declaração sobre o resultado, que serão decididos pela composição da corte naquele momento.

Com isso, os votos de Barroso e Rosa Weber, que também deixou sua posição registrada antes da aposentadoria, poderão ser modificados pelos seus sucessores na corte.

Os embargos, em tese, servem apenas para esclarecer pontos obscuros do julgamento. Na prática, no entanto, pontos substantivos podem ser alterados.

Na véspera de sua aposentadoria, Barroso votou pela interrupção voluntária da gravidez até a 12ª semana de gestação.

Painel – Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Pela primeira vez em 20 anos, número de adultos fumantes cresce no Brasil

Imagem: iStock

Pela primeira vez em quase duas décadas, o número de fumantes no Brasil aumentou, quebrando uma tendência histórica de queda. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, a proporção de adultos fumantes nas capitais brasileiras saltou de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024. Um crescimento de 25% em apenas um ano.

Os dados alarmantes reacenderam o alerta entre autoridades de saúde. Para o médico da família e comunidade, Felipe Bruno da Cunha, essa crescente pode estar relacionada à popularização de novos produtos, a exemplo dos cigarros eletrônicos, que atraem, especialmente os mais jovens:

“Eu acredito que tem muita relação direta com as novas formas associadas ao fumo. Porém, na última década, nós vemos um aumento expressivo, principalmente por conta do cigarro eletrônico, o vape. A partir de outros tipos de cigarro, o cigarro de palha, por exemplo. Então, por isso o aumento expressivo”, diz.

A Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo uma pandemia, pois é a principal causa de morte evitável no mundo, com aproximadamente 8 milhões de óbitos por ano. O especialista ressalta que mais de 50 tipos de doenças podem ser causadas pelo cigarro, principalmente as cardiovasculares, as respiratórias e também cerca de 10 tipos de cânceres.

“Existem riscos inúmeros associados ao cigarro, não só a dependência química, mas também as complicações físicas”, reitera o médico.

O médico também esclarece sobre os riscos do tabagismo para os fumantes passivos. “Porque aquelas pessoas que convivem com aquele fumante, têm um risco associado também a doenças crônicas, principalmente, a gente fala da própria correlação, inclusive, de neoplasias, o câncer de pulmão. Então, é muito importante procurar ajuda”, aponta.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Erosão costeira no RN é o triplo da média mundial e ameaça praias e infraestrutura

Foto: Reprodução/Redes Sociais

As praias do Rio Grande do Norte estão sendo engolidas pelo mar em ritmo acelerado, com taxas de erosão entre 1,2 e 1,6 metro por ano, mais que o triplo da média mundial de 0,5 metro. O alerta é do geólogo Venerando Amaro, da UFRN, que coordena o monitoramento costeiro usado pelo Idema.

Segundo o pesquisador, pontos críticos como São Miguel do Gostoso, Caiçara, Touros, Galinhos, Macau e Areia Branca registram perdas de até 6 metros por ano, sendo Gostoso o caso mais grave. “Essas praias estão em situação de alta vulnerabilidade”, disse Amaro.

A erosão é agravada por fatores naturais e humanos. O aquecimento dos oceanos, a localização geográfica do estado e a falta de sedimentos — retidos por barragens no interior — enfraquecem a reposição natural de areia. Além disso, a ocupação desordenada próxima ao mar acelera o desgaste.

Em Caiçara, parte de uma escola municipal já foi destruída pela força das ondas. Estruturas artificiais, como espigões e muros de contenção, também contribuem para o problema. “Essas obras defendem construções, mas aceleram a perda da praia”, explica o geólogo.

Amaro defende soluções combinadas, como engordamento de praias e recuo gradual de construções em áreas de risco. Ele alerta que, se nada for feito, o estado enfrentará queda na qualidade das praias, com mais poluição, menos areia e impactos diretos sobre o turismo “O que atrai o visitante é a qualidade da praia — e estamos perdendo isso”, conclui.

Com informações de Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Área técnica do TCU rebate governo Lula e pede que tribunal mantenha decisão sobre buscar centro da meta fiscal

Foto: Divulgação/Flickr TCU

A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) defendeu que o governo federal siga mirando o centro da meta fiscal na execução do Orçamento, conforme prevê a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. O parecer, apresentado na sexta-feira (17), rebateu o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), que havia conseguido suspender temporariamente a decisão do tribunal.

Segundo o auditor-chefe adjunto Rafael Gomes Lima, não há margem para interpretar a LDO de forma a permitir o uso do limite inferior da meta como referência, como defendia o governo. O documento afirma que a lei “é expressa” ao exigir o centro como parâmetro para o congelamento de recursos.

O que diz a AGU

A AGU alegou que seguir o centro da meta poderia comprometer políticas públicas e argumentou que o contingenciamento deveria considerar a banda de tolerância, como previsto nas regras fiscais de 2023. O TCU, no entanto, rejeitou essa interpretação.

Caso o tribunal mantenha a decisão, o governo poderá ser obrigado a bloquear cerca de R$ 31 bilhões do Orçamento. Neste ano, o Executivo já chegou a congelar R$ 31,3 bilhões, liberando parte posteriormente após melhora das contas públicas.

O que dizem os técnicos do TCU

Para os técnicos do TCU, usar as bandas como base para gestão orçamentária seria “irregular” e violaria a legalidade orçamentária e a separação dos Poderes, já que permitiria ao governo alterar a meta fiscal definida pelo Congresso.

Com informações de O Globo

Opinião dos leitores

  1. Estamos em um País onde o judiciário faz o que o executivo quer, estamos em um País onde um ministro julga o processo ela capa.

    1. Desde quando o TCU faz parte do poder judiciário?
      Criatura, Vá estudar kkkkk

    2. Quando o executivo se sentir precionado pelo TCU, recorrerá ao STF e imediatamente será concedido uma liminar favorável ao governo. Tem sido assim e assim será.
      Entendeu ou quer que desenhe?

    3. Dedé gororoba e quem disse a vc que o marginal de nove dedos sabe governar kkkkkkk, VA ESTUDAR, seu adorado nunca leu um gibi, imagine saber o que é uma escola, vc não sabe.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MUSEU DO LOUVRE: Quais são as joias roubadas? Conheça as peças e como são organizadas

Foto: reprodução

As joias roubadas do Museu do Louvre, em Paris, estavam expostas na Galeria de Apolo, onde Luís XIV associou pela primeira vez seu poder à divindade do sol.

O site oficial do Museu do Louvre descreve a atual galeria de Apolo como uma obra do rei Luís XIV, o “Rei Sol”. Ele reconstruiu a sala após um incêndio no palácio, em uma homenagem ao deus grego Apolo, que simbolizava a luz.

A Galeria de Apolo, no Museu de Louvre, em Paris, em imagem de arquivo — Foto: Museu do Louvre/DivulgaçãoA Galeria de Apolo, no Museu de Louvre, em Paris, em imagem de arquivo — Foto: Museu do Louvre/Divulgação

Entre elas, destacam-se três joias históricas, incluindo “o Régent”, de 140 quilates, considerado o diamante mais puro e mais belo do mundo, que, segundo nossas informações, não teria sido roubado.

Também fazem parte da coleção o “Sancy”, um diamante de 55,23 quilates usado na coroação de Napoleão, e um rosa, chamado “Hortênsia”, que adornaram as vestes ou coroas dos soberanos.

Na galeria, uma das salas mais espetaculares do museu, que deve seu nome à temática da decoração, também são conservados adornos incríveis criados no século XIX, como os de esmeraldas e diamantes da imperatriz Maria Luísa.

As peças ficam divididas em três conjuntos:

  • Joias do Segundo Império, que incluem os adornos da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III.
  • Joias anteriores à Revolução Francesa, como o Regent e o Sancy, que chegaram a adornar a coroa de Luís XV;
  • Joias do Primeiro Império, da Restauração e da Monarquia de Julho;

Com informações de InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Pesquisadores ficam ilhados por mais de 6 horas em praia de Macau

Imagens: reprodução
Carro usado pelos chineses ficou submerso — Foto: DivulgaçãoImagens: reprodução

Dois pesquisadores, um deles de origem chinesa, ficaram ilhados por mais de seis horas neste sábado (18) na praia de Camapum, em Macau, litoral da Costa Branca potiguar. Ninguém ficou ferido, mas o carro ficou submerso na água.

A dupla teria se deslocado de carro por uma trilha que leva a um ponto conhecido como “Lagoa Azul”, uma área de mangue situada a cerca de 4 km da faixa principal da praia, quando a maré encheu e dificultou a saída.

De acordo com a Polícia Militar, os estrangeiros aproveitaram a maré baixa para acessar o local, conhecido por suas belezas naturais. Após estacionarem o veículo, eles seguiram a pé por uma trilha.

No entanto, durante a permanência na área, a maré subiu e acabou cobrindo o caminho de volta. Com isso, os dois ficaram presos do outro lado do mangue, sem possibilidade de retorno por terra firme.

O carro utilizado pelos pesquisadores acabou submerso com a subida da maré.

A Polícia Militar da 1ª Companhia Independente foi acionada por volta das 14h. A PM solicitou o apoio do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal e de pescadores locais.

Após o resgate, os estrangeiros permaneceram na área segura da praia aguardando a maré baixar. Posteriormente, o veículo também foi retirado do local com o auxílio de moradores e equipes de apoio.

Veja o momento do resgate nas imagens divulgadas pela 1ª CIPM:

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

AVC mata uma pessoa a cada 6,5 minutos no Brasil

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, figura atualmente como uma das principais causas de morte e incapacidade física no mundo. Dados da consultoria especializada em gestão de saúde e custos hospitalares Planisa indicam que, a cada 6,5 minutos, uma pessoa morre em razão do AVC no Brasil.

Os números revelam ainda custos hospitalares relacionados ao tratamento do AVC no sistema de saúde brasileiro. Entre 2019 e setembro de 2024, foram contabilizadas 85.839 internações, com permanência média de 7,9 dias por paciente, resultando em mais de 680 mil diárias hospitalares.

Desse total de diárias, 25% foram em unidades de terapia intensiva (UTI) e 75% em enfermarias. No período analisado, os gastos acumulados chegaram a R$ 910,3 milhões, sendo R$ 417,9 milhões em diárias críticas e R$ 492,4 milhões em diárias não críticas. Apenas em 2024, até setembro, o montante já ultrapassava R$ 197 milhões.

O levantamento mostra que, ao longo dos anos, houve crescimento constante dos custos, que praticamente dobraram entre 2019 e 2023, passando de R$ 92,3 milhões para R$ 218,8 milhões. O aumento acompanha a alta no número de internações por AVC, que saltou de 8.380 em 2019 para 21.061 em 2023.

Entenda

De acordo com o Ministério da Saúde, o AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. O quadro acomete mais homens e, quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento, maiores as chances de recuperação.

A pasta classifica como primordial estar atento a sinais e sintomas como confusão mental; alteração da fala e da compreensão; alteração na visão (em um ou em ambos os olhos); dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente; alteração do equilíbrio, tontura ou alteração no andar; e fraqueza ou formigamento em um lado do corpo.

O diagnóstico do AVC é feito por meio de exames de imagem que permitem identificar a área do cérebro afetada e o tipo do derrame cerebral – isquêmico ou hemorrágico. A tomografia computadorizada de crânio, segundo o ministério, é o método mais utilizado para a avaliação inicial, demonstrando sinais precoces de isquemia.

Os fatores de risco listados pela pasta incluem hipertensão; diabetes tipo 2; colesterol alto; sobrepeso; obesidade; tabagismo; uso excessivo de álcool; idade avançada; sedentarismo; uso de drogas ilícitas; e histórico familiar, além de ser do sexo masculino.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Tem algumas coisas que a extrema esquerda não consegue atingir, vamos lá: artistas mamadores da lei ROUANET, analfabetos, mucuim, chato, piolho e escabiose, suvaqueira, viciados em bolsa família, preguiçosos e bocas sujas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *