Grupo Globo recebeu R$ 267 milhões de publicidade em 3,5 anos do governo Lula; valor é mais que o dobro do destinado à Record, segunda da lista
Foto: reprodução/montagem/Metrópoles
O Grupo Globo recebeu R$ 267,1 milhões em publicidade da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) durante três anos e meio do atual mandato de Lula na Presidência. O valor representa 25,6% dos R$ 954,5 milhões gastos pelo Palácio do Planalto com campanhas publicitárias no período.
A Globo foi a empresa que mais recebeu recursos, com um valor 118% superior ao destinado ao Grupo Record, o segundo que mais recebeu recursos com R$ 122,6 milhões. Em seguida aparecem a Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), com R$ 85,9 milhões, e o Google Brasil, com R$ 80,9 milhões.
O levantamento também motivou uma ação do PL no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O partido alega que o governo ultrapassou o limite legal de gastos com publicidade institucional no primeiro semestre de 2026 e pede a suspensão das campanhas publicitárias federais. O caso será analisado pelo ministro André Mendonça.
Grupos que mais receberam dinheiro da Secom do governo Lula com publicidade (jan/2023 a jun/2026)
- Grupo Globo — R$ 267,1 milhões
- Grupo Record — R$ 122,6 milhões
- Facebook (Meta) — R$ 85,9 milhões
- Google Brasil — R$ 80,9 milhões
- SBT/SBT News — R$ 68,7 milhões
- Grupo Bandeirantes — R$ 49,8 milhões
- Kwai — R$ 26,3 milhões
- TikTok — R$ 13,6 milhões
- RedeTV! — R$ 11,3 milhões
- Grupo Folha/UOL — R$ 9,4 milhões
- X (Twitter) — R$ 6,9 milhões
- Amazon/Prime Video — R$ 6,1 milhões
- CNN Brasil/Itatiaia — R$ 6,1 milhões
- Grupo Jovem Pan — R$ 4,4 milhões
- Grupo Metrópoles — R$ 4,4 milhões
- LinkedIn — R$ 4,1 milhões
- EBC — R$ 4,0 milhões
- JCDecaux — R$ 3,7 milhões
- Carta Capital — R$ 3,7 milhões
- Canal Rural — R$ 3,4 milhões
- Terra — R$ 3,4 milhões
- Uber — R$ 2,9 milhões
- Netflix — R$ 2,9 milhões
- Max — R$ 2,7 milhões
- Grupo Massa — R$ 2,7 milhões
- Terra Viva — R$ 2,7 milhões
- TV Cultura — R$ 2,6 milhões
- Veja/Abril — R$ 2,6 milhões
- Brasil 247 — R$ 2,6 milhões
- Pinterest — R$ 2,6 milhões
Os dados consideram apenas os gastos da Secom da Presidência e não incluem despesas de ministérios, estatais e empresas de economia mista, como a Petrobras.
Nota da Secom:
“A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), na condição de órgão central do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), atua em estrita observância à legislação eleitoral e às normas que disciplinam a publicidade institucional da administração pública federal.
“Os limites aplicáveis às despesas com publicidade institucional vêm sendo plenamente cumpridos pela pasta, com base nos critérios estabelecidos na legislação vigente e nas orientações jurídicas aplicáveis, inclusive por meio de sua regulamentação interna.
“A Secretaria está à disposição para prestar todas as informações necessárias e destaca que apresentará, no foro competente, os esclarecimentos técnicos e jurídicos que se fizerem necessários.
“Por fim, eventuais comparações entre exercícios distintos devem considerar as especificidades de cada período, as políticas públicas desenvolvidas, o planejamento anual de comunicação e as necessidades de campanhas de utilidade pública, não sendo adequada a comparação isolada de valores empenhados entre anos sem a devida contextualização.”
Comente aqui
Deixe um comentário
Defesa Civil de Natal registra mais de 140 mm de chuva no bairro Pajuçara entre sábado e domingo (28); média na capital potiguar foi de 84,3 mm
Imagem: reprodução/Via Certa Natal
A Defesa Civil de Natal registrou volumes expressivos de chuva entre o sábado (27) e a madrugada deste domingo (28), com destaque para o bairro de Pajuçara, na Zona Norte, que acumulou 148 milímetros até as 4h, o maior índice da capital no período.
De acordo com os dados da rede de pluviômetros da Semurb/Geoma, outros bairros de Natal também tiveram altos volumes de chuva, como Salinas (Gamboa), com 127,4 mm, Tirol, com 112,2 mm, Sarney, também com 112,2 mm, e Nossa Senhora de Nazaré, com 76,4 mm.
A média registrada pelos equipamentos em operação foi de 84,3 mm.
Os volumes registrados são os seguintes (em ordem descrescente):
- Pajuçara (Guarda Municipal): 148,0 mm
- Salinas (Gamboa): 127,4 mm
- Tirol (Exército): 112,2 mm
- Sarney: 112,2 mm
- Nossa Senhora de Nazaré: 76,4 mm
- Parque da Cidade: 54,2 mm
- Ponta Negra: 48,6 mm
- Neópolis: 44,4 mm
- Guarapes: 35,2 mm
A capital potiguar permanece sob Aviso Amarelo para chuvas intensas, emitido pelo Inmet. Segundo a Defesa Civil, a previsão é de continuidade das chuvas durante a manhã deste domingo, com redução gradual ao longo do dia e períodos de céu aberto. A Defesa Civil informou que segue monitorando as condições meteorológicas e os volumes de chuva registrados em Natal.
Comente aqui
Deixe um comentário
Lulinha teria atuado na Fictor e facilitado aproximação com o governo no caso Banco Master, diz reportagem; defesa nega
Foto: Reprodução
Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, voltou ao centro das atenções após reportagem da Folha de S.Paulo apontar uma suposta atuação dele junto ao grupo empresarial Fictor e em articulações para aproximação com integrantes do governo federal, no contexto das apurações envolvendo o caso Banco Master.
Segundo a publicação, a relação entre Lulinha e o grupo empresarial teria se intensificado ao longo de 2024. Nesse período, ele teria atuado de forma consultiva e em funções relacionadas a interlocução institucional com a empresa.
Ainda de acordo com a reportagem, essa suposta atuação envolveria a facilitação de contatos da Fictor com membros do governo federal. O jornal também relata que ele mantinha uma presença discreta, com baixa exposição pública, embora tenha sido visto em ambientes ligados à companhia.
O texto cita ainda que essa aproximação teria ocorrido em meio a movimentações que envolveram o empresário Luiz Phillippe Rubini, incluindo sua indicação ao Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como “Conselhão”, órgão consultivo vinculado à Presidência da República.
Em novembro de 2025, a Fictor anunciou uma tentativa de aquisição do Banco Master. Posteriormente, o grupo passou a enfrentar dificuldades financeiras e entrou em processo de recuperação judicial, com passivo superior a R$ 4,2 bilhões. O caso também passou a ser mencionado em investigações em andamento relacionadas a suspeitas no setor bancário.
A defesa de Lulinha, representada pelos advogados Marco Aurélio de Carvalho e Guilherme Suguimori, nega qualquer vínculo profissional com a Fictor ou atuação junto ao governo federal. Em nota, os advogados afirmam que ele apenas conhece o empresário citado na reportagem e que não houve contrato, consultoria ou intermediação de interesses.
Opinião dos leitores
-
Tal pai, tal filho.
Comente aqui
Deixe um comentário
[VÍDEO] Jacaré aparece morto na Avenida João Medeiros Filho durante temporal em Natal
[VÍDEO] Jacaré aparece morto na Avenida João Medeiros Filho durante temporal em Natalhttps://t.co/QyiAuHQ5t4 pic.twitter.com/MFr9VtkYHq
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) June 28, 2026
Imagens: Reprodução/Gustavo Xavier
Um jacaré foi encontrado morto na noite deste sábado (27) na Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, durante as fortes chuvas que atingiram a capital e a Grande Natal.
Segundo informações repassadas no local, o animal teria sido atropelado por um veículo. Até o momento, porém, não há confirmação oficial sobre a causa da morte.
Imagens registradas por populares mostram o jacaré caído na pista durante o temporal, chamando a atenção de motoristas e moradores que passavam pela avenida.
Comente aqui
Deixe um comentário
[VÍDEO] Lagoa de captação transborda e invade casas na Zona Norte de Natal
[VÍDEO] Lagoa de captação transborda e invade casas na Zona Norte de Natalhttps://t.co/2EsVocPI6d pic.twitter.com/5zjCSCl7Fe
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) June 28, 2026
Imagens: Reprodução/ZNNews
As fortes chuvas registradas entre a noite deste sábado (27) e a madrugada deste domingo (28) provocaram o transbordamento da lagoa de captação do bairro Santarém, na Zona Norte de Natal, e alagaram diversos imóveis nas proximidades.
Com o transbordamento, a água invadiu casas da região, deixando moradores ilhados e causando prejuízos. Imagens gravadas no local mostram ruas tomadas pela água e residências parcialmente alagadas.
Até o momento, não há informações oficiais sobre o número de famílias atingidas nem sobre a extensão dos danos provocados pelo alagamento.
O transbordamento da lagoa ocorreu durante o período de chuvas intensas que atingiu Natal e a Grande Natal, provocando diversos pontos de alagamento, transtornos no trânsito e prejuízos em diferentes bairros da capital.
Comente aqui
Deixe um comentário
[VÍDEO] Delegacia de plantão da Zona Norte fica ilhada após fortes chuvas em Natal
[VÍDEO] Delegacia de plantão da Zona Norte fica ilhada após fortes chuvas em Natalhttps://t.co/SsoQz5GG4j pic.twitter.com/oLZW8241nr
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) June 28, 2026
Imagens: Reprodução/Via Certa Natal
A frente da Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal ficou completamente alagada na noite deste sábado (27), após as fortes chuvas que atingiram Natal e cidades da Grande Natal.
O alagamento impediu a entrada e a saída de veículos e pedestres do prédio, deixando o acesso à unidade comprometido durante o temporal.
A água cobriu toda a área em frente à delegacia, dificultando a circulação e evidenciando os impactos provocados pela chuva na região.
As fortes chuvas registradas na noite deste sábado provocaram diversos pontos de alagamento em Natal e na Grande Natal, afetando o trânsito e a mobilidade em diferentes áreas da região metropolitana.
Comente aqui
Deixe um comentário
[VÍDEO] Chuva invade casas e deixa famílias com móveis debaixo d’água em Natal
[VÍDEO] Chuva invade casas e deixa famílias com móveis debaixo d’água em Natalhttps://t.co/jQBWpEDMKb pic.twitter.com/HpNvPfsreR
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) June 28, 2026
Imagens: Reprodução/Via Certa Natal
As fortes chuvas registradas na noite deste sábado (27) provocaram alagamentos em diversas ruas do bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal, e deixaram moradores com casas invadidas pela água.
Imagens compartilhadas por moradores mostram ruas completamente alagadas e famílias tentando retirar móveis e outros pertences para reduzir os prejuízos causados pela inundação.
Em vários imóveis, a água entrou nas residências e atingiu móveis e eletrodomésticos, causando transtornos aos moradores. Até o momento, não há informações oficiais sobre o número de famílias afetadas ou a extensão dos danos.
As Rocas estão entre os bairros atingidos pelo temporal que caiu sobre Natal e a Grande Natal na noite deste sábado, quando diversos pontos da capital registraram alagamentos e dificuldades de mobilidade.
Comente aqui
Deixe um comentário
Prefeitura cancela shows de Raça Negra e Samira Show após fortes chuvas em Natal
Foto: Reprodução
A Prefeitura de Natal anunciou, na noite deste sábado (27), o cancelamento dos shows de Raça Negra e Samira Show, que aconteceriam no Polo Nélio Dias, dentro da programação do São João de Natal 2026.
Segundo nota oficial do Município, a decisão foi tomada em razão das fortes chuvas e dos ventos intensos registrados na Zona Norte da capital. De acordo com a Prefeitura, as condições climáticas comprometeram a estrutura necessária para a realização segura das apresentações.
Ainda conforme o comunicado, a medida foi adotada com base em critérios técnicos e preventivos, tendo como prioridade a segurança do público, dos artistas, das equipes técnicas e dos demais profissionais envolvidos no evento.
Foto: Divulgação/PMN
A administração municipal informou que, diante do cenário, a continuidade da programação no local tornou-se inviável. Até o momento, a Prefeitura não anunciou uma nova data para a realização dos shows cancelados.
Na nota, o Município agradeceu a compreensão do público e informou que eventuais atualizações sobre a programação do São João de Natal serão divulgadas pelos canais oficiais.
Comente aqui
Deixe um comentário
Ideb deve subir no RN, mas 86% dos alunos continuam abaixo do nível adequado em Matemática
Foto: Reprodução
Mesmo com a expectativa de alta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2025, 86% dos estudantes do Ensino Médio da rede estadual continuam abaixo do nível adequado de aprendizagem em Matemática.
Os dados são da própria Secretaria de Educação do RN (Seec-RN), que prevê aumento da nota projetada do Ensino Médio de 3,2 em 2023, para 3,85 em 2025.
Os dados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no entanto, mostram que os problemas de aprendizagem persistem.
Além dos 86% de estudantes abaixo do nível adequado em Matemática, outros 74,1% também não alcançaram o padrão esperado em Língua Portuguesa, segundo o levantamento.
Opinião dos leitores
-
Mas segundo o apedeuta Lule a culpa são dos professores.
Comente aqui
Deixe um comentário
América elimina o Fluminense-PI e fica a dois mata-matas do acesso à Série C
Foto: Gabriel Leite/América F.C.
O América está nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, apenas a dois jogos para o acesso à Série C.
O Alvirrubro venceu novamente o Fluminense-PI, com um gol de Alisson Taddei aos quatro minutos do primeiro tempo neste sábado à noite (27), na Arena das Dunas. Com o resultado, a equipe confirmou a classificação com um placar agregado de 4 a 0.
Depois de abrir ampla vantagem ao vencer o jogo de ida por 3 a 0, em Teresina, o Mecão praticamente definiu a vaga logo nos primeiros minutos.
Nas oitavas de final, o adversário será o Trem-AP. O primeiro jogo será disputado no Amapá. Se avançar às quartas de final e vencer esse duelo, o Alvirrubro garantirá o acesso à Série C de 2027.
Pense num calo dolorido, essa UERN para o RN.
Mais um tiro no pé dessa turma que não gosta de trabalhar nem de prestar conta dos seus atos. Justamente quando a sociedade potiguar está discutindo a conveniência de um estado pobre como o RN sustentar uma universidade, essa turma resolve promover suas badernas.
A Uern é uma sucursal avançada da Escolinha do Professor Raimundo: uma típica piada pronta.
Marnum se avexe não, que brevemente Robin vai convidar vocês para sobrevoar o Atlântico no 'Potiguar I', com direito a vista aérea do Carnatal.
Ahhh desse jeito eles voltam aos cargos ainda hoje.
Fora o "oba, oba" dessas invasões, onde acontece de tudo já que o território invadido vira terra sem lei, nunca vi essas coisas darem resultado.
Mas para quem não tem mesmo o que fazer, tá valendo.
No mais isso é apenas uma típica ação que apenas fortalece o discurso de extinção da UERN.