Saúde

RN enfrenta surto de esporotricose: doença transmitida geralmente por gatos, já afeta mais de 130 pessoas no RN, e resultou em um óbito

Reportagem foi destaque no site da UFRN. MATÉRIA NA ÍNTEGRA AQUI.

Especialistas estão preocupados com o crescente número de pacientes e animais infectados com a esporotricose, doença emergente provocada por fungos do gênero Sporothrix. Ao menos 131 pessoas foram diagnosticadas no Rio Grande do Norte, e um óbito foi confirmado. Até recentemente, não havia registro dessa micose por aqui. Hoje, ela se espalha muito rápido por Natal e região metropolitana, principalmente Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante, mas já foi identificada em Santo Antônio do Salto da Onça.

Epidêmica no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, tendo o maior número de casos confirmados no Rio de Janeiro, a esporotricose começou a dar sinais por aqui em 2015, quando o médico veterinário José Flávio Vidal Coutinho, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Natal, levantou a possibilidade de alguns animais, principalmente gatos, apresentarem ferimentos e sintomas suspeitos.

A confirmação foi feita pelo Instituto de Medicina Tropical (IMT/UFRN), a partir de estudos de pesquisa científica do biomédico Thales Domingos Arantes — atualmente professor no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública IPTSP/Universidade Federal de Goiás — em colaboração com a bióloga, geneticista e supervisora do Laboratório de Micologia do IMT/RN, Raquel Cordeiro Theodoro, do Departamento de Biologia Celular e Genética do Centro de Biociências da UFRN. Em humanos, o primeiro caso foi diagnosticado pela infectologista Eveline Pipolo Milan, do Departamento de Infectologia da UFRN, em outubro de 2016.

Apesar de não haver registros dessa doença no RN até então, pesquisadores já sabiam que a região Nordeste apresentava aumento no número de casos desde 2013, sendo os estados mais afetados a Bahia, Pernambuco e Paraíba. Embora tenha demorado, a doença chegou aqui com muita força. Até agora, a espécie de fungo mais comum encontrado é a Sporothrix brasiliensis, de perfil zoonótico e associado a surtos de esporotricose.

Os pesquisadores Thales Arantes e Raquel Cordeiro coordenam a pesquisa no IMT. Foto: Cícero Oliveira

Segundo Thales Arantes, por ter maior patogenicidade, essa espécie de fungo causa lesões mais graves e se prolifera em menor tempo quando comparada a outras, principalmente nos animais. “É importante o controle da esporotricose porque com um gato doente no ambiente doméstico, muito provavelmente, você e/ou algum membro da família irão contrair esporotricose também. As chances são de pelo menos 70%. Por isso, quanto mais rápido o diagnóstico e início do tratamento, menor será a dispersão do fungo no ambiente”, afirma o pesquisador.

O problema maior pode estar nos animais abandonados. Estima-se que pelo menos 150 mil felinos vaguem sem dono pelas ruas do estado, e isso é um sinal de que é muito difícil evitar a proliferação dessa micose. Até agora, 117 gatos foram diagnosticados pelo IMT com a doença, de 195 amostras enviadas, mas certamente o número e muitas vezes maior. “O controle da doença está intimamente ligado ao controle dos gatos”, reforçou Eveline Pipolo.

A médica aponta três preocupações em relação ao surto dessa doença. A primeira delas é o desconhecimento. Apesar de não ser nova no Brasil, é muito recente no RN e muitos médicos daqui a desconhecem. A demora no diagnóstico pode, inclusive, ter sido a responsável pela única morte registrada até agora. O período de incubação da esporotricose é variável, de uma semana a um mês, podendo chegar a seis meses após a inoculação, ou seja, entrada do fungo no organismo.

A segunda relaciona-se ao diagnóstico laboratorial dos casos humanos, que, até o momento, tem sido realizado no laboratório do Professor Guilherme Maranhão Chaves, da Faculdade de Farmácia da UFRN, no âmbito de um projeto de pesquisa. Mas o Estado não fornece os insumos necessários para a realização do diagnóstico confirmatório.

Outra preocupação de Eveline é em relação à garantia do tratamento. “A esporotricose é tratada com Itraconazol, medicamento relativamente caro para pessoas em vulnerabilidade social. Seu custo médio é de R$ 80 mensais, com um tempo de tratamento que varia de três a seis meses, podendo se estender por um ano”, explica. Os pacientes, em geral, têm baixa renda e a maioria são mulheres entre 20 e 60 anos, desempregadas e com gatos em casa.

Atualmente, o Departamento de Infectologia da UFRN, que funciona dentro do Hospital Giselda Trigueiro, está conseguindo que o Ministério da Saúde forneça essa medicação, mas Eveline Pipolo não sabe se, com o crescimento do número de casos, será possível manter esse insumo por muito tempo.

Transmissão e cuidados

De acordo com Eveline Pipolo, a maioria dos pacientes que chega a seu consultório apresenta ferimentos visíveis, costumeiramente devido a mordida ou arranhão de gatos. Apesar de não ser a única, essa é a forma clássica de contrair a doença que também se manifesta em cães, mas em número muito inferior em relação aos felinos.

A infecção pode ocorrer também pelo contato do fungo na pele ou mucosa por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira e contato com vegetais em decomposição. Nem sempre é preciso estar com uma lesão visível para ser infectado, basta uma microlesão ou uma simples coçada de olho para o microrganismo se instalar. Porém, é preciso esclarecer que só é possível contrair a doença se o solo ou o animal estiverem contaminados.

Thales Arantes alerta que a esporotricose é parecida com outras doenças, como carcinomas e leishmaniose, por isso precisa de um diagnóstico diferencial. Ele recomenda aos tutores que, ao perceberem lesões na pele dos animais, os levem imediatamente ao médico veterinário, ou em casos extremos ao CCZ do município, para que seja feito o diagnóstico.

Os animais com suspeita da doença não devem ser abandonados. Caso o tutor não tenha condições de tratar o animal, ele deve procurar os CCZs para que lá seja feito o encaminhamento correto. No caso de morte dos animais, não se deve enterrar ou jogar no lixo, pois como algumas espécies de Sporothrix são mais geofílicas, ou seja, têm afinidade pelo solo, elas manterão ativo o ciclo da doença. O correto é a incineração do corpo do animal, de maneira a minimizar a contaminação do meio ambiente.

Animais em tratamento devem ficar isolados, geralmente em caixas ou espaços de contenção para evitar espalhar o fungo. A medicação, além de não ser muito barata, precisa ser administrada via oral, o que, geralmente, acarreta traumas como arranhaduras ou mordidas.

O ambiente onde está ou esteve o animal contaminado também precisa ser desinfetado. Recomenda-se o uso de solução de hipoclorito de sódio a 1%, água sanitária ou álcool 70%. Destaca-se a importância da limpeza de todos os espaços e descartar acolchoados, panos ou similares utilizados pelo animal para dormir, brincar ou descansar.

Raiva

Todo paciente que chega ao consultório da médica Eveline Pipolo com suspeita de esporotricose é submetido também ao protocolo de profilaxia da raiva, que é fatal. Não há nenhuma relação entre as doenças ou algum caso associado, mas o serviço de saúde está em alerta porque, em 2019, foram encontrados morcegos e cães infectados pelo vírus da raiva aqui no Estado e as autoridades estão em alerta.

Mortes humanas

Pesquisa realizada no Instituto Oswaldo Cruz, no entanto, confirmou o óbito de 65 pessoas no Brasil entre 1991 e 2015 por causa da esporotricose, 36 deles só no Rio de Janeiro. O Estado, segundo boletim epidemiológico do município teve uma média superior a mil notificações por ano, até 2018, sendo mulheres a sua maioria.

Nos animais, a esporotricose geralmente evolui para a morte, principalmente com a demora no início do tratamento. Apesar dos números apresentados, em pessoas, a probabilidade de óbito é muito baixa, mas em 2016, uma artesã de Parnamirim, que trabalhava em Natal, morreu em consequência dessa micose. Ela contraiu a forma mais grave da doença, a pulmonar e, devido demora no diagnóstico, não resistiu.

Além de isolado, esse é considerado um caso muito raro, pois a esporotricose tem cura, se tratada logo e, em alguns casos, pode até evoluir para cura espontânea. Além disso, não existe nenhuma comorbidade que favoreça o desenvolvimento dessa doença, nem mesmo em relação à deficiência imunológica ou doenças crônicas.

“Apesar do registro de uma morte, são raros os casos que evoluem a esse ponto. Geralmente, os casos viscerais estão relacionados com pessoas imunodeprimidas que tenham algum fator predisponente em alto grau, como uma Aids descompensada ou um câncer muito avançado. Ainda assim, há registro de pacientes com doenças graves no qual a esporotricose não avança a ponto de causar a morte”, reforçou a Eveline Pipolo.

Gravidez

No caso de gravidez, não há tanta preocupação com o fungo que, dificilmente cai na corrente sanguínea. A maioria dos casos se manifesta abaixo da pele com progressão linfática. A preocupação, nesse caso, é com a medicação que não pode ser administrada em gestantes, sendo necessário um tratamento específico.

Identificação e origem dos fungos

Foto: Cícero Oliveira

Para confirmar a existência desta doença, o Instituto de Medicina Tropical da UFRN em parceria com a Universidade Federal de Goiás, recebe amostras de animais suspeitos, encaminhadas pelos CCZs de Natal e região metropolitana. Esse material é inicialmente recebido pela técnica de laboratório Ingryd Câmara Morais (IMT/RN), na sequência os fungos isolados são avaliados pelo professor Thales Arantes (UFG) com apoio da professora Raquel Theodoro (IMT/UFRN).

O trabalho procede com o estudo de identificação molecular, que aponta qual espécie fúngica está causando a doença. No diagnóstico inicial, por cultura, chega-se até o gênero do fungo. Como a esporotricose é causada por várias espécies de fungos de um mesmo gênero, o gênero Sporothrix, a prova molecular leva à identificação da espécie vinculada à doença.

O próximo passo do estudo, coordenado por Thales Arantes, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é identificar a origem dos fungos que causam a esporotricose no RN. A hipótese inicial é que eles tenham sido trazidos no retorno dos migrantes que, em décadas passadas, foram tentar a vida nas regiões Central e Sul do país.

A tarefa começa com o estudo das sequências do DNA desses fungos para que se possa comparar com os bancos de dados disponíveis e identificar as várias espécies do gênero Sporothrix e sua origem em relação a entrada no RN.

Com informações da UFRN

https://www.ufrn.br/imprensa/reportagens-e-saberes/32797/rn-enfrenta-surto-de-esporotricose

Opinião dos leitores

  1. O interessante era saber os sintomas dos gatos infectados para podermos cuidar e nos precaver também…

  2. Tem que cuidar com essa notícia! Muitas pessoas interpretam que os gatos são responsáveis e os mais tratos crescem imensamente! Muito bem colocado que tem cura! Agora dizer que é caro um tratamento de 80 reais por mês, é um tanto de negligência. Para se tratar uma doença, não é muito caro. Remédios muito importantes para diversos tratamentos custam 200,300 por mês.. tem muito médico (veterinário e humano) que nem pergunta a condição ou se a pessoa está disposta a enfrentar esses 80 por mês..
    Eu já presenciei mais de 30 curas de esporotricose em gatos e nenhum humano que aplicou o tratamento foi infectado.
    Os gatos também são vítimas, não são culpados. É um fungo, que como disse a matéria, se encontra em espinhos, lascas de madeira, palha e vegetais em decomposição.
    Assim como a leishmaniose que tem como culpado um mosquito que o humano mal educado ajuda a proliferar e quem leva a culpa são os cachorros.

  3. Manda matar esses gatos vadios que andam perambulando por si, ou manda esses defensores desses animais recolherem os mesmos e levarem para as casas deles, acho que resolve o problema.

    1. Ai Jesus… quanta ignorância… quem é animal mesmo??? Vão estudar um pouco mais sobre a doença antes de colocar a culpa nos gatos…

    2. Você está sendo radical ao extremo. Será que os defensores dos direitos humanos têm que levar os marginais ou deliguentes pra suas. Não é por aí. Isso é um pranto cheio pra quem não gosta de animais até mesmo da sua própria raça (humana)… HUMANOS…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maduro ordena mais exercícios militares após Nobel da Paz de opositora

Foto: Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

O presidente Nicolás Maduro ordenou o início de novos exercícios militares na Venezuela, em resposta à movimentação de forças navais dos Estados Unidos no sul do Caribe, próximo à costa do país.

Batizadas de “Independência 200”, as manobras envolvem tropas, milicianos e equipamentos militares em regiões estratégicas como La Guaira e Carabobo. No anúncio feito neste sábado (11), o governo afirma que o objetivo é defender o território nacional diante do que chama de “escalada militar dos EUA”. Washington, por sua vez, diz que a operação tem fins antinarcóticos e de segurança regional.

A tensão aumentou após a opositora María Corina Machado receber o Prêmio Nobel da Paz, na sexta-feira (10), por sua atuação política sob repressão do regime. Machado, próxima de Donald Trump, dedicou o prêmio ao ex-presidente americano, o que gerou repercussões políticas dentro e fora da Venezuela.

Maduro classificou a premiação e o apoio dos EUA como “ingerência estrangeira”. Já o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, disse que o país está pronto para defender sua soberania “em todos os cenários”.

Enquanto isso, a crise humanitária segue agravando a vida dos venezuelanos, com inflação alta, escassez de alimentos e colapso nos serviços públicos, em meio a uma disputa política cada vez mais internacionalizada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Droga 50 vezes mais potente que fentanil é detectada no Brasil e acende alerta em autoridades

Foto: DEA.GOV/Divulgação

Uma nova droga, 50 vezes mais potente que o fentanil, foi identificada pela primeira vez no Brasil pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), da Unicamp. O composto, chamado N-pirrolidino protonitazeno, é um opioide sintético da classe dos nitazenos e apresenta alta toxicidade.

O caso registrado envolveu um paciente que fez uso de ecstasy adulterado com a substância e foi atendido no Hospital de Clínicas de Campinas (SP) com sintomas graves, incluindo sonolência intensa e perda de consciência. Ele recebeu naloxona, antídoto usado em intoxicações por opioides.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu o N-pirrolidino protonitazeno na lista de substâncias proibidas no país, devido ao seu alto risco à saúde. O coordenador do CIATox, José Luiz da Costa, alerta que a mistura da droga com outras substâncias pode potencializar efeitos e causar complicações inesperadas, incluindo risco de morte.

Pesquisas do CIATox, em parceria com o Ministério da Justiça, coletaram amostras de saliva de frequentadores de festas em todo o país, mostrando que usuários muitas vezes não têm consciência do que ingerem, aumentando a vulnerabilidade a intoxicações graves.

Autoridades de saúde pública reforçam a necessidade de atenção e monitoramento, destacando que substâncias como o N-pirrolidino protonitazeno não têm qualquer uso terapêutico aprovado e representam uma ameaça emergente no consumo de drogas no Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alcione dedica show em Brasília a Alexandre de Moraes: “Ele é amado”

Foto: Reprodução/Instagram (@ulysses_oficial); Antonio Augusto/STF

A cantora Alcione dedicou sua apresentação em Brasília, na noite deste sábado (11), ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante o show no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a artista destacou a presença do magistrado na plateia e afirmou: “Ele é amado”.

Alcione contou que Moraes passou em seu camarim antes do espetáculo e fez questão de registrar a presença dele. “Ele me deu a honra de vir aqui hoje para assistir ao meu show”, disse. Na sequência, a cantora afirmou: “Ele é o cara para nós”, incentivando a plateia a aplaudir “nosso ministro”.

A reação do público foi imediata. Parte dos presentes começou a entoar o coro de “sem anistia”, em referência aos condenados e presos pelos atos de 8 de Janeiro, que invadiram as sedes dos Três Poderes. A cantora apoiou a manifestação ao responder: “É isso aí”.

O episódio ocorreu em meio à retomada das discussões no Congresso sobre a possibilidade de anistia a participantes dos atos golpistas. Moraes tem sido uma das principais figuras à frente dos processos relacionados ao 8 de Janeiro no STF.

Opinião dos leitores

  1. Alcione, depois desse show vc já pode se aposentar. Quero ver alguém de direita ir a um show seu depois disso. Aguarde!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

China ameaça retaliação caso EUA mantenham novas tarifas

Foto: Florence Lo/Reuters

O governo chinês enviou um recado direto aos Estados Unidos neste domingo (12), afirmando que adotará “medidas firmes e correspondentes” se Washington não recuar das tarifas extras de 100% sobre produtos chineses, anunciadas por Donald Trump. O Ministério do Comércio declarou que não deseja uma escalada na guerra comercial, mas que não teme reagir se os americanos mantiverem a ofensiva.

Em coletiva, a pasta cobrou que os EUA “corrijam imediatamente suas ações equivocadas” e respeitem os acordos firmados entre Xi Jinping e Trump. As tarifas adicionais americanas, previstas para entrarem em vigor em 1º de novembro, foram apresentadas como resposta ao endurecimento do controle de exportações de terras raras imposto por Pequim. A nova regra determina que qualquer item produzido no exterior com uso de terras raras chinesas precise de licença de exportação — atingindo diretamente cadeias industriais estratégicas, como a automobilística, de defesa e tecnologia.

Trump justificou a medida dizendo que a postura chinesa é “extraordinariamente agressiva” e ameaça “paralisar mercados no mundo inteiro”. Ele também chegou a cogitar restrições sobre aviões da Boeing como forma de atingir a economia chinesa. O Ministério do Comércio da China reagiu chamando a postura dos EUA de “duplo padrão” e acusou Washington de abusar do conceito de segurança nacional para impor restrições unilaterais, citando equipamentos e semicondutores como exemplos.

Segundo o governo chinês, o impacto das medidas próprias será “limitado”, mas Pequim está disposta a manter canais de diálogo com outros países para preservar a estabilidade das cadeias globais. A disputa tarifária se intensifica a poucos dias de um encontro entre Xi Jinping e Donald Trump, previsto para ocorrer na cúpula da Apec, na Coreia do Sul.

O clima de tensão marca uma nova fase da guerra comercial, que já havia escalado no início do ano, quando Trump impôs tarifas de 145% sobre produtos chineses e recebeu uma resposta de 125% de Xi. Hoje, as tarifas médias efetivas aplicadas pelos EUA sobre importações da China chegam a 58%, segundo o Instituto Peterson de Economia Internacional, enquanto as chinesas estão em torno de 32%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lobista “Careca do INSS” acumula R$ 1,5 milhão em dívidas com a União

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Três empresas ligadas ao lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, somam R$ 1,5 milhão em débitos inscritos na dívida ativa da União. Os valores, apurados junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), incluem tanto tributos não pagos quanto ressarcimentos ao erário, multas e outras pendências.

A maior parte da dívida, de R$ 903,4 mil, está em nome da Brasília Consultoria Empresarial S/A, também chamada de BSB Business Consulting. Os valores referem-se a quatro débitos tributários contraídos em 2024. Outra empresa ligada ao lobista, a Prospect Consultoria Empresarial, responde por R$ 636,1 mil em dívidas, referentes a quatro registros feitos em 2023. Essa companhia foi uma das principais envolvidas no esquema de descontos irregulares em benefícios do INSS, revelado pelo portal Metrópoles. Já a ACCA Consultoria Empresarial deve R$ 40,1 mil, com duas dívidas registradas neste ano.

Antunes aparece como diretor da ACCA e administrador das outras duas empresas. Procurado pela reportagem, o advogado do lobista, Cleber Lopes, afirmou que “não vai responder” aos questionamentos.

Relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) enviados à CPMI do INSS apontam que Antunes movimentou cerca de R$ 53 milhões de forma “atípica e fragmentada”. Segundo o órgão, não foi possível determinar com clareza a origem, o destino ou a legalidade dos recursos, que seriam incompatíveis com a capacidade financeira declarada pelo lobista.

Preso desde 12 de setembro em Brasília, Antunes é alvo de investigações por risco de fuga e suspeita de ocultação de patrimônio. A Polícia Federal apreendeu carros de luxo avaliados em mais de R$ 11 milhões — parte de uma frota de pelo menos 21 veículos comprados em uma única concessionária de São Paulo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Derrota em votação de MP evidencia insistência do governo em elevar impostos

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A derrota do governo na votação da medida provisória (MP) que previa ampliar a tributação sobre sites de apostas, letras de crédito e outros setores voltou a expor a estratégia adotada pelo Palácio do Planalto para tentar equilibrar as contas públicas: aumentar a arrecadação. A proposta derrubada pelo Congresso pretendia compensar o fracasso de outra iniciativa, a revogação parcial, em junho, de um decreto que elevava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Desde o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo tem apostado em medidas que ampliam a carga tributária — que já atingiu nível recorde no país. Dados do Tesouro Nacional mostram que, em 2024, a carga bruta chegou a 32,3% do Produto Interno Bruto (PIB). Incluindo cobranças que não vão diretamente para os cofres públicos, como FGTS e Sistema S, o índice sobe para 34,2% do PIB, acima dos 32,1% registrados em 2023.

O percentual supera, inclusive, a média das nações da OCDE, de 33,9% do PIB em 2023. Especialistas apontam que o patamar atual é o mais alto desde 1990, quando a carga variava entre 23% e 28%. Desde 2001, o Brasil mantém o índice acima de 30%, e a tendência é de crescimento contínuo.

Economistas avaliam que, apesar da dificuldade de projetar o ritmo de alta, a estratégia de depender exclusivamente de novos tributos não resolve os problemas fiscais de forma estrutural. Para eles, é necessário conter despesas públicas, além de buscar eficiência na arrecadação.

A equipe econômica já discute alternativas para substituir a MP rejeitada, enquanto o Legislativo também tem pressionado o orçamento com medidas que ampliam gastos, como a elevação de emendas parlamentares. Mesmo sem novas alíquotas, a arrecadação tende a crescer em função do desempenho econômico — já que a maior parte dos impostos incide sobre receitas, lucros e rendas.

Segundo Manoel Pires, coordenador do Observatório de Política Fiscal do FGV Ibre, parte relevante do aumento recente tem caráter cíclico, refletindo a expansão da economia, e não mudanças tributárias estruturais.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Conselheiro de Trump diz que não vai “desistir até Moraes ser preso”

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O conselheiro e ex-assessor de Donald Trump, Jason Miller, usou as redes sociais neste sábado (11) para criticar mais uma vez o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“O que ele está fazendo com o presidente Jair Bolsonaro é repugnante, e o que ele fez com Filipe Martins é repreensível”, escreveu Miller.

A publicação foi feita em resposta a um post do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que afirmou que Filipe Martins — ex-assessor de Assuntos Internacionais de Jair Bolsonaro — foi preso por uma viagem que não fez e, agora, “acusado de uma reunião que não participou”.

Jason Miller completou dizendo que não vai “desistir até que o careca esteja atrás das grades e receba tudo o que merece”.

Há um mês, Miller já havia feito críticas ao ministro, ao dizer que os Estados Unidos “não negociam com terroristas” após Moraes afirmar, em discurso, que “a soberania jamais será negociada”.

Opinião dos leitores

  1. Esse ministro Xandão merecia prisão perpétua nus estados unidos ditado tem que ser assim

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Brasil faz história e conquista título inédito na ‘Copa do Fisiculturismo’

Foto: Divulgação/Instagram Mr. Olympia

O Brasil alcançou um feito histórico no fisiculturismo. Ramon Dino conquistou neste sábado (11), em Las Vegas, o título da categoria Classic Physique no Mr. Olympia 2025, principal competição da modalidade. O acreano se tornou o primeiro brasileiro a vencer a prova entre os homens e recebeu 100 mil dólares em premiação, o equivalente a cerca de R$ 552 mil. O alemão Mike Sommerfeld ficou em segundo lugar, seguido por Terrence Ruffin, Josema Muñoz e Niall Darwen.

Dino teve uma grande performance nas prévias, realizadas pela manhã, encerrando o pré-julgamento dos juízes no centro do palco, na primeira colocação. O top 3 foi formado por ele, Sommerfeld e Ruff Diesel, deixando o cenário favorável para a decisão. Nas finais, o brasileiro confirmou o favoritismo, apresentando excelente simetria e destaque nas poses de costas, o que lhe garantiu o título.

É a primeira vez que um atleta masculino do Brasil conquista o Mr. Olympia. Até então, os títulos brasileiros eram apenas femininos — já somavam 14 medalhas de ouro, incluindo as conquistas mais recentes de Natália Coelho (Women’s Physique) e Eduarda Bezerra (Wellness).

Natural de Rio Branco (AC), Ramon tem 30 anos e iniciou a carreira no fisiculturismo em 2016, após praticar calistenia. Obteve o cartão profissional dois anos depois e, desde 2021, compete entre os melhores do mundo. Em sua trajetória no Olympia, foi quinto colocado em 2021, vice em 2022 e 2023, e quarto em 2024. Hoje, treina com Fabrício Pacholok, tem André Pierin como coach de poses e Chris Aceto na parte nutricional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Centrão vê pouca adesão popular à campanha de Lula de ‘ricos contra pobres’

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lideranças do Centrão avaliam que a estratégia do governo federal de retomar a narrativa “ricos contra pobres” após a derrota da Medida Provisória que buscava alternativas ao aumento do IOF não deve surtir o efeito esperado. Segundo integrantes do grupo, a reação popular à chamada PEC da Blindagem teve muito mais força do que a atual tentativa do Palácio do Planalto de mobilizar apoio. A percepção é de que a população, em geral, rejeita medidas que possam resultar em aumento de impostos.

Outro ponto destacado é a contradição na defesa feita por aliados do governo da chamada taxação “BBB” — bilionários, bancos e bets. Apesar do discurso, a base governista firmou um acordo para retirar a tributação sobre as apostas esportivas, o que abriu espaço para críticas da oposição. Para deputados e senadores do Centrão, essa brecha enfraquece a narrativa e será usada amplamente para desgastar o Planalto.

Até entre aliados de Lula há avaliações de que o recuo em relação às bets foi um erro político. Os partidos que pressionaram por essa mudança, logo depois, sinalizaram que votariam contra a MP, o que tornou o acordo inócuo e expôs o governo à derrota.

Na quinta-feira (9), um dia após a derrubada da medida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu em discurso durante a inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, na Bahia. “Ontem foi triste porque uma parte do Congresso Nacional votou contra a taxação que a gente queria fazer dos bilionários deste país, daqueles que ganham muito e pagam pouco”, afirmou.

Opinião dos leitores

  1. Não entendo essa de Lula, se ele próprio é hoje um dos bilionários do Brasil… Ele vai ficar de q lado??

  2. É isso que essa esquerda imunda que tem como chefe o assaltante de aposentados “Lula” quer. Jogar uns contra os outros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Macaíba realiza grande Festa das Crianças na Avenida Mônica Dantas


Imagens: Flávia Urbano e Rodrigo Galvão

A Prefeitura de Macaíba promoveu neste sábado (11) mais uma edição da tradicional Festa das Crianças, realizada na Avenida Mônica Dantas (Pista Nova). O evento reuniu cerca de 10 mil pessoas em um dia de muita diversão, alegria e entretenimento.

O prefeito de Macaíba, Emídio Júnior cumprimentou as crianças presentes com muita emoção. “Estamos muitos felizes na tarde de hoje, por isso que a gente pode até economizar com uma atração, mas na minha gestão, no mês de outubro e de dezembro, nós vamos continuar fazendo as melhores festas para as crianças, e já quero convidar vocês para no dia 14 de dezembro, participarem da Festa das Crianças dentro da programação natalina. Hoje é dia de alegria, dia de festa e de comemorar o Dia das crianças”, destacou o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior.

A programação contou com o espetáculos do Peter Pan e do Mickey, que encantaram o público infantil. Além da apresentação teatral, personagens infantis, como a Branca de Neve, Sonic, Stitch, Homem Aranha circularam tirando fotos e interagindo com as crianças.

Entre as atrações, a garotada pôde se divertir com brinquedos infláveis, piscinas de bolinhas, pula-pula, recreação e brincadeiras retrô. O evento também teve distribuição de pipoca, algodão-doce, picolé e lancheiras.

A Festa das Crianças integra uma série de ações comemorativas promovidas pela Prefeitura alusivos aos 148 anos de emancipação política do município. A programação começou no dia 4 de outubro, com o I Festival de Bandas Marciais, Percussivas e Fanfarras, e segue com o projeto “Viva Macaíba”, que incentiva a prática de atividades esportivas e de lazer com o fechamento da Avenida Mônica Dantas sempre às quintas-feiras e domingos, das 16h às 20h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *