O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que se for derrotado ano que vem, deixar o governo e “qualquer coisa” voltar a governar o país, o Brasil voltará ao mapa da fome. Durante a reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lula chorou e afirmou que presidente que deixar a população passando fome deve ser “decapitado”.
Lula chora ao participar de reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar
— Se deixar o governo e entrar uma coisa qualquer nesse país, fome volta. Num governo que tiver alguém passando fome, tem que decapitar o presidente.
Lula e Trump
Mais cedo, Lula afirmou que vai ligar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para convidá-lo para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 30 (COP 30) que será realizada em Belém, em novembro, e não para tratar do tarifaço imposto ao Brasil. Desde anúncio das sobretaxas americanas sobre produtos brasileiros, há expectativa de uma ligação entre Trump e Lula. Na última sexta-feira, Trump afirmou que Lula pode ligar para ele “quando quiser”.
— Não vou ligar para o Trump para comercializar, porque ele não quer falar. Mas pode ficar certa, Marina (Silva, ministra do Meio Ambiente), que vou ligar para convidá-lo para vir pra COP, porque quero saber o que ele pensa da questão climática, vou ligar para ele, para Xi Jinping (presidente da China), para o Narendra Modi (primeiro-ministro da Índia) — afirmou.
Ao discursar na reunião do Conselhão no Palácio Itamaraty, Lula afirmou ainda o presidente dos Estados Unidos se equivocou na forma como anunciou o tarifaço contra a importação de produtos brasileiros. Lula citou que Trump poderia ter ligado para ele ou para o vice-presidente Geraldo Alckmin para conversar. O petista citou ainda que ninguém pode dar a ele “ligação de negociação”.
Determinada pelo presidente dos Estados Unidos, a sanção tarifária de 50% sobre os produtos brasileiros teve, em outras justificativas, o julgamento de Bolsonaro pela trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF). Na visão de Lula, esse pretexto é “eleitoral”:
— Nesse mundo ninguém me dá lição de negociação. Já lidei com muitos magnatas no mundo — afirmou — O presidente dos Estados Unidos poderia ter pegado telefone, ligado pra mim, para Alckmin, estaríamos aptos a negociar. O pretexto da carta, da taxação, não é nem político, é eleitoral — disse durante sua fala na reunião do Conselhão.
Lula afirmou que o mundo não vai dar certo “se perdermos o respeito à soberania” ao citar o tarifaço dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Lula disse que o multilateralismo foi “a melhor coisa criada depois da Segunda Guerra”. Acrescentou que o multilateralismo foi destruído para que as negociações passassem a ser feitas individualmente entre os países.
— Não é possível o mundo dar certo se a gente perder o mínimo de senso de responsabilidade do respeito à soberania, à integridade territorial, à Suprema Corte dos países, ao Poder Judiciário como um todo, ao funcionamento do Congresso Nacional. Se nós passarmos a dar palpite sobre o que acontece nos outros países, nós estamos ferindo uma palavra mágica chamada soberania, que é o que faz a gente lutar e defender o nosso país — afirmou.
O Globo
Nunca se iludam, a diminuição se ocorrer só dá para o Executivo, os outros poderes irão continuar com suas rendas faraônicas.
A limpeza deveria começar na classe política e passar para os tribunais.
chupa minions!
Essa cambada de malfeitores vão todos pro inferno, vai faltar inferno, satanás vai ter que se virar.
Vergonha, deviam tirar dos políticos e marajás, e não dos pobres, acorda povo
Se mexer nos salários de juízes e desembargadores, terá o apoio da população.
Toma Minions, pobre de direita é uma aberração
Qualquer pessoa minimamente informada sabe que o falido RN não tem condições de pagar salários de 35 mil para auditor fiscal, juízes , promotores e deputados. Mais 25 mil para procuradores, delgados e outros marajás. Fátima golpe, envie um projeto de lei limitando o teto de salário aos proventos de governador(SP estado mais rico da federação adota esse teto) reduza os salários com a respectiva redução da carga horária, que as coisas começariam a melhorar. Essa coisa de antecipar royalty é comer na frente igual a enxada. Aproveita enquanto tens algum capital político.
Aposentadoria é uma poupança de 3 decadas de contribuicao.. o que nao pode é o Estado fazer concurso sem poder pagar.. ou manter cargos comissionados pra fazer gentileza com politicos e partido. Nem manter estrutura de cabide de emprego que nao atendam aos anseios da populacao, e que nao sejam ligadas a seguranca, educacao (fundamental) e saude. a conta ta vindo.
É fácil, tirem as regalias de políticos como: deputados e senadores, dentre outros; do judiciário e legislativo. Assim poderiamos salvar os estados e municípios. SEMPRE É MAIS FÁCIL ATACAR A PARTE MAIS FRACA, CIDADÃOS QUE ESTUDARAM E FORAM APROVADOS EM CONCURSO. VERGONHA!
era só o que faltava mesmo… daqui a pouco vira uma anarquia total…
É brincadeira . . . Esse POVO quebra o ESTADO, através de corrupção o funcionalismo é quem paga a conta.
O servidor pagando o pato.
Enquanto isso o JOSÉ AGRIPINO E OUTROS SENADORES RECEBERÃO APOSENTADORIA DE MAIS DE R$ 20 MIL.
Não é só Zé Agripino não. São milhares de servidores marajás que recebem aposentadoria do Estado acima de 25 mil reais.
Ao final somente a parte mais fraca "paga o pato"