Jornalismo

São Gonçalo não vai ficar pronto para a Copa. Qual a novidade nisso?

Qual a novidade esse assessor especial do Ministério do Esporte disse? Tudo nessa copa é no banho maria, justamente para ser a toque de caixa. Eu também aposto que ele não vai ficar pronto em agosto de 2014, quem topa?

Sandro Lima Do G1, em Brasília

O assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, disse nesta terça-feira (5), em Brasília, que o novo aeroporto a ser construído na  região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, não ficará pronto a tempo de atender os turistas e torcedores que virão ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014.

O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante é uma das obras de infraestrutura anunciadas pelo governo federal para atender ao aumento da demanda em razão do Mundial.

“O aeroporto de Natal não ficará pronto”, afirmou Gomyde. Segundo ele, “a previsão da Infraero é que a obra seja concluída em agosto de 2014”, um mês após o fim do Mundial.

Segundo a Infraero, as obras da pista do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, devem estar concluídas em outubro de 2013 antes, portanto, do Mundial. A Infraero afirmou não ter informações sobre o restante da obra, de responsabilidade da iniciativa privada, para que o aeroporto entre em funcionamento. O G1 procurou a Secretaria de Aviação Civil e aguarda resposta.

‘Plano B’
De acordo com Gomyde, que participou nesta terça do II Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014 como representante do ministro Orlando Silva, o atraso na obra do aeroporto não impedirá que Natal seja sede da Copa. “Não há risco de Natal não ser sede da Copa”. Segundo ele, a  Infraero vai por em prática um “plano B”, que é a reforma do atual aeroporto de Natal, o Aeroporto Augusto Severo.

Gomyde afirmou que mesmo com o atraso, “vale a pena concluir a obra”, que será importante para o turismo. “Vale a pena fazer a obra, mesmo que não esteja pronta para a Copa do Mundo. Vai ser importante para o turismo na região. É o aeroporto mais próximo da Europa e da África e servirá como uma porta de entrada”, afirmou.

O assessor especial disse que mesmo com a aprovação do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) pela Câmara, dispositivo que flexibiliza a Lei das Licitações para obras dos eventos esportivos, não será possível concluir a obra do novo aeroporto de Natal. “Mesmo com a aprovação do RDC não vai ser possível terminar a tempo”.

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, Jonas Donizette (PSB-SP), que tem acompanhado o andamento das obras para a Copa, disse que a reforma do atual aeroporto de Natal pode ser suficiente para atender os passageiros durante o Mundial.

“O aeroporto de Natal é um aeroporto que foge à questão geral dos aeroportos. É um aeroporto novo. Mas pelo que a gente tem de informação, o atual aeroporto de Natal, com algumas intervenções, já teria condição de suportar [o fluxo de passageiros] para a Copa”, afirmou o deputado.

Atrasos
Para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 9 dos 13 aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014 não ficarão prontos a tempo. O estudo diz ainda que, mesmo que as obras fossem realizadas, 10 dos aeroportos não conseguirão atender ao crescimento da demanda.

Vários integrantes do governo contestaram o estudo. A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, chegou a dizer que tem “confiança” de que o Brasil não vai “passar vergonha” com os aeroportos na Copa de 2014. “Como sempre, o Brasil vai fazer bonito”, acrescentou ela.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão é convidado para o Conselho de Paz criado por Trump, diz cardeal

Foto: Saul Loeb/AFP e Handout/Vatican Media/AFP

O papa Leão XIV foi convidado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a integrar o chamado “Conselho de Paz”, grupo criado para buscar soluções para conflitos internacionais. A informação foi confirmada pelo cardeal Pietro Parolin, principal diplomata do Vaticano.

Segundo Parolin, o convite está sendo analisado com cautela. “Será preciso um tempo de reflexão antes de qualquer resposta”, afirmou.

Inicialmente voltado ao conflito em Gaza, o conselho deve ter atuação mais ampla, com foco em crises globais. Países como Israel e Egito já aceitaram participar, enquanto outras nações demonstram preocupação com possíveis impactos sobre o papel da ONU.

Eleito em 2025, Leão XIV é o primeiro papa norte-americano e já criticou publicamente algumas políticas de Trump, além de denunciar as condições humanitárias na Faixa de Gaza.

O Vaticano raramente participa de conselhos desse tipo, mas mantém atuação diplomática constante como observador permanente da ONU.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Pré-candidatura de Cadu Xavier larga com problemas para formar chapa e conseguir apoios

O BG comentou no programa Meio Dia RN desta quarta-feira (21) sobre os problemas políticos da pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do RN em razão da dificuldade em conseguir apoios e também para compor a chapa, pois sequer tem nome para ser vice.

“Carlos Eduardo Xavier hoje tem um problema político grande porque pelo menos metade dos apoios políticos que Fátima Bezerra tem para o Senado não votam em Cadu para o governo”, comentou BG que também citou a situação política fragilizada de Fátima.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Os bastidores da articulação entre Walter Alves e Allyson Bezerra e o erro crasso da pré-campanha

No programa Meio Dia RN desta quarta-feira (21), o BG comentou sobre como se deu a articulação entre Walter Alves e Allyson Bezerra para a pré-candidatura do atual prefeito de Mossoró ao Governo do RN; e também sobre o erro crasso cometido já durante a pré-campanha. “Allyson é uma água na política. Mas quem está ao redor de Allyson Bezerra e o próprio Allyson acham que a eleição de 2026 já está resolvida e que eles vão ganhar. Isso é um erro na política. Já vimos muita gente achar que estava eleito perder a eleição de forma humilhante”, comentou BG.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INSEGURANÇA: Assassinatos crescem quase 14% e RN registra 853 mortes violentas em 2025, aponta Ministério da Justiça

Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

O Rio Grande do Norte registrou 853 mortes violentas em 2025, contra 750 em 2024 — um aumento de 13,7%, segundo dados do Ministério da Justiça. O crescimento vai na contramão da tendência nacional, que teve queda pelo quinto ano seguido. Os números incluem homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Apesar da alta, 2025 foi o segundo ano menos violento da série histórica iniciada em 2015. O pico ocorreu em 2017, com mais de 2,2 mil mortes. Em 2025, o mês de julho registrou concentrou o maior número de mortes (91), seguido por abril (78). Junho teve o menor número: 62.

Entre as cidades, a capital potiguar teve 143 mortes violentas, seguida por Mossoró (78). Municípios da Grande Natal completam o ranking: São José de Mipibu (42), Macaíba (40), São Gonçalo (40), Parnamirim (38) e Nísia Floresta (24).

Homicídios dolosos puxam a alta

Foram 806 homicídios dolosos, alta de 26,7%, representando 94,5% das mortes violentas.
Já os latrocínios caíram 30,4% (16 casos) e as lesões seguidas de morte caíram mais de 83% (12 registros). Os feminicídios se mantiveram em 19 casos.

Embora não integrem os dados sobre assassinatos, as mortes causadas por intervenção policial também registraram alta no RN. O RN registrou 153 mortes por intervenção policial em 2025, aumento de 50,5% em relação a 2024. Além disso, houve 561 mortes no trânsito (+3,5%) e 297 suicídios (-1,3%).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: BG comenta e traz detalhes dos bastidores sobre o que levou Rogério Marinho a abrir mão da pré-candidatura ao Governo do RN

Bruno Giovanni comentou sobre os motivos que levaram Rogério Marinho a abrir mão da pré-candidatura ao Governo do RN, no programa Meio Dia RN desta quarta-feira (21).

O BG trouxe detalhes dos bastidores e falou sobre pedido de Jair Bolsonaro feito a Rogério Marinho para coordenar a campanha de Flávio Bolsonaro à Presidência e também da gratidão de Rogério a Bolsonaro, ao adiar o sonho de ser governador para atuar no projeto nacional do PL.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do RN é condenado a pagar indenização de R$ 500 mil por assédio moral a ex-chefe de gabinete da Secretaria da Administração

Foto: André Salustino

O Governo do Rio Grande do Norte foi condenado pela Justiça do Trabalho por assédio moral organizacional na Secretaria de Estado da Administração (SEAD) a uma ex-chefe de gabinete da pasta. A decisão da 6ª Vara do Trabalho de Natal determinou o pagamento de R$ 500 mil por dano moral coletivo.

A ação foi movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RN) após investigação que apontou um ambiente de trabalho degradante, com humilhações, gritos, vigilância excessiva, jornadas extenuantes, desvio de função e até controle da vida pessoal de servidores, incluindo monitoramento de redes sociais e restrições ao uso do banheiro.

Segundo a procuradora Heloise Ingersoll Sá, o assédio moral prejudica toda a coletividade e compromete o ambiente de trabalho.

O juiz Dilner Nogueira Santos destacou que houve violação à dignidade da pessoa humana e aos valores sociais do trabalho. A decisão proíbe qualquer forma de assédio, inclusive por meios digitais, e determina que o conteúdo seja comunicado a todos os servidores da SEAD.

Em caso de descumprimento, a multa será de R$ 5 mil por trabalhador prejudicado, com os valores destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura do Assú convoca aprovados em concurso público para a área de mobilidade urbana e trânsito

A Prefeitura de Assú publicará na próxima edição do Diário Oficial o edital de convocação de 11 candidatos aprovados no Concurso Público 001/2024 para o cargo de Assistente de Serviços Operacionais. Os novos funcionários serão lotados na Secretaria de Mobilidade Urbana realizando tarefas inerentes ao trânsito no quadro do Demutran. A convocação segue o resultado final homologado pelo Decreto nº 078 de maio de 2024.

Os candidatos convocados devem comparecer à Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos no prazo de cinco dias úteis para manifestar aceitação ou recusa da nomeação. O atendimento acontece das 8h às 13h na sede da secretaria.
A documentação exigida para investidura no cargo será apresentada no ato da posse. Os convocados terão até 30 dias corridos após a publicação da nomeação no Diário Oficial do Município para assinar o termo de posse.

O não pronunciamento no prazo estabelecido permite que a gestão municipal convoque o próximo candidato aprovado no cadastro de reserva. A mesma regra se aplica caso a posse não ocorra dentro do período determinado. A convocação representa a continuidade do planejamento de gestão de pessoas da administração municipal.

O edital completo estará disponível no Diário Oficial do Município, no portal www.assu.rn.gov.br.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hermano Morais anuncia saída do PV e retorno ao MDB após convite de Walter Alves

Foto: João Gilberto

O deputado estadual Hermano Morais anunciou nesta quarta-feira (21) a decisão de se desfiliar do Partido Verde (PV) e retornar ao MDB, após convite feito por Walter Alves para contribuir na construção de um novo projeto de desenvolvimento econômico e social para RN.

Hermando afirmou que a decisão foi fruto de uma análise política conjuntural serena e transparente. Apesar de não confirmar na nota, Hermano deve ser o indicado de Walter para vice-governador na chapa que será composta com Allyson Bezerra.

NOTA

NATAL/RN – 21 DE JANEIRO DE 2026

Em respeito à opinião pública e a capacidade de diálogo que sempre pautaram minha trajetória pessoal e política, comunico ao povo potiguar, aos meus eleitores e aos meios de comunicação do RN, a decisão de me desfiliar do Partido Verde (PV) para retornar ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Esta decisão é fruto de uma análise política conjuntural serena e transparente, fundamentada na vontade de melhor contribuir para o futuro do RN.

Com muita honra, aceitei o convite feito pelo presidente estadual do MDB e atual vice-governador, Walter Alves, para contribuir na construção de um novo projeto de desenvolvimento econômico e social para o nosso Estado.

Por oportuno, registro o meu agradecimento ao Partido Verde, do qual ora me despeço, em especial ao presidente estadual Rivaldo Fernandes, que em conversa respeitosa, republicana e democrática, compreendeu a decisão tomada.

Aos integrantes do PV, que tão bem me acolheram, gratidão na certeza de que seguiremos comprometidos com a defesa do desenvolvimento sustentável do RN.

Por fim, reitero o compromisso de bem representar o MDB na missão  que me for confiada nas próximas eleições, sempre com o propósito de defender os mais legítimos interesses do povo potiguar, conduta que tem norteado a minha presença na vida pública.

HERMANO MORAIS
Deputado Estadual

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nina Souza recebe apoio do ex-prefeito Flávio de Beroi, do prefeito Joquinha e de sete vereadores em Nova Cruz

A pré-candidata a deputada federal Nina Souza segue fortalecendo sua pré-campanha no Agreste potiguar. Em passagem por Nova Cruz, Nina recebeu o apoio do ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual Flávio de Beroí, do prefeito Joquinha e de sete vereadores do município.

Além do prefeito e do ex-prefeito, declararam apoio à pré-candidatura de Nina Souza os vereadores Roberto Augusto, Bete Salú, Thiago Cassimiro, Tiago Araújo, Nia Salú, Aluísio Sena e Felipe de Genival.

“Essa dobradinha do Agreste representa muito mais do que um projeto eleitoral. Eu e Flávio somos dois filhos do Agreste, que conhecem de perto a realidade do nosso povo, suas dificuldades e seu potencial. Juntos, queremos levar a voz do Agreste para os espaços de decisão e trabalhar por mais oportunidades e desenvolvimento para a região e para todo RN. afirmou Nina.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Liquidação do Will Bank pode levar rombo do FGC a R$ 50 bilhões

Foto: Divulgação

Com a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento — conhecida como Will Bank —, o rombo do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que já está em processo para desembolsar R$ 40,6 bilhões relativos ao Banco Master, pode se aproximar de R$ 50 bilhões com a inclusão do Will. A instituição fazia parte do conglomerado Master.

Dados do IFData, sistema do Banco Central que consolida informações contábeis das instituições financeiras, mostram que a Will Financeira mantinha R$ 6,5 bilhões em depósitos a prazo na data-base de setembro do ano passado — último balanço disponível.

Esses depósitos correspondem principalmente a Certificados de Depósito Bancário (CDBs), títulos emitidos pelos bancos para captar recursos junto ao público, com prazo definido para resgate e remuneração por juros.

Por se tratarem de passivos das instituições financeiras, esses valores precisam ser devolvidos aos investidores e contam com a garantia do FGC até o limite de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.

Na prática, quanto maior o volume de depósitos a prazo concentrado em uma instituição, maior é a exposição do FGC em caso de intervenção ou liquidação. No caso do Will, o montante tende a ampliar significativamente a pressão sobre o fundo, especialmente em razão da liquidação do próprio Banco Master, decretada em novembro do ano passado.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *