Economia

Investimentos avançam 17,2% no Brasil em 2021, diz Ipea; Evolução representa aumento da capacidade produtiva da economia

Foto: CNI/José Paulo Lacerda

Os investimentos avançam no Brasil e, no acumulado de 12 meses, em 2021, têm crescimento de 17,2%, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dados são do Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF).

A FBCF é composta por máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. A evolução do indicador representa aumento da capacidade produtiva da economia e a reposição da depreciação do estoque de capital fixo.

Considerando apenas dezembro, o indicador mostra um crescimento de 2,7% na comparação entre dezembro e novembro de 2021, na série com ajuste sazonal. Com isso, o quarto trimestre fechou com uma alta de 0,4%. Nas comparações com os mesmos períodos de 2020, enquanto dezembro registrou uma queda de 6,4%, o quarto trimestre cresceu 3,4%.

Componentes do indicador

O consumo aparente de máquinas e equipamentos, que corresponde à produção nacional destinada ao mercado interno acrescida às importações, apresentou um avanço de 9,3% em dezembro, encerrando o quarto trimestre com uma alta de 3,7%.

A produção nacional de máquinas e equipamentos avançou 0,5% em dezembro e a importação cresceu 11% no mesmo período. Com isso, as importações cresceram 5,9% no quarto trimestre. A produção nacional, por sua vez, encerrou o período com uma queda de 1,6%. No acumulado em doze meses, a demanda interna por máquinas e equipamentos registrou um aumento de 23,6%.

Os investimentos em construção civil também avançaram em dezembro, na série dessazonalizada, registrando alta de 0,6%. Com isso, o segmento registrou um avanço de 0,7% no quarto trimestre, encerrando 2021 com expansão de 12,8%.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. A petezada pira!!
    Isso em plena pandemia.
    Ja pensou ae fosse o ladrão de nove dedos??
    Certamente tinha aproveitado a ocasião pra acabar com o país, deixar do jeito que o vagabundo do Zé Dirceu quer e deseja.
    Chega da frio na espinha.
    Mas! O Sangue de Cristo tem poder.
    Graças!!!
    Deus é brasileiro.
    Amém!!

  2. Só leio material de notícia ruim, dados mentirosos, gente o Brasil está saindo do buraco, deixou de manter cuba, Venezuela, Bolívia, Angola, antigamente o BNDES só financiava obras lá fora, que coisa.

    1. Nunca foi tão fácil escolher um presidente. É Jair ou já era.

    2. Tenha paciência omi! Os escândalos de corrupção só apareceram no segundo governo de lulaladrao e o MINTOmaníaco das rachadinhas só passou 3 anos no poder e ainda assim não deixa investigar os mais próximos e familiares, já que afastou 20 delegados da polícia federal das respectivas investigações…

    3. Mané, você tá vivo! Eu doido pra saber sua opinião sobre os seus idolatrados membros do MBL, que foram procurar capital político para o marreco, na Ucrânia. E aí? Qual foi sua colaboração com pix? Sei que você não gosta de rachadinha. Mas você se aproveitava da oportunidade? Por passou o dia escondido ontem?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emprego

Secretaria oferece vagas de emprego em municípios do RN; confira

Foto: Marcelo Camargo

A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, por meio do SINE-RN, oferece hoje, dia 21 de fevereiro, 50 vagas de emprego para Natal, Região Metropolitana, Currais Novos, São José de Mipibu, Mossoró e regiões. Para concorrer às vagas, o(a) candidato(a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

As vagas para pessoas com deficiência são uma parceria da Subsecretaria do Trabalho da SETHAS com a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semjidh.

Todas as oportunidades estão sujeitas a alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com seu perfil profissional é necessário acessar o empregabrasil.mte.gov.br com o seu login (PIS) e senha ou através do celular no aplicativo SINE Fácil.

NÚMERO DE VAGAS POR MUNICÍPIO
Natal e Região Metropolitana
ARMADOR DE FERRAGENS NA CONSTRUÇÃO CIVIL 04
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA E HIDRÁULICA 01
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL 05
AUXILIAR TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO 02
CABELEIREIRO UNISSEX 02
CARPINTEIRO 03
CONSULTOR DE VENDAS 01
ESTETICISTA 01
ESTETICISTA 01
GERENTE DE FROTA 01
INSTALADOR DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS DE SEGURANÇA 3
MANICURE 02
MECÂNICO DE AUTO EM GERAL 01
MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO 02
OFICIAL DE MANUTENÇÃO PREDIAL 05
TÉCNICO AGRÍCOLA 02
VENDEDOR PRACISTA 02

Vagas para Pessoas com Deficiência – PDC
ARMAZENISTA 01
CUMIM 02
PROMOTOR DE VENDAS 02

Mossoró e Região
ATENDENTE DE LANCHONETE 01
AUXILIAR DE COZINHA 01
COZINHEIRO GERAL 01
MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO 01

Currais Novos
VENDEDOR PRACISTA 01

São José de Mipibu e Região
CARREGADOR (ARMAZÉM) 02

Total geral = 50 vagas

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Reforma: Governo propõe que cigarros, bebidas alcoólicas, refrigerantes, carros e petróleo tenham imposto mais alto

Foto: Agência Brasil / Reprodução

O governo federal propôs, junto com os estados, que o imposto seletivo, chamado de “imposto do pecado”, seja cobrado sobre cigarros, bebidas alcoólicas, sobre bebidas açucaradas, veículos poluentes e sobre a extração de minério de ferro, de petróleo e de gás natural.

A proposta consta em projeto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo.

O objetivo é que bens e serviços que sejam prejudiciais à saúde e ao meio ambiente tenham um imposto maior do que o restante da economia.

“O presente Projeto especifica os produtos sobre os quais o Imposto Seletivo incidirá, bem como a forma pela qual se dará a tributação sobre cada categoria de produto. As alíquotas a serem aplicadas serão definidas posteriormente por lei ordinária”, diz o texto do projeto.

Deste modo, não é possível saber até o momento, entretanto, se a cobrança do imposto do pecado aumentará a carga tributária (valor cobrado em impostos) em relação ao sistema atual — nos quais esses produtos já têm uma taxação mais alta.

O Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), que reúne 85% das fabricantes nacionais, estima que uma lata de cerveja contém, atualmente, cerca de 56% em impostos federais e estaduais.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a carga tributária dos seguintes produtos é a seguinte:

  • vinho é de cerca de 44% (nacional) e de 58% (importados).
  • vodka e wiskie: 67%.
  • cachaça: quase 82%
  • refrigerantes: cerca de 45%

 

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou que, em 2017, a carga tributária sobre os cigarros variou entre 69% a 83% do preço total.

Segundo a Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a carga tributária sobre carros varia entre 37% e 44% do valor do automóvel.

Fonte: g1

Opinião dos leitores

  1. sÓ EM AUMENTAR PETROLEO NÃO P´RECISA FALAR MAIS NADA, DIZER QUE BEBIDA,CIGARROS ETC….. VAI FICAR MAIS CARO SO A PETRALHADA NÃO ENTNDE OU FINGE( ARROZ,FEIJÃO, PICANHA, OLEO …..TUDA VAIS FICAR MAIS CARO

  2. Nem ter um carro a gente pode mais,esse governo desmantelado só pensa em arrecadar e gastar com os luxos dos seus amigos e agregados..Haja viagens e gastos e nós tendo de bancar tudo isso. Até quando meu Deus

  3. Indignado porque a tributação da cachaça é tão alto. A maior!
    Isto sim vale um protesto nas ruas, com buzinaço, apitaço, …

  4. Arrocha cambada, dessa forma a picanha e a cerveja vão a cada dia desaparecendo no horizonte dos otarios.

  5. ESSA CAMBADA DE PETRALHAS SO SABEM DUGAR DA POPULAÇÃO PRA MATER SEUS PRIVILÉGIOS. E AINDA TEM JUMENTO QUE VOTA NESSAS PRAGAS. OU TA COMENDO OU TA SENDO ENGANADO.

  6. Se a Picanha está difícil de comprar, imagine agora a bebidinha do povo brasileiro!

    A população do nosso país só pode estar anestesiada, pois, tudo aumenta diariamente, impostos e mais impostos também são jogados nas nossas costas, a população não faz nada. Lastimável!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Banco Central eleva projeção da inflação para 2024 e 2025

Foto: Agência Brasil

O Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira, 27, indica aumento na estimativa de inflação, passando de 3,5% para 4,0% em 2024 e de 3,2% para 3,4% em 2025. O documento também revisou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024 de 1,9% para 2,3%.

O relatório do BC destaca que a inflação acumulada em 12 meses caiu de 4,5% em fevereiro para 3,9% em maio. No entanto, as expectativas dos analistas econômicos para a inflação voltaram a subir, afastando-se da meta de 3%.

Segundo o BC, uma maior inflação global e uma inflação de serviços mais alta do que o esperado podem dificultar o controle da inflação no Brasil. Por outro lado, um crescimento econômico global mais lento e políticas monetárias restritivas poderiam ajudar a reduzir a inflação no país.

O Conselho Monetário Nacional estabeleceu uma meta de inflação de 3% para 2024, 2025 e 2026, com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo (1,5% a 4,5%).

Na quarta-feira 23, o governo publicou um decreto que estabelece a meta contínua para a inflação a partir de janeiro de 2025. Com isso, o IPCA, índice oficial de inflação, passará a ser medido continuamente, em vez de anualmente.

No relatório, o Banco Central revisou sua previsão para o crescimento do PIB do Brasil em 2024, de 1,9% para 2,3%. De acordo com o BC, a revisão do crescimento do PIB se deve a “surpresas positivas no primeiro trimestre”, como aumento na arrecadação de impostos, consumo das famílias e investimentos em ativos fixos.

Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Banco Central eleva projeção de alta no PIB deste ano para 3,2% e vê inflação maior

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Banco Central divulgou nesta quinta-feira seu relatório trimestral de inflação, revisando para cima a projeção para o PIB deste ano de 2,3% para 3,2%. A estimativa para a inflação também subiu para 4,3% em 2024, se aproximando do teto da meta.

A meta de inflação é de 3% neste ano, com tolerância de 1,5 ponto para cima ou para baixo.

Na quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse esperar que a economia cresça a uma taxa média superior a 2,5% ao ano durante o mandato de Lula (PT), acompanhando outros países do mundo. Neste mês, o governo já havia elevado suas estimativas para o crescimento do PIB deste ano de 2,5% para 3,2%

A autoridade explica que esse aumento na estimativa para o PIB acontece diante de um desempenho acima do esperado no segundo trimestre. Há, no entanto, expectativa de desaceleração no ritmo de crescimento no segundo semestre de 2024 e ao longo de 2025.

De acordo com o diretor de política econômica, Diogo Guillen, o grosso desse aumento na estimativa para PIB se deve ao bom desempenho da indústria e dos serviços, assim como ao consumo e fortalecimento dos investimentos.

Em relação à inflação, o relatório destacou uma queda acentuada nos preços da alimentação no domicílio para o trimestre encerrado em agosto, influenciados principalmente pelos alimentos in natura, ou seja, não industrializados, como hortaliças. Entretanto, a taxa acumulada em 12 meses para essa categoria avançou, atingindo 4,60%.

O BC cita como fatores por trás da revisão da estimativa a possível restrição de oferta de produtos devido ao clima seco e o encarecimento de preços de bens industriais, influenciados por fatores como depreciação cambial.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. PENSE NUMA ECONOMIA MARAVILHOSA,NO SUPERMERCADO UMA SACOLA COM 5 ITENS JÁ DAR 100 REAIS KKKK

    O POVO SE ILUDIDO COM ESSE DESGOVERNO DOS GASTOS

  2. Quando o homem entra na presidência, tudo muda, os malvados ficam louco,tudo melhor na economia e na casa do trabalhador.

  3. Economia bombando…
    Desemprego na mínima histórica…
    E a gadaiada imunda se roendo de inveja
    Muuuuuummmmm
    🤘🤘🤘🤡🤡🤡

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Vendas do varejo e postos de trabalho do RN apresentam queda em janeiro

O IBGE divulgou, nesta quinta-feira (10), os dados das vendas do Comércio Varejista Ampliado no mês de janeiro. O Rio Grande do Norte registrou uma retração de 5,9%, sobre janeiro de 2021, fazendo este mês o pior janeiro para a vendas do comércio potiguar desde 2016 (-12,4%).

O desempenho do RN foi o segundo pior do Nordeste e ficou abaixo também da média nacional (-1,5%). Com este resultado, as vendas do comércio no estado seguem em queda há sete meses. No acumulado dos últimos 12 meses, há um crescimento de 2,3%.

De acordo com análise do Instituto Fecomércio RN, uma combinação de indicadores refletiu negativamente no potencial de consumo dos potiguares. Entre os destaques, o diretor de Inovação e Competitividade da Federação, Luciano Kleiber, apontou o elevado percentual de desempregados (12,7% ou 194 mil pessoas); os altos índices de endividamento (90,7%) e inadimplência (40,8%) das famílias; redução da renda (-7,5% em um ano); e inflação em alta (10,06% no ano passado com algumas inflações específicas, como a da cesta básica, por exemplo, chegado a 20% no período).

Nem mesmo a clara recuperação do setor de turismo e eventos (aumento de quase 50% na taxa de ocupação dos hotéis e pousadas na última alta estação e a realização de grandes eventos no estado) foi suficiente para, com o movimento turístico aquecido, compensar a redução no consumo dos norte-rio-grandenses.

Além desses dados, o IBGE também revisou o crescimento de vendas acumulado em 2021 no Varejo Ampliado potiguar, de 2,3% (divulgado em janeiro) para +2,5%.

EMPREGO 

O Rio Grande do Norte encerrou o mês de janeiro com um saldo negativo de -2.430 vagas de emprego formal. O número representa 1.412 vagas perdidas a mais do que em dezembro (-1.018). Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados pelo Ministério da Economia nesta quinta-feira, 10.

Quando comparado a janeiro de 2021, o estado registrou saldo positivo de 1.815 vagas, sendo este o pior desempenho para o mês desde 2017, quando janeiro teve 2.955 vagas perdidas.

O setor de Comércio (-1.039 vagas) teve um desempenho pior tanto em relação a dezembro (+380), quanto em relação a janeiro de 2021 (+527). Já o setor de Serviços, gerou este ano +1.184 vagas com carteira assinada, um incremento de 867 empregos em relação ao número de dezembro (+317). Mas, na comparação com janeiro do ano passado, o saldo representou uma redução de 191 postos. Setores como Indústria e Agropecuária também registraram queda, -1.528 vagas e -1.323, respectivamente.

O salário médio de admissão em janeiro ficou em R$ 1.920,59, o que trouxe um incremento de 6,38% sobre o número de dezembro (R$ 1.805,35). Este valor do salário do mercado formal ficou cerca de R$ 20 abaixo do salário médio do mercado como um todo (que engloba também os informais e é medido pelo IBGE): R$ 1.940.

O salário médio de admissão em janeiro de 2022 ficou R$ 160,45 mais alto do que em janeiro de 2021 (R$ 1.760,14). A diferença representa um incremento de 9,11%.

Segundo o Instituto Fecomércio RN, o fechamento de vagas em janeiro não era esperado e foi claramente puxado pelo baixo desempenho dos setores de Comércio e Indústria, uma vez que o saldo negativo no setor Agropecuário já era esperado e ficou muito próximo do que foi registrado em janeiro de 2021 (estas demissões se devem ao início do período de entressafra, sobretudo de frutas). A entidade aponta que as vagas perdidas no comércio estão em sintonia com o movimento de queda nas vendas identificado pela Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE (-5,9%).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

12º Fórum da Internet no Brasil vai ocorrer em Natal de 31 de maio a 3 de junho

 

A cidade de Natal (RN) sediará o Fórum da Internet no Brasil (FIB), evento promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011, que além de discutir os principais temas da governança da Internet, consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio do FIB, o CGI.br busca incentivar que representantes de diversos setores acompanhem, opinem e debatam sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais diversa, universal e inovadora, que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade, de acordo com o decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet do Comitê Gestor.

Em 2022, o 12º Fórum da Internet acontecerá entre os dias 31 de maio e 03 de junho, no hotel Holiday Inn, em Natal. Desde 2020 o evento vinha ocorrendo em modalidade on-line em razão da pandemia COVID-19. Em 2022 retorna ao formato presencial, mantendo a transmissão completa via YouTube pelo canal do NIC.br.

O FIB é um evento inteiramente gratuito e contará nesta 12ª edição com 27 workshops. Ao todo 59 propostas foram encaminhadas por pessoas e organizações e passaram pela avaliação de uma comissão multissetorial. Entre os selecionados e discussões propostas, contemplam-se participantes das cinco regiões do país, ligados aos setores governamental; empresarial; terceiro setor; e comunidade científica e tecnológica.

“Sem dúvida, o retorno ao presencial contribuirá para enriquecer as discussões no FIB12 que, não à toa, tem caráter itinerante buscando promover a participação de público diverso nos debates sobre questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais universal, inovadora e inclusiva no Brasil”, pontua Tanara Lauschner, coordenadora do Grupo de Trabalho da 12ª edição do evento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Zaitt inaugura a sua primeira unidade de franquia em Natal

No dia 29 de março a Zaitt, pioneira em lojas autônomas na América Latina, inaugura sua primeira unidade de franquia em Natal. A unidade ficará localizada na Av. Afonso Pena, n. 968 – Loja 6, no bairro Tirol. A startup tem outras franquias abertas pelo país, nos Estados de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Campo Grande, entre outros.

Lojas autônomas são estabelecimentos em que o cliente não precisa passar pelo caixa para adquirir os produtos. Toda a jornada, desde a entrada, será feita com a leitura de QR Code no aplicativo da loja e é a própria pessoa que finalizará a compra, também pelo app.

O processo é simples: baixar o aplicativo na Apple Store ou no Google Store, cadastrar o cartão de crédito e ir às compras. Ao chegar no estabelecimento, o acesso é liberado por um QR Code localizado na entrada principal. Basta encontrar o produto que deseja e registrá-lo no aplicativo. Todos os itens possuem QR Code que são “lidos” pelo celular, adicionados ao carrinho e pagos pelo app.

O objetivo é levar às pessoas da região uma experiência de compra rápida e descomplicara, buscando facilitar a rotina e otimizar tempo.

Além disso, a loja inteligente oferecerá a possibilidade de consumo no próprio local, servindo um cafezinho na hora feito em máquina para o lanche da tarde ou uma cerveja bem gelada do freezer para o fim do expediente. A @zaitt_natal funcionará 24 horas por dia nos sete dias da semana.

Quanto à segurança, o local será monitorado 24h por inteligência artificial, além da segurança privada. Qualquer atividade “suspeita” a central será acionada e um funcionário da matriz analisará se houve infração ou apenas um descuido do consumidor ao passar o QR Code dos produtos, por exemplo. Além disso, o monitoramento também garante auxílio durante as mesmas 24 horas para o cliente.

Fotos: Divulgação

Opinião dos leitores

  1. Comentário ignorante que li aqui… esses problemas não são exclusividades de Natal nem do Brasil e a empresa não precisou abandonar o modelo de negócio

  2. Já conheço, já usei, é espetacular…. para uma terra e um povo CIVILIZADOS, infelizmente, aqui em Natal, acredito que a integridade deste empreendimento tem seus dias contados, quando “a turminha dos arredores” baixar por lá o desmantelo vai ser grande, de pichação, arrombamento e furto, aguardem notícias, e quem estiver dentro, em compras, que engula seus iphones 13 e S22, quem vai fazer as compras é a bandidagem. Sem falar dos próprios “clientes”, visto que uma boa parcela dos “estribados” de Natal não passam de trambiqueiros usando Dudalina e Lacoste peruanas. E TENHO DITO!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Avante lança candidatura de André Janones à Presidência da República

Foto: divulgação

O Avante oficializou neste sábado (23) a candidatura de André Janones para a Presidência da República. O anúncio foi feito durante convenção nacional do partido, realizada no Grande Teatro do Minascentro, em Belo Horizonte. Essa é a primeira vez que Janones tentará assumir o posto de presidente.

Em seu discurso na convenção do partido, Janones destacou que o eixo central do seu programa de governo é a redução da desigualdade social no país.

“Hoje, temos um projeto que contempla todas as áreas, saúde, segurança, educação, agro. Todas as áreas e com a mesma mensagem: a diminuição da desigualdade social no país, a diminuição da distância entre os mais ricos e os mais pobres”.

André Janones defende o retorno do auxílio emergencial no valor de R$ 600 mensais, além de uma reforma tributária ampla, que taxe lucros e dividendos, institua o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), tribute menos o consumo e mais a renda, além de conceder isenção para quem tem salários de até R$ 5 mil.

“A classe média está pagando o auxílio do mais pobre. Em vez de a classe média puxar o mais pobre lá de baixo [para cima], ela está indo junto”.

O Avante ainda não definiu o candidato a vice-presidente. O partido tem até o dia 15 de agosto para registrar a candidatura, conforme calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Perfil

Natural de Ituiutaba (MG), André Luis Gaspar Janones trabalhou como cobrador de ônibus e como escrevente no Tribunal de Justiça de Minas Gerais antes de ser formar em direito e abrir seu próprio escritório, em 2008. Candidatou-se a prefeito de Ituiutaba em 2016, mas não foi eleito.

Em 2018, durante greve dos caminhoneiros, Janones acabou se tornando uma espécie de porta-voz do movimento, com vídeos transmitidos da BR-365 para as redes sociais. O episódio o colocou em evidência e, em 2019, foi eleito deputado federal por Minas Gerais.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Acho que esse será o caminho, colocar só pessoas fora da política tradicional pra mais na frentw agente tentar diminuir á quantidade de POLÍTICOS, esses que estão ai não querem mais soltar o osso…..

  2. Nunca ouvi falar em Janone, quem Bixiga é?
    Só ouço falar em MITO, MESSIAS, JAIR, BOLSONARO, VÉIO MACHO, VÉIO É BOM , O VEIO É ESPETACULAR.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Häagen-Dazs recolhe sorvetes e picolés por suspeita de substância com potencial tóxico, diz Anvisa

Foto: Divulgação

A empresa General Mills Brasil Alimentos Ltda., responsável pela marca Häagen-Dazs, comunicou à Anvisa nesta quarta-feira (17) que fará o recolhimento de sorvetes e picolés da marca que tenham validade entre 16/5/2023 e 29/6/2023.

O motivo da decisão, de acordo com nota divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi a presença da substância 2-cloroetanol (2-CE) no ingrediente utilizado na fabricação do sorvete para conferir o sabor/aroma de baunilha.

Apesar de não haver evidências de que seja carcinogênico ou mutagênico, o 2-cloroetanol pode ser tóxico e causar alterações no material genético.

Os produtos a serem recolhidos são:

  • Pote de sorvete Häagen-Dazs Belgian Chocolate – sorvete de chocolate com pedaços de chocolate (473 mL);
  • Copinho de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle – sorvete sabor baunilha com macadâmia crocante (100 mL);
  • Pote de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle – sorvete sabor baunilha com macadâmia crocante (473 mL);
  • Picolé Häagen-Dazs Vanilla Caramel Almond – sorvete sabor baunilha com calda de caramelo salgado e cobertura de chocolate ao leite com amêndoas 70 g (80 mL);
  • Picolé Häagen-Dazs Cookies & Cream – sorvete sabor baunilha com pedaços de biscoito 70 g (80 mL).

A medida é resultado do processo de investigação e testagem implementado pela empresa após identificar, em julho de 2022, a presença da substância 2-CE em lotes de outro sorvete da marca Häagen-Dazs, sabor baunilha, com validade entre 7/7/2022 e 18/7/2023, e iniciar também seu recolhimento voluntário.

Se você tiver comprado sorvetes Häagen-Dazs com as datas de validade citadas, não consuma o produto. Guarde a embalagem e entre em contato com a empresa General Mills, por meio do telefone 0800-031-0707 ou do endereço eletrônico [email protected], para esclarecimentos, troca ou reembolso.

G1

Opinião dos leitores

  1. Ate parece q a anvisa se importa com a populaçao. Kkkk motivo d risos pra mim. Engane ela os bestas a mim nao. Nao foi a anvisa q liberou essa vacina q tambem altera a genetica pra crianças!!!! Na verdade o foco dela nao é saude é achar jeito d ganhar dinheiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Confira a programação do feriado de 7 de setembro em Natal

Foto: Reprodução

As comemorações do dia 7 de setembro começam em Natal, a partir das 8h30 da manhã, na Praça Cívica. O Desfile Cívico-Militar será o ponto alto do dia, sob responsabilidade da Marinha do Brasil.

A programação conta com a participação de cerca de 2.640 militares, liderados pela Capitão de Mar e Guerra da Marinha. O tradicional desfile retorna após dois anos de suspensão devido à pandemia de coronavírus. Além disso, a marinha promove uma Parada Naval, as 15h, no litoral da capital potiguar.

Já a Parada Naval, que começa a tarde, consiste em um desfile de navios da Marinha. As embarcações se deslocarão entre a Praia do Meio e Ponta Negra. Participarão do evento o Navio Patrulha Oceânico Araguari e os Navios de Patrulha Guaíba, Graúna e Goiana, além do Navio Hidrográfico Balizador Comandante Manhães. Durante a noite, os navios ficarão ancorados nas proximidades da Praia de Ponta Negra, exibindo as luzes verde a amarela.

Manifestações

O 7 de setembro também receberá manifestações a favor e contra o Presidente da República, Jair Bolsonaro. Os atos estão previstos para acontecer durante a manhã e a tarde do dia da independência. A primeira acontece sob organização do grupo “O Grito dos Excluídos” e começa por volta das 9h, saindo da Praça das Flores, em Petrópolis, e deve seguir em direção a Praia do Meio, na Avenida Café Filho.

O ato a favor é organizado pelo movimento Força Democrática (FD), entidade ligada a representante de organizações de direita no RN. O grupo, que será acompanhado pela STTU, se reunirá na Praça Cívica, em Petrópolis, por volta das 14h. As 17h, acontece uma moto-carreata que percorre as avenidas Prudente de Moraes, BR-101, Roberto Freire e Via Costeira, com encerramento de volta na Praça Cívica.

Tribuna do Norte

SAIBA MAIS: Veja o que muda no trânsito em Natal no feriado de 7 de setembro

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Petrobras perde R$ 32 bilhões em valor de mercado com proposta de novo estatuto

Foto: Sergio Lima/Poder 360

A Petrobras perdeu R$ 32,3 bilhões em valor de mercado no pregão desta segunda-feira (23). As ações da estatal da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) caíram mais de 6% depois de a petroleira divulgar, pela manhã, que vai propor aos acionistas mudanças no seu estatuto social. Uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária) será convocada para discutir o tema.

A principal proposta é acabar com as proibições para a indicação de administradores previstas na Lei das Estatais que foram consideradas inconstitucionais em decisão monocrática do ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski.

Com isso, a estatal pretender “considerar hipóteses de conflito de interesses formal nos casos expressamente previstos em lei”.

Também foi proposto criar uma reserva de remuneração de capital, com valor ainda não definido. O objetivo é garantir recursos para o pagamentos de dividendos, recompra de ações, absorção de prejuízos e incorporação ao capital social.

Como reflexo, as ações preferenciais (PETR4) caíram 6,61% nesta 2ª feira, fechando a R$ 35,35. Já os papeis ordinários (PETR3) desvalorizaram 6,03%, indo a R$ 38,35.

O valor de mercado da companhia caiu de R$ 515,7 bilhões, registrados na última 6ª (20.out), para R$ 483,4 bilhões. A perda é o equivalente ao valor da Engie Brasil, companhia do setor energético avaliada em R$ 33 bilhões, aponta o consultor financeiro Einar Rivero.

Na última 4ª (18.out), a Petrobras atingiu seu recorde histórico em valor de mercado, alcançando R$ 525,1 bilhões. O resultado foi puxado pela alta cotação do petróleo no mercado externo.

Desde então, a empresa viu seu valor diminuir em R$ 41,6 bilhões. Essa redução é equivalente ao valor de mercado de empresas como Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) ou Prio (PetroRio).

Poder 360

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Audiência Pública debate Projeto que estrutura a carreira de professor

Foto: Francisco de Assis

Audiência Pública, realizada na manhã desta terça-feira (10) na Câmara Municipal, debateu o projeto de lei complementar, de autoria do executivo, que organiza e estrutura a carreira de professor da rede pública de ensino de Natal. O PLC 19/2023 institui o seu respectivo plano de carreira e remuneração, também criando novos cargos.

De propositura do vereador Daniel Valença (PT), a audiência teve como objetivo abrir espaço para os professores e o Sinte-RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN) se posicionarem na Comissão de Educação. A categoria se mostrou insatisfeita por não ser convocada para debater o projeto antes do mesmo ser encaminhado à Câmara Municipal.

“Não se pode apresentar um projeto desse, sem discutir e sem consultar os principais interessados, as professoras e professores. Um projeto que altera tanto a carreira e a vida das pessoas não pode ser discutido, ser aprovado aqui, votado aqui, sem discussão com esses interessados”, falou o vereador Robério Paulino (PSOL).

Os professores foram decisivos em dizer que a categoria quer o sim a realização de um concurso, mas não a extinção do plano de carreira. Pedem a alteração de 26 emendas do projeto atual e que se unifiquem as leis.

“Então o que nós queremos e estamos lutando ao longo desses dias é a retirada desse PLC já que há uma falta de diálogo da prefeitura e da secretaria municipal de educação. Vamos dialogar. Queremos fazer um PLC novo, unificando as duas categorias. Abra o diálogo e faça um concurso porque uma coisa não está atrelada a outra. A prefeitura pode realizar um concurso e pode discutir e criar um projeto de lei que unifique essas categorias”, observou Eliene Bandeira, diretora do Sinte-RN.

Os vereadores Bispo Francisco, de Assis (PRB), Júlia Arruda (PCdoB), Brisa Bracchi (PT), Ana Paula Araujo (Solidariedade), Anderson Lopes (PSDB) e Nina Souza (PDT) estiveram presentes no debate.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Idema diz que respostas da prefeitura ainda foram insatisfatórias e não dá licença para engorda

Foto: Reprodução

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN) comunicou nesta terça-feira (16) que a Prefeitura do Natal ainda deve explicações dentro do processo de licenciamento da obra de engorda da Praia de Ponta Negra. Com isso, o início da obra ainda não será autorizado.

Na última sexta-feira (12), a Prefeitura entregou mais um pacote de respostas às exigências do órgão ambiental que impediam a emissão da licença. Foi uma resposta a uma lista de 19 itens que o Idema informou que ainda não haviam sido respondidos.

Uma das condicionantes dizia respeito à avaliação do impacto da obra sobre praias adjacentes e outra era a falta de detalhamento sobre o projeto de adequação da drenagem da praia após a engorda.

Nesta terça, o órgão ambiental convocou uma entrevista coletiva para o fim da tarde, mas já antecipou que “questionamentos ainda impedem a emissão” da licença.

pedido para emissão da Licença de Instalação e Operação (LIO) foi apresentada pela prefeitura em 12 de junho. No dia 8 de julho, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) liderou um protesto na porta do órgão para cobrar agilidade na licença. Durante o ato, manifestantes arrombaram um portão e invadiram a sede do órgão.

O que é a obra da engorda

A engorda de Ponta Negra consiste no alargamento na faixa de areia da praia, com até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca. A intervenção é considerada fundamental para frear o processo de erosão que atinge o Morro do Careca.

A engorda será feita a partir de uma retirada de areia submersa trazida de uma jazida em alto mar para Ponta Negra. A obra vai custar mais de R$ 73 milhões e será realizada pelo consórcio formado pelas empresas DTA e AJM.

Em 2023, o Idema emitiu a Licença Prévia, que permitiu a realização dos serviços até aqui.

Fonte: Portal 98fm

Opinião dos leitores

  1. Inacreditável, enquanto isso o morro do careca diminui a cada dia.
    O que a politica suja faz com o pobre RN ao olhos de todos!!!!! Um estado que está na UTI faz tempo.

  2. Fátima e o PT são os responsáveis direto pela derrocada do turismo no RN, serão responsabilizados ainda pelo desabamento do Morro do Careca, isso demonstra apenas a irresponsabilidade e a falta de comprometimento com o povo do RN. Fátima trouxe a tragédia e caos para o nosso Estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alares lança plano de banda larga 1 Giga específico para público Gamer

Foto: Divulgação 

A Alares, operadora independente de serviços de telecomunicações, que fornece acesso a Internet via fibra óptica, TV por assinatura, telefonia fixa e streaming, acaba de anunciar o plano 1 Giga Gamer. Com foco em oferecer uma experiência diferenciada em velocidade, estabilidade e performance para o público gamer, o pacote inclui Internet para download de 1Gbps, upload de até 500 Mbps, por R$ 149,99.

Segundo a edição de 2024 da Pesquisa Game Brasil, levantamento anual sobre o consumo de jogos eletrônicos no País, o número de brasileiros que afirma jogar algum tipo de jogo digital cresceu e já atinge 74% da população. O estudo aponta, ainda, que 85% dos brasileiros consideram que jogos eletrônicos são uma de suas principais forma de diversão.

“Continuamos expandindo nosso portfólio para oferecer serviços relevantes aos consumidores em nossos mercados de atuação. Estimamos que mais de 30% da nossa base de clientes joga on-line, pelo que consideramos fundamental desenvolver um produto para este público exigente, que procura por acesso à Internet veloz e estável”, menciona Alejandro Contreras, CMO da Alares.

O serviço foi desenvolvido pensando nas necessidades do público adepto a jogos on-line e bastante exigente quanto à performance, contando com:
Internet 1 Gbps de download: velocidade ideal para games;

ExitLag: aplicativo exclusivo que busca melhorar a performance de jogos on-line ao otimizar a conexão de Internet do usuário. Ele minimiza o atraso e evita a perda de pacotes de dados durante a transmissão;

Ponto Cabeado: o que possibilita utilização diretamente da rede banda larga, sem a utilização compartilhada da rede Wi-Fi;

Roteador Wi-Fi 6: tecnologia sem fio que oferece maior velocidade, eficiência e cobertura, capaz de suportar simultaneamente diversos dispositivos ao mesmo tempo

O pacote de banda larga gamer estará disponível a partir de julho de 2024. Para adquirir, basta acessar o site www.alaresinternet.com.br ou ligar para a central de atendimento 10600.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Alerta de mau tempo: litoral do RN poderá ter ventos de até 61km/h

Foto: reprodução/g1

A Marinha do Brasil emitiu nesta terça-feira um alerta de mau tempo que inclui o litoral do Rio Grande do Norte (RN). De acordo com o comunicado, os ventos poderão chegar a até 61 km/h, o que equivale a 33 nós. O alerta de mau tempo no RN é válido a partir da manhã da quarta-feira (14) até a tarde da quinta-feira (15).

A Marinha aconselha que “as embarcações de pequeno porte ‘evitem a navegação’ e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores, casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.”

Confira abaixo o alerta de mau tempo para o RN na íntegra:

“A Marinha do Brasil participa que a intensificação de ventos no oceano poderá afetar a faixa litorânea entre os estado do Rio Grande do Norte e do Maranhão, entre Natal (RN) e São Luís (MA), com ventos de direção sudeste a leste e intensidade de até 61 km/h (33 nós), entre a manhã do dia 14 e a tarde do dia 15 de agosto.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo.

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, ou por meio dos aplicativos “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e “Boletim ao Mar”, desenvolvidos em parceria com a Petrobras e com o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), respectivamente.

Os aplicativos estão disponíveis para download nos smartphones e tablets com sistemas Android e iOS. Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.”

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *