Mundo

Conheça Doug Emhoff, marido de Kamala que pode ser “primeiro-cavalheiro” dos EUA

Foto: Instagram

A vice-presidente Kamala Harris, que já tem apoio de delegados suficientes para garantir a candidatura democrata à Casa Branca, pode se tornar a primeira mulher a ocupar o Salão Oval na história dos Estados Unidos.

Caso Kamala vença essa potencial disputa direta contra o ex-presidente Donald Trump, outro fato histórico marcará a política americana. O marido da vice-presidente, Doug Emhoff, será o primeiro “primeiro-cavalheiro” da história do país.

Emhoff já ficou marcado por se tornar o primeiro “segundo-cavalheiro” dos EUA, quando Kamala fez o juramento em 20 de janeiro de 2021.

No Brasil, o marido de uma chefe de Estado é chamado de consorte. Emhoff atualmente utiliza a conta oficial no X (antigo Twitter) @SecondGentleman.

Antes da posse de Biden e Kamala, ele tweetou sobre o novo papel dele.

“Tenho esse senso crescente de responsabilidade. Mas eu sei que não estaríamos aqui sem o apoio de tantos —familiares, amigos e mais. Obrigado por estarem do nosso lado conforme começamos esse próximo capítulo”.

Emhoff, um advogado bem-sucedido do ramo do entretenimento, se casou com Harris em 2014, quando ela era procuradora-geral na Califórnia.

Harris é madrasta dos dois filhos adultos de Emhoff, Cole e Ella, que carinhosamente a chamam de “Momala” [uma brincadeira com Kamala e a palavra ‘mom’, mãe em inglês].

O apoio de Emhoff ao longo da carreira de Harris é notável, especialmente durante a campanha dela.

E apesar de ficar fora dos holofotes durante a maior parte do tempo, Emhoff falou à revista GQ sobre seu novo cargo. “Eu posso ser o primeiro segundo-cavalheiro, mas não quero ser o último”.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Mais de 15 deputados disputam relatoria da PEC da jornada 6×1

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

A PEC que acaba com a jornada de trabalho 6×1 virou o novo sonho de consumo dos deputados. Segundo membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, mais de 15 deputados já disputam, nos bastidores, a relatoria da proposta.

Esses parlamentares, segundo apurou a coluna, já teriam procurado a presidente do colegiado, a deputada bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC). Eles pedem para serem escolhidos como relator da PEC protocolada por Reginaldo Lopes (PT-MG).

Como mostrou a coluna, o PT iniciou uma ofensiva sobre a atual presidente da CCJ para tentar votar a PEC de Reginaldo Lopes sobre o fim da escala de trabalho 6×1, e não a proposta da deputada Erika Hilton (PSol-SP), que ainda não foi protocolada.

De acordo com petistas, o favorito do partido para relatar a PEC seria o deputado federal Alencar Santana (PT-SP). Caciques do PT admitem nos bastidores, contudo, que a proposta terá mais chances de ser aprovada caso o relator seja de um sigla de centro.

Deputados do PSol dão como certo que as duas PECs acabarão sendo juntadas. Na avaliação desses parlamentares, para que a mudança seja aprovada, será preciso discutir um período de transição entre o fim da escala 6×1 e as novas regras para a jornada de trabalho..

De acordo com petistas, o favorito do partido para relatar a PEC seria o deputado federal Alencar Santana (PT-SP). Caciques do PT admitem nos bastidores, contudo, que a proposta terá mais chances de ser aprovada caso o relator seja de um sigla de centro.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. E preciso saber que a grande maioria não vai realmente folgar e sim usar o dia a mais de folga para fazer extra em outra empresa .
    O problema não é folga a mais, e sim maior remuneração pois de que adianta a folga sem dinheiro.

  2. Sobre a intenção de mudar o horário de trabalho, isso pode trazer beneficio ou não trazer, porque na alçada dos políticos todos nós achamos que eles já trabalham poucos, conheci um médico, que inclusive foi meu médico, ele me falou que trabalhava em Brasília, de terça a quinta, na segunda e sexta tralhava em sua clínica em Natal, então se fizermos uma conta de somar ele não trabalhava nem 20 horas semanais, então a mesma coisa são os deputados, os vereadores. Portanto, e fizermos uma comparação , dos funcionários em si, daqueles que marcam ponto. Poderia ser rentável se o servidor que trabalha 40 horas semanais passasse a trabalhar 30. Neste caso poderia sobrar 10 horas e servir para haver um aumento de empregos. Isso em repartições públicas, mas no meio privado isso não seria aprovado, porque o empresário jamais aceitaria. Portanto serveria como uma experiência. Na verdade, o que ocorre é que o Lula está perdido, ele que é um incapacitado, um sujeito mesquinho, analfabeto, e pabuloso, sem a menor condições de levar o barco para frente. dou uma sugestão, Lula pede para c. e sai, entrega ao vice. Fora Lula.

  3. Eu posso dizer que conheço bem a cidade do Natal, pois aqui cheguei para morar no dia 20 de janeiro de 1968, quando Natal ainda era muito pequena, apelidada por Cascudo como a noiva do sol, posso até me estender mais um pouco e dizer que já era a esposa do sol, e se trocando tudo isso a miúdos , existiam os famosos bairros, e aqueles mais distantes como a cidade nova, cidade da Esperança e Felipe Camarão, também conhecido como Peixe boi.A população da cidade era em torno de 200 mil habitantes, e ainda não existia a Zona Norte, apenas a Av. João Medeiros Filho, e a Redinha Velha. Porém a violência na cidade quase não existia, às vezes as viaturas polícias prendia uma pessoa sem o menor motivo, apenas por o encontrar fazendo um xixi na rua, porém sem ser visto por alguém, porque naquela época a iluminação pública era muito deficitária, mas era para mostrar serviços perante aos delegados policias que naquele tempo,
    era da polícia militar. Portanto em contrapartida existia mais amor, e á cidade era melhor policiada. Existiam as guardas da policia militar.

  4. Daqui a pouco os esquerdistas vão pedir uma PEC para que os presos fiquem 2 dias presos por 5 em liberdade.

  5. Eu defendo um meio termo como 40 horas semanais e uma folga obrigatória aos domingos. Acho isso justo, mas mais que isso considero um problema para o empregador

    1. Se ninguém trabalhar aos domingos , como os que estão de folga vão aproveitar com tudo fechado?

  6. Por aí já dá pra ver o interesse da esquerda em aprovar essa PEC, só populismo. Até parece que ninguém conhece essa quadrilha kkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Cerca de 47 milhões de trabalhadores estão na informalidade ou devendo impostos

Reprodução

Cerca de 47 milhões de trabalhadores estão na informalidade ou devendo impostos, no caso dos microempreendedores individuais (MEI).
Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria da Receita Federal.

A mudança no formato de fiscalização do PIX e dos cartões de crédito pela Receita Federal, anunciada no começo deste ano, e depois revogada pelo governo federal diante da repercussão negativa e da divulgação de informações falsas (de que a movimentação financeira seria taxada), gerou tensão entre os empreendedores.

O temor era de que, em posse de informações mais detalhadas sobre sua movimentação financeira, os contribuintes fossem chamados pela Receita Federal para dar explicações, ou para pagar impostos devidos. O chefe do Fisco negou que esse fosse o objetivo do órgão

Veja as informações sobre informais e inadimplentes:

Dados do IBGE apontam que, em novembro do ano passado (última informação disponível), havia 40,3 milhões de trabalhadores na informalidade, o equivalente a 38,7% da população ocupada.

De acordo com a Receita Federal, havia, em setembro de 2024 (último dado divulgado), 16,17 milhões de microempreendedores individuais no país, dos quais 6,78 milhões estavam inadimplentes no pagamento dos impostos ao governo, estados e municípios.

Segundo o economista sênior e gerente de projetos sobre o mercado de trabalho na LCA Consultores, Cosmo de Donato Junior, o número de trabalhadores informais sempre foi alto no Brasil por conta de disparidades regionais grandes. Isso porque as regiões menos desenvolvidas (como o Norte e Nordeste) apresentam oportunidades menores de trabalho com carteira assinada pela falta de qualificação.

Leia mais

G1

Opinião dos leitores

  1. Norte e Nordeste sempre foram as regiões menos industrializadas, vítima de governos incompetentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil pode economizar R$ 24,8 bi por ano em custos de saúde se reduzir em 1% a taxa de tabagismo

Foto: Zanone Fraissat/Folhapress

Se reduzisse a prevalência de fumantes em apenas um ponto percentual, o Brasil deixaria de gastar por ano R$ 24,8 bilhões com os custos diretos e indiretos relacionados ao tabagismo, mostra uma nova ferramenta apresentada durante congresso internacional de controle do tabaco, que ocorreu em Dublin (Irlanda) nesta semana.

O modelo interativo, que consta no novo Atlas do Tabaco, demonstra como os países podem usar impostos sobre o tabaco para gerar novas receitas, reduzir o número de fumantes, aumentar a produtividade econômica e recuperar milhões em despesas de saúde no tratamento de doenças relacionadas ao tabagismo.

Desenvolvido pela equipe de economia para a saúde da Universidade Johns Hopkins, Vital Strategies e American Cancer Society, o Estimador de Recuperação de Custos e Receitas (Corre, na sigla em inglês) usa dados recentes de mais de cem países para estimar o possível ganho de receita tributária em diferentes cenários fiscais.

No Brasil, por exemplo, a ferramenta parte de uma prevalência média de 11% de tabagismo e de um gasto de R$ 334,1 bilhões, entre tratamento das doenças causadas pelo cigarro, perda de produtividade e mortes. Considera R$ 5,50 o preço médio e 4,4% de total de taxas por maço de cigarro.

No cenário mais conservador, se quisesse reduzir a prevalência para 10%, o preço recomendado do maço de cigarro seria R$ 8 com taxas de 6,9%. Assim, teria na receita fiscal dos cigarros um ganho esperado de R$ 3,6 bilhões e deixaria de gastar quase R$ 25 bilhões com despesas relacionadas ao tabagismo.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), a The Union (União Internacional contra a Tuberculose e as Doenças do Pulmão) e especialistas de diversos países presentes na conferência defenderam fortemente os impostos sobre o tabaco como uma das estratégias mais eficazes para prevenir a iniciação ao tabagismo, incentivar a cessação e reduzir o uso geral do tabaco.

“O custo anual do tabaco é impressionante, são 8 milhões de vidas perdidas a cada ano, cerca de US$ 2 trilhões em prejuízos econômicos, grande parte disso proveniente da média de 11 anos de vida que os fumantes perdem, o que significa uma produtividade econômica muito menor”, disse Jeff Drope, professor pesquisador e diretor da equipe de economia para a saúde da Johns Hopkins.

Mary-Ann Etiebet, presidente da Vital Strategies, lembrou que, em tempos em que governos de todo o mundo enfrentam déficits de financiamento em saúde, o aumento de impostos pode significar uma fonte nova de receitas.

“Esperamos que a ferramenta [Corre] sirva para ajudar os países a concretizar o triplo ganho de salvar vidas, reduzir os custos dos cuidados de saúde e gerar receitas”, afirmou.

Um estudo lançado no início deste mês pelo núcleo de gestão em saúde da FGV (Fundação Getulio Vargas) recomenda que o Brasil siga diretriz da OMS que sugere uma carga tributária mínima de 75% sobre o preço final do cigarro. Atualmente, essa carga gira em torno de 70%.

Países da União Europeia, por exemplo, ultrapassam os 80%. O estudo também propõe que os impostos sejam ajustados regularmente com base na inflação, o que pode contribuir para a redução do consumo.

Durante a conferência, o Brasil foi elogiado pela bem-sucedida política antitabagista, mas vários especialistas citaram o fato de o país ter ficado sem reajustar o preço do cigarro entre 2016 e 2024 como um dos principais fatores que levaram o país a registrar aumento na taxa de fumantes.

De acordo com dados preliminares divulgados pelo Ministério da Saúde, entre 2023 e 2024, o percentual de adultos que fumam subiu de 9,3% para 11,6%, um crescimento que interrompe uma tendência de queda que durava quase duas décadas. O aumento foi mais expressivo entre as mulheres, cuja taxa passou de 7,2% para 9,8% —entre os homens, passou de 11,7% para 13,8%.

“O maço de cigarro é muito barato no Brasil. Por isso não dá para considerar só a porcentagem da carga tributária [recomendada pela OMS]. Precisa ter aumento de preço para coibir o consumo“, afirma Monica Andreis, diretora da ACT Promoção da Saúde, organização que trabalha na promoção e defesa de políticas públicas de saúde, entre elas ações contra o tabagismo.

Na reforma tributária também há um imposto especial (TET) que incidirá sobre os cigarros e um imposto geral que incidirá o consumo (IBS). Assim, a carga tributária sobre os cigarros será a soma de ambos.

Vera Luiza da Costa e Silva, secretária executiva da Conicq (Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco e de seus Protocolos), afirma que, embora haja um consenso sobre os benefícios trazidos pelo aumento das taxas e do preço do tabaco, a aplicação ainda é um desafio no Brasil e em outros países.

“Há um lobby muito grande da indústria do tabaco, que tem toda uma narrativa de que aumentar os impostos significa também aumentar o comércio ilícito, quando, na verdade, estudos internacionais e estudos no Brasil mostram que não.”

Segundo ela, o comércio ilícito depende de muitos outros fatores, entre eles a criminalidade. “Não existe isso de você migrar do lícito para o ilícito. O cigarro ilícito também aumenta o preço. Há situações vividas em favelas do Rio de Janeiro em que os ilícitos são mais caros que os lícitos.”

Para Vera Silva, o comércio ilícito precisa ser combatido com repressão e inteligência, mas, segundo ela, há “quase uma paralisação”, embora exista um protocolo internacional para eliminar o comércio ilícito de produtos de tabaco.

De acordo com ela, no Brasil, vários atores do governo —como Ministério da Fazenda, Receita Federal, Ministério da Justiça, Ministério das Relações Exteriores, polícias Federal e Rodoviária Federal— possuem ações em conjunto, mas ainda há vários desafios, como a atualização do sistema de rastreamento e localização para que chegue ao consumidor. “O consumidor tem que poder, através do celular dele, identificar se um produto é ilegal ou não.”

Folha de S.Paulo

Opinião dos leitores

  1. 🇧🇷 não se enganem que este desgoverno está interessado em salvar vidas, está sim interessado em arrecadar mais aumentando o imposto do cigarro, a saúde continuará o que é hoje, muito ruim 🇧🇷

  2. O Brasil é difícil de entender: quer diminuir o uso do tabaco porque causa dependência e doenças graves , mas quer liberar a maconha.

    1. Verdade. Esse país não pode dar certo, pois tudo nele é uma farsa. Demagogia e hipocrisia reinam.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça Federal nega liminar que tentava suspender concessão do Complexo da Redinha

Foto: Reprodução 

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte indeferiu o pedido de tutela de urgência solicitado pelo Ministério Público Federal (MPF) na Ação Civil Pública que questiona a concessão do Complexo Turístico da Redinha à iniciativa privada, realizada pelo Município de Natal.

A decisão, proferida pelo juiz federal Janilson Bezerra de Siqueira, da 4ª Vara Federal, analisou os argumentos do MPF, que alegava violações aos direitos territoriais, culturais e econômicos da comunidade tradicional da Redinha. Segundo o MPF, o município não realizou a Consulta Livre, Prévia e Informada (CLPI), prevista na Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), antes da aprovação da Lei Municipal nº 7.741/2024, que regulamenta a concessão do complexo.

Na ação, o MPF aponta impactos como o desalojamento de comerciantes, demolição de quiosques, alterações nas rotas de embarcações de pesca artesanal e risco de gentrificação que ameaça a preservação dos modos de vida tradicionais da comunidade pesqueira e ribeirinha local.

*Argumentos da Prefeitura*

O Município de Natal, por sua vez, sustentou que não há risco iminente que justifique a medida urgente, pois as obras foram iniciadas em 2021 e já se encontram em fase avançada. Argumentou, ainda, que a paralisação causaria prejuízo ao erário, afetando recursos públicos federais já investidos no projeto.

Além disso, a prefeitura defendeu que não há comprovação formal de que a comunidade local se enquadre como “comunidade tradicional” nos termos do Decreto nº 6.040/2007 e da própria Convenção nº 169 da OIT.

*Fundamentação do Juízo*

Na decisão, o magistrado reconheceu que a discussão sobre o controle de convencionalidade, isto é, a compatibilidade da lei municipal com tratados internacionais, é legítima e pode ser feita pelo juízo de primeiro grau. Contudo, ao avaliar os requisitos para concessão da liminar, entendeu que não ficou comprovada a urgência nem o perigo de dano irreparável.

O juiz destacou que as obras estão em estágio avançado, sendo iniciado em 2021, o que enfraquece o argumento de contemporaneidade do risco. Além disso, apontou a possibilidade de “risco reverso”, ou seja, que a paralisação poderia gerar prejuízo ao interesse público, aos cofres públicos e à própria coletividade.

Com o indeferimento da liminar, o processo segue para a fase de instrução. O magistrado determinou a intimação do Município de Natal para apresentar defesa e manifestar-se sobre a possibilidade de composição consensual. Na sequência, o MPF também deverá se manifestar e indicar as provas que pretende produzir.

Justiça Potiguar

Opinião dos leitores

  1. A verdade é que nas condições impostas pela prefeitura esse MERCADO É UM MICO GIGANTE. De um lado a prefeitura querendo tudo de primeiro mundo, serviço, limpeza e manutenção primorosa, o que é salutar, mas tem seu custo, que não é barato, por outro lado, coloca ex-barraqueiros acostumados a não pagar nada e querer tudo de graça da prefeitura, como locatários, e no meio o futuro permissionário vai vai tentar operar milagre,pois só de condomínio e taxas, o valor por quiosque não fica por menos 5 mil reais. Portanto, do jeito que querem isso nunca vai prosperar e vai ficar encalhado igual o mercado das rocas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputado Tomba Farias pede intervenção do MP/RN para resolver o problema de cirurgia de amputação de membros que o Estado não realiza

Foto: Eduardo Maia

Considerando a situação da saúde pública como sendo “dramática”, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) pediu para que o Ministério Público do Rio Grande do Norte intervenha junto ao governo do Estado para tentar solucionar o problema que atinge centenas de potiguares que precisam e não têm acesso a realizar cirurgias de amputação de membros, muitos desses procedimentos já determinados por ordem judicial.

“Peço o apoio do Ministério Público para que se tome as devidas providências”, disse Tomba, destacando que o governo Fátima Bezerra (PT) tem recursos para tudo, inclusive para autopromoção nos meios de comunicação, mas não tem para atender as necessidades médicas da população.

“Tenho diariamente clamado ao governo que encontre soluções para que as pessoas tenha o direito de amputar os seus membros. Em Santa Cruz tem um caso da paciente Sandra Maria da Silva, que estava com os dedos do pé necrosados, e que, só agora, por ordem judicial, foi autorizada a realização de uma consulta, onde se constatou que, pela demora, ela não terá apenas os dedos amputados, como também o seu pé”, revelou o parlamentar.

Lembrando que recente matéria jornalística veiculada pela Intertv Cabugi mostrou o drama vivido por quem precisa de amputação, Tomba Farias questiona até quando a população do Estado vai conviver e passar por esse tipo de situação, que, segundo ele, vai de encontro ao direito que todo cidadão tem de ter um atendimento de saúde digno.

“O governo do Estado fechou o Hospital Ruy Pereira e jogou os pacientes aos ‘trancos e barrancos’ no Hospital da Polícia Militar, onde a reportagem da Intertv Cabugi mostrou que naquela unidade hospitalar não tem papel higiênico nem alimentação para os usuários.

“Não aceito esse tipo de coisa que está acontecendo no estado do Rio Grande do Norte”, protestou.

O parlamentar revelou ainda a ocorrência de uma situação gritante de descaso com a saúde pública, ao declarar no Plenário da Assembleia Legislativa que um paciente – José Nilson Bezerra – teve a sua prótese para uma cirurgia de quadril erradamente destinada para outro paciente. A prótese que seria utilizada no senhor José Nilson Bezerra foi comprada através de decisão judicial, mediante bloqueio de recursos do Estado para a aquisição do equipamento.

“Sabe o que aconteceu, senhores deputados? A prótese foi usada em outro paciente. E então, até hoje, o paciente que tinha o direito a utilização da prótese, graças a uma decisão judicial, não teve a sua cirurgia feita e se encontra em uma cadeira de rodas”, ressaltou.

Opinião dos leitores

  1. Dona Fátima recebeu o governo do Estado com o Hospital Riy Pereira funcionando normalmente. Como se encontra hoje o referido hospital? Os MP’s estão cegos?

  2. É uma pena que só se preocupa próximo a uma eleição, quando não tem eleição desaparece, típico do político Brasileiro, acorda povo.

  3. Más o secretário cadeado fechou o hospital de referência para amputação de membros, isso é o PT

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula autoriza abertura de processo para aplicação da Lei de Reciprocidade contra os EUA

Foto: Gabriela Biló/Folhapress

O presidente Lula (PT) autorizou nesta quinta-feira (28) que o Itamaraty dê início ao processo para adoção de medidas da Lei da Reciprocidade contra os Estados Unidos.

A pasta comandada pelo ministro Mauro Vieira acionou a Camex (Câmara de Comércio Exterior), que tem 30 dias para analisar os argumentos sobre a legalidade de acionar instrumentos de retaliação.

Por determinação de Lula, a equipe do ministro Fernando Haddad (Fazenda) vinha elaborando nos últimos dias, com a ajuda de outras pastas, um conjunto de medidas para eventual resposta às sanções impostas pelo governo de Donald Trump contra o Brasil.

A iniciativa parte da necessidade de o governo estar apto a tomar contramedidas diante da constatação de que Trump não demonstra intenção de recuar e às vésperas do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou à Folha um dos auxiliares de Lula envolvidos no processo.

De acordo com esse integrante do governo, a tensão pode se acirrar ainda mais conforme o avanço no Congresso Nacional do debate sobre regulação das big techs.

Segundo diplomatas que acompanham o processo, o governo brasileiro vai comunicar os americanos sobre o acionamento dessa ferramenta, para que a equipe de Trump possa definir se quer fazer consultas sobre o caso.

Caso a Camex dê aval a esse procedimento, será instalado um grupo interministerial para discutir possíveis contramedidas, conforme previsto na Lei de Reciprocidade.

O processo de acionamento da Lei de Reciprocidade Econômica deve correr paralelamente a outras reações que o Brasil tem feito ao tarifaço de Trump, além das respostas do governo às investigações abertas pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) sobre supostas práticas comerciais abusivas.

A discussão de contramedidas de reciprocidade, na avaliação de um integrante do Itamaraty, mantém aberto o espaço para negociações com o governo dos EUA, ao longo do processo.

O auxiliar de Lula disse que as contramedidas podem ser provisórias e decididas apenas pelas pastas da Casa Civil, Fazenda, Relações Exteriores e Indústria e Comércio. Mas podem ser ordinárias, mais prolongadas. Nesse caso, a decisão fica a cargo do Grupo Executivo da Camex, presidido pelo Ministério da Indústria e Comércio.

Pela regra, terão que ser ouvidos todos os demais ministérios. Ao final, o Gecex decide sobre a admissibilidade do pedido. Não há indicação ainda de medida a ser aplicada, o que deve ser definida ao final do processo.

Folha de S.Paulo

Opinião dos leitores

  1. O culpado de disso é Bolsonaro e seu filho, que pra salvar a pele do pai tá provocando a taxação, taxa Bolsonaro, são incompetentes, vagabundos, maldosos e só ligam pra eles, a gente Brasileiro que se lasque, ainda tem imbecil que apoia essa familia delinquente.

  2. Esse senhor garantiu a sobrevivência de filhos, netos e bisnetos, não está dando a mínima para o desenvolvimento do país, ele e a Janja já têm recursos sobrados o resto que se lasque

  3. Véio macho! Esse sim! Não é covarde, não foge para os EUA para atentar contra o Brasil e nem protege familiar réu (futuro condenado).

    1. Esse bandido chamado de Luladrão junto com sua quadrilha, vai nos levar à miséria, esse canalha que já está perto de ir para os braços do capeta, quer penalizar a população por não o apoiar eleitoralmente, simples vingança…

  4. Esse cidadão é um fantoche. Nenhum governo no mundo se atreveu a bater de frente com os EUA. Agora vem ele querer dar uma de arrochado. Vai lascar o Brasil.

    1. Vc é vira lata e capacho do tio sam… kd o patriotismo, cara pálida!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Novo Ensino Médio: secretários de Educação criticam mudanças do MEC e pedem que implementação seja adiada

Foto: Agência O Globo

Os secretários estaduais de Educação estão insatisfeitos com pontos da proposta apresentada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, para o Novo Ensino Médio e irão pedir que as mudanças ocorram somente a partir de 2025. Em posicionamento junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e aos conselhos estaduais, os secretários têm como principal crítica o aumento da carga horária.

O pedido de ajuste será enviado para Santana nesta terça-feira, 22. O ministro apresentou a proposta para o Novo Ensino Médio no último dia 7 e aguardava, até esta segunda, as sugestões do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e demais entidades de educação, além das comissões de educação da Câmara e do Senado.

No documento ao ministro, os secretários afirmam que qualquer modificação da pasta é “inviável para o ano letivo de 2024, cujo planejamento já teve início à luz da legislação vigente”, e que a mudança exige um “período de transição factível”, devendo ser aplicada apenas em 2025.

Já Santana tem pressa em implementar as alterações e espera enviar ao Congresso até setembro uma proposta consolidada para o Novo Ensino Médio.

Os secretários também pedem que a carga horária para a formação básica seja reduzida para 2,1 mil horas. Inicialmente, a reforma previa 1,8 mil horas para disciplinas básicas, como Português, Matemática, Biologia e História. O MEC aumentou a carga básica para 2,4 mil horas após professores acusarem que o tempo original seria insuficiente para o ensino.

Os titulares estaduais defendem que a formação básica tenha 300 horas a menos que a nova proposta do governo, sob argumentação de que a carga dificultaria a oferta do ensino técnico.

Os ajustes no Novo Ensino Médio, apresentados por Santana no início de agosto, tiveram como base a consulta pública feita desde março, quando o governo passou a reavaliar a reforma, alvo de críticas por profissionais e entidades do setor. Em abril, o MEC decidiu suspender o calendário de implementação, que vinha sendo executado nas escolas desde 2022.

No texto, os secretários e os conselhos pedem que “o MEC firme o compromisso de estabelecer maior harmonia na atuação junto às demais instituições responsáveis pela oferta e regulação do ensino médio no Brasil”.

A partir de amanhã, a pasta da Educação passará a construir uma proposta definitiva para levar para a avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Caberá a Lula definir qual melhor formato de encaminhamento das mudanças. Não há definição sobre quais pontos irão tramitar via projeto de lei e quais serão implementados via portaria ou decreto.

O Globo, por Karolini Bandeira

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

TRT-RN leiloa estádio Barretão, do Globo de Ceará-Mirim, nesta sexta-feira (22)

Foto: Reprodução

Uma área de 120 hectares na fazenda Jacoca de Cima I, onde foi construído o estádio Barretão, a sede oficial do Globo F.C. e um armazém com 1.100 m² de área construída, em Ceará-mirim, será leiloada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), no próximo dia 22 de março (sexta-feira).

O estádio foi penhorado pela 5ª Vara do Trabalho de Maceió para garantir o pagamento de uma dívida trabalhista da Tendência Tecnologia Educacional Ltda-ME, que tramita na 5ª Vara do Trabalho de Maceió, empresa que tem entre seus sócios o proprietário do clube.

O primeiro leilão do ano de 2024 do TRT-RN será realizado na sexta-feira (22), a partir das 9h, reunindo 40 lotes de bens penhorados pelas Varas do Trabalho de Natal, Mossoró, Assu, Caicó, Ceará-Mirim e Currais Novos para pagamento de dívidas trabalhistas.

O leilão será presidido pelo juiz Inácio André de Oliveira, da Coordenadoria de Mandados e Pesquisa Patrimonial e da Central de Mandados do TRT-RN.

Imóveis
Além do estádio Barretão, o TRT-RN vai leiloar vários imóveis, automóveis e equipamentos industriais, com destaque para a Fazenda Nascença III, em Ceará-mirim e a Fazenda Catamboeira, em São Gonçalo do Amarante, uma garagem de ônibus e uma casa à beira mar de Pitangui, no litoral norte.

Também serão leiloadas várias salas comerciais no centro do Rio de Janeiro, um prédio comercial no bairro da Ribeira e a sede do Centro Social Urbano do bairro da Nossa Senhora da Apresentação, em Natal e um terreno no bairro Paredões e uma casa no conjunto Vingt Rosado, em Mossoró.

O TRT-RN ainda vai leiloar 400 milheiros de tijolos de 8 furos e todos os equipamentos da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de São Miguel, na região oeste do estado e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Natal.

O pregão será híbrido, com lances presenciais e telepresenciais. Os lances presenciais poderão ser apresentados no auditório do Hotel Majestic (Av. Roberto Freire, 3800 – Ponta Negra, em Natal).

Os lances telepresenciais será necessário o cadastramento no site do leiloeiro (www.mnleilao.com.br), onde a lista dos bens que serão leiloados já está disponível para consultas.

SERVIÇO
1º Leilão Judicial do TRT-RN
Data: Sexta-feira (22 de março de 2024), às 9:00h
Presencial: Hotel Majestic (Av. Roberto Freire, 3800 – Ponta Negra, em Natal).
Telepresencial: www.mnleilao.com.br

Opinião dos leitores

  1. Para conhecimento de todos, não há nenhum processo em execução de penhora em nome da APAE Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Justiça pode impedir Trump de nomear Musk para o governo

Reprodução

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou durante sua campanha que criaria um departamento de eficiência governamental e que o empresário Elon Musk seria o seu “secretário de corte de custos”. O órgão, segundo Trump, teria como objetivo melhor a alocação dos impostos arrecadados.

Porém, a Justiça dos Estados Unidos pode impedir que o presidente eleito nomeie Musk para compor sua administração. Dono da empresa de produção e desenvolvimento aeroespacial SpaceX, Musk possui contratos bilionários com a Nasa e com o Pentágono.

O Escritório de Ética Governamental, órgão responsável por supervisionar a idoneidade das nomeações dos presidentes, poderá interpretar a indicação de Musk como conflitante com os seus interesses pessoais.

No cargo de secretário de departamento, o bilionário teria poder significativo para influenciar as políticas públicas, infringindo as leis dos Estados Unidos.

O ânimo do dono da SpaceX para ocupar a nova pasta do governo norte-americano não parece ter sido afetado pelas regras federais. No X (ex-Twitter), o bilionário afirmou que o departamento seria “épico”.

Em outra demonstração de interesse em integrar a administração Trump, Elon Musk disse durante comício em Nova York em outubro que queria reduzir os gastos do governo em US$ 2 trilhões. O valor representa quase 30% do gasto total dos EUA no último ano fiscal –de outubro de 2023 a setembro de 2024.

Embora Elon Musk apresente entusiasmo, o bilionário já teve desavenças políticas com o republicano.

Durante o 1º mandato de Trump (2017-2021), o dono da SpaceX foi escolhido para participar de um seleto grupo de 16 bilionários e CEOs de grandes empresas. O Fórum Estratégico e Político do Presidente, nome dado ao conselho, serviu para que o republicano fizesse consultas que o ajudassem a tomar decisões econômicas.

A saída de Musk do grupo consultivo se deu depois de Trump não seguir os seus conselhos e ter tirado, em 2017, os Estados Unidos do Acordo de Paris –tratado de combate às mudanças climáticas. Na época, o bilionário afirmou ter feito “tudo o que pôde” para convencer o então presidente, que afirmou que o “fardo econômico” do pacto era “injusto” aos pagadores de impostos norte-americanos.

O relacionamento de Trump e Musk, no entanto, melhorou durante a campanha de 2024, com o republicano chegando a dizer que “ama” o bilionário. O empresário acompanhou a apuração dos votos na mansão do presidente eleito em Mar-a-Lago, na Flórida.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal registra aumento de adolescentes que tiveram contato com bebidas alcoólicas em idade escolar

Foto: Reprodução 

consumo de bebidas alcoólicas entre adolescentes e pré-adolescentes é cada vez mais comum em Natal e cresceu de cerca de 49% em 2012 para 55% em 2019. O percentual foi maior entre as meninas, que saíram de 51% em 2012 para 59% em 2019. Para os meninos, o indicador foi de 47% em 2012 para quase 51% em 2019. Os dados constam na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2009-2019), divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando analisadas as dependências administrativas das instituições de ensino, o contato com bebidas alcoólicas por parte de estudantes de escolas públicas é bem maior quando comparado com os de instituições particulares.

Em 2012, 50% dos estudantes das escolas públicas disseram ter consumido bebidas alcoólicas pelo menos uma vez; em 2019, esse percentual subiu para 60%. Nas escolas particulares, houve uma redução de 2% entre 2012 (48%) e 2019 (46%).

Interesse pelo cigarro

Os estudantes natalenses entre 13 e 15 anos têm experimentado menos o cigarro. Em 2009, 19,3% dos jovens natalenses disseram ter experimentado cigarro ao menos uma vez. Em 2012, esse percentual chegou ao seu menor índice, alcançando 12,9%.

Em 2019, embora tenha ocorrido um aumento para 16,7%, Natal figurou como a terceira capital no Nordeste e no Brasil onde os jovens menos experimentavam o cigarro.

Tal como observado com as bebidas alcoólicas, quando analisadas as dependências administrativas das instituições de ensino, o primeiro contato com o cigarro por parte de estudantes de escolas públicas é bem maior quando comparado com os de instituições particulares.

Portal da Tropical 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Caixa anuncia parceria com BNDES e Ministério da Economia para oferecer R$ 50 bilhões a projetos municipais

Foto: Renato Souza/R7

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (20) uma parceria com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e o CPPI (Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos), do Ministério da Economia, para a realização de projetos estruturantes nos municípios.

O BNDES espera que as ações aprovadas movimentem R$ 50 bilhões, até o fim deste ano, em diversas frentes de projetos do programa de parcerias e privatizações. Entre as primeiras ações da parceria estão propostas sobre iluminação pública e saneamento básico.

A expectativa é que até 2.900 municípios sejam atendidos, com redução de 60% no consumo de energia por meio da otimização dos serviços oferecidos aos consumidores.

A vice-presidente de Governo da Caixa, Tatiana Thomé, destaca que a experiência do banco público na realização de projetos servirá para alavancar o programa.

“Com essa parceria, poderemos multiplicar, criar uma esteira de projetos, e a população atendida será muito maior. A Caixa tem experiência na estruturação de projetos para entes subnacionais. Temos hoje 72 unidades especializadas para fazer um relacionamento próximo como ente público para conseguir adaptar a realidade de cada um dos municípios e conseguir alavancar esses projetos. Com isso, vamos garantir a geração de emprego e renda nesses municípios”, disse.

A primeira iniciativa, de acordo com Thomé, será a capacitação de servidores municipais para atuar no programa. “Vamos oferecer um curso para servidores, sobre o que é PPP e concessão, passando por todas as etapas de estruturação, até o acompanhamento do contrato”, destacou.

Ela ressalta que as cidades poderão formar consórcios para alavancar investimentos. “Teremos novos chamamentos de iluminação pública, que serão publicados na próxima semana. Vamos publicar prospectando desses municípios não só projetos individuais, mas também consórcios de municípios”, completa.

R7

Opinião dos leitores

  1. 🇧🇷2️⃣2️⃣As prefeituras administradas pelos petralhas estão com os olhos brilhando com os cifrões que irão desviar.2️⃣2️⃣🇧🇷

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Motorista alcoolizada atropela e mata idoso que andava de bicicleta em Natal

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Um idoso de 67 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (12), em Natal, após a bicicleta usada por ele ter sido atingida por um carro. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, a motorista do veículo confirmou que estava alcoolizada.

O caso aconteceu por volta das 4h40 na avenida Solange Nunes, no sentido do bairro Nova Cidade ao bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste da capital potiguar.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o carro e a bicicleta seguiam no mesmo sentido, porém a condutora do veículo teria perdido o controle e atingido o veículo de duas rodas. Na sequência, o carro atingiu um poste.

O homem morreu na hora e teve o corpo recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). Segundo o sargento Varela, do CPRE, testemunhas disseram que o homem seguia para o trabalho na Ceasa, quando foi atingido.

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

No caso, foi uma colisão posterior. O cidadão vinha na bicicleta subindo a ladeira, ela perdeu o controle e passou por cima da bicicleta e dele. Ela confirmou que tinha ingerido bebida alcoólica, tinha tomado cerveja em um aniversário no bairro Planalto“, afirmou o sargento.

A condutora foi levada ao Itep para fazer testes sobre o consumo de bebida alcoólica e, em seguida, deve ser conduzida à delegacia de plantão, segundo a polícia.

Segundo os policiais, a mulher não fez o teste do bafômetro no local do acidente porque estava muito nervosa.

Segundo a companhia energética do estado, a colisão contra um poste de baixa tensão deixou sete imóveis sem energia. Equipes técnicas foram enviadas ao local e a previsão inicial é que o poste seja substituído até às 13h.

g1-RN

Opinião dos leitores

  1. O álcool é a droga mais perigosa que existe. Em países adiantados, até a propaganda é proibida…

  2. Que esse crime tambem seja pra o prefeito, pois a zona oeste está entregue as baratas, não tem calcadas, é só buraco, escura, e lixo..uma ciclovia fake não existe nessa zona.

  3. Que Deus guarde e conforte este Sr e sua família.
    Infelizmente, essa lei não deixa ninguém realmente preso. Preso, impedido, encarcerado. Geralmente paga fiança e vai responder em liberdade, antecedentes, endereço fixo e etc. Precisamos de uma legislação realmente dura, mas, o nosso nível cultural está cada vez mais associado à libertinagem. O certo é visto como errado e o errado é linduuuuu. Basta lacrar!

  4. Infelizmente foi uma vida que se foi e uma familia que perdeu um ente querido e vai ficar a dor que só Deus há de curar.
    Quanto à motorista, vai pagar uma fiança e SE for presa, passa pouquíssimo tempo e sai pra fazer novas vítimas. É BRASIL.

  5. Kd o pessoal que critica as barreiras da Lei Seca? É pra evitar esse tipo de situação. Bebeu e dirigiu está cometendo um crime e deve ser responsabilizado de acordo com o que a lei determina antes que uma tragédia como essa e tantas outras aconteça.

    1. Tem que existir barreiras da lei seca e barreiras para dá segurança a população. Revista a ônibus, táxis, aplicativos , motos e carros em geral.
      Só lei seca não adianta.
      E tem que ser barreiras móveis.

    2. Calígula, vc é café com leite. Deixa eu te dizer uma coisa, a regra é a liberdade de ir e vir! Próximo!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Desvalorização do real só perde para 4 países africanos e Argentina em 2024

Fotos: Reprodução

Muitas das indústrias brasileiras precisam de insumos importados. Quando o dólar sobe, o gasto para ter esses itens aumenta. Com isso, as empresas podem repassar esse custo para o comércio e os consumidores, o que resulta em inflação. Outro exemplo são os fertilizantes usados na produção agropecuária.

Quem vai viajar para o exterior também sofre ao acompanhar as flutuações do dólar. E como ficam a gasolina e o diesel? Apesar de a Petrobras ter mudado a política de preços, o dólar alto pode apressar os reajustes. Portanto, a sensação que dá é que o dinheiro que temos compra menos coisas.

A moeda americana está mais valorizada no mundo por causa dos juros nos Estados Unidos, que atraem investidores. No Brasil, a situação se agrava por causa da dívida pública alta.

“O investidor fica cauteloso. Será que o país vai pagar a dívida ou não? Na dúvida, acaba tirando dinheiro do Brasil”, comentou o economista Alex Agostini.

Tendência de melhora

O real foi a sexta moeda que mais perdeu valor neste ano. Só países da África e a Argentino foram piores. Por outro lado, a expectativa é de que a turbulência diminua. Veja o ranking abaixo:

  1. Nigéria: -42%
  2. Egito: -35%
  3. Sudão do Sul: -30%
  4. Gana: -20%
  5. Argentina: -10,5%
  6. Brasil: -10,3%
  7. Japão: -9,7%
  8. México: -8,7%

“Primeiro aspecto é que eu acho que o dólar tende a ceder um pouco. Isso já traz algum alívio. Segundo, que a gente tem que lembrar que os preços já estão subindo em ritmo menor. Subiram muito em 21 e 22, mas, de maneira geral, estão mais bem controlados. Então, é questão de tempo as pessoas voltarem a ter mais capacidade de consumo”, continuou o economista.

Band

Opinião dos leitores

  1. Também, entre os anos 2019 e 2022 o país sendo jogado para trás, comandado por um incompetente e uns amadores nos ministerios, queriam o que????? A economia a míngua, mínimo de investimento, os países com medo de arriscar no Brasil, saúde, agro, turismo tudo a ver navios. O atual governo está fazendo o possível para consertar esses estragos e com a competência e experiência de Lula e seus ministros conseguirá colocar nosso país de volta ao cenário mundial e econômico.

    1. Kkkkkkkkkkk. Conta outra piada que essa foi muito engraçada.

    2. Como o Bozo entregou o país ao ladrão? Esquerdopata é incapaz de enxergar os fatos.

    3. Kkkkkkkk 🤣🤣🤣😭😭😭😭 TEM QUE RIR PRA NÃO CHORAR COM UMA CARNIÇA DESSAS. PQP! 🤣🤣 SERÁ QUE ELE ACREDITA NISSO MESMO OU É UM TREMENDO DE UM MAU CARÁTER? KKKKK

  2. Salário dos terceirizados do Detran estão atrasados, todo mês é a mesma coisa. O pior que a empresa PB Service não se pronuncia de quando irá pagar aos funcionários.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

CAFÉ: beber de duas a três xícaras durante o trabalho ajuda a reduzir em 33% o risco de morte prematura, diz estudo; entenda

Foto: Freepik

Cientistas da Universidade Soochow, na China, descobriram que trabalhadores que passam ao menos seis horas por dia sentados em seus escritórios tem 33% menos probabilidade de morrer prematuramente se beberem de duas a três xícaras de café durante o trabalho.

Os pesquisadores acreditam que os efeitos anti-inflamatórios do café podem neutralizar os danos causados por passar horas sentado todos os dias. Outros estudos já mostraram que o tempo sentado prolongado de seis a oito horas por dia está associado à morte prematura por doenças cardíacas, diabetes e câncer.

“O café é rico em substâncias bioactivas e há provas crescentes de que pode reduzir a mortalidade por doenças crónicas devido às suas propriedades poderosas”, escreveram os pesquisadores.

A falta de movimento desencadeia uma inflamação generalizada nos principais órgãos e tecidos do corpo, causando danos que podem ser fatais.

O estilo de vida viciado em televisão e o aumento da utilização de computadores no local de trabalho, mostram que uma grande proporção da população fica muito aquém dos níveis de exercício recomendados. Isso pode retardar o metabolismo e prejudicar a capacidade do corpo de controlar o açúcar no sangue, a pressão arterial e a quebra de gordura.

O estudo analisou dados de estilo de vida recolhidos em mais de 10.000 adultos nos EUA durante um período de dez anos. Os voluntários foram questionados sobre quantas horas por dia passavam sentados, bem como o consumo de café.

Os resultados, publicados na revista BMC Health, mostraram que aqueles que ficavam sentados seis horas ou mais, mas consumiam dois a três cafés por dia, tinham um terço menos probabilidade de morrer de qualquer doença durante a década em que foram acompanhados.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Economia cresce, balança comercial tem superávit e FGV confirma previsão de alta do PIB

Foto: AGÊNCIA BRASIL/MARCELLO CASAL JR.

A penúltima semana de setembro começa com números positivos para a economia brasileira. Logo no início da segunda-feira (19), o Boletim Focus, divulgado pelo BC (Banco Central), mostrou que o mercado financeiro continuou a melhorar as estimativas de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) em 2022, que saltou de 2,39% para 2,65%. O Monitor do PIB, apurado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), indicou um crescimento da atividade econômica, em julho, de 0,6% em relação ao mês anterior.

Na comparação com julho de 2021, a economia evoluiu 3,1%, enquanto, no trimestre móvel encerrado em julho, a expansão foi de 3,3%. Em termos monetários, a estimativa é que o acumulado do PIB até julho de 2022 tenha alcançado, em valores correntes, R$ 5.482.820.

Esse resultado confirma o crescimento da economia brasileira, que foi de 1,2% no segundo trimestre do ano, na comparação com os primeiros três meses de 2022, de acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no início do mês.

Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, afirma que o crescimento do PIB em julho refletiu o desempenho positivo da indústria e do setor de serviços no que diz respeito à oferta. “Serviços estão realmente puxando a economia. Mas, quando a gente olha pelo lado da demanda, o consumo está mais ainda impositivo”, avalia.

Para ela, os dados de julho indicam que o desempenho da economia se deve ao consumo, um padrão observado ao longo do ano. Para o segundo semestre, já se esperava o início de uma desaceleração, mas os números de julho sinalizam que a economia ainda está aquecida pelos serviços, explica, ao destacar a existência de uma demanda reprimida.

“A gente tem a expectativa de desaceleração por causa do patamar elevado de juros, mas julho ainda não mostrou isso se concretizando. Então, não sabemos em que momento vai desacelerar”, fala a economista da FGV. A expectativa, diz, é que ela ocorra ainda no segundo semestre e, mais forte ainda, em 2023. “Já neste ano, a gente pode sentir essa desaceleração. Mas, por enquanto, os números não estão mostrando isso”.

Balança comercial

Já a balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 1,732 bilhão na terceira semana de setembro de 2022, no período entre os dias 12 e 18, segundo dados divulgados pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior) do Ministério da Economia. O valor alcançado com exportações foi de US$ 7,791 bilhões e, com importações, de US$ 6,058 bilhões.

Em setembro, o resultado comercial acumula superávit de US$ 3,674 bilhões. A média diária das exportações nesse período registrou aumento de 34,2%, com alta de 59,8% em agropecuária, crescimento de 36,8% em indústria da transformação e de 10,5% na indústria extrativa. No ano, o saldo é positivo em US$ 47,550 bilhões.

As importações subiram 27,4%, também pela métrica da média diária, com aumento de 22,2% em agropecuária, alta de 34,7% na indústria extrativa e de 27,3% na indústria da transformação.

Bens e serviços

Sobre o Boletim Focus, a melhor projeção de crescimento do PIB veio após a divulgação dos dados de atividade de julho, de acordo com o BC. A elevação de 2,65% na estimativas contra 2,02% na alta de um mês atrás é a 12ª alta seguida, Para a expansão do PIB em 2023, por enquanto ainda se espera 0,50%, ante 0,39% de um mês antes.

O Focus mostrou redução na projeção para o crescimento do PIB em 2024, de 1,80% para 1,70%. Para 2025, a mediana foi mantida em 2,00%. Quatro semanas atrás, as taxas eram de 1,80% e 2,00%, respectivamente.

R7

Opinião dos leitores

  1. O trabalho será longo, árduo e penoso, mas com força e resiliência vamos extirpar esse mal que se chama corrupção. Força e fé, minha gente!

  2. Essas notícias arrasa a claque petista, tudo que eles não desejam está acontecendo com o Brasil.

  3. Chora esquerdalhas! Apesar da precisa contra de vcs, os números da economia continuam a surpreender o mercado. Brasil, sob o comando do governo Bolsonaro, foi um dos primeiros países a voltar a crescer e gerar emprego e renda. O país tornou-se exemplo para o mundo.

  4. Tudo culpa do Bolsonaro. Nunca vi um cara pra procurar tantos problemas pra ser acusado. Acho que vou votar no ex-presidiário. Não estou gostando desse Brasil prosperarando, sendo exemplo para o mundo.

  5. O Brasil ao contrário de muitos países do mundo é auto suficiente em energia, alimento, recursos naturais, e sem tantos desastres ambientais, isso nos afasta de uma crise energética como a que se prevê para Europa nesse inverno rigoroso que se aproxima. Logo temos uma facilidade grande de superarmos crises, infelizmente vivemos a mercê de gestores corruptos e irresponsáveis, que sempre estão nos empurrando pra o abismo. Mas, vai chegar o dia que iremos perceber e distinguiremos o político canalha, e assim iremos extirpando-os de nossas vidas, pra dá lugar a um gestor decente e sem mácula nenhuma de corrupção, mas sim com propósitos de interesse do coletivo brasileiro, e aí viraremos essas páginas necrosadas que insistimos em mantê-la nas nossas vidas

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *