Café, bacalhau, picanha e azeite passaram a ser protegidos com grades, lacres e etiquetas antifurto em supermercados de São Paulo. O café foi o produto que teve maior alta no acumulado de 12 meses no último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A reportagem da Folha visitou 15 supermercados nas zonas sul, oeste e central da capital paulista, nos dias 11 e 14 de abril, e observou o fenômeno antifurto em unidades das redes Carrefour, Extra e Pão de Açúcar.
O Mini Extra do largo do Arouche e uma unidade do Carrefour Express no bairro da Saúde guardavam embalagens de café popular atrás de grades na prateleira —mas não as marcas mais caras ou as versões de cápsula. Os funcionários de ambas as lojas disseram que medida era para evitar furtos.
“Só hoje de manhã, duas pessoas já tentaram furtar os sacos de café. É muito constrangedor, porque a gente precisa parar e abordar os clientes”, disse um funcionário.
A rede Carrefour informou que a prática é comum para produtos de alto valor, e que o café se encaixaria nesta categoria. “É uma regra do varejo, nós só seguimos o mercado”, diz.
O Grupo Pão de Açúcar, dono das redes de supermercados Pão de Açúcar, Extra e Assaí Atacadista, não respondeu à Folha até a publicação desta reportagem.
A mais recente pesquisa Datafolha mostrou que quase metade dos brasileiros reduziram o consumo do café devido à inflação. Produto teve alta de 8,14% nos preços de fevereiro a março e de 77,78% no acumulado de 12 meses, segundo o IBGE.
Um promotor de merchandising da marca Pilão disse à Folha que, em uma das unidades do Extra no Grajaú, foram roubadas 300 unidades de café da marca, e que por isso o supermercado adotou os lacres antifurto.
“Uma época, não estavam nem abastecendo alguns supermercados, porque quanto mais abasteciam, mais roubavam. Pilão é mais fácil de roubar porque não é a vácuo e faz menos volume, é mais fininho, mais fácil de esconder.”
A JDE Peet’s, empresa dona das marcas de café Pilão, Caboclo, Damasco, Café Pelé e Café do Ponto, diz que as decisões relacionadas à exposição e comercialização dos produtos em loja são de responsabilidade exclusiva dos varejistas, e que não tem acesso a qualquer informação relativa aos índices de roubo nas redes varejistas.
Outros itens também têm sido alvos de proteção. Em duas unidades do Pão de Açúcar na zona sul, bacalhau, picanha, azeite e bebidas alcoólicas estavam com lacres. Um Mini Extra da região vendia azeites e bebidas em locais fechados perto dos caixas. Já em redes como Dia, Hirota Food e Oxxo, nenhuma proteção foi observada.
“Tem que lacrar mesmo, porque tem muito furto e está muito caro. Não é porque o mercado é mais elitizado, é em qualquer mercado que está caro”, diz o empresário Giovani Ribeiro, 32, que comprava picanha lacrada na unidade da Chácara Klabin. “Café está valendo mais que ouro agora.”
Em uma unidade do Pão de Açúcar em Perdizes, na zona oeste, o café não estava com lacre, mas uma funcionária relatou que a loja vinha enfrentando furtos do produto. “Comprei três pacotes de café e já foi o valor todo da minha compra”, comentou uma consumidora para um repositor. No caso do azeite, apenas as marcas em promoção —posicionadas próximos aos caixas— estavam expostas sem proteção.
Não sabia que Lula tinha poderes de influencia no clima. Todos sabem que a safra do café foi prejudicada por geadas no sul e sudeste do país.
Pesquise na Colombia, grande exportador de café… estão passando pelas mesmas dificuldades.
@FRASQUEIRINO, a “safra” de ovos, carne, leite, pão, gasolina, do dólar, a desvalorização do salário mínimo, a falta de reajuste do teto do MEI e de reajuste do teto do IR, o prejuízo bilionário dos Correios e outras estatais que estavam dando lucro no governo anterior, etc, etc, etc, e principalmente os novos impostos sobre o que compramos e os atuais que aumentaram, tudo isso foi culpa das geadas no Sul e Sudeste também?
Acho q Você pediu demais, essa turma fazer uma pesquisa? pra lerem algo e saber se tem fundamento ou não? é difícil, muuuuito difícil.
Frasquerino, defender o errado mentindo? O Brasil é exportador de café desde o Brasil Imperial, as oscilações da safra seriam absorvidas se o Real não tivesse virado papel higiênico pela irresponsabilidade fiscal desse governo.
Pior cego é aquele que não q ver , ou é ainda está encantado com promessas de 9dedos
Não é só o café, é a cesta básica geral!
Frescurino, Geada sempre teve, até mais intensas, agora café nesse preço, nunca vimos antes na história desse pais
Frescurindo, quer hostentar??
Dependure um pacote de café no pescoço e saia por aí andando pela cidade.
Kkkkkk.
Tá a preço de ouro o café no governo do amor.
Kkkkkk.
Em reunião extraordinária, a diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nesta quarta-feira (13) o uso emergencial da vacina CoronaVac contra a Covid-19 para crianças de 3 a 5 anos.
A agência levou em consideração que os imunizantes de vírus desativado são usados continuamente no Brasil, como são os casos das vacina contra a gripe e a poliomielite.
“A tecnologia de vírus inativado tem um longo histórico de segurança em vacinas comumente aplicadas em bebês e crianças, assim, apesar das incerteza quanto a eficácia da CoronaVac para evitar que as crianças contraiam a doença, é possível que a CoronaVac seja considerada como estratégia para reduzir os danos da Covid-19”, afirmou Meiruze Sousa Freitas, diretora-relatora da Anvisa.
O esquema vacinal indicado pela área técnica da agência é de duas doses, assim como as aplicadas nos adultos, com intervalo de 28 dias. A vacina não foi recomendada para crianças imunocomprometidas, que são aquelas com deficiência no sistema imune. O fármaco é o mesmo usado em adultos e os frascos seguem iguais.
Na reunião foi salientado que o aumento de número de casos e de mortes por Covid-19 no Brasil e o surgimento de novas variantes capazes de ultrapassar a imunidade colocada pela doença foram essenciais para optar pela aprovação do produto fabricado no Butantan.
Os diretores fizeram a ressalva que a vacina deve seguir sendo objeto de estudo e monitoramento de vida real para verificar a eficácia e a efetividade da resposta imune da CoronaVac à variante Ômicron e possíveis novas variantes do SARS-CoV-2.
Além de que a imunidade celular – resposta imunológica que não envolve anticorpos – produzida pelo imunizante precisa continuar como alvo dos estudos e avaliação do Instituto Butantan.
Até então, o imunizante produzido no Instituto Butantan estava liberado no Brasil para crianças, adolescentes e adultos a partir de 6 anos. Em janeiro desse ano, a agência chegou a negar o pedido de uso para a faixa etária de 3 a 5 anos por falta de dados.
Para aprovação, os especialistas da agência reguladora receberam dados de três estudos feitos no Brasil: Curumim, feito no Espírito Santos; Immunita, do Instituto Butantan com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Crus); e Vigvac, também da Fiocruz.
Além disso, foi usado estudo de efetividade da CoronaVac desenvolvido no Chile feito com 500 mil crianças, já convivendo com a alta circulação da variante Ômicron. Nele foi demonstrado uma proteção de 55,06% de efetividade na prevenção de hospitalização de crianças. Foram observadas apenas duas mortes, no grupo de crianças não-vacinadas.
A Anvisa consultou também a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), e ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva).
Mesmo sendo uma doença menos grave nessa faixa etária, os médicos ressaltam que os números da Covid-19 são relevantes.
“Esse é um grupo no país de importante carga da doença, que está longe de ser negligenciável no grupo etário pediátrico. O risco de hospitalização e morte [da Covid] é comparável nas crianças ou na maioria das vezes, até mesmo maior do que o risco de diversas outras doenças infecciosas e que hoje são alvo de programas de prevenção através de vacinas no nosso país”, afirmou Marco Aurélio Sáfadi, infectologista e diretor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
No fim do mês passado, foi divulgado um estudo feito pelo Icict (Observa Infância, projeto ligado ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde) da Fiocruz, mostrando que em média duas crianças com menos de 5 anos morreram a cada dia no Brasil vítimas de Covid-19, desde março de 2020.
Faltam apenas dois dias para a abertura oficial da Copa do Mundo de 2022 e o Catar vinha pressionando a FIFA para a que a venda de bebidas alcoólicas fosse totalmente proibida nos oito estádios que vão receber jogos. A pressão deu certo: segunda a FIFA, a venda de cerveja com álcool será retirada dos perímetros dos estádios e focadas no Fan Festival e outras áreas voltadas a torcedores. Nas arenas, uma versão zero álcool da cerveja oficial do torneio será a única opção. A decisão foi comunicada na manhã desta sexta-feira, via comunicado oficial.
“Após discussões entre o país anfitrião e a Fifa, foi decidido focar a venda de bebidas alcoólicas nos FIFA Fan Festival no lugar de outros destinos e áreas licenciadas do torneio, removendo pontos de vendas de cerveja dos perímetros dos estádios. Não haverá impacto nas vendas de Bud Zero, que seguirá disponível em todos os estádios da Copa do Mundo do Catar”, diz o comunicado.
A Budweiser, marca de cerveja patrocinadora do evento, tem um contrato com a FIFA de US$ 75 milhões. A entidade agradeceu à empresa publicamente pela compreensão quanto às mudanças.
A medida aumenta as tensões entre a FIFA, órgão regulador do futebol global, e o Catar, uma nação muçulmana conservadora onde a venda de álcool é rigidamente controlada.
A restrição pode complicar o acordo de patrocínio de US$ 75 milhões existente entre a entidade e a Budweiser, além de enfurecer os fãs que já estão irritados com as restrições; e mais uma vez deixar os organizadores lutando para se ajustar — desta vez apenas 48 horas antes do jogo de abertura do torneio no domingo.
Mas também sugeriu que a FIFA, que enfrentou anos de duras críticas por sua decisão de trazer seu principal campeonato para o Catar, pode não ter mais controle total das principais decisões relacionadas ao evento. O guia oficial do torcedor da organização observa que “os portadores de ingressos terão acesso aos produtos Budweiser, Budweiser Zero e Coca-Cola dentro do perímetro do estádio” por pelo menos três horas antes dos jogos e por uma hora depois.
O pedido teria partido do sheik Jassim bin Hamad bin Khalifa al-Thani, irmão do emir governante do Catar e a realeza mais ativa no planejamento do torneio. No início da manhã desta sexta-feira, a conta oficial da marca de cerveja fez um tuíte sucinto: “Bem, isso é constrangedor…”
A proibição da venda de bebidas alcoólicas para torcedores nos estádios — a cerveja ainda estará disponível em suítes de luxo reservadas para dirigentes da FIFA e outros convidados ricos — ocorre uma semana depois de um edital anterior que determinava que dezenas de barracas de cerveja vermelha com a marca da patrocinadora fossem movidas para locais mais discretos nos oito estádios da Copa, longe de onde passaria a maior parte da torcida que assistirá aos jogos.
Apesar de o álcool não ser proibido no Catar, a maioria dos visitantes só pode comprá-lo em bares dentro de hotéis designados. A Budweiser, patrocinadora oficial da FIFA, tem um acordo multimilionário de US$ 75 milhões com o órgão. Se a proibição for aceita, a marca não poderá vender sua cerveja aos torcedores nos jogos e poderá colocar a entidade em violação de contrato.
As geladeiras de cor vermelha da empresa provavelmente serão substituídas pelas azuis, da cor associada à marca sem álcool da Budweiser, a Budweiser Zero.
Custaria R$73
Mesmo proibida por conta dos costumes do país da Copa do Mundo, a venda de bebidas alcoólicas — mais especificamente da Budweiser, patrocinadora oficial do evento— seria permitida apenas em áreas em que o consumo de álcool é permitido no Catar.
Até o preço já tinha sido divulgado, dando conta que um copo de chopp com 500ml custaria US$ 13.73, o equivalente a R$73.
Os vereadores da Câmara Municipal de Natal aprovaram na sessão ordinária desta quarta-feira (23), em segunda discussão, a revisão do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 encaminhada pelo Executivo. Ao todo, foram encaminhadas 26 emendas parlamentares, sendo 22 encartadas à redação final. O PPA está previsto no artigo 165 da Constituição Federal do Brasil e estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos ao longo dos próximos quatro anos, servindo como parâmetro para a elaboração das Leis Orçamentárias Anuais (LOA).
Segundo o líder da bancada governista, vereador Aldo Clemente (PSDB), a proposta foi acatada de forma tranquila. “Conseguimos desenvolver um diálogo produtivo e construir acordos importantes com todas as bancadas do parlamento. O Plano Plurianual recebeu aprimoramentos através de emendas e agora cabe à Prefeitura colocar em prática o que consta no texto. Com isso, o próximo passo será o debate e votação da LOA, que trará um orçamento em torno de 4 bilhões para o próximo ano”, elencou.
Dentre as emendas inseridas na matéria, destaque para uma de autoria do vereador Anderson Lopes (Solidariedade) que incentiva políticas públicas para a juventude. “A Prefeitura apresentou proposta no PPA de criar ou adequar dois espaços na cidade voltados para capacitação profissional dos jovens. Como não estava claro o local de instalação desses equipamentos, entramos com emenda para garantir que um seja estabelecido na zona Norte, por ser a maior região geográfica de Natal”.
Já o vereador Preto Aquino (PSD), encaminhou recursos para esporte, proteção animal, infraestrutura, assistência social e cultura. “Trata-se de reservar receitas para setores e serviços essenciais da nossa cidade. Proposições elaboradas por meio de visitas nos bairros, ouvindo as pessoas e com a participação das comunidades. Agora é cobrar que todas as medidas sejam cumpridas a fim de gerar mais qualidade de vida para a população”.
Na sequência, foi derrubado um veto integral do Executivo ao Projeto de Lei n° 45/2019 de autoria do vereador Felipe Alves (PDT) que acrescenta às atribuições da Câmara Municipal a de sugerir a concessão de Patrimônio Cultural a bens que considere essenciais. “A nossa proposta muda o processo para uma manifestação cultural ser Patrimônio, todavia, mantém a possibilidade da Prefeitura opinar nestas questões. O objetivo é garantir ao Legislativo poder de voz sobre os temas culturais de Natal”, defendeu Felipe.
Em segunda discussão, recebeu parecer favorável o Projeto de Lei n° 419/2020 que institui o “Programa Alimento para Todos” e dispõe sobre o combate ao desperdício de mantimentos e a doação de excedentes de alimentos próprios para o consumo humano. O vereador Raniere Barbosa (Avante), autor da matéria, falou sobre a iniciativa. “A proposição visa garantir segurança alimentar para quem mais precisa, além de ajudar no combate à fome e ao desperdício na capital potiguar”.
Outros quatro projetos foram aprovados em segunda discussão: PL 340/2022, do presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (União Brasil), que reconhece como de Utilidade Pública Municipal o Serviço Social do Comércio – SESC/RN; PL 328/2021, da vereadora Camila Araújo (União Brasil), que reconhece como de Utilidade Pública a Associação de Ação Social Missões Kerigma; PL 663/2021, do vereador Professor Robério Paulino (PSOL), sobre ações públicas de saúde para homens e mulheres que trabalham na coleta de lixo no município, e o PL 102/2022, do vereador Luciano Nascimento (PTB), que cria o Dia do Esporte Amador, a ser comemorado anualmente no dia 03 de março.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na noite desta quarta-feira (15), a suspensão das rodadas 7 e 8 da Série A do Campeonato Brasileiro. A decisão foi tomada por conta da situação envolvendo os clubes do Rio Grande do Sul, estado que sofre desde o fim de abril com fortes chuvas e seus impactos.
O pedido de adiamento das rodadas foi feito por 15 dos 20 clubes da Série A. A competição está suspensa até o dia 27 de maio. De acordo com a CBF, não houve comunicação formal dos seguintes clubes: Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras e São Paulo.
A sétima rodada do Brasileirão seria disputada de sábado (18) a segunda-feira (20). Já a oitava seria disputada entre os dias 25 e 26 de maio.
Em 7 de maio, já por conta de sucessivos adiamentos em razão das chuvas no RS, a CBF suspendeu por 20 dias, até o dia 27, os jogos de Grêmio, Internacional e Juventude em todos os torneios nacionais, seja no feminino ou no masculino.
Veja a nota divulgada pela CBF
Nos últimos dias, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil.
Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira.
Sendo assim, a CBF, como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário.
Desse modo, após consultar os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro e receber o pedido de 15 equipes pela suspensão da competição até o dia 27 de maio, a CBF reitera o compromisso público assumido de transparência e diálogo pela atual gestão e suspende as rodadas 7 e 8 do certame.
Os clubes que pediram a suspensão da competição são: (1) Atlético Clube Goianiense; (2) Atlético Mineiro SAF; (3) Club Athletico Paranaense; (4)Criciúma Esporte Clube; (5) Cruzeiro Esporte Clube SAF; (6) Cuiabá Esporte Clube SAF; (7) Esporte Clube Bahia SAF; (8) Esporte Clube Juventude; (9) Esporte Clube Vitória; (10) Fluminense Football Club; (11) Fortaleza Esporte Clube; (12) Grêmio Football Porto Alegrense; (13) SAF Botafogo; (14) Sport Club Internacional; (15) Vasco da Gama SAF.
Tal decisão foi baseada também no pedido feito pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados.
A CBF informa também que a reunião do Conselho Técnico Extraordinária da Série A está mantida para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.
Os presidentes das 10 federações com clubes envolvidos na competição também estão convidados a participar.
As demais competições seguem sem alteração na programação, exceto os jogos dos clubes gaúchos que estão suspensos até o dia 27 de maio.
Seis jovens potiguares foram à São Paulo neste último final de semana e trouxeram na bagagem mais uma façanha conquistada no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu Kids – CBJJ 2024. 3 deles foram campeões, 2 foram medalhistas de bronze e o outro ficou em quinto lugar. Todos eles fazem parte do Grow Association, um projeto esportivo criado em janeiro do ano passado e que desde então vem colecionando conquistas em todas as competições nacionais e internacionais.
“Muito feliz com os frutos colhidos no segundo ano do nosso projeto. A manutenção dos resultados expressivos nos fortalece e, por consequência, nos faz continuar na árdua tarefa de formar competidores por meio do alto rendimento. É importante parabenizar nossos professores (técnicos), os pais dos atletas, os nossos colaboradores (Auxiliadora de Natal, Seda College, CT 084, Potiguar Tratores e FXS Kimonos) e, principalmente os garotos que se dedicam exaustivamente nos treinos diários”, destaca Sílvio Romero, Coordenador Administrativo do Grow Association.
O campeonato brasileiro foi o maior evento kids de todos os tempos e reuniu 3.500 atletas. Foi disputado no Ginásio Poliesportivo José Correa, na cidade paulista de Barueri, nos dias 22 e 23 de junho. Os 3 Campeões brasileiros são Gabriel Silva, de Assu (14 anos); Davi Vieira, de Parnamirim (15 anos); e Sílvio Júnior, de Natal (13 anos). Silvinho inclusive é bicampeão, já que também conquistou o título em 2023. Vitor Santos, de São Paulo do Potengi, (7 anos) e Helena Vinagre, de Baía Formosa (13 anos), ficaram em terceiro lugar. Já Hyanrri dos Santos, de Parnamirim (15 anos), foi quinto colocado.
“Estar no campeonato brasileiro mais uma vez foi algo muito engrandecedor para a minha carreira como professor e pioneiro do trabalho profissional em equipe infantil do nosso estado e no Nordeste. Me sinto muito realizado em ter iniciado esse trabalho e fico feliz em ver outros professores seguindo e desenvolvendo esse modelo. O jiu-jitsu infantil potiguar cresce e nosso estado se torna cada vez mais expressivo nos cenários nacional e mundial”, comemora Tutu Calixto, diretor técnico da Grow Association.
SOBRE O PROJETO
O trabalho da Grow Association (Associação para Crescer) começou em janeiro de 2023 com dez atletas Kids de várias cidades potiguares e tem como propostas centrais o desporto participativo, a inclusão social e a educação por meio do Jiu Jitsu. O público alvo inicial são crianças e adolescentes dos 5 aos 15 anos. O projeto oferece treinamentos adequados, suporte metodológico e equipe multiproprofissional formada por nutricionistas, psicológos, fisioterapeutas, assistentes sociais e professores de educação física. Além disso, também disponibiliza logística para competições locais, regionais, nacionais e internacionais em esportes como jiu-jitsu, judô, wrestling e grappling.
Se começou com apenas 10 jovens, hoje o Projeto Grow Association já atende cerca de 50 crianças e adolescentes de diversas cidades do Estado.
APOIO DO GOVERNO DO ESTADO
O projeto era contemplado pelo Programa RN + Esporte, uma política pública do Governo do Estado que consiste no incentivo ao esporte e funciona nos moldes da lei de incentivo à cultura, destinando recursos mediante renúncia fiscal. Como o edital tem validade de 1 ano, o apoio se encerrou no último mês de abril último. Os coordenadores já deram entrada nos trâmites para renovação e agora aguardam a nova publicação.
“Esse apoio foi fundamental no ano passado. Somos muito gratos ao Governo do Estado e já mostramos que trabalho sério e resultados nós temos. Agora estamos na torcida pela renovação do apoio pra que possamos seguir lutando por mais sucesso e pelo futuro desses meninos e meninas”, ressalta Sílvio Romero.
A suspeita, ventilada desde o início da campanha por integrantes da executiva nacional da sigla, é que Marçal tenha entrado na corrida eleitoral para se tornar ainda mais conhecido nas redes sociais, ganhar mais dinheiro e, eventualmente, se cacifar para uma disputa maior em 2026, no caso, a Presidência da República.
Essa hipótese ganhou força entre integrantes desse grupo após a publicação de um laudo médico falso acusando Guilherme Boulos (PSol) de usar cocaína, feita por Marçal na noite dessa sexta-feira (4/10) em seu perfil no Instagram.
Um integrante da executiva nacional do PRTB ouvido pelo Metrópoles sob reserva diz que o receituário médico apresentado por Marçal foi “ridículo” e que, “provavelmente”, vai dar origem a um “processo criminal pesado”.
A avaliação é a de que o candidato não precisava da publicação para chegar ao segundo turno e que, mesmo avançando para a próxima etapa do pleito, seria difícil sustentar a mentira por três semanas.
“Com esse receituário, Marçal só perde votos, não ganha”, afirma o dirigente do PRTB.
Segundo membros da cúpula do partido, Marçal pode ter usado a campanha eleitoral para “furar a bolha” das redes sociais, atingindo um público mais velho e pessoas que não o acompanhavam na internet, o que poderia render futuros consumidores de seus cursos.
Durante a campanha, o próprio candidato afirmou que, para se tornar conhecido, “foi preciso ser rejeitado”. “Peço desculpas se, para chegar onde cheguei nas pesquisas hoje, eu tive que chamar a atenção de um jeito que não te agradou”, disse ele em entrevista à TV Record, ainda no fim de agosto.
Para dirigentes do PRTB, se Marçal realmente pretende ter a candidatura cassada, como suspeitam, ele deve continuar a tensionar a relação com a Justiça e cometer crimes eleitorais, caso avance para o segundo turno.
Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5/10), ele aparece numericamente empatado com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) — ambos 26% dos votos válidos — e tecnicamente empatado com Boulos, que tem 29%.
Em entrevista coletiva na tarde deste sábado, antes de ter o perfil no Instagram suspenso pela Justiça Eleitoral, Marçal admitiu que é amigo do dono da clínica associada ao laudo, mas disse que não tem “nenhuma ligação” com o receituário falso com a assinatura de um médico já falecido e publicado em seu Instagram.
Peritos do Instituto de Criminalística da Secretaria da Segurança Pública atestaram que assinatura é falsa. Segundo o documento falsificado, Boulos teria sido internado por consumo de cocaína em uma clínica no Jabaquara, zona sul da capital, em janeiro de 2021.
O candidato do PSol afirmou que o laudo é mentiroso e pediu à Justiça Eleitoral a prisão de Marçal e do dono da clínica, mas o pedido foi indeferido pelo juiz Rodrigo Capez, que apenas determinou a remoção do post e depois a derrubada do Instagram de Marçal.
“Não fui eu que dei o laudo, só publiquei. […] Tem que checar com meu advogado, ele que recebeu”, afirmou o candidato em entrevista coletiva em frente à Estação Itaquera do Metrô, na zona leste.
Após ter a rede social suspensa, Marçal disse ter sido “censurado” pela Justiça Eleitoral. No fim de agosto, ele já havia tido suas redes sociais suspensas por suspeita de promover “campeonatos de cortes” entre seus seguidores, prometendo pagamento em dinheiro para quem divulgasse sua imagem e obtivesse o maior número de visualizações durante a campanha, com recursos não contabilizados. Ele nega.
“As ações da Casa Branca hoje nos dividiram, em vez de nos unir”, declarou o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau | Foto: Justin Tang/AP
O presidente Donald Trump assinou no sábado, 1, uma ordem impondo tarifas rígidas sobre importações do México, Canadá e China, desencadeando reações imediatas e um forte sentimento de traição entre os vizinhos americanos, enquanto uma guerra comercial se instalava entre aliados de longa data.
Canadá já anunciou taxação de 25% sobre produtos dos EUA; a presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse que o país vai implementar um plano com medidas tarifárias e não tarifárias sobre os Estados Unidos; e a China ainda analisa como reagir às medidas de Trump, mas deve ir à Organização Mundial do Comércio (OMC) discutir o tarifaço.
Nas redes sociais, o presidente republicano justificou as tarifas como uma medida necessária “para proteger os americanos”, pressionando os três países a reforçarem o combate à fabricação e exportação de fentanil ilícito. Além disso, cobrou que Canadá e México reduzam a imigração ilegal para os Estados Unidos.
O presidente declarou emergência econômica para impor taxas de 10% sobre todas as importações da China e 25% sobre as do México e do Canadá. Além disso, a energia importada do Canadá — incluindo petróleo, gás natural e eletricidade — será taxada em 10%. A ordem presidencial também prevê aumentos nas tarifas caso os países afetados adotem medidas de retaliação, aumentando o risco de um impacto econômico ainda mais severo.
“As ações da Casa Branca hoje nos dividiram, em vez de nos unir”, declarou o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, ao anunciar tarifas equivalentes de 25% sobre até US$ 155 bilhões em importações dos EUA, incluindo bebidas alcoólicas e frutas.
Expressando o sentimento de indignação de muitos canadenses, Trudeau lembrou aos americanos que tropas do Canadá lutaram ao lado dos EUA no Afeganistão e ajudaram em diversas crises, como incêndios florestais na Califórnia e o furacão Katrina. “Sempre estivemos lá, ao lado de vocês, compartilhando seus desafios e suas dores”, afirmou.
O governo mexicano também anunciou medidas de retaliação. “Rejeitamos categoricamente a calúnia da Casa Branca de que o governo mexicano tem alianças com organizações criminosas, assim como qualquer intenção de interferir em nosso território”, escreveu a presidente Claudia Sheinbaum em uma publicação no X (o antigo Twitter). Ela afirmou que instruiu o secretário de Economia a implementar o Plano B no qual o país vem trabalhando, que inclui medidas tarifárias e não tarifárias em defesa dos interesses do México.
“Se o governo dos Estados Unidos realmente quisesse enfrentar o grave problema do consumo de fentanil em seu país, poderia combater a venda de drogas nas ruas de suas grandes cidades – algo que não faz – e reprimir a lavagem de dinheiro gerada por essa atividade criminosa, que tanto prejudica sua população.”
Na província canadense da Colúmbia Britânica, o primeiro-ministro David Eby pediu aos moradores que boicotassem bebidas alcoólicas de estados republicanos dos EUA e determinou a retirada de marcas americanas das prateleiras das lojas do governo em resposta às tarifas.
Já o Ministério das Relações Exteriores da China declarou que o governo chinês “deplora e se opõe firmemente” à medida e tomará as contramedidas necessárias para proteger seus interesses.
A China começou a regulamentar substâncias relacionadas ao fentanil como drogas controladas em 2019 e tem cooperado com os EUA no combate ao narcotráfico, afirmou o ministério, instando Washington a corrigir o que considera uma ação ilegal. O Ministério do Comércio chinês também anunciou que entrará com uma queixa na OMC contra as “práticas ilícitas dos EUA” e tomará medidas para resguardar seus direitos econômicos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja que os bancos públicos tenham forte atuação na oferta do crédito pela nova modalidade do empréstimo consignado privado.
O novo modelo está perto de sair e deverá ser lançado pelo governo sem a exigência de um teto para os juros, ao contrário do que ocorre na versão para o INSS, de acordo com integrantes do governo ouvidos pela Folha.
O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal vão entrar nesse mercado, mas não devem ter nenhuma preferência.
No setor bancário, a expectativa é a de uma disputa acirrada entre os bancos públicos e privados via taxas de juros menores na modalidade, que tem como público os trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada. A razão é que o relacionamento dos bancos com o setor privado é mais pulverizado —diferente do que acontece com servidores e aposentados em relação aos bancos públicos
Os maiores bancos do país estimam um crescimento de R$ 80 bilhões na carteira de crédito consignado privado, para pelo menos R$ 120 bilhões. O presidente do Santander, Mario Leão, chegou a estimar que o produto pode atingir R$ 200 bilhões (hoje são apenas R$ 40 bilhões).
O efeito no mercado de crédito tem sido comparado ao impacto que o Pix teve nos meios de pagamento do país.
Lula tem reforçado a necessidade de novas medidas “em todos os tipos de créditos” nas conversas com auxiliares, de acordo com um ministro palaciano.
O movimento acontece no momento em que o Banco Central promove um choque de juros, justamente para segurar a atividade econômica e impedir o aumento da inflação No dia 29, o BC elevou a taxa básica de juros (Selic) em um ponto percentual, para 13,25%, levando a taxa real a 9,18%.
Em reunião com os presidentes dos bancos públicos, Lula discutiu novas medidas voltadas ao reforço do crédito.
Um dos focos são os empréstimos para pequenos empreendedores —público que ele quer atingir na segunda metade do seu mandato.
O crédito para outros setores, como imobiliário, além dos grandes investimentos em infraestrutura e no parque industrial brasileiro capitaneados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), também deverá ser reforçado.
O foco no aumento do crédito, no cenário atual de desaceleração do crescimento da economia como contraponto ao ciclo de alta da Selic, tem sido reverberado pelo próprio presidente em entrevistas recentes.
Por duas vezes nesta semana, Lula prometeu anunciar medidas pelos bancos públicos. Na Bahia, nesta sexta-feira (7), Lula disse que pretende fazer “muitas políticas de crédito” para incentivar o consumo no país. A declaração foi dada durante evento de anúncios relativos à segurança hídrica em Paramirim, no interior do estado.
“Temos alguns programas que vamos anunciar a partir de semana que vem. Não vou falar [detalhes] porque é surpresa. Sabe por quê? Porque quero mais crédito para o povo”, disse Lula.
“A hora que o dinheiro começa a circular na mão das pessoas, ninguém aqui vai comprar dólar nem depositar no exterior, vão comprar comida, roupa, material escolar e vão melhorar a vida da cidade de vocês”, afirmou o presidente.
Um auxiliar do presidente comentou que Lula não quer deixar “a peteca cair” com o impulso do crédito e que os bancos públicos têm um papel importante para puxar a concorrência na direção de taxas de juros mais baratas.
Na semana passada, Lula também se reuniu com os dirigentes dos maiores bancos privados e o presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) esclareceu que, dos 17 questionamentos enviados à Prefeitura de Natal, apenas nove foram respondidos a contento. Procurado pela TRIBUNA DO NORTE, nesta terça-feira (16), o instituto afirmou que ainda faltam oito pontos a serem esclarecidos para que a Licença de Instalação e Operação (LIO) seja emitida.
Em nota, o Idema comunicou que não liberou a licença e convocou uma coletiva de imprensa para apresentar os questionamentos. Para continua o processo de liberação da LIO, será necessário que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) responda os apontamentos do instituto. O órgão deu um prazo de 30 dias para a pasta enviar os questionamentos respondido.
Confira abaixo:
Visando dar continuidade a análise do processo de pedido de Licenga Ambiental do empreendimento a ser implantado no município de Natal/RN, faz-se necessário que o interessado: SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA proceda com a entrega da documentação.
Apresentar Relatório conclusivo da Consulta Livre, Prévia e Informada realizada com as comunidades tradicionais presentes na área do empreendimento.
Apresentar levantamento hidrográfico compatível com as propostas de monitoramento descritas no Programa de Monitoramento das Cotas Batimétricas, as quais levam em consideração uma área de 9km? até isóbata de 12m (pág 125, Figura 01 do documento “Planos e Programas Ambientais”), e não somente para as áreas da Jazida e do Aterro hidraulico conforme apresentado pelo empreendedor. Ou ainda, apresentar justificativa técnica de que a metodologia anexada aos autos do processo atende ao Programa de Monitoramento das Cotas Batimétricas.
Apresentar levantamento inicial da ictiofauna presente na área da jazida para subsidiar os paråmetros do Programa de Monitoramento da biota aquática (item 3.2.5 do documento Pesquisa para desenvolvimento e acompanhamento de planos e programas ambientais das obras de contenção da erosão costeira da Praia de Ponta Negra, Natal-RN – Produto 2 Planos e Programas Ambientais”), tendo em vista que estes dados não foram apresentados aos autos do processo.
Apresentar diagnóstico socioeconômico inicial da atividade pesqueira, com dados iniciais pré-monitoramento, que subsidiarão a definição dos valores indenizatórios e os parâmetros do Programa de Acompanhamento da atividade pesqueira (item 3.2.4 do documento “Pesquisa para desenvolvimento e acompanhamento de planos e programas ambientais das obras de contenção da erosão costeira da praia de Ponta Negra, Natal-RN – Produto 2 Planos e Programas Ambientais”), pois foi apresentado apenas o questionário aplicado na comunidade pesqueira da praia de Ponta Negra.
Apresentar alternativas de mitigação dos impactos locais dos grupos diretamente afetados durante a fase de implantação do empreendimento, considerando o relatório socioeconômico, atentando para os seguintes tópicos:
a. A respeito das atividades de navegação, pesca, incluindo o comércio de pescados, atividades náuticas recreativas e esportivas da área de marinha visando a continuidade destas atividades diárias no período em questão evitando ao máximo alterações na dinâmica econômica local e regional.
b. Atentar para as demais atividades mantidas na faixa de praia e calçadão como comércio ambulante, quiosques, turismo, esportes, lazer e demais usuários permanentes a fim de que tais atividades continuem sendo executadas em concomitância à instalação da obra no intuito de dirimir possíveis perdas de renda e insegurança alimentar visto que muitos destes trabalhadores dependem exclusivamente de suas atividades na praia.
c. Garantir condigões suficientes para o sustento das atividades realizadas equivalente aos periodos anteriores à instalação do empreendimento
Apresentar dados complementares que considerem as espécies encontradas nos períodos de estiagem, que compreende os meses de setembro a novembro, conforme constam no Programa de Monitoramento da Biota Aquática, em periodo anterior ao inicio da intervenção para as obras de engorda.
Apresentar informações, com coleta de dados de campo, sobre aves migratórias que ocorrem na região e que podem ter suas áreas de alimentação e descanso afetadas pela engorda de Ponta Negra, tendo em vista que foram apresentados apenas dados secundarios e que precisam ser validados pelas coletas de campo Conforme Programa de Monitoramento de Aves Migratórias.
Apresentar projetos de drenagem de águas pluviais contendo detalhamento dos dissipadores 02 ao 06, bem como, dissipador existente na Via Costeira (trecho compreendido entre dissipador 01 e SERHS Natal Grand Hotel & Resort), com cotas legíveis de todas as dimensões e, conforme executado (As built), acompanhando de cronograma atualizado da execução das obras de todo o sistema de drenagem, tendo em vista que foi apresentado projeto diferente do executado;
Diante do exposto, fica estabelecido o prazo de 30 (trinta) dias para atendimento às solicitações, em cumprimento ao disposto na Instrução Normativa- SEI no 1, de 15 de janeiro de 2021, que dispõe sobre a comunicação dos atos processuais enviados pelo sistema eletrônico Comunica do IDEMA. Vale ressaltar que, ao longo da análise do processo, podem ser solicitados novos documentos. Bem como, após a realização da vistoria na área.
JÁ SOLICITARAM O CADASTRO SOCIAL DOS PEIXES E MARISCOS DA REGIÃO, JUNTAMENTE COM OS RESPECTIVOS EXAMES DE SANGUE,URINA E FEZES??!!! A POPULAÇÃO JÁ ESTÁ ENXERGANDO CLARAMENTE O QUE ESTÁ OCORRENDO..
Esse órgão existe para liberar licenças relativas ao meio ambiente, ou para resolver ilações sobre os estudos sociais de minorias supostamente afetadas? Com a palavra o diretor Verner Fracasso.
Tudo que certamente foi dispensado em Balneário Camboriú pela conveniência dos espertos envolvidos! Esse povo mimado vindo de berço coronelista que sempre viveu dos cofres públicos pensa que dinheiro dos contribuintes nasce em árvores! Deixaram destruir a praia para agora engordar faixa de areia para hotéis e resorts lotearem. Parte de Ponta Negra já é privatizada pelas mesas e sombreiros dos hotéis. Natal acolhe o turismo predatório enquanto expulsa seus nativos e destrói o seu patrimônio histórico. Gentrificacão e projeto higienista é o que temos da parte de gente ignorante e gananciosa. Desapropriem as construções no entorno e devolvam o espaço que tínhamos da praia. Praia para quem? Para saúde e distração dos nativos e turistas ou para especulação predatória?!
Essa brincadeira de mau gosto já ultrapassou todos os limites. Se o povo potiguar for diferente dessa gentalha política, se unirá toda a sociedade civil organizada para protestar contra essa palhaçada. Se parava tudo até este órgão cessar com essa encenação. Não estão vendo que todo o RN perde, já ficamos pra trás e agora vamos findar com qualquer possibilidade de desenvolvimento econômico do Estado.
Chega ao fim neste sábado, 15, a 60ª edição da Exposição de Animais, Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Rio Grande do Norte, a Festa do Boi 2022, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.
O encerramento, com chave de ouro, terá as bandas Circuito Musical, Chama as Meninas e Na Pegada do Coyote, na Arena de Shows, com entrada gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. A programação da Arena começa às 20h. Durante todo o dia de sábado o Parque Aristófanes Fernandes estará funcionando, com os últimos negócios e vendas sendo fechados. O parque de diversões também funciona normalmente, a partir das 16h30.
“Só temos a agradecer a Deus, em primeiro lugar e a todos os apoiadores e parceiros, bem como à equipe maravilhosa da Anorc, incluindo sua diretoria inteira. Tenho certeza de que realizamos uma edição histórica, digna da celebração do Jubileu de Diamante de um dos maiores eventos do setor Agropecuário do Norte e Nordeste brasileiros”, afirma o presidente da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), Marcelo Passos.
O volume total de negócios fechados durante o evento ainda não foi 100% computado, mas já indica que a estimativa inicial – de R$ 65 milhões – deverá ser atingida com uma pequena folga. Outro número que foi atingido (neste caso com uma grande sobra) foi o volume de pessoas circulando pelo Parque Aristófanes Fernandes ao longo da Festa. Foram, até esta sexta, 14, nada menos que 530 mil pessoas. Além disso, somente os leilões realizados (Emparn & Convidados; ANQM, Gir-Girolando; e Sindi Estrelas) arrecadaram quase R$ 6,5 milhões.
Especial, desde a abertura
A edição de número 60 da Festa do Boi já começou especial. A solenidade de abertura, realizada no sábado, 8, contou com uma apresentação do grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias, que encenou a montagem “O Boi em Celebração”. Na sequência a cantora Deusa do Forró, acompanhada do sanfoneiro Reniê Aprígio, entoou a canção Ave Maria. O momento também contou com as participações do Coral da Assembleia Legislativa e da Banda da Polícia Militar, que executaram o Hino Nacional do Brasil. O evento inteiro contou com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Na segunda-feira, 10, a Festa do Boi 2022 teve um dos seus momentos mais emocionantes. Uma solenidade que contou a presença de grandes figuras do setor rural e da sociedade potiguar, foi inaugurado um busto em homenagem ao pecuarista, senador e ex-governador do RN, Geraldo Melo, falecido em março deste ano, aos 86 anos de idade.
Foto: divulgação
Estiveram presentes, entre outros, o atual secretário da Agricultura do Estado, Guilherme Saldanha; o presidente da Faern, José Vieira; o deputado estadual, Hermano Moraes; o ex-presidente da Anorc, José Bezerra Júnior; o superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo; ex-secretários e dirigentes de entidades ligadas ao Governo do Estado como Roosevelt Garcia, Henrique Santana e Manoel Montenegro; o ex-senador e ex-governador do Estado, Garibaldi Filho; e o pecuarista Woden Madruga.
“Sem querer desmerecer nenhum dos muitos homenageados aqui no parque, inclusive meu pai, eu afirmo, sem medo de errar, que esta é a maior e mais justa homenagem prestada pela Anorc aqui no Aristófanes Fernandes”, afirmou o pecuarista e ex-secretário de Agricultura do Estado, Abelírio Vasconcelos da Rocha (Bira Rocha), escalado para falar em nome dos amigos e cujo pai, o também pecuarista Adauto Rocha, nomina o antigo espaço de leilões do Parque Aristófanes Fernandes.
Pecuarista, criador de gado Guzerá, Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo, assumiu o Governo do Estado em 15 de março de 1987. Tinha como secretário de Agricultura o amigo e também pecuarista, Bira Rocha. “No primeiro ano de governo, eu recebi um orçamento dos técnicos da Secretaria para a realização da Festa do Boi. Achei-o exagerado e o levei ao governador. Ele me perguntou qual era minha sugestão e eu disse: entregar a gestão da Festa à Anorc. Ele me autorizou de imediato a fazer isso. A Anorc fez o evento e trouxe uma prestação de contas segundo a qual tinha sido gasto bem menos do que nós passamos para a entidade e ainda houve um lucro. Voltei a conversar com Geraldo e ele me autorizou a transferir este lucro para a Anorc que, com isso, se capitalizou e começou a andar com as próprias pernas. Cerca de dois anos depois nós também transferimos a gestão do Parque Aristófanes Fernandes para a associação. Hoje, a pujança e a grandiosidade da Festa do Boi só ratificam o quão acertadas foram estas decisões. Decisões tomadas por um homem que tinha visão de futuro, que era Geraldo Melo”, afirmou Bira Rocha em sua fala. A homenagem também foi prestigiada pelos filhos de Geraldo Melo: Geraldo Filho, Jerônimo, Pedro e Renata.
A Anorc também aproveitou a Festa do Boi para fazer as inaugurações oficiais de algumas melhorias e pontos relevantes recentemente implantados no Parque Aristófanes Fernandes. Foram inauguradas as obras de adequação e climatização do Tatersal (Espaço de Leilões) e o de construção e equipamentos (incluindo troncos e balanças) no Novo Centro de Manejo de Animais do parque. Também foi oficialmente aberta a Capela de São José e Sant’Ana, na entrada principal do parque.
A Festa do Boi tem realização da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Sebrae e Prefeitura de Parnamirim. Conta ainda com os apoios da Assembleia Legislativa do RN, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sistema Fecomércio RN, Federação da Agricultura do RN (Faern/Senar), AGN, Idiarn, Emparn e Emater.
Programação em homenagem às crianças teve público recorde
Já tradicionalmente reconhecida como um dos pontos altos da Festa do Boi, a programação especial do Dia das Crianças deste ano bateu todos os recordes históricos de público. Cerca de 50 mil pessoas estiveram, ao mesmo tempo, segundo cálculos da Polícia Militar no Parque Aristófanes Fernandes, somente na tarde da quarta-feira, 12.
Foto: divulgação
Famílias inteiras passaram a tarde no espaço que há sessenta anos abriga o maior evento do agronegócio do Norte e Nordeste brasileiros aproveitando atrações como apresentações musicais, teatrais, de mágica, personagens infantis, passeios de pôneis, parque de diversões e muitas outras.
A programação começou às 15h com uma apresentação dos palhaços Sorriso e Carequinha, que animaram os pequenos com várias brincadeiras. Além disso, alguns personagens infantis estavam circulando pelo parque, distribuindo brindes para a garotada.
A Companhia de Teatro “Era Uma Vez” fez intervenções pontuais de recreação e, ainda, duas apresentações, com os shows da Patrulha Canina, às 17h, e Encanto, às 19h. Além da programação temática especial, os próprios animais (bois, vacas, touros, cavalos, ovinos, caprinos, coelhos e afins) eram atrações à parte para a meninada.
O enorme fluxo de pessoas causou congestionamentos gigantescos nos vários acessos ao Parque Aristófanes Fernandes já desde o início da tarde. “Nós tivemos que abrir acessos extras, de maneira totalmente emergencial, para dar vazão ao fluxo. Foi um sucesso estrondoso que nem mesmo nós esperávamos. Isso só ratifica a força deste evento. E o quanto ele é querido pela sociedade potiguar. Tem gente aqui no Parque que veio de várias partes do Estado apenas para prestigiar a programação que montamos pensando nas famílias potiguares”, afirma o presidente da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), Marcelo Passos.
Sebrae e Governo do Estado também montaram estruturas e programações especiais
O Governo do Estado e o Sebrae RN também apostaram alto na força da edição de número 60 da Festa do Boi. Ambos prepararam estruturas e programações especiais para o evento. O já tradicional Espaço Agência Sebrae ocupou um espaço ainda maior este ano e veio com uma roupagem mais moderna e leve. Foram realizadas palestras, minicursos e exposição de produtos e das principais iniciativas da instituição de suporte ao agronegócio.
Na terça-feira, 11, o evento recebeu a visita do senador eleito e ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que foi recebido pelas diretorias da Faern (Federação da Agricultura) e da Anorc, para um almoço. Marinho ratificou seu compromisso, ao assumir o mandato de Senador, em 2023, com as pautas do agronegócio em Brasília.
Na quinta, 13, a instituição promoveu no Parque a reunião mensal do seu Conselho Deliberativo. Neste mesmo dia a Festa do Boi recebeu a visita da governadora do Estado, Fátima Bezerra. Ela cumpriu uma extensa agenda no parque, com assinaturas de convênios e entrega de 4.600 kits para pesca artesanal a colônias de pescadores de 10 municípios potiguares (Alto do Rodrigues, Canguaretama, Guamaré, Jardim do Seridó, Pedra Grande/Enxu Queimado, Santa Cruz, São João do Sabugi, Tangará, Tibau do Sul e Nísia Floresta/Pirangi do Sul), num investimento total de pouco mais de R$ 235 mil.
Cada kit contém chapéu árabe, anzol, panagem de rede e linha de nylon. Os recursos foram viabilizados graças a emendas parlamentares da deputada federal Natália Bonavides e do senador Jean Paul-Prates, além de um complemento do próprio Tesouro Estadual.
Foto: divulgação
O momento no Parque Aristófanes Fernandes também marcou o anúncio da instalação dos primeiros módulos de aquaponia no RN. Serão 41, nos municípios de Campo Redondo, Currais Novos, Parelhas (comunidade de Barra), Santana dos Matos e Tenente Laurentino.
A Aquaponia consiste em unir a produção de peixes e crustáceos (como camarão) à produção de legumes e vegetais que se beneficiam do reaproveitamento dos dejetos dos peixes e restos de alimentos. O sistema de Aquaponia é sustentável, pois, além de reaproveitar os nutrientes que seriam desperdiçados e lançados no ambiente, o consumo de água na produção dos peixes pode ser reduzido em até 95% em relação aos outros sistemas convencionais, já que a técnica promove reaproveitamento integral do efluente.
Os legumes e vegetais são cultivados em recipientes com argila expandida. São pouco mais de R$ 160 mil investidos na instalação dos módulos, com recursos oriundos de emenda do Senador Jean Paul-Prates, também com contrapartida do Governo do Estado e Tesouro Estadual.
A festa e sempre o retrato do que NÃO e a pecuária do RN.
Os grandes não tem a vaidade de se amostrar. Os incompetentes se apresentam.
O governo do estado finge que apoia o setor e o setor finge que é apoiado.
Emparn finge que pesquisa e a emater finge que faz extensão.
O engraçado que um espaço gigante, fica fechado o ano todo abre por 10 a 15 dias e o estado ainda tem q patrocinar o valores ficam c a associação a anos e não tem um retorno a população em nada apenas aos poucos criadores elites cuja maioria são políticos . Nada mudou
Faltou ao empresário Bira Rocha, enaltecer a atitude do ex governador Geraldo Melo em entregar para o Estado de Pernambuco a Ilha de Fernando de Noronha.
Após visitar, este ano, inúmeras cidades de países como Argentina, Uruguai, EUA, China, Emirados Árabes, Portugal, Espanha, Reino Unido, Japão, Itália, Vaticano, França e Colômbia, não consigo acreditar que vindo ao RN, não venha à nossa cidade. Seria medo da nossa insegurança? Bem, segue uma sugestão de roteiro caso mude de ideia. Assim que chegar no aeroporto, começará a sua viagem inesquecível à terra do nunca. Nunca tivemos segurança, nunca tivemos educação e nunca tivemos saúde. Enfim, nunca na história desse país verá uma gente tão abandonada pelo poder público. Se não vier como presidente, acredito que como turista não viria para o RN, pois os turistas não estão vindo mais. Segundo o presidente da ABIH-RN, há 90% de chances dos turistas serem assaltados. Felizmente, nosso presidente tem batedores e carro blindado.
Por todo o caminho, verá que em nossa paisagem não temos indústrias, apenas mendigos, engarrafamentos e um comércio capenga que tenta sobreviver. Não é à toa que caímos três posições no ranking de competitividade dos estados. Ficamos em 23º lugar geral e penúltimo no Nordeste. Não é que sejamos o patinho feio do Brasil. Somos como um elefante mal tratado num circo de periferia que nem imagina a força que tem — acorrentado, esquecido, que nunca reage, apenas deixa escorrer aquela lágrima contínua.
Não é só a nossa economia que anda parada. Nosso trânsito também. Caso decida mesmo vir a Natal, cuide para não chegar no horário de rush, pois irá perder horas num trânsito caótico com os amarelinhos batendo todos os recordes de multas.
Como podemos acreditar no futuro se a nossa educação teve a pior nota do país (2021) no ensino médio público da rede estadual? Nosso RN teve nota média de 2,8. A lição que nossas crianças aprendem é a pedir esmolas.
— Venha conhecer o Movimento dos Sem Segurança (MSS); Movimento dos Sem Educação (MSE); Movimento dos Sem Saúde (MSSA).
Agora, sim, hein? Esses movimentos, infelizmente, ainda não estão formalmente organizados, mas bem que poderiam estar, pois temos muita representatividade, já que somos mais de 3,3 milhões de associados em potencial.
Temos energia para mudar. Queremos apenas uma oportunidade. O RN é o maior produtor terrestre de petróleo, o maior produtor de energia eólica do Brasil. Mas o que ganhamos com isso? Pagamos um dos combustíveis mais caros do Brasil e uma energia elétrica cada vez mais onerosa. Recebemos um choque toda vez que a conta de energia chega. Até quando vai esse monopólio das concessionárias de energia elétrica? Napoleão, em 1804, acabou com diversos monopólios que impediam a França de prosperar. Mas essa é outra história.
Se toda essa história o deixou enjoado, passe no Hospital Walfredo Gurgel para tomar um Dramin. Sou capaz de apostar meu dedo mindinho que você verá os pacientes sendo atendidos no chão dos corredores. Se passar mal, já poderá ser atendido numa consulta pelo SUS. Verá que faltam remédios, médicos e esperança. Nosso estado está entre os piores do Brasil, segundo o IEPS – Instituto de Estudos para Políticas de Saúde.
Após plena recuperação, sugiro que respire um pouco de ar puro visitando o Morro do Careca, até porque pode ser a última oportunidade, já que nosso ponto turístico está se esvaindo. A areia caindo seria uma analogia a uma ampulheta que indicaria um novo tempo? Quem sabe? Talvez você saiba. Agora, tenho que lembrar de reforçar bem a equipe de guarda-costas, pois em Ponta Negra não temos proteção das facções para garantir segurança. Tire uma selfie e mande para o Ministro Flávio Dino, lembrando para ele depositar os 100 milhões prometidos — Cá entre nós, ele só enviou 30 milhões. Nossa polícia civil está com um déficit de 70% no efetivo.
— Senhor Presidente, que tal realizarmos no RN a próxima conferência dos BRICS!!! Já seria uma ajuda enorme para o nosso turismo!!!
Seria um sonho. Todas as delegações, a mídia no mundo divulgando o RN, os investimentos federais em segurança e infraestrutura. Como pode comprovar, estamos precisando mais de ajuda do que a China, a Índia, a Rússia, a Argentina, o Irã e os Emirados Árabes.
Fica o convite para vir mais vezes. Como vê, a sua companheira Fátima Bezerra pode até estar querendo acertar, mas realmente não está conseguindo.
— Nossa economia não está aquecendo, está com febre.
E parece que vai piorar com a diminuição do FPM para os municípios. Nossa, como faz falta aquele dinheiro enviado para outros países… Angola (US$ 3,2 bilhões), Argentina (US$ 2 bilhões), Venezuela (US$ 1,5 bilhão), República Dominicana (US$ 1,2 bilhão), Equador (US$ 0,7 bilhão) e Cuba (US$ 0,65 bilhão). Tá vendo, presidente, como não era injustificada a revolta dos brasileiros em emprestar uma verba que tanto nos faz falta. É como um pai de família deixar faltar comida dentro de casa para abastecer a casa do vizinho.
Enquanto as mudanças para melhor não chegam, o potiguar segue fazendo o “L” de Lamentável.
Parabéns pela aexcelente explanação. Essa é a realidade não só do RN, mas do Brasil. Não existe um plano de governo, estamos a deriva, sem rumo, apenas com retóricas faraônicas, gastos, inchaço da máquina pública com criação de mais Ministérios de cunho político. Triste realidade.
Parabéns Marcus belíssimo desabafo, que serve para todo país e não só para o RN, neste desgoverno não tem patriotas , eles não se interessam em ver a nossa nação prosperar visam somente o ganho do dinheiro fácil em obras com orçamentos superfaturados e intermináveis, liberação de verbas e cargos para os politicos aprovarem os seus projetos nefastos, e para dar continuidade a destruição do Brasil, estão cortando bolsa família, já acabaram com o auxílio gás isso falando dos pobres, a classe média vai sofrer com aumento de impostos, os ricos já não investem mais no pais estão saindo e levando o seu capital, consequência, aumento de desemprego, inflação, violência, caos na saúde, e tudo mais de ruim que possa existir em um país falido.
Top top top.
Topíssimo!!!!!
A se vivo eu fosse pra vê o nosso povo todo com esse nível de consciência e sabedoria.
Pois já entrei na era dos entas, pelo que vejo do andar da carruagem, me parece impossível.
Os Nossos Ensinos, Cada Vez Pior.
Excelente texto Aragão! Você descreve o sentimento da maioria absoluta dos Potiguares e dos Brasileiros também. É triste ver o caminho que estamos trilhando, literalmente ladeira a baixo. Onde vamos parar? Que o Senhor tenha misericórdia do povo de bem do Brasil 🙏
So tem vdd nesse texto e comtra fatos nao ha argumentos . continuaram fazendo o L e bota a patricinha bolivariana na prefeitura pra terminar de enterra o rn
Meu amigo, tomara que pelo menos JANJA leia essa preciosidade de artigo. O nosso elefante caminha a passos largos para estourar o termômetro e entrar no estado de convulsão. Está insuportável assistir os nossos jornais locais e só vermos hospitais superlotados, escolas sem a mínima condição de funcionamento, muita insegurança, servidores estaduais insatisfeitos, etc e tal. Uma vergonha num governo de partido dos trabalhadores. #mudaRN
Como sempre perfeito em suas colocações, tenho orgulho de ter um amigo como você com as palavras, esse é o estado que está na UTI, uma UTI que não tem remédios e nem aparelhos e estamos morrendo aos poucos.
Somente papai do céu poderá nos defender, pois Fátima mesmo sendo do partido do presidente Lula lala, não consegue resolver o problema desse nosso lindo estado que me apaixonei desde o primeiro dia que o conheci.
Mas vamos lá vencer os desafios.
Muito boa análise da atual situação do nosso estado irmão… 🙏🏻🙏🏽🙏🏿
O nosso RN realmente está com uma febre que só aumenta…
Quem diria um dia a gente rezar pela proteção de alguma facção para os bairros da nossa Natal, já que em muitos deles a polícia não tem nem como entrar…
O adiamento dos resultados do Concurso Nacional Unificado (CNU), apelidado de “Enem dos Concursos”, que teve o cronograma atrasado mais uma vez, visa acabar com o impasse judicial que se arrastava desde a aplicação das provas, em 18 de agosto, e finalizar esta primeira edição do certame. Com o reajuste no calendário, a data de divulgação dos resultados finais passou de 21 de novembro deste ano para 11 de fevereiro de 2025.
Nesta semana, União, Ministério Público Federal (MPF) e Fundação Cesgranrio — a banca do certame — selaram acordo para sanar três questões:
– Reintegração de candidatos eliminados: candidatos que não preencheram corretamente as opções de identificação no cartão de resposta (a “bolinha” ou a frase indicada), mas cuja prova pôde ser identificada de forma segura, foram reintegrados e terão as provas corrigidas;
-Ampliação do número de correções para cotistas negros: medida visa equiparar os candidatos aos da ampla concorrência, em conformidade com a Instrução Normativa nº 23;
-Inclusão de títulos para Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS): edital foi corrigido para incluir a exigência de títulos para ATPS nos blocos 4 e 5, atendendo à legislação vigente.
A atualização nas datas, porém, causou revolta entre alguns candidatos e apreensão em outros. Os cursos de formação dos aprovados começaria já em dezembro de 2024 e os concursados iniciariam o trabalho em janeiro de 2025.
O coordenador-geral de Logística do CNU, Alexandre Retamal, explicou que ainda não é possível determinar se as notas de corte aumentarão. Ele esclareceu que as notas individuais daqueles que já tiveram suas provas corrigidas não mudarão.
Retamal também assegurou que o adiamento do cronograma da primeira edição do CNU não atrapalha uma possível segunda edição do certame. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, vem dizendo que há, sim, a intenção de realizar ao menos mais uma edição do certame neste governo, ou seja, até 2026.
Já foi feita uma consulta aos órgãos sobre a demanda por servidores e agora os dados estão sendo consolidados. “Tem também a questão orçamentária para ser avaliada até que a gente possa chegar em uma definição de quando e como será o próximo Concurso Público Nacional Unificado”, explicou Retamal.
Responsável pela área jurídica do MGI, a consultora Karoline Busatto salientou que o acordo foi firmado para “pacificar” pontos do certame que estavam em debate desde a realização da prova e garantir sua integridade e segurança jurídica.
“O acordo traz mais segurança para que cheguemos a bom termo. Ele vem exatamente para pacificar”, disse ela. Sobre possíveis novos questionamentos judiciais, Busatto lembrou que o acesso à Justiça é livre, mas afirmou que o acordo visa finalizar a primeira edição do CNU.
“Tudo é um processo de amadurecimento”, completou ela, lembrando que a inspiração para o CNU, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também passou por longos processos de revisões e aprimoramentos até chegar ao atual nível de política pública.
Novo cronograma
A comunicação dos resultados finais do CNU foi adiada para o ano que vem. A lista de aprovados será conhecida no dia 11 de fevereiro. As últimas etapas — posses e início dos cursos de formação — ainda não foram divulgadas.
Divulgação dos resultados das provas objetivas para os candidatos incluídos: 25 de novembro de 2024
Envio de títulos: 4 e 5 de dezembro de 2024
Análise de títulos: 6 de dezembro de 2024 até 10 de janeiro de 2025
Divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações: 9 de dezembro de 2024
Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas das provas discursiva e redações: 9 e 10 de dezembro de 2024
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações: 20 de dezembro de 2024
Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros: 23 de dezembro de 2024
Perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência: 6 a 10 de janeiro de 2025
Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas: 11 e 12 de janeiro de 2025
Resultado preliminar da avaliação de títulos: 15 de janeiro de 2025
Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos: 15 e 16 de janeiro de 2025
Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência: 17 de janeiro de 2025
Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência: 17 e 18 de janeiro de 2025
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos: 11 de fevereiro de 2025
Previsão de divulgação dos resultados finais: 11 de fevereiro de 2025
Ao comentar o resultado da criação de empregos formais em maio, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, teceu fortes críticas ao patamar da taxa Selic nesta segunda-feira (30/6). Segundo ele, “somos escravos dos juros altos”.
“Nós somos escravos dos juros altos. Os juros atrapalha um bocadinho [a criação de empregos]. Se não fosse o juros nesse patamar, seguramente poderíamos estar crescendo mais, isso sem dúvida nenhuma”, disse o auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Atualmente, a taxa básica de juros do país, a Selic, está em 15% ao ano após o Comitê de Política Monetária (Copom) engatar a sétima elevação consecutiva no ciclo de aperto monetário. Em contrapartida, o Copom indicou o fim da onda de altas nos juros.
Entenda a situação dos juros no Brasil
A taxa Selic é o principal instrumento de controle da inflação.
Ao aumentar os juros, a consequência esperada é a redução do consumo e dos investimentos no país.
Dessa forma, o crédito fica mais caro e a atividade econômica tende a desaquecer, provocando queda de preços para consumidores e produtores. A inflação dos alimentos tem sido a pedra no sapato do presidente Lula (PT).
Projeções mais recentes mostram que o mercado desacredita em um cenário em que a taxa de juros volte a ficar abaixo de dois dígitos durante o governo Lula (PT) e do mandato de Galípolo à frente do BC.
A próxima reunião do Copom está prevista para os dias 29 e 30 de julho.
Marinho destacou que o mercado de trabalho formal brasileiro tem crescido em uma velocidade menor comparado a 2024. Um exemplo disso é que, no acumulado do ano, foram abertas 1,051 milhão de vagas, contra 1,1 milhão no ano passado (queda de 4,90%).
“A velocidade do crescimento deste ano está aquém das possibilidades, especialmente a partir do papel dos juros e cada vez se reforça isso. Acho que isso é um parâmetro para o Banco Central poder olhar e quem sabe desarmar a armadilha que lá existe”, afirmou. “Quem sabe isso [desaceleração da criação de empregos com carteira assinada] deixe o pessoal do Banco Central feliz e possa começar o processo de redução dos juros”, completou ele.
Sobre uma previsão de expansão do trabalho formal, o ministro disse que continuará crescendo, mas em um ritmo menor. Ele ainda negou qualquer influência das guerras no Oriente Médio e Eurásia no mercado de trabalho e frisou que os juros são os culpados.
Ministro fala em “cortar os pulsos” se Selic se manter alta
Ao ser questionado sobre as projeções do mercado financeiro indicarem que a taxa de juros não ficará abaixo dos dois dígitos no governo Lula, Marinho disse que “temos que cortar os pulsos” caso isso aconteça.
“Até o fim desse atual governo? Temos que cortar os pulsos se acontecer isso. Não é isso que ouvi não. Não posso acreditar nisso não”, declarou o ministro do Trabalho.
Além disso, ele disse que não lê o relatório Focus (boletim semanal que reúne as principais estatísticas do mercado financeiro para indicadores como inflação, dólar, taxa de juros). “Me recuso a acreditar nisso, não é possível um negócio disso. Espero que tenha mais juízo na turma que tem essa bússola”.
Analistas do mercado financeiro, consultados semanalmente no relatório Focus, estimam que a taxa Selic fechará o ano em 15% ao ano. Além disso, as estimativas para os próximos anos seguem as mesmas, confira abaixo:
Para 2026, os analistas projetam uma Selic de 12,50% ao ano.
Para 2027, a previsão da taxa de juros é de 10,50% ao ano.
Para 2028, a estimativa continua em 10% ao ano.
Dessa forma, as projeções indicam que o mercado não crê que a taxa Selic fique abaixo de dois dígitos até o fim do governo Lula (PT), em 2026, e sequer do atual mandato de Gabriel Galípolo à frente do BC, que termina em 2028.
Marinho sugeriu que o governo precisa “chamar um pacto” para melhorar a inflação por meio de mais produção. Segundo ele, não se deve usar apenas a política monetária para conter o avanço inflacionário, que segue persistindo.
Mario Vargas Llosa, escritor e vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 2010, morreu neste domingo, 13, aos 89 anos de idade. A informação foi divulgada por seu filho, Álvaro, na rede social X (antigo Twitter).
“Com profunda dor, informamos ao público que nosso pai, Mario Vargas Llosa, morreu hoje em Lima, cercado por sua família, e em paz”, dizia o comunicado postado por ele.
Ainda de acordo com a família, não haverá uma cerimônia pública de velório, e o corpo será cremado. Leia a íntegra do comunicado mais abaixo.
Vida e obra de Mario Vargas Llosa
Mario Vargas Llosa nasceu em Arequipa, no Peru, em 28 de março de 1936. Foi educado por sua mãe e seus avós maternos em Cochabamba (Bolívia) e depois no Peru.
Após seus estudos na Academia Militar de Lima, obteve uma licenciatura em Letras e deu seus primeiros passos no jornalismo.
Seu primeiro livro foi Os Chefes, uma série de contos, lançado em 1959, quando tinha 23 anos, e lhe rendeu o prêmio Leopoldo Aras. Com o passar dos anos, vieram obras importantes como Conversa no Catedral, A Guerra do Fim do Mundo, A Cidade e os Cachorros e A Festa do Bode (confira uma lista ampliada ao fim do texto).
Foi considerado um dos principais nomes do ‘Boom’ da literatura latino-americana nas décadas de 1960 e 1970, ao lado de figuras como Gabriel García Márquez, Julio Cortázar e Carlos Fuentes.
Uma de suas produções mais conhecidas, Conversa no Catedral (1969) traz uma conversa entre um jornalista e um antigo amigo de seu pai, de forma que as memórias ajudem a contar a história de questões políticas e sociais do Peru nos anos 1950.
Já A Guerra do Fim do Mundo (1981) era intimamente ligado à história do Brasil, mostrando o recorte de Vargas Llosa a respeito da Guerra de Canudos, ocorrida na Bahia no fim do século 19.
A Cidade e os Cães (1963) se passa num colégio militar peruano, e debate sobre óticas de autoridade e opressão. O tema também se repete em A Festa do Bode (2000), que se baseia na trajetória de Rafael Trujillo, ditador que governou a República Dominicana entre 1930 e 1961.
Em outubro de 2023, lançou seu último romance, Le Dedico Mi Silencio. “Nunca deixarei de trabalhar e espero ter forças para fazê-lo até o fim”, disse na época, anunciando que se tratava de seu último livro completo feito do zero. “Agora gostaria de escrever um ensaio sobre Sartre, que foi meu professor quando jovem. Será a última coisa que escreverei”, explicou.
O Nobel da Literatura de Vargas Llosa
Um dos pontos altos da trajetória de Vargas Llosa ocorreu em 7 de outubro de 2010, quando venceu o Prêmio Nobel da Literatura. Segundo a Academia Sueca, que organiza o evento, ele recebeu a condecoração “por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota do indivíduo”.
Ao longo de sua carreira, o autor recebeu também muitas outras honrarias. Em 2021, tornou-se o primeiro escritor a entrar na Academia Francesa sem nunca ter escrito em francês e assumiu a cadeira de número 18.
Ele também era membro da Academia Peruana de Línguas, da Real Academia Espanhola, e sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Comunicado da família sobre a morte de Vargas Llosa
“Com profunda dor, informamos ao público que nosso pai, Mario Vargas Llosa, morreu hoje em Lima, cercado por sua família, e em paz.
Sua partida entristecerá a seus parentes, seus amigos e seus leitores ao redor do mundo, mas esperamos que encontrem consolo, como nós, no fato de que ele gozou de uma vida longa, múltipla e frutífera, e deixa para trás uma obra que o fará sobreviver.
Procederemos nas próximas horas e dias de acordo com as suas instruções. Não haverá nenhuma cerimônia pública. Nossa mãe, nossos filhos e nós mesmos confiamos em ter espaço e privacidade para a despedida em família e na companhia de amigos próximos.
Seus restos mortais, como era de sua vontade, serão incinerados.”
Quase três quartos (72%) dos brasileiros se dizem contrários à legalização da maconha para uso geral, incluído o recreativo. Parece haver aí uma mudança significativa em relação a outra pesquisa Datafolha, de 2018, quando 66% declararam que fumar maconha deveria continuar proibido.
O instituto entrevistou desta vez 2.016 maiores de 16 anos, nos dias 12 e 13 de setembro, em 139 municípios de todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
As formulações das perguntas são diferentes, o que dificulta comparação direta para concluir, com segurança, que aumentou a parcela da população contrária à legalização. “Fumar”, afinal, poderia ser interpretado como descriminalização só do porte e não da venda da cânabis.
A legalização do emprego da maconha como remédio, de resto, conta com amplo apoio dos entrevistados: 76% são a favor, e 22% contra. Há 1% de indiferentes e 2% sem opinião (a soma de percentuais ultrapassa cem, em certos casos, por força de arredondamentos).
Uso medicinal
Mero 1% da população amostrada pelo Datafolha afirma estar usando no momento algum medicamento à base de cânabis, e 2% já o fizeram. Ou seja, 97% nunca recorreram a preparados com canabidiol (CBD), tetra-hidrocanabinol (THC) e outros componentes da planta psicoativa, que vêm sendo receitados para condições como certos tipos de epilepsia.
Apesar disso, é alto o grau de informação relatado a respeito da maconha medicinal. Um total de 85% declarou ter certo conhecimento sobre o assunto, com 32% dizendo estar bem informados, 42% mais ou menos e 11% mal informados. Outros 13% afirmaram desconhecer o tema completamente, e 2% preferiram não opinar.
Em coerência com o elevado apoio à maconha medicinal, 2 de 3 brasileiros (67%) defendem autorizar o plantio de cânabis para produzir remédios no Brasil. Embora esses medicamentos já estejam à venda por aqui, depois de licenciados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a partir de 2015, o cultivo para obter matéria-prima de uso farmacológico segue proibido por lei.
Existem apenas decisões judiciais, algumas delas do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizando o plantio. As contempladas são em geral associações de pacientes e familiares, que ganham processos movidos com base no direito constitucional à saúde.
Uso recreativo
O Datafolha perguntou, em relação mais direta com o uso recreativo, se os entrevistados eram a favor ou contra descriminalizar o porte de pequenas quantidades de maconha. Ou seja, deixar de tratar como delitos e de aplicar penas a quem é flagrado com volumes para consumo pessoal.
Hoje a lei não fixa critério quantitativo para isso, e, como resultado, magistrados terminam condenando vários usuários à prisão como traficantes. De 2005 a 2022, aumentou de 14% para 30% a proporção de encarcerados por tráfico.
Informados de que o Supremo Tribunal Federal (STF) está julgando um caso que pode descriminalizar a posse de pequenas quantidades de maconha, 61% disseram ao Datafolha ser contrários a deixar de considerar o porte como crime. Só 36% apoiam a proposta, que contava cinco votos favoráveis de ministros quando o julgamento foi paralisado há um mês.
Só os brasileiros mais ricos, com renda superior a dez salários mínimos, apoiam majoritariamente (55%) a descriminalização da posse. Outro contingente que chega perto disso são os jovens de 16 a 24 anos, com 50%.
Entre os que têm renda menor que dois salários mínimos, menos de um terço (32%) se declara a favor da descriminalização. Entre evangélicos, a parcela é menor ainda: 27%.
A fronteira divisória, aí, é claramente moral, ou ideológica. Dos entrevistados que declararam voto no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 45% se disseram a favor de descriminalizar pequenas quantidades, contra 23% entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL); os contrários a isso são, respectivamente, 52% e 75% —maioria contra a descriminalização, nos dois casos.
Daqui a pouco começarão as propagandas. Heróis de filmes, galãs das novela das oito, todos usando um cigarro de maconha para parecer legal. Fizeram isso com o cigarro de tabaco há algumas décadas, e fazem isso com álcool até hoje. Em todo filme, os heróis, galãs relaxam com uísque, vinho ou cerveja.
TEM QUE PROIBIR PROPAGANDA DE QUALQUER DROGA, LEGAL ou ILEGAL. Usa quem quer, mas sem estímulo ao consumo. Se for boa mesmo, precisa de propaganda?
Culpa do governo
Com a extrema esquerda governando, dias piores virão.
Faz o L.
Não sabia que Lula tinha poderes de influencia no clima. Todos sabem que a safra do café foi prejudicada por geadas no sul e sudeste do país.
Pesquise na Colombia, grande exportador de café… estão passando pelas mesmas dificuldades.
@FRASQUEIRINO, a “safra” de ovos, carne, leite, pão, gasolina, do dólar, a desvalorização do salário mínimo, a falta de reajuste do teto do MEI e de reajuste do teto do IR, o prejuízo bilionário dos Correios e outras estatais que estavam dando lucro no governo anterior, etc, etc, etc, e principalmente os novos impostos sobre o que compramos e os atuais que aumentaram, tudo isso foi culpa das geadas no Sul e Sudeste também?
Acho q Você pediu demais, essa turma fazer uma pesquisa? pra lerem algo e saber se tem fundamento ou não? é difícil, muuuuito difícil.
Frasquerino, defender o errado mentindo? O Brasil é exportador de café desde o Brasil Imperial, as oscilações da safra seriam absorvidas se o Real não tivesse virado papel higiênico pela irresponsabilidade fiscal desse governo.
Pior cego é aquele que não q ver , ou é ainda está encantado com promessas de 9dedos
Não é só o café, é a cesta básica geral!
Frescurino, Geada sempre teve, até mais intensas, agora café nesse preço, nunca vimos antes na história desse pais
Frescurindo, quer hostentar??
Dependure um pacote de café no pescoço e saia por aí andando pela cidade.
Kkkkkk.
Tá a preço de ouro o café no governo do amor.
Kkkkkk.