Geral

Master pagou R$ 1,1 milhão a empresa ligada ao pai de ex-ministro de Lula

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Banco Master repassou R$ 1,1 milhão para uma empresa vinculada ao pai do ex-ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. As informações constam em dados enviados pela Receita Federal à CPI do Crime Organizado no Senado.

A informação é do colunista Tácio Lorran, do portal Metrópoles. A quantia foi destinada à RI Consulting, que tem como sócio o ex-deputado federal Silvio Costa, pai do ex-ministro. A administração da empresa está sob responsabilidade do empresário Carlos Antônio da Costa Cavalcanti Neto.

De acordo com os registros, os pagamentos foram realizados ao longo de 2025, em meio ao avanço das investigações que envolvem o banco e seus vínculos com agentes públicos e privados.

A empresa é registrada como atuante em diversas áreas, incluindo consultoria em tecnologia da informação, publicidade, organização de eventos e captação de recursos.

O caso reforça a ampliação do cerco sobre as operações do Banco Master, que já é alvo de apurações em diferentes frentes no Congresso Nacional.

Opinião dos leitores

  1. Meio mundo prestava “assessoria” ao banco Master. Dá para acreditar!!??

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz apresenta experiência em digitalização de processos e se consolida como referência em gestão pública no RN

O município de Extremoz foi destaque no evento Conexão GovTech – Edição Paraíba, realizado nesta quinta-feira (30), em João Pessoa, ao ser convidado para compartilhar sua experiência na informatização dos processos administrativos com gestores públicos de diversas cidades.

Representando o município, a controladora geral, Claudiana Carvalho, e a secretária de Finanças e Planejamento, Mara Paulino, participaram do painel com tema “Do papel ao digital: experiências práticas de transformação administrativa nos municípios”, onde apresentaram os avanços implementados pela gestão municipal.

Durante a exposição, Extremoz foi apresentado como referência — e, por que não dizer, pioneiro no Rio Grande do Norte — na implantação de processos administrativos totalmente digitais. A transição teve início em 2021, período em que a gestão decidiu modernizar a máquina pública e acompanhar as transformações tecnológicas.

“O processo enfrentou desafios, especialmente relacionados à adaptação dos servidores ao novo modelo. Houve resistência inicial e insegurança por parte de algumas equipes, mas a gestão acreditou no projeto e avançou”, destacou Claudiana.

A partir de 2022, o município alcançou um marco significativo: praticamente 100% dos processos administrativos passaram a tramitar de forma digital em todas as secretarias, garantindo mais agilidade, transparência e eficiência na gestão pública.

Outro ponto ressaltado foi o ganho em segurança jurídica, tanto para os servidores quanto para a gestão e a população. Com a digitalização, os atos administrativos passaram a ter maior rastreabilidade, além de facilitar o acesso do cidadão às informações por meio do portal da transparência, atualizado diariamente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estrela, icônica fabricante de brinquedos, pede recuperação judicial

Foto: André Rigue/CNN

A fábrica de brinquedos Estrela informou, nesta quarta-feira (20), que entrou com pedido de recuperação judicial. Segundo fato relevante divulgado pela empresa, a decisão foi tomada por conta da necessidade de reestruturação do passivo da companhia.

Segundo o comunicado, outros fatores levaram ao pedido de recuperação judicial, como o aumento do custo de capital, restrição de crédio, além de impactos ao longo dos últimos anos sobre a estrutura financeira da companhia e demais empresas integrantes do grupo.

No fato relevante, a empresa ainda citou “mudanças no comportamento de consumo, com maior competição de alternativas digitais”. O pedido de recuperação judicial inclui todo o Grupo Estrela.

“A Recuperação Judicial tem como objetivo permitir a superação da atual situação econômico-financeira, mediante a reorganização estruturada do endividamento“, informa o comunicado.

O grupo Estrela é conhecido pela fabricação de jogos de tabuleiro populares no Brasil, como Banco Imobiliário e Detetive. Segundo a empresa, a continuidade das atividades empresariais, os empregos e a “geração de valor para todos os stakeholder” serão preservados.

A companhia ainda vai apresentar o plano de recuperação judicial para os seus credores. Conforme fato relevante, a Estrela vê continuidade regular das operações, assim como atividades industriais, comerciais e atendimento a clientes, parceiros e fornecedores.

A empresa afirmou que vai adotar as medidas necessárias para assegurar a continuidade de seus negócios ao longo do processo de reestruturação.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. População endividada,empresas falindo ,segurança pública jogada ao lixo,educação seus piores índices ,saúde na UTI,eita desgraça grande esse PT .

  2. Sabe qual o nome disse. DESATUALIZACÃO. Qual criança hoje em dia brinca com jogo de tabuleiro???? E mais fácil um pai comprar um IPhone 17 por 10 mil do que um jogo de 100 reais

  3. Com um governo corrupto e gastador não tem economia que sobreviva, temos uma oportunidade em outubro para botar abaixo esses cretinos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito Emídio Júnior entrega nova unidade de saúde em Mangabeira

A Prefeitura de Macaíba inaugurou na manhã desta sexta-feira (29/05) a nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Mangabeira I, localizada no Loteamento Santa Rosa. A obra faz parte do conjunto de investimentos do município na ampliação da rede de atenção primária à saúde. Com área construída de 277,08 m² e investimento de R$ 1.175.646,64, a unidade foi projetada para ampliar a capacidade de atendimento da região e oferecer melhores condições de trabalho às equipes de saúde e de acolhimento à população. Do montante investido, R$ 1,074 milhão é fruto de emenda parlamentar da senadora Zenaide Maia, enquanto o restante consiste em contrapartida do tesouro municipal.

A nova UBS conta com consultório médico com banheiro adaptado, consultório odontológico, dois consultórios de acolhimento, sala de procedimentos e coleta também com banheiro adaptado, sala de inalação coletiva, farmácia, sala de curativos, sala de vacinação, sala de esterilização e guarda de material estéril, além de sala para atividades coletivas e área externa coberta para ações comunitárias. O espaço ainda tem recepção, dois banheiros para o público (masculino e feminino), setor administrativo com sala de gerência, copa, almoxarifado, expurgo e banheiro para funcionários, além de estacionamento com quatro vagas e área destinada a embarque e desembarque de ambulâncias.

A unidade de saúde atenderá moradores de diversas localidades, incluindo o loteamento Cristo Redentor, Alto da Caixa — com o loteamento Portal de Mangabeira —, avenida Joaquim Cabral, avenida Santa Isabel, rua Agenor Xavier, rua Professora Lúcia Campos, Alto do Madureira, rua Santa Maria, Linha da Chesf, margens da BR-304, cemitério Vila Flor, loteamento Santa Rosa e regiões adjacentes.

Além da UBS de Mangabeira, a gestão municipal também está construindo unidades nos bairros Auta de Souza e Morada da Fé. Até então, foram construídas e entregues as UBS do Campo da Santa Cruz, do Loteamento Esperança (considerada a maior da cidade), de As Marias e da Vila São José II, além dos anexos de Retiro, Porteiras, Lagoa Nova e Manoel Dias.

O prefeito Emídio Jr. destacou o trabalho que vem sendo realizado em todo o município, em especial em Mangabeira. “A gente tem a satisfação de entregar mais uma unidade de saúde à população de Santa Rosa, Mangabeira e região. Esta é uma manhã histórica com a inauguração desta grande UBS, inclusive com uma homenagem justíssima a Gelson Lima da Costa Neto, que trabalhou muito por Mangabeira. Uma unidade totalmente organizada e climatizada. Isso é zelo e dignidade para a população. Inclusive, essa rua em que estamos sobre ela não tinha pavimentação. Aqui, foram mais de 24 mil metros quadrados em paralelepípedos e mais de 5 milhões de reais investidos em Mangabeira. Também abrimos o novo anexo de saúde do Conjunto Manoel Dias e estão sendo construídas 150 casas populares para quem mais precisa. Brevemente, estaremos aqui de volta para assinar mais uma ordem de serviço para uma grande obra que irá começar”, afirmou.

Por sua vez, a senadora Zenaide Maia, responsável pela destinação da emenda que viabilizou a obra, expressou: “Não são todos os dias em que a gente está entregando um equipamento como esse. Eu sou médica, e sei que a saúde só funciona com uma equipe multidisciplinar, que veste a camisa e que trata o povo com humanidade. Vocês sonham, a senadora financia e Emídio executa. Olhando para essa unidade de saúde, eu me emociono, porque é aqui onde vamos salvar muitas vidas.”

Na oportunidade, o gestor municipal esteve ladeado pela senadora Zenaide Maia; deputado estadual Kléber Rodrigues; vereadores (as): Érika Emídio, Socorro Nogueira, Rita de Oliveira, Aroldo da Saúde, Clarissa Matias, Sérgio Lima, Tafarel Freitas e Edi do Posto; e lideranças comunitárias da região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

MUDANÇA: Pré-campanha de Flávio Bolsonaro anuncia saída de marqueteiro e contratação de Eduardo Fischer

Foto: Edilson Rodrigues/Agencia Senado

Coordenador-geral da pré-campanha de Flávio Bolsonaro (PL), o senador Rogério Marinho (PL) emitiu uma nota oficial confirmando a saída do publicitário Marcello Lopes do comando da comunicação da estrutura.

Conforme o comunicado, o profissional pediu desligamento para se dedicar integralmente a compromissos empresariais privados.

Para o comando das ações publicitárias, chega Eduardo Fischer. Ele, que possui mais de três décadas de atuação no mercado nacional e acumula cinco premiações como “Publicitário do Ano”, assume inicialmente a função de consultor de planejamento.

Fischer atuará primeiramente na estruturação interna da equipe e no desenho das novas diretrizes da pré-campanha. A transição e a posse na coordenação da área ocorrerão de forma planejada nos próximos dias.

NOTA – Comunicação da Pré-Campanha Flávio Bolsonaro

A coordenação-geral da pré-campanha de Flávio Bolsonaro informa que Marcello Lopes comunicou, nesta quarta-feira, sua decisão de deixar a coordenação de comunicação para dedicar-se integralmente aos seus projetos empresariais.

A pré-campanha agradece a Marcello pela contribuição prestada durante o período em que esteve à frente da área e deseja sucesso em seus novos desafios.

Para esta nova etapa, a comunicação passa a contar com a consultoria do publicitário Eduardo Fischer, profissional com mais de três décadas de experiência no mercado publicitário brasileiro e reconhecida atuação no desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing para grandes marcas. Ao longo de sua trajetória, foi eleito Publicitário do Ano em cinco ocasiões.

Inicialmente, Eduardo Fischer atuará na estruturação da equipe e na definição das diretrizes estratégicas da comunicação, assumindo posteriormente a coordenação da área.

A transição ocorrerá de forma planejada e gradual, assegurando a continuidade das ações e o alinhamento dos objetivos da pré-campanha.

Senador Rogério Marinho
Coordenador-geral da pré-campanha Flávio Bolsonaro – PL.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Endividamento atinge 84,6% das famílias em Natal

Screenshot

Foto: Anderson Régis

O percentual de famílias endividadas em Natal chegou a 84,6% em março de 2026, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O cenário na capital potiguar acende um alerta para riscos econômicos imediatos como a perda do poder de compra das famílias e os impactos no consumo e na economia local, segundo análise do Instituto Brasileiro de Finanças Digitais (IFD). Além disso, a situação acende um alerta para o risco de aumento da inadimplência das famílias nos próximos meses.

O índice de 84,6% de endividamento em Natal supera a média nacional, estimada em 70%, e é superior ao registrado, por exemplo, em Recife (80,9%). O índice potiguar também se aproxima dos patamares observados no Ceará, onde 89% das famílias relataram ter dívidas a vencer (cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa).

De acordo com o presidente do IFD, Rodrigo de Abreu, em Natal o risco econômico imediato é a perda de poder de compra. “Quando vai ao mercado, a família opta por produtos mais baratos ou, no limite; elimina certos itens da lista de compras, como a carne bovina”, disse.

Segundo o presidente, há dois fatores decisivos em Natal: em primeiro lugar, como a renda média é menor do que a média nacional, as famílias precisam mais de crédito para fechar as contas do mês. “Ao lado disso, como há muita informalidade no mercado de trabalho, o crédito é ainda mais caro”, comentou.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Gestão Fátima bezerra, criadora de imposto e arrecadação para o estado, para o cidadão fica o endevidamento. Parabéns pela gestão Fátima bezerra e Kadu Xavier. Vamos com Álvaro dias, melhor para o RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara Municipal de Natal aprova criação do ‘Cartão de Saúde Escolar’

Estudantes da rede pública de ensino municipal passam a contar com um instrumento para monitorar seu histórico de saúde e sua evolução médica. É o “Cartão Saúde Escolar”, dispositivo criado a partir do projeto de lei 449/2025, aprovado nesta quinta-feira (21) pela Câmara Municipal de Natal. Ainda durante a sessão ordinária, os parlamentares votaram mais oito projetos de lei, dos quais, quatro passaram em segunda discussão e que agora seguem para a sanção do Poder Executivo.

De autoria do vereador João Batista Torres (DC), o “Cartão Saúde Escolar” tem como objetivos realizar o acompanhamento contínuo da saúde dos estudantes, com foco em ações de prevenção, além de reunir dados para a instituição de políticas públicas e na articulação entre os campos da Educação e da Saúde do município.

“Esse projeto de lei visa fortalecer a integração entre saúde e educação, assegurando o monitoramento contínuo das condições de saúde física, mental e nutricional dos nossos estudantes, com reflexo direto no ensino e no aprendizado das nossas crianças e adolescentes”, declarou o vereador João Batista Torres.

Entre as demais matérias aprovadas em segunda discussão está o projeto de lei 152/2023, de proposição do vereador Kleber Fernandes (Republicanos), o qual cancela benefícios fiscais para pessoas físicas ou jurídicas condenadas por corrupção ou atos de improbidade administrativa. Também foi aprovado o projeto de lei 19/2025, de autoria do vereador Preto Aquino (Podemos), o qual garante à gestante o direito de ter um acompanhante durante todas as consultas de pré-natal, no parto e nos atendimentos posteriores.

A Câmara Municipal de Natal reconheceu, ainda durante a sessão ordinária, o trabalho desenvolvido pelas rendeiras de Bilro da Vila de Ponta Negra como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de Natal. A iniciativa partiu do projeto de lei 302/2020, de autoria da ex-vereadora Divaneide Basílio e subscrito pela vereadora Brisa Bracchi (PT). A matéria volta ao plenário na próxima sessão para segunda discussão.

De acordo com o projeto de lei, com o reconhecimento da atividade de rendeiras de bilro como patrimônio cultural imaterial, o estúdio de artesanato no qual a arte da renda é desenvolvido será considerado como um espaço de cultura, de preservação da
memória e da história das rendeiras de bilro da Vila de Ponta Negra, podendo ser incluído no roteiro turístico oficial da cidade do Natal.

Também foi aprovado o projeto de lei 493/2025, de autoria da vereadora Thabatta Pimenta (PV), o qual inclui no calendário oficial de eventos de Natal o evento “São João da Diversidade”. “Esse evento é, além de tudo, não apenas da comunidade LGBT, mas para celebrar a diversidade de todos em algo tão importante que é o São João. A gente está vendo o crescimento do São João de Natal e nossa proposta é uma forma também de combater os preconceitos colocados nessas festas juninas”, explicou a vereadora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

AGORA É NUNES MARQUES: Master e JBS repassam R$ 18 mi a consultoria que pagou filho do ministro

Foto: Fellipe Sampaio

O Banco Master, de Daniel Vorcaro, e a JBS, dos irmãos Batista, repassaram R$ 18 milhões a uma empresa de consultoria que realizou pagamentos ao filho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques. A informação é do jornal O Estadão.

Segundo relatório do Coaf, obtidos pelo jornal, o Master enviou R$ 6,6 milhões à Consult Inteligência Tributária entre agosto de 2024 e julho de 2025. No mesmo período, a JBS repassou outros R$ 11,3 milhões.

Os valores correspondem à totalidade recebida pela empresa no intervalo analisado, apesar de a consultoria declarar faturamento de apenas R$ 25,5 mil.

A discrepância levou o Coaf a classificar as movimentações como “incompatíveis com a capacidade financeira” da empresa, “indicando que alguns dos valores podem ter origem não formal”.

Entre os pagamentos feitos pela consultoria, o órgão identificou 11 repasses que somam R$ 281.630 ao advogado Kevin de Carvalho Marques, de 25 anos, filho de Nunes Marques. Os pagamentos foram realizados por meio do escritório do próprio advogado, do qual ele é o único responsável, segundo registros da OAB.

Em seu site profissional, retirado do ar, Kevin se apresentava como advogado “com um ano de experiência na OAB”. “Tenho me dedicado a entender profundamente as complexidades do sistema tributário brasileiro, buscando soluções eficientes e personalizadas para cada cliente”, dizia o texto.

Kevin Marques também atua como um dos procuradores da Refit, antiga Refinaria Manguinhos, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Seu pai era desembargador do tribunal quando foi indicado ao Supremo, em 2020.

A Consult Inteligência Tributária foi aberta em 2022 por Francisco Craveiro de Carvalho Junior, contador de Teresina (PI), cidade natal de Nunes Marques. A empresa tem endereços em Barueri (SP) e Brasília (DF).

Ao Estadão, Kevin Marques afirmou que os pagamentos são lícitos, decorrentes do exercício regular da advocacia “voltada ao fisco administrativo”. O ministro Kassio Nunes Marques não comentou o caso.

Em nota, a JBS declarou ao jornal que contrata consultores “para apoiar sua atuação” na área tributária, incluindo a Consult. O Banco Master foi procurado, mas não se manifestou.

A Consult informou que presta serviços de auditoria e consultoria tributária, além de desenvolvimento de sistemas e migração de dados. Sobre os pagamentos ao advogado, disse apenas que se referem a “prestação de serviços técnicos e de assessoria jurídica para a Consult, entre 2024 e 2025”.

Em novembro de 2025, após os repasses, o fundador da empresa deixou a sociedade e negociou o recebimento de R$ 13 milhões em lucros até 2028. Ele retornou ao quadro societário em março deste ano. Segundo a empresa, a mudança fez parte de uma reorganização interna.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Federação de advogados defende fim do inquérito das fake news e Código de Conduta para o STF

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO

A Federação Nacional dos Institutos de Advogados (Fenia) divulgou nesta terça-feira, 12, uma nota pública em que defende a criação de um Código de Conduta para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em evidência por conta das relações com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do extinto Banco Master, e o fim do inquérito das fake news.

A organização demonstrou preocupação com acontecimentos recentes que “têm corroído a confiança que a sociedade deposita em seu sistema de Justiça”. E afirma que não é possível pensar em uma reforma do Judiciário sem que esses dois pontos sejam abordados.

“Hoje, qualquer proposta de discussão sobre o Judiciário precisa necessariamente enfrentar questões vitais, dentre elas o Código de Conduta para o STF, o encerramento do inquérito das fake news e critérios claros para o uso de IA no processo decisório”, disse à Coluna do Estadão o presidente da Fenia, Flávio Buonaduce Borges.

O inquérito das fake news é uma investigação sigilosa aberta sob a justificativa de apurar ataques contra o STF e seus integrantes e ameaças à independência do Poder Judiciário e ao Estado de Direito.

Ele completou sete anos em março e, como mostrou o Estadão, tem funcionado como um instrumento do Supremo para se proteger e reagir a investidas externas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Caso Master: Moraes tem situação mais delicada que Toffoli, dizem investigadores

Foto: Reprodução

Investigadores ligados ao caso Master disseram à CNN que, até agora, a situação do ministro Alexandre de Moraes é juridicamente mais delicada que a de Dias Toffoli. O material analisado indicaria diferenças na natureza dos envolvimentos de cada ministro.

Enquanto Toffoli teria relação de caráter comercial, envolvendo a compra e venda de parte do resort Tayayá, a análise sobre Moraes aponta elementos que poderiam sugerir atuação em benefício de interesses do Banco Master.

Segundo investigadores, há operação em andamento para formar maioria no STF e barrar a abertura de inquérito contra Moraes. A estratégia incluiria fragilizar a posição de Kassio Nunes Marques, ministro da Corte, para influenciar seu voto.

O jornal O Estado de S. Paulo revelou que Kevin de Carvalho Marques, filho de Nunes Marques, recebeu R$ 281,6 mil por serviços à Consult Inteligência Tributária, que recebeu R$ 6,6 milhões do Banco Master no mesmo período. A defesa de Kevin afirma que não houve pagamento direto do banco, apenas via consultoria.

Na contabilidade de quem acompanha o caso, há maioria parcial a favor da investigação contra Moraes: André Mendonça, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Nunes Marques. Do outro lado estariam Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Flávio Dino e Gilmar Mendes. O processo deve ir ao plenário, conforme regimento do STF.

As investigações seguem em andamento, com expectativa de conclusão em cerca de um mês. Paralelamente, a delação de Daniel Vorcaro será confrontada com informações da Polícia Federal, para eventual homologação pelo relator do caso.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Greve na saúde trava atendimentos no RN e pacientes ficam sem consultas e exames

Foto: Magnus Nascimento

A greve de servidores vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares já provoca impactos diretos no atendimento em hospitais universitários do Rio Grande do Norte. A paralisação, iniciada na última segunda-feira (30), atinge consultas, exames e cirurgias eletivas, que passaram a funcionar de forma parcial.

No estado, o movimento afeta unidades importantes como o Hospital Universitário Onofre Lopes, a Maternidade Escola Januário Cicco e o Hospital Universitário Ana Bezerra. Apesar da paralisação, os trabalhadores mantêm equipes mínimas para garantir serviços essenciais, como UTIs.

A greve tem caráter nacional e foi aprovada em assembleias realizadas em mais de 45 hospitais da rede. Entre as principais reivindicações da categoria estão reajuste salarial, reposição de perdas acumuladas — estimadas em cerca de 25% —, além de melhorias em benefícios como vale-alimentação.

Na prática, pacientes já sentem os efeitos. Consultas e exames estão sendo remarcados, em alguns casos com previsão de meses de espera. Usuários do SUS relatam dificuldades para dar continuidade a tratamentos, principalmente aqueles que dependem exclusivamente da rede pública.

Segundo representantes do movimento, a paralisação ocorre após dois anos de negociações sem avanços. A categoria rejeitou proposta apresentada com base apenas na inflação e cobra valorização diante do desgaste enfrentado, especialmente durante a pandemia. Enquanto isso, a retomada total dos atendimentos segue sem previsão.

Com informações da Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Nova fase da Compliance Zero prende agente e mira delegada da PF

Screenshot

Foto: Reprodução

A sexta fase da operação Compliance Zero, deflagrada nesta quinta-feira (14), avançou sobre integrantes da Polícia Federal que teriam atuado para beneficiar o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

O ministro André Mendonça, responsável pela investigação no STF (Supremo Tribunal Federal), determinou o afastamento de uma delegada da PF, que foi alvo de busca e apreensão, e a prisão de um agente da ativa da corporação suspeitos de vazar informações ao grupo de Vorcaro.

Outros dois agentes aposentados da PF foram alvos de busca e apreensão nesta quinta-feira.

As investigações revelaram no início do ano que o grupo contratado pelo banqueiro para influenciar as apurações, realizar atividades de vigilância, coleta de informações e monitoramento de adversários acessava dados do MPF, da Polícia Federal e até de organismos internacionais, como o FBI e a Interpol.

Vorcaro teve acesso antecipado a diligências da investigação, de acordo com registros localizados pela própria PF. O empresário teria inclusive feito anotações sobre autoridades e procedimentos policiais em curso.

Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, o Sicário, apontado como o coordenador operacional do grupo denominado “A Turma”, realizava consultas e extrações de dados em sistemas restritos, incluindo bases utilizadas por instituições de segurança pública e investigação policial.

O acesso, segundo a investigação, era feito por Mourão por meio da utilização de credenciais funcionais de outras pessoas, o que permitia obter informações protegidas por sigilo institucional.

“A partir dessa metodologia, de acordo com a autoridade policial, o investigado teria obtido acesso indevido aos sistemas da própria Polícia Federal, do Ministério Público Federal, e até mesmo de organismos internacionais, tais como FBI e Interpol”, escreveu o ministro André Mendonça ao autorizar a mais recente fase da operação sobre o caso.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA TN/CONSULT: Álvaro Dias cresce, atinge 31.18% e ultrapassa Allyson Bezerra

Foto: Divulgação/Consult

Pesquisa da Tribuna do Norte em parceria com o Instituto Consult mostra como está a disputa na corrida pelo Governo do Estado. O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, aparece na liderança com 31,18% das intenções de voto, ultrapassando o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, que soma 29,24%.

Mais atrás estão Carlos Eduardo Xavier, o Cadú, com 6,35%, e Robério Paulino, com 1,65%. O número de indecisos (17,65%) e eleitores que não escolheriam nenhum dos nomes (13,94%) mostra que o cenário ainda está longe de definição.

A pesquisa indica um empate técnico entre os dois primeiros colocados, dentro da margem de erro, projetando uma disputa acirrada pelo comando do Rio Grande do Norte nas eleições deste ano.

No quesito rejeição, Cadú lidera com 17%, seguido por Álvaro Dias (11,7%), Robério Paulino (9,6%) e Allyson Bezerra (8,1%).

O levantamento ouviu 1.700 eleitores em 55 municípios do estado, com margem de erro de 2,37 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A pesquisa tem o registro de número: RN-03877/2026.

Com informações da Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Essas disputa vai ser boa.
    Penso que vai ficar entre o Ex prefeito de Natal e o Ex prefeito de Mossoró.
    Quem vai ganhar?
    Veremos muito em breve.
    Uma opinião:::
    – Acho que vai ser decedido no primeiro Turno, não acredito que Kadu tenha votos para provocar um segundo turno tá?
    Não vai existir chances matematica para um segundo turno.
    Acredito!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] “É muito bom que o povo tenha capacidade de se endividar”, diz Lula

Imagens: Reprodução/Poder360

O presidente Lula (PT) afirmou, em discurso, que “é muito bom que o povo tenha capacidade de se endividar”. A declaração foi feita ao comentar o comportamento de consumo da população brasileira e o acesso ao crédito, citando ainda a importância da responsabilidade financeira ao contrair dívidas.

Lula destacou que o endividamento faz parte da dinâmica econômica do país e relembrou a crise de 2008, quando o mercado internacional enfrentou o chamado “subprime”.

Segundo o presidente, à época ele chegou a fazer um pronunciamento em rede nacional incentivando cautela, mas sem medo do consumo, desde que houvesse responsabilidade. “Não deveriam gastar mais do que pudessem pagar”, disse, ao relembrar o contexto daquele período.

A declaração atual reacende discussões sobre consumo, crédito e nível de endividamento das famílias brasileiras.

Opinião dos leitores

  1. A cara de pau de Lula, já ultrapassa os limites da razoabilidade, se aproveitando eleitoreiramente da situação financeiro do povo, que ele mesmo empurrou para a miséria e ainda diz que é muito bom dever.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BOMBA: Conselheiro de Trump chama brasileiras de ‘raça maldita’ e revolta explode nas redes

Foto: Reprodução

Declarações do empresário italiano Paolo Zampolli, apontado como conselheiro ligado ao presidente dos Estados Unidos Donald Trump, provocaram forte reação nas redes sociais após a exibição de uma entrevista à TV italiana, no último dia 19 de abril. Durante a conversa, ele fez falas ofensivas sobre mulheres brasileiras, gerando indignação e ampla repercussão internacional, conforme o Poder360.

A entrevista foi exibida pela emissora italiana Rai, dentro de uma reportagem especial. Segundo as imagens divulgadas, Zampolli comentava sobre sua ex-mulher, a brasileira Amanda Ungaro, quando passou a fazer generalizações sobre mulheres do Brasil.

De acordo com o conteúdo exibido, ele afirmou que brasileiras seriam “programadas para causar confusão” e fez outras declarações consideradas ofensivas. Em determinado momento, utilizou expressões de forte teor pejorativo ao se referir a mulheres brasileiras, o que intensificou a repercussão negativa.

Segundo informações públicas, Amanda Ungaro viveu por mais de duas décadas nos Estados Unidos e foi deportada em 2025. Ela afirma que a decisão teria sido influenciada pelo ex-marido. Os dois mantêm uma disputa judicial envolvendo a guarda do filho.

Zampolli mantém relação próxima com Trump desde os anos 2000 e já atuou como intermediador em diferentes agendas. O nome dele também já apareceu em registros ligados a investigações conduzidas pela Justiça norte-americana em outros contextos.

Opinião dos leitores

  1. Nós somos um povo aproveitador, só queremos vantagens, porém o cabra deve ter levado um chifre e agora tá conversando merda… Qto a posição politica dele não faz diferença, o nosso atual presidente faz todo santo dia referencias absurdas em relação as mulheres, ministro do supremo faz relação entre homossexuais e ladrões… Enfim o brasileiro é oportunista, aproveitador, acha que tem o direito de furar fila, fazer contra-mão e etc, racinha reeira…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA TN/CONSULT: Lula lidera com pequena vantagem contra Flávio no RN; 14,76% não votariam em nenhum dos dois

Foto: Divulgação/Consult

Em um eventual segundo turno no Rio Grande do Norte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece à frente do senador Flávio Bolsonaro, segundo pesquisa da Tribuna do Norte em parceria com o Instituto Consult.

O levantamento aponta Lula com 41,82% das intenções de voto, contra 34,71% de Flávio Bolsonaro. 14,76% afirmaram que não votariam em nenhum dos dois.

Além disso, 8,71% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder, reforçando um cenário ainda aberto e com margem para mudanças até a eleição.

A pesquisa ouviu 1.700 eleitores em 55 municípios do estado, entre os dias 15 e 18 de março, com margem de erro de 2,37 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A pesquisa tem o registro de número: RN-03877/2026.

Com informações da Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKK
    O povo não vota nesse que dizem estar em primeiro nessa “pesquisa”.
    Ele tem sua eleição garantida, sabe-se lá como é esse fenômeno.
    Mas uma coisa acontece, mesmo o sul, sudeste e centro oeste dando 40% de vantagem a qualquer candidato da direita, segundo as apurações, o “nordeste” tira essa vantagem, SEM ter votos pra isso.
    Salvo se a cada 10 votos, 9 sejam para esquerda e 1 de direita no nordeste. Situação irreal, que nunca existiu, mesmo nas eleições de 2002 e 2006.
    São fenômenos eleitorais que acontece nessas terras de Cabral, depois que o voto deixou de ter apuração manual, via olho no olho, fiscalizado voto a voto.
    No Brasil tem dinheiro para pagar segurançaa, refeições nobres, frota de veículos de luxo, uma infinidade de assessores, serviçais que ajudam a puxar e empurrar a cadeira em seus bureaus, mas NÃO TEM recurso para trocar as urnas e ter o voto impresso e auditavel.
    Coisas da “democracia” no Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *