Política

“CONQUISTA HISTÓRICA”: Lula exalta fim da escala 6×1 e pressiona Senado por aprovação

Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O presidente Lula (PT) comemorou a aprovação na Câmara dos Deputados da proposta que acaba com a escala 6×1 e reduz a jornada de trabalho sem redução salarial.

O texto foi aprovado com ampla maioria: 472 votos a 22 no primeiro turno e 461 a 19 no segundo. Agora, a proposta segue para análise do Senado. Nas redes sociais, Lula classificou a medida como uma “conquista histórica e civilizatória” e destacou o avanço da proposta no Congresso.

“A aprovação do fim da escala 6×1 com redução de jornada e sem redução de salário, pela Câmara, é uma conquista histórica e civilizatória. Um compromisso assumido pelo Governo do Brasil”, afirmou.

O presidente também agradeceu o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), pela condução da votação.

“Mais do que horas no relógio, estamos devolvendo aos trabalhadores e trabalhadoras o direito ao convívio com a família. Ao descanso. À vida além do trabalho. As duas folgas semanais significam mais tempo para estudar, se divertir, cuidar da saúde e ver os filhos crescerem”, disse.

Lula ainda afirmou que a mudança representa um avanço especialmente para as mulheres e reforçou que o governo vai atuar pela aprovação definitiva no Senado.

Opinião dos leitores

  1. Sou a favor da escala 0 x 7, sem redução de salários…Essa é a melhor, todo mundo vai ter mais tempo pra ficar em casa abraçando a família, de participar da educação dos mesmos…o Brasil vai melhorar muito…A economia a gente vê depois…Fiquem em casa!!!!!!

  2. Vergonhoso projeto socialista que vai GERAR DESEMPREGO EM MASSA.
    Será o fim das pequena empresas e logo chega nas médias.
    Ainda haverá adequação nas grandes empresas, que vão operar com o mínimo de empregados.
    Governo empurrando o povo para depender do bolsa esmola.
    Isso é governo socialista/comunista, país SEM PRODUÇÃO, povo dependente dos “favores” daqueles que tiram o emprego, tiram a comida da mesa e ainda diz que “faz pelo povo”.
    Viva a Venezuela
    Viva Cuba
    Viva a Coreia do Norte

  3. Irresponsável e populista. Vai aprofundar a crise econômica, mas ele está pouco ligando, quer ser é reeleito. Preparem-se para o pior se esse enganador permanecer.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prévia da inflação estoura teto da meta no acumulado de 12 meses

Foto: inkdrop

A prévia da inflação oficial do país, o IPCA-15, subiu 0,62% em maio, desacelerando em relação aos 0,89% registrados em abril, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No acumulado de 12 meses, o IPCA-15 chegou a 4,64%, acima do teto da meta de inflação definida pelo governo.

O resultado foi influenciado pela queda nos preços dos combustíveis, mas os alimentos continuam pressionando a inflação. O grupo alimentação e bebidas avançou 1,38% no mês.

Economistas avaliam que a desaceleração não representa uma melhora estrutural dos preços, já que serviços e bens industrializados seguem pressionados. A inflação de alimentos também continua disseminada, com alta em itens como carnes, arroz, batata e tomate.

Analistas do mercado financeiro afirmam que o cenário reduz o espaço para cortes mais rápidos da taxa Selic pelo Banco Central do Brasil.

Entre os grupos pesquisados, Transportes registrou queda de 0,33%, enquanto Habitação subiu 1,03% e Saúde e cuidados pessoais avançou 1,05%.

Instituições financeiras seguem projetando inflação acima de 5% em 2026 e juros elevados por mais tempo. Parte do mercado espera que a Selic encerre o próximo ano entre 13,25% e 14%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Sobe para 11 o número de casos de hantavírus ligados a cruzeiro, diz OMS

Screenshot

Foto: Reuters

Os casos de hantavírus dos Andes, ligados ao navio de cruzeiro MV Hondius, subiram para 11, informou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma coletiva de imprensa, nesta terça-feira. Nenhuma nova morte foi relatada desde o dia 2 de maio.

Globalmente, o risco para a saúde permanece baixo, afirmou ele.

“Até o momento, foram relatados onze casos, incluindo três mortes. Todos os onze casos são de passageiros ou tripulantes do navio. Nove dos onze foram confirmados como vírus dos Andes e os outros dois são prováveis”, continuou Tedros, acrescentando que todos os casos suspeitos e confirmados foram isolados e estão sob supervisão médica.

“No momento, não há indícios de que estejamos presenciando o início de um surto maior”, analisou ele. “Mas, é claro, a situação pode mudar. E, considerando o longo período de incubação do vírus, é possível que vejamos mais casos nas próximas semanas.”

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Milhares de fiéis celebram o Dia de Santa Rita de Cássia em visita à maior estátua católica do mundo

Foto: Hugo Andrade

O dia de Santa Rita de Cássia celebrado nesta sexta-feira (22) leva milhares de fiéis ao santuário localizado em Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. No início da manhã ônibus com fiéis de várias cidades do RN e de outros estados já estavam no local.

O santuário em homenagem à Santa Rita de Cássia tem uma estátua com 56 metros de altura, inaugurada em 2010, considerada a maior estátua católica do mundo.

A programação do dia conta com a celebração de cinco missas e a tradicional procissão realizada às 16h30. Confira no final desta matéria a programação completa.

A dona de casa Maria do Socorro Barbosa veio de São Miguel do Gostoso agradecer por uma graça alcançada e pedir pela saúde da mãe.

“Vim agradecer por uma graça alcançada, em 2015 eu estive aqui pedindo pela intercessão de Santa Rita de Cássia pela cura de uma câncer do meu esposo e hoje ele está curado graças a Deus e a Santa Rita. E hoje nós estamos aqui pedindo a Santa Rita que ela interceda pela saúde da minha mãe. Essa graça eu sei que a gente vem agradecer no próximo ano porque nada é impossível pra Santa Rita”, disse.

Santa Rita de Cássia é conhecida como santa das causas impossíveis e morreu num dia 22 de maio, em 1457. A relação do município de Santa Cruz com ela foi aproximada desde a sua fundação da cidade, com a criação de uma capela em homenagem à santa em 1825. O Santuário impulsionou o turismo religioso e mudou a rotina na cidade, com a atração de devotos de várias partes do país.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

1ª vez no mundo: médicos realizam transplante de córnea 3D e devolvem visão a paciente cego

Foto: Reprodução/Pexels

Médicos da Unidade de Córnea do Instituto de Oftalmologia do Centro Médico Rambam, em Haifa, Israel, realizaram o primeiro transplante de córnea impressa no mundo. O procedimento histórico foi feito em um paciente que sofria com perda grave de visão e terminou de forma bem-sucedida.

O material inovador, que devolve a visão para pessoas com cegueira, foi totalmente fabricado por impressão 3D através de tecnologia regenerativa focada em tecidos bioimpressos. A tecnologia cirúrgica inovadora utiliza o transplante de córnea impressa para transformar de forma profunda a oftalmologia mundial. As informações são do portal NDMais.

O transplante de córnea impressa, batizado tecnicamente como implante PB-001, foi direcionado a um paciente que sofria com perda grave de visão no final de outubro de 2025. A cirurgia integra a fase 1 dos testes clínicos desenvolvidos na unidade médica de Israel.

A pesquisa médica em andamento projeta envolver de 10 a 15 pacientes diagnosticados com edema corneano decorrente de disfunção endotelial. Os cientistas estimam que os resultados preliminares do estudo clínico oficial sejam divulgados no segundo semestre de 2026.

As córneas humanas funcionam como estruturas transparentes em formato de cúpula localizadas na parte frontal dos olhos. Elas desempenham papel essencial para a visão humana ao desviar a luz externa e concentrá-la na retina. Desse ponto, o estímulo visual segue direto para o cérebro, onde é interpretado como imagem.

O método revolucionário multiplica a capacidade de atendimento a partir de células vivas. Uma única córnea saudável de doador falecido foi cultivada em laboratório e gerou insumos para criar e realizar a impressão de outras 300 córneas em 3D.

Atualmente, os procedimentos cirúrgicos tradicionais dependem apenas de doadores humanos falecidos, gerando uma fila de espera global que afeta mais de 13 milhões de pessoas.

O design médico planejado pela Precise Bio busca oferecer melhores resultados visuais aos pacientes, menores taxas de complicações cirúrgicas e qualidade linear nos tecidos desenvolvidos.

O avanço também permite a criopreservação de longo prazo dos implantes criados em laboratório, o que simplifica a logística internacional de distribuição e consolida uma solução sustentável para a saúde global.

O médico e diretor da unidade que liderou a equipe cirúrgica em Haifa, Michael Mimouni, destacou o impacto do transplante de córnea impressa na medicina global. “Pela primeira vez na história, testemunhamos uma córnea criada em laboratório, a partir de células humanas vivas, devolver a visão a um ser humano”, afirmou Mimouni.

O cofundador e diretor-executivo da empresa Precise Bio, Aryeh Batt, explicou que o marco histórico reflete mais de uma década de inovação multidisciplinar combinando biologia celular, biomateriais e bioimpressão 3D.

“Imagine um mundo em que uma única córnea doadora possa dar origem a centenas de implantes cultivados em laboratório, transformando a escassez em abundância”, declarou Batt. O executivo confirmou que a plataforma torna o transplante escalável e acessível mundialmente e projeta avançar com a avaliação clínica do ensaio em andamento.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Servidores da saúde do RN fazem paralisação e cobram recomposição salarial do Governo

Foto: SindSaúde

Os servidores da saúde estadual do Rio Grande do Norte iniciaram, na manhã desta terça-feira (5), uma paralisação de 24 horas. A mobilização foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (SindSaúde/RN) e ocorre em frente à Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal.

A categoria reivindica o cumprimento do acordo firmado com o Executivo estadual, especialmente no que diz respeito ao pagamento da recomposição salarial de 4,26%, prevista para abril de 2026, mas ainda não efetivada. Os trabalhadores também cobram a definição de um calendário para o pagamento dos valores retroativos.

A paralisação foi deliberada em assembleia após uma mobilização unificada realizada na última semana, diante da ausência de respostas concretas por parte do Governo do Estado. Segundo o sindicato, a falta de avanço nas negociações motivou a intensificação do movimento.

Uma reunião entre representantes da categoria e o Governo do Estado está acontecendo neste momento. A expectativa dos servidores é que o encontro traga encaminhamentos práticos para o cumprimento integral do

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

A pílula para câncer que alcançou ‘o impossível’ e fez médicos chorarem no maior congresso de oncologia do mundo

Daraxonrasib é um antineoplásico oral — Foto: Adobestock

O estudo sobre o medicamento daraxonrasib foi um dos destaques da reunião anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO), nos Estados Unidos. Os resultados provocaram uma reação incomum entre médicos e pesquisadores, com aplausos de pé e até choro emocionado de alguns médicos presentes após a apresentação dos dados finais.

Um novo padrão foi estabelecido

O estudo de fase 3 RASolute 302 avaliou 500 pacientes com câncer de pâncreas metastático que já não respondiam à quimioterapia. Os participantes foram divididos entre o tratamento com daraxonrasib e a terapia convencional.

Os resultados mostraram:

  • Sobrevida mediana de 13,2 meses com o daraxonrasib, contra 6,6 meses com quimioterapia;
  • Redução de 60% no risco de morte;
  • Tempo de controle da doença de 7,3 meses, contra 3,5 meses no tratamento convencional;
  • Redução do tumor em 31% dos pacientes, ante 11,2% no grupo de quimioterapia;
  • Apenas 1,2% interromperam o tratamento por efeitos colaterais, contra 11,2% na quimioterapia.

Diante dos resultados, os pesquisadores concluíram que o medicamento tem potencial para se tornar o novo padrão de tratamento para pacientes em segunda linha terapêutica.

“O aplauso em pé foi merecido”

Presente na apresentação, o oncologista Stephen Stefani destacou que raramente um medicamento apresenta simultaneamente aumento expressivo da sobrevida, baixa toxicidade e um mecanismo inovador para uma doença tão agressiva.

Segundo ele, os resultados representam um avanço importante para pacientes que, até então, tinham poucas opções terapêuticas disponíveis.

Por que é tão difícil tratar o câncer de pâncreas

O câncer de pâncreas é um dos mais letais. Cerca de 80% dos casos são diagnosticados em estágio avançado, quando a doença já se espalhou para outros órgãos.

Nos Estados Unidos, aproximadamente 60 mil pessoas recebem o diagnóstico todos os anos e cerca de 50 mil morrem pela doença. No Brasil, são cerca de 13 mil novos casos anuais e 12 mil mortes.

Um dos principais desafios está na proteína RAS, presente em mais de 90% dos tumores pancreáticos. Durante décadas, cientistas tentaram bloquear essa proteína sem sucesso. O daraxonrasib conseguiu atingir esse alvo, considerado por muito tempo “intratável” pela medicina.

FDA deve aprovar em breve

A farmacêutica responsável pelo medicamento informou que solicitará a aprovação do daraxonrasib à agência reguladora dos Estados Unidos (FDA).

O remédio já recebeu a classificação de “Breakthrough Therapy”, destinada a tratamentos com potencial de oferecer benefícios significativos em relação às terapias existentes, o que acelera sua análise regulatória.

No Brasil, o processo ainda depende de avaliação da Anvisa e, posteriormente, de decisões relacionadas à incorporação do tratamento pelos planos de saúde e pelo sistema público.

Embora ainda não exista previsão para sua chegada ao país, especialistas consideram o daraxonrasib um dos avanços mais promissores dos últimos anos no combate ao câncer de pâncreas avançado.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

ATÉ VOCÊ MARCOS? O Sucessor de Allyson: como PF e MPF descrevem o papel do novo prefeito de Mossoró no esquema de propinas da saúde

Por: Blog do Dina

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal identificaram Marcos Antônio Bezerra de Medeiros como o “ponto de contato” entre a distribuidora de medicamentos Dismed e a Prefeitura de Mossoró no esquema investigado pela Operação Mederi. Gravações captadas em escuta ambiental no escritório da empresa, em Serra do Mel, registraram os sócios da Dismed discutindo o pagamento de propina ao então vice-prefeito e o planejamento de financiar sua campanha eleitoral com dinheiro desviado de contratos públicos de saúde. Marcos Medeiros é prefeito de Mossoró desde o dia 27 de março de 2026, quando Allyson Bezerra renunciou para disputar o governo do estado.

Foto: Reprodução

Se os indícios levantados pela investigação federal se confirmarem, Marcos Medeiros pode responder por corrupção passiva — pena de dois a doze anos de reclusão — e por integrar organização criminosa, conforme a Lei 12.850/2013. Nas peças em que PF e MPF ajuízam perante o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, lista-se o seu nome entre os 28 investigados alvejados nos mandados de busca e apreensão cumpridos em 27 de janeiro de 2026.

O Blog do Dina apurou o conteúdo da representação criminal, documento que ainda não havia sido analisado publicamente com foco no papel de Marcos Medeiros no esquema.

A defesa de Marcos Medeiros foi procurada para comentar essa reportagem. O Blog do Dina enviou perguntas a partir das dúvidas abertas com o papel descrito pelos investigadores sobre Marcos. Em resposta, a defesa enviou a seguinte nota:

Marcos Medeiros, por sua defesa, reafirma que não praticou qualquer irregularidade no exercício de suas funções e confia que, ao final, os fatos serão devidamente esclarecidos pela Justiça.

Antes de ser eleito vice-prefeito de Mossoró em outubro de 2024, Marcos Medeiros ocupou cargos no coração administrativo da saúde municipal. Foi secretário substituto da Secretaria Municipal de Saúde e secretário interino do Fundo Municipal de Saúde — os postos que, segundo o MPF, eram a engrenagem central do esquema investigado.

A Dismed, distribuidora de medicamentos com sede em Mossoró, recebeu R$ 13,6 milhões da Prefeitura de Mossoró entre 2021 e 2025. O pico foi em 2024: R$ 5,86 milhões em um único ano.

Dismed recebeu R$ 5,86 mi de Mossoró em 2024 — o maior volume da série

Valores pagos pela Prefeitura de Mossoró à Dismed Distribuidora de Medicamentos, por período. O pico de 2024 ocorreu enquanto o inquérito policial da Operação Mederi já corria há quase um ano.

IPL Inquérito aberto em 24/11/2023 → contratos em 2024 atingem o pico histórico → Marcos Medeiros é escolhido como vice de Allyson

Fonte: Representação Criminal nº 0006371-27.2025.4.05.0000 (TRF-5), com base em dados do TCE-RN. Valor de 2025 refere-se ao período até mai/2025 (data das escutas ambientais). Período 2021–2023 representa valor agregado (R$ 4,82 mi total; breakdown anual pendente de confirmação via TCE-RN).
A representação criminal de que Marcos e outros envolvidos são alvos descreve o papel do atual prefeito de Mossoró nesses contratos sem meias palavras:

“Mencionado como ponto de contato com os sócios da Dismed, circunstância confirmada pelos registros de mensagens e ligações de WhatsApp.”

A Polícia Federal abriu o inquérito em 24 de novembro de 2023. Investigava uma distribuidora de medicamentos que havia movimentado dezenas de milhões de reais junto a prefeituras do Rio Grande do Norte — e cujos sócios mantinham contato com o servidor que controlava os contratos dentro da Secretaria de Saúde de Mossoró.

Em 2024, enquanto o inquérito corria, a Dismed recebeu o maior volume de recursos de sua história junto à prefeitura: R$ 5,86 milhões em um único ano — o pico de uma série que somaria R$ 13,6 milhões entre 2021 e 2025.

Foi nesse mesmo ano que Allyson Bezerra escolheu Marcos Medeiros como seu candidato a vice-prefeito.

Marcos venceu as eleições de outubro de 2024. A investigação seguia em sigilo. Os contratos com a Dismed continuaram.

A rede de conexões da Operação Mederi — núcleo de Mossoró

Relações documentadas entre investigados, empresa e órgão público, conforme Representação Criminal nº 0006371-27.2025.4.05.0000 (TRF-5).

Passe o cursor sobre os nós para ver detalhes. Arraste para reorganizar.

Fonte: RepNotCrim 0006371 (pgs. 36, 98, 100, 307, 309, 311) + IPL Parte 2 (pgs. 703–705). Conexões baseadas em evidências documentais: escutas ambientais, registros de WhatsApp, análise financeira do TCE-RN e COAF.

Em 6 de maio de 2025, os sócios da Dismed, Oseas Monthalggan Fernandes Costa e José Moabe Zacarias Soares, estavam no escritório da empresa em Serra do Mel. Conversavam sobre os contratos de Mossoró — um milhão e meio de reais que a prefeitura havia pago à distribuidora — e simulavam, em voz alta, o que diriam a Marcos em um encontro que planejavam ter com ele.

A transcrição da escuta ambiental registra Oseas narrando o que diria ao então vice-prefeito:

“MARCOS, eu queria combinar com você duas coisas: do jeito que tá não tá ganhando eu nem você! Desse aqui eu fui em cima, fui abaixo, fui em cima, fui abaixo e deu pra arrumar cem conto pra vocês, tá certo? Tô tirando do meu lucro! Agora, MARCOS, eu queria que… tá aqui, um milhão e meio se fosse como a gente trabalhava antes você botava duzentos e tantos no bolso, meu filho!”

O MPF não deixou a frase passar sem interpretação. Na análise de prova, o órgão registra: “A referência a ‘como a gente trabalhava antes’ sugere claramente um relacionamento pretérito entre as partes, presumivelmente quando MARCOS ANTÔNIO ocupava função na Secretaria de Saúde. A menção a valores que ‘você botava duzentos e tantos no bolso’ indica que havia recebimento de valores por parte de MARCOS ANTÔNIO BEZERRA DE MEDEIROS em período anterior.”

O que as escutas registraram sobre Marcos Medeiros

Trechos das gravações ambientais no escritório da Dismed em Serra do Mel (mai/2025), reproduzidos na Representação Criminal nº 0006371-27.2025.4.05.0000.

MARCOS, eu queria combinar com você duas coisas: do jeito que tá não tá ganhando eu nem você! Desse aqui eu fui em cima, fui abaixo, fui em cima, fui abaixo e deu pra arrumar cem conto pra vocês, tá certo? Tô tirando do meu lucro! Agora, MARCOS, eu queria que… tá aqui, um milhão e meio se fosse como a gente trabalhava antes você botava duzentos e tantos no bolso, meu filho!

Contexto: Oseas Monthalggan simula o que diria a Marcos em reunião planejada. A frase “como a gente trabalhava antes” levou o MPF a concluir que havia repasse anterior, quando Marcos estava na Secretaria de Saúde.

Ele vai cobrar o valor. Eu tenho que dar aqui a você duzentos mil de PROPINA hoje. Aí eu pago cem (R$ 100.000,00) você está entendendo e cem… você guardando pra sua CAMPANHA.

Quem fala: José Moabe. O MPF classificou esta fala como não deixando “muita margem a outras interpretações”.

Vai tirando esse dinheiro e guardando. Quando for no final, quando for pra começar tá aqui MARCO, aqui é um extra pra você.

Plano total: acumular R$ 500 mil ao longo de um ano para a campanha de Marcos. Quando Moabe mencionou a campanha de Allyson ao governo do estado, Oseas respondeu: “Pra dele, homi!” — distinguindo os dois destinatários.

Transcrições reproduzidas a partir da Informação Policial nº 99/2025, incorporada à Representação Criminal nº 0006371-27.2025.4.05.0000 (TRF-5, págs. 36, 100, 307). Escuta ambiental autorizada judicialmente no escritório da Dismed em Serra do Mel/RN.

Dias depois, os mesmos interlocutores voltaram ao tema. Em uma sequência de três gravações, Oseas e Moabe discutiram a estratégia para financiar a campanha eleitoral de Marcos — que, naquele momento, exercia o cargo de vice-prefeito de Mossoró há quatro meses e era apontado como o sucessor natural de Allyson Bezerra na prefeitura.

Moabe propôs uma conta que, segundo o MPF, “não deixa muita margem a outras interpretações”:

“Ele vai cobrar o valor. Eu tenho que dar aqui a você duzentos mil de PROPINA hoje. Aí eu pago cem (R$ 100.000,00) você está entendendo e cem… você guardando pra sua CAMPANHA.”

E mais adiante, na mesma conversa:

“Vai tirando esse dinheiro e guardando. Quando for no final, quando for pra começar tá aqui MARCO, aqui é um extra pra você.”

Oseas confirmou: “Pra campanha!”

O plano total era acumular R$ 500 mil ao longo de um ano — dinheiro reservado para a campanha de Marcos. Quando Moabe mencionou a campanha de Allyson ao governo do estado, Oseas foi direto: “Pra dele, homi!” — distinguindo os dois destinos.

A PF, ao analisar as gravações, identificou “MARCO” como “provavelmente o atual vice-prefeito da cidade de Mossoró/RN, Marcos Antônio Bezerra de Medeiros, futuro candidato a cargo eletivo e destinatário de valores a título de propina a ser oferecida pelos representantes da Dismed Distribuidora.”

O que tornaria o caso de Marcos Medeiros distinto dos demais é uma linha registrada nos autos: os contatos entre ele e Oseas não cessaram quando ele deixou a Secretaria de Saúde.

Os autos da investigação revelam a troca de mensagens e ligações pelo WhatsApp entre o sócio da Dismed e o então vice-prefeito. “Tais diálogos”, registra o documento, “ocorreram já no ano de 2025, quando Marcos Antônio já havia assumido como vice-prefeito e não ocupava mais nenhuma função na Secretaria de Saúde.”

O MPF avalia: “A manutenção do contato, mesmo após a mudança de função administrativa, sugere que o relacionamento transcende questões meramente administrativas ou profissionais.”

A representação criminal descreve o papel estrutural de Marcos Medeiros no esquema com uma precisão que vai além das escutas:

“A contribuição de Marcos Antônio Bezerra de Medeiros na estrutura seria a de servir como ponto de contato e interlocução entre as empresas fornecedoras e a administração municipal. Durante o período em que ocupou cargos na Secretaria de Saúde, teria facilitado as contratações e mantido o fluxo de pagamentos que beneficiava o esquema. Após assumir como vice-prefeito, teria continuado, conforme referido naqueles diálogos, como interlocutor relevante, o que sugere manutenção de sua influência sobre as decisões relacionadas aos contratos.”

Em 27 de janeiro de 2026, quando a Polícia Federal cumpriu os mandados da fase ostensiva da Operação Mederi, dois endereços em Mossoró foram alvos de busca e apreensão vinculados ao nome de Marcos Medeiros. Um mandado de busca pessoal também foi expedido em seu nome.

Cinquenta e nove dias depois, Marcos Bezerra de Medeiros tomava posse como prefeito de Mossoró.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Anvisa aprova caneta emagrecedora brasileira após fim da patente do Ozempic

Foto: Pexels

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta terça-feira (26), a primeira caneta de semaglutida sintética análoga ao Ozempic brasileira. O medicamento se chama Ozivy e é uma versão sintética do mesmo princípio ativo do Ozempic, que teve a patente derrubada em 20 de março.

O medicamento é fabricado pela EMS, que deu entrada no pedido em 2023 e passou pelo processo técnico de comprovação de eficácia, segurança e qualidade da Anvisa.

O Ozivy faz parte dos chamados medicamentos do tipo GLP-1 e é feito à base de semaglutida, princípio ativo dos medicamentos Ozempic. Essa categoria é indicada para o tratamento da diabetes tipo 2 e é popularmente conhecida como “canetas emagrecedoras”.

A Anvisa ressalta que o Ozivy não é considerado um medicamento genérico, uma vez que a regulação brasileira não prevê a categoria de “genéricos” para produtos de origem biológica.

Em vez disso, o fármaco foi classificado pela agência como um “medicamento novo”, sendo definido tecnicamente como um análogo sintético de um produto biológico.

Embora já tenha recebido o aval da Anvisa, o Ozivy ainda precisa passar pela aprovação de preço máximo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos antes de chegar às farmácias.

Após essa etapa, caberá exclusivamente à EMS decidir a data oficial de lançamento no mercado. Já a chegada da caneta ao SUS vai depender de uma avaliação e recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, além da aprovação do Ministério da Saúde.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Servidores da Saúde do Estado fazem mais uma paralisação, mas Cadu Xavier insiste em dizer que há ‘comprimisso’ do governo

Servidores estaduais da Saúde realizaram mais uma paralisação nesta terça-feira (5), cobrando do Governo do Estado recomposição salarial.

Curiosamente e até ironicamente, no mesmo dia, o ex-secretário do governo Fátima e pré-candidato ao governo estadual, Cadu Xavier dava entrevista ao programa Contraponto, apresentado pelo jornalista Diógenes Dantas, na 96 FM. Durante a entrevista, Cadu citou a palavra ‘compromisso’ pelo menos nove vezes, ao falar sobre os servidores.

O fato foi tema de comentário de Bruno Giovanni no programa Meio Dia RN de hoje. “Cadu diz que este é o governo que tem mais compromisso com o servidor. Não sei qual o servidor que Cadu se refere. Em relação à educação, greves no ano passado, paralisações. A saúde é paralisação semana sim, semana não. A polícia, apesar da convocação de concursados na semana passada, circulam no WhatsApp textos de policiais instatisfeitos, mas Cadu citou nove vezes a palavra ‘compromisso’ hoje para se referir ao tratamento dado pelo governo aos servidores. Eu tô querendo buscar com quem é esse compromisso. Porque com a população do Estado não é. É um descompromisso completo”, comentou o BG.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ala Infantil da UPA de Nova Esperança começa a funcionar e reafirma compromisso da gestão Nilda com a saúde

Em mais uma ação executada pela gestão Nilda, a UPA de Nova Esperança já está operando com ala exclusiva para atendimento infantil a partir desta segunda-feira (04). O novo espaço começou a receber pacientes pediátricos com estrutura própria, fluxo separado e foco em acolhimento mais ágil e seguro para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

Na prática, a mudança reorganiza o atendimento da unidade: agora, o público infantil conta com recepção exclusiva, sala de classificação de risco, consultório médico e equipe dedicada, formada por recepcionistas, profissionais de acolhimento, porteiros, maqueiros, enfermeiros e médicos. A separação do fluxo reduz a sobrecarga na classificação geral e torna o atendimento mais rápido e eficiente para todos e reafirma os cuidados da gestão com o acolhimento e humanização.

A expectativa é que a ala infantil registre cerca de 100 atendimentos diários. Como comparativo, apenas no mês de março a unidade contabilizou 2.817 atendimentos, reforçando a importância da reorganização do fluxo para garantir mais agilidade e qualidade na assistência.

A criação da ala infantil é mais um passo da gestão da prefeita Nilda Cruz na reestruturação da rede municipal de saúde. A medida melhora o acolhimento, diminui o tempo de espera e garante um ambiente mais adequado para o cuidado com os pequenos.

A prefeita Nilda Cruz destacou a importância da iniciativa para qualificar o atendimento e garantir mais cuidado às famílias. “A gente está organizando a rede para atender melhor quem mais precisa. Essa ala infantil traz mais acolhimento, mais agilidade e mais dignidade no atendimento às nossas crianças. É um compromisso da nossa gestão seguir avançando e cuidando das pessoas”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

STJ nega pedido de urgência e mantém investigação da PF na Operação Mederi em São Miguel

Foto: Reprodução

O ministro Joel Ilan Paciornik, do STJ, negou o pedido de urgência apresentado pelo prefeito de São Miguel, Leandro Michel do Rego Lima, e por seu irmão, Lincoln Micaele Rêgo Lima.

A defesa tentava anular as buscas da Operação Mederi e manter o material recolhido lacrado, conforme informações do Blog do Dina.

Com a decisão judicial, a Polícia Federal continua autorizada a analisar todos os documentos e mídias apreendidos.

Os relatórios da corporação apontam Lincoln como o principal articulador do direcionamento de licitações e acusam o prefeito médico de participação direta em reuniões sobre vantagens indevidas.

Diálogos Gravados

A investigação aponta que o esquema na saúde municipal envolvia o aumento artificial de quantitativos em pregões eletrônicos.

Escutas ambientais capturaram os operadores discutindo os repasses financeiros e alegando que os ganhos extras serviam para manter o padrão de vida dos envolvidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Italo Ferreira surfa em prancha de coqueiro para Aquacoco

Aquacoco transforma origem em desafio com Italo Ferreira, celebra vitória do atleta na Nova Zelândia e reforça presença no surfe com renovação para 2026 e patrocínio à WSL

A Aquacoco apresenta o Aquacoco Extreme, projeto de conteúdo com Italo Ferreira que leva o campeão mundial e olímpico a desafios fora do óbvio no litoral potiguar. A primeira ação, batizada de “Surf no Coqueiro”, propôs uma experiência inédita: fazer Italo surfar em uma prancha criada a partir do tronco de um coqueiro.

Realizado antes da recente vitória do atleta no New Zealand Pro, etapa da World Surf League em Raglan, o desafio ganhou uma nova camada de significado após a conquista. No projeto da Aquacoco, Italo encarou o mar sobre uma prancha feita do tronco de um coqueiro. Na Nova Zelândia, dias depois, levantou um troféu em formato de prancha de madeira. Entre os dois momentos, uma mesma narrativa atravessa a água: origem, tradição, natureza e performance.

A ideia do Surf no Coqueiro parte de um símbolo essencial para a marca. O coqueiro, origem da água de coco, deixa de ser apenas paisagem ou matéria-prima e se transforma em objeto de performance. A proposta conecta brasilidade, entretenimento, esporte e natureza em um formato pensado para gerar conversa e presença cultural.

A iniciativa também dialoga com a trajetória de Italo Ferreira. Nascido em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, o atleta construiu sua história em uma relação profunda com o mar, a família e o litoral brasileiro. Depois de ser campeão mundial e olímpico sobre pranchas tradicionais de alta performance, Italo aceitou o desafio de voltar à essência, experimentando uma prancha feita do tronco de coqueiro.

A vitória no New Zealand Pro ampliou a força dessa narrativa. O troféu entregue ao campeão foi uma prancha de madeira, elemento que remete às origens do surfe. Antes das pranchas modernas de fibra, resina e alta tecnologia, o esporte nasceu sobre grandes peças de madeira, moldadas manualmente e ligadas à cultura polinésia e havaiana. Assim, a conquista de Italo em Raglan criou um espelho simbólico para o conteúdo da Aquacoco: da madeira ao mar, da tradição à alta performance.

“Com o Aquacoco Extreme, a gente transformou a madeira, a praia e o coco em linguagem. A prancha de coqueiro não é apenas um objeto de cena, mas uma provocação criativa sobre origem, coragem e movimento. É a natureza voltando para o mar em forma de desafio”, explicou Diogo Gaspar, CEO da Aquacoco.

A ação faz parte do plano da Aquacoco para ampliar sua presença no território de lifestyle e esportes em 2026. Nos materiais estratégicos da marca, o esporte aparece como espinha dorsal da comunicação, com a Aquacoco assumindo o papel de “combustível oficial do movimento”. O planejamento também aponta Italo Ferreira como projeto central para extensão de impacto, inovação de linguagem, narrativa poderosa e competição natural.

Além do desafio com Italo, a Aquacoco confirma a renovação da parceria com o atleta para 2026 e anuncia seu patrocínio à WSL. A marca estará presente em todas as etapas da temporada, incluindo o Rio Pro, em Saquarema, e o São Sebastião Pro, etapa do Challenger Series no litoral paulista.

Para a marca, o movimento representa mais do que exposição. “A conexão com a WSL e com Italo Ferreira fortalece uma visão de longo prazo: ocupar um espaço relevante no imaginário do consumidor brasileiro por meio de saúde, hidratação, performance, praia e cultura”, explicou Diogo Gaspar.

A parceria chega em um momento no qual a Aquacoco busca consolidar seu posicionamento como uma marca ligada ao movimento, ao bem-estar e à vida ao ar livre.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

[VÍDEO] Elevador quebra e pacientes têm que subir escadas no Walfredo Gurgel, denuncia Sindsaúde

Imagens: Divulgação/Sindsaúde-RN

Uma pane em um dos elevadores do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, está obrigando pacientes a serem transportados pelas escadas dentro da unidade, segundo denúncia do Sindsaúde/RN. O problema envolve o equipamento usado no deslocamento de pacientes cirúrgicos e teria começado ainda no último dia 5, segundo o sindicato.

De acordo com a entidade, o equipamento é essencial para o transporte de pacientes entre setores, especialmente após procedimentos cirúrgicos. A diretora do sindicato, Lúcia Silva, afirma que a situação tem gerado dificuldades operacionais para as equipes de saúde.

“Os pacientes ficam nas escadas enquanto os maqueiros tentam dar conta da situação”, declarou em vídeo divulgado pela entidade. O sindicato também afirma que o problema não seria isolado e que falhas semelhantes já teriam ocorrido em outras ocasiões.

O Hospital Walfredo Gurgel é a principal unidade pública de atendimento de urgência do estado, recebendo pacientes de diversas regiões do RN e concentrando casos de alta complexidade. Segundo o Sindsaúde, falhas em equipamentos como elevadores impactam diretamente o fluxo interno e a assistência aos pacientes.

A Sesap informou que o elevador deve passar por reparo ainda nesta segunda-feira (11). A pasta não detalhou as causas da pane, mas confirmou a manutenção em andamento.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ALERTA MÉDICO: Pessoas com ideologia de esquerda tem 150% mais riscos de doença mental, diz estudo

Foto: Reprodução

Levantamentos realizados por institutos americanos, entre eles o General Social Survey (GSS) e o Pew Research Center, identificaram uma correlação estatística entre posicionamentos políticos progressistas e índices mais elevados de relatos de problemas de saúde mental.

Segundo os dados analisados, a associação apareceu de forma recorrente em diferentes pesquisas e grupos de amostragem, segundo informações do Poder360.

De acordo com os estudos citados, pessoas que se identificam como “extremamente liberais” ou progressistas apresentaram taxas maiores de ansiedade, depressão e TDAH em comparação com entrevistados de perfil conservador.

Os levantamentos também apontaram menor índice médio de satisfação com a vida entre os grupos pesquisados.

Pesquisadores e analistas comportamentais afirmam que diferentes fatores podem influenciar os resultados observados.

Entre os pontos citados estão níveis mais elevados de neuroticismo, menor religiosidade, maior exposição a debates sociais complexos e uso intenso de redes sociais.

Os próprios pesquisadores ressaltam que os dados indicam correlação estatística e não comprovam relação direta de causa e efeito entre ideologia política e transtornos mentais.

Opinião dos leitores

  1. diante de um ideologista político, não vemos a probabilidade de perturbação mental; Temos a certeza de que é um perturbado. E quanto a extremistas, temos a comprovação irrefutável.

  2. a ciência comprovou: a ansiedade da esquerda não é culpa do capitalismo, é só a Ritalina que está atrasada. PTísta confunde Ritalina com Rita Lee!!

  3. É mesmo? Mas quem rezou pra pneu, bebeu detergente, se pendurou em para brisa de caminhão e mandou mnsagem pra ET foi quem mesmo?

    1. Tem petista bebendo gasolina, o que você acha? Esquerdista não só é maluco, gosta de meter a mão no que é dos outros. Como é a votação nos presídios? Quem ganha?

  4. para mim nao precisa deste investimento, é visivel perceber que são realmente pessoas pisicologicamentes doentes …

  5. Para constatar isso nem precisava de pesquisas, e só ver o comportamento dos esquerdopatas, isso também é presente, embora em um índice muito, mais muito, menor nos extremista de direita

  6. Deve ser porque eles vivem no país de Nárnia e quando a água bate na bunda, vez ou outra acordam para a realidade.

  7. O estudo teve uma amostragem muito pequena. Na verdade, se a amostragem fosse maior constataria que o percentual é de 20.000%. Os que escapam dos transtornos são ignorantes ou perversos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Zenaide defende orçamento para políticas de proteção às mulheres em encontro com Fachin no STF

Foto: Divulgação

A senadora Zenaide Maia participou, nesta terça-feira (27), de um café da manhã promovido pelo presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, com parlamentares das bancadas femininas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em Brasília.

O encontro reuniu deputadas e senadoras no Salão Branco do STF e teve como objetivo fortalecer o diálogo entre os Poderes em torno de políticas públicas voltadas à proteção, garantia de direitos e promoção da dignidade de mulheres e meninas brasileiras.

Durante a agenda, Zenaide destacou a importância da atuação conjunta entre Legislativo e Judiciário no enfrentamento à violência de gênero e na construção de políticas públicas permanentes.

“A defesa dos direitos das mulheres precisa sair do discurso e chegar ao orçamento. Nenhuma política pública de proteção, acolhimento e garantia de direitos avança sem recursos garantidos. É preciso compromisso institucional e prioridade real para proteger a vida das mulheres brasileiras”, afirmou a senadora.

O encontro ocorreu em meio ao fortalecimento de ações do CNJ voltadas ao enfrentamento da violência contra meninas e mulheres. Sob a gestão de Fachin, o conselho criou o Eixo Permanente de Enfrentamento à Violência contra Mulheres no âmbito do Observatório Nacional de Direitos Humanos do Poder Judiciário.

A iniciativa busca ampliar a integração de dados, a produção de diagnósticos e o apoio à formulação de políticas judiciárias voltadas à proteção das mulheres.

Ao anunciar a medida, Fachin destacou o aumento de casos de feminicídio, violência doméstica e violência sexual no país, reforçando a necessidade de aprimorar mecanismos de proteção e garantir acesso à Justiça.

Para Zenaide, o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres exige ação coordenada entre os Poderes e financiamento contínuo.

“A violência contra a mulher não será enfrentada apenas com boas intenções. Precisamos de orçamento para casas de acolhimento, para atendimento especializado, para educação, saúde, assistência social e para garantir que as leis saiam do papel e cheguem à vida das mulheres”, destacou.

A reunião também reforçou o compromisso das bancadas femininas do Congresso Nacional com o avanço de pautas de proteção às mulheres, combate ao feminicídio e promoção da igualdade de direitos no Brasil.

Além disso, a senadora destacou iniciativas de sua atuação no Congresso Nacional voltadas à proteção, autonomia econômica e garantia de direitos para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *