Geral

Em rede social, Pelé pede tranquilidade: ‘Estou forte, com muita esperança’

O ex-jogador Pelé, de 82 anos, fez uma publicação no começo da noite deste sábado (3) para tranquilizar os fãs pelo Instagram. Ele está internado desde terça-feira (29) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O último boletim médico afirma que ele segue em tratamento e o estado de saúde continua estável.

“Meus amigos, eu quero manter todos tranquilos e com o pensamento positivo. Estou forte, com muita esperança e sigo meu tratamento como sempre. Quero agradecer a toda equipe médica e de enfermagem, por todo zelo que tenho recebido.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pelé (@pele)

Eu tenho muita fé em Deus e cada mensagem de amor que recebo de vocês, vindas mundo inteiro, me mantém cheio de energias. E assistir o Brasil na Copa do Mundo também!”

Segundo os médicos, o ex-jogador está tendo “boa resposta” aos cuidados contra a infecção respiratória, “não apresentando nenhuma piora no quadro nas últimas 24h.”

O texto é assinado por dr. Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista no Hospital Israelita Albert Einstein; dr. Rene Gansl, oncologista no hospital; e dr. Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente médico e serviços hospitalares da instituição.

Edson Arantes do Nascimento foi internado para uma reavaliação da terapia quimioterápica de um tumor de colón identificado em setembro de 2021.

g1

Opinião dos leitores

  1. Edson Arantes,vc ainda vai sofrer um pouco mais,antes q a morte o leve. É o pagamento pela maldade com sua filha Sandra (não reconhecida).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Senado aprova PEC que viabiliza pagamento do piso dos enfermeiros

Foto: AMANDA PEROBELLI/REUTERS

O plenário do Senado aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (20), a PEC (proposta de emenda à Constituição) que garante o pagamento do piso salarial da enfermagem. Aprovado em dois turnos, o texto agora será promulgado.

Os excessos de arrecadação de fundos públicos e do Fundo Social serão usados para financiar o piso no setor público e nas entidades filantrópicas e de prestadores de serviços com um mínimo de atendimento de 60% de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Piso nacional

A lei que instituiu o piso nacional da enfermagem foi aprovada no Congresso Nacional e sancionada em agosto com a previsão de que enfermeiros recebam, no mínimo, R$ 4.750. O salário-base de técnicos de enfermagem deve ser de 70% desse valor (R$ 3.325), enquanto a remuneração inicial de auxiliares de enfermagem e parteiros deve ser de 50% do piso (R$ 2.375).

No entanto, em 15 de setembro, a lei foi suspensa pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo a decisão da Corte, a suspensão é necessária até que sejam esclarecidos os impactos da medida sobre as finanças de estados e municípios.

À época, o Congresso se comprometeu em achar uma saída para garantir o pagamento do piso. Os parlamentares argumentam que a PEC é importante por garantir, constitucionalmente, os recursos para financiar o piso dos enfermeiros.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeitura de Mossoró alcança 99,92% de avaliação em transparência, aponta MPRN

Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Mossoró alcançou 99,92% em transparência, a partir de análise do Portal da Transparência do Município. A avaliação é do relatório de análise confeccionado pelo Confúcio, ferramenta do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) que verifica os portais da transparência. O relatório estipula 1.300 como pontuação máxima, tendo Mossoró atingido 1.299, ficando a apenas um ponto do maior resultado possível.

Segundo o relatório, o Confúcio verificou o Portal de Transparência do Município de Mossoró, “identificando a compatibilidade do sítio eletrônico à legislação de regência, bem como a conformidade dos gastos públicos do respectivo ente governamental aos mandamentos do ordenamento jurídico pátrio”.

O relatório menciona ainda que “por meio do Confúcio, foram feitas verificações e avaliações do Portal da Transparência, a título impessoal e isonômica”. O documento avalia alguns itens, como: Saúde do Portal; Qualidade dos Dados; Usabilidade do Portal; Disponibilidade do Portal; Série Histórica; Qualidade da Despesa; Qualidade do Gasto Público; e Qualidade da Compra Pública.

“A pontuação apresentada no relatório reflete na prática o trabalho da Prefeitura de Mossoró para garantir transparência a todos os atos da gestão. Continuaremos nos dedicando para que a transparência permaneça como premissa e siga pautando as ações do Município”, disse o prefeito Allyson Bezerra.

Confira a íntegra do relatório:

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula promete Reta Tabajara e Ramal do Apodi até final de 2025

Foto: Ricardo Stuckert-PR.

O presidente Lula da Silva (PT) iniciou ontem (31), no Piauí, sua agenda pelo Nordeste. Lançou em Teresina o programa Brasil sem Fome. Hoje, sexta-feira, 1º de setembro, participa, pela manhã, das celebrações pelo aniversário dos programas de microcrédito urbano (Crediamigo) e rural (Agroamigo) na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza. Nesta sexta, Lula também fará uma visita às obras do Ramal do Apodi, às 15h30, no município de Luiz Gomes, região Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

Antes de sua chegada ao Estado, o presidente concedeu entrevista exclusiva à TRIBUNA DO NORTE. Sobre a Barragem de Oiticica, que está com quase 95% das obras concluídas, disse que será finalizada no próximo ano, após ter ficado parada no último governo. Mas, foi na gestão de Bolsonaro que o projeto registrou avanço até se aproximar da conclusão. Já em relação a duplicação da Reta Tabajara e ao Ramal do Apodi, Lula promete terminar ambas em 2025. O detalhe é que faltam poucos quilômetros para a estrada ficar pronta.

O presidente ainda foi questionado sobre a demora para o envio de recursos para a segurança pública, prometidos em março, e o que está sendo feito para melhorar o Sistema Único de Saúde.

Confira a matéria completa na Tribuna do Norte.

Opinião dos leitores

  1. Vai anotando, o número de promessas não param. A conclusão do pró transportes já é de 2014, ninguém ver esperança de conclusão.

  2. ESSE BANDIDO SÓ SABE FAZER PROMESSA, O BRASIL TEM O GOVERNO QUE O POVO MERECEM, ESSE É TÃO SABIDO QUE CORTOU UM DEDO DA MÃO PARA SE APOSENTAR, COM NOVE DEDOS FEZ O QUE FEZ NA PETROBRÁS E BNDS, VCS QUEREM MAIS O QUE.

  3. O homem das obras.

    Br – 101 duplicada
    Águas no RN
    Transposição do São Francisco
    Barragem de Santa Cruz e umarizal e por aí vai.

    Não como um palhaço que pegava tudo pronto e vangloriava.

  4. Esta obra da Reta Tabajara vai bater recorde de rapidez. Iniciada em 2013 e com a promessa do Luís IX de ser entregue em 2025 vai ser exemplo de eficiência, competência e honestidade.

  5. Vai ficar na promessa. O filme é antigo e no final, termina com corrupção e obra inacabada

  6. Vai terminar essas obras como terminou os pacs do seu 1º e 2º mandato. Resumindo, “nunca”, vai ser fonte eterna de endividamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula cancela agenda para definir reforma ministerial; Republicanos, PP e PSB podem ser afetados

Foto: Reuters/Adriano Machado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a previsão de visita à sede da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nesta quarta-feira (6). Segundo o Planalto, Lula manterá agenda de reuniões no Palácio da Alvorada, residência oficial em Brasília.

O presidente deve aproveitar as próximas horas para se reunir com líderes partidários e tentar destravar a reforma ministerial, prometida há meses para incorporar o PP e o Republicanos à Esplanada dos Ministérios e ampliar a base de apoio do governo no Congresso.

No fim da manhã, o g1 e a TV Globo apuraram que o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, estava com Lula no Alvorada para tratar do tema.

O redesenho da Esplanada dos Ministérios deve afetar principalmente três partidos:

PSB: o partido do presidente Geraldo Alckmin (PSB) pode perder espaço para que o governo consiga incluir o Centrão na Esplanada;

PP: tenta conseguir o controle da Caixa Econômica e do Ministério do Esporte – pasta que o partido quer ver turbinada e com mais dinheiro;

Republicanos: o partido pode ficar com o Ministério de Portos e Aeroportos, hoje nas mãos do PSB, e tenta também o comando da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Gioconda Brasil, Mateus Rodrigues, Guilherme Mazui, TV Globo e g1.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Queda de avião seguida de explosão deixa 12 mortos no Acre; acidente ocorreu logo após aeronave decolar

Fotos: REPRODUÇÃO/A GAZETA DO ACRE e Corpo de Bombeiros/AC

Na manhã deste domingo (29), um avião particular de pequeno porte caiu e explodiu em uma área próxima ao aeroporto de Rio Branco. O acidente aconteceu pouco depois da decolagem, e, após a queda, a aeronave explodiu. Nenhuma das 12 pessoas que estavam a bordo sobreviveu.

Segundo um comunicado emitido pelo governo do Estado do Acre, estavam no avião o piloto, o copiloto e dez passageiros — nove adultos e uma bebê de colo. Todos morreram no local, carbonizados pelas chamas da explosão.

O voo tinha como destino a cidade de Envira, no Amazonas, e pertencia à empresa ART Táxi Aéreo.

O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram mobilizados para fazer o resgate das vítimas e a contenção das chamas que se alastram no local. No momento, o intuito é resgatar os corpos e apagar o incêndio.

“Diante da fatalidade, o governo do Estado do Acre manifesta solidariedade às famílias dos passageiros, do piloto e do copiloto que estavam no voo, e comunica que manterá toda a sua estrutura de segurança e saúde no local para garantir o resgate dos corpos e evitar novos desastres em decorrência das chamas que se alastraram rapidamente após o acidente”, disse o Governo do Acre em uma nota.

Opinião dos leitores

  1. Vejam se não tinha nenhum opositor do PT nele! Quando as pessoas se opõem ao sistema, acontece demais dos aviões cairem!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Docentes: governo fecha negociação com impacto de R$ 6,2 bi em 2 anos

Foto: Flávia Said/Metrópoles

Após quase dois meses de greve e intensa negociação, o terceiro governo Lula (PT) repetiu o governo Dilma Rousseff (PT) e assinou nessa segunda-feira (27/5) um acordo com professores de universidades e institutos federais, com impacto fiscal de R$ 6,2 bilhões em dois anos.

O termo assinado prevê reajustes que variam de 13,3% a 31,2% entre 2025 e 2026, últimos anos do atual governo, mas nenhum percentual para 2024.

O acordo foi assinado pela Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), que foi a entidade que assinou os últimos acordos para o magistério superior e técnico — o último deles em 2012, na primeira gestão Dilma. Mesmo considerando que alguns pleitos não foram atendidos (como o de reajuste em 2024), a Proifes considerou que a proposta continha importantes avanços para a carreira e que ela deveria ser defendida.

As demais instituições que não assinaram o acordo, incluindo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), terão mais prazo para levarem novamente a proposta para suas bases e poderão assinar o acordo posteriormente, segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PGR arquiva investigação de sigilos impostos por Bolsonaro

Foto: Reprodução

A PGR (Procuradoria Geral da República) arquivou as investigações sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por “suposta irregularidade do governo federal, ao violar sistematicamente o princípio da publicidade e o direito fundamental de acesso à informação, por meio da prática reiterada de classificação de documentos e informações de interesse público como sigilosos”.

O inquérito civil foi instaurado em abril de 2022 e investigou 6 temas de sigilos. Ao todo, Bolsonaro impôs mais de 1100 sigilos.

Leia abaixo os temas investigados:

  • sigilos dos encontros do ex-presidente com os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, presos pela PF (Polícia Federal);
  • sigilo nos gastos do cartão corporativo da presidência; sigilo de 100 anos no processo disciplinar do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; sigilo de 100 anos nas visitas dos filhos de Bolsonaro ao Planalto;
  • sigilo de 100 anos no cartão de vacina de Bolsonaro; 41 anos de sigilo para documentos americanos sobre a ditadura no Brasil.

O subprocurador-geral da República, Eitel Santiago, justificou o arquivamento por não ser “possível vislumbrar a caracterização de improbidade administrativa ou de abuso nos atos excepcionais de sigilo narrados nas representações […] Os elementos angariados nos autos não demonstram ter ocorrido violação sistemática ao princípio da publicidade e ao direito fundamental de acesso à informação”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara Municipal aprova Título de Cidadão Extremozense ao Senador Rogério Marinho

Fotos: Divulgação

Logo no retorno do recesso parlamentar, nesta terça-feira (13), a Câmara Municipal de Extremoz aprovou a concessão do Título de Cidadão Extremozense ao senador Rogério Marinho.

A iniciativa do vereador Rafael Correia (Partido PL) visa reconhecer os relevantes serviços prestados pelo senador ao Município ao longo dos anos.

Rogério Marinho, natural de Natal, tem uma trajetória consolidada na política brasileira. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Potiguar (UnP), iniciou sua carreira como professor da rede estadual de ensino.

Entrou na política em 1994 e, ao longo dos anos, ocupou cargos como vereador de Natal e deputado federal. Entre seus feitos, destacam-se a reformulação do FIES e a criação do programa Metrópole Digital.

Como senador, Rogério Marinho destinou quase seis milhões de reais para Extremoz. Esses recursos foram aplicados na pavimentação de ruas, instalação de poços e melhorias na saúde, assistência social e infraestrutura urbana.

De acordo com o autor da proposta, a atuação do senador foi determinante para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

“Rogério Marinho fez muito por Extremoz, e este título é uma forma de reconhecer publicamente as contribuições dele. Somente como senador, foram quase seis milhões para melhoria da nossa cidade em várias frentes. Essa honraria nada mais é do que uma justa homenagem ao seu trabalho”, explicou Rafael Correia.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

‘Fiquei desesperado’, diz pai de criança de 3 anos atropelada por carro que invadiu lanchonete na Grande Natal

Foto: Sérgio Henrique

O pai do menino de 3 anos de idade que teve fratura exposta do fêmur após ser atropelado dentro de uma lanchonete em Parnamirim, na Grande Natal, disse que “imaginou o pior” no momento em que percebeu o acidente (veja vídeo).

O consultor de imóveis Gilclécio Gomes estava com a esposa, os dois filhos, os sogros e uma sobrinha em uma mesa da lanchonete no bairro Boa Esperança na noite desta quarta-feira (11). O local foi invadido por um carro dirigido por motorista com sinais de embriaguez, segundo a Polícia Militar. Ele foi preso.

“Meu filho ficou preso, eu fiquei desesperado. Minha esposa ficou transtornada, em desespero, porque numa cena daquela ali a gente só imagina o pior. Deus colocou o meu filho naquele cantinho ali, e ele conseguiu escapar com vida”, contou Gilclécio.
A criança passou nesta quinta-feira (12) por uma cirurgia que durou cerca de 5 horas no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, onde foi internada. Segundo a família, o quadro de saúde era considerado estável.

Também nesta quinta o motorista envolvido no acidente, de 55 anos, passou por audiência de custódia e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. Ele havia sido preso pela PM logo após o acidente, e a decisão o mantém detido.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. Absurdo, esse tipo de acidente pode e deve ser evitado, basta que a punição seja exemplar, mas nesse país é pouco provável que as leis penais, sejam cumpridas.

  2. Irresponsabilidade de uma pessoa que quase tira a vida de um criança, hoje as pessoas só pensam em beber, festas, farras, pegam seus carros e saem por aí causando o mal a sociedade, falta de Deus!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Cotação nas alturas: Dólar tem forte alta e bate R$ 6,20 com dúvidas sobre corte de gastos

Foto: Freepik

O dólar opera em alta nesta terça-feira (17), e chegou pela primeira vez à casa dos R$ 6,20. Na máxima do dia, a moeda norte-americana chegou a R$ 6,2065.

A valorização ocorre porque pioraram as expectativas do mercado financeiro com o desenho do pacote de cortes de gastos enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional. A ideia é economizar R$ 70 bilhões nos próximos dois anos, e um total de R$ 375 bilhões até 2030.

O governo precisa reduzir os gastos porque tem uma meta de zerar o déficit público pelos próximos dois anos — ou seja, gastar o mesmo tanto que arrecada em 2024 e 2025. São as regras definidas pelo arcabouço fiscal, o conjunto de normas para controle das contas públicas.

O arcabouço também estipula que o governo deve começar a arrecadar mais do que gasta a partir de 2026, para controlar o endividamento público. Mas os investidores já não acreditam que as medidas tomadas pelo governo até aqui tenham o potencial para conter o avanço da dívida pública no longo prazo.

O mercado tinha a expectativa de que o governo mexesse em gastos estruturais nesse pacote de corte de gastos — como a Previdência, benefícios reajustados pelo salário mínimo e os pisos de investimento em saúde e educação. Isso não aconteceu.

g1

Opinião dos leitores

  1. Faz o L que baixa.
    Kkkkkkkk…
    Vcs sabem o que significa isso??
    AUMENTOS DE PREÇOS GENERALIZADOS.
    Na prixima vez que vcs forwem ao supermercados, contem aqui o que aconteceu com o seu real.
    Da pra comprar o que vc comprou no mês passado??
    Kkkkkkkk.
    Não esqueçam de fazer o L viu?
    Cenário pior do que na pandemia.
    Desgoverno total.

    1. É o aumento do amor. Relaxe vai piorar em breve. O povo gosta assim.. Quanto pior melhor

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maitê e Ravi são as primeiras crianças nascidas nas maternidades de Natal em 2025

Ravi nasceu na Maternidade Professor Leide Morais – Foto: Reprodução

As primeiras crianças a nascerem nos serviços de saúde do município de Natal no ano de 2025 são um menino e uma menina. Ravi e Maitê foram as primeiras crianças natalenses que vieram ao mundo no dia 1º de janeiro.

O primeiro nascimento do ano nas maternidades do município de Natal aconteceu no Hospital Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto (HMAIP). A pequena Maitê Vitória chegou ao mundo às 14h36 do primeiro dia do ano. Maitê nasceu de parto normal, pesando três quilos e quatrocentos e quarenta gramas e medindo 34,5 centímetros de comprimento.

“Comecei a sentir as contrações às 11h da manhã e vim para a unidade. Estava bastante ansiosa para o nascimento e ocorreu tudo bem!”, confidencia a mamãe de primeira viagem, Fantine Silva Dantas Barnabé, de 20 anos.

Também nascendo de parto normal, Ravi foi a primeira criança a nascer na Maternidade Professor Leide Morais, localizada no Distrito Norte II da capital. Chegando ao mundo às 15h16 da tarde do dia 1º de janeiro, Ravi nasceu pesando três quilos e duzentas e quarenta e quatro gramas e medindo 47 centímetros. O pequeno é o segundo filho de Roseane Medeiros Pinheiro, vendedora de 39 anos.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Deputada Isolda Dantas afirma: “Governo da professora Fátima foi o melhor que o RN já teve nos últimos tempos”

Foto: Arquivo

Em meio às articulações para as eleições de 2026, a deputada estadual Isolda Dantas (PT) não poupou críticas à oposição potiguar em entrevista ao Diário do RN, nesta quarta-feira (25).

Segundo a parlamentar, os adversários do governo Fátima Bezerra (PT) estão “pulverizados”, porque não têm um projeto real para o Rio Grande do Norte, e agem tentando desqualificar os avanços da atual gestão.

“Essa pulverização de nomes revela, na verdade, a ausência de um projeto consistente por parte deles. Não se trata de uma disputa pelo avanço do RN, porque ele já está avançando conosco”, disparou Isolda, ao comentar a corrida entre figuras da oposição como Allyson Bezerra (UB), Álvaro Dias (Republicanos), Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB) para encabeçar uma candidatura ao Governo do RN.

De acordo com Isolda, o grupo opositor está mais interessado em disputar vaidades do que em oferecer soluções concretas para o estado.

“O que está em jogo é a tentativa de interromper um projeto de desenvolvimento que tem compromisso com o povo, para substituir por um modelo que já conhecemos bem: excludente, atrasado e sem raízes na realidade potiguar. A direita potiguar está mais preocupada em ocupar espaço do que em apresentar soluções. E isso o povo percebe. Enquanto eles disputam protagonismo entre si, nós seguimos trabalhando, dialogando e apresentando resultados. Não subestimamos nenhum adversário, mas confiamos na força de um projeto que tem uma trajetória de lutas e conquistas”, avaliou.

Nesse sentido, ela destacou conquistas nas áreas da segurança pública, saúde, infraestrutura, agricultura familiar e valorização dos servidores. “Mesmo com todos os desafios, principalmente pela conjuntura política adversa no primeiro mandato, o RN avançou em todas as áreas. Tivemos avanços na segurança, com concursos e progressão de cargo na carreira da segurança. O que nos ajudou a ter a capital mais segura do Nordeste. Descentralizamos serviços de saúde na capital e ampliamos o acesso a leitos de UTI em todas as regiões do Estado”, destacou.

“Fizemos o maior programa de obras estruturantes de segurança hídrica da história recente do Estado, mais de 800km de estradas recuperadas. Também houve avanços no combate à fome, nas políticas para as mulheres, na valorização do funcionalismo público, viramos referência nacional e internacional na agricultura familiar. Eu posso dizer com certeza que o governo da professora Fátima avançou e foi o melhor governo que o RN já teve nos últimos tempos”, lista.

Isolda Dantas rechaça a ideia de que as ações apresentadas pelo Governo do RN nos últimos meses são uma reação à oposição. “Nunca foi do nosso modelo governar pelas reações de adversários. As necessidades do povo potiguar sempre estiveram nítidas para nós, e é essa convicção que orienta a nossa atuação e a atuação política do Governo”.

A aliada de Fátima Bezerra (PT) acrescenta, ainda, que as ações do Governo é legado que serão mostrados durante a campanha eleitoral, mas que esse não é o objetivo principal do trabalho do PT à frente do Executivo.

“É claro que um projeto político tão enraizado e tão cheio de resultados concretos também se apresenta nas eleições. Mas é um equívoco enxergar as ações como algo meramente eleitoral. A gente planta, constrói e entrega”, garante.

Diário do RN

Opinião dos leitores

  1. Tá aí a prova de que esse pessoal da esquerda vive mesmo no mundo da lua. Meu Jesus… É muita cegueira pelo fanatismo ideológico, viu!

    1. Se fosse ruim ela não teria ganhado em 2022 no primeiro turno.

  2. Isso e uma piada dessa Isolda kkkkkkk pior governo que o RN já teve foi esse de Fátima que ela não se eleja mais nunca

  3. Coitada dessa Isolda, ela tá vendo por trás pq pela frente tá cega kkkkkkk
    Deixa de ser babona, procure junto com ela e seu presidente fazer melhor pelo RN e pelo BR, nem comentários merece .

  4. Governo Fátima aumentou ICMS sobre consumo (imposto sobre pobre) de 18% para 20%, tentou aumentar a espera para isenção de IPVA de 10 para 15 anos (felizmente foi barrada pela Câmara), muitos motoristas de carros antigos voltariam a pagar… PT governa aumentando impostos sobre pobre onde quer que esteja e só.

  5. Bando de hipócrita!
    Bom na propaganda pra enganar trouxas.
    Eu queria que vcs conseguisse me enganar.
    Duvido.
    É mais fácil o dinheiro dos respiradores aparecer, é mais fácil Frei Chico devolver o dinheiro do roubo do Inss do que vcs me enganarem.
    Isso a trupe toda, começando pelo chefe da organização de bandidos PT.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Dep. Getúlio Rêgo reúne lideranças e correligionários no Alto Oeste Potiguar

Foto: Reprodução

O Encontro histórico fez parte da agenda política do deputado no Alto Oeste Potiguar, que confirma a sua candidatura para o décimo primeiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do RN.

A programação política em torno da candidatura do deputado estadual Getúlio Rêgo (PSDB) à reeleição na ALRN movimentou intensamente o Município de Portalegre, localizado no Alto Oeste potiguar, neste sábado (13). Em “Encontro Regional com Amigos de Getúlio”, prefeitos, vereadores, lideranças políticas, principalmente, do Oeste e Alto Oeste potiguar consolidaram a liderança do político na região. O evento ocorreu no Clube ACEP, durante à tarde.

Dentre as lideranças partidárias que confirmaram a rede de apoio a Getúlio Rêgo estão figuras de destaque do cenário político-eleitoral do Estado, como Carlos Augusto Rosado, e a ex-governadora Rosalba Ciarlini, além de uma expressiva relação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças municipais de toda região Oeste potiguar.

Emocionado, Getúlio Rêgo agradeceu o reconhecimento e a confiança na sua atuação no legislativo potiguar ao longo de dez legislaturas consecutivas. “Me emociono porque vejo, na confirmação do apoio recebido na minha região, a confirmação de tudo o que priorizo e acredito. Isso me dá forças para seguir em frente”, comemora o deputado.

Relação das lideranças confirmadas, em apoio ao pré-candidato:

Prefeitos:

Jacinto Carvalho – Severiano Melo
Alberone Neri – Encanto
Bruno Anastácio – Rafael Fernandes
Raimundo Pezão – Umarizal
José Augusto – Portalegre
Marcos Aurélio – Riacho da Cruz

Ex-prefeitos:

Leonardo Rêgo – ex-prefeito de Pau dos Ferros e pré-candidato a deputado federal
Bernadete Rêgo – ex-prefeita de Riacho da Cruz
Luizão – ex-prefeito de Serrinha dos Pintos
Ranulfo Holanda – ex-prefeito de Severiano Melo

*Também confirmaram apoio vereadores e lideranças dos municípios de Taboleiro Grande, Itaú, Caraúbas, Almino Afonso, Campo Grande, Viçosa, Luís Gomes, Doutor Severiano e Lucrécia.

Conheça o deputado:

Getúlio Nunes do Rêgo nasceu em Portalegre, na Região do Alto Oeste Potiguar, em 30 de janeiro de 1944. É filho de Vicente do Rêgo Filho e Ana Nunes do Rêgo. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), concluiu os estudos em 1971. Em 1972, casou-se com Maria Salete Nunes do Rêgo, com quem teve três filhos. No exercício incansável da Medicina, Getúlio Rêgo se destaca como médico pioneiro na realização de cirurgias nas cidades de Umarizal, Olho D’água do Borges e Itaú.

Em 1982, ingressou na política, no extinto partido Democratas (à época PDS). Conhecedor das dificuldades enfrentadas pela população da Região Oeste, Getúlio elegeu o acesso à saúde como prioridade dos seus mandatos. Com uma carreira política longa, o parlamentar está em seu décimo mandato ininterrupto. Foi Líder dos Governos de José Agripino (dois mandatos) e Rosalba Ciarlini, e Líder da Oposição aos Governos de Geraldo Melo, Garibaldi Filho e Wilma de Faria (segundo mandato).

Atualmente, ocupa a posição de membro titular nas Comissões de Finanças e Fiscalização e Saúde na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Ao longo dos seus quase quarenta anos de vida pública, tem revelado qualidades que o tornam um político diferenciado: elevado senso de espírito público, empatia com os mais humildes e carentes, além da grande liderança, sempre presente no cotidiano das pessoas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Grupo trans aciona MPF após Meta permitir associar LGBT com doença

Foto: Agência Brasil

A Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra) protocolou representação no Ministério Público Federal (MPF) contra a Meta – companhia que controla Facebook, Instagram e Whatsapp – após mudança na política da gigante da tecnologia que passou a permitir, a partir dessa terça-feira (7), que os usuários associem a transsexualidade ou a homossexualidade à doenças mentais.

“O estado brasileiro precisa dar respostas contundentes a essa situação! Inadmissível que isso ocorra quando temos leis que nos protegem!”, informou a organização em uma rede social, nesta quarta-feira (8).

Após a Meta anunciar o fim de restrições para postagens sobre imigração e gênero, a empresa alterou sua política em relação à discursos de ódio para permitir a associação da transexualidade ou homossexualidade com doenças mentais ou anormalidade, quando envolver discurso político ou religioso.

“Nós permitimos alegações de doença mental ou anormalidade quando baseadas em gênero ou orientação sexual, dado o discurso político e religioso sobre transgenerismo e homossexualidade”, afirma as novas regras de moderação de conteúdo para plataformas como Facebook e Instagram.

Às mudanças da Meta atendem exigências do presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, em relação ao funcionamento das redes sociais. O empresário dono da Meta, Mark Zuckberg, afirmou ainda que irá se aliar à Trump contra países que criam regras para o funcionamento das plataformas.

Para a Antra, a mudança busca permitir os ataques contra as pessoas trans nas redes sociais. “É óbvio que os fanáticos anti-trans ficariam felizes que suas desinformações, ataques e mentiras possam circular livremente no Facebook e no Instagram, fato que no X e Telegram isso já acontecia”, completou a associação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não considera homossexualidade ou outras condições sexuais como doença desde maio de 1990, quando retirou essa condição sexual da “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde”.

No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) tem uma resolução de 1999 que fixa o entendimento de que a sexualidade faz parte da identidade de cada sujeito.  “Levando em conta o consenso científico internacional e os direitos humanos, [o CFP] publicou a Resolução nº 01/1999, impedindo que psicólogas (os) tratem a homossexualidade como doença.”, afirma a entidade de classe dos psicólogos.

Violência online

Organizações que atuam por direitos no ambiente digital, reunidos na Coalizão Direitos na Rede e na Al Sur, publicaram nota alegando que as mudanças na moderação de conteúdo da Meta promovem a violência de gênero e impulsionam os grupos que divulgam discursos de ódio, desinformação e outras violações de direitos humanos.

“As novas medidas propostas pioram a situação ao negligenciar os impactos reais dessas práticas de violência online”, afirmam as cerca de 60 organizações que assinam o documento, como o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), o Intervozes, e o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Meta

Ao justificar a mudança de postura da empresa, o diretor de assuntos globais da gigante da tecnologia, Joel Kaplan, afirmou que a Meta está se “livrando de uma série de restrições sobre tópicos como imigração, gênero e identidade de gênero”.

“Não é certo que as coisas possam ser ditas na TV ou no plenário do Congresso, mas não em nossas plataformas. Essas mudanças de política podem levar algumas semanas para serem totalmente implementadas”, justificou Kaplan, advogado do Partido Republicado dos EUA que assumiu a nova função na companhia na semana passada.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara de Natal aprova carreira histórica para servidores da Assistência Social

Foto: Sarah Carvalho/CMNAT

A Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta quinta-feira (30), o plano de cargos e carreiras dos servidores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O projeto, enviado pelo Executivo como PLC 17/2025, foi votado em regime de urgência e recebeu apoio de todas as comissões, garantindo segurança jurídica e previsibilidade de aposentadoria para os profissionais da área.

Segundo o presidente da Câmara, Eriko Jácome (PP), “a Câmara olha para todos os profissionais que representam a assistência social do município, garantindo que a carreira deles seja respeitada pelo Legislativo”. A secretária Nina Souza reforçou que a Carreira SUAS atende a um anseio antigo, reconhecendo a relevância desses servidores que cuidam de pessoas em situação de rua, segurança alimentar e capacitação social.

Segundo Nina, mais de 85% dos servidores da assistência social em Natal são efetivos, e agora poderão planejar sua trajetória e aposentadoria com tranquilidade. Hoje, a assistência social do município atende cerca de 280 mil pessoas em mais de 45 equipamentos diretos, sem contar instituições de longa permanência.

O PLC 17/2025 foi aprovado integralmente, com emenda do vereador Daniel Valença (PT) incluindo bonificações para pós-graduações em Ciências Humanas, Sociais e Saúde Pública. Valença comemorou a conquista, mas avisou que a luta continua. “Agora vamos trabalhar por concurso público, valorização, melhores condições de trabalho e proteção contra reformas que prejudicam o funcionalismo público”.

Opinião dos leitores

  1. MUITA COINCIDENCIA. A PASTA DA AÇÃO SOCIAL TEM NO COMANDO NINA SOUZA, ESPOSA DE PAULO FREIRE.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *