Secretaria de Turismo de Natal recebe consulesa honorária da França

A consulesa honorária da França no Rio Grande do Norte, Sylvie Gradel reuniu-se pela manhã, com o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Fernando Bezerril, para iniciar um trabalho de parceria no campo social com o projeto da Marina de mar aberto que um grupo de empresários franceses se propõe a construir na Via Costeira. A ideia do secretário ao convidar a consulesa é procurar reunir instituições envolvidas com o treinamento de mão de obra no segmento turístico e para isso irá buscar apoio da Federação das Indústrias, Sebrae, Fecomércio (Sesc e Senac), além da Marinha que tem uma larga experiência nesse campo visando otimizar a geração de emprego e renda. “Vamos buscar o apoio do Hotel Escola Barreira Roxa que tem expertise no treinamento profissionalizante com a colaboração das outras instituições para articularmos o treinamento em todas as áreas”, ressaltou Bezerril.

A consulesa francesa, informou ao secretário que poderá trazer a Natal o diretor da escola de profissões ligadas ao mar, localizada na cidade de Toulon (França) para fazer uma palestra sobre as oportunidades que serão abertas com a Marina no treinamento de jovens.

O Nordeste, pela quase inexistência de Marinas, dispõe apenas uma em Salvador não tem oficinas de reparos de barcos e estes quando têm problemas são obrigados a se dirigirem a Belém (Pará), para poder atender as suas necessidades. Para o secretário, a Marina abre uma janela de oportunidades e uma escola ligada à indústria náutica é importante para o treinamento de jovens nessa atividade.