Geral

Secretário Girão avisa que policiais civis insatisfeitos devem procurar outra profissão

Matéria do Jornal de Hoje

O titular da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Eliéser Girão, não recebeu bem a notícia do ato que policiais civis promoveram nessa terça-feira (15), quando entregaram, na Delegacia de Homicídios (Dehom), coletes, munições e viaturas em situações irregulares. O secretário cobrou profissionalismo e disse que quem estiver insatisfeito deveria procurar outra profissão.

“Eu estava fora ontem, discutindo segurança em alguns municípios do Estado e soube por alto dessa situação. Já conversei com o delegado geral sobre isso. Estou cobrando profissionalismo da Polícia Civil. O policial fez um juramento de trabalhar e ter dedicação exclusiva em benefício da segurança pública do Estado. Se não quer trabalhar, se é sindicalista que quer botar fogo, o que não me parece ser um caso, ele precisa se lembrar que fez um juramento de trabalhar pela sociedade potiguar. Para esse pessoal eu digo isso, se não estiver satisfeito, procure outra profissão”, frisou.

Eliéser ainda afirmou que esse tipo de atitude tem atrapalhado nas investigações dos crimes. “Atitudes como essa nós lamentamos, pois o profissional esqueceu do juramento que ele fez e que ele foi voluntário para ser policial civil. Ele não foi obrigado. Ele tem que trabalhar, ele tem que investigar. Faça uma pesquisa com a população, saber se a Polícia Civil está trabalhando nas investigações. Todo mundo reclama que estão acontecendo crimes, roubos e não tem investigação. O pessoal (policiais civis) deveria fazer o seguinte: vamos investigar, mostrar que somos profissionais. Se não são profissionais, procurem outra profissão”. O secretário ainda lembrou que o Governo adquiriu novos equipamentos que já estão sendo entregues. “Os coletes novos chegaram e estão sendo distribuídos. Também compramos 500 novas pistolas”.

Na tarde dessa terça-feira (15), agentes da Delegacia Especializada em Homicídios, em cumprimento à Operação Polícia Legal, fizeram a entrega de viaturas irregulares, coletes e munições vencidas. De acordo com eles, a partir de agora, os policiais não vão mais aceitar trabalhar dentro da ilegalidade e nem colocando a própria vida em risco. Em assembleia realizada na noite de segunda-feira (14), os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram que, a partir dessa terça-feira, não vão mais conduzir viaturas em condições ilegais. Ou seja, os agentes que não possuírem curso de formação específico para condução de veículos de emergência não poderão guiar as viaturas. Além disso, os carros que estejam com documentação atrasada serão entregues à Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol).

No total, os agentes da Dehom fizeram a entrega de sete viaturas, sendo que três já se encontram no setor de transporte, pois estavam quebradas, bem como 21 coletes e aproximadamente 150 munições, de vários calibres diferentes. Os coletes e as munições estão vencidos, alguns desde 2000. Na assembleia com a categoria, a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol-RN) lembrou que, desde meados de junho, já havia enviado ofício para a Degepol solicitando que fosse providenciada regularização imediata das habilitações dos policiais que dirigem viaturas, o que ainda não foi feito.

“Como a Polícia Civil, representante da legalidade, vai servir de exemplo se está atuando dentro da ilegalidade?”, contesta Djair Oliveira, presidente do Sinpol-RN. Além da falta de habilitação específica, ele cita que muitas viaturas estão com documentação atrasada. Ainda em junho, o Sindicato também havia informado sobre essa situação à Sesed e ao Ministério Público.

Opinião dos leitores

  1. Sou policial civil há 14 anos, nunca faltei um dia de trabalho, nunca fui punido, entretanto até hoje espero receber do Estado ARMA, COLETE À PROVA DE BALAS E ALGEMAS, condição primária, para desenvolver a atividade de polícia judiciária, como preconiza a Lei Complementar 270/04, em seu Art. 89. Igualmente, devemos ter dezenas de colegas que se encontram na mesma situação, trabalhando com equipamentos particulares, adquiridos com recursos próprios.
    Gostaria de saber do Senhor General Eliézer Girão Monteiro Filho, se a equipe que faz a sua segurança pessoal, usa armas inadequadas, munições vencidas, coletes vencidos, e ainda, se o Senhor usa seu veículo particular para trabalhar, abastece as viaturas que o acompanham por onde anda, com dinheiro próprio , se paga suas despesas de viagem quando se desloca a serviço do Estado com dinheiro próprio etc.etc.etc.etc.etc. Assim sendo, como pode exigir que desenvolvamos profissão de risco sem as condições básicas de segurança, amparados apenas pelo juramento, quando da admissão na carreira; como pode um médico operar sem bisturi (com uma faca), é essa a qualidade do serviço que o senhor quer oferecer a nossa sociedade que clama por segurança, seja justo, haja com dignidade e assuma a omissão do Estado, que o Senhor o representa enquanto secretário; denuncie a omissão desse governo desastroso que o senhor faz parte, assuma que os policiais civis do nosso Estado são verdadeiros heróis e não os trate como delinquentes, pois não somos.
    Gostaria de informar a sociedade, da existência de parecer da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, no Inquérito Civil 09/2012, fls. 05, " Neste contexto de elevada deficiência de pessoal, a solução encontrada para manter em funcionamento as Polícias Militar e Civil foi a convocação dos policiais para o trabalho extraordinário, com sacrifício das folgas, mediante o pagamento de diárias em valor mórdico, numa indisfarçável exploração da mão de obra policial" procedimento presidido pelo Promotor Wendell Betoven Ribeiro Agra.
    Gostaria ainda, de solicitar a Comissão de Direitos Humanos da OAB, que visitem delegacias e acompanhem a forma desumana de trabalho, imposta pelo Estado aos policias civis.
    Gostaria também, de informar aos Delegados de Polícia, que não apoiam nossas reivindicações, que nós não somos inimigos, mais sim, parceiros, irmãos, prontos para protegermos uns aos outros nas incursões policiais, aos quais reitero o pedido feito acima ao senhor Secretário de Segurança: Que sejam justos e dignos da função que ocupam, denunciando a condição desumana de trabalho que nos é imposta.
    E por último, que não sou sindicalista, nem tenho vontade de ser, nem estou me reportando como representante de classe, apenas fazendo um desabafo pessoal como resposta as declarações infelizes do gestor da SESED, acredito eu, por falta de conhecimento da real situação da Polícia Civil do nosso estado. Aproveitando a oportunidade, convido ainda, a população e os órgãos competentes a visitarem as delegacias, para em loco, apreciarem a situação das unidades policias do Estado.
    Messias Rayff Caldas Targino- Agente de Polícia Civil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil confirma 16ª morte por intoxicação por metanol

Foto: Agência SP/Divulgação

O Ministério da Saúde divulgou um novo balanço do surto de intoxicação por metanol relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas. Ao total, foram confirmadas 16 mortes e o número de casos registrados chegou a 97, sendo 62 deles confirmados e 35 permanecem em investigação. Mais de 770 suspeitas já foram descartadas pelas autoridades.

O estado de São Paulo concentra a maior parte dos casos, com 48 confirmações e nove óbitos. Os demais estados com mortes confirmadas são Paraná e Pernambuco, com três cada, e Mato Grosso, com uma. Além das 16 fatalidades, outras 10 mortes seguem em análise, distribuídas entre São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais, enquanto outros estados investigam notificações suspeitas.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Bombeiros e CIOPAER resgatam mulher ferida em trilha na Serra do Ereré, em Assú

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) realizou uma operação de resgate na Serra do Ereré, no município de Assú, após uma mulher sofrer um acidente durante uma trilha e fraturar a perna esquerda na manhã desta quinta-feira (20).

A equipe de salvamento do quartel de Assú, que já atuava em uma ocorrência de busca na região, foi acionada para prestar o atendimento. O local do incidente apresentava acesso extremamente difícil, exigindo um deslocamento a pé de aproximadamente duas horas até a vítima.

Devido às condições do terreno e ao quadro da mulher, que apresentava fortes dores, a aeronave Potiguar 01 foi acionada para dar apoio ao resgate. Após estabilização e preparação da vítima, o helicóptero realizou o transporte até o Aeródromo de Assú, onde uma ambulância do SAMU já aguardava para realizar o atendimento médico e condução subsequente.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FAB intercepta avião que entrou no espaço aéreo brasileiro vindo da Venezuela

Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira interceptou um avião monomotor que entrou no espaço aéreo do Brasil a partir da Venezuela na manhã de quarta-feira (19).

O piloto da aeronave, de matrícula adulterada, ignorou as ordens da FAB e um tiro de aviso, pousou em uma pista de terra e fugiu.

Os radares detectaram o avião, que entrou no espaço aéreo brasileiro sobrevoando a Terra Indígena Yanomami, por volta das 7h, segundo a FAB.

Dois caças A-29 Super Tucano foram designados para a interceptação. Os militares determinaram que o avião modificasse a rota para pousar em um local indicado pela FAB, medida considerada de intervenção.

Como o piloto ignorou as ordens, chegou a ser disparado um tiro de aviso, segundo a FAB. “Como o piloto permaneceu irredutível, a aeronave foi reclassificada como hostil e passou a estar sujeita ao Tiro de Detenção”, disse a Força em comunicado.

Em seguida, o piloto pousou numa pista de terra em Surucucu, local dentro da Terra Indígena Yanomami. De acordo com a FAB, uma equipe de helicóptero até o local para isolar a área e verificou que o piloto havia fugido.

Depois, uma equipe de militares do Comando Conjunto Catrimani II neutralizou o avião, que tinha a matrícula adulterada.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja o momento que começou o incêndio na COP30, em Belém

Imagem: reprodução/GloboNews

Veja o momento em que o incêndio começou no pavilhão da África, na COP30, em Belém, nesta quinta-feira (20).

As informações preliminares são de que o fogo teria começado no estande da comunidade da África Oriental. A Blue Zone, área principal dos países, precisou ser evacuada às pressas e a energia elétrica do espaço chegou a ser parcialmente cortada.

As causas ainda são investigadas pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a organização do evento, ninguém ficou ferido.

Com informações de GloboNews

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Uma semana antes do incêndio na COP 30, ONU alertou em carta para ‘potenciais riscos de segurança devido à exposição elétrica’

Trecho da carta da ONU alertando sobre riscos de segurança | Imagem: reprodução

Em carta com críticas à COP30, a Organização das Nações Unidas alertou para “potenciais riscos de segurança devido à exposição elétrica”. Uma semana antes de incêndio, a ONU cobrou ao governo brasileiro uma reação rápida para solucionar falhas de segurança e problemas estruturais que têm afetado o evento.

De três páginas, o documento é assinado pelo chefe da UNFCCC (braço de clima da ONU), Simon Stiell. “Dada a frequência de chuvas em Belém, são necessários reparos urgentes e medidas de impermeabilização para evitar danos futuros e garantir que todas as áreas afetadas permaneçam seguras e operacionais”, completou.

“Durante os recentes episódios de fortes chuvas, diversas áreas do local sofreram inundações significativas. A água entrou pelo teto e pelas luminárias, causando não apenas transtornos, mas também potenciais riscos de segurança devido à exposição elétrica”, relata o documento, assinado por Simon Stiell, chefe da Convenção do Clima da ONU.

Em nota, a Presidência da COP-30 informou que o incêndio está controlado e não deixou feridos. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, acrescentou.

Com informações de GloboNews e Terra

Opinião dos leitores

  1. Lula não consegue controlar incêndio na COP30 que dirá nos biomas da Amazônia, Pantanal, Serrado, Mata Atlântica…
    Na verdade, essa COP30 foi só pra ele e sua gangue queimarem (e roubarem) o dinheiro do povo brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] INCÊNDIO NA COP30: “Poderia ter acontecido em qualquer lugar, mas a chance maior é nos lugares que se planejam pior”, diz coordenador do Observatório do Clima

O coordenador de política internacional do Observatório do Clima, Claudio Angelo, comentou as críticas feitas à infraestrutura da Conferência do Clima da ONU, realizada em Belém. Um incêndio foi registrado nesta quinta-feira (20) no Pavilhão do Países, uma das áreas da Zona Azul da COP, levando à evacuação de todos que estavam presentes no local. A medida significa a paralisação dos trabalhos da COP30.

Para Claudio Angelo, o planejamento de infraestrutura da COP não foi adequado. “É uma fatalidade, poderia ter acontecido em qualquer lugar, mas a chance maior de acontecer é nos lugares que se planejam pior, e a gente não pode dizer que o Brasil fez um planejamento perfeito para essa COP, para essa Zona Azul. O planejamento de infraestrutura não foi adequado”, disse Claudio.

g1

Opinião dos leitores

  1. vergonha mundial !!
    Não conseguiram organizar um evento, o povo incompetente.
    O PT é um tipo de rei midas ao contrário, tudo que toca perde o valor. Basta ter um pouco de inteligência e olhar ao seu redor, mas tem gente que só enxerga com o olho cego.

  2. Lula não consegue controlar incêndio na COP30 que dirá nos biomas da Amazônia, Pantanal, Serrado, Mata Atlântica…
    Na verdade, essa COP30 foi só pra ele e sua gangue queimarem (e roubarem) o dinheiro do povo brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Seguirá cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito”, diz Lula sobre Messias no STF

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Jorge Messias, nome indicado por ele para ocupar vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), vai continuar cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito. Lula indicou nesta quinta-feira (20) o atual advogado-geral da União, para a vaga de Luís Roberto Barroso.

“Assinei hoje mensagem ao Senado Federal indicando o nome do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga deixada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso. Faço essa indicação na certeza de que Messias seguirá cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito no STF, como tem feito em toda a sua vida pública.”, escreveu o presidente numa publicação nas redes sociais.

Agora o indicado vai passar por sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal. Após o interrogatório, o processo segue então para votação no plenário, onde Messias precisa ter pelo menos 41 dos 81 votos dos senadores — maioria absoluta.

R7

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PERFIL: Quem é Jorge Messias, indicado de Lula ao STF

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, nesta quinta-feira (20), o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Se aprovado pelo Senado, o advogado-geral formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor pela Universidade de Brasília será o terceiro ministro evangélico na história da corte.

Confira o perfil dele

Formação

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Messias tem mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB) e é procurador da Fazenda Nacional desde 200

Posicionamento

Em sua biografia nas redes sociais, Messias se descreve como “Procurador da Fazenda Nacional. Casado com Karina, Pai de Vitória e João Pedro. Confiamos em Deus”.

Religião

Messias é membro da Igreja Batista e esteve recentemente em encontro com outros líderes evangélicos e o presidente. Ele se tornará o terceiro ministro evangélico da história da corte, caso seja aprovado pelo Senado.

Proximidade com Lula

Messias é considerado um dos quadros mais próximos do presidente. Ele integra o núcleo jurídico do PT há mais de uma década e assessorou diretamente Lula durante o período de maior tensão da Operação Lava Jato.

Com informações de InfoMoney

Opinião dos leitores

  1. Esqueceram também de dizer que o “Bessias” tem uma larga experiência como mensageiro.

  2. Parece até indicação de Bolsonaro: um evangélico. Vai acabar votando pela cadeia de Lula em 2029 pra Lula deixar de ser besta e parar de bajular os crentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COP30: Teto de pavilhão atingido por incêndio ficou totalmente destruído pelas chamas

Imagem: Reuters

Uma imagem divulgada pela agência Reuters mostra os estragos causados pelo incêndio que atingiu um pavilhão da COP30, nesta quinta-feira (20), na Zona Azul, em Belém (PA). Não há registro de feridos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o fogo pode ter sido causado por um curto-circuito ou por um celular carregando, mas destacou que a causa ainda será investigada. Ele garantiu que o episódio não comprometerá o restante da conferência, prevista para encerrar nesta sexta-feira (21).

Record News

Opinião dos leitores

  1. Lula não consegue controlar incêndio na COP30 que dirá nos biomas da Amazônia, Pantanal, Serrado, Mata Atlântica…
    Na verdade, essa COP30 foi só pra ele e sua gangue queimarem (e roubarem) o dinheiro do povo brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COP30: Incêndio é o ápice da vergonha e do constrangimento que foi o evento

O incêndio de grandes proporções que atingiu um dos pavilhões da COP30, em Belém, no início da tarde desta quinta-feira (20), penúltimo dia do evento, é o ápice da vergonha, do constrangimento e do absurdo em que se transformou o evento que desde sua preparação já dava sinais de fracasso. Felizmente, não houve feridos.

Diversos episódios mostraram ao longo dos últimos meses e principalmente nos últimos dias que a COP30 se tranformou em símbolo de desperdício de dinheiro público.

A começar pelo gasto de quase R$ 500 milhões do Governo Lula sem licitação com a OEI para organizar a COP30. Sem falar em bilhões em obras que não ficaram prontas e contratos suspeitos.

A baixa presença de líderes mundiais, preços altíssimos da hospedagem na capital paraense, questões de segurança com episódios de assaltos a jornalistas e até ameaças do Comando Vermelho à subestação elétrica Belém-Marituba, responsável pelo fornecimento de energia ao evento.

E não para por aí. Alimentação a preços absurdos e até o papel da primeira-dama Janja, nas cerimônias oficiais, viraram motivo de debate público. Lembrando ainda da utilização de cerca de 160 geradores a diesel para garantir conforto térmico aos participantes do evento, contrastando com a poluição provocada pelos equipamentos em um evento que discute sobre o meio ambiente.

Vale lembrar ainda da declaração do Chanceler alemão que disse ter ficado feliz ao ir embora de Belém. E o episídio da atriz Lucélia Santos que foi vítima de um golpe de um anúncio falso de hospedagem.

Em razão de tudo isso, há pressão por pela instalação de uma CPI para investigar superfaturamento, contratos obscuros e a farra com dinheiro público.

Opinião dos leitores

  1. Isso é, simplesmente, o retrato da administração PT. um governo totalmente sem rumo. Tá aí, todos sabemos como.

  2. Lula não consegue controlar incêndio na COP30 que dirá nos biomas da Amazônia, Pantanal, Serrado, Mata Atlântica…
    Na verdade, essa COP30 foi só pra ele e sua gangue queimarem (e roubarem) o dinheiro do povo brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *