Secretário informa que Governo do Estado usará valor dos royalties dos meses de maio e junho para iniciar pagamento de salários atrasados de servidores

FOTO: ASSECOM/RN

Por determinação da governadora Fátima Bezerra, o valor dos royalties dos meses de maio e junho serão usados para iniciar o pagamento dos salários atrasados, de forma cronológica, conforme acordo firmado com o Fórum dos Servidores. A decisão foi anunciada após a realização do pregão eletrônico realizado na manhã desta sexta-feira (26) para decidir a instituição financeira responsável pela cessão de antecipação dos royalties do petróleo e gás natural. O certame licitatório deu deserto.

“Alguns Bancos haviam nos pedido adiamento do prazo para realização do pregão. Decidimos mantê-lo, por compromisso anunciado com os servidores e com outras possíveis instituições financeiras interessadas. Com esse resultado, iremos reavaliar o modelo do edital e os valores para publicação do novo pregão na primeira semana de junho”, adiantou o secretário estadual de Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire.

O titular da Seplan ressaltou que o Estado se programou financeiramente durante o primeiro quadrimestre do ano para usar o valor dos royalties, a partir do mês de maio, na amortização do passivo deixado pela última gestão. “Nossa estratégia era a antecipação dos valores de maio deste ano até dezembro de 2022, um volume aproximado de R$ 400 milhões. Até o novo pregão, usaremos o valor em torno de R$ 28 milhões, de maio e junho, para quitar o décimo terceiro salário de 2017”.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Tarcísio Eimar disse:

    E dos meses de janeiro a abril, fizeram o quê?

  2. Rodrigo disse:

    É legalmente permitido usar os roylties para pagamento de pessoal?

  3. paulo martins disse:

    É o que todos já sabíamos: em vez do Brasil, os portugueses avistaram foi a Venezuela na costa do RN.
    Portanto, já devíamos ter nos acostumado com a ideia: a Venezuela é aqui! Save Bolívar! Viva o grelo duro duro!

  4. Socorro disse:

    Meu Deus q será de nós? como precisamos desse dinheiro! O q vamos fazer? É um descaso conosco a começar por esse presidente, q n tem uma política, e deixa tudo mundo de braços atados.

  5. Dificilmente Venderão os "Royt" disse:

    No cenário atual, dificilmente algum banco comprará essa antecipação dos royalties. A nova política do Governo Federal para o setor de combustíveis, ainda incerta, muito provavelmente mexerá na forma como a distribuição dos recursos ligados ao pretróleo e gás são distribuídos entre os entes federativos.

    Há começar pela entrevista do Ministro Paulo Guedes dada agora a tarde onde afirma que em 60 dias serão tomadas todas as medidas necessárias para "baixar o preço do gás pela metade". Muito dificilmente o cenário se manterá o mesmo mediante objetivo tão brusco, porém necessário e extremamente benéfico as famílias.

    No meio do ano, muito provavelmente a BR Distribuidora será privatizada e em seguida parte ou a totalidade do refino de petróleo. Ficando como atividade fim da Petrobras a extração.

    São medidas de abertura de mercado que muito provavelmente trarão menores preços. Pode até se desenharem de uma forma ainda mais justa e benéfica para os Estados. Mas feito isso muita coisa pode mudar, e, duvido muito, que algum grande Banco vá arriscar dinheiro na compra de Royalties pelos próximos quatro anos, sem saber sequer, como eles serão distribuídos nos próximos meses.

    Acho que essa solução, a Governadora Fátima pode guardar pra desengavetar mais a frente.

  6. Lara disse:

    E quando acabar o dinheiro dos royalties vão pagar com o quê? Kkkkk RN Estado falido q paga 33 mil a Procurador. Em SP Estado mais rico do Brasil, Procurador tem como teto o salário do Governador, 25 mil.

    • Ana disse:

      Verdade. Termina 2019 e os servidores não receberão os atrasados de 2018.

  7. Waldemir disse:

    Primeiro vão ter que vender
    Agora muito difícil é encontrar quem compra
    Ninguém acredita nesse governo por medo do “GOPI “

  8. João Neto disse:

    Já é um alento. Vamos ver se vai cumprir essa previsão.

  9. isabele araújo disse:

    Palhaçada isso, só estão ganhando tempo e os servidores endividados e passando fome. Interessante que para os marajás tem dinheiro. Para os comissionados passearem não falta dinheiro, quase 100 mil reais so para duas contratadas, . Vamos parar o RN que o dinheiro aparece.
    Vejam as arrecadações recordes.

    dinheiro temmmmmmm e muito. Falta vergonha na cara.

  10. CEL CONTINÊNCIA disse:

    me engana que eu gosto! só ganhando tempo!

  11. Antonynatal disse:

    O governo mais uma vez engana aos seus servidores, porque não começou a pagar da desde janeiro desta forma? Só agora vem com essa conversa que usaria os recursos até abril. Porque não fechou logo um acordo pra parcelar por faixa salarial o passivo? Se entra em média 15 milhões por mês, porque já não começa em julho a dar sequência nos pagamentos?

    • Marcos disse:

      Amigo, se você observou as notícias ao início do ano, os sindicatos bateram o pé e disseram que não aceitavam parcelamento da dívida, ou seja, não dava para fazer um acordo com parcela fixa.

    • Antonynatal disse:

      How Marcos, q sindicato, em Mossoró os sindicatos também bateram a perna se lembra? Mas a palavra é do chefe do executivo e ela parcelou e por sinal os servidores já receberam e lá eram 5 folhas. Bom, mas se VC acredita nessa conversa, vamos pra frente, quando ela sair vai ter essas mesmas 4 folhas e ela vai deixar mais 10 folhas em atraso de brinde!!!
      Ou até hoje ninguém percebeu que os sindicatos são todos comprados por este governo?
      Quer que eu liste outros estados em que os sindicatos bateram perna dizendo que não aceitava parcelamento e foi parcelado. Com apoio dos próprios?

COMENTE AQUI