Judiciário

Sem outros testes de aferição, Justiça no RN anula procedimento contra condutor que recusou bafômetro

Foto: Ilustrativa

O juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, determinou a nulidade de processo administrativo instaurado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) contra motorista que foi atuado por dirigir sob a influência de álcool tendo como fundamento a recusa do teste do bafômetro, sem outros elementos que demonstrassem o comprometimento da capacidade psicomotora do condutor.

A determinação atendeu a Mandado de Segurança impetrado pelo autor. A sentença também anulou os efeitos e penalidades decorrentes do processo administrativo, como a aplicação de multa, a suspensão do direito de dirigir, a anotação de pontuação e a entrega da CNH.

O caso

O autor alegou que, no dia 11 de fevereiro de 2012, foi indevidamente autuado pela Polícia Rodoviária Estadual por dirigir sob a influência de álcool, nos termos do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, em virtude de ter optado por não realizar o teste de alcoolemia, muito embora não apresentasse sinais de embriaguez, conforme se observa no auto de infração.

O impetrante disse que foi instaurado Processo Administrativo sem observância do direito de ampla defesa, no qual foi proferida decisão, em março de 2013, a qual aplicou a penalidade de suspensão do direito de dirigir pelo prazo de 12 meses, tendo sido publicada em agosto de 2014. Assim, requereu, em sede de liminar, a invalidade/nulidade do ato coator, com a consequente suspensão da penalidade administrativa.

A liminar foi deferida parcialmente, considerando que o impetrante já teria cumprido o prazo da penalidade administrativa de suspensão do direito de dirigir.

Por sua vez, o Detran alegou que foi dado o direito de defesa ao impetrante e que a penalidade imposta não foi cumprida, pois o impetrante retirou a sua CNH do Detran, fazendo uso desta, a partir de então. Argumenta que o ato coator guardou conformidade com o disposto nos artigos 165 e 277 do Código de Trânsito Brasileiro, tendo o ente público agido no exercício regular de direito. O órgão de trânsito pediu ainda a revogação da decisão interlocutória, para que o autor cumpra a penalidade a ele imposta pelo Detran/RN.

Decisão

Ao analisar os autos, o juiz Bruno Montenegro aponta que o cerne da questão é a análise da existência de ilegalidade no processo administrativo no qual teria havido supressão do direito de defesa do impetrante e a aplicação de penalidade a este, a despeito da inexistência de provas de sua embriaguez.

O magistrado observou a redação dos artigos 165 e 277 do Código de Trânsito Brasileiro à época dos fatos e entendeu que “o condutor de veículo automotor que for alvo de fiscalização de trânsito, sob suspeita de dirigir sob a influência de álcool, poderá ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que, por meios técnicos ou científicos, em aparelhos homologados pelo Contran, permitam certificar o seu estado”.

Bruno Montenegro afirma que em que pese a negativa do autor em se submeter ao teste do bafômetro, esse não se afigura como o único método hábil para atestar o estado de embriaguez. O juiz verificou que o auto de infração apenas faz menção à recusa em realizar o teste de alcoolemia, nada mencionando sobre as circunstâncias que levaram a suspeita acerca da influência de álcool que supostamente acometia o impetrante.

“O artigo 277, conforme já mencionado, elenca outros meios, além do teste de alcoolemia, aptos à verificação da influência de álcool no condutor, de modo que, em casos nos quais há a recusa de submissão ao teste do bafômetro, a Administração deve tomar especial cuidado na autuação, sob pena de infringir garantias e princípios constitucionais que desaguam, inevitavelmente, na nulidade do ato administrativo”, anotou.

O juiz destaca que apesar do relevante interesse na redução dos acidentes de trânsito causados pela embriaguez, não se pode superar as formalidades mínimas para a certificação do estado do condutor para a imposição da penalidade pertinente.

Bruno Montenegro entendeu que a recusa à realização do teste do bafômetro não se equipara à prova de embriaguez, pois os sinais de comprometimento da capacidade psicomotora poderiam facilmente ser verificados através de exame clínico ou constatação, pelo agente de trânsito, de um conjunto de sinais que comprovassem a situação da alteração do condutor.

Direito de não autoincriminação

O magistrado também teceu considerações sobre o exercício do direito de não autoincriminação, afirmando que ele não pode conduzir a qualquer prejuízo ou presunção em seu desfavor, desde que não haja outras provas de sua conduta ilícita.

“Um direito tutelado constitucionalmente e com lastro, inclusive, na Convenção Americana de Direitos Humanos, conhecido como Pacto de São José da Costa Rica, não pode ser tolhido peremptoriamente pela previsão, veja só, de uma punição decorrente do seu mero exercício. Esse cenário, a meu sentir, conduz ao pantanoso terreno da inconstitucionalidade, esvaziando o próprio direito e seus desdobramentos”.

O julgador observa que a penalidade prevista no tipo administrativo – multa e suspensão do direito de dirigir – é igual àquela aplicada para penalizar o condutor que comprovadamente conduz veículo sob influência de álcool ou substância psicoativa. “Diante disso, justificar a punição como meramente administrativa traduz situação teratológica. É dizer: tenho assegurado o direito à não autoincriminação. Entretanto, para exercê-lo, submeter-me-ei à severa punição, além de poder sofrer agravo em minha liberdade de locomoção”.

(Processo nº 0853386-87.2015.8.20.5001)
TJRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump anuncia taxa global de 10% após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifaço

Foto: REUTERS/Nathan Howard

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma nova taxa global de 10% na tarde desta sexta-feira (20), após a Suprema Corte norte-americana decidir que o tarifaço é ilegal.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço e Trump fala em adotar medidas mais drásticas

Foto: REUTERS/Carlos Barria

O presidente Donald Trump concede entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (20) para comentar a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que derrubou o tarifaço imposto por ele em abril do ano passado.

Por seis votos a três, a maioria dos ministros concluiu que a lei usada pelo governo não permite ao presidente criar tarifas por conta própria. O entendimento, na prática, é que Trump extrapolou sua autoridade.

Em sua declaração, Trump afirmou que “há métodos ainda mais fortes” à sua disposição para impor novas tarifas comerciais. “Outras saídas serão usadas”, declarou, acrescentando que os EUA podem arrecadar ainda “mais dinheiro”.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula defende que Maduro seja julgado na Venezuela, não nos EUA

Foto: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo

Em entrevista concedida nesta sexta-feira (20), em Nova Délhi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a retirada forçada de Nicolás Maduro da Venezuela por forças dos Estados Unidos e defendeu que qualquer julgamento contra o líder venezuelano ocorra em seu próprio país.

Segundo Lula, é “inaceitável” que um chefe de Estado seja capturado em outro território. Para ele, o foco deve ser a reconstrução e consolidação da democracia venezuelana, sem interferência externa.

Maduro foi levado para Nova York no início do ano, onde responde a acusações ligadas ao tráfico de drogas. A operação surpreendeu a comunidade internacional e foi criticada por diversos países, incluindo o Brasil.

Apesar da divergência, Lula afirmou manter boa relação com o presidente dos EUA, Donald Trump, e disse querer aprofundar o diálogo, inclusive sobre o combate ao crime organizado e ao tráfico internacional de drogas.

O presidente brasileiro também comentou que segue disposto a discutir temas estratégicos com os Estados Unidos, como minerais críticos, mas deixou claro que o Brasil não aceitará imposições. Segundo ele, o país quer explorar, processar e vender seus recursos de forma soberana.

Lula afirmou ainda que temas sensíveis, como tarifas e cooperação econômica, devem ser resolvidos diretamente entre chefes de Estado, por meio do diálogo.

Opinião dos leitores

  1. Lula, quem resolve os problemas da Venezuela são os americanos. Não dê palpite onde vc não deve. Se alguém dá palpite no Brasil vc não gosta. Fique calado!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz anuncia Parque da Cidade e projeta novo espaço de esporte, lazer e desenvolvimento urbano

Extremoz está prestes a iniciar um novo capítulo em sua história urbana. Foi apresentado oficialmente o projeto do Parque da Cidade, um espaço planejado para integrar esporte, lazer, convivência familiar e desenvolvimento econômico, marcando um avanço significativo para o município.

O Parque da Cidade nasce com a proposta de ser um equipamento público moderno e multifuncional e recebeu emenda do deputado federal Robinson Faria. Nesta quinta-feira (19) ele esteve pessoalmente na cidade para conhecer de perto o projeto e o espaço. O parlamentar foi recebido pela prefeita Jussara Sales.

Entre os destaques do projeto estão a construção de uma quadra poliesportiva, a primeira pista de skate e a primeira pista de corrida do município, reforçando o papel estratégico da iniciativa para a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.

Além do esporte, o projeto foi concebido para dialogar com diversas áreas da gestão municipal. “O parque contará com quiosques para comercialização de alimentos, área de brinquedos infantis, espaços de convivência e uma concha acústica, que aproveitará o declive natural do terreno para receber eventos culturais, artísticos e comunitários já realizados na cidade — e outros que poderão ser incorporados ao calendário municipal”, explicou a prefeita.

Outro eixo importante do Parque da Cidade é o compromisso ambiental. Está previsto o replantio de espécies nativas, especialmente no entorno da lagoa, fortalecendo a preservação ambiental e valorizando a paisagem natural da área.

Considerada uma obra estruturante, o Parque da Cidade também deve contribuir para o embelezamento da entrada de Extremoz, além de impulsionar o comércio local, o turismo e a geração de oportunidades ligadas ao lazer e aos eventos.

A expectativa da gestão é de que, em breve, tenham início as obras desse que é apontado como um projeto revolucionário para o município, consolidando um novo espaço de convivência e desenvolvimento para a população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Técnicos-administrativos da UFRN aprovam greve a partir de segunda-feira (23); servidores alegam que Governo Federal descumpriu acordo

Foto: Sintest-RN

Em assembleia realizada nesta quinta-feira (19), os técnicos-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (23). A paralisação foi aprovada por maioria simples, com 68 votos favoráveis (53,5%), 53 contrários e sete abstenções, durante reunião no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede.

Segundo o Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do RN, a decisão ocorre após quase um ano de estado de greve e diante do descumprimento de 17 pontos do acordo firmado com o Governo Federal. Entre as principais críticas estão a exclusão dos aposentados do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e a falta de avanços em pautas estruturais, como a jornada de 30 horas.

Durante o debate, servidores apontaram que a regulamentação do RSC aprofundou desigualdades ao deixar aposentados de fora e limitar o acesso de parte significativa da categoria. A estimativa é que cerca de 60% dos técnicos não consigam requerer o benefício nas regras atuais.

Apesar de alertas de que a greve pode atrasar a implantação do RSC e gerar desgaste político, os defensores da paralisação afirmam que o governo aposta no enfraquecimento da mobilização e que apenas a pressão poderá garantir o cumprimento integral do acordo.

Opinião dos leitores

    1. Será que vai ter divórcio com desgoverno ptralha que eles votam e apoiam.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Escola Dom Joaquim vai ganhar sede própria com seis salas de aula no centro de São Gonçalo do Amarante

O prefeito Jaime Calado participou nesta quinta-feira (19), ao lado da senadora e primeira-dama Zenaide Maia, da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção de uma escola com seis salas de aula. A cerimônia ocorreu no terreno onde será erguido o prédio. Esta é a quinta unidade em execução em pouco mais de um ano da atual gestão.

O prédio será implantado atrás do CEMEF Maria Antônia, na região do Polo do Saber, na Estrada de Guanduba, próximo à Universidade Aberta do Brasil, ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e ao Museu Séphora Bezerra.

O novo espaço vai sediar a Escola Municipal Dom Joaquim de Almeida, que funciona provisoriamente na Universidade Aberta do Brasil e passará a ter sede própria.

O investimento é de R$ 2.121.038,62, com recursos do Fundeb/OGM. A estrutura será instalada num terreno de 6.278,19 metros quadrados de área total, sendo1.129,67 metros quadrados de área construída.

O projeto inclui seis salas de aula, sala de leitura, laboratório de informática, diretoria, secretaria, sala de professores, almoxarifado, além de blocos sanitários masculino e feminino, cozinha, refeitório coberto e pátio interativo.

Durante a solenidade, o prefeito destacou a transformação da área ao longo dos anos. “Quando assumimos a Prefeitura, em 2009, isso aqui era uma fazenda. Conseguimos 30 hectares para construir o que hoje é o Polo do Saber, com creche, escola de ensino fundamental, IFRN e Universidade Aberta do Brasil. A educação é a grande luz para o nosso futuro”, afirmou.

Moradora do conjunto do IFRN, Cris Medeiros, ex-aluna da Escola Municipal Dom Joaquim de Almeida, também comemorou. “Estou emocionada em ver que a escola onde tive minha formação vai ganhar sua sede própria. Isso é verdadeiramente valorizar a educação”, disse.

A unidade vai ampliar a estrutura da rede pública e aumentar a oferta de vagas na educação básica.

Participaram ainda do evento vereadores do município, a deputada estadual Terezinha Maia, secretários municipais e moradores da região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Capitão Vinicius declara apoio a Pedro Filho e fortalece pré-candidatura na Grande Natal

A pré-candidatura de Pedro Filho a deputado federal ganhou mais um reforço importante na Região Metropolitana de Natal. O Capitão Vinicius, que disputou a Prefeitura de Extremoz e obteve 19,46% dos votos no município, anunciou oficialmente apoio ao projeto político de Pedro Filho.

Extremoz é uma das cidades mais estratégicas da Grande Natal, com crescimento populacional acelerado e papel relevante no cenário político regional. O desempenho eleitoral de Capitão Vinicius na última eleição municipal consolidou seu nome como uma das principais lideranças locais.

Ao declarar apoio, Capitão Vinicius destacou a convergência de ideias e a confiança na capacidade de Pedro Filho representar os interesses da região em Brasília. “Pedro é um nome preparado, que entende as demandas da Grande Natal e tem disposição para lutar pelo desenvolvimento dos nossos municípios”, afirmou.

Para Pedro Filho, a adesão reforça a construção de uma base sólida na região metropolitana. “Receber o apoio de uma liderança como o Capitão Vinicius demonstra que nosso projeto está dialogando com quem tem representatividade real junto à população”, declarou.

Pedro Filho vem ampliando alianças estratégicas em municípios da Grande Natal, consolidando sua pré-candidatura com o apoio de lideranças que possuem base eleitoral consistente. Vereador de Assu, líder evangélico, servidor público e profissional da Educação Física, Pedro Filho tem como foco a defesa da família, o fortalecimento da segurança pública, o empreendedorismo e a geração de emprego e renda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PL aciona TSE para produção de provas de “abuso de poder político e econômico” em homenagem a Lula na Sapucaí

Foto: Dilson Silva/AgNews

O Partido Liberal (PL) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quinta-feira, 19, para investigar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Lula (PT).

O partido pediu a produção de provas sobre o financiamento do desfile com recursos públicos. Embora não peça a cassação de Lula por ora, o PL alega que há “fundados indícios” de “abuso de poder político e econômico” na homenagem ao petista.

“Teve-se a transmutação de um desfile carnavalesco em uma apoteótica peça de marketing político-biográfico e de ataque a opositores”, afirmou a legenda na petição. “É preciso a devida investigação, especialmente considerando a gravidade e a repercussão dos fatos”.

Segundo a legenda, o enredo da Acadêmicos de Niterói não se limitou a contar a trajetória de vida de Lula, promovendo ataques a adversários e fazendo referências a promessas de campanha, como o fim da escala 6 por 1. “Restou claríssima a construção de uma narrativa político-eleitoral de exaltação do mandatário e de grosseiro ataques aos seus concorrentes”, disse o PL.

A Acadêmicos de Niterói acabou rebaixada no carnaval carioca. Antes da representação do PL, o senador Flávio Bolsonaro (RJ), pré-candidato da legenda para a disputa à Presidência, criticou Lula por “fazer campanha antecipada para ele mesmo”. O desfile foi contestado na Justiça Eleitoral antes do carnaval, mas o TSE permitiu a apresentação, embora tenha alertado para riscos de propaganda eleitoral antecipada.

Outros partidos da oposição, como o Novo, prometeram ingressar com novas ações na Justiça contra o desfile.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. a gadaiada e babões estão pirando… querem a todo custo culpar o PT… mas são piores do que a esquerda…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CAMPEONATO POTIGUAR: Clubes se dizem surpresos com decisão do TJD-RN e afirmam que vão recorrer da decisão que evitou rebaixamento do América

ABC, Potiguar de Mossoró, QFC, Laguna, Globo e Santa Cruz em nota oficial afirmaram que ficaram surpresos com o resultado do jultamento do TJD-RN que salvou o América do rebaixamento.

Os clubes discordaram da decisão e recorrerão ao STJD. Eles reforçam que o Regulamento Específico da Competição (REC) foi discutido e aprovado por todos os clubes, inclusive os denunciados América e Potyguar. Segundo a nota, a decisão cria um cenário de insegurança jurídica.

As equipes reiteram a confiança na Justiça Desportiva e esperam que o caso seja reapreciado com base na previsibilidade das regras da competição.

Leia a íntegra da nota abaixo:

Opinião dos leitores

  1. O lema dessas figuras é primeiro eu, a Nota diz que o relator reconheceu que o regulamento foi discutido entre os partricipantes inclusive os denunciados e o voto dele carregou sobre os denunciados. sendo que os demais não seguiram o voto dele. ora no julgamento anterior o relator proferiu um voto que teoricamente beneficiarias os denunciados porem os demais foram contrarios isso pode pra um e outros não Arnaldo?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Pais de recém-nascida que foi deixada em bueiro e precisou ser amamentada por PM são presos por maus-tratos e abandono

Imagem: reprodução/g1

A Polícia Civil de MG informou nesta sexta-feira (20) que os pais da recém-nascida deixada em um bueiro do bairro Petrolina, em Ibirité, na Grande BH, foram presos por maus-tratos e abandono de incapaz. A bebê foi resgatada e precisou ser amamentada por uma PM lactante para sobreviver.

Câmeras de segurança filmaram o momento em que a criança, de apenas um mês, foi deixada em uma área de mata e, depois, colocada sobre uma boca de lobo na rua. O caso foi registrado na manhã de quinta-feira (19).

Segundo a Polícia Civil, o pai e a mãe da recém-nascida, ambos de 22 anos, foram conduzidos à delegacia e ouvidos pela autoridade policial, que ratificou a prisão em flagrante dos dois por maus-tratos. A mulher também deve responder por abandono de incapaz.

“Após os procedimentos de polícia judiciária, eles foram encaminhados ao sistema prisional”, disse a instituição.

Ainda conforme a polícia, o Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou todos os procedimentos. “A criança, na ocasião, foi encaminhada para atendimento médico. A investigação prossegue para a completa elucidação dos fatos”, completou. Os nomes dos pais da recém-nascida não foram divulgados.

A criança, com apenas um mês de vida, foi resgatada e amamentada por uma policial militar lactante porque estava desidratada. Esse tipo de amamentação, também conhecida como “cruzada”, embora não seja recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por risco de transmissão de doenças, foi autorizada pela equipe médica.

Imagens de câmeras de segurança mostram os pais da bebê discutindo no meio da rua. A mãe colocou a criança na mata e saiu andando. Em seguida, o homem voltou e pegou a filha, mas a mulher pegou-a do colo dele.

Na sequência, outra câmera gravou o momento em que a mãe tentou colocar o neném dentro de um bueiro.

A auxiliar de serviços gerais Regina Pedron passava pelo local e percebeu que a criança estava correndo perigo. Ela abordou o casal, que entregou o bebê a ela.

“Me deu uma tristeza. Eu falei: ‘Não faz isso com a menina, não, para de brigar, leva ela para casa, cuida dela, tadinha, ela é uma criança’. Não quiseram, não, começaram a brigar. Aquela bagunça. [O pai falou]: ‘Eu tenho que trabalhar, minha senhora, leva essa menina para a casa da senhora'”, contou.

Regina levou o bebê para uma unidade básica de saúde de Ibirité, e a equipe médica constatou que a bebê estava desidratada, com fome, sinais de insolação e suspeita de infecção urinária.

Instinto materno

A Polícia Militar foi acionada, e a soldado Helem Valério, que teve filho recentemente, foi autorizada pelos profissionais de saúde a amamentar a criança.

“Falou mais alto o instinto materno. Ela mamou, ficou super satisfeita, até adormeceu depois. É uma menina maravilhosa, muito linda mesmo”, disse a policial.

Os pais da criança foram identificados e levados para a delegacia. Segundo o registro policial, a bebê foi encaminhada a um abrigo.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *