Diversos

Sensação nos anos 80 e 90, ex-narrador, Januário de Oliveira foi soldado na guerra Israel x Palestina, e vive sua aposentadoria em Natal-RN

Por interino

Famoso por bordões que marcaram época (“Taí o que você queria, bola rolando”, “Tá lá um corpo estendido no chão”), o ex-narrador de futebol Januário de Oliveira guarda vivas na memória as cenas da guerra entre Israel e Palestina, que ele viveu de perto quando tinha 18 anos. Hoje, aos 77, ele vive sua aposentadoria em Natal, no Rio Grande Norte.

Januário conversou por telefone com o UOL Esporte e contou também que a diabetes lhe tirou a visão completa do olho esquerdo, além de uma parte da do direito.

“O rosto de uma pessoa a dois metros eu não vejo”, disse ele, que trabalhou por seis anos na TV Bandeirantes, além de ter tido uma carreira profícua no rádio. “Hoje eu acompanho a televisão. Vou ouvindo e reconhecendo as pessoas. Eu sei quem são, quem está falando, mas lamentavelmente eu não tenho mais nada pra fazer.”

Ligado principalmente ao futebol carioca, Januário fez sua última transmissão na Copa de 1998, em um jogo entre França e Paraguai.

Ainda adolescente, ele estava no Exército quando resolveu ser voluntário de um batalhão das Nações Unidas para atuar no conflito no Oriente Médio. No final da década de 50, o estado de Israel já havia ocupado parte do território antes habitado por árabes palestinos, criando uma quantidade grande de refugiados que foram à área anos depois conhecida como Faixa de Gaza.

Leia o relato de Januário de Oliveira sobre sua participação na guerra:

“Eu sempre gostei de aventura. Quando estava no Exército aos 18 anos surgiu um batalhão da ONU para ir à Faixa de Gaza. Imagina! O idiota aqui se apresentou como voluntário. Eles queriam completar o número de 800 e poucos soldados e pouca gente se apresentou como voluntário. Só um inteligente como eu. O resultado foi que eu estava no Egito onde o bondinho da nossa chegada no deserto e foi uma chuva de balas que você não pode fazer ideia.

Os egípcios eram contrários às forças da ONU. Não era só brasileiro que tinha lá, tinha brasileiros, canadenses, colombianos, norueguês, dinamarquês, sueco, indiano e iugoslavo, e nós brasileiros éramos nove. Esse exército ia ficar lá em princípio um ano, mas acabei ficando um ano e cinco meses.”

Viu pessoas morrendo a sua frente?

“Não uma só. Vi uma quantidade… na primeira noite que estávamos lá, foi chamada uma patrulha de emergência para socorrer um desastre de trem na entrada do deserto. Pra se ter uma ideia encheu dois caminhões de corpos. Foi um cartão de visita que era de chorar. Na hora eu me arrependi de ter ido, mas depois de uns dez dias eu comecei a gostar. Lá na fronteira entre Israel e Egito ganhava-se oito dias livres de descanso que você poderia escolher entre o Cairo, Líbano ou Alexandria também no Egito.”

Chegou a matar alguém?

“Jurei à minha mãe quando ela era viva que jamais tinha matado alguém. Eu prendi muitos caras, cheguei a dar tiros na perna pra não partir pra cima da gente. Muitas vezes éramos em dois soldados contra vários. Não era fácil, era uma coisa que você fazia por necessidade, o negócio foi bastante brabo. Naquela época não se falava em Faixa de Gaza, nem se tocava nesse assunto. Dizia-se apenas que a ONU estava criando uma força de paz que tinha como objetivo principal a paz no Oriente Médio.

Foi uma viagem e experiência importante na minha vida. Estive num lugar que eu não visitaria jamais, não que eu não quisesse, pelo contrário. Sonhava em poder visitar um dia, mas não imaginei que fosse tão cedo. Com 19 anos eu estava fazendo a festa de aniversário em Jerusalém, o que eu jamais imaginei. Sou católico, imagina então a representatividade que tinha pra mim a cidade de Jerusalém! Passei dez dias lá e saí renovado.

Depois de um ano que saímos de lá, Israel tomou conta de tudo. Israel era um país e Egito outro, e Gaza fazia parte do Egito. Hoje Gaza é o quintal de Israel, levaram seis dias pra tomar tudo, na chamada Guerra dos Seis Dias [em 1967].”

Em 1960 a seleção brasileira de futebol foi jogar no Cairo, no Egito, e aí deu como prêmio a 200 soldados a ida ao Cairo para assistir ao jogo. Eu estava no meio dos premiados. Fui lá e conheci Dino Sani, Pelé, Zito, Gilmar, a seleção campeã do mundo de 1958. Foi uma coisa fantástica.”

UOL

 

Opinião dos leitores

  1. Conheci Januário a uns 20 anos atrás, em Natal, através do seu sobrinho, Roosevelt, que é um amigo. Na época assistindo um jogo do campeonato brasileiro na BAND ele me mandou um abraço ao vivo na transição do jogo. Foi uma grata surpresa. Já sabia que ele estava morando em Natal e salve engano ele também é tio da ex-esposa do jogador Ronaldo "Fenômeno"

  2. Famoso por bordões que marcaram época (“Taí o que você queria, bola rolando”, “Tá lá um corpo estendido no chão”), o ex-narrador de futebol Januário de Oliveira guarda vivas na memória as cenas da guerra entre Israel e Palestina

    GUERRA ENTRE ISRAEL E PALESTINA? NAQUELE TEMPO NÃO EXISTIA A PALESTINA…NAQUELE TEMPO FOI CRIADO DOIS PAÍSES, UM ÁRABE E OUTRO JUDEU, OU SEJA, ISRAEL E JORDÂNIA, NÃO PALESTINA, COMO DIZ A MATÉRIA.

  3. Um dos maiores narradores que já ví e ouvi……parabéns e obrigado por escolher Natal como sua casa grande Januário.

  4. Taí o que voce queria!
    Bola rrrrrolando no gramado do maracanã!
    E o gol!!! Goooooooooooooool superÉzio!!
    Grande figura da crônica esportiva e fora isso, no auge da carreira na década de 90 deu uma chamada na grande num certo ex-jogador frustrado e atual BABÃO recalcado da crônica esportiva local em rede nacional!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Valeu, Januário! Seja bem vindo!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Serviços de limpeza são suspensos nesta quinta-feira em Natal

Foto: Divulgação 

A Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) anunciou a suspensão dos serviços de limpeza e coleta domiciliar em Natal durante esta quinta-feira (16). Na data, é comemorado o Dia do Gari.

Durante todo o ano, existem apenas duas datas que os profissionais não operam. Uma delas é 1º de janeiro, no Ano Novo, e a outra é no dia 16 de maio, Dia do Gari.

Todos os serviços serão retomados à normalidade na sexta-feira (17).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado

Foto: Reprodução

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi alvo de um ataque a tiros nesta quarta-feira (15) durante uma reunião de governo em Handlova, a cerca de 160 quilômetros da capital, Bratislava, segundo informações confirmadas pelo vice-presidente do Parlamento, Lubos Blaha, e publicadas pela agência de notícias estatal, Tasr.

Os tiros atingiram a região do abdômen e o estado de saúde do dirigente não foi informado.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

À Justiça, Lula cita ‘liberdade de expressão’ para justificar pedido de voto em Boulos

Foto: Reprodução

Nas contrarrazões apresentadas à Justiça Eleitoral de São Paulo, a defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o petista exerceu a “liberdade de expressão” ao pedir voto ao pré-candidato a prefeito da capital paulista Guilherme Boulos (PSOL) no evento do Dia do Trabalhador, em 1º de Maio, no estacionamento da Arena Corinthians, na zona leste de São Paulo. Já o parlamentar afirmou que não pode prever o que terceiros falarão do palanque. Especialistas da área, no entanto, afirmaram ao Estadão que houve desrespeito às regras eleitorais, o que pode acarretar até inelegibilidade.

A ação em que Lula e Boulos apresentaram defesa foi movida pelo partido Novo, que busca multa (entre R$ 5 mil e R$ 25 mil) aos políticos por causa do voto explícito no evento do último dia 1º Como o Estadão mostrou, juiz eleitoral mandou Lula remover vídeo de 1º de Maio das redes sociais com pedido de voto a Boulos. No palco, Lula chamou Boulos de candidato, apesar de o período de convenções e registros de candidatura só se abrir em julho. “Ninguém derrotará esse moço aqui se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições. E eu vou fazer um apelo: cada pessoa que votou no Lula, em 1989, em 1994, em 1998, em 2006, em 2010 (naquele ano, a candidata foi Dilma Rousseff) e em 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo”, disse o presidente na ocasião.

Para os advogados do presidente da República, “tais falas não podem ser consideradas pedido explícito de voto. Dessa maneira, muito além da mera aferição se foi utilizado o verbo ‘votar’, importa conferir se este discurso transborda o direito do segundo representado a agir dentro dos limites previstos no art. 36-A da Lei das Eleições, sobretudo quando lido através das lentes do direito constitucional à liberdade de expressão”, citam os defensores.

No documento assinado pelos advogados Angelo Longo Ferraro, Sthefani Lara dos Reis Rocha, Miguel Filipi Pimentel Novaes, Gean Carlos Ferreira Aguiar e Gabriel Rigotti de Ávila e Silva, os defensores do petista citam ainda que “as permissões contidas no art. 36-A da Lei das Eleições devem ter sua interpretação de forma maximizadora, de tal modo que a simples menção as chamadas ‘magic words’ não podem limitar ou esvaziar a efetividade dos comportamentos permitidos pela legislação. Ou seja, como mencionado anteriormente, não se pode analisar o presente caso a partir da compreensão da existência de ‘palavras proibidas’, mas averiguar se a atuação do segundo representado está fora das condutas textualmente permitidas pela legislação eleitoral, o que claramente não ocorreu”. A defesa diz ainda que Lula, na condição de cidadão brasileiro, divulgou seu posicionamento pessoal sobre questões políticas.

Os advogados de Boulos, por outro lado, citaram, em defesa de cinco páginas, que o deputado federal não sabia do discurso que foi proferido pelo petista no evento do dia 1º de Maio. “Não há qualquer evidência, nesse sentido, de que o discurso teria sido combinado e de que, consequentemente, o pré-candidato teria a ciência prévia do suposto ilícito, requerida pela lei para que ocorra uma responsabilização do beneficiário (…) Seria descabido, todavia, presumir apenas pela ocupação do mesmo ambiente que o pré-candidato saberia as exatas palavras que seriam proferidas pelo presidente antes mesmo delas serem ditas”, citaram no documento Francisco Octavio de Almeida Prado Filho e Danilo Trindade de Morais.

A ação tramita na 2ª Zona Eleitoral de São Paulo. Depois de parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), a ação segue para julgamento do juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Liberdade de expressão. E desde quando ele defende isso?
    Devemos lembrar que o evento foi bancado por verba pública, portanto ele cometeu crime eleitoral e abuso de poder público. Vão punir? De forma alguma! Punição só pra Bolsonaro, claro

  2. Claro , pode tudo vindo do papai amor , perdemos a moral e dignidade do nosso judiciário a tempos .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputado Paulinho Freire cumpre agenda em Brasília ao lado de Álvaro Dias e Joanna Guerra

Foto: Divulgação

O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) regressou a Brasília, nesta última terça-feira (14), para retomar as atividades na Câmara dos Deputados. Na ocasião, durante o cumprimento da agenda, o pré-candidato a prefeito de Natal teve uma reunião com o senador Davi Alcolumbre (UNIÃO).

Participaram do encontro o prefeito de Natal, Alvaro Dias (Republicanos), a secretária de planejamento e pré-candidata a vice-prefeita, Joanna Guerra (Republicanos), o ex-senador José Agripino e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.

Na ocasião, o prefeito Álvaro Dias certificou mais uma vez a importância das obras que estão sendo executadas na Capital Potiguar. A obra da engorda de Ponta Negra e a pavimentação de ruas nas Regiões Norte, Leste e Oeste foram os principais temas no decorrer da conversa.

“Sabemos da necessidade e da relevância dessas obras que objetivam impulsionar e fortalecer o turismo de Natal, gerando emprego e renda para nosso povo, assim como as obras que visam melhorar a mobilidade, a acessibilidade e a qualidade de vida dos cidadãos. Vamos seguir ao lado do prefeito Álvaro Dias e de nossa secretária, Joanna Guerra, lutando por nossa capital”, explicou Paulinho.

Opinião dos leitores

  1. Lembrem-se que este Paulinho Freire foi vice da Micarla e a cidade do Natal ficou abandonada e atrasada.

  2. Um post anterior quer induzir que não pode pedir foto por liberdade de expressão. Aí na outra postagem , faz campanha “pedindo voto pra prefeitura”.
    Q lixo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ CANGUARETAMA ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 59% da população

 

PESQUISA SETA/ BG/ CANGUARETAMA também avaliou o cenário administrativo da gestão federal.

 

A gestão Lula foi aprovada por 59%, enquanto 33% reprovam e 8% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada em 10 de maio, com 450 entrevistas e margem de erro de 3,5%, sendo registrada no TSE com o número: RN 00942/2024.

Opinião dos leitores

  1. Cada pesquisa dessas , tenho mais certeza da falta de informação e inteligência dos potiguares , acredito q só responde no modo automático, queria q só um desses aí falasse as boas do papai amor para aprová-lo e como sempre , reprovação de Fátima nas alturas. Isso pq vivem no estado e sabe como ele está , mas parece que não moram no Brasil para vê ló como estar . Lembrando que tudo é PT e vem mais uma nova Micarla aí, repaginada e agora com amor , quando vcs vão acordar . E aquela de ninguém solta a mão de ninguém ? Estranho .

  2. Que comecem a falar mal da população de canguaremeta, um povo como a maioria do país que esta vendo a verdade, está vendo o crescimento, as ações do fortalecimento da economia, saúde funcionado, supermercados, indústria, agro e comércio movimentando. Aí vem os que não aceitam a verdade falar que foi fraude nas urnas em 2022. Me poupe de bla bla bla.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ CANGUARETAMA ADMINISTRAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 72% da população

 

PESQUISA SETA/ BG/ CANGUARETAMA também avaliou o cenário administrativo da gestão estadual.

 

A gestão de Fátima Bezerra foi reprovada por 72%, enquanto 20% aprovam e 8% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada em 10 de maio, com 450 entrevistas e margem de erro de 3,5%, sendo registrada no TSE com o número: RN 00942/2024.

—————

Opinião dos leitores

  1. Quero saber o que Lula faz além de Fátima, nada! Eita povinho desinformado! Simplesmente desinformados. Reprovam Fátima porque estão sentindo na pele a desgraça aqui no estado, que é a mesma de todo nordeste. O desgoverno do larápio, Fátima é quem paga a conta, exatamente por falta de informações sobre o desastre que é esse governo Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ CANGUARETAMA ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Wilsinho é aprovada por 65%

 

PESQUISA SETA/ BG/ CANGUARETAMA também avaliou o cenário administrativo da gestão municipal.

 

A gestão de Wilsinho foi aprovada por 65%, enquanto 32% reprovam e 3% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada em 10 de maio, com 450 entrevistas e margem de erro de 3,5%, sendo registrada no TSE com o número: RN 00942/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ CANGUARETAMA REJEIÇÃO: Leandro é o mais rejeitado rejeitado por 36%

 

PESQUISA SETA/ BG/ CANGUARETAMA também perguntou em quem os  entrevistados não votariam. O mais rejeitado foi Leandro com 36,7%, enquanto 24,7% não rejeitam ninguém, 22,4% Wilsinho e 16,2% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada em 10 de maio, com 450 entrevistas e margem de erro de 3,5%, sendo registrada no TSE com o número: RN 00942/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ CANGUARETAMA ESPONTÂNEA: Wilsinho lidera com 34% contra 18% de Leandro

 

PESQUISA SETA/ BG/ CANGUARETAMA também avaliou o cenário espontâneo para Prefeitura. Neste, Wilsinho Ribeiro tem 34,4%, contra 18,9% de Leandro. Já 36,2% não sabem e 10,% branco ou nulo.

 

A pesquisa foi realizada em 10 de maio, com 450 entrevistas e margem de erro de 3,5%, sendo registrada no TSE com o número: RN 00942/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ CANGUARETAMA ESTIMULADA: Wilsinho tem 43% contra 26% de Leandro

 

O BLOGDOBG publica a partir de agora pesquisa SETA no município de Canguaretama com intenções de voto para Prefeitura e avaliação administrativa. A pesquisa foi realizada em 10 de maio, com 450 entrevistas e margem de erro de 3,5%, sendo registrada no TSE com o número: RN 00942/2024.

 

Na pesquisa estimulada para Prefeitura, o atual prefeito Wilsinho Ribeiro lidera com 43,3%, seguido de Leandro com 26,9%, enquanto 14,9% não sabem e 14,9% branco ou nulo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *