Caro Bruno Giovanni, acerca da publicação “Bugueiros credenciados trafegam em área de praia proibida” veiculada em seu respeitado blog nesta quarta-feira (13), o Sindicato dos Bugueiros Profissionais (Sindbuggy) esclarece:
1 – Os veículos credenciados são devidamente identificados conforme lei vigente e não apenas identificados por placas vermelhas. Logo, é importante que se identifique realmente se são veículos conduzidos por bugueiros profissionais ou se são conduzidos por clandestinos;
2 – O Sindbuggy não compactua qualquer tipo de irregularidade. Portanto, quaisquer descumprimentos da lei ou das normas vigentes devem ser denunciados diretamente aos órgãos competentes;
3 – Os atos irregulares de um ou mais bugueiros profissionais não representam a atitude de toda a categoria. Portanto, se faz necessário separar os bons dos maus profissionais respeitando os mais de 760 permissionários e motoristas devidamente preparados para trabalhar com a atividade no Rio Grande do Norte;
4 – Por falta de conhecimento, muitos condutores trafegam ilegalmente em áreas de dunas. Devido à falta de fiscalização e pensando no bem estar e segurança de todos, os condutores são abordados pelos bugueiros e orientados a não continuarem com passeios irregulares e a não continuarem descumprindo o que determina a lei;
5 – A atividade do passeio de buggy é um dos principais atrativos turísticos do Rio Grande do Norte e merece ser respeitada. A atividade gera mais de 150 mil empregos diretos e indiretos nos 410 quilômetros de faixa litorânea do Rio Grande do Norte.
Natal, 14 de janeiro de 2016
Sindicato dos Bugueiros Profissionais do Rio Grande do Norte
Bom dia
Fiz uma.passeio ontem com bugui o passeio foi tranquilo, ocorre que ao descer do bugui pela parte traseira local indicado pelo bugueiro meu pé deslizou do parachoque e veio a entrar em um vai entra o parachoque e o motor tive várias queimaduras na perna , planejei a viagem e agora não posso fazer mais nenhum passeio minha viagem acabou tudo isso por imprudência, vou procurar meus direito e não vou deixar barato, pois teria que haver uma grade nesse vão.
Quer dizer q o sindicato não pode punir os infratores que mancham a categoria de vocês?? É incrível como vcs tiram o corpo fora, querendo desvirtuar a discussão e inclusive chamando de bobagem e de declarações venenosas o que é FATO: há muitos bugueiros transitando em área proibida da orla e colocando em risco a vida dos banhistas e das nossas crianças!!!!!! Excluam os infratores que mancham a categoria de vcs!!!! Querem fotos das placas??? Nos iremos postar nas redes sociais os bugs q passarem em frente às nossas casas de Muriu, Pitangui etc. Nao somos contra o turismo, os buggys, somos contra os infratores dessa categoria profissional!!! Tenham consciência, pratiquem turismo e não crime!!! Não queiram justificar as infrações com argumentos referentes a outras pessoas, respondam por si.
Os bugueiros transitam em locais proibidos todos os dias, sim. Sao centenas. Se quiserem, posso informar aqui, neste blog, os numeros de muitos buggys que passam nas areias de Jenipabu
Tem que haver sim, uma maior fiscalização com os bugueiros, pois vejo na praia que veraneio todos os dias eles indo contra a Lei, e se formos reclamar a confusão está formada, ligam logo para os amigos e ameaçam sem a menor cerimônia. Quanto à legislação não abranger outras categorias: 4×4, quadriciclos, etc, etc. aí é que começa o erro, as Dunas e praias pertencem a todos, a quem quiser passear com respeito a natureza, por que somente vocês têm essa licença? Lembrando que o tal Luiz diz que: enquanto estamos trabalhando vocês estão de férias, certíssimo, isso no maximo 6 meses ao ano, e o restante os senhores fazem o quê? vão limpar as dunas que sujaram com os passeios?
Por que bugueiros podem transitar? Por terem recebido treinamento não lhe basta?
Respeito à natureza por parte dos particulares não existe, sempre abusando da velocidade em manobras inconsequentes em subidas, pra ver quem vai mais alto ou quem tem o 4×4 mais potente, em áreas de preservação, onde a qualquer momento podem atingir de frente um buggy transportando turistas, muitas vezes com a latinha na mão e outra no volante, coller cheio do lado e nenhuma preocupação em beber e dirigir, deve ser mentira minha, estou inventando isso não é mesmo? Sujeira deixada pelos buggys? Perdão, você não sabe o que está dizendo, não conhece as ações de limpeza periódicas e as orientações aos turistas para deixar todo o lixo dentro do buggy. Difamar é fácil, difícil é argumentar contra fatos
Caro Luiz Thiago, pelo que acompanhei no blog a denuncia é clara e não concordo que se trate de capricho. Não vamos desvirtuar a materia. Não tem justificativa alguma para que essa prática criminosa ocorra todos os anos nas áreas do litoral onde por lei e "por sã consciência" é proibido tráfego de veículos, seja buggy ou como vc mesmo se referiu " carros jeep quadriciclos ou qualquer um outro" – embora constatemos frequentemente que a prática mais recorrente é a de vários bugueiros que deveriam honrar a "profissão de vcs" e não burlar as leis vigentes e principalmente colocar em risco a vida dos banhistas e das crianças, como ocorreu anos atrás em relação a morte de uma criança em Genipabu. A questão é simples e direta: cumpram a lei e só trafeguem onde é permitido por lei (com certeza vcs devem saber os trechos, não é mesmo?), desse modo todos serão respeitados e não apenas uma categoria que ao invés de estar pensando na coletividade, agindo dessa forma só pensa em seu próprio bolso.
Quem anda a margem da lei é para ser punido concordo plenamente com vc, acontece amigo que as matérias esta saindo em nome de toda a categoria… E esta atrapalhando os verdadeiros proficionais de uma forma constrangedora e nem todos são proficionais, como o veranista que foi pego no teste do bafômetro no litoral sul.
Alguns veranistas ignoram o fomento à renda que os buggys incrementam em Extremoz e Ceará Mirim, se os nativos fossem expectadores do BG veríamos outros comentários por aqui. O desconhecimento e a ignorância sobre a profissão estadual de bugueiro é muito comum, se alguns credenciados teimam em desobedecer à determinação de não transitar em trechos do litoral que são proibidos, a categoria e o sindicato não tem culpa, que sejam identificados e punidos os transgressores não e não generalizar a categoria. São profissionais concursados e treinados para exercer uma atividade com mais de 30 anos de tradição, regulamentados através de alvarás expedidos pela secretaria de turismo do estado, pagam seguro para os passageiros em caso de morte ou acidente, atendimento realizado no hospital são Lucas, não se trata apenas de 'com ou sem emoção', é O passeio mas procurado por turistas do mundo todo o ano inteiro.
A desinformação da expectadora que 'denuncia' que os buggys passam pelo litoral o ano inteiro é evidente, a proibição de determinados trechos do litoral é concomitante ao movimento de banhistas nas praias, logo, a proibição se dá em período de férias no meio e final do ano, assim como durante todos os finais de semana do ano, durante os dias de semana fora das férias, o tráfego nas praias não é proibido. Toda iniciativa de documentar e denunciar aqueles que desobedecem merece todo apoio, mas compreender e buscar informações sobre a portaria que regulamenta a atividade não dói e previne as declarações bobas ou meramente venenosas dos que por uma razão ou outra não aceitam o papel fundamental do buggy no turismo da região metropolitana.
Se houve alguma dificuldade de expressão ou interpretação, reitero, são quase 150.000 empregos indiretos gerados DIRETAMENTE pela atividade, e quem se beneficia realmente não são veranistas, que fomentam o mercadinho e os serviços domésticos que as patroas terceirizam às nativas com diárias bem distantes da CLT, mas TODA FAMÍLIA do litoral de Extremoz e Ceará-Mirim tem algum ou alguns membros que trabalham com o turismo de buggy.
Repito que todo aquele que infringir os trechos proibidas do litoral deve ser punido com todo rigor, pois este prejudica toda uma categoria que exerce um serviço maravilhoso de ser executado e MUITO, muito importante para o turismo do Rio Grande do Norte, todo apoio a punição dos transgressores, pelo fortalecimento da categoria e do turismo e pela conscientização dos que falam mal por que não sabem o que dizem e dizem bobagens.
O turismo é a industria que mais gera emprego nesse Estado. acredito que os senhores deve se informar e analisar que estão causando prejuízo em nosso estado com essas falsas acusações. vamos deixar de ser hipócritas todos que vivem do turismo passam o ano todo investido,retirando até recursos próprios para trazer turista para cidade, e vocês com apenas um capricho fica com essa palhaçada nas redes sociais. Pega seus carros jeep quadriciclo e anda onde quiser. não temos culpa se a legislação não contempla vocês. Somos uma classe trabalhadora não marginais. enquanto estão de ferias estamos trabalhando e 150 empregos temos só no Eskibunda, vai fazer estatística em uma das maiores rede Hoteleira do pais que é o Estado RN. Lamentável tanta hipocrisia e falta de respeito com Turismo do nosso Estado.
Não sei o que esse povo usa quando faz contas, mas tem algo bem errado nelas.
Um diz que são 150 mil empregos diretos gerados apenas com os passeios de buggys. O outro vem e diz que 150 tem só no esquibunda…
Desse jeito vai terminar deixando o HUB da TAM envergonhado e indo para Pernambuco que, sem dunas nem esquibunda, deve estar passando necessidade.
Querem esconder que sem os passeios, NO MÁXIMO, os bugueiros seriam afetados. De resto ninguém sentiria tanta falta.
Tenho casa na orla e além de no período do veraneio, o ano inteiro os bugueiros CREDENCIADOS, passam na orla, nos últimos dias presenciei vários que aceleraram para passar numa faixa de areia onde a água já batia e nesse mesmo ambiente estavam uma pessoa cadeirante com sua família, além de várias crianças que a qualquer momento poderiam correr para frente do carro. Estamos indignados e vamos continuar denunciando inclusive nas redes sociais!!! Sindicato e seus "profissionais" se conscientizem que burlar a lei também é um ato de CORRUPÇÃO. Deveriam ter vergonha frente aos turistas e a sociedade natalense!!!
Deve haver um engano, deve ser 150 empregos direto. O restante é "Efeito Renda" inerente da industria turistica do RN (com ou sem a atividade de passeios de buggy).
A oposição contabiliza 41 senadores favoráveis à abertura de processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). O número de apoios à medida representa metade do Senado Federal.
Embora represente um apoio de metade da Casa, o número não garante efeitos práticos. Para aprovar um processo de impeachment, são necessários os votos de 2/3 dos senadores (54 parlamentares) e o andamento do processo depende do aval do presidente Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Em relação ao protocolo de um impeachment, também não é necessário um número mínimo de assinaturas de senadores, uma vez que qualquer cidadão pode protocolar um pedido do tipo no Senado.
Mais cedo, nesta quinta-feira (7), Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, afirmou que “o Senado, na sua maioria, entendeu que há necessidade da abertura desse processo”.
Já Eduardo Braga (AM), líder do MDB no Senado, em entrevista à CNN, destacou que a admissibilidade do processo de impeachment contra o ministro é uma competência exclusiva do presidente do Senado.
“Não é o número de assinaturas que estabelece se o impeachment deve ou não ser aberto, e sim o embasamento jurídico”, defendeu.
A Lei do Impeachment, datada de 1950, define que um ministro do Supremo comete crime de responsabilidade passível de perda do cargo ao:
alterar, exceto por via de recurso, decisão ou voto já proferido;
proferir julgamento quando for considerado suspeito na causa;
exercer atividade político-partidária;
ser “patentemente desidioso” com os deveres do cargo; ou ao proceder de “modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções”.
Veja quem são os 41 senadores que indicaram apoio, conforme reunido pelo site “Votos Senadores”:
Alan Rick (União-AC)
Alessandro Vieira (MDB-SE)
Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)
Carlos Portinho (PL-RJ)
Carlos Viana (Podemos-MG)
Cleitinho (Republicanos-MG)
Damares Alves (Republicanos-DF)
Dr. Hiran (PP-RR)
Eduardo Girão (Novo-CE)
Eduardo Gomes (PL-TO)
Efraim Filho (União-PB)
Esperidião Amin (PP-SC)
Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
Hamilton Mourão (Republicanos-RS)
Ivete da Silveira (MDB-SC)
Izalci Lucas (PL-DF)
Jaime Bagattoli (PL-RO)
Jayme Campos (União-MT)
Jorge Kajuru (PSB-GO)
Jorge Seif (PL-SC)
Laércio Oliveira (PP-SE)
Lucas Barreto (PSD-AP)
Luis Carlos Heinze (PP-RS)
Magno Malta (PL-ES)
Marcio Bittar (União-AC)
Marcos Rogério (PL-RO)
Marcos do Val (Podemos-ES)
Margareth Buzetti (PSD-MT)
Mecias de Jesus (Republicanos-RR)
Nelsinho Trad (PSD-MS)
Oriovisto Guimarães (Podemos-PR)
Pedro Chaves (MDB-GO)
Plínio Valério (PSDB-AM)
Professora Dorinha Seabra (União-TO)
Rogerio Marinho (PL-RN)
Sergio Moro (União-PR)
Styvenson Valentim (Podemos-RN)
Tereza Cristina (PP-MS)
Wellington Fagundes (PL-MT)
Wilder Morais (PL-GO)
Zequinha Marinho (Podemos-PA)
A vereadora Thabatta Pimenta (PSB) protocolou na Câmara Municipal de Natal um projeto de Decreto Legislativo que propõe conceder o Título Honorífico de Cidadã Natalense à cantora Pabllo Vittar.
A homenagem, segundo a vereadora, é um reconhecimento ao impacto sociocultural da artista, tanto em Natal quanto no cenário global. Thabatta destacou a trajetória de Pabllo como símbolo de resistência LGBTQIA+, sua origem humilde, seu ativismo político e sua influência na promoção da diversidade.
“Pabllo representa muito mais que sucesso artístico. Ela é referência de coragem, visibilidade e luta por direitos humanos, especialmente para pessoas LGBTQIA+”, afirmou a parlamentar.
O título será entregue em uma Sessão Solene na Câmara Municipal, com data ainda a ser definida.
Natal recebe na próxima segunda-feira (11) um espaço pioneiro com tecnologia inovadora em saúde e bem-estar: a inauguração da REAC Ativa Clínica, especializada em neuromodulação com a tecnologia REAC – Radio Electric Asymmetric Conveyer. O local oferece um tratamento inovador e não invasivo, com resultados expressivos em casos de autismo, TDAH, depressão, ansiedade, estresse crônico, entre outros transtornos neurológicos e comportamentais.
Reconhecida por transformar vidas com base em uma tecnologia italiana validada cientificamente há mais de duas décadas, a REAC atua a partir da reorganização das funções cerebrais, promovendo melhorias cognitivas, emocionais e comportamentais e chega de forma pioneira ao Rio Grande do Norte com a abertura da REAC Ativa Clínica. O diferencial está em sua aplicação rápida, indolor e segura, com impactos positivos observados já nas primeiras sessões.
A chegada da REAC Ativa Clínica a Natal representa um avanço importante para famílias em busca de tratamentos eficazes e acessíveis para diferentes condições clínicas, sobretudo no espectro autista. A REAC atua diretamente na modulação cerebral, reorganizando os padrões neurológicos e trazendo ganhos significativos para o desenvolvimento, concentração, regulação emocional e autonomia dos pacientes de diversas faixas etárias.
A cerimônia de inauguração contará com a presença de um dos diretores da tecnologia REAC no Brasil, Weiker Pinheiro, referência nacional na aplicação e disseminação do método com um projeto que visa a colocação de pessoas autistas no mercado de trabalho. A visita reforça o compromisso da clínica em trazer o que há de mais moderno em neuromodulação para o público potiguar.
Quem também estará presente é o médico psiquiatra Ricardo João Fidelis de Araújo, gestor e CEO da Clínica MultiNós no Recife/PE, com atuação destacada há mais de 5 anos. Referência nacional em Neuromodulação REAC, tecnologia pela qual é pioneiro em Pernambuco, possui título de especialista em psiquiatria pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria e especialização em atendimento a crianças e adolescentes.
Com ampla experiência clínica no cuidado de crianças, adultos e idosos, Ricardo se destaca por aplicar abordagens inovadoras e tecnologias avançadas no tratamento de transtornos como autismo, TDAH, depressão e ansiedade.
A REAC Ativa Clínica está localizada no bairro do Tirol, em Natal, com estrutura pensada para acolher pacientes de todas as idades em um ambiente humanizado, com atendimentos individualizados e acompanhamento especializado.
SERVIÇO: Início dos atendimentos: 11 de agosto de 2025 – segunda-feira Endereço: Av. Romualdo Galvão, 138, Tirol, Natal/RN Instagram: @reacativaclinica Mais informações:https://reacativaclinica.com.br
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (7), o Projeto de Lei 2336/23, que regulamenta a profissão de condutor de ambulância no Brasil.
A proposta, de autoria do deputado Vermelho (PL-PR), teve parecer favorável da relatora, deputada Soraya Santos (PL-RJ), com apenas um ajuste técnico. O texto foi aprovado em caráter conclusivo e pode seguir diretamente ao Senado, a menos que haja recurso para votação no Plenário da Câmara
Pelo projeto, para exercer a atividade, o condutor de ambulância deverá ter mais de 21 anos, ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias D ou E e comprovar treinamento e reciclagem em cursos específicos.
A proposta também determina que as ambulâncias deverão ter, no mínimo, duas pessoas a bordo: o condutor e um profissional da equipe de saúde, garantindo a manutenção adequada do paciente durante o transporte.
A profissão passa a ser reconhecida como pertencente à área da saúde, e os condutores terão o prazo de 60 meses para se adequar às exigências de escolaridade e capacitação.
A regulamentação havia sido vetada em 2022 pelo então presidente Jair Bolsonaro, sob o argumento de que as exigências poderiam limitar o acesso à profissão. Já a relatora defende que a medida visa proteger a população, garantindo que a função seja exercida por profissionais qualificados.
Segundo Soraya Santos, a regulação se justifica pelo interesse público. “A proposição regula a atividade do condutor de ambulâncias em virtude da preocupação com os riscos oferecidos à saúde da população quando a atividade é desempenhada por pessoas sem conhecimento técnico ou qualificação mínima”, afirmou.
O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Rio Grande do Norte (IBAPE-RN) tem o prazer de anunciar a realização do I Seminário Regional de Perícias em Engenharia, que acontecerá nos próximos dias 20, 21 e 22 de agosto, no PraiaMar Hotel, localizado em Ponta Negra, Natal. O evento, que tem como tema central a Patologia das Edificações, promete ser um marco na qualificação e atualização profissional de engenheiros, arquitetos, especialistas e estudantes da área.
O seminário abordará questões cruciais e contemporâneas do setor, oferecendo um espaço robusto para a troca de conhecimentos e experiências. Para o presidente do IBAPE/RN, Cássio Freire, o evento representa uma oportunidade ímpar de aprimoramento: “Será uma grande oportunidade de atualização profissional, pois o evento conta com uma programação recheada de palestras e mesas redondas, que abordarão assuntos de extrema relevância, como Manutenção de Obras públicas e privadas, Consequências do aquecimento imobiliário de Natal após revisão do Plano Diretor, as nuances do Programa Minha Casa, Minha Vida, entre outros tópicos essenciais para o desenvolvimento de nossas cidades e a segurança de suas construções.”
O público-alvo inclui engenheiros civis, arquitetos, profissionais atuantes no segmento de perícias, vícios construtivos e engenharia diagnóstica, além de estudantes que buscam aprofundar seus conhecimentos em um campo técnico de crescente demanda.
O I Seminário Regional de Perícias em Engenharia conta com o apoio institucional e financeiro de importantes entidades do setor, demonstrando a relevância da iniciativa.
Patrocinadores confirmados: CONFEA, CREA-RN, MUTUA/RN, SINDUSCON/RN e SINDUSCON/Oeste. A união dessas forças garante um evento de alto nível técnico e organizacional.
As inscrições para o seminário já estão abertas e podem ser realizadas através do site oficial do evento: rnibape.com.br/seminario/. Recomenda-se que os interessados garantam suas vagas antecipadamente, dado o caráter limitado e a grande procura esperada.
Sobre o IBAPE/RN: O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Rio Grande do Norte (IBAPE/RN) é a principal entidade técnica voltada para a qualificação, valorização e desenvolvimento dos profissionais que atuam com avaliações e perícias de engenharia no Estado. O Instituto desempenha um papel fundamental na promoção de boas práticas, ética e excelência técnica, contribuindo para a segurança e qualidade do ambiente construído.
Serviço: Evento: I Seminário Regional de Perícias em Engenharia
Tema: Patologia das Edificações
Realização: IBAPE-RN
Datas: 20, 21 e 22 de agosto de 2025
Local: PraiaMar Hotel, Ponta Negra, Natal, RN
Público-alvo: Engenheiros, arquitetos, especialistas e estudantes.
O ex-deputado federal Daniel Silveira está usando tornozeleira eletrônica para fazer o tratamento pós-operatório fora do presídio Colônia Agrícola de Magé, no Rio de Janeiro. A instalação do equipamento foi feita na quarta-feira (6) pela equipe da Coordenação de Monitoração Eletrônica.
A informação consta em um documento enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio.
A saída do ex-parlamentar para realizar tratamento foi liberada por Moraes na última terça-feira (5), após um parecer favorável da PGR (Procuradoria-Geral da República).
Silveira fez uma cirurgia no joelho no dia 26 de julho e, de acordo com atestado médico, precisa de fisioterapia e cuidados diários na fase de recuperação. Segundo a determinação do ministro, todas as saídas devem ser comunicadas à Corte no prazo de 24 horas.
Desde a data da cirurgia, a defesa tem enviado diversos pedidos de conversão para prisão domiciliar ao ministro relator do caso — situação que não foi atendida pelo relator do caso.
Daniel Silveira foi condenado pelo STF em 2022 a oito anos e nove meses de prisão por ameaças ao Estado Democrático de Direito e tentativa de interferência em processo judicial.
O jornal O Estado de S.Paulo demitiu, nessa quarta-feira (6/8), o fotógrafo Alex Silva, de 63 anos, autor da foto na qual o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aparece mostrando o dedo do meio a torcedores durante a primeira partida entre Corinthians e Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no dia 30 de julho, na NeoQuímica Arena, em São Paulo.
O flagrante do gesto obsceno ocorreu durante a primeira aparição de Moraes após o ministro receber sanções do governo dos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky. No estádio, Moraes reagiu a xingamentos de um grupo de torcedores corintianos. A foto viralizou nas redes sociais e deu ensejo a uma série de críticas ao ministro do STF pelo comportamento em público.
Por meio de nota, o jornal afirmou que “o encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos” (leia a íntegra da nota no fim deste texto).
Especialista em coberturas esportivas, Alex Silva trabalhava no jornal havia 23 anos. Ao Metrópoles ele disse que a direção do veículo “não apresentou uma justificativa concreta” para o seu desligamento. Ele contou ter reclamado internamente que o jornal havia dado pouco destaque para a foto de Moraes e que acredita que a demissão esteja relacionada à repercussão política da imagem.
“Fico indignado, porque o jornal não apresentou uma justificativa concreta para a demissão, sobre o desempenho do meu trabalho. Simplesmente disseram que o RH pediu para me demitir, porque a empresa está passando por mudanças”, disse Alex Silva. “Acho que o jornal escondeu a foto. Eu reclamei isso com eles. Deram pouco espaço na home e não deram na capa”, completou.
Segundo o jornal, “não há lógica em associar tal decisão [demissão] à foto do ministro Alexandre de Moraes” feita pelo profissional. “A imagem em questão foi considerada de relevante valor jornalístico pelo Estadão. Não à toa, foi publicada como principal destaque na home do jornal ainda na noite da quarta-feira, dia do jogo”, diz a nota.
Alex Silva contou que fez o flagrante durante o aquecimento dos jogadores, antes do início da partida em Itaquera, após ter sido avisado por seu editor que o ministro do STF estava no estádio — Moraes é torcedor do Corinthians.
“Eu estava no meio do campo olhando para os camarotes. Daqui a pouco, ele [Moraes] aparece junto com algumas pessoas. Eu enquadrei ele [na câmera] e ouvi algumas vaias. Acho que alguém xingou naquela hora e daí ele mostrou o dedo do meio. Foram três fotogramas, nada mais. Quando vi a foto, saí correndo para transmitir para a redação”, lembra Silva.
Segundo ele, cerca de 70 fotógrafos estavam credenciados para cobrir o clássico paulista naquela noite. “Pensei que mais gente tinha feito essa mesma foto. Mas, durante o jogo, o pessoal começou a me dizer que a minha foto já estava em todos os lugares.”
Leia a íntegra da nota do jornal:
O encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos.
Não há lógica em associar tal decisão à foto do ministro Alexandre de Moraes feita pelo profissional durante uma partida do Corinthians. A imagem em questão foi considerada de relevante valor jornalístico pelo Estadão. Não à toa, foi publicada como principal destaque na home do jornal ainda na noite da quarta-feira, dia do jogo. Permaneceu na home durante toda o dia seguinte e também foi publicada em espaço importante na edição impressa. O jornal ainda pautou uma reportagem para informar ao público o contexto em que a imagem tinha sido obtida. Colunistas do jornal repercutiram a fotografia do ministro em textos e vídeos. Por meio do Estadão Conteúdo, a imagem foi vendida para inúmeros veículos.
O Estadão jamais abrirá mão de seu compromisso histórico com a liberdade de expressão e os mais altos padrões de independência editorial.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), evitou entrelinhas. Numa reunião com os líderes partidários da base do governo Lula e da oposição, ele afirmou que não dará andamento ao pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de jeito nenhum. A Casa tem 81 senadores.
“Nem se tiver 81 assinaturas, ainda assim não pauto impeachment de ministro do STF para votar”, afirmou, de acordo com relatos feitos à Coluna do Estadão. Estavam na reunião os líderes governistas, além dos senadores Rogério Marinho (PL-RN), Tereza Cristina (PP-MS) e Marcos Rogério (PL-RO).
O senador deu a declaração em tom elevado. Tamanha a irritação, até se incluiu na conta para expor que, nem se o Senado inteiro pedisse a abertura do processo, ele daria andamento.
Os bolsonaristas que anunciaram nesta quinta-feira, 7, que conseguiram as 41 assinaturas. Esse é o número necessário para aprovar a admissibilidade do processo, caso o presidente do Senado desse andamento ao pedido.
“Um processo de impeachment não é fruto de vontade do presidente da Casa. É um movimento de maturação e tempo. O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, também não ia votar o impeachment de Dilma Rousseff. Mas uma hora o vento muda”, rebateu o senador Carlos Portinho (PL-RJ).
“Uma coisa de cada vez. Agora tem 41 assinaturas. Depois conseguiremos apoio para ter 54 votos. Vamos comemorar a vitória de hoje”, continuou Portinho.
O rito do processo de impeachment de ministro do STF
Cabe ao presidente do Senado dar o aval para o início do processo.
Caso a denúncia seja aceita por ele, é lida no plenário da Casa na sessão seguinte. Depois é criada uma comissão especial, com 21 senadores, para avaliar o caso de forma preliminar. Esse colegiado tem dez dias para decidir se o processo segue adiante.
Se os parlamentares derem parecer favorável, o processo de instauração formal é votado em plenário por todos os senadores. É preciso obter maioria simples dos votos (41 dos 81 senadores), do contrário, o pedido é arquivado.
Sendo aprovado, o passo seguinte é a instauração formal do processo pela comissão especial. Novos prazos são cumpridos e o processo de impeachment precisa ser aprovado por maioria qualificada – ou seja, dois terços dos senadores (54 votos).
Embora a Constituição permita que o Senado Federal julgue e afaste membros do STF por cinco tipos de crime de responsabilidade, nunca ocorreu no Brasil o impeachment de ministros da Corte.
Em 134 anos, o STF só teve um integrante demovido do cargo por decisão do Poder Legislativo. Em 1894, o Senado negou a indicação de Cândido Barata Ribeiro para uma das cadeiras na Corte. Os senadores avaliaram que Barata Ribeiro, que era médico, não possuía o “notório saber” previsto na Constituição para o exercício do cargo de juiz da Suprema Corte.
Nos primeiros sete meses deste ano, a Central de Atendimento à Mulher, do Ministério da Mulher, contabilizou 86.025 denúncias de violência. Ou seja, 16,91 denúncias por hora de janeiro a julho, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (7), data em que a Lei Marinha da Penha completa 19 anos.
Em 47,6% dos casos, os suspeitos eram companheiro(as), esposos(as), e namorados(as), atuais ou ex-companheiros. A maior parte das vítimas é heterossexual (57,7%) e negra (44,3%).
Entre os principais grupos de violência relatados em contextos de violência doméstica e familiar e relações íntimas de afeto, estão:
Violência física (41,4%)
Psicológica (27,9%)
Sexual (3,6%)
Os dados mostram que o local de trabalho (1.354), casa de familiares (1.236) e estabelecimentos comerciais (1.164) são os locais mais denunciados como cenários de violência. A grande maior parte das denúncias acontece pela própria vítima (56 mil) e por pessoas anônimas (26.251).
São Paulo é o estado com maior número de denúncias, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Veja o ranking:
SP – 19.066
RJ – 13.022
MG – 7.624
DF – 7.577
BA – 4.754
RS – 3.428
PR – 3.428
PE – 2.882
GO – 2.883
SC – 2.218
CE – 2.120
ES – 1.675
PA – 1.070
MA – 1.059
AM – 1.598
*N/D – 1.590
AC – 1.357
MS – 1.253
PB – 1.138
AL – 1.147
RN – 1.114
PI – 956
MT – 846
SE – 624
TO – 467
RO – 324
AP – 189
RR – 100
O Ligue 180 é o canal oficial do Governo Federal para acolhimento, orientação e registro de denúncias, destinado às mulheres em situação de violência. Gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados — e também pode ser acionado por WhatsApp, pelo número (61) 9610-0180.
A fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à agência de notícias Reuters na quarta-feira (6) de que não vai “se humilhar” ligando para Donald Trump repercutiu na imprensa dos Estados Unidos.
Em matéria publicada nesta quinta-feira (7), a Fox News afirmou que Lula permanece “firmemente contrário” a acordos com os EUA e tem criticado as tarifas americanas, as considerando uma tática de intimidação.
À Reuters, o presidente brasileiro pontuou que Trump não falou sobre negociação nas cartas e decisões, fazendo apenas novas ameaças.
Assim, a Fox relembrou que Lula afirmou anteriormente que as tarifas são uma “chantagem inaceitável”.
A TV dos EUA destacou ainda que Trump disse em 31 de julho, um dia após anunciar uma tarifa adicional de 40% sobre o Brasil, que o petista poderia falar com ele “quando quiser”.
Em aparente resposta a essa declaração, o chefe de Estado brasileiro escreveu no X que sempre esteve aberto ao diálogo, mas sem citar nominalmente o americano.
Por fim, a Fox destacou parte da publicação de Lula à época: “Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano”, escreveu Lula.
Como faço pra ser bugueiro? É meu sonho desde criança.
Bom dia
Fiz uma.passeio ontem com bugui o passeio foi tranquilo, ocorre que ao descer do bugui pela parte traseira local indicado pelo bugueiro meu pé deslizou do parachoque e veio a entrar em um vai entra o parachoque e o motor tive várias queimaduras na perna , planejei a viagem e agora não posso fazer mais nenhum passeio minha viagem acabou tudo isso por imprudência, vou procurar meus direito e não vou deixar barato, pois teria que haver uma grade nesse vão.
Quer dizer q o sindicato não pode punir os infratores que mancham a categoria de vocês?? É incrível como vcs tiram o corpo fora, querendo desvirtuar a discussão e inclusive chamando de bobagem e de declarações venenosas o que é FATO: há muitos bugueiros transitando em área proibida da orla e colocando em risco a vida dos banhistas e das nossas crianças!!!!!! Excluam os infratores que mancham a categoria de vcs!!!! Querem fotos das placas??? Nos iremos postar nas redes sociais os bugs q passarem em frente às nossas casas de Muriu, Pitangui etc. Nao somos contra o turismo, os buggys, somos contra os infratores dessa categoria profissional!!! Tenham consciência, pratiquem turismo e não crime!!! Não queiram justificar as infrações com argumentos referentes a outras pessoas, respondam por si.
Os bugueiros transitam em locais proibidos todos os dias, sim. Sao centenas. Se quiserem, posso informar aqui, neste blog, os numeros de muitos buggys que passam nas areias de Jenipabu
Tem que haver sim, uma maior fiscalização com os bugueiros, pois vejo na praia que veraneio todos os dias eles indo contra a Lei, e se formos reclamar a confusão está formada, ligam logo para os amigos e ameaçam sem a menor cerimônia. Quanto à legislação não abranger outras categorias: 4×4, quadriciclos, etc, etc. aí é que começa o erro, as Dunas e praias pertencem a todos, a quem quiser passear com respeito a natureza, por que somente vocês têm essa licença? Lembrando que o tal Luiz diz que: enquanto estamos trabalhando vocês estão de férias, certíssimo, isso no maximo 6 meses ao ano, e o restante os senhores fazem o quê? vão limpar as dunas que sujaram com os passeios?
Por que bugueiros podem transitar? Por terem recebido treinamento não lhe basta?
Respeito à natureza por parte dos particulares não existe, sempre abusando da velocidade em manobras inconsequentes em subidas, pra ver quem vai mais alto ou quem tem o 4×4 mais potente, em áreas de preservação, onde a qualquer momento podem atingir de frente um buggy transportando turistas, muitas vezes com a latinha na mão e outra no volante, coller cheio do lado e nenhuma preocupação em beber e dirigir, deve ser mentira minha, estou inventando isso não é mesmo? Sujeira deixada pelos buggys? Perdão, você não sabe o que está dizendo, não conhece as ações de limpeza periódicas e as orientações aos turistas para deixar todo o lixo dentro do buggy. Difamar é fácil, difícil é argumentar contra fatos
Caro Luiz Thiago, pelo que acompanhei no blog a denuncia é clara e não concordo que se trate de capricho. Não vamos desvirtuar a materia. Não tem justificativa alguma para que essa prática criminosa ocorra todos os anos nas áreas do litoral onde por lei e "por sã consciência" é proibido tráfego de veículos, seja buggy ou como vc mesmo se referiu " carros jeep quadriciclos ou qualquer um outro" – embora constatemos frequentemente que a prática mais recorrente é a de vários bugueiros que deveriam honrar a "profissão de vcs" e não burlar as leis vigentes e principalmente colocar em risco a vida dos banhistas e das crianças, como ocorreu anos atrás em relação a morte de uma criança em Genipabu. A questão é simples e direta: cumpram a lei e só trafeguem onde é permitido por lei (com certeza vcs devem saber os trechos, não é mesmo?), desse modo todos serão respeitados e não apenas uma categoria que ao invés de estar pensando na coletividade, agindo dessa forma só pensa em seu próprio bolso.
Quem anda a margem da lei é para ser punido concordo plenamente com vc, acontece amigo que as matérias esta saindo em nome de toda a categoria… E esta atrapalhando os verdadeiros proficionais de uma forma constrangedora e nem todos são proficionais, como o veranista que foi pego no teste do bafômetro no litoral sul.
Alguns veranistas ignoram o fomento à renda que os buggys incrementam em Extremoz e Ceará Mirim, se os nativos fossem expectadores do BG veríamos outros comentários por aqui. O desconhecimento e a ignorância sobre a profissão estadual de bugueiro é muito comum, se alguns credenciados teimam em desobedecer à determinação de não transitar em trechos do litoral que são proibidos, a categoria e o sindicato não tem culpa, que sejam identificados e punidos os transgressores não e não generalizar a categoria. São profissionais concursados e treinados para exercer uma atividade com mais de 30 anos de tradição, regulamentados através de alvarás expedidos pela secretaria de turismo do estado, pagam seguro para os passageiros em caso de morte ou acidente, atendimento realizado no hospital são Lucas, não se trata apenas de 'com ou sem emoção', é O passeio mas procurado por turistas do mundo todo o ano inteiro.
A desinformação da expectadora que 'denuncia' que os buggys passam pelo litoral o ano inteiro é evidente, a proibição de determinados trechos do litoral é concomitante ao movimento de banhistas nas praias, logo, a proibição se dá em período de férias no meio e final do ano, assim como durante todos os finais de semana do ano, durante os dias de semana fora das férias, o tráfego nas praias não é proibido. Toda iniciativa de documentar e denunciar aqueles que desobedecem merece todo apoio, mas compreender e buscar informações sobre a portaria que regulamenta a atividade não dói e previne as declarações bobas ou meramente venenosas dos que por uma razão ou outra não aceitam o papel fundamental do buggy no turismo da região metropolitana.
Se houve alguma dificuldade de expressão ou interpretação, reitero, são quase 150.000 empregos indiretos gerados DIRETAMENTE pela atividade, e quem se beneficia realmente não são veranistas, que fomentam o mercadinho e os serviços domésticos que as patroas terceirizam às nativas com diárias bem distantes da CLT, mas TODA FAMÍLIA do litoral de Extremoz e Ceará-Mirim tem algum ou alguns membros que trabalham com o turismo de buggy.
Repito que todo aquele que infringir os trechos proibidas do litoral deve ser punido com todo rigor, pois este prejudica toda uma categoria que exerce um serviço maravilhoso de ser executado e MUITO, muito importante para o turismo do Rio Grande do Norte, todo apoio a punição dos transgressores, pelo fortalecimento da categoria e do turismo e pela conscientização dos que falam mal por que não sabem o que dizem e dizem bobagens.
O turismo é a industria que mais gera emprego nesse Estado. acredito que os senhores deve se informar e analisar que estão causando prejuízo em nosso estado com essas falsas acusações. vamos deixar de ser hipócritas todos que vivem do turismo passam o ano todo investido,retirando até recursos próprios para trazer turista para cidade, e vocês com apenas um capricho fica com essa palhaçada nas redes sociais. Pega seus carros jeep quadriciclo e anda onde quiser. não temos culpa se a legislação não contempla vocês. Somos uma classe trabalhadora não marginais. enquanto estão de ferias estamos trabalhando e 150 empregos temos só no Eskibunda, vai fazer estatística em uma das maiores rede Hoteleira do pais que é o Estado RN. Lamentável tanta hipocrisia e falta de respeito com Turismo do nosso Estado.
Não sei o que esse povo usa quando faz contas, mas tem algo bem errado nelas.
Um diz que são 150 mil empregos diretos gerados apenas com os passeios de buggys. O outro vem e diz que 150 tem só no esquibunda…
Desse jeito vai terminar deixando o HUB da TAM envergonhado e indo para Pernambuco que, sem dunas nem esquibunda, deve estar passando necessidade.
Querem esconder que sem os passeios, NO MÁXIMO, os bugueiros seriam afetados. De resto ninguém sentiria tanta falta.
Tenho casa na orla e além de no período do veraneio, o ano inteiro os bugueiros CREDENCIADOS, passam na orla, nos últimos dias presenciei vários que aceleraram para passar numa faixa de areia onde a água já batia e nesse mesmo ambiente estavam uma pessoa cadeirante com sua família, além de várias crianças que a qualquer momento poderiam correr para frente do carro. Estamos indignados e vamos continuar denunciando inclusive nas redes sociais!!! Sindicato e seus "profissionais" se conscientizem que burlar a lei também é um ato de CORRUPÇÃO. Deveriam ter vergonha frente aos turistas e a sociedade natalense!!!
150 mil empregos diretos! Nunca que isso é verdade. Se brincar hoje nem a Construção Civil tem esse número, imagina bugueiros.
Deve haver um engano, deve ser 150 empregos direto. O restante é "Efeito Renda" inerente da industria turistica do RN (com ou sem a atividade de passeios de buggy).