Educação

“Situação nas universidades federais vai melhorar muito nos próximos anos”, diz ministro da Educação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos próximos domingos, 3 e 10 de novembro, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, diz que não prevê novos bloqueios de verba e que está otimista com o futuro das universidades federais do Brasil. “A situação nas universidades federais vai melhorar muito nos próximos anos”, afirmou no Programa Revista Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Atualmente, todas as universidades federais, que são públicas e gratuitas, utilizam o Enem como forma de ingresso, seja exclusiva, seja associada a processos seletivos próprios.

“Para o ano que vem, o orçamento das universidades está mantido. Integralmente mantido”, afirmou, Weintraub. Neste ano, as instituições de ensino federais tiveram, no total, um bloqueio de R$ 2,4 bilhões do orçamento próprio, o que representa, em média, 30% dos recursos discricionários. Esses recursos cobrem despesas de custeio como gastos com água, energia elétrica, aquisição de materiais de consumo e outras prestações de serviço.

Os recursos foram desbloqueados neste segundo semestre. Este mês foi feita a última liberação e o orçamento foi totalmente recomposto. “A lei é uma lei correta, obriga que se segure a despesa enquanto a receita não vem. Não se pode gastar por conta, como numa família”, avalia o ministro.

O orçamento para o ano que vem está ainda sendo discutido pelo Congresso Nacional. O planejamento consta do Projeto de Lei 22/2019, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2020. A Câmara dos Deputados disponibilizou um comparativo entre os orçamentos de 2019 e a previsão inicial para 2020, antes da aprovação de emendas.

O MEC aposta também no Future-se para ajudar a compor o orçamento das federais. Apresentado pelo MEC em julho, o Future-se, entre outras estratégias, cria um fundo para financiar as universidades federais. A intenção é atrair também recursos privados, facilitar processos licitatórios e, com isso, financiar pesquisa, inovação, empreendedorismo e internacionalização nas instituições de ensino. Trata-se de um recurso extra. As universidades seguirão, segundo a pasta, contando com o orçamento público.

Segundo o MEC, 15 das 68 universidades federais manifestaram interesse em aderir ao Future-se, que ainda precisa ser analisado e aprovado pelo Congresso Federal. “A gente deve ter adesão que eu calculo de 50% das universidades e institutos ao Future-se”, estima Weintraub.

Enem 2019

O ministro também destacou na entrevista que o exame está pronto para ser aplicado nos próximos finais de semana. E lembrou os estudantes: “Caneta preta!”. A única caneta aceita para marcação das respostas no exame é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Cerca de 5,1 milhões de candidatos estão inscritos para o Enem 2019. A prova é requisito para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada, que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, o Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas em instituições privadas de ensino superior, e o Fundo de Financiamento Estudantil.

Agência Brasil

 

Opinião dos leitores

  1. A PRIVATIZAÇÃO SEGUE A CAVALO E LOGO OS FILHOS DOS POBRES QUE VOTARAM NESSE GOVERNO PENSANDO QUE ERAM RICOS, TERÃO QUE SE CONTENTAR COM ESCOLAS MILITARES PARA ENSINAR A MARCHAR, DAR CONTINÊNCIA E OBEDECER SEM RAZÃO, SEGUINDO COMO UM ROBÔ NUMA SOCIEDADE QUE SÓ EXIGE CONSUMIDORES INDIVIDUALISTAS IDIOTIZADOS QUE VIVEM SÓ DE APARÊNCIAS, FINGINDO QUE ESTÁ TUDO BEM ENQUANTO SÃO REDUZIDOS OS SEUS DIREITOS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIOS.
    A REFORMA ADMINISTRATIVA VAI ACABAR COM O SERVIDOR PÚBLICO, VCS VÃO VER. E NÃO VAI MUDAR NADA PRA MELHOR, SÓ PRA PIORAR. VCS LEMBRAM DAS REFORMAS DE FHC COM A TAL DEMISSÃO VOLUNTÁRIA E AS PRIVATIZAÇÕES, TAL COMO A DA COSERN AQUI NO RN. O QUE MUDOU DEPOIS DISSO PRA MELHORAR A VIDA DO SERVIDOR?.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

QUAEST: Moro vence todos os cenários de 1º e 2º turno ao governo do Paraná

Screenshot

Foto: Reprodução 

O senador Sergio Moro (PL-PR), lidera todos os cenários de disputa ao governo do Paraná e aparece à frente dos outros pré-candidatos tanto no primeiro quanto no segundo turno, conforme apontou a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (27).

No primeiro cenário apresentado, com seis candidatos na disputa, Moro aparece com 39% das intenções de votos no primeiro turno, seguido pelo deputado estadual Requião Filho (PDT), com 18%.

Na sequência, aparecem Rafael Greca (MDB) com 12%, Sandro Alex (PSD) com 7%, Luiz França (Missão) e Tony Garcia (DC) ambos com 1%.

Outros 15% se declararam indecisos e 7% optaram por brancos ou nulos.

No cenário segundo cenário testado, sem Tony Garcia, Sergio Moro lidera as intenções de voto no primeiro turno com 39%, à frente de Requião Filho, que aparece com 19%, Rafael Greca com 12%, Sandro Alex com 6% e Luiz França com 2%.

Foram 6% os que disseram votar branco, nulo ou não votar, enquanto 15% se declararam indecisos.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Sergio Moro e Requião Filho, Moro lidera com 48% dos votos contra 29% de Requião. No cenário, foram 13% os que se disseram indecisos, enquanto 10% declararam votar em branco, nulo ou não votar.

Contra Rafael Greca, Moro segue na frente com 47% dos votos, enquanto Greca tem 25%. No cenário foram 15% os que se disseram indecisos, enquanto 13% declararam votar em branco, nulo ou não votar.

Metodologia

A Genial/Quaest entrevistou 1.104 eleitores do Paraná, entre os dias 21 e 25 de julho, por meio de entrevista por telefone. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Quatro ocorrências entre afogamentos, resgates e barragem rompida mobilizam Bombeiros no RN

Screenshot

Foto: Divulgação 

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu, neste domingo (26), quatro ocorrências distintas relacionadas ao ambiente aquático em diferentes regiões do estado. As ações envolveram resgates, buscas subaquáticas e apoio às famílias atingidas pelo rompimento de uma barragem.

A primeira ocorrência foi registrada em São José de Mipibu, onde equipes do CBMRN realizaram o resgate de um corpo de uma vítima de afogamento.

Na sequência, militares foram empregados em Canguaretama, após o rompimento de uma barragem. Os bombeiros atuaram em apoio à Defesa Civil, prestando assistência às famílias afetadas pelos alagamentos e realizando o resgate de moradores que ficaram ilhados em suas residências.

A terceira ocorrência aconteceu no município de Taipu, onde uma equipe de mergulhadores foi acionada para atender a um afogamento no açude da cidade. Após aproximadamente 20 minutos de mergulho, os militares localizaram a vítima a cerca de quatro metros de profundidade. O corpo foi retirado da água e deixado sob os cuidados das autoridades competentes.

Já na Praia do Amor, em Pipa, uma criança foi arrastada por uma corrente de retorno enquanto tomava banho de mar. Os guarda-vidas do CBMRN realizaram o resgate com rapidez, retirando a vítima da água em segurança e entregando-a à responsável legal, sem registro de ferimentos graves.

O Corpo de Bombeiros reforça que ambientes aquáticos exigem atenção redobrada, especialmente em períodos de maior movimentação. No mar, é fundamental respeitar a sinalização dos guarda-vidas, evitar áreas com correntes de retorno e nunca entrar na água após consumir bebidas alcoólicas. Em açudes, rios e lagoas, a recomendação é evitar locais sem estrutura de segurança e nunca superestimar a própria capacidade de natação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Startup comandada por Phablo Luz oferece 10 mil consultas médicas gratuitas por mês sem você sair de casa

Foto: Divulgação

Com a proposta ousada de conectar pacientes a médicos 24h por dia para iniciar suas consultas em apenas meros segundos, o Potiguar Phablo Luz, prova que quando se quer é possível fazer diferente… À frente da plataforma Doutor Social, o empreendedor potiguar criou uma alternativa simples para quem precisa de atendimento médico sem sair de casa. Basta procurar por “Doutor Social” na App Store ou no Google Play, baixar o aplicativo e fazer um cadastro rápido para iniciar a consulta imediatamente. A plataforma oferece 10 mil consultas gratuitas por mês e, fora dessa disponibilidade, o atendimento custa apenas R$ 25, sem mensalidade: o paciente só paga quando precisar se consultar.

O atendimento preserva as características essenciais de uma consulta presencial: médico e paciente conversam e se veem em tempo real por videochamada, permitindo a avaliação dos sintomas e do histórico clínico. Quando indicados pelo profissional, receitas e atestados digitais são enviados no mesmo instante pelo WhatsApp. Emitidos e assinados conforme as exigências legais, esses documentos possuem a mesma validade jurídica dos documentos físicos e podem ser utilizados inclusive na compra de medicamentos cuja venda exige receita, observadas as regras específicas aplicáveis a cada tipo de receituário.

A rapidez divulgada pela Doutor Social se refere exclusivamente ao tempo necessário para a consulta começar — e não à sua duração. Não existe tempo mínimo nem máximo de atendimento: o paciente permanece com o médico durante o período necessário para a avaliação, o esclarecimento de dúvidas e a definição da conduta mais adequada para cada caso.

O projeto acompanha o crescimento da telemedicina no Brasil, modalidade que ampliou o acesso à saúde e passou a fazer parte da rotina de milhões de pessoas. A possibilidade de receber atendimento durante as 24 horas do dia ganha importância principalmente para quem enfrenta longas filas, mora distante de serviços médicos ou precisa de orientação durante a noite, nos fins de semana e feriados. Nos casos em que um exame físico presencial seja indispensável, cabe ao próprio médico orientar o paciente sobre a necessidade de procurar uma unidade de saúde.

Segundo Phablo Luz, a combinação de atendimento rápido, médicos disponíveis 24 horas e preço de R$ 25,00 pagos apenas em caso de uso, transformaram a Doutor Social no fenômeno que ela é hoje.

“Nossa proposta é oferecer uma porta de entrada acessível para quem não possui plano de saúde ou não pode esperar horas, dias ou até meses por uma consulta convencional”, afirma Phablo.

Com uma iniciativa que alia tecnologia, preço acessível e atendimento humanizado, o trabalho prestado vem fazendo diferença na vida de pessoas que antes tinham dificuldade para falar com um médico no momento em que mais precisavam. Ao transformar o celular em um canal de acesso imediato à saúde, a Doutor Social mostra como a inovação pode ser usada para aproximar médicos e pacientes de forma prática, segura e inclusiva.

Parabéns Phablo pela iniciativa e sucesso a Doutor Social, que ela continue a crescer e a ajudar milhões de brasileiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

COINCIDÊNCIA: Jogador volta a ser personagem de eliminação do América um ano depois

Screenshot

Foto: Divulgação

Balotelli voltou a ser personagem de uma eliminação do América. Neste domingo (26), o atacante desperdiçou a última cobrança de pênalti na disputa contra o Gama-DF, pela Série D, e o Alvirrubro acabou eliminado.

A curiosidade é que, em 2025, o jogador defendia o Santa Cruz-RN e marcou o gol que eliminou o América no Campeonato Potiguar. Um ano depois, já vestindo a camisa alvirrubra, voltou a estar diretamente ligado a uma eliminação do clube.

O América perdeu por 3 a 2 no tempo normal, viu a decisão ir para os pênaltis e foi derrotado por 4 a 3 nas cobranças, dando adeus à Série D.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA NEXUS/BTG: Lula fica no limite contra Flávio, Caiado e Zema no 2º turno

Foto: Reprodução

Pesquisa Nexus/BTG divulgada nesta segunda-feira (27) mostra o presidente Lula (PT) em situação de empate técnico com três possíveis adversários da direita em cenários de 2º turno para a Presidência da República.

O levantamento aponta disputa apertada contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) e o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo).

Na simulação contra Flávio Bolsonaro, Lula aparece com 47% das intenções de voto, enquanto o senador soma 43%. Considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais, o cenário é de empate técnico.

Gráfico: Reprodução/CNN

Contra Ronaldo Caiado, o presidente registra 45%, ante 43% do ex-governador.

Gráfico: Reprodução/CNN

Já no confronto com Romeu Zema, Lula aparece com 46%, enquanto o mineiro tem 42%.

Gráfico: Reprodução/CNN

A pesquisa também testou um cenário contra Renan Santos, coordenador do MBL. Neste caso, Lula aparece com 47% contra 39% do adversário.

Gráfico: Reprodução/CNN

Metodologia

O levantamento foi contratado pelo BTG Pactual e ouviu 2.004 eleitores entre os dias 24 e 26 de julho, por telefone. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo BR-01489/2026.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] “FAZ O L NOVAMENTE”: Mulher grava comércio sem movimento e questiona “isso é Brasil?”

Imagens: Reprodução/Luiz Bacci

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra uma mulher criticando o baixo movimento no comércio e relatando dificuldades enfrentadas por vendedores. Nas imagens, ela percorre corredores de lojas com poucos clientes e afirma que a situação tem prejudicado os comerciantes.

Durante o desabafo, a mulher diz que vendedores estariam retornando para casa com mercadorias sem conseguir realizar vendas.

“Querem continuar sofrendo em 2027, faz o L novamente”, declarou, ao associar a situação do comércio a uma crítica política.

Ao final do vídeo, ela volta a questionar o cenário encontrado no local e pergunta: “Isso é Brasil?”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Lula propõe contrato de mais de R$ 12 bilhões com usina da J&F; custo acende alerta sobre conta de luz

Foto: Reprodução/Diário 360

O governo Lula colocou em consulta pública uma proposta para contratar, por 15 anos, a energia da usina termelétrica de Candiota (RS), controlada pela Âmbar Energia, empresa do grupo J&F, dos empresários Joesley e Wesley Batista.

Pelos cálculos apresentados, o contrato prevê pagamentos de R$ 859,7 milhões por ano, podendo ultrapassar R$ 12 bilhões até 2040, conforme informações do Diário360.

Segundo a minuta divulgada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), a energia seria contratada ao valor de R$ 540,27 por megawatt-hora (MWh), cerca de 50,2% acima da média registrada em leilões recentes para usinas movidas a carvão.

Representantes do setor elétrico avaliam que a diferença poderá ser incorporada aos encargos do sistema e, posteriormente, refletir nas tarifas pagas pelos consumidores.

A contratação ocorre após uma mudança na legislação aprovada pelo Congresso Nacional que permitiu a continuidade de determinadas usinas a carvão com contratos até 2040.

Embora a norma não cite diretamente a J&F, a usina de Candiota se enquadra nos critérios estabelecidos pela lei. O MME afirma que a medida segue uma determinação legal aprovada pelo Legislativo.

A proposta também recebeu críticas de especialistas e ambientalistas, que questionam a manutenção de uma fonte de energia considerada mais cara e mais poluente em meio aos compromissos de redução do uso de combustíveis fósseis.

O ministério, por outro lado, afirma que a usina tem papel estratégico para garantir segurança energética e estabilidade no fornecimento de eletricidade.

Até a publicação desta matéria, o governo não havia divulgado uma estimativa oficial sobre o possível impacto da contratação na conta de luz dos consumidores.

A J&F também não havia apresentado posicionamento oficial sobre a proposta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF diz que fraude de R$ 708 milhões no INSS bancou Porsche, Camaro e carros de luxo

Foto: Reprodução

A Polícia Federal afirma que parte dos mais de R$ 708 milhões desviados do INSS por meio da Confederação Nacional dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) foi usada para comprar uma frota de carros de luxo, conforme o Metrópoles.

Segundo o inquérito, o dinheiro retirado indevidamente de benefícios de aposentados, idosos e indígenas vulneráveis abasteceu a aquisição de veículos como Porsche, Camaro, BMW, Mustang e Land Rover.

De acordo com a investigação, os recursos passavam por empresas de fachada no Distrito Federal e em São Paulo antes de serem usados na compra dos automóveis.

Foto: Reprodução

A PF afirma que essas empresas, mesmo funcionando em estruturas simples, movimentaram mais de R$ 304 milhões do total desviado pela Conafer.

Os investigadores apontam que um galpão em Presidente Prudente (SP) servia para guardar parte da frota. No local, foram encontrados cerca de 40 veículos.

A investigação também afirma que alguns carros teriam sido usados como pagamento de vantagens indevidas a ex-integrantes do INSS.

Foto: Reprodução

Segundo a PF, o ex-procurador-geral do INSS, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, recebeu uma Toyota Hilux SW4 avaliada em R$ 464 mil.

Já o ex-diretor de Benefícios, André Paulo Félix Fidelis, teria recebido um VW T-Cross, registrado inicialmente em nome de um terceiro para ocultar a origem do veículo.

Mensagens interceptadas pela Polícia Federal também mostram, segundo o relatório, conversas sobre a compra de carros cada vez mais caros para o presidente da Conafer, Carlos Roberto Ferreira Lopes.

Foto: Reprodução

A Operação Sem Desconto levou ao bloqueio judicial de dezenas de veículos, além da apreensão de caminhões e da identificação de uma tentativa de transferir aeronaves executivas para evitar o confisco.

O relatório foi enviado ao ministro do STF André Mendonça e caberá à Procuradoria-Geral da República decidir se apresentará denúncia contra os investigados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Médico potiguar cria metodologia que se torna referência na capacitação de profissionais da urgência

Foto: Divulgação

Criado pelo médico anestesiologista Dr. Max Breno Dutra Alves, CEO sa @clevermed.com,br, o SAVeM – Sedação, Vias Aéreas e Ventilação Mecânica vem se consolidando como uma das principais capacitações práticas para médicos que atuam na urgência e emergência.

A metodologia, desenvolvida no Rio Grande do Norte e inspirada em treinamentos internacionais como ACLS e ATLS, já chegou a diversas cidades do Nordeste e também é oferecida na modalidade online para médicos de todo o Brasil.

Segundo o Dr. Max, o objetivo é preencher uma lacuna da formação médica: a falta de treinamento prático e sistematizado para procedimentos críticos.

“O médico recém-formado frequentemente inicia plantões na urgência sem ter recebido treinamento prático suficiente em sedação, manejo de vias aéreas e ventilação mecânica. A proposta do SAVeM é oferecer uma metodologia padronizada, baseada em evidências e voltada para a segurança do paciente e do profissional.”

A imersão reúne treinamento intensivo em sedação, manejo da via aérea, intubação e ventilação mecânica, utilizando simulações realísticas e protocolos padronizados.

Para muitos profissionais, o curso já é considerado um diferencial importante para quem atua em pronto-socorro, UPA, SAMU, UTI e centro cirúrgico. Para o idealizador, a proposta é ainda mais ampla.

“Quem trabalha na urgência deveria passar por um treinamento desse tipo antes de assumir um plantão. Assim como ACLS e ATLS se tornaram referências internacionais, acredito que uma formação prática em vias aéreas e ventilação deveria ser parte obrigatória da preparação de todo médico que atua na emergência.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

CLÁUDIO HUMBERTO: Moraes lidera número de decisões individuais; análise aponta que 82% das decisões do STF são monocráticas

Foto: Reprodução

Uma análise da coluna de Cláudio Humberto, do Diário do Poder, com base em números do próprio STF, aponta que 81,9% das decisões da Corte foram tomadas de forma monocrática, ou seja, por apenas um ministro. As decisões colegiadas, tomadas por pelo menos três ministros, representam 18,1% do total.

Segundo o levantamento, o STF proferiu 65.613 decisões no período analisado. Os dados são do início do ano e foram atualizados até a última sexta-feira (24), podendo sofrer alterações com novas decisões.

O levantamento mostra ainda que o chamado “ministro presidente” — responsável por decisões enquanto ocupa a presidência da Corte — responde pelo maior volume, com 25.912 decisões.

Entre os ministros relatores, Alexandre de Moraes aparece na liderança, com 6.247 decisões, impulsionado por processos como o das chamadas “fake news”.

Em seguida vem Flávio Dino, indicado ao STF pelo presidente Lula, com 4.786 decisões, de acordo com a análise.

O ranking divulgado pela coluna fica assim: decisões monocráticas (53.719), 2ª Turma (4.416), 1ª Turma (3.957), Tribunal Pleno (3.487) e Plenário Virtual (34).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *