Saúde

Spray nasal contra COVID com redução de cargas virais de até 99% estará à venda nos próximos dias, noticia imprensa israelense

Foto: Courtesy/Reprodução The Jerusalem Post

O The Jerusalem Post destacou nesse domingo(11) que o Enovid, um spray desenvolvido no Canadá pela SaNOtize e fabricado em Israel, que “reduziu as cargas virais em casos confirmados de COVID-19 em 95% em 24 horas e 99% em 72 horas”, estará à venda nos próximos dias.

A jornal diário israelense noticia que o spray nasal antiviral chamado Enovid, desenvolvido no Canadá e testado no Reino Unido, pode reduzir as cargas virais em casos confirmados de COVID-19 em 95% em 24 horas e 99% em 72 horas, informou um comunicado à imprensa no domingo.

Segundo o The Jerusalem Post, o spray fabricado em Israel pode ser usado até cinco vezes ao dia após entrar em contato com vírus, de acordo com o comunicado. É adequado para crianças a partir dos 12 anos e foi aprovado pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano. Ele estará à venda na próxima semana.

“O spray que desenvolvemos foi comprovado não apenas como um bloqueador de vírus que causa a Covid-19, mas também como um assassino”, disse o Dr. Gili Regev, CEO e fundador da Snotize (a empresa que desenvolveu o spray).

A matéria ainda completa:

“Uma vez que a maioria das infecções por COVID-19 são nasais, SaNOtize acredita que esta é uma forma eficaz de reduzir a disseminação e infecção de COVID-19. Ele foi capaz de suprimir o vírus SARS-CoV-2 em dois minutos, incluindo as variantes Alpha e Gamma, de acordo com o comunicado. Atualmente está sendo testado em relação à variante Delta.

O spray emprega óxido nítrico como barreira mecânica e química contra infecções virais no nariz, que é onde doenças respiratórias como o COVID-19 se infiltram no corpo.

O spray também é eficaz contra outros vírus respiratórios, como os que causam a gripe”.

Abaixo texto na íntegra no The Jerusalem Post:

https://www.jpost.com/health-science/anti-viral-nasal-spray-effective-against-covid-19-673481

 

Opinião dos leitores

  1. Israel não se orgulha de cidades dentro do mar ou ter contribuído os prédios mais altos da terra.mas o metro quadrado mais bem educado do mundo é esse nosso orgulho além de ter o maio número de Nobel de ciências.

  2. Eu não acredito nesse spray, mas sim na cloroquina, ivermectina e tudo que o MINTOmaníaco das rachadinhas prescreve contra covid talkei! (Texto com ironias)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

VÍDEO E FOTOS: Animais são encontrados mortos na praia de Graçandu

Foto: Cedida

Um leitor do BLOGDOBG enviou um vídeo e fotos que mostram um golfinho e uma tartaruga encontrados mortos na praia de Graçandu, em Extremoz, no Rio Grande do Norte.

As imagens foram feitas nesta segunda-feira (5) e, segundo o relato, os animais foram localizados no mesmo trecho da praia, em sequência, um após o outro.

O homem acredita que ações antrópicas (interferência humana) possam ter contribuído para as mortes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes pede que PF se manifeste sobre barulho na cela de Bolsonaro

Foto: CNN

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu cinco dias para que a Superintendência da PF (Polícia Federal) forneça informações sobre a reclamação da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o barulho do ar-condicionado na cela onde ele está custodiado.

No início deste mês, os advogados do ex-presidente enviaram uma petição ao Supremo dizendo que a cela não assegura “condições mínimas de tranquilidade, repouso e preservação da saúde” de Bolsonaro.

A defesa afirma que o ruído é contínuo e ocorre ao longo das 24 horas do dia. Segundo os advogados, a situação ultrapassa o mero desconforto e configura uma perturbação constante à saúde e à integridade do ex-presidente.

A defesa pediu que as autoridades da PF fossem oficiadas para adotar as providências técnicas necessárias para resolver a questão. Os advogados sugerem adequação do equipamento, isolamento acústico, mudança de layout ou outra solução equivalente para o aparelho de ar-condicionado.

Na última quinta-feira (1º), o ex-presidente voltou para a Superintendência da PF após quase dez dias de internação para operar uma hérnia inguinal bilateral. Além dessa cirurgia, ele passou por outros três procedimentos para tratar as crises de soluço durante a hospitalização.

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três anos de prisão após ser condenado pelo STF por participação na trama golpista.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Dancinhas de Maduro pesaram na decisão de atacar Venezuela, diz “NYT”

As aparições televisivas do presidente Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) nas últimas semanas pesaram na decisão dos Estados Unidos de atacar a Venezuela no sábado (3.jan.2026). A informação é do jornal The New York Times.

Fontes não identificadas disseram ao veículo que as danças e demonstrações de indiferença de Maduro nas últimas semanas convenceram assessores do presidente norte-americano Donald Trump (Partido Republicano) de que o líder venezuelano estava testando o que acreditava ser um blefe.

As aparições de Maduro na televisão estatal venezuelana chamaram de integrantes da equipe de Trump. Em 31 de dezembro, em um evento oficial, Maduro dançou ao som de música eletrônica que incluía sua própria voz repetindo frases como “paz sim” e “não à guerra” em inglês. Na ocasião, o venezuelano disse: “É a música número 1 da temporada venezuelana, não poderia barrar da lista Billboard”.

Durante essa mesma apresentação, antes do início da música, Maduro declarou: “Vitória! Para sempre. Chega de guerra louca! Paz! Para sempre”. Ele também disse aos norte-americanos: “Digam ao povo dos Estados Unidos: não à guerra. Não queremos guerra no Caribe e na América do Sul. Não, não à guerra, sim à paz. Não à guerra louca, não à guerra louca!”.

Em comício em 10 de dezembro, Maduro (PSUV, esquerda), cantou e dançou “Don’t worry, be happy”, música de 1988 de Bobby McFerrin.

O presidente venezuelano Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) cantou e dançou ao som de “Don’t Worry, Be Happy” de Bobby McFerrin, clássica canção de reggae, em comício na 4ª feira (10.dez.2025). O líder voltou a pedir paz, em meio a escalada da tensão com os EUA

No discurso, o líder venezuelano voltou a pedir paz e amor, e não “crazy war” (guerra louca, em português). Dedicou a canção aos norte-americanos “que estão contra a guerra”

A decisão sobre o ataque foi tomada na Casa Branca, enquanto as aparições de Maduro eram transmitidas pela televisão estatal venezuelana.

Segundo o The New York Times, Maduro não aceitou um ultimato de Trump no final de dezembro. O presidente norte-americano havia exigido que o líder venezuelano renunciasse ao cargo e aceitasse ir para a Turquia, em um “exílio luxuoso”.

Após a captura de Maduro, a Casa Branca decidiu colocar a vice-presidente Delcy Rodríguez no comando do país.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Cantor Daniel Donato lança CD de Verão “Bagunçando Seu Coração” e surge como novo nome do forró

Foto: Divulgação

O verão acaba de ganha uma nova trilha sonora com o lançamento do CD “Bagunçando Seu Coração” do cantor Daniel Donato @danieldonatoofc. Com a assinatura da Beat Music!, o projeto já está disponível nas plataformas “Sua Música” e “YouTube”, consolidando Donato como uma das principais apostas do forró para 2026.

O CD combina a essência do forró contemporâneo, misturando batidas modernas com a raiz do gênero. As faixas refletem a identidade única do artista, que vem conquistando o cenário nordestino com seu carisma, presença de palco e interpretações marcantes.

“Bagunçando Seu Coração” é um convite para dançar e se emocionar. As canções mantêm viva a tradição do forró, enquanto conversam com uma nova geração de ouvintes.

Para a Beat Music! @beatmusic.eventos, que gerencia a carreira de Daniel Donato, 2026 será um ano decisivo para o cantor, com foco na expansão de seu público e na consolidação de seu nome no cenário nacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maduro deixa prisão em NY e é levado para tribunal

Foto: Reprodução

O presidente deposto da Venezuela Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) deixou na manhã desta 2ª feira (5.jan.2026) a prisão em que está em Nova York (EUA) e foi transportado a um tribunal da cidade norte-americana. A audiência está marcada para as 12h no horário local de Nova York (14h em Brasília).

O venezuelano fez parte do transporte de helicóptero e, depois, foi transferido para um veículo. Estava acompanhado de diversos agentes. Ao sair do helicóptero, Maduro aparentou estar mancando. Além dele, sua mulher, Cilia Flores, também foi levada ao tribunal.

Nesta 2ª feira (5.jan), o juiz deverá tratar de procedimentos iniciais, como leitura formal das acusações, direitos do réu e definição sobre custódia. A medida se dá 2 dias depois de Maduro ser capturado pelas forças norte-americanas, sob o governo de Donald Trump (Partido Republicano).

O venezuelano enfrenta acusações de narcoterrorismo, importação de cocaína para os EUA e crimes relacionados a armas.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

“Eu assumo meu erro”, diz jovem que deixou amigo para trás no Pico Paraná

Foto: Reprodução

A jovem, identificada como Thayane Smith, que deixou para trás Roberto Farias Thomaz, de 20 anos, em uma trilha no Pico Paraná, na cidade de Campina Grande do Sul, em Curitiba, disse que errou ao largar o amigo no percurso que seguiam na quinta-feira (1º).

Em entrevista à Ric Record Paraná, ela afirmou que conversou com a família de Roberto e comentou sobre o futuro do jovem. Veja abaixo:

Esse foi meu erro. Eu conversei com família e eu assumo meu erro. Eu sei que errei nisso de ter deixado ele ter vindo sem mim, mas tinham outras pessoas com ele. Não tinha como se perder. Não sei o que aconteceu.

Ao ser questionada sobre o que é possível fazer nesse momento, Thayane ainda disse que “agora é manter o equilíbrio e esperar os bombeiros darem o resultado final e fazerem o trabalho deles. Não podemos fazer nada.

“Não tem o mesmo estilo de vida”, disse jovem após deixar amigo em trilha

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump diz que Irã pode ser “atingido com muita força” em meio a protestos

Foto:  Reuters 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou o Irã no domingo (4) sobre uma forte resposta caso as forças de segurança intensifiquem a violência contra os manifestantes no país do Oriente Médio.

“Estamos acompanhando de perto. Se eles começarem a matar pessoas como fizeram no passado, acho que serão duramente atingidos pelos Estados Unidos”, declarou Trump a repórteres ao ser questionado sobre os protestos no Irã.

Pelo menos 16 pessoas foram mortas durante uma semana de manifestações no país, segundo grupos de direitos humanos no domingo, enquanto as manifestações contra a inflação crescente se espalhavam pelo país, provocando confrontos violentos entre manifestantes e forças de segurança.

Trump havia ameaçado anteriormente ajudar os manifestantes caso enfrentassem violência, dizendo na sexta-feira (2): “Estamos prontos para agir”, sem especificar quais ações estava considerando.

Essa advertência provocou ameaças de retaliação contra as forças americanas na região por parte de altos funcionários iranianos. O Líder Supremo, Aiatolá Ali Khamenei, afirmou que o Irã “não se renderá ao inimigo”.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Zelenski sobre Venezuela: “Se é possível lidar com ditadores assim, os EUA sabem o que fazer a seguir”

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez uma piada em referência a uma possível intervenção futura dos EUA na Rússia, ao ser questionado por um jornalista sobre a ação na Venezuela, neste sábado, 3, e a prisão do presidente Nicolas Maduro.

“O senhor poderia comentar sobre a situação na Venezuela? Como devemos reagir?”, perguntou o repórter ucraniano.

“Bom, o que eu posso dizer? Se é possível lidar assim com ditadores, então os EUA sabem o que fazer a seguir”, afirmou, arrancando risos dos jornalistas, numa referência velada a uma possível intervenção na Rússia de Vladimir Putin.

No entanto, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, Zelensky segue governando sem convocar novas eleições.

O comentário foi feito em uma entrevista coletiva realizada após uma reunião de segurança nacional com conselheiros de outros países europeus. O vídeo foi publicado na rede social X pelo repórter Sam Pancher, do site Metrópoles.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com faturamento anual de R$ 10 bilhões, fontes de renda do PCC vão do tráfico de drogas aos contratos públicos e franquias, apontam investigações

Foto: Avener Prado/Folhapress

Investigações recentes mostram que recursos do PCC (Primeiro Comando da Capital) foram identificados em pequenos negócios e grandes empresas, incluindo firmas que prestam serviços ao poder público, franquias, empreendimentos ilegais na Amazônia e empresas no interior de São Paulo. Em muitos casos, as estruturas eram usadas para lavagem de dinheiro, mas apurações mais recentes indicam investimento direto da facção em negócios lícitos.

Segundo o Ministério Público de São Paulo (MPSP), há indícios de envolvimento do PCC em empresas de ônibus que atuaram na capital paulista e na compra de usinas sucroalcooleiras investigadas na Operação Carbono Oculto, que aponta presença de pessoas ligadas à facção em diferentes etapas da cadeia de combustíveis. O promotor Lincoln Gakiya, do Gaeco, estimou em R$ 10 bilhões o faturamento anual da organização.

O PCC consolidou-se como um dos principais grupos de tráfico de drogas da América do Sul, com atuação em países produtores de coca, envio de drogas para a Europa e a África e parcerias com organizações estrangeiras, como a máfia italiana ’Ndrangheta. A expansão se intensificou a partir de 2016, após a morte de Jorge Rafaat Toumani, quando a facção passou a dominar a chamada “rota Caipira”, entre Paraguai, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A facção também atua na rota do Solimões, usando grupos locais e, em períodos de seca, helicópteros para transporte de drogas. Outras fontes de renda incluem contravenção, como jogos ilegais, golpes financeiros por telefone e internet, além de fraudes em licitações públicas.

Operações policiais identificaram lavagem de dinheiro em casas de apostas, lojas de carros de luxo e empresas de transporte público. Em 2024, a Operação Fim da Linha investigou a UPBus, ligada a líderes do PCC. Em julho de 2025, a Justiça condenou Vagner Borges Dias por liderar um esquema de fraude em licitações associado à facção, envolvendo contratos em diversos municípios paulistas.

Na Operação Carbono Oculto, autoridades apontaram que uma organização ligada ao PCC controla desde usinas sucroalcooleiras até postos de combustíveis e lojas de conveniência. Em uma das redes investigadas, com cerca de 200 estabelecimentos, foram encontradas bombas adulteradas e indícios de lavagem de dinheiro.

Com informações de Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, estaria na Rússia, diz Agência Reuters

Foto: Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

Delcy Rodríguez, declarada presidente interina da Venezuela, está na Rússia, disseram à agência de notícias Reuters quatro fontes familiarizadas com seus movimentos no sábado (3), depois que o presidente Donald Trump afirmou que o presidente Nicolás Maduro havia sido capturado pelas forças dos EUA após um ataque ao país.

O irmão dela, Jorge Rodríguez, chefe da Assembleia Nacional, está em Caracas, disseram três fontes com conhecimento de seu paradeiro.

Delcy Rodríguez apareceu em uma mensagem de áudio na televisão estatal no início do dia, pedindo uma prova de vida de Maduro e da esposa Cilia, enquanto Jorge Rodríguez não apareceu desde o ataque.

UOL com informações de Reuters

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *