Judiciário

STF decide que adventistas que guardam o sábado têm direito de fazer concurso público em outros dias da semana

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por 7 votos a 4, o Supremo decidiu nessa quinta-feira(26) que adventistas que guardam o sábado têm direito de realizar exames de concurso público em outros dias da semana.

Votaram a favor os ministros Edson Fachin, Alexandre de Mores, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski e contra os ministros Dias Toffoli, Kassio Nunes Marques, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello.

Em qualquer caso, o órgão público deve avaliar o pedido, mas não necessariamente atendê-lo; a recusa deverá ser justificada. Todos consideraram que a data só pode ser mudada para o candidato adventista quando isso não afetar a igualdade de chances entre os candidatos.

A maioria também admitiu que servidores adventistas em estágio probatório não sejam dispensados caso se recusem a trabalhar entre o por do sol de sexta-feira e o de sábado.

Eles poderão compensar a falta em horários alternativos caso isso não desvirtue a natureza do trabalho nem cause prejuízo à administração pública.

O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. Sr. Beto Dal, concordo com o senhor quanto aos feriados. Se dependesse de minha vontade teríamos apenas 1° de janeiro, 7 de setembro e 25 de dezembro. Nada mais. Com relação ao Sr. H4CK3R, apenas expressei minha opinião, sem ódio, por achar que, havendo um concurso público com hora e data definidos, que seja este calendário aceito obedecido por todos, sem exceção ou privilégio. Creio que minhas opiniões, embora pouco refinadas, são sinceras. Vivemos num país onde a vida não é fácil e o dinheiro é curto. Portanto, continuo achando impertinente a marcação de datas diferenciadas para realização de concurso com objetivo de atender conveniências religiosas quaisquer. Fique em paz.

  2. Dizem que o Estado brasileiro é laico. Os irmãos adventistas bem que poderiam entender isto e não exigir certas exclusividades. Afinal, abrir a exceção custará dinheiro público, ou seja, dinheiro de católicos e pessoas professam outra seita ou religião. O STF poderia considerar que, abrir exceções para este tipo de assunto não é bom, exceto para quem está diretamente interessado no assunto e não quer saber quem pagará a conta. Sei que não adianta nada, mas PROTESTO. Abaixo privilégios.

    1. Cidadão, leia mais!! Não só as coisas que vc é a favor, mas também as q vc, por ora, discorda.
      Vai servir pra refinar suas opiniões, que desde q apareceu no blog, são inundadas de ódio.
      Amém???

    2. Concordo com você, alem disso, não vejo, nos dias de hoje, fazer sentido os feriados católicos, enquanto as demais religiões não os têm.
      Que essas datas religiosas sejam comemoradas/homenageadas no âmbito de seus templos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Tiroteio na Linha Amarela deixa feridos e causa pânico no Rio; fuzil é apreendido

Imagens: Reprodução/CNN

Um novo tiroteio voltou a assustar motoristas e moradores do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (31). Duas pessoas ficaram feridas após disparos na Linha Amarela, altura da Vila do Pinheiro, perto do Complexo da Maré, na Zona Norte.

Vídeos feitos por moradores mostram um homem sendo baleado em plena via expressa, no meio do trânsito. Policiais do 22° BPM foram acionados e encontraram as vítimas dentro de um carro. Elas foram levadas para o Hospital Geral de Bonsucesso.

Durante a ação, os militares apreenderam um fuzil, munições e carregadores. O policiamento foi reforçado na região, e o caso está sendo investigado pela 21ª DP (Bonsucesso).

O episódio acontece dias após a megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, que deixou 121 mortos. A concessionária Lamsa informou que o tráfego na Linha Amarela já foi liberado nos dois sentidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Protesto no Rio após megaoperação com 121 mortos: Governo diz que maioria tinha ficha criminal

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Moradores dos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, foram às ruas nesta sexta-feira (31) para protestar contra a Operação Contenção, que terminou com 121 mortos, a ação mais letal da história do estado. Mesmo debaixo de chuva, centenas de pessoas se reuniram na Vila Cruzeiro, na Zona Norte, pedindo justiça e denunciando abusos durante a operação, conforme a Agência Brasil.

O ato teve forte presença de mães que perderam filhos em outras ações policiais. Elas criticaram o governo estadual e pediram que o Estado invista em educação e emprego, não apenas em repressão. A dor das famílias reacendeu o debate sobre a violência nas favelas e a forma como as forças de segurança atuam em áreas dominadas pelo tráfico.

Segundo o governo do Rio, a operação tinha como alvo a facção criminosa Comando Vermelho e envolveu 2,5 mil agentes, com o objetivo de cumprir mais de 100 mandados de prisão. Entre os mortos, quatro eram policiais e 117 civis — destes, 78 tinham histórico criminal e 42 estavam com mandados de prisão em aberto, conforme dados oficiais.

Entidades de direitos humanos classificaram a ação como “massacre” e denunciaram casos de tortura e mutilação entre os corpos recolhidos pelos próprios moradores. O governo estadual, por outro lado, defende que a operação foi necessária para enfrentar o crime organizado e restabelecer a segurança na região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pressionado pela onda de crimes, Lula manda pacote ‘Antifacção’ ao Congresso

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula enviou ao Congresso Nacional, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei Antifacção, que endurece o combate às organizações criminosas no país. A proposta cria o crime de organização criminosa qualificada, aumenta penas e proíbe benefícios como indulto e anistia para integrantes de facções.

O texto foi elaborado pelo Ministério da Justiça e ganhou força após a megaoperação no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho. Lula assinou o projeto no Palácio do Planalto, ao lado dos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e José Múcio (Defesa).

Entre as medidas, o PL eleva a pena de faccionados de 3–8 anos para 5–10 anos e prevê reclusão de até 30 anos em casos de homicídio ligado a ordens de facções. O projeto também autoriza afastamento de servidores envolvidos com o crime organizado e impede que condenados façam contratos com o poder público por até 14 anos.

O pacote ainda cria o Banco Nacional de Organizações Criminosas e permite infiltração de policiais, rastreamento de transações financeiras e monitoramento de visitas de presos ligados a facções. O texto agora segue para análise da Câmara e do Senado, onde deve tramitar em regime de urgência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura e Idema finalmente se entendem e destravam projeto do Parque Linear

Foto: Reprodução

Depois de meses de bate-cabeça, a Prefeitura de Natal e o Idema parecem ter, enfim, encontrado um caminho para tirar do papel o Parque Linear da Roberto Freire, na Zona Sul. Uma reunião, mediada pelo Ministério Público, marcou um passo importante para tirar o projeto do papel, conforme informações da Tribuna do Norte.

O acordo prevê que o novo espaço público seja construído sem ferir as regras ambientais, já que parte da área pertence ao Parque das Dunas. Segundo o diretor-técnico do Idema, Thales Dantas, houve “maturidade institucional” entre Estado e Município para resolver o impasse.

Agora, as equipes técnicas vão definir qual área é viável para receber o parque, com nova reunião prevista para dezembro. A expectativa é que o projeto avance e traga um novo espaço de lazer e turismo para os natalenses.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Construtora potiguar A.Gaspar conquista o Prêmio Ouro em Sustentabilidade na maior feira de energia renovável da América Latina

Foto: Divulgação

A Construtora A. Gaspar, empresa do Rio Grande do Norte conquistou o Prêmio Ouro em Sustentabilidade pela Equipe Better Stands, na “Wind Power 2025”, a maior feira de energia renovável da América Latina, realizada em São Paulo. O estande da A. Gaspar foi o único do evento, premiado na categoria ouro.

A empresa chamou atenção por uma iniciativa inédita: reutilizar integralmente o estande do ano anterior, em vez de construir um novo, como é tradição no evento.

Com 70 metros quadrados, o espaço foi um dos maiores da feira e reaproveitou toda a estrutura, acrescentando apenas novas imagens e atualizações visuais para refletir o momento das obras da construtora.

A proposta partiu do CEO Arnaldo Gaspar Junior que decidiu conservar e armazenar o estande de 2024 para evitar desperdícios e reduzir o impacto ambiental.

Além de reaproveitar o estande, a empresa deu destinação sustentável a materiais que normalmente seriam descartados, como as lonas vinílicas (baguns), que foram transformadas em sacolas e calçados.

Essa postura reforça o compromisso da construtora com práticas de economia circular e responsabilidade ambiental.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pequenos negócios geram 88% dos empregos no RN em setembro

Foto: Agência Brasília

O Rio Grande do Norte criou 3.231 novos empregos formais em setembro de 2025, segundo o Boletim de Emprego do Sebrae/RN, com base em dados do Caged.

Desse total, 2.843 vagas (88%) foram abertas por micro e pequenas empresas, reforçando o papel dos pequenos negócios como principais geradores de trabalho no estado.

Setores que mais contrataram

  • Serviços: +984 vagas em setembro e 6.785 no acumulado do ano

  • Comércio: +814 vagas em setembro, 3.356 no ano

  • Agropecuária: +718 vagas em setembro

  • Indústria: +412 vagas em setembro, 4.728 no ano

Ao todo, o estado registrou 21.201 admissões e 17.970 desligamentos, alcançando 554.461 vínculos ativos.

Municípios com melhor desempenho

  • Natal: +1.395 vagas

  • Parnamirim: +282

  • Lajes: +158

Apesar de setembro ter sido o pior desempenho para o mês nos últimos cinco anos, o saldo de 2025 segue positivo.

Segundo Zeca Melo, superintendente do Sebrae/RN, os números mostram que os pequenos negócios são o motor do emprego no estado, presentes em todos os setores e municípios.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Chico Rato, Gringo, Russo, Rodinha e mais: quem são os chefes do CV de outros estados mortos na megaoperação do RJ

Douglas Conceição de Souza, o “Chico Rato”, e Alisson Lemos Rocha, conhecido como “Russo” ou “Gordinho do Valão” — Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM; Divulgação/ Polícia CivilDouglas Conceição de Souza, o “Chico Rato”, e Alisson Lemos Rocha, conhecido como “Russo” ou “Gordinho do Valão” — Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM; Divulgação/ Polícia Civil

A Cúpula da Segurança Pública do Rio de Janeiro divulgou nesta sexta-feira (31) os nomes dos criminosos mortos na megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão. Entre eles, estão chefes do Comando Vermelho (CV) de outros estados.

Segundo o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, os dois complexos se tornaram o quartel-general nacional da facção, onde criminosos são treinados e enviados para outros estados.

O principal alvo da operação, Edgar Alves de Andrade, o Doca, apontado como o maior chefe do CV em liberdade, conseguiu escapar. Ele é subordinado apenas a Marcinho VP e Fernandinho Beira-Mar, ambos presos em presídios federais.

Chefes do CV mortos na operação

Chico Rato (AM)

  • Nome: Douglas Conceição de Souza, 32 anos

  • Histórico: condenado a 40 anos por duplo homicídio em 2019; também respondia por outro assassinato em Manaus.

  • Situação: cumpria pena em regime semiaberto.

Gringo (AM)

  • Nome: Francisco Myller Moreira da Cunha, 32 anos

  • Natural de: Eirunepé (AM)

  • Histórico: foragido desde abril de 2024; acusado de homicídio e organização criminosa.

Russo (ES)

  • Nome: Alisson Lemos Rocha, 27 anos

  • Envolvimento: investigado por homicídio na Grande Vitória e liderança no tráfico na região da Serra.

  • Observação: a Polícia Civil do ES afirma que ele não ocupava posto de destaque no CV local.

Mazola (BA)

  • Nome: Danilo Ferreira do Amor Divino, conhecido como “Dani” ou “Mazola”

  • Atuação: apontado como chefe do tráfico em Feira de Santana (BA).

DG (BA)

  • Nome: Diogo Garcez Santos Silva

  • Histórico: passagens por associação ao tráfico e porte ilegal de arma.

FB (BA)

  • Nome: Fábio Francisco Santana Sales

  • Histórico: respondia por ameaça em Alagoinhas (BA).

Além destes, também morreram:

  • Fernando Henrique dos Santos (GO);
  • PP (PA);
  • Rodinha, de Itaberaí (GO).

A operação reforça o papel do Rio de Janeiro como centro de comando nacional do Comando Vermelho, segundo as autoridades.

Com informações de g1

Opinião dos leitores

  1. Porque essa operação não se estende para outras facções? Porque no Brasil existem 52 facções essas operações só mira no comando vermelho? Vamos implantar a isonomia no crime organizado e realizar operações mirando em todas as facções.

  2. Parabéns aos policiais militares do Rio de Janeiro. Parabéns ao Comandante da PM/RJ, ao governador Cláudio Castro e todos os envolvidos nessa brilhante operação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DIA DE FINADOS: Veja programação das celebrações religiosas nos cemitérios públicos e mudanças no trânsito em Natal

Foto: Roberto Galhardo/Semsur/Divulgação

O Dia de Finados, celebrado neste domingo (2), contará com programações religiosas e mudanças no trânsito em Natal. A prefeitura estima que mais de 60 mil pessoas visitem os oito cemitérios públicos da cidade.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) concluiu nesta quinta-feira (30) um mutirão de limpeza, pintura, poda de árvores, melhorias na iluminação e reparos estruturais nos cemitérios.

Os locais funcionarão das 7h às 17h, sem intervalo para almoço, e contarão com tendas, cadeiras, banheiros químicos e som para as celebrações. A venda de produtos será permitida apenas do lado de fora dos cemitérios.

Programação religiosa

Cemitério do Alecrim – Missas às 7h, 9h e 16h (Padre Mota) e atividade espírita às 10h
Bom Pastor I – Missas às 10h e 16h (Dom João Santos Cardoso)
Bom Pastor II – Missas às 10h e 16h (Padre Manoel Henrique)
Nova Descoberta – Missas às 7h e 16h (Padre Carlos Alberto) e atividade espírita às 10h
Igapó – Missa às 9h e atividade espírita às 10h
Redinha – Missas às 7h e 16h (Padre Mário)
Ponta Negra – Missas às 8h e 15h (Padre Júlio César)
Pajuçara – Missas às 8h30 e 16h (Padre João Maria)

Entre as missas, haverá cultos evangélicos e palestras espíritas. As igrejas da capital manterão o horário normal de celebrações.

Trânsito

As intervenções no trânsito começam às 15h de sábado (1º) e seguem até as 18h de domingo (2), com interdições e bloqueios parciais no entorno dos cemitérios do Alecrim, Nova Descoberta, Bom Pastor, Igapó e Ponta Negra.

  • Alecrim: faixa direita da Rua Fonseca e Silva será interditada.

  • Nova Descoberta: bloqueios nas ruas João Alfredo Pegado Cortez, da Saudade e Amintas Barros.

  • Bom Pastor I e II: interdições em vários trechos da Avenida Bom Pastor e vias próximas.

  • Igapó: controle de tráfego nas ruas Campo Santo e Salvador.

  • Ponta Negra: bloqueio na Rua Poeta Jorge Fernandes.

A STTU terá agentes de mobilidade de plantão para orientar o trânsito e garantir a segurança de motoristas e pedestres.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinado

“QuintAU do Tio Guga”: novo espaço inovador dedicado aos pets será inaugurado nesta segunda-feira (03/11) em Natal

Natal vai ganhar, a partir do dia 3 de novembro, um novo conceito de cuidado e bem-estar animal. Com uma proposta inovadora e acolhedora, o QuintAU do Tio Guga será inaugurado com foco em serviços de hotel, creche e daycare exclusivos para cães, unindo lazer, socialização e desenvolvimento comportamental em um só lugar.

Instalado e pensado para oferecer conforto, segurança e estímulo aos pets, o QuintAU promete ser uma verdadeira segunda casa para os cães da capital potiguar. O espaço está localizado na Avenida Nascimento de Castro, nº 2151, em Lagoa Nova – próximo ao Colégio Porto.

“Queremos que o pet se sinta livre, amado e cuidado, como se estivesse em casa. Nosso time é composto por profissionais especializados em comportamento animal — monitores, veterinários e adestradores — que garantirão atenção individualizada e atividades planejadas para o bem-estar de cada cãozinho”, explica Gustavo Leite, sócio e monitor do QuintAU.

Um espaço completo para o seu pet

Mais do que um local para deixar o cão enquanto o tutor trabalha, o QuintAU oferece um ambiente lúdico, educativo e acolhedor, com atividades que estimulam os sentidos e promovem o equilíbrio emocional.

Serviços oferecidos:

  • Creche/Daycare: segunda a sexta, das 7h30 às 19h; sábado, das 8h às 17h
  • Hotel 24h com atividades e pernoite monitorada
  • Banho e tosa: com produtos profissionais e pacotes mensais
  • Pet shop: com itens selecionados de higiene e bem-estar
  • Táxi dog: transporte seguro e confortável para os pets

Destaques da estrutura:

Playground e áreas de recreação: o QuintAU oferece uma ampla área externa com playground, espaço gramado e jardim com sombra, além de áreas cobertas para os momentos de descanso e convivência. Os cães também contam com uma divertida caixa de areia, ideal para escavações e brincadeiras livres, estimulando o comportamento natural e o gasto de energia de forma saudável.

▪ Área Molhada: pensando no clima quente de Natal, o QuintAU conta com uma piscina rasa. A área é projetada para diversão e estímulo sensorial, garantindo segurança e frescor nos dias mais ensolarados.

▪ Hotel com monitoramento 24h: para quem precisa viajar e deixar o pet em boas mãos, o hotel oferece monitoramento integral e espaços de descanso individuais ou coletivos, de acordo com o perfil de cada cão. Durante o dia, os hóspedes participam das atividades da creche.

▪ Área alimentação: destinada exclusivamente à alimentação dos pets, garantindo tranquilidade, higiene e segurança. Essa separação evita conflitos entre cães e promove uma refeição mais calma e saudável.

▪ Segurança e bem-estar em primeiro lugar: antes de ingressar nas atividades, cada cão passa por uma avaliação comportamental, que permite à equipe entender o perfil do animal e garantir a convivência harmoniosa com os demais. Além disso, o QuintAU exige que todos os pets estejam com vacinas e vermífugos em dia, incluindo proteção contra carrapatos e giárdia — medida essencial para manter o ambiente saudável e seguro.

▪ Mais do que lazer: bem-estar e desenvolvimento. O QuintAU do Tio Guga foi criado para promover experiências positivas, socialização e equilíbrio emocional. Cada dia é planejado com atividades de enriquecimento ambiental, relaxamento e aprendizado, resultando em pets mais felizes, tranquilos e saudáveis — e tutores com mais tranquilidade no dia a dia.

Serviço

Inauguração: 03 de novembro, às 8h
Creche: Segunda a sexta, das 7h30 às 19h | Hotel: funcionamento 24h
Local: Avenida Nascimento de Castro, nº 2151 – Lagoa Nova (próximo ao Colégio Porto)
Contato/Agendamentos: WhatsApp (84) 99439-4004

Instagram: @quintaudotioguga | E-mail: [email protected]

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vem aí um perfume que é mais do que fragrância, é um cheiro no cangote

Se tem uma coisa que o Nordeste entende, é de cheiro bom. E agora, o Brasil inteiro vai sentir o aroma dessa novidade que nasceu do bioma do Sertão. A Sol e Flora chega com uma coleção de perfumes especiais, com a coleção “Aromas do Sertão” um verdadeiro passeio olfativo pelo bioma nordestino. Cactos, Mandacaru, Bromélia, Angico, Agave, Palma e Carnaúba. São sete fragrâncias que misturam os aromas do sertão com um toque leve e refrescante. Os perfumes são unissex, têm alta fixação e foram desenvolvidos para quem gosta de se sentir bem o dia inteiro, em qualquer ocasião. A fórmula hidrata e deixa a pele com um toque macio, para encarar até os dias mais quentes, com leveza e resistência. E ainda é possível misturar as fragrâncias, combinando as notas e criando um aroma individual, num blend ao estilo de cada pesoa.

Com um conceito bem original de “cheiro no cangote”, expressão nordestina que transmite carinho, cuidado e afeto, a Sol e Flora é uma criação autoral da farmacêutica potiguar Mirelle Soares, que uniu ciência e sentimento para desenvolver cada fragrância de forma única e especial. O lançamento será no dia 1º de novembro, numa campanha digital em todo o Brasil, e na primeira loja física da rede, em Natal, no Condomínio Empresarial Miguel Seabra Fagundes, no bairro de Lagoa Nova. Em breve, novos pontos físicos também estarão vendendo o produto. Para acompanhar as novidades, aproveitar as condições especiais de lançamento e garantir o seu perfume, é só seguir @soleflorabr no Instagram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *