Diversos

TCE-RN entrega Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz no dia 7 de dezembro; conheça os homenageados

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) reealizará, no dia 7 de dezembro, a partir das 10h30, no Plenário, a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz, gestão 2018.

A comenda, concedida anualmente, tem como objetivo reconhecer o mérito de pessoas que ao longo da sua existência e atuação profissional ofereceram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-cientifico.

Este ano, serão agraciadas 11 personalidades: Albert Dickson de Lima; Anne Emilia Costa Carvalho; Antônio Gentil de Souza; Carlos Roberto Galvão Barros; Casa Durval Paiva; Estefânia Ferreira de Souza Viveiros; Glauber Antônio Nunes Rêgo; José Cortez Pereira de Araújo (in memoriam); José Rêgo Junior; Luciana Ribeiro Campos e Sebastião Carlos Ranna de Macedo.

Conheça os homenageados:

ALBERT DICKSON DE LIMA

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, especialista em Oftalmologia, estudou no maior Hospital de Olhos da América Latina, o HOPE-FAV. Fez diversas pesquisas experimentais que lhe renderam prêmios nacionais e internacionais. Albert Dickson é incentivador de projetos sociais e instituições filantrópicas. Implantou os projetos “Um novo olhar” e “Solidariedade” para assistir comunidades carentes com consultas oftalmológicas e alimentos. Auditor Fiscal do Estado, exerceu dois mandatos como vereador da cidade de Natal, presidente da Câmara Municipal (2013 – 2014), parlamentar do ano em 2014. É Atualmente Deputado Estadual do Rio Grande do Norte.

ANNE EMÍLIA COSTA CARVALHO

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGA/UFRN. Possui mestrado em Gestão Pública (PPGP/UFRN) e graduação em Administração pela UFRN. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da UFRN e Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, exercendo a função de Secretária de Controle Externo, responsável pela coordenação das unidades técnicas de controle externo do Tribunal. Também é instrutora da Escola de Contas Prof. Severino Lopes de Oliveira do TCE-RN. Em outras áreas da Administração Pública, integrou a Assessoria Técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP-RN), em 2009, e exerceu a função de Assessora de Gestão Empresarial da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), entre 2010 e 2012.

ANTÔNIO GENTIL DE SOUZA

É Fundador e mantenedor do Instituto Gentil (1995), instituição social que acredita no conhecimento como transformador de realidades. Presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN e Associação Comercial do Rio Grande do Norte; coordenou o Fórum Empresarial do RN e três convenções nacionais do comércio lojista realizadas em Natal; foi também diretor da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

É Sócio Benemérito do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; Vice-presidente do Instituto Câmara Cascudo; Comendador do Tribunal Superior do Trabalho; Comendador da Ordem Honorífica do Mérito Internacional do Descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral;Conselheiro Econômico e Administrativo da Arquidiocese de Natal; Diretor de Expansão da Junior Achievement dos Estados Unidos (em Natal).

CARLOS ROBERTO GALVÃO BARROS

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), é doutorando em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa (PORTUGAL). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, possui Especialização em Direitos Difusos e Coletivos pela FESMP-RN/UNP, Especialização em Direito do Estado pela Universidade Estácio de Sá-RJ, Especialização em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes-RJ, Especialização em Processo Civil pela UNP. Atualmente é Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do RN (MPC-RN), ocupando o cargo de procurador-geral no biênio 2006-2008. Carlos Galvão Barros já ocupou os cargos de Promotor de Justiça do Ministério Público do RN, Procurador do Ministério Público junto ao TCE/SE, Procurador do Estado do Maranhão e analista Processual da Procuradoria da República do RN. Foi docente nos cursos de pós graduação em Direito na Fundação Escola Superior do Ministério Público (FEMSP/RN), do Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA) e da Universidade Tiradentes de Sergipe (UNIT-SE).

CASA DURVAL PAIVA

Há mais de duas décadas combatendo o câncer infanto-juvenil e contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e qualidade de vida de seus pacientes e acompanhantes, a Casa Durval Paiva atende aos casos oncológicos e hematológicos dos estados do RN, PB, CE, PE e SE. Em 2018, recebeu pelo segundo ano consecutivo o título que premia as 100 Melhores ONGs do Brasil, concedido pelo Instituto Doar e Rede Filantropia. As instituições foram avaliadas segundo seu alinhamento com a causa, estratégia de atuação, representação, gestão, planejamento, estratégia de financiamento e prestação de contas à sociedade.

Hoje, a instituição tem em tratamento quase 600 crianças e adolescentes e mais de 100 colaboradores especializados em diversas áreas, entre eles: assistentes sociais, psicóloga, dentistas, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, farmacêutica, pedagogas, arte educadora, técnico de informática, os quais compõem a equipe multidisciplinar, além de voluntários dedicados à causa.

ESTEFÊNIA FERREIRA DE SOUZA DE VIVEIROS

Doutora em Direito Processal Civil pela PUC – SP; Mestra em Direito Processual Civil pela Universidade Mackenzie-SP; Professora de Pós-graduação (especialização e mestrado). Membro da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ; membro do comitê interinstitucional de Supervisão das Atividades do Grupo de Trabalho de Tocantins, indicada pelo Presidente da República em 2009. Primeira mulher e a mais jovem Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional do Distrito Federal entre 2004/2009. Autora dos livros “Os limites do juiz para correção do erro material” e “Honorários Advocatícios no CPC – Lei 13.105/2015.

GLAUBER ANTÔNIO NUNES RÊGO

É Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte; Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestre em Direito Constitucional pela mesma instituição. Militou na advocacia por mais de 10 anos, atuando na área trabalhista, cível, criminal, eleitoral, administrativa, empresarial e tributária. Foi professor da disciplina de Direito Empresarial no curso de Administração da Fatern – Faculdade Excelência Educacional do Rio Grande do Norte. Atualmente é membro do Conselho de Magistratura do Tribunal de Justiça do RN e presidente da Câmara Criminal do TJ/RN.

JOSÉ CORTEZ PEREIRA DE ARAÚJO (IN MEMORIAM)

Foi Governador do Estado no período de 1971 e 1975. Implantou no Rio Grande do Norte uma política de desenvolvimento com projetos inovadores e muito além de seu tempo, onde buscou promover a fixação do homem do campo com a interiorização de políticas públicas de desenvolvimento econômico regional. Como suplente ocupou a vaga de senador em duas ocasiões em 1963e 1965. Foi eleito Deputado Estadual por três legislaturas (1950 – 1954 – 1958). Foi professor universitário no curso de Direito da UFRN, membro da Diretoria do Banco do Nordeste do Brasil e representante do conselho deliberativo da SUIDENE – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.

JOSÉ RÊGO JUNIOR

É Desembargador Federal do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª região. Formado em Ciências Jurídicas pela UERN, Especialista em Direito Público pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Mather Christi – Mossóro/RN. Atualmente está se especializando em Direito Tributário pela Faculdade de Natal. José Rêgo Junior completará em 2019, 10 anos de magistratura como Desembargador Federal da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte.

LUCIANA RIBEIRO CAMPOS

Doutora em Direito Financeiro Orçamentário pela UFPE (2009); Mestre em Direito pela UFAL (2006), com especialização em Direito Público pela Faculdade Christus (2001-2002) e em Direito Constitucional pela UFAL (1999-2000); graduada em Direito pela UFC (1999); graduadaem Administração pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (1997). Atualmente é professora adjunta de Direito da UERN e Procuradora do Ministério Público junto ao TCE/RN. Foi Procuradora-Geral do Ministério Público junto ao TCE/RN no biênio 2009/2010. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Financeiro, Orçamentário, Tributário, Administrativo, Internacional e Ambiental.

SEBASTIÃO CARLOS RANNA DE MACEDO

Sebastião Carlos Ranna de Macedo é Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo. Em 2014 tomou posse como Vice-Presidente da ATRICON – Associação dos Tribunais de Contas do Brasil – para o biênio 2014-2015. Formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pós-graduado em Direito Público pela Faculdade de Vila Velha (UVV), Sebastião Hanna é servidor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) desde 1995, exercendo entre outras funções o cargo de Controlador de Recursos Públicos. Em 2002, após aprovação em concurso, assumiu o cargo de auditor do TCE-ES. Em 10 de outubro de 2008 tomou posse no cargo de Conselheiro na vaga reservada aos Auditores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Professor da UFRN é encontrado sem vida em sala de aula no campus de Caicó

Foto: Reprodução

O professor Luiz Gonzaga Vieira Filho, docente do curso de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi encontrado sem vida dentro de uma sala de aula no campus do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), em Caicó, na noite da última terça-feira (14). A suspeita inicial é de que ele tenha sido vítima de um mal súbito.

Luiz Gonzaga era bacharel e especialista em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atuava como professor adjunto IV na UFRN e também exercia a função de coordenador de área do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), contribuindo diretamente para a formação de futuros professores.

Reconhecido pela dedicação ao ensino e pelo envolvimento acadêmico, Luiz Gonzaga teve uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação e pelo respeito de colegas e alunos.

Em nota, o Ceres lamentou a perda:

“Sua dedicação e paixão pelo ensino inspiraram gerações de estudantes e professores. Sua ausência será sentida, mas seu legado permanecerá vivo em nossos corações. Nossos sentimentos à família, amigos e todos seus alunos. Que descanse em paz.”

Com informações do BZNotícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Guerreiras do K-pop retornam à Festa do Boi com show especial nesta quarta-feira (15)

Foto: Divulgação

O trio Guerreiras do K-pop está de volta à Festa do Boi para mais uma apresentação que promete agitar o público nesta quarta-feira (15).

Após o sucesso no domingo das crianças, o grupo retorna ao evento atendendo aos inúmeros pedidos do público, que se encantou com o espetáculo cheio de energia, cor e coreografias sincronizadas.

O show acontece a partir das 19h, no Palco da Assembleia Legislativa, no Parque Aristófanes Fernandes, e promete repetir o sucesso da última apresentação, trazendo novamente os grandes hits do gênero que conquistam fãs em todo o mundo.

Com figurinos vibrantes e performances marcadas pela harmonia dos movimentos, as Guerreiras do K-pop têm se destacado pela capacidade de envolver o público e transformar o espaço em uma verdadeira celebração da cultura pop asiática.

A atração integra a programação cultural da 63ª edição da Festa do Boi, que segue até o próximo sábado (18), reunindo entretenimento, música e tradição em um dos maiores eventos do agronegócio do Nordeste.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Operação “Território Seguro” mira organizações criminosas na Zona Oeste de Natal

Vídeo: Divulgação

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagrou na manhã desta quarta-feira (15) a Operação “Território Seguro”, voltada ao enfrentamento da atuação de organizações criminosas na Zona Oeste de Natal. A ação envolve o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão na capital e em outras cidades do Rio Grande do Norte.

A operação reúne diferentes forças de segurança em uma atuação integrada. Participam das diligências equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e do Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Segundo a Sesed, a ofensiva tem como objetivo desarticular células criminosas responsáveis por ações violentas e fortalecer a presença do Estado em áreas consideradas estratégicas para o tráfico e outras práticas ilícitas.

Os detalhes da operação serão apresentados em coletiva de imprensa às 12h, no auditório da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), em Natal. Estarão presentes o titular da Sesed, coronel Francisco Araújo Silva, além de representantes das forças policiais envolvidas e do Gaeco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

São Gonçalo do Amarante é destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025: primeiro lugar em gestão fiscal e sustentabilidade

Foto: Divulgação

O município de São Gonçalo do Amarante foi um dos grandes destaques do Prêmio Band Cidades Excelentes, na noite desta terça-feira (14), conquistando o 1º lugar na categoria “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência” e 1° lugar no pilar da “Sustentabilidade”, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, consolidando-se como referência em boas práticas de gestão fiscal e desenvolvimento sustentável.

O prefeito Jaime Calado celebrou a conquista: “Estou muito feliz de estar aqui representando o nosso povo. Eu já sabia que São Gonçalo é excelente, mas ouvir isso da Band é uma honra para todos nós.”

Os dois prêmios refletem o reconhecimento do trabalho da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, que, mesmo diante dos desafios encontrados pelo prefeito Jaime Calado ao assumir a gestão, tem conseguido reconstruir o município com planejamento, responsabilidade e transparência.

O Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila, tem o objetivo de valorizar administrações que se destacam pela boa gestão pública e por ações que melhoram a qualidade de vida da população. São premiados os municípios que atingem a melhor medição no IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila).

O evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), com transmissão ao vivo, reunindo prefeitos, autoridades estaduais, consultores, jornalistas, assessores e executivos do Grupo Bandeirantes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fraude no INSS: Mendonça determina bloqueio de R$ 390 mi de sindicato ligado a irmão de Lula

Foto: Joelmir Tavares/Folhapress

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de cerca de R$ 390 milhões em bens e valores do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), no âmbito da Operação Sem Desconto. A investigação apura um esquema de descontos irregulares realizados diretamente nos benefícios de segurados do INSS, sem autorização prévia dos aposentados e pensionistas.

A entidade tem entre seus dirigentes José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocupa o cargo de vice-presidente do sindicato. De acordo com as apurações da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República (PGR), as irregularidades ocorreram entre 2021 e janeiro de 2025, envolvendo movimentações financeiras consideradas atípicas.

Na decisão, Mendonça apontou a existência de indícios sólidos de que integrantes do Sindnapi atuavam como uma organização criminosa voltada a lesar aposentados e pensionistas. Segundo o ministro, os valores descontados ilegalmente eram posteriormente “lavados” para ocultar a origem ilícita dos recursos. Além do bloqueio, o magistrado autorizou a quebra de sigilos fiscal e bancário da entidade e de seus dirigentes, abrangendo o período desde 2020.

Na última quinta-feira, dirigentes do sindicato foram alvos de mandados de busca e apreensão, também autorizados pelo STF. A operação é coordenada pela Polícia Federal e busca aprofundar as investigações sobre o destino dos valores obtidos de forma irregular.

Procurado pela imprensa, o Sindnapi negou ter realizado descontos ilegais de seus associados e afirmou colaborar com as autoridades. A CNN Brasil informou que aguarda posicionamento oficial da entidade.

Com informações da CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mossoró conquista 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 pelo quinto ano seguido

Foto: Divulgação

Mossoró conquistou o 1º lugar geral no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. A solenidade de premiação aconteceu nesta terça-feira (14), na sede da FIERN em Natal. Esse é o quinto ano consecutivo que o Município recebe este prêmio.

O prêmio foi recebido pelo vice-prefeito Marcos Medeiros, que representou o prefeito Allyson Bezerra na solenidade. “Dedicamos esse prêmio a todos os servidores de Mossoró que trabalham arduamente em todos as nossas unidades públicas”, pontuou Marcos Medeiros.

O reconhecimento, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, celebra as cidades que se destacam pela eficiência, inovação e resultados concretos em políticas públicas.

Mossoró também foi 1º lugar em educação, e foi premiada nas categorias saúde e bem-estar, desenvolvimento econômico e ordem pública, sustentabilidade, infraestrutura e governança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Apesar de favoritismo pela vaga de Barroso no STF, Messias vê disputa e articulação de ministros em favor de Pacheco

Foto: Daniel Estevão/AscomAGU

O nome do ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, desponta como favorito para ocupar a cadeira deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), após a aposentadoria do magistrado. Apesar do prestígio dentro do governo e da confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Messias enfrenta resistência de parte da própria Corte, que se mobiliza para emplacar o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como novo integrante do tribunal.

AA movimentação ganhou força no segundo semestre, com a proximidade da saída de Barroso da presidência do STF. Ministros como Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Flávio Dino têm atuado nos bastidores em apoio a Pacheco, que também conta com simpatia de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O senador mineiro tem se aproximado do Judiciário desde sua gestão no comando do Senado, quando se consolidou como interlocutor frequente da Corte em meio aos ataques do bolsonarismo.

A articulação a favor de Pacheco começou a ganhar contornos mais claros ainda em julho, durante a crise envolvendo o decreto que elevava o IOF, derrubado pelo Congresso. Na ocasião, integrantes do STF sugeriram que o senador assumisse a interlocução com o governo. Lula, no entanto, manteve a missão nas mãos de Messias e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o que gerou incômodo entre magistrados e críticas veladas à condução política do Planalto.

Apesar da pressão, Messias tem respaldo dentro do governo. É visto por Lula como um quadro leal e combativo, capaz de conduzir negociações sensíveis com firmeza. A avaliação interna é que ele amadureceu para ocupar uma cadeira na Suprema Corte, especialmente após a atuação em defesa do tribunal durante as sanções impostas pelo governo Donald Trump. Ainda assim, ministros mantêm preferência por Pacheco, que ganhou espaço em eventos jurídicos e estreitou laços com nomes influentes, como Gilmar Mendes e Moraes.

Nos bastidores, o nome de Bruno Dantas, ministro do TCU, também é mencionado como alternativa caso haja algum veto a Messias — possibilidade que, por ora, é descartada por interlocutores do STF. Outros aliados de Lula ainda tentam emplacar Wellington César Lima e Silva, advogado-geral da Petrobras. Há, inclusive, pressão para que Lula indique uma mulher, desejo manifestado pelo próprio Barroso antes de deixar o cargo.

Com informações da Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz é premiada no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 por boas práticas de gestão

Foto: Divulgação

O município de Extremoz foi destaque na edição estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, que reconhece as melhores práticas de gestão pública em todo o país.

Durante a cerimônia realizada nesta terça-feira (14), no auditório da FIERN, em Natal, Extremoz conquistou destaque na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, que avalia indicadores como geração de emprego e renda, segurança, crescimento sustentável e qualidade de vida.

A presença de Extremoz no pódio reflete o avanço do município em áreas estratégicas da administração pública, com foco no fortalecimento da economia local, melhoria da infraestrutura urbana e ampliação de oportunidades para a população.

“Esse reconhecimento é resultado de muito trabalho, planejamento e compromisso com o desenvolvimento da nossa cidade. Extremoz vive um novo tempo, com políticas públicas que transformam realidades e geram oportunidades para a população”, destacou a prefeita Jussara Sales.

Com o reconhecimento, Extremoz se consolida entre as cidades potiguares com melhor desempenho em gestão pública, reforçando o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF derruba esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro via apostas online e bloqueia R$ 630 milhões

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal desmantelou nesta terça-feira (14) uma quadrilha que lavava dinheiro do tráfico de cocaína usando empresas de apostas online como fachada. A Operação Narco Bet resultou em 11 prisões, dezenas de veículos de luxo apreendidos e R$ 630 milhões bloqueados.

Segundo a PF, o grupo utilizava estratégias sofisticadas de lavagem, incluindo criptomoedas e transferências internacionais, para esconder a origem ilícita do dinheiro. Parte do recurso obtido com o tráfico era usada para legalizar as empresas de apostas e dar aparência de normalidade aos bilhões movimentados.

Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em quatro estados: São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Cidades como Santos, São Paulo, Barueri, Itajaí e Lagoa Santa estavam no radar da PF. Uma das prisões aconteceu na Alemanha, com apoio da polícia local, mostrando o alcance internacional da rede.

A operação é um desdobramento da Narco Vela, em fevereiro de 2023, quando a Marinha dos EUA apreendeu um veleiro brasileiro. Na época, a PF descobriu uma rota de tráfico naval entre América do Sul e Europa, com técnicas avançadas de lavagem e nacionalização do dinheiro. Na primeira fase, foram cumpridos mais de 35 mandados de prisão e bloqueados R$ 1,32 bilhão em bens.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes libera réu do 8 de janeiro após erro da Justiça em Minas Gerais

Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou nesta terça-feira (14) a soltura de Divanio Natal Gonçalves, um dos acusados de participar dos atos de 8 de janeiro de 2023. A decisão vem depois de um erro judicial em Minas Gerais que manteve o réu preso indevidamente por meses.

Em março de 2023, Moraes já havia definido medidas alternativas à prisão: uso de tornozeleira eletrônica, comparecimento semanal à Justiça e permanência em Uberlândia (MG), sem autorização para sair. Essas regras deveriam ser monitoradas pela Vara de Execuções Penais (VEP), mas, por um equívoco, o processo acabou na Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e de Precatórios Criminais. Lá, Divanio cumpriu corretamente todas as exigências.

O problema é que a VEP, sem saber da transferência, informou ao STF que o réu não estava comparecendo à Justiça. Com base nessa informação, Moraes decretou a prisão, que só foi cumprida em abril deste ano. Nem durante a audiência de custódia o erro foi detectado pela defesa anterior.

Após a nova defesa do réu apresentar documentos que comprovaram o cumprimento das medidas na vara correta, Moraes ordenou a liberação imediata de Divanio, impondo ainda novas cautelares: tornozeleira eletrônica, cancelamento do passaporte, proibição de sair do país, suspensão do porte de arma e restrição ao uso de redes sociais.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *