Política

TCU aprova socorro financeiro e governo deve liberar recursos para RN quitar folha de pessoal

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta terça-feira (12) que a União pode fazer transferências extraordinárias para estados e municípios quando houver grave crise fiscal ou financeira a ponto de comprometer serviços como saúde, segurança e educação.

A decisão foi tomada mediante consulta do Ministério do Planejamento ao TCU sobre o socorro financeiro que o governo deve fazer ao Rio Grande do Norte.

O Planalto agora aguardará a publicação do acórdão do julgamento, o que ocorrerá em dois dias, para editar medida provisória determinando a imediata transferência dos recursos.

Com o repasse imediato, o Executivo colocará a folha salarial em dia. São estimados quase R$ 600 milhões em socorro ao RN.

 

Opinião dos leitores

  1. A cada dia se divulga uma falsa notícia de im calendário de PAGAMENTO engana bobos e troxas. Até uns filhos de uma puta desocupados ficam pregando humilhações aos já humilhados e sofridos servidores

  2. Mas o MP não vê que estamos afundando com tanto juros a pagar sem o desgoverno efetuar o pagamento!

  3. As marchas negativas desde desgoverno são indeléveis. Ele é o governo da insegurança o bedel o juiz que decidiu punir aposentados e pensionista por questões inexplicáveis. Parece mais uma vingança a quem tanto deu seu suor seu tempo sua dedicação e grande parte de suas vidas para colaborar com o crescimento do estado. Os professora que se encontram ativos estão com os salários em dia. A justificativa usada por ele é a de que tem recursos próprios. Desse quando educação gera recursos. O que ele chama de recursos próprios é o complemento salarial proveniente de recursos federal FUNDEB. A segurança ensaiou um levante um aquartelamento e decorrente disso de recente os salários foram colocados em dia. Ele raspou a botija do fundo de pensão dos aposentados .IPERN e pagou duodécimo levados a causas judiciais. Por TUDO existe defensores e causas judiciais mas aposentados e pensionistas são esquecidos colocados no arquivo morto até pela defensoria pública. Professores da uern entidade responsabilidade constitucional e da ldb 9394 e da União mas o estado os políticos receberam como presente de grego da fundação universidade empresa dos rodados FURN e está sendo comprovado a impossibilidade de sua manutenção pelo estado.mas a destes professores contou com o apoio da assembleia legislativa e até de bispos r arcebispos que dairam na defesas. APOSENTADOS? PENSIONISTAS ?são árvores mortas diante do cenário e objetos do descaso da vingança e da perseguição desse desgoverno

    1. Concordo,somos injustiçados e irreconhecidos quando contribuímos para que na aposentadoria possamos pelo mesmo ter o nosso salário em dia,somos desconsiderados passando a vivermos na incerteza e nao podendo honrar com nossos .

  4. Infelizmente nao é possivel usar esses recursos para pagamento de pessoal. Está na constituição. Leiam a matéria da tribuna e entendam. Isso é pura ilusão.

    1. É sabido de que despesas corrente não pode ser pagas com empréstimos e isso ja foi provado com anúncio falso de empréstimo junto ao banco do Brasil e caixa econômica. Está sim na constituição pagamento de servidores fonte 100 despesas corrente não de paga com empréstimo. Vc tem razão amigo .isso é mais uma pegadinha mais uma mentira mais uma promessa que não será cumprida .

  5. Parabéns para Robinson Faria, o povo mete o pau no governador, mas o culpado não é ele, e sim um monte de governadores do passado , o fato é que a bomba estourou no seu colo, a sorte é que Robinson é politico e se deu bem com o Michel Temer, eu queria ver era Fátima Bezerra numa situação dessas chamando o presidente de golpista? o que era que ela ia arrumar? Pense nisso e ano que vem aprendam a votar.

    1. Deixa de cega e baladeira ou bsjulador garanto que vc não está passando o que ESTAMOS passando por isso da uma de advogado desde desgoverno desgovernado demagogo desacreditado

  6. Em tres meses o donheiro acaba, pois o saco para pagar salários não tem fundo. Então começa o perrengue de novo. Pode aguardar. RN faliu, estão só enganando vcs.

  7. Governador, pense no sufoco que os aposentados estão passando na sua gestão, tenha um pouco Deus no seu coração e deixe o pobre aposentado ter direito pelo menos uma refeição ao dia, trabalhamos muito pra chegarmos a uma aposentadoria com um salário de esmola que não dar nem pra comprar comida para nós alimentar, fora as outras despesas que um idoso tem, somos tratados como o lixão do RN, que triste termos que medigar por um salário que nos é de direito…. TRISTE REALIDADE A NOSSA, INACEITÁVEL, REVOLTANTE E SOFRIDA…

    1. Trabalhamos,contribuímos e hoje estamos sofrendo com essas injustiças e falta de reconhecimento!!

  8. governador ponha nossos salários em dia, minha vida se transformou numa bola de neve com tantas dívidas por pagar tantos juros e multas.

  9. Chega com providências Jesus!!!! Não aguentamos mais pagar tantos juros e nossas contas no zero sem sabermos o porquê! Abençoa o TCU que tomou essa decisão!! Tomara que esse dinheiro seja destinado pra esse fim mesmo!! Em nome de Jesus ?????

  10. A fé é a última que morre.
    A minha já estava na UTI e desenganada pelos médicos. Já tinha até se despedido dos parentes mais próximos, a paciência, o bom humor, o controle emocional, a boa vontade de trabalhar.
    Fora o restante da família

  11. Aí vem a pergunta que não quer calar.
    Será que o governo irá honrar os três salário esse mês?
    O pagamento de Novembro o 13 e o pagamento de Dezembro, até o final do mês?.

  12. Sr. Governador Robson Faria, está na hora de rever o quadro crítico dos aposentados e pensionistas, essa classe vem sendo penalizada com seus míseros salários em atrasos… faltando o básico, alimentação, remédios, pagamentos: Água, Luz, aluguel, gás de cozinha… etc… entenda o sufoco dos que estão pedindo só o seu salário em dia… não estamos reivindicando aumento viu?

  13. Tem que priorizar os aposentados e pensionistas… ja estão na terceira idade na grande maioria… trabalharam para o desenvolvimento do nosso Estado do Rn.De

  14. Que chegue antes de atrasar mais uma fatura do cartão, ninguém merece passar por tanta humilhação senhor desgovernador…aff!

  15. Será que até o final do ano poderemos contar com nossas ceias? Nunca vi isso meu deus até essa data sem previsão de décimo de salário de dezembro e o povo ainda estar dando graças a Deus q ele conseguiu gente ele não fez mais do que sua obrigação governador velhaco pague o povo por o povo é quem paga seu salário!!!

    1. Ainda tem bajulador defendendo esse infame desgovernador .va ver que não esta passamdo pélos problemas que estamos sendo vitimados prla incompetência desse governo irresponsável

  16. A esperança se manteve viva dentro de mim. Com a graça de Deus haveremos de superar essa situação

  17. Só acredito quando puxar MEU inexistente saldo bancário que tomou doril desde o dia em que esse desgoverno desgovernado desacreditado levou o estado ao abismo perseguindo aposentados e pensionistas

  18. Excelente notícia, mas a cobrança vem em dobro, a começar pelo apoio do governo às reformas em curso.

  19. Espero que no caminho o valor não diminua . Estamos precisando de nossos salário em dia e a dívida ficará para o próximo que assumir .

  20. Não temos nada que elogiar esse insensato ele tem mais é que pagar em dias salários décimo e ter mais vergonha na cara e cumpri o que prometeu em campanha que nada fez até agora é ainda tem gemte que vai votar nele novamente infelizmente o povo merece os governantes que tem.

  21. Espero que nosso governo em suas contas não exclua os "APOSENTADOS" pois somos seres humanos e trabalhamos muiti para termos direitos para nos aposentar…seja leal e ajude a essa classe tão sofrida…temos à receber urgente; nov./dez. e décimo terceiro/2017…aguadamos!!!?????????????????

  22. Mais uma pedalada econômica para a ilusão do servidor, resolve o problema do atrasado, mas abre-se uma dívida em âmbito federal e não soluciona o problema dos próximos 12 meses de 2018. Em janeiro ou fevereiro volta tudo ao normal, e aí como arranjar crédito para quem já tá devendo a todas esferas possíveis e imagináveis?!? É como ir no banco pegar $$$ para pagar outra conta, a conta nunca deixa de existir!

  23. Chegou em boa hora. Apesar de desastrado, o governo está tentando fazer a coisa certa. Pelo menos em seus últimos momentos.

  24. Eu não sou funcionário do estado, nem advogado desse governador, mas em véspera de eleição, qual politico gostaria de atrasar funcionários.

  25. Por isso, pessoas tenham serenidade é depositam confiana no nosso Governador. Robinho Faria.

    1. Mulher, pelo amor de Deus! Esse governo nao está nem aí para os aposentados e pensionistas.

  26. Quando há interesse por parte do gestor têm solução sim. Porque não recoreram antes.

    1. Era pra providenciar logo para que não atrase pagamento.

  27. Esperar o teor da Medida Provisoria para saber qual o preço a ser pago. Nada é de graça nessa vida. Pode ate colocar os salarios em dia, mas tem um preço. Coincidencia ou não, o projeto de majoraçao da aliquota do IPERN de 11 para 14 por cento, ja esta pronta para ser votada, talvez amanha na Assembleia Legislativa.

    1. Esse "possível" reajuste de alíquota para o IPERN, vai ser descontado com base em quê!? Kkkkkkkkk

  28. Se conseguir os recursos os méritos serão apenas do Governador Robson Faria e do Deputado Federal Fábio. O restante da bancada federal em nada tem ajudado ao pleito do RN. Que cheguem os recursos e o pagamento dos Servidores seja colocado em dia, independente da cor partidária. Mas já tem muito BACURAU com medo de levar mais vaia.

  29. Boa noticia, mas fico imaginando o preço cobrado pelo governo temeroso para liberação desse dinheiro!

    1. Esse governo foi o peior que Natal já teve. Esse não se elege mas a nada

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Militar apreende 65kg de drogas em prédio abandonado no Alecrim

Foto: Divulgação

No início da tarde desta sexta-feira (19) a Polícia Militar, através de agentes do 5º Batalhão, apreendeu 65kg de maconha prensada em um prédio na Rua dos Canindés, no bairro do Alecrim.

De acordo com o Sargento Luiz, “Estávamos em patrulhamento, quando um cidadão de bem perguntou se poderia fazer uma denúncia, tendo em vista que ele estava incomodado, com o entra e sai em um prédio comercial, onde aparentemente parecia uma prática criminosa. Ele disse que tinha muita gente entrando com mochila e saindo com mochila, mas principalmente à noite e na madrugada e tinha um cheiro forte”, explicou.

Ainda segundo o sargento, ao chegar no local os agentes identificaram que a parte de cima do prédio [o primeiro andar] estava abandonada e a droga foi encontrada em uma das salas, onde também tinha balança de precisão. Nenhum suspeito foi preso e a droga foi encaminhada para o Departamento de Investigações sobre Narcóticos (DENARC).

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra 1 óbito por Covid-19 nas últimas 24h; novos casos são 123

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (19). São 550.454 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 123 novos casos e 1 óbito (Natal).

Óbitos confirmados para Covid-19: 8.430. Em investigação são 1.115. Recuperados são 540.209. Casos suspeitos somam 675 e descartados são 1.037.855. Estimativa de casos em acompanhamento: 1.815.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Varela Santiago terá impacto de R$ 700 mil na folha de pagamento

Foto: José Aldenir

O principal hospital infantil do Rio Grande do Norte, o Varela Santiago terá um impacto de quase R$ 700 mil na folha de pagamento com o reajuste do piso da enfermagem. Atualmente, o custo da unidade só com pessoal é de R$ 1,9 milhões. Com o novo piso aprovado, esse valor saltará para R$ 2,6 milhões. A unidade conta com 39 enfermeiros e 192 técnicos de enfermagem.

O diretor do Varela Santiago, Paulo Xavier Trindade, cita que “não é contra aumento de salário de nenhuma categoria”, mas aponta que a sanção da medida foi “muito rápida” e lembra que a unidade só dispõe de recursos públicos para se manter. Atualmente, são R$ 1,5 milhão por ano do Governo do Estado.

“Vamos enxugar o hospital naquilo que podemos sem comprometer a qualidade. Vamos encolher, porque não vai dar para fazer o que fazemos hoje. Vamos atrás de recursos na Sesap, Governo do Estado, Prefeitura do Natal e Ministério da Saúde. Estamos esperando o fim da eleição para irmos atrás de recursos”, diz. “Ou vem uma ajuda para custearmos ou não sei onde iremos parar. E não é só o Varela. Vai respingar primeiro nas classes menos favorecidas, que precisam do SUS”, cita.

A reportagem procurou outros hospitais de Natal para repercutir o assunto. A Unimed Natal informou que vai seguir em “conformidade com o que for determinado pelo Sindicato Patronal”. Já o Hospital do Coração e o Rio Grande informaram que ainda estão analisando a forma de implementar a medida internamente.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Número de estabelecimentos comerciais cai 26% no RN entre 2011 a 2020

Foto: Adriano Abreu

Os estabelecimentos comerciais (lojas, filiais, locais de venda etc) diminuíram 26% de 2011 a 2020, segundo dados da Pesquisa Anual de Comércio (PAC) 2020. O número passou de 20,9 para 15,5 mil estabelecimentos no período.

O comércio varejista teve uma redução de 31% no número de unidades (de 17.583 para 12.133), e o comércio de veículos, peças e motocicletas perdeu 20% de seus estabelecimentos (de 1.985 para 1.575). Apenas o número de unidades de comércio por atacado cresceu no período, com um aumento de 34% (de 1.307 para 1.753).

Número de pessoas ocupadas no comércio decresce 8% entre 2011 e 2020

O número de pessoas ocupadas no comércio potiguar decresceu 8% entre 2011 e 2020, caindo de 121 mil para 111 mil. No mesmo período, o número de pessoas ocupadas no comércio no Brasil e no Nordeste aumentaram, respectivamente, em 2% e 2,8%.

No RN, dos três segmentos do comércio analisados pela pesquisa, o atacado foi o único que teve crescimento no número de pessoas ocupadas, 14%. No varejo, houve decréscimo de 11%, e no comércio de veículos, peças e motocicletas, houve queda de 13%, de 2011 a 2020.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Após ser cassado, Gabriel Monteiro diz que Deus deu e tirou seu mandato e faz campanha para deputado federal

Foto: Twitter

Após ter o mandato cassado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (18), Gabriel Monteiro (PL) está confiante de que irá conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília, nas eleições deste ano. Em suas redes sociais, ele comentou a decisão do Poder Legislativo Municipal do Rio.

“Deus me deu o mandato, Deus tomou o mandato, glória a Deus por tudo”, escreveu. “Serei o Deputado Federal mais combativo”, completou.

Monteiro respondeu a processo ético-disciplinar no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar por várias denúncias, entre elas estupro e prática de assédio moral e sexual contra assessores do mandato e agressão a um morador de rua para gravação de vídeo para canal no YouTube.

Uma das últimas polêmicas foi áudio divulgado em reportagem do portal G1, que deu embasamento às denúncias. Gabriel comenta sobre a preferência por meninas menores de idade. “Ah, mas a mulher que eu peguei era gata, não era? Pô, 16 aninhos, 17 aninhos. Porque eu gosto muito de novinha”. A cassação foi aprovada por 48 votos favoráveis e dois contrários.

O Liberal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Moscas carnívoras extintas há quase 200 anos são descobertas na França

Foto: Divulgação

Moscas carnívoras conhecidas como águias-pescadoras, da espécie Thyreophora cynophila que eram dadas como extintas desde 1836 foram encontradas em um Parque Nacional no sul da França. A descoberta foi feita por um guarda florestal, que durante o expediente no Vale do Ossau, região montanhosa onde fica o parque, encontrou um amontoado de moscas rondando os restos mortais de um javali.

O homem ficou surpreso ao reparar que não eram moscas comuns, já que essa espécie se diferencia por ter a cabeça laranja, corpo de coloração azul metálica e as asas com um par de manchas pretas. A mosca foi documentada pela primeira vez no século 18 por um botânico alemão, e se caracteriza por ser mais ativa no inverno, e tirando esse registro, não era encontrada há mais 200 anos.

Esse registro atual se soma a um caso de 2009, em que um fotógrafo também conseguiu capturar a imagem da mosca. Especialistas em insetos acreditam que a espécie permaneceu sem ser vista por tanto tempo devido à sua maneira de buscar alimentos, normalmente feita à noite, no inverno e em regiões de difícil acesso para que profissionais especializados consigam observá-los.

R7

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Homem é baleado dentro de carro em Natal; ex da companheira dele é suspeito

Vídeo: Reprodução

Um homem foi baleado dentro de um carro enquanto passava pela rua Santo Onofre, no bairro do Planalto, na zona Oeste de Natal. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (19). Gravemente ferido, ele foi socorrido para o hospital.

Além da vítima dos tiros, a companheira dele também estava no carro. Ela escapou ilesa da ação criminosa, que aconteceu por volta das 7 horas. De acordo com as informações apuradas pela equipe de reportagem da TV Tropical, o principal suspeito pelo atentado é o ex-companheiro da mulher.

O suspeito chegou em outro veículo e abordou o casal. Ele desceu efetuando os disparos e fugiu em seguida. Segundo as informações, o carro tinha adesivos de uma empresa de transporte por aplicativo. Ninguém foi preso.

A vítima sofreu diversos disparos, inclusive na cabeça. O estado de saúde dele não foi atualizado. A Polícia Civil vai investigar a motivação do crime e se o homem seria mesmo o alvo ou se era a mulher.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN chega a 14 casos confirmados de varíola dos macacos, aponta Sesap

Foto: istock

O Rio Grande do Norte chegou a 14 casos confirmados de varíola dos macacos, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) nesta sexta-feira (19). São 14 casos confirmados em pessoas do sexo masculino, sendo 9 em Natal, 4 em Parnamirim e 1 em Mossoró.

São sete confirmações de pessoas entre 40 e 49 anos; 4 de pessoas entre 30 e 39 anos; e 1 confirmação, cada, para pessoas entre 10 a 19 anos; 20 a 29 anos; e 50 a 59 anos. Desde a chegada da doença no Estado, já foram 59 notificações suspeitas, sendo 23 casos descartados.

Segundo a Sesap, muitos ainda estão aguardando o resultado do exame, que é feito pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Portanto, os números podem aumentar nos próximos dias.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Atleta potiguar faz campanha para comprar cadeira de rodas motorizada

Foto: Divulgação

O nadador potiguar Leonardo Jovencio, de 18 anos, tem artrogripose – uma malformação das articulações dos bebês, que provoca a limitação de movimento e diminui a força muscular. O esporte foi o caminho encontrado para uma melhor qualidade de vida e logo vieram as competições. Hoje, a coleção tem 50 de medalhas, entre competições regionais e nacionais.

A síndrome atrofia os nervos de Leonardo com o passar dos dias, e o atleta da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef) tem dificuldades de locomoção para curtas e longas distâncias, como explica a irmã, Rafaela Nogueira. Uma alternativa para conseguir uma melhor condição de deslocamento do atleta para treinos e competições seria a aquisição de uma cadeira de rodas motorizada, mas os irmãos, moradores de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, não contam com os recursos financeiros necessários.

O valor estimado é de R$ 18 mil. Por este motivo, decidiram criar uma vaquinha on-line para a compra da cadeira de rodas motorizada (confira aqui). – A cadeira de rodas motorizada ajudará muito ele, até porque em algumas competições ele não poderá levar um acompanhante – conta Rafaela, que geralmente acompanha o irmão nas competições.

Técnico de Leonardo, Iarom Marques vê muito potencial no garoto. – Leonardo foi campeão nas Paralimpiadas Escolares. No último Brasileiro, conseguiu uma medalha de ouro e outra de prata. Esse ano já participou duas vezes do camping da seleção brasileira em São Paulo – destacou. A próxima competição que Leonardo vai participar será no dia 8 de setembro.

GE RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

ABC aciona Justiça Desportiva contra América e pede bloqueio de renda em jogo na Arena das Dunas

Foto: Alex Régis

O ABC acionou a Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte contra o América. O motivo é que, segundo o alvinegro, o rival não repassou ao ABC os valores referentes à divisão da renda entre os clubes em dois jogos decisivos do campeonato estadual deste ano. Na ação, o alvinegro pede que sejam bloqueados R$ 57.803,91 do América, dando como opção, inclusive, a renda do próximo confronto do alvirrubro em Natal, que será no dia 28, na Arena das Dunas.

O vice-presidente Jurídico do ABC, Marco Antônio Medeiros, explicou que havia um acordo com o América para a divisão da renda referentes aos confrontos decisivos entre os clubes, tanto no segundo turno quanto no final do campeonato. O América deveria, de acordo com Marco Medeiros, fazer o repasse de aproximadamente R$ 58 mil, o que não foi realizado. Houve a tentativa de um acordo e o ABC aceitou receber o valor dividido em três vezes. Contudo, ainda segundo o vice-presidente Jurídico do ABC, o América não fez o repasse.

“A gente quer receber o dinheiro, não quer prejudicar o América. O presidente do TJD pode até marcar uma audiência de conciliação que estamos dispostos a resolver a situação”, disse o vice-presidente Jurídico do alvinegro.

Na quinta-feira (18), o América conseguiu realizar um acordo com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva e evitou a perda do mando de campo em partida decisiva pela Série D, em Natal. Para se livrar da punição, o América teve a pena revertida em multa de R$ 50 mil e está livre da sanção. Todos os ingressos para o confronto contra o Caxias já foram vendidos.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. O ABC tem que ganhar dinheiro com o seu torcedor nós jogos de mando de campo dele e esquecer o mando de campo do América e sempre e maior que o dele.

  2. 💃 FILHINHA, PAGUE O PAPAI!
    💃 O PAPAI JÁ DEIXOU VOCÊ PARTICIPAR DA SÉRIE D ESTE ANO E NOS PRÓXIMOS.
    💃 PAGUE CALOUTEIRA!😁😁😆😂😂

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *