Polícia

Terror em Araçatuba: ciclista tem pés amputados ao ser atingido por explosivo deixado por criminosos em mega-assalto

Rapaz de 25 anos teve os dois pés amputados em explosão durante ataque a bancos em Araçatuba (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

Um morador de Araçatuba (SP) teve os dois pés amputados após se aproximar de um explosivo deixado por criminosos que atacaram agências bancárias na cidade, na madrugada desta segunda-feira (30). O rapaz de 25 anos estava em uma bicicleta quando houve a explosão.

Os criminosos espalharam explosivos por, pelo menos, 20 pontos da cidade. Segundo a Santa Casa, a vítima foi levada ao centro cirúrgico e precisou ser intubada.

Segundo a Polícia Militar, os artefatos possuem algum tipo de sensor e são ativados com a aproximação de pessoas.

O capitão da PM, Alexandre Guedes, diz que equipes especializadas da corporação estão investigando o funcionamento desses artefatos.

“A gente está em contato com o Gate, policiais altamente especializados para saber como funciona. Mas a informação inicial seria com sensores. A gente não sabe se é sensor de movimento, por aproximação. A gente está aguardando as informações exatas do Gate que está lidando com esses pontos onde foram deixados os artefatos para dificultar o trabalho da Polícia Militar”, explica o capitão.

“Agora, todo o trabalho da Polícia Militar é para preservar vidas, inativar esses explosivos, verificar se tem alguém ainda feito refém, evitar que novos sejam feitos”, completa Guedes.

Mais feridos

A Santa Casa de Araçatuba recebeu nesta manhã quatro pessoas feridas por conta do ataque criminoso a bancos.

Homem 28 anos: baleado no abdome. Segue em atendimento e avaliações. Projetil não alojado. Quadro clinico: estável;

Homem 31 anos: baleado na face e braços. Precisou ser intubado. Quadro clinico grave, porém estável;

Homem 38 anos: baleado nas pernas, braços e cabeça (raspão). Precisou ser intubado. Quadro clinico grave, porém estável;

Homem 25 anos: sofreu amputações traumática nos dois pés por explosivo. Foi para o centro cirurgia de ortopedia, está intubado.

Ainda conforme o hospital, nenhum policial deu entrada com ferimentos.

O ataque

A quadrilha chegou por volta de meia-noite de segunda-feira no centro de Araçatuba. Três agências bancárias foram atacadas. Segundo a polícia, cerca de 20 homens em dez carros fizeram o ataque.

Os criminosos renderam moradores e os usaram como “escudo humano” sobre os carros. Veículos foram queimados em vários pontos da cidade e da região para impedir a chegada da polícia.

Até as 10h, três suspeitos tinham sido presos. Três pessoas morreram, dois moradores e um criminoso, que foi baleado em um confronto com a PM no bairro Taveira, na zona rural, durante a fuga.

A quadrilha usou drones para monitorar toda a ação, tanto na chegada na região central até a fuga pela zona rural da cidade.

G1

 

 

Opinião dos leitores

  1. Enquanto isso o senador jean paul prates, eleito sem votos, afirma categoricamente em video na CPI do Senado que tem “ânsia de vômitos, nojo dos que se vestem de verde e amarelo”. Pelo visto ele vai vomitar muito no dia 07 de Setembro.

  2. As PM’S estão de um jeito que só pensam “naquilo” e enquanto isso os marginais vão fazendo a festa …hehehehe

  3. Como falar em golpe seu fedorento? O homem e nosso presidente e foi legitimamente eleito por 57 milhões de brasileiros, derrotando um poste.

    1. E daí? Isso dá o direito dele cometer crimes? Dele criar “cortinas de fumaça” para cobrir o rastro de corrupção que tem no governo dele? Dele criar “cortinas de fumaça” para as pessoas deixarem de se preocupar com o preço da comida, gás, gasolina, energia e da compra das mansões milionárias dos filhos dele?

    2. Dilma também havia sido eleita…
      Por isso não.
      Invente outra.

    3. O grande problema é que ele já foi questionado por ser boquirroto, impulsivo, sem que haja nenhuma prova de corrupção e entre um boquirroto impulsivo e um ladrao, no primeiro eu VOTO. Tudo que vc escreveu mané tapioca são devaneios, gás, gasolina, MANSOESSSSSS 🤭🤭🤭🤭🤭 energia eu entendo, como muitos, que é mentira e temos outros culpados e falar numa anta é uma piada Rômulo, contra ela teve provas.

    4. Maria vc será uma das bolsopetistas que vai ficar gritando Bozo LIVRE quando ele for preso é? Opa, mas o MINTO das rachadinhas acabou com a Lava Jato com a ajuda do PGR que ele nomeou, o petista amigo de José Dirceu… Assim os corruptos antes pegos e até presos podem ficar livres, leves e soltos e voltarem a roubar como faziam no governo de Lulaladrão e DilmAnta né?!

  4. Pois bem, enquanto isso uma parte das policias militares estão brincando de “golpe de estado” no próximo dia 07 de setembro, passam o tempo pensando e organizando o tal “golpe”…..hahaha…..e enquanto isso os marginais ficam a vontade para agir sem nem se preocupar.

    1. Tomás você está fazendo o quê no Brasil? Sua democracia é a de Cuba e Venezuela, vá pra lá, deixe o povo brasileiro de bem, ordeiro e produtivo levar o país rumo ao desenvolvimento e não ser entregue nas mães de ditadores “democráticos”.
      Os policiais que tem respeito a ordem, a democracia e a um país livre, deve sim ira as ruas lutar por um país livre, fora das garras dos opressores que tiram as liberdade,vestidos de falsos democratas.
      Viva a lei do desarmamento, isso vai trazer segurança ao povo. Olha o que estamos passando. Mussoline e Hitler tiveram a mesma iniciativa, desarmar o povo!
      Com o detalhe que o plebiscito feito, foi contra o desarmamento, mesmo assim a esquerda decretou a lei do desarmamento. Isso acontecia antes?
      Manda a turma da esquerda negociar com os bandidos assassinos levando flores.

    2. O povo brasileiro clama por liberdade, pela restauração da democracia no Brasil e pela cessação das arbitrariedades e do ativismo político do STF. E os policiais são cidadãos brasileiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EMPATE: STF interrompe sessão sem definir como julgará casos de Moraes e de Mendonça

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O STF encerrou a sessão desta terça-feira (15) sem definir se os casos envolvendo os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça serão analisados separadamente. O placar ficou empatado em 4 a 4, e o julgamento foi interrompido após pedido de vista de Flávio Dino.

Edson Fachin votou pela manutenção dos casos separados e foi acompanhado por André Mendonça, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Antes dos votos de Fux e Cármen, Dino pediu mais tempo para analisar o caso e criticou a condução da sessão por Fachin, que classificou como “desastrada”.

O pedido de vista ocorreu após um bate-boca entre Gilmar Mendes e André Mendonça. Gilmar discordou de uma fala do colega envolvendo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, elevou o tom e acusou Mendonça de agir com “desfaçatez”. Mendonça rebateu, também aos gritos: “Me respeite”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

[VÍDEO] “EU NÃO CONSIDERO CONEXOS”: Mendonça diferencia caso dele do julgamento de Alexandre de Moraes


Ao defender a manutenção da sessão desta terça-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) para julgar o pedido de abertura de investigação contra o ministro Alexandre de Moraes, o ministro André Mendonça afirmou que não considera o caso dele “conexo” com o de Moraes.

“Entendo não haver as mesmas bases fáticas. O que há em relação a mim foi um suposto relatório de inteligência ilegal com monitoramento e coleta seletiva de dados de ministros deste tribunal e outras autoridades numa atividade própria de uma PF paralela”, disse Mendonça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

[VÍDEO] “EU ME SINTO ENVERGONHADA”: Cármen Lúcia pede “desculpas ao povo brasileiro” pela crise no STF


A ministra Cármen Lúcia fez duras críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) durante a sessão desta terça-feira (15) e afirmou estar profundamente “envergonhada” com a situação vivida pela Corte em razão da crise instaurada pela repercussões do caso do Banco Master.

“Eu me sinto um pouco até envergonhada”, declarou a ministra, ao avaliar que o STF provocou um “mal-estar cívico” entre os brasileiros nos últimos dias. “Peço desculpas ao povo brasileiro, porque queria ter sido melhor em ajudar a acalmar as coisas, mas não consegui”, completou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] BARRACO: “Me respeite”: Gilmar e Mendonça elevam o tom em bate-boca no STF

Durante a sessão do STF que analisa nesta terça-feira (15) a abertura de investigação sobre as mensagens entre o ministro Alexandre de Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, Gilmar Mendes e André Mendonça protagonizaram mais um bate-boca no plenário.

Ao defender o procurador-geral da República, Paulo Gonet, Gilmar classificou como “leviandade” as ilações contra ele e falou em “sentimento policialesco”. Mendonça levantou o tom de voz e reagiu. Gilmar rebateu: “É impressionante a desfaçatez desse sujeito. A desfaçatez de Vossa Excelência. Me respeite, ministro André”. Mendonça respondeu: “Aqui não tem choro, não. Respeite”. Flávio Dino chegou a cobrar uma intervenção do presidente Edson Fachin.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

[VÍDEO] “ALEGAÇÃO CHEGA A SER PATÉTICA”: Moraes diz que relatórios de inteligência são oficiais e nega que PH tenha feito monitoramento de ministros do STF


O ministro Alexandre de Moraes chamou de “patéticas” alegações do colega André Mendonça sobre o suposto monitoramento de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pela Polícia Federal (PF).

A fala se deu durante a sessão desta terça-feira (15) que analisa o pedido de abertura de investigação contra Alexandre de Moraes em razão da revelação da troca de mensagens entre ele e o ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

Mendonça afirmou que haveria um relatório de inteligência ilegal, que seria resultado de monitoramento e coleta seletiva de dados por uma espécie de “PF paralela”. Para ele, o documento não teria valor probatório. Moraes rebateu a argumentação e afirmou que os relatórios de inteligência são oficiais e que não houve monitoramento. O ministro também disse que as alegações reforçam a necessidade de um julgamento conjunto do caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

[VÍDEO] “O MINISTRO ANDRÉ MENDONÇA PODERÁ VOTAR?”: Moares questiona participação de Mendonça em votação e pede julgamento conjunto


Durante a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) que analisa nesta terça-feira (15) a abertura de investigação sobre as mensagens entre o ministro Alexandre de Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, Moraes questionou a participação de André Mendonça na votação do caso e pediu que o julgamento seja feito em conjunto na
o próximo dia 23.

Mendonça foi o responsável por levar o caso ao plenário após levantar o sigilo de mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Vorcaro. A sessão ocorre sob forte tensão entre os ministros e discute também questões sobre a condução do processo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “VOSSA EXCELÊNCIA VAI VOTAR O QUÊ?”: Moraes diz que não há pedido de investigação criminal contra ele e pede que STF julgue nulidade apontada pela PGR

O ministro Alexandre de Moraes argumentou pela nulidade ou arquivamento da investigação contra ele durante Sessão Extraordinária do STF no plenário da Corte na tarde desta terça-feira (15). Ele acompanhou a questão de ordem solicitada pelo decano da Corte, Gilmar Mendes, para que o julgamento de hoje seja realizado em conjunto com a análise do caso sobre André Mendonça no dia 23.

Moraes questionou ao presidente do STF, Edson Fachin, qual o objeto estaria em votação na ocasião. “Vossa Excelência vai votar o quê?”. Ele acrescentou que não há pedido para abertura de uma investigação criminal pelo Ministério Público e se diz contra a votação. “Vamos nos reunir e votar o aceite de uma denúncia não apresentada pelo Ministério Público? Não existe isso”, afirmou.

“Não há pedido. E se houvesse pedido, o que diz aqui: o interessado deve ser intimado do pedido com cópia da imputação com indicação de todas as provas e deve ter 15 dias para se manifestar”, concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“ASSUMAM QUE ESTÃO FERRADOS”: Gilmar Mendes e Kassio Nunes trocam acusações pelo WhatsApp

Foto: Montagem O GLOBO

A crise no Supremo Tribunal Federal (STF) saiu do plenário e foi parar no WhatsApp. Em uma troca de mensagens, Gilmar Mendes cobrou que Kassio Nunes Marques abrisse as próprias contas e se afastasse dos processos relacionados ao Caso Master.

“Assumam que estão ferrados e saiam dos processos. Abram as contas”, escreveu Gilmar. Kassio reagiu: “Me respeite, Gilmar. Isso não é postura”.

Gilmar subiu ainda mais o tom. “Não julguem, porra. Não respeito a quem não se dá respeito. Você tem de sair do TSE também”, afirmou. Kassio respondeu que não falaria com quem não o respeitasse e disse que abriria as contas “com o maior prazer”.

De acordo com a coluna de Andreza Matais, Gilmar suspeita que houve uma atuação combinada entre André Mendonça, Luiz Fux e Kassio Nunes Marques no julgamento que afastou Andrei Rodrigues da direção-geral da Polícia Federal. Fux e Kassio apresentaram seus votos com apenas quatro minutos de diferença, mesmo após um pedido de vista de Gilmar.

O decano também acusa Mendonça de ter ignorado mensagens do celular de Daniel Vorcaro que atingiriam outros ministros para garantir apoio às decisões tomadas no Caso Master. Mendonça e Fux negam as suspeitas.

A cobrança sobre as contas de Kassio ocorreu após a divulgação de mensagens nas quais Vorcaro foi informado sobre um suposto pagamento de R$ 500 mil a Kevin Nunes Marques, filho do ministro. Kassio nega que o filho tenha trabalhado para o Banco Master. Depois da reportagem, ele se declarou impedido de participar do julgamento sobre a abertura de investigação contra Alexandre de Moraes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “TEMOS AQUI MUITAS DÚVIDAS E PERPLEXIDADES”: Zanin também vota para adiar sessão que julga abertura de investigação contra Moares

O ministro do STF Cristiano Zanin acompanhou a questão de ordem levantada pelo decano da Corte, Gilmar Mendes, para adiar a sessão desta terça-feira (15) sobre os diálogos de Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro, do Banco Master, e juntar o caso com o processo contra André Mendonça. A sessão ficaria para o próximo dia 23.

O voto de Zanin se juntou ao de Dino a favor do adiamento. O presidente do STF, Edson Fachin, votou contra o adiar a análise da questão. O placar está 2 a 1 para que seja realizada sessão conjunta avaliando os dois casos, o que se refere a Moraes e também o processo contra Mendonça.

“Temos aqui muitas dúvidas e perplexidades”, afirmou Zanin. “Não é possível deliberarmos sobre algo que está, digamos assim, ainda sujeito a verificação se esses atos foram praticados de forma legítima”, completou Zanin. Para ele, a lógica dos atos processuais foi invertida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “TEMOS AQUI PROCESSOS ZUMBIS”: Dino cita Lava Jato e critica “sacrifício dos ritos” para justificar pedido para adiar sessão que julga abertura de investigação contra Moraes

O ministro Flávio Dino votou a favor da questão de ordem apresentada pelo ministro Gilmar Mendes para adiar o julgamento da abertura de investigação contra o ministro Alexandre de Moraes, que estão sendo analisada na sessão desta terça-feira (15) no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao justificar o voto, Dino citou a Operação Lava Jato dizendo que, assim como naquele caso, agora estaria havendo “sacrifício dos ritos” e do “devido processo legal”. “Não é possível que não haja uma curva de aprendizado quanto a isso”, disse o ministro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *