Judiciário

TJRN prossegue trabalho de entrega de EPIs nas cinco comarcas que retomarão atividades gradualmente

Inicialmente, retornam apenas as sessões do Tribunal do Júri e as audiências de réus presos, nos fóruns dessas comarcas que foram dotadas dos equipamentos necessários ao início das atividades. Ainda não há prazo para a volta do atendimento presencial ao público

Retomando suas atividades de forma gradual, somente com a realização de sessões do Tribunal do Júri e audiências de réus presos, o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte prossegue nesta sexta-feira (31) a realizar a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os fóruns das comarcas de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz. Apenas estes fóruns irão funcionar nestas comarcas, somente com sessões do júri e as audiências específicas mencionadas.

Este trabalho preparatório começou ontem (30), com a instalação de telas de acrílico, faixas e fitas para o distanciamento social e disponibilização de dispensadores de álcool gel, termômetros infravermelhos, máscaras de tecido, protetores faciais e material educativo sobre orientações de prevenção à Covid-19, no Tribunal do Júri do Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal.

Na capital, somente o Fórum Miguel Seabra Fagundes irá funcionar neste início de retomada dos trabalhos presenciais. Na quinta-feira, uma equipe do TJRN, sob a coordenação do juiz auxiliar da Presidência do TJRN, Geraldo Mota, secretários geral, Lindolfo Sales, e o de Administração do Tribunal, Luiz Mariz, fez a entrega e instalação dos dispositivos de biossegurança àquela unidade judiciária. A ação foi acompanhada pelo diretor-substituto do Fórum, juiz Roberto Guedes. Entre os trabalhos empreendidos, foram instaladas as placas de acrílico nas posições onde ficam todos os envolvidos na realização de uma sessão do júri popular.

As cinco comarcas mencionadas são as únicas, da Justiça do Rio Grande do Norte, que irão voltar parcialmente ao trabalho presencial, e limitado ao júri e às audiências de réus presos, conforme prioriza a Lei das Execuções Penais. Para isso, estão sendo dotadas com todos os EPIs preconizados pelos protocolos preventivos. Todo este esforço do TJRN, adaptando esses espaços com todo o material de proteção necessário, é direcionado a garantir a biossegurança nas atividades a serem desempenhadas pelos profissionais envolvidos nesta área de atuação: magistrados, servidores, promotores, advogados, pessoal de apoio, além dos réus. Com isso, elas estarão aptas a funcionar a partir de 3 de agosto.

Os municípios-sede dessas comarcas, Natal, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo e Parnamirim, estão em situação de segurança sanitária que atendem às Notas Técnicas e Informes epidemiológicos divulgados pelas autoridades federais e estaduais de Saúde, dentre os quais, as constantes nos sites https://portalcovid19.saude.rn.gov.br/ e https://covid.lais.ufrn.br/ que atestam o comportamento da curva de contágio, índices de ocupação de leitos de UTI e a Taxa de Transmissibilidade por região de saúde no Estado do Rio Grande do Norte, assim como, a Recomendação nº 12/2020 elaborada pelo Comitê de Especialistas organizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN).

O Tribunal de Justiça do RN adquiriu materiais de higiene e limpeza, equipamentos de proteção individual e demais produtos para garantir a biossegurança necessária ao retorno criterioso. As ações da Administração do Poder Judiciário potiguar observam as determinações presentes na Resolução do Conselho Nacional de Justiça – CNJ nº 322, de 1º de junho de 2020. As medidas que envolvem o reinício das atividades estão sendo tomadas com cautela e segurança como o primeiro passo de um recomeço responsável para toda a comunidade judiciária norte-rio-grandense.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump está cada vez mais inclinado a atacar o Irã, dizem fontes

Foto: Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está cada vez mais inclinado a usar recursos militares dos EUA para atacar instalações nucleares iranianas e está se desanimando com a ideia de uma solução diplomática para acabar com o crescente conflito de Teerã com Israel, disseram à CNN duas autoridades familiarizadas com as discussões em andamento.

A nova postura mais agressiva representa uma mudança significativa no pensamento de Trump, embora as fontes tenham dito que presidente continua aberto a uma solução diplomática — se o Irã fizer concessões significativas.

No fim de semana e na segunda-feira (16), as discussões entre autoridades do governo Trump continuaram centradas na tentativa de encontrar uma solução diplomática, disseram fontes familiarizadas com as negociações.

Mas Trump sinalizou na manhã de terça-feira (17) que sua paciência com a diplomacia estava se esgotando. “Não estou muito a fim de negociar com o Irã”, disse ele a repórteres a bordo do Air Force One, retornando mais cedo da Cúpula do G7 no Canadá. Trump acrescentou que seu objetivo no Irã era “um fim, um fim real, não um cessar-fogo”, ou “desistir completamente”.

O líder americano disse esperar que as próximas 48 horas revelem mais sobre se Israel planeja desacelerar ou acelerar os ataques ao Irã.

“Vocês vão descobrir. Ninguém diminuiu o ritmo até agora”, disse.

Indagado se o envolvimento militar dos EUA garantiria a destruição do programa nuclear iraniano, como algumas autoridades israelenses afirmaram publicamente, o presidente disse a repórteres: “Espero que o programa deles seja eliminado muito antes disso. Eles não terão uma arma nuclear.”

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula desmarca reunião com Zelensky no G7 e retorna ao Brasil

Foto:Arte/Metrópoles

O presidente Lula e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desmarcaram a reunião bilateral que teriam durante a cúpula do G7, no Canadá, nesta terça-feira (17/6).

Segundo o governo brasileiro, o encontro entre os dois não aconteceu por problemas de “agenda”. Lula e Zelensky não teriam conseguido conciliar horários, após atrasos na programação do G7.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), com os atrasos, Lula não pode esperar para se reunir com Zelensky, pois tinha horário definido para decolar de volta ao Brasil.

O chefe do Palácio do Planalto deixou o resort onde ocorreu a cúpula do G7 por volta das 16h30, no horário local (19h30 no Brasil). O petista seguiu de carro até Calgary, de onde pegará o avião para retornar ao Brasil.

Essa foi a segunda vez que Lula desmarcou uma reunião bilateral com Zelensky. A primeira vez ocorreu durante a cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão, em 2023, primeiro ano do terceiro mandato do petista.

Lula e Zelensky, entretanto, chegaram a se reunir em setembro de 2023 em Nova York, nos Estados Unidos, onde ambos estavam para participar da Assembleia-Geral da ONU.

Além do encontro com Zelensky, a reunião bilateral de Lula com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, também foi cancelada a pedido do alemão. Segundo o Planalto, Merz precisou voltar antes para a Europa.

Ao final, Lula teve apenas duas reuniões bilaterais durante a cúpula do G7. Uma com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e outra com o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung.

Além disso, como noticiou a coluna, Lula teve conversas informais durante o G7 com os presidentes do México, Claudia Sheinbaum, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

No G7, Lula condena ataque de Israel ao Irã sem criticar resposta de Teerã

Foto:REUTERS/Adriano Machado

O presidente Lula (PT) quebrou o silêncio sobre o conflito entre Israel e Irã e afirmou que o Oriente Médio pode se transformar em um campo de batalha após os ataques de Israel ao Irã. A fala aconteceu durante discurso na Cúpula do G7, no Canadá, nesta terça-feira (17).

Assim como na nota divulgada anteriormente pelo Itamaraty, o presidente não condenou a resposta de Teerã, tampouco o programa nuclear iraniano, destoando do comunicado divulgado pelo G7, que cita o direito de Israel de se defender e condenar o programa nuclear iraniano.

“Os recentes ataques de Israel ao Irã ameaçam fazer do Oriente Médio um único campo de batalha, com consequências globais inestimáveis”, afirmou o presidente brasileiro ao se endereçar aos 16 líderes que estavam presentes no almoço de trabalho.

Conforme antecipado pela âncora da CNN Débora Bergamasco, Lula citou o tema da sessão “segurança energética” como pano de fundo para mencionar o conflito, mas sem condenar de forma mais incisiva os israelenses ou iranianos, dando o mesmo peso às críticas a ambas as partes.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Farra do INSS: veja quais parlamentares apresentaram emendas da Contag

Quinze deputados e senadores, especialmente de esquerda, apresentaram emendas que foram redigidas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) para alterar medida provisória de combate a fraudes no INSS. Historicamente ligada ao PT, a entidade é investigada pela Polícia Federal (PF) em razão do escândalo dos descontos indevidos, que gerou fraude estimada em R$ 6,3 bilhões, revelada pelo Metrópoles.

Os textos têm a assinatura de deputados e senadores. No entanto, a coluna analisou os metadados desses documentos e descobriu que a entidade aparece como a verdadeira autora das propostas. De um total de 578 emendas, 96 têm o nome da Contag ou de advogada da confederação como autor.

Publicada no primeiro ano do governo Bolsonaro, a Medida Provisória nº 871/2019 visava combater fraudes e irregularidades na concessão de benefícios do INSS. Entre as alterações previstas no texto principal, estava a revalidação anual dos descontos associativos. A partir do lobby das entidades, especialmente da Contag, o Congresso conseguiu adiar essa exigência para ser feita a cada três anos. No entanto, a medida nunca foi colocada em prática, uma vez que outra MP publicada em 2022 revogou definitivamente qualquer tipo de revalidação de assinaturas.

Entre os 15 parlamentares que apresentaram emendas da Contag, nove são do PT. São eles, os deputados Zé Neto (BA), Patrus Ananias (MG), Valmir Assunção (BA), Marcon (RS), Rubens Pereira Júnior (MA) e dos senadores Humberto Costa (PE) e Jaques Wagner (BA), além dos ex-congressistas Jean Paul Patres (RN) e Paulo Rocha (PA).

A lista inclui também os deputados federais Jandira Feghali (PSol-RJ), Otto Alencar Filho (PSD-BA) e Daniel Almeida (PCdoB-BA) e os ex-deputados Celso Maldaner (MDB-SC) e Tereza Nelma (PSD-AL), que atualmente faz parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Há também um parlamentar do PL, partido de Jair Bolsonaro: o deputado federal João Carlos Bacelar. Procurado, ele negou relação com a Contag e não soube explicar a origem da emenda.

Tácio Lorran 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Alcolumbre cria CPMI para investigar fraudes dos descontos do INSS

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), leu nesta terça-feira (17/6) o requerimento que permite a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar descontos irregulares em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“A presidência anuncia que foi apresentado RQN/2025, de autoria da senadora federal Damares Alves, da deputada federal Coronel Fernanda e de outros parlamentares, requerendo a criação de CPMI com a finalidade de investigar o mecanismo bilionário de fraudes identificado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O requerimento contém o número constitucional de subscritores e será publicado para que produza seus efeitos legais. A presidência solicita aos líderes que indiquem os nomes dos membros dos partidos e blocos para integrarem a referida comissão, de acordo com a proporcionalidade que será enviada às lideranças de cada Casa”, anunciou Alcolumbre.

Por se tratar de uma CPMI, composta por deputados federais e senadores, o requerimento precisava ser lido em sessão conjunta do Congresso.

Realizada nesta terça, a sessão também apreciou uma série de vetos presidenciais e foi realizada de forma semipresencial, uma vez que ocorre na semana do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (19/6).

Apoio da base do governo à CPMI

No caso da Câmara, 223 deputados assinaram o pedido da CPMI do INSS, dentre os quais 113 (50%) fazem parte de partidos da base do governo Lula. A sigla mais “rebelde” entre as que contam com ministérios na Esplanada é o União Brasil, com 35 adesões. O ranking segue com: PP (23), Republicanos (20), PSD (17), MDB (14), e PSB (4).

No Senado, o índice de parlamentares de partidos com ministérios que contrariaram a orientação do Planalto e assinaram o pedido de CPMI é semelhante, 52%. Quem lidera o ranking de adesão governista é o PP, com 5 assinaturas. Em seguida, estão Republicanos e União Brasil, com 4 cada; PSD (3); PSB (2) e MDB (1).

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Festival São Gonçalo Junino 2025 vai agitar feriadão com show da Banda Grafith e apresentações de quadrilhas juninas

Foto: reprodução

A cidade de São Gonçalo do Amarante se prepara para viver dias de muito forró, cultura popular e emoção com a realização do Festival São Gonçalo Junino 2025, que acontece de 18 a 21 de junho, em Santo Antônio do Potengi.

A abertura oficial será na Rua dos Antúrios, tradicionalmente conhecida como a “rua da festa”, no dia 18 de junho (quarta-feira), com shows gratuitos de grandes atrações: Banda Grafith, Guga Playboy e a atração local Ariane Sandrine. A noite promete dar início ao festival em grande estilo, reunindo moradores e visitantes em uma grande celebração popular.

Entre os dias 19 e 21 de junho, o evento se concentra no Ginásio Poliesportivo Senador Luiz de Barros, em Santo Antônio do Potengi, onde será realizado o aguardado Festival de Quadrilhas Juninas, reunindo os melhores grupos do Rio Grande do Norte nas categorias tradicional e estilizada. O forró tomará conta da Praça Ana Clésia, ao lado do Ginásio de Esportes. Na trivela do forró vão se apresentar as bandas: Sandrinho e Kalinny, Leite de Pedra e Daivid Agostinho.

A grande campeã do festival, na categoria estilizada, garantirá vaga para representar o Rio Grande do Norte no Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, uma das mais prestigiadas vitrines da cultura junina nordestina.

O evento contará ainda com cobertura especial da InterTV Cabugi, mostrando a importância cultural e o alcance regional do festival.

O São Gonçalo Junino 2025 é uma realização da Natal Cultural, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e da deputada estadual Eudiane Macedo. O projeto é patrocinado pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Lei Câmara Cascudo, Fundação José Augusto e da Secretaria Estadual de Cultura. O evento conta também com o patrocínio das empresas Recicla, Comcel e Rede de Postos Domingos.

ORDEM DE APRESENTAÇÃO DO FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS

19 de Junho (quinta-feira) – Quadrilhas Tradicionais

18:30h – ZÉ LOUQUIM (GOLANDIM/SG) / Apresentação Especial

19:00h – JEITO MATUTO (CENTRO/SÃO GONÇALO) Apresentação Especial

19:30h – LOUCURA JUNINA (GOLANDIM/SÃO GONÇALO)

20:20h – REI DO BAIÃO (NATAL)

21:10h – CORAÇÃO MATUTO (NATAL)

22:00h – JUNINA SERTÃO (BARCELONA)

22:50h – BRILHO DA LUA (NATAL)

23:40h – BRILHO MATUTO (NATAL)

00:30h – JEITO MATUTO (MACAÍBA)

 

20 de Junho (sexta-feira) – Quadrilhas Tradicionais

18:30h – ENCANTA JUNINA (POÇO DE PEDRA/SÃO GONÇALO) / Apresentação Especial

19:00h – PAIXÃO NORDESTINA (BELA VISTA/SÃO GONÇALO) / Apresentação Especial

19:30h – PISA NO MILHO (SÃO TOMÉ)

20:20h – NOVA GERAÇÃO (PARNAMIRIM)

21:10h – ENCANTA SÃO JOÃO (NATAL)

22:00h – ZÉ MATUTO (NATAL)

22:50h – ESTRELA MATUTINA (MONTE ALEGRE)

23:40h – JUNINA REBOLIÇO (PARNAMIRIM)

00:30h – PADRE PINÁ (NATAL)

21 de Junho (sábado) – Quadrilhas Estilizadas

19:30h – AS BIBAS DE SANTOS (SANTO ANTÔNIO/SÃO GONÇALO) / Apresentação Especial

20:20h – 100% FERROVIÁRIO (LAJES)

21:10h – CORAÇÃO NORDESTINO (JARDIM LOLA/SÃO GONÇALO)

22:00h – JUNINA SÃO JOÃO (NATAL)

22:50h – BREJO DE OURO (BREJINHO)

23:40h – LUME NA FOGUEIRA (MOSSORÓ)

00:30h – CIA. CULT PÉ DE SERRA (PATU).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concurso

VÍDEO: Paulinho Freire anuncia convocação dos 710 aprovados no concurso da educação

O prefeito Paulinho Freire anunciou nesta noite de terça-feira (17), por meio das redes sociais, que irá convocar os 710 aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Educação. Inicialmente, seriam chamados pouco mais de 400 candidatos.

Ele informou ainda que autorizou o pagamento de 40% do décimo terceiro salário dos professores com recursos do Fundeb.
O concurso foi realizado em janeiro deste ano e ofertou 710 vagas para diversas especialidades. As remunerações iniciais são de R$ 3.315,41.
“Estamos nomeando os 710 professores aprovados no concurso.
Tenho certeza que todos irão somar na missão de transformar vidas dentro das salas de aula.
E tem reconhecimento também pra quem já está na linha de frente: os professores ativos vão receber 40% do décimo através dos recursos do Fundeb.
Educação se constrói com valorização. E é assim que a gente segue em frente”,disse Paulinho.
A lista de aprovados foi retificada nesta terça (17).
Via Certa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Com problemas na tradução, Lula interrompe premiê do Canadá no G7

A abertura da reunião de alto nível do G7, grupo das principais economias do mundo, foi atrapalhada pelo presidente Lula, aparentemente por um problema técnico no aparelho de tradução simultânea do presidente.

Quando Carney começou seu discurso de abertura da reunião, Lula já enfrentava problemas com a tradução, mexendo no aparelho. Instantes depois, o premiê canadense interrompeu sua fala.

Ele tentou recomeçar a falar, mas foi interrompido novamente pelos pedidos do petista para que se consertasse a tradução.

Enquanto os assessores tentavam resolver o som para Lula, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni (Irmãos de Itália, direita), sugeriu que o presidente do Conselho Europeu, o português António Costa, traduzisse a reunião para o brasileiro. Outros líderes riram da proposta e Carney também comentou a piada.

Lula nem percebeu o que se falava enquanto estava tentando normalizar a tradução simultânea. A situação se estendeu por cerca de 2 minutos, até Carney retomar a palavra e, finalmente, começar a falar.

Antes de recomeçar o discurso, entretanto, ele acompanhou a troca dos aparelhos de tradução do petista.

Blog do BG com informações do Poder 360 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula comete gafe em foto oficial da cúpula e lança “hang loose” fora de hora

 

Na reunião de líderes mundiais, quem roubou a cena,  mais uma vez,  foi o presidente Lula, mas não pelas propostas. Durante a tradicional foto oficial, o brasileiro ignorou solenemente a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que estava bem ao seu lado, e ainda conseguiu bagunçar o posicionamento dos chefes de Estado, obrigando o anfitrião, o primeiro-ministro canadense Mark Carney, a reorganizar o grupo como se fosse recreador de excursão.

Para completar o momento, Lula ainda lançou um “hang loose” para as câmeras, gesto que destoou completamente do tom formal do encontro.

O Resultado foi mais uma gafe para a coleção e assunto para as manchetes. Tudo, menos o conteúdo das propostas apresentadas na cúpula.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Agência oficial do Irã divulga vídeo polêmico com bomba nuclear e promete “surpresa histórica”

 

A conta oficial da agência de notícias do Irã gerou repercussão internacional nesta terça-feira (17) após publicar um vídeo, criado por inteligência artificial, que mostra um homem acariciando uma bomba com o símbolo de radiação nuclear. A legenda enigmática do vídeo diz apenas: “Talvez.”

Em outra publicação, a mesma agência aumentou a tensão global ao afirmar que o mundo testemunhará hoje uma surpresa que será lembrada por séculos, sem dar mais detalhes. As postagens foram interpretadas como uma possível ameaça nuclear, em meio ao agravamento das tensões no Oriente Médio.

 

“Esta noite haverá uma grande surpresa, uma que o mundo lembrará por séculos”

Até o momento, nenhum esclarecimento e o objetivo das mensagens foram divulgadas.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *