TRANSPORTE: Termo de Cooperação da Região Metropolitana de Natal será assinado nesta sexta-feira

Os municípios da Região Metropolitana de Natal, junto com os órgãos de trânsito e transporte pertencentes ao governo do estado e ao governo federal, assinarão nesta sexta-feira (17), às 10h30, na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), o Termo de Cooperação Técnica da Região Metropolitana de Natal, objetivando a unificação de ações de mobilidade urbana.

Segundo Elequicina dos Santos, titular da STTU, este é um momento histórico para a grande Natal. “Este é o princípio da integração da Região Metropolitana. Posteriormente, estudaremos a formação de um convênio ou consórcio”, pontuou.

Neste primeiro momento, assinarão o termo os municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, Extremoz, São José de Mipibu e Nísia Floresta. Também assinarão os órgãos federais Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e os órgão estaduais Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Departamento de Estradas e Rodagens do RN (DER) e a Polícia Militar, que será representada pelo Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE).

A secretária Elequicina dos Santos esclarece que, apesar da grande Natal ser formada onze municípios, apenas oito estiveram participando das reuniões e assinarão o termo. “Agora, oito cidades e os órgãos federais e estaduais assinarão o termo e trabalharão de forma integrada. Contudo, os outros três municípios integrantes da grande Natal poderão aderir ao termo”, concluiu.