Diversos

Tremor de magnitude 2.1 é registrado no oeste do RN na tarde desta terça

Mapa de localização epicentral. A estrela vermelha indica o epicentro do evento. O triângulo vermelho mostra a localização da estação de Pau dos Ferros(PFBR). Em destaque, os limites dos municípios de São Francisco do Oeste e Pau dos Ferros. Foto: Divulgação.

Nesta terça-feira(28), às 14:33 UTC (11:33, hora local), um provável tremor, de magnitude preliminar 2.1, ocorreu em São Francisco do Oeste, na fronteira com Pau dos Ferros. Conforme notícias de João Moacir, do Blog do João Moacir, esse evento foi sentido em São Francisco do Oeste e em Pau dos Ferros. A Defesa Civil do RN foi comunicada pelo técnico Eduardo Menezes acerca desse evento, e registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.

“As características do registro do evento, com ondas de superfície bem desenvolvidas, ainda gera dúvidas se o que foi registrado foi, efetivamente, um tremor ou, se foi uma grande explosão capaz de ser registrada a grandes distâncias do epicentro. Não são conhecidas pedreiras nessa região e, assim, o mais provável é que seja um tremor de terra bastante superficial, o que explicaria as ondas de superfície bem desenvolvidas em PFBR”, resumem sismólogos.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Flauber Costa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

CONFUSÃO: Policial de folga aponta arma para cidadão após festa na Ribeira

Foto: cedida

Um policial de folga apontou uma arma para um cidadão após uma festa no Buraco da Catita, na Ribeira, na madrugada de sábado para domingo (5). A vítima, Marcell Victor, prestou queixa, registrando Boletim de Ocorrência na 1º Delegação de Plantão da Zona Sul de Natal, em razão do ocorrido.

Luis Fernando Souza, que é policial, foi o autor da ameaça, de acordo com o boletim. Marcell contou que teve um desentendimento no passado com uma pessoa chamada Lucas Massud, amigo de Luis, há cerca de 5 anos. Ainda segundo o boletim, Luis teria apontado a arma a vítima e perguntado se ela iria ficar encarando seu amigo [Lucas].

Após o ocorrido, seguranças do estabelecimento contiveram o homem com a arma e o colocaram para fora do local, junto com seu amigo. Marcell disse ainda que antes de sofrer a ameaça com a arma de fogo chegou a conversar no local com o Lucas que parasse de encará-lo a fim evitar qualquer confusão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COVID-19: Brasil tem segunda semana epidemiológica com menos casos e mortes no ano

Foto: Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo

Na última semana epidemiológica (iniciada em 28 de novembro e encerrada no sábado, 4), foram contabilizadas 61.384 infecções e 1.384 óbitos, sendo a segunda semana com menores registros no ano — atrás apenas da semana de 14 a 20 de novembro.

A média móvel de casos no país está em 8.769 registros diários. Já a de mortes voltou a ficar abaixo de 200 e está em 198. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Vacinação

Neste sábado, 783.506 vacinas foram aplicadas em todo o país. Desse total, 84.744 foram de primeira dose, 391.368 de segunda dose ou dose única e 307.394 de terceira dose. Com isso, o Brasil chegou a 74,84% da população (159.645.721) vacinada com uma dose, 64,14% (136.829.920) com duas doses ou dose única e 8,43% (17.972.895) com a dose de reforço. As informações são do site CoronavirusBot, que compila dados das secretarias estaduais de Saúde.

SBT News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

VÍDEO: Neto de Emerson Fittipaldi é levado ao hospital de helicóptero após acidente na F2

Imagem: reprodução/F1TV

O piloto Enzo Fittipaldi, neto do ex-piloto bicampeão da Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, se envolveu em um acidente durante a largada da Fórmula 2, em Jeddah, no GP da Arábia Saudita da categoria.

Théo Pourchaire, piloto da equipe Art Grand Prix, não conseguiu mover seu carro na largada e Enzo, da Charouz Racing System, acertou com tudo no carro do francês.

Imediatamente foi dada bandeira vermelha, que significa que a prova foi paralisada por conta de um acidente e os pilotos retornam aos boxes e aguardam uma decisão da direção de prova. A corrida voltou a ser disputada, mas, após novo acidente, foi encerrada.

A Band mostrou Enzo Fittipaldi, consciente, enquanto era levado até o helicóptero. Ele está acompanhado do irmão Pietro e do avô Emerson. De acordo com o colunista do UOL Esporte, Fábio Seixas, a informação é de que os dois pilotos fizeram sinal positivo ainda dentro dos carros após o acidente.

A FIA informou que os dois motoristas envolvidos no acidente foram transferidos para o Hospital das Forças Armadas King Fahad.

Veja o pronunciamento da FIA

A FIA informa que o incidente ocorreu durante a FIA Fórmula 2 Feature Race que começa hoje, 12/05/21, em Jeddah, na Arábia Saudita, envolvendo o carro nº 10, Théo Pourchaire, e o carro nº 14, Enzo Fittipaldi. Os motoristas foram atendidos imediatamente por equipes médicas e de emergência. Os motoristas estavam conscientes e foram retirados dos carros pelas equipes médicas atendentes. Ambos foram transferidos de ambulância e helicóptero para o Hospital das Forças Armadas King Fahad, em Jeddah.

Após a corrida ser reiniciada, outros dois pilotos se envolveram em um novo acidente. Guilherme Samaia, também da Charouz Racing System, e Olli Caldwellm, da Campos Racing, se chocaram e ocorreu uma nova bandeira vermelha. Os dois pilotos estão bem. E a corrida não continuou.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Petrobras anunciará redução no preço do combustível, diz Bolsonaro

Foto: Marcos Correa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ao site Poder360 neste domingo (5) que a Petrobras começará a anunciar diminuição no preço dos combustíveis a partir desta semana.

Ele não deu detalhes sobre quanto será o percentual de redução, mas explicou que a queda no preço deve seguir por algumas semanas.

“A Petrobras começa nesta semana a anunciar redução no preço do combustível”, disse.

O alto preço de combustíveis, sobretudo do diesel, tem sido alvo de reclamações de prefeitos de todo o país. Eles pedem ajuda federal para evitar o aumento do preço das passagens do transporte público em ano eleitoral. O Ministério da Economia já discute a questão com as instituições que representam as gestões municipais.

A Frente Nacional de Prefeitos estará em Brasília nesta semana para pressionar congressistas e integrantes do Executivo para encontrar uma solução. Um dos pontos pedidos é um subsídio de R$ 5 bilhões para custear passagens gratuitas a idosos. O Ministério do Desenvolvimento Regional, porém, deve apresentar outra proposta.

“O que eu tenho ouvido eles reclamarem é que, com o aumento do combustível, aumenta o preço da passagem. Mas seria bom eles procurarem os governadores”, afirmou Bolsonaro.

O presidente tem culpado os Estados pela alta dos preços. “Eu não reajustei, mantive congelado desde 2019, o valor do PIS/Cofins, que é o imposto federal. Os governadores mantiveram o percentual, que varia de acordo com o valor na bomba. E mais que dobraram o valor arrecadado com o ICMS. Querem criticar, critiquem. Mas a pessoa certa”, disse.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. O problema é que Bolsonaro é um mentiroso contumaz. Só é possível acreditar na palavra de um mentiroso.

  2. Quero só vê se vai ter redução na bomba. Duvido! Desse jeito tá muito bom pra o dono do posto e pra o Estado

    1. Deixa de falar merda seu espírito de porco.
      É claro que baixa nos postos.
      Todos ja viram isso.
      Para de botar a culpa em quem não tem seu papaangu.
      O comércio varejista de combustíveis no Brasil é um show!!
      Cabra do Espírito de porco igual a vc, é exceção, donos de postos não tem culpa tá.
      Vá procurar o que fazer.
      Pare de falar do que vc é leigo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Professor universitário morre dentro de motel em Natal

Um homem de 56 anos morreu dentro de um apartamento de um motel no bairro de Capim Macio, na noite de sábado (4).

Ele era professor universitário e teve o corpo recolhido pelo Itep por volta das 23h55.

Segundo a Polícia Civil que também esteve no local, a suspeita inicial é que ele tenha sofrido um mal súbito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Pelo 3º dia seguido, RN não tem óbitos por Covid; novos casos são 26

Pelo terceiro dia consecutivo não ocorreram óbitos por Covid no Rio Grande do Norte. A quantidade de mortos durante a pandemia é a mesma nos três últimos boletins divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), 7.503 no total.

O número total de casos até este domingo (5) é de 383.157. No sábado (4) eram contabilizados 383.063, ou seja, 94 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 26 confirmados nas últimas 24 horas.

Óbitos em investigação são 1.365. Recuperados são 273.986. Casos suspeitos somam 188.440 e descartados são 795.848. Em acompanhamento, são 109.171.

Opinião dos leitores

  1. Achou um motivo para se livrar da corrupção na saúde. Permanecer seria um erro.pernecer nunca

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 36,6%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 36,6%, registrada no início da tarde deste domingo (5). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 102.

Até o momento desta publicação são 102 leitos críticos (UTI) disponíveis e 59 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 98 disponíveis e 43 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 42,2% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 25% e a Região Seridó tem 33,3%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 102 leitos críticos e 98 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h50 deste domingo (5).

Neste período, não havia paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação e outros 03 aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 102 leitos críticos e outros 98, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

‘REAL DIGITAL’: Banco Central quer ampliar meios de pagamento e prepara moeda virtual para 2022

Foto: Priscila Zambotto/Getty Images

Depois do sucesso do Pix, o Banco Central quer ampliar as formas de pagamento no País com o real digital, ou a versão virtual da moeda brasileira. A instituição lançou na semana passada um laboratório para avaliar possibilidades de uso e a capacidade de execução de projetos com o real digital e prevê começar testes com grupos específicos até o fim de 2022.

O real digital também tende a facilitar e baratear a criação de contratos de empréstimos personalizados, para poucos dias ou com pagamentos em meses específicos. E ainda pode favorecer a integração com sistemas de pagamentos internacionais, permitindo que se faça uma compra em outro país com conversão imediata.

Os testes, contudo, tendem a durar um bom tempo, e a moeda virtual deve demorar muito mais que o Pix para chegar ao consumidor final. O BC vai precisar criar um novo ambiente financeiro para colocá-la de pé, com todas as garantias de segurança e proteção de dados dos consumidores.

“É quase como se estivéssemos fazendo mais um sistema financeiro para funcionar acoplado ao que temos hoje”, destaca o coordenador dos trabalhos sobre o real digital no BC, Fabio Araujo.

O Banco Central já definiu algumas diretrizes para o real digital, mas espera o resultado do laboratório para fechar o desenho completo. Já está certo que a moeda virtual vai ser “idêntica” ao real em papel, mas só vai poder ser usada em transações eletrônicas e será armazenada em carteiras digitais de instituições financeiras. A moeda digital vai além do Pix ou qualquer transferência eletrônica porque permitirá movimentar reais que não existem fisicamente.

A tecnologia a ser utilizada ainda não foi definida, mas o blockchain, que é usado nas criptomoedas, como o bitcoin, é o caminho mais provável. Porém, diferentemente do bitcoin e de outros criptoativos, o real digital estará sob o controle do BC, ou seja, será uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC, na sigla em inglês).

Na prática, será reconhecido oficialmente como moeda brasileira. Ou seja, o valor sempre estará atrelado ao mesmo do real convencional. Já as criptomoedas não são consideradas moedas correntes, mas um ativo (que precisa ser convertido por uma moeda convencional, seja dólar ou real) com valor instável e efeito especulativo.

O edital para a inscrição de projetos relacionados ao real digital no laboratório criado pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) em parceria com o BC ficará aberto de 10 de janeiro a 11 de fevereiro. A seleção vai mirar modelos de negócios que tragam ganhos para o sistema financeiro atual e que tenham capacidade de execução ao longo do processo.

As propostas selecionadas serão divulgadas no início de março e, na sequência, de 28 de março a 29 de julho, será a etapa de execução. Nessa fase, servidores do Banco Central e voluntários do mercado e da academia farão um acompanhamento da evolução dos projetos a cada 15 dias.

O real digital, que está sendo testado pelo Banco Central, será uma versão da moeda brasileira, mas que poderá ser usada apenas no meio digital. É exatamente a moeda que já usamos no dia a dia, mas não vai dar para colocar no bolso.

O cliente deverá ter uma conta separada para as moedas físicas e outra para o real digital em bancos, fintechs e outras instituições financeiras autorizadas pelo BC. E vai poder transferir de uma para a outra.

A tecnologia utilizada é o blockchain, a mesma que vem sendo utilizada para as criptomoedas, como o bitcoin e o ethereum.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

URGENTE: Arrastão em estrada da Lagoa do Bonfim

Foto: Igor Jácome/G1

Um grupo de pessoas que se dirigia da Lagoa de Boa Água para a Lagoa do Bonfim foi vítima de um arrastão por volta das 11h deste domingo (5). Nenhuma vítima ficou ferida.

Os elementos se evadiram do local pela área de mata. A Polícia Militar atua na região fazendo buscas, com apoio de helicóptero.

Mais informações em instantes.

Opinião dos leitores

  1. Mais um dia normal na Lagoa do Bonfim, todos os finais de semana tem, é assaltado os visitantes e os moradores, e quem está assaltando mora nas mediações, a polícia não vai atrás não sei o pq. A casa do meu pai foi invadida 2x em 1 mês.

  2. Hoje houve competição no Clube de tiro da Lagoa. Pena que os atiradores não encontraram esses bandidos.

  3. Mais outra revolução financeira pelo Bacen, o real virtual. O Brasil continua como vanguarda de sistema bancário mundial. É um dos mais avançados. Estamos no caminho certo.

  4. os bandidos vão se adaptando, estão roubando nas estradas, dunas e etc. se vc for ver, tá cheio de polícia em cima das dunas pegando 4×4, mas pegar bandidos não tem.

  5. Que coisa em! Ainda bem que nos Governos estaduais Passados NUNCA aconteceu isso, governo de Robson Farias, Rosalba Ciarline entre outros não, existia greves, arrastões, assaltos a bancos, policiais mortos o crime era ZERO.

    ONDE VAMOS PARA.

  6. A DESgovernadora do RN não dá condições para a polícia trabalhar. Governo conivente com os criminosos. Uma vergonha.

    1. Até quando a população do RN vai ficar inerte? Será que vcs não percebem que o Governo do RN muito mal administrado por Fátima Bezerra do PT está pouco se lixando para a população? O secretário de segurança, que nada faz ou nada viu diz que isso é caso corriqueiro ou dia atípico? Cidadãos do RN, abram o olho e encherguem que Fátima Bezerra não está nem aí para o RN e sim para a reeleição. Guarda dinheiro para isso e só. A saúde vive um dia seus piores momentos e ela não fala nada. Não tem empatia com os mortos e doentes, não tá nem aí para os assaltos e assaltados, não está nem aí para o turismo e menos ainda para a economia. Estamos jogados na sarjeta do desgoverno. Somos praticamente o pior estado do nordeste em desenvolvimento. #acordem
      #gataoGDacabouoRN

    1. Tudo dentro da normalidade num desgoverno petista, ainda mais no RN. Bandido solto e policial preso

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *